Meu caderno de Atividades

200
Meu Caderno de Atividades 1 Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo Carvalho Em caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

description

Meu caderno de Atividades

Transcript of Meu caderno de Atividades

Page 1: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 1Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 1Caderno de atividades.indd 1 08/04/2013 13:01:1408/04/2013 13:01:14

Page 2: Meu caderno de Atividades

di it à d ã t it l

Não sei o que combina mais contigo, Uma poesia, um livro, uma pintura,

Sinceramente fi co pensandoNo que deve dar alegria

A alguém que é objeto da alegria de tantos. Na verdade, o professor de verdade,

É aquele que prefere dividir o que possui, Do que ter somente para si.

O verdadeiro mestre, sente-se feliz Quando percebe que o caminho que

Ele abriu tem sido trilhado por muitos. O mestre tem a sua realização no aprendizado

Do pupilo, da passagem da experiência. É por isso que meras palavras

Não podem recompensar A alguém que optou por esta carreira

Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos. Chamo-te somente mestre, abnegado coração

Que se sensibiliza com os olhos sedentos Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.

E essa luz, está em suas mãos, Em seu coração, em seu olhar.

Que bom que existe um dia Reservado só para você!

Obrigado por sua obstinação incontida, Pois graças a ela, você nunca desiste.

Você é muito importante, Espero que você seja sempre assim.

Feliz Dia do Professor!

ProfessoresProfessores

15 de Outubro - dia do Professor

Caderno de atividades.indd 2Caderno de atividades.indd 2 08/04/2013 13:01:1608/04/2013 13:01:16

Page 3: Meu caderno de Atividades

Sonhar... Sonhar com um mundo onde as pessoas sejam solidárias. Sonhar com um mundo onde os fi lhos obedeçam aos pais. Sonhar com uma sociedade justa e humana. Sonhar com um mundo onde todas as crianças e jovens tenham direito à educação, lazer e cultura. Sonhar com as crianças e jovens distante dos vícios e das drogas. Sonhar com homens e mulheres vivendo com dignidade. Sonhar com uma sociedade onde todos tenham pão. Sim! Isto é possível e necessário. E eu sonho!

Para tornar este sonho realidade, quero dar a minha parcela de contribuição, ajudando a todas as crianças e adolescentes de minha Terra Natal, incentivando a freqüência à escola para o aprendizado dos bons hábitos e dos bons costumes e aquisição de conhecimentos que possam vir a transformar a sociedade itamarandibana. Acredito ser a Educação o caminho mais curto para atingir este objetivo, razão pela qual quero incentivar a todos os meus conterrâneos a caminharem nesta direção. A sociedade hoje se encontra agredida e atormentada pela violência, pelo desrespeito, pela desvalorização da família e dos valores éticos e morais. Os adolescentes e jovens se vêem enredados pelos meios de comunicação social (tv e internet) e estes nem sempre são os melhores conselheiros. Daí, não raras vezes, assistimos crianças, adolescentes e jovens se enveredando pelo tenebroso caminho das drogas (o álcool também é droga), caminho quase sempre sem retorno e de fi ns catastrófi cos. Portanto, meu caro amigo e conterrâneo, procure o caminho do bem e da verdade e este você encontrará na família, na escola, na religião e acima de tudo, em Deus, criador de tudo e de todos. Respeite os seus pais e os mais velhos e afaste-se radicalmente de todos os vícios e de todas as situações de risco e de perigo para a sua formação intelectual, moral e espiritual. Cuidado com a internet! Seja verdadeiro, autêntico para não se envergonhar de seus atos e poder andar de cabeça erguida. E assim, estará transformando a sociedade e criando melhores condições de vida para você, sua família e para as futuras gerações. E assim sendo, estará cumprindo o plano que Deus idealizou para a sua existência.

Um fraterno abraço do amigo,

Pedro Paulo Carvalho.

Caderno de atividades.indd 3Caderno de atividades.indd 3 08/04/2013 13:01:1808/04/2013 13:01:18

Page 4: Meu caderno de Atividades

HINO NACIONAL

Ouviram do Ipiranga as margens plácidasDe um povo heróico o brado retumbante,E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdadeConseguimos conquistar com braço forte,Em teu seio, ó liberdade,Desafi a o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,Idolatrada,Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívidoDe amor e de esperança à terra desce,Se em teu formoso céu, risonho e límpido,A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,És belo, és forte, impávido colosso,E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada!Dos fi lhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada,Brasil!

Parte I

4 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 4Caderno de atividades.indd 4 08/04/2013 12:54:1308/04/2013 12:54:13

Page 5: Meu caderno de Atividades

Deitado eternamente em berço esplêndido,Ao som do mar e à luz do céu profundo,Fulguras, ó Brasil, fl orão da América,Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra, mais garrida,Teus risonhos, lindos campos têm mais fl ores;“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida” no teu seio “mais amores.”

Ó Pátria amada,Idolatrada,Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símboloO lábaro que ostentas estrelado,E diga o verde-louro dessa fl âmula- “Paz no futuro e glória no passado.”

Mas, se ergues da justiça a clava forte,Verás que um fi lho teu não foge à luta,Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada!Dos fi lhos deste solo és mãe gentil,Pátria amada,Brasil!

HINO NACIONAL

Parte II

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva

Atualizado ortografi camente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971, e com o art.3º da Convenção Ortográfi ca celebrada entre Brasil e Portugal. em 29.12.1943.

Caderno de atividades.indd 5Caderno de atividades.indd 5 08/04/2013 12:54:1308/04/2013 12:54:13

Page 6: Meu caderno de Atividades

Deus fez tudo perfeito para que nós pudéssemos viver felizes!

Devemos ter sempre o coração agradecido diante dele.

6 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 6Caderno de atividades.indd 6 08/04/2013 12:54:1408/04/2013 12:54:14

Page 7: Meu caderno de Atividades

O Amor é o sentimento mais bonito que o ser humano possui.É com amor que devemos fazer tudo: trabalhar, estudar, brincar......Devemos amar principalmente as pessoas de nossa familia e amigos.Devemos tratar com amor todos os animais, respeitando cada um deles e o seu direito de um lugar no mundo.

A IMPORTÂNCIA DO AMOR

Escreva uma frase para uma pessoa que você ama.

Meu Caderno de Atividades 7Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 7Caderno de atividades.indd 7 08/04/2013 12:54:1408/04/2013 12:54:14

Page 8: Meu caderno de Atividades

Há muito tempo, num Reino distante,havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade.

Em todas situações dizia:

- Meu Rei, não desanime, porque Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra!‛

Um dia, o Rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera da fl oresta atacou o Rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que sua Majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita.

O Rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:

- E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo.

O servo respondeu:

- Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem!

Tudo que Deus faz é Perfeito. Ele Nunca erra!!!

O Rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.

Tudo que Deus

p

8 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 8Caderno de atividades.indd 8 08/04/2013 12:54:1408/04/2013 12:54:14

Page 9: Meu caderno de Atividades

faz é PerfeitoApós algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o Rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:

- Este homem não pode ser sacrifi cado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo! E o Rei foi libertado.

Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

- Meu Caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida:

Se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu!?

O servo sorriu e disse: - Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrifi cado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!Portanto, lembre-se sempre:

TUDO O QUE DEUS FAZ É PERFEITO. ELE NUNCA ERRA!

Meu Caderno de Atividades 9Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 9Caderno de atividades.indd 9 08/04/2013 12:54:1408/04/2013 12:54:14

Page 10: Meu caderno de Atividades

João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa, além do seu mundo material. Um certo dia, ele estava fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos, dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer. Muito nervoso e, após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia pra pegar o remédio. Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando à criança que agradeceu e saiu dali às pressas. Minutos depois, percebeu que havia entregue o remédio errado pra criança e que se sua mãe o tomasse, teria morte instantânea. Desesperado, tentou alcançar a criança, mas não teve êxito. Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existisse um Deus, que não o deixasse passar por assassino. De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar, deparou-se com a criança a dizer: “Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio.

Dá pro senhor me dar outro?”.

O remédio certo

Deus está sempre nos ajudando, nós é que não percebemos isso!

OO

e o

De

10 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 10Caderno de atividades.indd 10 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 11: Meu caderno de Atividades

Na Índia, um carregador de água, sempre levava dois baldes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos baldes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito. No fi m da caminhada entre o poço e a casa do chefe, o balde rachado chegava pela metade, o outro sempre chegava cheio de água.

Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um balde e meio de água na casa de seu chefe. O balde perfeito orgulhoso de suas realizações. Porém, o balde rachado estava envergonhado de sua imperfeição, sentindo-se miserável por não ter capacidade de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, um dia, à beira do poço, o balde falou para o homem:

- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. - Por quê e de que você está envergonhado? Perguntou o homem. - Nesses dois anos, eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado fez com que a água vazasse por todo o caminho até a casa de seu senhor.

Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o balde rachado. O homem fi cou triste pela situação do velho balde, e com compaixão falou: - Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as fl ores ao longo do caminho.

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho balde rachado notou fl ores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fi m da estrada, o balde ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao balde: - Você notou que pelo caminho só havia fl ores no lado que você vai? Notou ainda que a cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher fl ores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

O balde rachadooo

Meu Caderno de Atividades 11Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 11Caderno de atividades.indd 11 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 12: Meu caderno de Atividades

Um crente sincero na bondade do Céu, desejando apreender como colaborar na construção do reino de Deus, pediu certo dia ao Senhor a graça de compreender os propósitos divinos, saiu para o campo. De início encontrou com o vento que cantava e o vento lhe disse: Deus mandou que eu ajudasse as sementeiras e varresse os caminhos, mas eu gosto também de cantar embalando os doentes e as criancinhas. Em seguida o devoto surpreendeu uma fl or que inundava o ar com seu perfume, e a fl or lhe contou: Minha missão é preparar o fruto, entretanto produzo também o aroma que perfuma até mesmo os lugares mais impuros. Logo o homem estacou ao pé de grande árvore, que protegia um poço de água, cheio de rãs, e a árvore lhe falou: Confi a-me o Senhor a tarefa de auxiliar o homem, contudo creio que devo amparar igualmente as fontes os pássaros e os animais. O visitante fi xou os feios batráquios e fez um gesto de repulsa, mas a árvore continuou: Estas rãs são nossas amigas. Hoje posso ajudá-las, mas depois serei ajudada por elas, na defesa de minhas próprias raízes, contra os vermes da destruição e da morte. O devoto compreendeu o ensinamento e seguiu adiante, atingindo uma grande cerâmica....acariciou o barro que estava sobre a mesa que lhe disse: Meu trabalho é o de garantir o solo fi rme, mas obedeço ao oleiro e procuro ajudar na residência do homem, dando forma a tijolos telhas e vasos. Então o devoto regressou ao lar e compreendeu que para servir na edifi cação do reino de Deus é preciso ajudar aos outros, sempre mais, e realizar, cada dia, algo mais do que seja justo fazer.

ALGO MAIS

f

12 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 12Caderno de atividades.indd 12 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 13: Meu caderno de Atividades

Um moço de boas maneiras, incapaz de ofender os que lhe buscavam o concurso amigo, sempre meditava na vontade de Deus, disposto a cumpri-la. Certa vez, muito preocupado com o horário aproximou-se de um ônibus, com a intenção de aproveitá-lo para atravessar um extenso trecho da cidade, em que morava. Mas no momento que o ia fazer, surgiu-lhe a frente um vizinho, que lhe prendeu a atenção para longa conversa.

O rapaz consultava o relógio, de segundo a segundo, deixando perceber a pressa que tinha em tomar o ônibus, mas o amigo segurando-lhe o braço, queria contar-lhe, mais e mais. Contrafeito com a insistência do amigo, o jovem ouvia por espírito de gentileza, quando o veículo largou sem ele. Daí a alguns minutos, porem, correu a inquietante noticia: a máquina estava sendo guiada por condutor embriagado e precipitara-se num despenhadeiro, espatifando-se. Ouvindo com paciência uma palestra incômoda, o moço fora salvo do triste desastre. A vontade Divina se manifesta a nosso favor, nas pequeninas contrariedades do caminho, ajudando-nos a cumprir nossos mais simples deveres.

O PEQUENO ABORRECIMENTO

Meu Caderno de Atividades 13Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 13Caderno de atividades.indd 13 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 14: Meu caderno de Atividades

Um garotinho pequenino chamado Davi era obediente a seu pai, ao seu povo israelita e a Deus, gostava de tocar harpa sendo um excelente músico e trabalhava com seu pai como pastor de ovelhas, defendendo as ovelhas de todo perigo. Certo dia, o Rei de Israel Saul pediu para seus guardas que buscassem alguém que soubesse tocar lira para que se acalmasse, com isso encontraram Davi que, tocou para Saul que lhe concedeu o titulo de escudeiro por ter a música tão cativante. Mais tarde um gigante fi listeu chamado Golias decidiu afrontar os israelitas, e como era muito grande, todos o temiam. Quando Davi fi cou sabendo o que estava acontecendo, quis enfrentá-lo, mas Saul seu rei fi cou apreensivo, porém, permitiu que ele fosse, pois o garoto dizia que assim como protegia suas ovelhas, iria também proteger o seu povo com a força que vinha de Deus. O confronto de Davi Davi então seguiu com coragem, pegou cinco pedrinhas em um riacho, uma funda (parecido com um estilingue) e foi lutar contra o gigante. Chegando lá, Golias zombou de Davi, pois ele era de baixa estatura, porém, o jovem não se intimidou, pegou uma pedra colocou na funda, girou com toda força e atirou, atingindo a testa do gigante Golias, que caiu no chão e morreu. Assim Davi alcançou a vitória e mostrou que através da fé podemos vencer qualquer desafi o. Essa pequena história mostra não só para as crianças, mas também para todos nós que com coragem e determinação podemos alcançar aquilo que almejarmos.

A História de Davi

po

14 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 14Caderno de atividades.indd 14 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 15: Meu caderno de Atividades

Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e seu comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido. Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: “Se você, meu fi lho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um carro de presente.” Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau! O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou! Fora aprovado para o curso Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel. Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo fi lho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma BÍBLIA. O rapaz fi cou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, o silêncio e a distância separavam pai e fi lho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava noticias à família. O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. Faleceu. No enterro a mãe entregou ao fi lho, indiferente, a BÍBLIA que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro dele. Ao abrí-lo, encontrou uma carta e um cheque. A carta dizia: “Meu querido fi lho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fi z questão de lhe dar um presente ainda melhor: a BÍBLIA SAGRADA. Nela aprenderás o amor a Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência”. Corroendo de remorso, o fi lho caiu em profundo pranto...

CONTO DA BÍBLIAis

a”.

Meu Caderno de Atividades 15Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 15Caderno de atividades.indd 15 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 16: Meu caderno de Atividades

Uma noite eu sonhei um sonho.

Eu estava andando na praia com o meu Senhor. Através do céu escuro passavam cenas da minha vida. Para cada cena percebi dois pares de pegadas na areia; dois eram meus e dois eram do meu Senhor.

Quando a última cena da minha vida surgiu rápidamente diante de mim, eu olhei para trás, para as pegadas na areia. Havia apenas um par de pegadas. Percebi que isto era sempre assim nos momentos mais tristes e desesperadores da minha vida. Isso me incomodou bastante e eu questionei o Senhor sobre o meu dilema:

“Senhor, Tu me disseste que se eu resolvesse Te seguir, irias andar e falar comigo por todo o caminho. Mas estou percebendo que durante as maiores tribulações da minha vida só há um par de pegadas. Eu não consigo entender porque, quando mais preciso de ti, tu me abandonas. “

Ele falou, suavemente: “Meu precioso fi lho, Eu te amo e nunca te deixarei, nunca, nem mesmo durante as tuas provações e testes.

Quando vistes apenas um par de pegadas, foi então que eu te carreguei.”

Pegadas na areia

16 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 16Caderno de atividades.indd 16 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 17: Meu caderno de Atividades

Acorde todas as manhã com um sorriso.Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará.Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!Enumere as boas coisas que você tem na vida.Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confi ança!Trace objetivos para cada dia.Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta,em constante desenvolvimento pessoal e profi ssional, além disso o ajuda a manter a dignidade.Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace.A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fi que um pouco em suas mãos.O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor...O tempo para ser feliz é agora.O lugar para ser feliz é aqui!

A Arte de ser feliz

r

Meu Caderno de Atividades 17Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 17Caderno de atividades.indd 17 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 18: Meu caderno de Atividades

Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto encheu sua mochila com pastéis e guaraná, e começou sua caminhada. Depois de ter andado três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco de praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto dele, abriu a mochila, e ia tomar um gole de guaraná quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome. Então ofereceu-lhe um pastel. O velhinho, muito agradecido, aceitou e sorriu ao menino.

Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo, então, ele ofereceu-lhe seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava muito feliz!

Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde, sem falarem um ao outro. Quando começou a escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele voltou, e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu o maior sorriso que o menino já havia recebido. Assim que o menino entrou em casa, sua mãe, surpresa, perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face:

“O que você fez hoje que te deixou tão feliz?” e ele respondeu: “Passei a tarde com Deus” e acrescentou: “Você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu já vi”.

