Metodologia de pesquisa

14
NDPE: Escola Estadual Daniel Martins Moura; Professores: Alessandra, Francielly e João Dourado.

Transcript of Metodologia de pesquisa

Page 1: Metodologia de pesquisa

NDPE: Escola Estadual Daniel Martins Moura;Professores: Alessandra, Francielly e João Dourado.

Page 2: Metodologia de pesquisa

Concepção e Organização da PesquisaMetodologia de Pesquisa - AçãoAutor: Michel Thiollent

Page 3: Metodologia de pesquisa

• O planejamento de uma pesquisa-ação é muito flexível.

• Ponto de Partida: Fase exploratória;

• Ponto de finalização: divulgação dos resultados.

Page 4: Metodologia de pesquisa
Page 5: Metodologia de pesquisa

Fase Exploratória Consiste em descobrir o campo de pesquisa, os

interessados, suas expectativas e estabelecer um primeiro levantamento (ou “diagnostico”) da situação, dos problemas prioritários e de eventuais ações.

Ponto de Partida: disponibilidade de pesquisadores e suas capacidades de trabalhar de acordo com o espirito da pesquisa- ação.

Próximo Passo: Apreciar a viabilidade de uma intervenção de tipo de pesquisa-ação. Detectar apoios e resistências...

Page 6: Metodologia de pesquisa

A Fase Exploratória Consiste em descobrir o campo de pesquisa, os interessados e suas expectativas, estabelecer um primeiro levantamento ou diagnóstico da situação, dos problemas prioritários e de eventuais ações. A principal crítica à concepção do diagnóstico é que ela pode focalizar o que falta, por exemplo, educação, recursos e não enxergar as potencialidades dos produtores ou indivíduos. O Tema da Pesquisa É a designação do problema prático e da área de conhecimento a serem abordados. Uma vez definido, o tema é utilizado como “chave” de identificação e de seleção de áreas de estudo disponíveis em ciências sociais e outras disciplinas relevantes.

Page 7: Metodologia de pesquisa

• Diagnóstico: Os pesquisadores tentam identificar as expectativas, os problemas da situação, características da população ... Paralelamente, a equipe de pesquisa coleta todas as informações disponíveis ( documentação, jornais, etc.).

• Logo após: os pesquisadores definem suas estratégias metodológicas e dividem as tarefas consequentes (pesquisa teórica, pesquisa de campo, planejamento de ações, etc.).

• Embora seja frequentemente incorporada à pesquisa- ação, a metodologia de diagnostico possui outras origens (medicina, serviço social, etc.)

Page 8: Metodologia de pesquisa

Voltando à caracterização da fase exploratória da pesquisa, na qual a metodologia dos diagnósticos precisa ser ré equacionada, podemos considerar que, após o levantamento de todas as informações iniciais, os pesquisadores e participantes estabelecem os principais objetivos da pesquisa. Os objetivos dizem respeito aos problemas considerados como prioritários, ao campo de observação, aos atores e ao tipo de ação que estarão focalizados no processo de investigação.

Page 9: Metodologia de pesquisa

O tema da pesquisa O tema da pesquisa é a designação

do problema prático e da área de conhecimento a serem abordados. Na pesquisa-ação, a concretização do tema e seu desdobramento em problemas a serem detalhadamente pesquisados são realizados a partir de um processo de discussão com os participantes. É útil que a definição seja mais precisa possível, isto é, sem ambiguidades, tanto no que se refere à delimitação empírica, quanto no que remete à delimitação conceitual.

Page 10: Metodologia de pesquisa

A Colocação dos Problemas Trata-se de definir uma problemática na qual

tema escolhido adquira sentido. A problemática é o modo de colocação do problema de acordo com o marco teórico-conceitual adotado.

Na formulação de um problema é colocado da seguinte forma:

A) análise e delimitação da situação inicial;B) Delineamento da situação final, em função de

critérios de desejabilidade e de factibilidade;C) Identificação de todos os problemas a serem

resolvidos para permitir a passagem de (a) e (b);

Page 11: Metodologia de pesquisa

D) Planejamento das ações correspondentes;

E) Execução e avaliação das ações.

Page 12: Metodologia de pesquisa

Para que haja realmente necessidade de uma pesquisa, os problemas não devem ser triviais. Se coletar três ou quatro informações bastasse para resolver um problema do dia a dia ou para tomar uma decisão rotineira na vida de uma associação não precisaríamos desencadear um processo de investigação e ação. Na fase de colocação dos problemas é necessário testar ou discutir a relevância cientifica e prática do que está sendo pesquisado. Assim, é possível redirecionar a pesquisa ou tomar a decisão de suspende-la.

Page 13: Metodologia de pesquisa
Page 14: Metodologia de pesquisa