Poluição atmosférica

12
Poluição Atmosférica Caroline Stedille, Leonardo Farina, Paula Zanatta, Vinicius de Oliveira. 3ª II

description

 

Transcript of Poluição atmosférica

Page 1: Poluição atmosférica

Poluição Atmosférica

Caroline Stedille, Leonardo Farina, Paula Zanatta, Vinicius de Oliveira. 3ª II

Page 2: Poluição atmosférica

Sumário:

I. Introdução;II. O que é atmosfera?III. A poluição atmosférica;IV. Impactos ambientais da poluição do ar;V. Principais gases poluidores do ar;VI. Novas tecnologias na redução de gases;VII. Você sabia que…

Page 3: Poluição atmosférica

I. Introdução:

A partir do momento que a humanidade começou a se industrializar, diversos tipos de máquinas foram criadas, e para funcionar utilizavam o carvão e derivados do petróleo.

A queima desses combustíveis, acabou gerando muitos gases que começaram a modificar a atmosfera do planeta. Atualmente, os mecanismos naturais não conseguem mais eliminar toda a contaminação que é jogada no ar.

Além da industrialização, as queimadas e desmatamentos contribuíram para aumentar ainda mais a poluição do ar.

O aumento da população mundial exige cada vez mais energia de todas as espécies, o que afeta nossa saúde e a saúde da Terra, deixando-a mais quente e com isso provocando mudanças climáticas.

Page 4: Poluição atmosférica

II. O que é atmosfera?

A atmosfera é a camada de gases que envolve a superfície da Terra e que contém o ar que respiramos. A proporção e o tipo de gases que compõem a nossa atmosfera podem ser vistos a seguir:

Page 5: Poluição atmosférica

A atmosfera é dividida em cinco camadas. Cada camada tem uma temperatura e são formadas por gases diferentes.

Page 6: Poluição atmosférica

III. A poluição atmosférica:

Ocorre quando há presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar em níveis altos. Os gases poluentes emitidos pela chaminé de uma fábrica, por exemplo, podem ser facilmente espalhados pelo vento e acabarem bem longe de onde foram produzidos. A cidade de São Paulo, por exemplo, lança material poluente na atmosfera que atinge cidades há mais de 600km de distância.

Os principais poluentes de atmosfera provêm da queima de combustíveis fósseis como o petróleo, gás e carvão, da queima de madeira dos incêndios florestais, das emissões de partículas pelas indústrias, dos vulcões e da criação de gado.

Page 7: Poluição atmosférica

IV. Impactos ambientais da poluição do ar:

01) Chuvas ácidas: ocorrem em decorrência dos gases que se originam da queima dos combustíveis fósseis pelos veículos e pelas indústrias. Ao escorrer pelo solo, o ácido libera muitos metais tóxicos que atingem rios e lagos. A agricultura é muito atingida e prejudicada. Também atacam materiais utilizados em construções, afetando casas, prédios, etc.

02) Buraco na camada de ozônio: o ozônio é um gás formado por O2 e sua fórmula molecular é O3. Ele age como uma camada protetora do Planeta, absorvendo os raios UV do solo. Sem a camada de ozônio a vida não seria possível pois as proteínas e o DNA se desintegrariam e, não existiriam mais moléculas essenciais para os organismos vivos.

Muitos problemas de pele como o envelhecimento precoce, e casos de câncer são provocados pela exposição prolongada ao sol.

Estudos revelaram que o buraco surgiu devido a emissão de gases que contêm uma substância chamada CFC (clorofluorcarboneto), utilizado em sprays e motores de geladeiras, por exemplo.

Page 8: Poluição atmosférica

03) Aquecimento global: como o ser humano, a Terra também mantém uma temperatura média. Por volta de 1850 esta temperatura ficava em torno de 14,5 ºC, mas hoje ela já subiu para 15,4ºC. Podemos ver a seguir a variação de temperatura nos últimos 150 anos:

Page 9: Poluição atmosférica

A temperatura do Planeta varia de maneira natural, por causa dos ciclos solares e geológicos. As atividades humanas afetaram o ritmo normal do ciclo e o equilíbrio natural de produção e absorção dos gases.

Uma das consequências do aquecimento global é o derretimento das calotas polares por causa do aumento da temperatura da água dos mares.

04) Efeito estufa: É a elevação da temperatura devido à emissão na atmosfera de excessivas quantidades de gases estranhos. O gás carbônico é o principal agente causador do efeito estufa.

Para entender melhor, imagine um carro exposto ao sol com os vidros fechados. O vidro permite a passagem dos raios solares para dentro do veículo, aquecendo seu interior, mas forma uma barreira que os impede de sair. O mesmo se dá no Planeta.

Page 10: Poluição atmosférica

V. Principais gases poluidores do ar

01) Gás carbônico (CO2);

02) Óxido nitroso (N2O);

03) Metano (CH4);

04) CFC (clorofluorcarboneto);

05) Hexafluoreto de Enxofre (SF6).

Page 11: Poluição atmosférica

VI. Novas tecnologias na redução de gases;

Resolver o problema de geração de energia é um dos fatores para solucionar o problema da poluição atmosférica. Em alguns casos, o impacto ambiental se torna muito maior que os benefícios. As termoelétricas também são grandes poluidoras do ar. Porém, existem tecnologias capazes de gerar energia sem agredir o meio ambiente. Por exemplo, os grandes geradores eólicos, as células solares e as ondas do mar. Melhorar a origem da energia que alimenta nossas casas e indústrias e da energia que alimenta nossos meios de transporte é uma atitude consciente.

Page 12: Poluição atmosférica

VII. Você sabia que…

- Queimar pneus é proibido pela legislação ambiental; - A ONU instituiu a data de 16 de Setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio; - Só em casa, uma família de classe média produz por ano mais de uma tonelada de dióxido de carbono; - Para controlar a poluição do ar é necessário plantar 12m² de árvores por habitante. Isso corresponde a duas árvores por pessoa; - Colocar filtros e catalisadores nas chaminés das indústrias e nos canos de descarga dos carros pode reduzir em 90% a emissão de gases poluentes.