Enquanto isso, o velhinho chegou em casa radiante, e seu fi lho perguntou: “Por onde esteve que te deixou tão feliz?”e ele respondeu: “Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus”.

Antes que seu fi lho pudesse dizer algo, ele falou: “Você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?”

Nunca subestime a força de um sorriso, o poder de uma palavra, de um ouvido para ouvir, de um honesto elogio ou até um ato de carinho. Por medo de chorar, deixamos de sorrir! Portanto sorria!

O poder de um sorrisoO

um

18 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 18Caderno de atividades.indd 18 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 19: Meu caderno de Atividades

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora do rio o escorpião o picou. Devido à dor, o monje deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem, pegou um ramo de árvore, voltou outra vez a correr pela margem, entrou no rio, resgatou o escorpião e o salvou. Em seguida, juntou-se aos seus discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

— Mestre, o Senhor deve estar muito doente! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda: picou a mão que o salvava! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: — Ele agiu conforme sua natureza e eu de acordo com a minha.

O MONGE MORDIDO

Meu Caderno de Atividades 19Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 19Caderno de atividades.indd 19 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 20: Meu caderno de Atividades

Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fi zesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.

Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafi o. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No fi nal da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós?

Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai.

A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos.

O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre. — Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir!

O SÁBIO SAMURAIdedlen

p

20 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 20Caderno de atividades.indd 20 08/04/2013 12:54:1508/04/2013 12:54:15

Page 21: Meu caderno de Atividades

Conta uma lenda que, na Idade Média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na verdade, o autor do crime era uma pessoa infl uente no reino e, por isso, desde o primeiro momento, se procurou um bode expiatório para acobertar o verdadeiro assassino.

O homem injustamente acusado de ter cometido o assassinato foi levado a julgamento. Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo das falsas acusações. A forca o esperava!

O juiz, que também estava conluiado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que provasse sua inocência.

Disse o desonesto juiz: — Como o senhor, sou um homem profundamente religioso. Por isso, vou deixar sua sorte nas mãos de deus. Vou escrever em um papel a palavra INOCENTE e em outro a palavra CULPADO. Você deverá pegar apenas um dos papéis. Aquele que você escolher será o seu veredicto.

Sem que o acusado percebesse, o inescrupuloso juiz escreveu nos dois papéis a palavra CULPADO, fazendo, assim, com que não houvesse alternativa para o homem. O juiz, então, colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um. O homem, pressentindo o embuste, fi ngiu se concentrar por alguns segundos a fi m de fazer a escolha certa. Aproximou-se confi ante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou-o na boca e o engoliu. Os presentes reagiram surpresos e indignados com tal atitude.

O homem, mais uma vez demonstrando confi ança, disse: — Agora basta olhar o papel que se encontra sobre a mesa e saberemos que engoli aquele em que estava escrito o contrário.

INOCENTE OU CULPADO?

m

s

.

Meu Caderno de Atividades 21Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 21Caderno de atividades.indd 21 08/04/2013 12:54:1608/04/2013 12:54:16

Page 22: Meu caderno de Atividades

Caderno de atividades.indd 22Caderno de atividades.indd 22 08/04/2013 12:54:1608/04/2013 12:54:16

Page 23: Meu caderno de Atividades

Coelhinho da Páscoa,Que trazes pra mim?Um ovo, dois ovos,Três ovos assim. Coelhinho da Páscoa,Que cor eles têm?Azul, amarelo e vermelho também,Azul, amarelo e vermelho também!

A canoa virouPois deixaram ela virar Foi por causa de Maria Que não soube remar

Se eu fosse um peixinhoE soubesse nadar Eu tirava Maria Do fundo do mar

Siri pra cá,Siri pra láMaria é bela E quer casar.Alecrim, Alecrim dourado

Que nasceu no campoSem ser semeadoAlecrim, Alecrim douradoQue nasceu no campoSem ser semeado Foi meu amorQue me disse assimQue a fl or do campo é o alecrimFoi meu amorQue me disse assimQue a fl or do campo é o alecrim Alecrim, Alecrim douradoQue nasceu no campoSem ser semeadoAlecrim, Alecrim douradoQue nasceu no campoSem ser semeado.

Escravos de Jó Jogavam caxangá Tira, põedeixa o Zé Pereira fi car Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-záGuerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá

Coelhinho da Páscoa

A Canoa Virou

Alecrim

Escravos de Jó

AlecriQue nSem sAlecriQue nSem s

Foi meQue mQue aFoi meQue mQue a

AlecriQue nSem sAlecriQue nSem sSem s

oa Virou

Meu Caderno de Atividades 23Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 23Caderno de atividades.indd 23 08/04/2013 12:54:2008/04/2013 12:54:20

Page 24: Meu caderno de Atividades

Borboletinha tá na cozinhafazendo chocolate para a madrinha

Poti, potiperna de pauolho de vidroe nariz de pica-pau pau pau

Capelinha de Melão é de São JoãoÉ de Cravo é de Rosa é de ManjericãoSão João está dormindoNão acorda não !Acordai, acordai, acordai, João !

Borboletinha Capelinha de melão

Ciranda ,cirandinha, Vamos todos cirandar,Vamos dar a meia volta,Volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes,Era vidro e se quebrou. O amor que tu me tinhasera pouco e se acabou.

Ciranda ,Cirandinha

Boi, boi, boiboi da cara pretapega este menino que tem medo de careta

Boi da Cara Preta

tiiiiinh

P

24 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 24Caderno de atividades.indd 24 08/04/2013 12:54:2108/04/2013 12:54:21

Page 25: Meu caderno de Atividades

Pirulito que bate batePirulito que já bateuQuem gosta de mim é elaQuem gosta dela sou eu Pirulito que bate batePirulito que já bateuA menina que eu gostavaNão gostava como eu

O cravo brigou com a rosa,Debaixo de uma sacada,O cravo saiu ferido,E a rosa despedaçada. O cravo fi cou doente,A rosa foi visitar,O cravo teve um desmaio,E a rosa pô-se a chorar.

Tomatinho vermelho pela estrada rolo o,um grande caminhao veio e o tomatinho esmagou......coitadinho do tomatinho............. pobrezinho do tomatinhocatchup viroucatchup virouuuuu

Pirulito que bate bate

O Cravo Brigou Com a Rosa

Tomatinho Vermelho Marcha SoldadoMarcha Soldado Cabeça de Papel Se não marchar direito Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo A polícia deu sinal Acode acode acode A bandeira nacional

eu

E

O

Meu Caderno de Atividades 25Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 25Caderno de atividades.indd 25 08/04/2013 12:54:2208/04/2013 12:54:22

Page 26: Meu caderno de Atividades

Criança feliz, feliz a cantar Alegre a embalar seu sonho infantil

Oh! meu bom Jesus, que a todos conduz Olhai as crianças Do nosso Brasil

Crianças com alegria Qual um bando de andorinhas Viram jesus que dizia Vinde a mim as criancinhas Hoje no céu um aceno Os anjos dizem amém Porque jesus nazareno Foi criancinha também.

Crianca Feliz

Indiozinho Um , dois, três indiozinhosquatro , cinco, seis indiozinhossete , oito, nove indiozinhosdez num pequeno bote Iam navegando pelo rio abaixoQuando o jacaré se aproximouE o pequeno bote dos indiozinhosquase, quase virouquase, quase virouMAIS NÃO VIROU!

Não atire o pau no gato (to-to)Porque isso (sso-sso)Não se faz (faz-faz)Ô gatinho (nho-nho)É nosso amigo (go)Não devemos maltratarOs AnimaisMiau!!!

Não Atire o pau no gatoAtirei o pau no gato tô tô Mas o gato tô tôNão morreu reu reuDona Chica cáAdmirou-se seDo berro, do berro que o gato deu:Miau!

Atirei o Pau no Gato

ndiozinhoss i

r alarantil

Feliz

26 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 26Caderno de atividades.indd 26 08/04/2013 12:54:2308/04/2013 12:54:23

Page 27: Meu caderno de Atividades

Roda , Roda, Roda Pé , Pé, PéRoda , Roda, RodaCaranguejo Peixe é Crangueijo não é PeixeCarangueijo Peixe éCarangueijo so é PeixeNa enchente da Maré Palmas, Palmas , PalmasPé , Pé , PéRoda, Roda, RodaCarngueijo Peixe é

Roda, Roda, Roda Pó pó pó pó pó... A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó A galinha fi cou doente e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor O doutor era o peru( glu-glu) a enfermeira era um urubu(uh-uh) e a agulha da injeção era a pena do pavão Uiiiii! Pó pó pó pó pó... A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó a galinha usa saia e o galo paletó A galinha fi cou doente e o galo nem ligou e os pintinhos foram correndo pra chamar o seu doutor o doutor era o peru(glu- glu) a enfermeira era um urubu(uh- uh) e a agulha da injeção era a pena do pavão Uiiiii! Pó pó pó pó pó...

A Galinha E O Galo Carijó

Homenzinho Torto Havia um homenzinho torto Morava numa casa torta Andava num caminho torto Sua vida era torta Um dia o homenzinho torto A bíblia encontrou E tudo que era torto Jesus endireitou!

Meu Caderno de Atividades 27Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 27Caderno de atividades.indd 27 08/04/2013 12:54:2408/04/2013 12:54:24

Page 28: Meu caderno de Atividades

A Dona Aranha subiu pela parede Veio a chuva forte e a derrubouJá passou a chuvaO sol já vai surgindoE a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobedienteSobe, sobe, sobe e nunca está contente.

A Dona Aranha desceu pela paredeVeio a chuva forte e a derrubouJá passou a chuvaO sol já vai surgindoE a dona aranha continua a descer

Ela é teimosa e desobedienteDesce, desce, desce e nunca está contente.

A Dona Aranha subiu pela parede Veio a chuva forte e a derrubouJá passou a chuvaO sol já vai surgindoE a dona aranha continua a subir

Ela é teimosa e desobedienteSobe, sobe, sobe e nunca está contente.

A Dona Aranha

Se essa ruaSe essa rua fosse minha Eu mandavaEu mandava ladrilharCom pedrinhasCom pedrinhas de brilhantesPara o meuPara o meu amor passar

Nessa ruaNessa rua tem um bosqueQue se chamaQue se chama solidãoDentro deleDentro dele mora um anjoQue roubouQue roubou meu coração

Se eu roubeiSe eu roubei teu coraçãoÉ porqueÉ porque te que quero bemSe eu roubeiSe eu roubei teu coraçãoÉ porqueTu roubaste o meu também

Se Essa Rua Fossa Minha

28 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 28Caderno de atividades.indd 28 08/04/2013 12:54:2408/04/2013 12:54:24

Page 29: Meu caderno de Atividades

O SAPO NÃO LAVA O PÉ,NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER.

ELE MORA LÁ NA LAGOA.NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUERMAS QUE CHULÉ!

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

Meu Caderno de Atividades 29Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 29Caderno de atividades.indd 29 08/04/2013 12:54:2608/04/2013 12:54:26

Page 30: Meu caderno de Atividades

Caderno de atividades.indd 30Caderno de atividades.indd 30 08/04/2013 12:54:2908/04/2013 12:54:29

Page 31: Meu caderno de Atividades

A fábula é uma narrativa alegórica em forma de prosa ou verso, cujo,

as personagens são geralmente animais com características

humanas, sustentam um diálogo, cujo desenlace refl ete uma lição de moral,

característica essencial dessa. É uma narrativa inverosímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula

recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota

de presunçosos.

O que é uma fábula?

Meu Caderno de Atividades 31Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 31Caderno de atividades.indd 31 08/04/2013 12:54:2908/04/2013 12:54:29

Page 32: Meu caderno de Atividades

Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafi ou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si, aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, fi rmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta fi nal, viu fi nalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada,, toda sorridente.

A lebre e a Tartaruga

Moral da história: Devagar se vai ao longe!D

32 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 32Caderno de atividades.indd 32 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 33: Meu caderno de Atividades

Num dia soalheiro de Verão, a Cigarra cantava feliz. Enquanto isso, uma Formiga passou por perto. Vinha afadigada, carregando penosamente um grão de milho que arrastava para o formigueiro. - Por que não fi cas aqui a conversar um pouco comigo, em vez de te afadigares tanto? – Perguntou-lhe a Cigarra. - Preciso de arrecadar comida para o Inverno – respondeu-lhe a Formiga. – Aconselho-te a fazeres o mesmo. - Por que me hei-de preocupar com o Inverno? Comida não nos falta... – respondeu a Cigarra, olhando em redor. A Formiga não respondeu, continuou o seu trabalho e foi-se embora. Quando o Inverno chegou, a Cigarra não tinha nada para comer. No entanto, viu que as Formigas tinham muita comida porque a tinham guardado no Verão. Distribuíam-na diariamente entre si e não tinham fome como ela. A Cigarra compreendeu que tinha feito mal...

A Cigarra e a Formiga

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro.

u

ga

Meu Caderno de Atividades 33Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 33Caderno de atividades.indd 33 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 34: Meu caderno de Atividades

Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mas pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fi ngiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte. Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro”.

A raposa e a cegonha

Moral da história: Trate os outros tal como deseja ser tratado.T

m

M

nscrdpma

semfam

MoTraer

34 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 34Caderno de atividades.indd 34 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 35: Meu caderno de Atividades

Uma raposa muito jovem, que nunca tinha visto um leão, estava andando pela fl oresta e deu de cara com um deles. Ela não precisou olhar muito para sair correndo desesperada na direção do primeiro esconderijo que encontrou. Quando viu o leão pela segunda vez, a raposa fi cou atrás de uma árvore a fi m de poder olhar para ele antes de fugir. Mas na terceira vez a raposa foi direto até o leão e começou a dar tapinhas nas costas dele, dizendo: - Oi, gatão! Tudo bem aí?

A raposa e o leão

Moral da história: Da familiaridade nasce o abuso.

Meu Caderno de Atividades 35Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 35Caderno de atividades.indd 35 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 36: Meu caderno de Atividades

Um Urso procurava por entre as árvores, pequenos frutos silvestres para sua refeição matinal, quando deu de cara com uma árvore caída, dentro da qual, um enxame de abelhas guardava seu precioso favo de mel. O Urso, com bastante cuidado, começou a farejar em volta do tronco tentando descobrir se as abelhas es-tavam em casa. Nesse exato momento, uma das abelhas estava voltando do campo, onde fora coletar néctar das fl ores, para levar à colméia, e deu de cara com o matreiro e cu-rioso visitante. Receosa do que pretendia o Urso fazer em seguida, ela voou até ele, deu-lhe uma ferroada e desapareceu no oco da árvore caída. O Urso, tomado de dor pela ferroada, fi cou furioso, e incontrolável, pulou em cima do tronco com unhas e dentes, disposto a destruir o ninho das abelhas. Mas, isso apenas o fez provocar uma reação de toda colméia.

Assim, ao pobre Urso, só restou fugir o mais depressa que pode em direção a um pequeno lago, onde, depois de nele mergulhar e permanecer imerso, fi nalmente se pôs à salvo.

O Urso e as Abelhas

Moral da história: É mais sábio suportar uma simples provocação em silêncio, que despertar a fúria incontrolável de um inimigo mais poderoso.

36 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 36Caderno de atividades.indd 36 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 37: Meu caderno de Atividades

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham fi cado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra: “Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.” As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram: “Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?” “Para falar a verdade, não tive tempo”, respondeu a cigarra. “Passei o verão cantando!” “Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando”, disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

A cigarra e as formigas

Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem

Meu Caderno de Atividades 37Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 37Caderno de atividades.indd 37 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 38: Meu caderno de Atividades

Conta a lenda que certa vez uma serpente começou a perseguir um vagalume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora, mas a serpente nem pensava em desistir. Fugiu um dia, e ela nao desistia; fugiu dois dias, e nada. No terceiro dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra: - Um momento. Posso lhe fazer três perguntas? - Não costumo abrir esse precedente para ninguém, disse a cobra, mas já que vou devorá-lo mesmo, esteja à vontade, pode perguntar. - Pertenço à sua cadeia alimentar ?, perguntou o vagalume. - Não. Respondeu o ofídio. - Eu lhe fi z algum mal? redarguiu o inseto. - Não. Respondeu novamente a cobra. - Então, por que você quer acabar comigo? Perguntou novamente o ofídio - hhmm. Não sei... É uma coisa assim, tipo... O negócio é que não suporto ver você brilhar... disse fi nalmente a cobra.

A COBRA E O VAGALUME

Moral da história: “Se a sua estrela não brilha, não ofusque a dos outros”.

A

38 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 38Caderno de atividades.indd 38 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 39: Meu caderno de Atividades

Moral da história: Não faz diferença se você é gazela ou leão, quando o sol nascer você deve começar a correr.

Na África todas as manhãs uma gazela acordava sabendo que ela deveria conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se não quisesse morrer de fome

MOTIVAÇÃO

Meu Caderno de Atividades 39Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 39Caderno de atividades.indd 39 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 40: Meu caderno de Atividades

Certo dia, a solidão bateu à porta de um grande sábio. Ele convidou-a para entrar. Pouco depois, ela saiu decepcionada. Havia descoberto que não podia capturar aquele ser bondoso, pois ele nunca estava sozinho: estava sempre acompanhado pelo amor de Deus. De outra feita, a ilusão também bateu à porta daquele sábio. Ele, amorosamente, convidou-a a entrar em sua humilde morada. Logo depois, ela saiu correndo e gritando que estava cega. O coração do sábio era tão luminoso de amor que havia ofuscado a própria ilusão. Em um outro dia, apareceu a tristeza. Antes mesmo que ela batesse à porta, o sábio assomou a cabeça pela janela e dirigiu-lhe um sorriso enternecedor. A tristeza recuou, disse que era engano e foi bater em alguma outra porta que não fosse tão luminosa. A fama do sábio foi crescendo e a cada dia novos visitantes chegavam, objetivando conquistá-lo em nome da tentação. Em um dia era o desespero, no outro a impaciência. Depois vieram a mentira, o ódio, a culpa e o engano. Pura perda de tempo: o sábio convidava todos a entrar e eles saíam decepcionados com o equilíbrio daquela alma bondosa. Porém, um dia a morte bateu à sua porta. Ele convidou-a a entrar. Os seus discípulos esperavam que ela saísse correndo a qualquer momento, ofuscada pelo amor do mestre. Entretanto, tal não aconteceu. O tempo foi passando e nem ela nem o sábio apareciam. Os discípulos, cheios de receio, penetraram a humilde casa e encontraram o cadáver de seu mestre estirado no chão. Começaram a chorar ao ver que o querido mestre havia partido com a morte. Na mesma hora, entraram na casa a ilusão, a solidão e todos os outros servos da ignorância que nunca haviam conseguido permanecer anteriormente naquele recinto. A tristeza dos discípulos havia aberto a porta e os mantinha lá dentro. Moral da história: “Entram em nossa morada aqueles a quem convidamos, mas só permanecem conosco aqueles que encontram ambiente propício para se estabelecerem.”

A Casa

40 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 40Caderno de atividades.indd 40 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 41: Meu caderno de Atividades

Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender grande quantidade de fregueses e o negócio prosperava. Seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao fi lho. O menino cresceu e foi estudar Economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, o fi lho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele: - Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar. Depois de ouvir as considerações do fi lho estudado, o pai pensou: bem, se meu fi lho estudou Economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com a razão. Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta. Tomadas todas essas providências, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o fi lho estudar Economia, quebrou. O pai, triste, então falou para o fi lho: Você estava certo, meu fi lho, nós estamos no meio de uma grande crise. E comentou com os amigos, orgulhoso: Bendita a hora em que eu fi z meu fi lho estudar Economia. Ele me avisou da crise.

A Crise

m

r

e e

Meu Caderno de Atividades 41Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 41Caderno de atividades.indd 41 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 42: Meu caderno de Atividades

Era uma vez um caçador que contratou um feiticeiro para ajudá-lo a conseguir alguma coisa que pudesse facilitar seu trabalho nas caçadas. Depois de alguns dias, o feiticeiro entregou-lhe uma fl auta mágica que, ao ser tocada, enfeitiçava os animais, fazendo-os dançar. Entusiasmado com o instrumento, o caçador organizou uma caravana com destino à África, convidando dois outros amigos. Logo no primeiro dia de caçada, o grupo se deparou com um feroz tigre. De imediato, o caçador pôs-se a tocar a fl auta e, milagrosamente, o tigre começou a dançar. Foi fuzilado à queima roupa. Horas depois, um sobressalto. A caravana foi atacada por um leopardo que saltava de uma árvore. Ao som da fl auta, contudo, o animal transformou-se: de agressivo, fi cou manso e dançou. Os caçadores não hesitaram: mataram-no com vários tiros. E foi assim até o fi nal do dia, quando o grupo encontrou um leão faminto. A fl auta soou, mas o leão não dançou, mas atacou um dos amigos do caçador fl autista, devorando-o. Logo depois, devorou o segundo. O tocador de fl auta, desesperadamente, fazia soar as notas musicais, mas sem resultado algum. O leão não dançava. E enquanto tocava e tocava, o caçador foi devorado. Dois macacos, em cima de uma árvore próxima, a tudo assistiam. Um deles observou com sabedoria: - Eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem um surdinho...

A FLAUTA MÁGICA

Moral da história: Não confi e cegamente nos métodos que sempre deram certo, pois um dia podem não dar. Tenha sempre planos de contingência, prepare alternativas para as situações imprevistas, analise as possibilidades de erro. Esteja atento às mudanças e não espere as difi culdades para agir. Cuidado com o leão surdo.

cLfmr

s

cd

eo caoe

mo

pcd

da

u

A

M

edmà

42 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 42Caderno de atividades.indd 42 08/04/2013 12:54:3008/04/2013 12:54:30

Page 43: Meu caderno de Atividades

Moral da história: “As difi culdades existem no dia-a-dia e não podemos desanimar nem nos deixar vencer pelos problemas do cotidiano. Jamais fi que abatido e enfrente-as com serenidade e naturalidade, pois, para quase tudo na vida, há solução.””

Um grande e renomado chefe de cozinha estava trabalhando quando seu fi lho chegou falando sobre os problemas da vida e as difi culdades para enfrentá-los. O pai, em meio ás suas panelas, aproveitou o momento e olhando para o fi lho disse: - Filho, observer estas três panelas. Cada uma delas possui um alimento diferente. Na primeira, temos cenouras, na segunda, ovos e na terceira, pó de café. Vou colocar água nas três para ferver. Depois de alguns minutos, perguntou ao fi lho o que havia acontecido com os alimentos. Observando as três panelas, o fi lho respondeu: - Percebo que os alimentos foram cozidos. A cenoura amoleceu, o ovo endureceu e o café transformou a água.E o pai calmamente disse: - Sim, meu fi lho, as difi culdades da vida são como esta água quente que nos atinge, queima e faz-nos sofrer e a nossa reação pode ser como a cenoura, quando nos deixamos amolecer pelos problemas. Como o ovo quando nos tornamos duros diantes do sofrimento. E como o pó de café quando nos deixamos transformar pelas difi culdades.

DIFICULDADES

m

r

m,a

Meu Caderno de Atividades 43Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 43Caderno de atividades.indd 43 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 44: Meu caderno de Atividades

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Decidiram então se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados; então, precisaram fazer uma escolha: Ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a fi car juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era receber o calor do outro. E assim sobreviveram!!!!

O Porco-espinho

Moral da história: O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e admirar suas qualidades.

MOp

MOpea q

44 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 44Caderno de atividades.indd 44 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 45: Meu caderno de Atividades

Um jovem executivo estava saindo do escritórioquando vê o presidente da empresa com umdocumento na mão em frente a máquina de “picotar” papéis. - Por favor, diz o presidente, isto é muitoimportante pra mim, e minha secretária já saiu.Você sabe como funciona esta máquina? - Lógico, responde o jovem executivo! Imediatamente tira o papel das mãos do presidente,liga a máquina, enfi a o documento e aperta umbotão. - Excelente meu rapaz! Muito obrigado... Eupreciso só de 1 cópia. Onde sai?

EXECUTAR NÃO É TUDO, COMUNIQUE-SE

Moral da história: Executar não é tudo!!!Pense, pergunte, espere a resposta, analise e então execute.

E

Meu Caderno de Atividades 45Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 45Caderno de atividades.indd 45 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 46: Meu caderno de Atividades

A Raposa convidou a Cegonha para jantar e lhe serviu sopa em um prato raso. -Você não está gostando de minha sopa? - Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso. - Como posso gostar? - A Cegonha respondeu. vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa. Dias depois foi a vez da cegonha convidar a Raposa para comer na beira da Lagoa, serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima. - Hummmm, deliciosa! - Exclamou a Cegonha, enfi ando o comprido bico pelo gargalo - Você não acha? A Raposa não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou mais uma ou duas vezes e se despediu de mau humor, achando que por algum motivo aquilo não era nada engraçado.

A Raposa e a Cegonha

Moral da história: às vezes recebemos na mesma moeda por tudo aquilo que fazemos.

Màt

A

Ms

tu

46 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 46Caderno de atividades.indd 46 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 47: Meu caderno de Atividades

Um jovem executivo estava saindo do escritórioquando vê o presidente da empresa com umdocumento na mão em frente a máquina de “picotar” papéis. - Por favor, diz o presidente, isto é muitoimportante pra mim, e minha secretária já saiu.Você sabe como funciona esta máquina? - Lógico, responde o jovem executivo! Imediatamente tira o papel das mãos do presidente,liga a máquina, enfi a o documento e aperta umbotão. - Excelente meu rapaz! Muito obrigado... Eupreciso só de 1 cópia. Onde sai?

EXECUTAR NÃO É TUDO, COMUNIQUE-SE

Moral da história: Executar não é tudo!!!Pense, pergunte, espere a resposta, analise e então execute.

E

Meu Caderno de Atividades 47Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 47Caderno de atividades.indd 47 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 48: Meu caderno de Atividades

Num belo dia, três ratinhos estavam dançando de tanta alegria, pois não trabalhavam, e passavam o dia inteiro brincando no reino. Mas certo dia, o rei estava comentando com o duque que o reino estava entrando em falência. Depois de passarem horas e horas pensando, o duque teve uma idéia ótima: de toda a Ratolândia trabalhar, menos os que têm necessidades especiais. O rei amou a idéia do duque, e disse: __É isso mesmo que eu vou fazer. Assim, o rei chamou todos os cidadãos de Ratolândia e declarou o seguinte: __Cidadãos de Ratolândia, eu declaro que todos vão trabalhar menos os que têm necessidades especiais. Os três ratinhos fi caram com muita raiva, pois tinham que trabalhar para poder comer, então o irmão mais velho teve uma idéia: iam fi ngir que estavam cegos, e assim não trabalhariam e comeriam de graça. Mais tarde, os ratinhos foram até o rei, este sabendo que eles eram cegos, declarou que não iriam trabalhar. Os ratinhos muito felizes foram caminhando pelo reino, mas sem querer saíram pela porta errada, pois era a saída do reino. Lá fora, tinha um gato muito feroz que pulou em cima deles, então os ratinhos tiraram os óculos escuros, começaram a lutar com o gato, depois correram desesperados para o reino. Eles conseguiram voltar para o reino, mas o rei percebeu que eles não eram cegos, dessa forma ele ordenou que eles teriam que trabalhar dobrado para pagar os atrasados, e assim foi.

Os Três Ratos Cegos

Moral da história: Para ter direitos, temos que cumprir deveres.

48 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 48Caderno de atividades.indd 48 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 49: Meu caderno de Atividades

Jerry era um gato muito orgulhoso, passava perto dos outros animais e não falava com ninguém. Ele não queria fazer amizade com os outros animais. Um dia, ele se sentiu muito só, então refl etiu que era muito orgulhoso e resolveu conversar com os outros animais, mas chegando lá, eles estranharam sua atitude. Jerry implorou a atenção deles, pedindo perdão. Os animais disseram: - Não guardamos rancor, aceitamos suas desculpas.

O gato muito orgulhoso

Moral da história: O orgulho não leva a nada.

o

Meu Caderno de Atividades 49Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 49Caderno de atividades.indd 49 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 50: Meu caderno de Atividades

Históriaspara dormir

Caderno de atividades.indd 50Caderno de atividades.indd 50 08/04/2013 12:54:3108/04/2013 12:54:31

Page 51: Meu caderno de Atividades

Era uma vez, um porquinho chamado Binho, ele era muito comilão e vivia reclamando da pouca comida que recebia em casa. Certa ocasião Binho foi jantar com seus pais e tornou a reclamar da pequena quantidade de comida, já farto, seu pai falou alto com ele: - Não tá satisfeito, então saia e vá trabalhar pra se manter. Binho irritado, pegou alguns pertences e resolveu sair de casa. - Vou mesmo e não volto mais… Após vários dias, sem conseguir trabalho e sem comer também, Binho repensou sua atitude e resolveu voltar pra casa, láchegando encontrou seus pais, e chorando disse: - Mãe e pai, vocês tinham razão, estava errado e me arrependo, é melhor ter o pouco todo dia garantido, do que fi car pelas ruas mendigando e com fome. Fim

O porquinho fujão

Meu Caderno de Atividades 51Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 51Caderno de atividades.indd 51 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 52: Meu caderno de Atividades

D. Pequena não sabia mais o que fazer. Seu fi lho Aparício chorava o dia todo e quando tinha raiva fi cava todo roxo e caia no chão como morto. Coitada de D. Pequena , já estava fi cando desesperada. Levou o menino numa rezadeira, mais nada adiantou. Ensinaram-lhe chás e mais chás , mais nada resolvia e o menino só piorava. Até que ela resolveu procurar um médico. _ Doutor, não sei mais o que fazer, o meu menino chora sem parar e fi ca todo roxinho, tadinho. _É seu primeiro fi lho ? _ É sim senhor. _ Deixa eu examinar o moleque. O doutor mandou botar o menino em cima da cama e examinou tudo , barriga, ouvido , garganta, pé… Quando terminou , sentou-se e fi cou pensativo. _Diga logo senhor doutor, o que meu fi lho tem é grave? _ Não senhora, já tenho um remédio que é tiro e queda. Toda vez que ele cair roxo no chão a senhora dar coro nele. _ O que é dar “coro” doutor? _A senhora não sabe? É só pegar um cinturão e dar um corinho,se ele não melhorar na primeira , tenho certeza que melhora na segunda. A mãe de Aparício saiu desconfi ada do consultório; “ que doutor mais doido , mandar bater em um menino tão pequeno”. Chegando a casa contou a seu marido. _ Bem que eu lhe disse mulher: menino turrão tem que caí no coro do cinturão. Aparício fi cou quieto ouvindo tudinho, mas como nunca apanhou, não entendia direito que conversa era aquela de coro, cinturão , e fi cou na dele. Bastou a mãe começar a fazer o serviço que ele começou a chorar . Chorou tanto que caiu no chão roxinho como berinjela. _ Meu Deus, será que o doutor sabe tudo mesmo. Se ele estudou tanto… Que Deus me perdoe… D. Pequena foi lá dentro pegou o cinturão , deu duas lapadas em Aparício e disse? “ menino chorão e turrão , caí no coro do cinturão.” Ele fi cou paradinho , quietinho, com as pernas vermelhinhas… Sua mãe fi cou com dó no coração, mas deixou-o sozinho e foi terminar o serviço. Desse dia em diante, Aparício só chorava quando tinha dor de verdade. Às vezes ele tinha até vontade de fazer uma birra, mas bastava lembrar do coro , do cinturão , do doutor , e de sua mãe dizendo : menino chorão , menino turrão … Que ele fi cava até rindo de montão.

Menino Chorão, menino Turrão

52 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 52Caderno de atividades.indd 52 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 53: Meu caderno de Atividades

Era uma vez uma leão muito bonzinho chamado Hércules,ele conheceu uma formiga muito brava ele queria brincar com ela só que ela não queria leão diz: -olha você não quer mais ser meu amiguinha?

Formiga fala: -eu nunca foi seu amigo eu quero que você me deixe em paz! -quando precisar de mim não vou te ajudar ta bom senhora formiga -ta não preciso da sua ajuda nunca O verão ia acabando e o inverno chegando a formiga não tinha casae foi pra casa do leão pra ver se ele deixa ela entra para comer e fi car de baixo do cobertor Formiga diz: -o leão,leão leão fala: -o que você quer? -eu queria que você me deixa-se eu fi car com você ai na sua casa -não,não deixo você disse que não ia precisar da minha ajuda… -é mas eu preciso -agora morra de frio e fome foi passando a semana e a formiga estava muito magra e com frio ela não agüenta mais por isso ela morreu de fome e frio o inverno acabando e a primavera chegando a lebre diz: - extra,extra a formiga brava morreu de fome e frio o leão ouviu e foi olhar o que estava acontecendo leão diz: -formiguinha desculpas vou pegar comida e um cobertor para te esquentar peguei pronto leão pegou o cobertor e muita comida e deu todo pra ele. Fim

O leão e a formiga

Meu Caderno de Atividades 53Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 53Caderno de atividades.indd 53 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 54: Meu caderno de Atividades

Era uma vez uma galinha carijó muito gorda e muito linda que chocouł ovinhos . Destes sairam dois frangos, um era grande e bonito o outro era magro e franzino. O frango grande se tornou um lindo galo e era muito briguento, pois brigava com o mais fraco dando-lhes bicadas e não o deixava comer direito, o frango fraco mal podia fi car de pé. Um certo dia viram a senhora dona do sítio com um enorme facão nas mãos , o frango forte que por sua vez já tinha se tornado um galo disse ao pequeno e fraco: vc está vendo ela vem vindo aqui pra matá-lo e mandá-lo pra panela, jamais mataria um galo bonito e viçoso como eu. O frango doente e fraco fi cou apavorado, mas quando a mulher chegou logo pegou o galo lindo , forte e gordo. O frango fraco não entendeu nada mas falou , mas vale ser fraco e doente e não ir pra panela. Fim.

Os frangos

54 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 54Caderno de atividades.indd 54 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 55: Meu caderno de Atividades

O SONHO DE ÍCAROCONTAM OS QUE SABEMQUE DÉDALO FOI UM HOMEMMUITO SÁBIO NA GRÉCIA.ELE ERA O PAI DE ÍCARO.

QUANDO ELES ESTAVAM PRESOSNO LABIRINTO DO MINOTAURO,ELE TEVE A IDÉIA DE CONSTRUIRDOIS PARES DE ASAS PARA ELE E O FILHO FUGIREM DALI.

DÉDALO CONSTRUIU-ASCOM AS PENAS DOS PASSAROS,DEPOIS AS COLOU EM CERA.ANTES DE LEVANTAR VÔO,DISSE AO FILHO:

-NÃO VOE MUITO ALTO PERTO DO SOL, A CERA DERRETE.-NEM VOE MUITO BAIXO, PERTO DO MAR.A UMIDADE DEIXA AS PENAS PESADASE VOCÊ PODE CAIR.

MAS A SENSAÇÃO DE VOARFOI TÃO ESTONTEANTE PARA ÍCAROQUE ELE ESQUECEU AS RECOMENDAÇÕESE ELEVOU-SE TANTO NOS ARESA PONTO DO PIOR ACONTECER.

A CERA DERRETEUÍCARO PERDEU AS ASAS,CAIU AO REDOR DO MAR DE CRETAE MORREU AFOGADO.

Meu Caderno de Atividades 55Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 55Caderno de atividades.indd 55 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 56: Meu caderno de Atividades

56 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 56Caderno de atividades.indd 56 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 57: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 57Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 57Caderno de atividades.indd 57 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 58: Meu caderno de Atividades

58 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 58Caderno de atividades.indd 58 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 59: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 59Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 59Caderno de atividades.indd 59 08/04/2013 12:54:3208/04/2013 12:54:32

Page 60: Meu caderno de Atividades

60 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 60Caderno de atividades.indd 60 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 61: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 61Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 61Caderno de atividades.indd 61 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 62: Meu caderno de Atividades

Jogo da velha!!

62 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 62Caderno de atividades.indd 62 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 63: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 63Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 63Caderno de atividades.indd 63 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 64: Meu caderno de Atividades

64 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 64Caderno de atividades.indd 64 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 65: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 65Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 65Caderno de atividades.indd 65 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 66: Meu caderno de Atividades

66 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 66Caderno de atividades.indd 66 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 67: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 67Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 67Caderno de atividades.indd 67 08/04/2013 12:54:3308/04/2013 12:54:33

Page 68: Meu caderno de Atividades

68 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 68Caderno de atividades.indd 68 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 69: Meu caderno de Atividades

Colorir

Meu Caderno de Atividades 69Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 69Caderno de atividades.indd 69 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 70: Meu caderno de Atividades

Colorir

70 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 70Caderno de atividades.indd 70 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 71: Meu caderno de Atividades

Figuras geométricas

Meu Caderno de Atividades 71Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 71Caderno de atividades.indd 71 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 72: Meu caderno de Atividades

Figuras geométricas

72 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 72Caderno de atividades.indd 72 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 73: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 73Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 73Caderno de atividades.indd 73 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 74: Meu caderno de Atividades

Ligue os pontos

74 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 74Caderno de atividades.indd 74 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 75: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 75Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 75Caderno de atividades.indd 75 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 76: Meu caderno de Atividades

Labirinto

76 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 76Caderno de atividades.indd 76 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 77: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 77Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 77Caderno de atividades.indd 77 08/04/2013 12:54:3408/04/2013 12:54:34

Page 78: Meu caderno de Atividades

jogo dos Sete Erros

78 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 78Caderno de atividades.indd 78 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 79: Meu caderno de Atividades

jogo dos Sete Erros

Meu Caderno de Atividades 79Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 79Caderno de atividades.indd 79 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 80: Meu caderno de Atividades

80 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 80Caderno de atividades.indd 80 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 81: Meu caderno de Atividades

Emaranhado

Meu Caderno de Atividades 81Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 81Caderno de atividades.indd 81 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 82: Meu caderno de Atividades

Emaranhado

82 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 82Caderno de atividades.indd 82 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 83: Meu caderno de Atividades

Ortografia

Meu Caderno de Atividades 83Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 83Caderno de atividades.indd 83 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 84: Meu caderno de Atividades

Ortografia

84 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 84Caderno de atividades.indd 84 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 85: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

Meu Caderno de Atividades 85Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 85Caderno de atividades.indd 85 08/04/2013 12:54:3508/04/2013 12:54:35

Page 86: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

86 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 86Caderno de atividades.indd 86 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 87: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

Meu Caderno de Atividades 87Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 87Caderno de atividades.indd 87 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 88: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

88 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 88Caderno de atividades.indd 88 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 89: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

Meu Caderno de Atividades 89Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 89Caderno de atividades.indd 89 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 90: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

90 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 90Caderno de atividades.indd 90 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 91: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

Meu Caderno de Atividades 91Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 91Caderno de atividades.indd 91 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 92: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

92 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 92Caderno de atividades.indd 92 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 93: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

Meu Caderno de Atividades 93Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 93Caderno de atividades.indd 93 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 94: Meu caderno de Atividades

Exercícios de números

94 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 94Caderno de atividades.indd 94 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 95: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 95Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 95Caderno de atividades.indd 95 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 96: Meu caderno de Atividades

96 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 96Caderno de atividades.indd 96 08/04/2013 12:54:3608/04/2013 12:54:36

Page 97: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 97Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 97Caderno de atividades.indd 97 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 98: Meu caderno de Atividades

98 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 98Caderno de atividades.indd 98 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 99: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 99Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 99Caderno de atividades.indd 99 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 100: Meu caderno de Atividades

100 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 100Caderno de atividades.indd 100 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 101: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 101Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 101Caderno de atividades.indd 101 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 102: Meu caderno de Atividades

102 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 102Caderno de atividades.indd 102 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 103: Meu caderno de Atividades

Substitua os simbolos

Meu Caderno de Atividades 103Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 103Caderno de atividades.indd 103 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 104: Meu caderno de Atividades

Substitua os simbolos

104 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 104Caderno de atividades.indd 104 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 105: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 105Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 105Caderno de atividades.indd 105 08/04/2013 12:54:3708/04/2013 12:54:37

Page 106: Meu caderno de Atividades

106 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 106Caderno de atividades.indd 106 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 107: Meu caderno de Atividades

Para pintar

Meu Caderno de Atividades 107Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 107Caderno de atividades.indd 107 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 108: Meu caderno de Atividades

108 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 108Caderno de atividades.indd 108 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 109: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 109Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 109Caderno de atividades.indd 109 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 110: Meu caderno de Atividades

Atividade

110 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 110Caderno de atividades.indd 110 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 111: Meu caderno de Atividades

Labirinto

Meu Caderno de Atividades 111Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 111Caderno de atividades.indd 111 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 112: Meu caderno de Atividades

Labirinto

112 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 112Caderno de atividades.indd 112 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 113: Meu caderno de Atividades

Atividade

Meu Caderno de Atividades 113Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 113Caderno de atividades.indd 113 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 114: Meu caderno de Atividades

114 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 114Caderno de atividades.indd 114 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 115: Meu caderno de Atividades

Copiar Frases

Meu Caderno de Atividades 115Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 115Caderno de atividades.indd 115 08/04/2013 12:54:3808/04/2013 12:54:38

Page 116: Meu caderno de Atividades

Copiar Frases

116 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 116Caderno de atividades.indd 116 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 117: Meu caderno de Atividades

Copiar Frases

Meu Caderno de Atividades 117Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 117Caderno de atividades.indd 117 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 118: Meu caderno de Atividades

Organizar as Frases

118 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 118Caderno de atividades.indd 118 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 119: Meu caderno de Atividades

Atividade Letras

Meu Caderno de Atividades 119Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 119Caderno de atividades.indd 119 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 120: Meu caderno de Atividades

Atividade Letras

120 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 120Caderno de atividades.indd 120 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 121: Meu caderno de Atividades

Atividade Letras

Meu Caderno de Atividades 121Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 121Caderno de atividades.indd 121 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 122: Meu caderno de Atividades

Atividade Letras

122 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 122Caderno de atividades.indd 122 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 123: Meu caderno de Atividades

Atividade Letras

Meu Caderno de Atividades 123Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 123Caderno de atividades.indd 123 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 124: Meu caderno de Atividades

124 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 124Caderno de atividades.indd 124 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 125: Meu caderno de Atividades

Colorir o desenho, colar a folha em uma cartolina,

recortar as partes. Depois é só montar

Meu Caderno de Atividades 125Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 125Caderno de atividades.indd 125 08/04/2013 12:54:3908/04/2013 12:54:39

Page 126: Meu caderno de Atividades

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colarcolar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

colar

126 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 126Caderno de atividades.indd 126 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 127: Meu caderno de Atividades

Redação

Meu Caderno de Atividades 127Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 127Caderno de atividades.indd 127 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 128: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

128 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 128Caderno de atividades.indd 128 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 129: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 129Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 129Caderno de atividades.indd 129 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 130: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

130 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 130Caderno de atividades.indd 130 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 131: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 131Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 131Caderno de atividades.indd 131 08/04/2013 12:54:4008/04/2013 12:54:40

Page 132: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

132 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 132Caderno de atividades.indd 132 08/04/2013 12:54:4308/04/2013 12:54:43

Page 133: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 133Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 133Caderno de atividades.indd 133 08/04/2013 12:54:4308/04/2013 12:54:43

Page 134: Meu caderno de Atividades

134 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 134Caderno de atividades.indd 134 08/04/2013 12:54:4308/04/2013 12:54:43

Page 135: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 135Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 135Caderno de atividades.indd 135 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 136: Meu caderno de Atividades

136 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 136Caderno de atividades.indd 136 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 137: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 137Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 137Caderno de atividades.indd 137 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 138: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

138 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 138Caderno de atividades.indd 138 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 139: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 139Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 139Caderno de atividades.indd 139 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 140: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

140 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 140Caderno de atividades.indd 140 08/04/2013 12:54:4408/04/2013 12:54:44

Page 141: Meu caderno de Atividades

Para Colorir

Meu Caderno de Atividades 141Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 141Caderno de atividades.indd 141 08/04/2013 12:54:4508/04/2013 12:54:45

Page 142: Meu caderno de Atividades

142 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 142Caderno de atividades.indd 142 08/04/2013 12:54:4508/04/2013 12:54:45

Page 143: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 143Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 143Caderno de atividades.indd 143 08/04/2013 12:54:4508/04/2013 12:54:45

Page 144: Meu caderno de Atividades

144 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 144Caderno de atividades.indd 144 08/04/2013 12:54:4508/04/2013 12:54:45

Page 145: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 145Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 145Caderno de atividades.indd 145 08/04/2013 12:54:4508/04/2013 12:54:45

Page 146: Meu caderno de Atividades

146 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 146Caderno de atividades.indd 146 08/04/2013 12:54:4608/04/2013 12:54:46

Page 147: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 147Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 147Caderno de atividades.indd 147 08/04/2013 12:54:4608/04/2013 12:54:46

Page 148: Meu caderno de Atividades

148 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 148Caderno de atividades.indd 148 08/04/2013 12:54:4608/04/2013 12:54:46

Page 149: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 149Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 149Caderno de atividades.indd 149 08/04/2013 12:54:4708/04/2013 12:54:47

Page 150: Meu caderno de Atividades

150 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 150Caderno de atividades.indd 150 08/04/2013 12:54:4708/04/2013 12:54:47

Page 151: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 151Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 151Caderno de atividades.indd 151 08/04/2013 12:54:4708/04/2013 12:54:47

Page 152: Meu caderno de Atividades

152 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 152Caderno de atividades.indd 152 08/04/2013 12:54:4808/04/2013 12:54:48

Page 153: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 153Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 153Caderno de atividades.indd 153 08/04/2013 12:54:4808/04/2013 12:54:48

Page 154: Meu caderno de Atividades

154 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 154Caderno de atividades.indd 154 08/04/2013 12:54:4808/04/2013 12:54:48

Page 155: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 155Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 155Caderno de atividades.indd 155 08/04/2013 12:54:4808/04/2013 12:54:48

Page 156: Meu caderno de Atividades

156 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 156Caderno de atividades.indd 156 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 157: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 157Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 157Caderno de atividades.indd 157 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 158: Meu caderno de Atividades

158 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 158Caderno de atividades.indd 158 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 159: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 159Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 159Caderno de atividades.indd 159 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 160: Meu caderno de Atividades

160 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 160Caderno de atividades.indd 160 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 161: Meu caderno de Atividades

Colorir o desenho, colar o desenho em uma cartolina e depois recortar.

Meu Caderno de Atividades 161Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 161Caderno de atividades.indd 161 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 162: Meu caderno de Atividades

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINACOLE ESTE LADO NA CARTOLIN

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINACOLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

COLE ESTE LADO NA CARTOLINA

162 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 162Caderno de atividades.indd 162 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 163: Meu caderno de Atividades

INA

INA

INA

Meu Caderno de Atividades 163Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 163Caderno de atividades.indd 163 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 164: Meu caderno de Atividades

164 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 164Caderno de atividades.indd 164 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 165: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 165Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 165Caderno de atividades.indd 165 08/04/2013 12:54:4908/04/2013 12:54:49

Page 166: Meu caderno de Atividades

166 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 166Caderno de atividades.indd 166 08/04/2013 12:54:5008/04/2013 12:54:50

Page 167: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 167Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 167Caderno de atividades.indd 167 08/04/2013 12:54:5008/04/2013 12:54:50

Page 168: Meu caderno de Atividades

168 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 168Caderno de atividades.indd 168 08/04/2013 12:54:5008/04/2013 12:54:50

Page 169: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 169Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 169Caderno de atividades.indd 169 08/04/2013 12:54:5008/04/2013 12:54:50

Page 170: Meu caderno de Atividades

170 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 170Caderno de atividades.indd 170 08/04/2013 12:54:5008/04/2013 12:54:50

Page 171: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 171Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 171Caderno de atividades.indd 171 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 172: Meu caderno de Atividades

172 Meu Caderno de Atividades

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GR

ATU

ITA

, VEN

DA

PRO

IBID

A

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 172Caderno de atividades.indd 172 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 173: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 173Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 173Caderno de atividades.indd 173 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 174: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

174 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 174Caderno de atividades.indd 174 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 175: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 175Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 175Caderno de atividades.indd 175 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 176: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

176 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 176Caderno de atividades.indd 176 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 177: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 177Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 177Caderno de atividades.indd 177 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 178: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

178 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 178Caderno de atividades.indd 178 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 179: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 179Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 179Caderno de atividades.indd 179 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 180: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

180 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 180Caderno de atividades.indd 180 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 181: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 181Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 181Caderno de atividades.indd 181 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 182: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______data _____/______/______

182 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 182Caderno de atividades.indd 182 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 183: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 183Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 183Caderno de atividades.indd 183 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 184: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

184 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 184Caderno de atividades.indd 184 08/04/2013 12:54:5108/04/2013 12:54:51

Page 185: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 185Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 185Caderno de atividades.indd 185 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 186: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

186 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 186Caderno de atividades.indd 186 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 187: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 187Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 187Caderno de atividades.indd 187 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 188: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

188 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 188Caderno de atividades.indd 188 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 189: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 189Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 189Caderno de atividades.indd 189 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 190: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

190 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 190Caderno de atividades.indd 190 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 191: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 191Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 191Caderno de atividades.indd 191 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 192: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

192 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 192Caderno de atividades.indd 192 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 193: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 193Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 193Caderno de atividades.indd 193 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 194: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

194 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 194Caderno de atividades.indd 194 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 195: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

Meu Caderno de Atividades 195Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 195Caderno de atividades.indd 195 08/04/2013 12:54:5208/04/2013 12:54:52

Page 196: Meu caderno de Atividades

data _____/______/______

196 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 196 08/04/2013 13:02:06

Page 197: Meu caderno de Atividades

Meu Caderno de Atividades 197Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 197Caderno de atividades.indd 197 08/04/2013 13:11:2308/04/2013 13:11:23

Page 198: Meu caderno de Atividades

198 Meu Caderno de Atividades

Distribuição gratuita, Venda Proibida. Material doado para as crianças, por: Pedro Paulo CarvalhoEm caso de comercialização denuncie, ligue para policia 190

Caderno de atividades.indd 198Caderno de atividades.indd 198 08/04/2013 13:11:2408/04/2013 13:11:24

Page 199: Meu caderno de Atividades

O seu tempo é mágico. Bruxas, fadas, duendes povoam seus sonhos.

Na sua realidade os brinquedos ganham vida

e tanta fantasia, às vezes espanta, nos encanta.

De seu sorriso puro, de sua ingenuidade,

a mentira não faz parte. Você não tem vergonha

de extravasar sua sensibilidade. Brinca, pula, grita, chora,

reclama, abraça,

faz graça, não guarda rancor. Não entende a dor,

o abandono, pois você é amor. Sonhe criança,

cresça, mostre ao homem

que sua lição de verdade pode conduzir à Fraternidade

Feliz Dia das Crianças

Linda Criança

Caderno de atividades.indd 199Caderno de atividades.indd 199 08/04/2013 13:11:2408/04/2013 13:11:24

Page 200: Meu caderno de Atividades

Caderno de atividades.indd 200Caderno de atividades.indd 200 08/04/2013 13:01:1808/04/2013 13:01:18