Recortes Nº110 de 2011

11
Recortes nº 110 Índice – 9 de Junho de 2011 APSS lança Museu Virtual do Porto de Setúbal XIX Governo Constitucional em marcha Lion Service da MSC volta a escalar Sines já no final do mês Leixões movimenta mais 11% de contentores Frota de porta-contentores cresce 1,3 milhões de TEU este ano Exponor recebe Fórum do Mar Economia do Mar mostra potencialidades APAT: XIII Congresso Nacional de Transitários marcado para o final de Setembro Algarve – Portos de pesca lançam grandes desafios Porto de pesca – Delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho a Peniche 1

description

APSS lança Museu Virtual do Porto de Setúbal - XIX Governo Constitucional em marcha - Lion Service da MSC volta a escalar Sines já no final do mês - Leixões movimenta mais 11% de contentores - Frota de porta-contentores cresce 1,3 milhões de TEU este ano - Exponor recebe Fórum do Mar - Economia do Mar mostra potencialidades - APAT: XIII Congresso Nacional de Transitários marcado para o final de Setembro - Algarve – Portos de pesca lançam grandes desafios - Porto de pesca – Delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho a Peniche

Transcript of Recortes Nº110 de 2011

Page 1: Recortes Nº110 de 2011

Recortes nº 110Índice – 9 de Junho de 2011APSS lança Museu Virtual do Porto de SetúbalXIX Governo Constitucional em marchaLion Service da MSC volta a escalar Sines já no final do mêsLeixões movimenta mais 11% de contentoresFrota de porta-contentores cresce 1,3 milhões de TEU este anoExponor recebe Fórum do MarEconomia do Mar mostra potencialidadesAPAT: XIII Congresso Nacional de Transitários marcado para o final de SetembroAlgarve – Portos de pesca lançam grandes desafiosPorto de pesca – Delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho a Peniche

1

Page 2: Recortes Nº110 de 2011

Newsletter APP – 8 de Junho de 2011

APSS lança Museu Virtual do Porto de SetúbalA APSS encetou um conjunto de acções conducentes à criação do Museu Virtual do Porto de Setúbal, que já se encontra online, em versão experimental. Os objectivos do projecto assentam na preservação de elementos do património histórico da APSS e, por outro lado, na sua disponibilização para consulta virtual, uma vez que representam uma boa fonte de informação para trabalhos científicos ou empresariais e outros de carácter menos estruturado ou lúdico.Os trabalhos já realizados incluíram a definição da identidade gráfica do Museu Virtual, incluindo criação de logótipo e de layout das páginas Web, apostando no design e na simplicidade da consulta; Definição da estruturas de catalogação e de descritores (tags) que permitam a pesquisa temática dos elementos do espólio; Selecção de matérias, digitalização, catalogação e colocação online dos documentos.Este projecto inclui ainda a dinamização da campanha “Retratos do Porto de Setúbal”, que apela à participação dos colaboradores, ex-colaboradores da APSS e de outras empresas/entidades ligadas ao porto, incluindo ainda a população de Setúbal, sensibilizando-os para a disponibilização de documentos particulares para digitalização e integração no Museu Virtual e, por outro lado, convida-los para colaborarem na identificação das imagens que vão sendo colocadas online.Para além de enriquecer o espólio virtual, pretende-se que o museu seja mais do que o “álbum virtual da APSS”, tornando-o efectivamente no “álbum virtual do Porto de Setúbal”, sublinhando-se (simbolicamente) a importância da colaboração entre todas as entidades que constituem o porto.O Museu Virtual do Porto de Setúbal é acessível através do endereço www.portodesetubal.pt/museu, onde podem ainda ser deixadas sugestões e contributos para a campanha “Retratos do Porto de Setúbal”.

2

Page 3: Recortes Nº110 de 2011

Público – 9 de Junho de 2011 – Pág. 3

3

Page 4: Recortes Nº110 de 2011

Cargo News – 8 de Junho de 2011

Lion Service da MSC volta a escalar Sines já no final do mês

O porto de Sines volta a receber, já a partir do final deste mês, o serviço direto Lion Service, que alinha navios porta-contentores de última geração do armador suíço Mediterranean Ship Company (MSC) provenientes do Extremo Oriente.

Timhamos dado aqui a notícia - A MSC decidira reestruturar ‘Lion Service' (de e para o Extremo Oriente), eliminando as escalas directas dos grandes navios porta-contentores "devido às

presentes condições de mercado do Norte da Europa"A escala do ‘Lion Service' passaria a ser assegurada por navios de menores dimensões (‘feeders') a partir do porto espanhol de Valência.

"Mas a MSC Portugal conseguiu, apesar de tudo, manter as escalas diretas em Sines até final de Maio", explicou Carlos Vasconcelos, director-geral da MSC Portugal. "Como conseguimos manter estas escalas, ficámos na prática sem escala cerca de quatro ou cinco semanas, até porque no dia 28 de Maio saiu de Qingdao o MSC Livorno, que deverá chegar a Sines a 28 de Junho, retomando as escalas directas do serviço Lion a partir do Extremo Oriente".

4

Page 5: Recortes Nº110 de 2011

Transportes & Negócios – 8 de Junho de 2011

Leixões movimenta mais 11% de contentores

Nos primeiros cinco meses do ano o movimento de contentores em Leixões cresceu 11% em termos homólogos, anunciou a TCL, concessionária do terminal.

5

Page 6: Recortes Nº110 de 2011

Transportes & Negócios – 8 de Junho de 2011

Frota de porta-contentores cresce 1,3 milhões de TEU este ano

No final do ano estarão em operação 5 016 navios porta-contentores celulares, com uma capacidade total de 15,5 milhões de TEU. Um crescimento de 8,7% face a 2010, que deverá manter-se até ao final de 2013, prevê a BRS-Alphaliner.

6

Page 7: Recortes Nº110 de 2011

Transportes & Negócios – 8 de Junho de 2011

Exponor recebe Fórum do Mar

Cerca de oito dezenas de empresas e instituições são esperadas na Exponor, na próxima semana, na Feira do Mar, integrada no Fórum do Mar, uma iniciativa conjunta da AEP e da Oceano XXI, e de que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS é um dos media partner.

7

Page 8: Recortes Nº110 de 2011

Diário Económico – 12 de Junho de 2011 – Pág. 12

8

Page 9: Recortes Nº110 de 2011

Cargo News – 8 de Junho de 2011

APAT: XIII Congresso Nacional de Transitários marcado para o final de setembro

A APAT vai realizar, nos próximos dias 30 de setembro, 1 de outubro e 2 de outubro, o XIII Congresso Nacional de Transitários, que terá lugar no Hotel Aqualuz, em Tróia. O evento contará com oradores nacionais e internacionais de reconhecida competência.

Neste evento serão debatidos temas como "A Voz do Mar", "A Voz da Internacionalização" ou "A Voz do Mercado" na dupla óptica transitário e cliente, sendo de destacar que, pela primeira vez num congresso da

APAT, haverá um dia aberto ao mercado em geral dos operadores de comércio internacional como transportadores, carregadores,entidades reguladoras, etc.

9

Page 10: Recortes Nº110 de 2011

Newsletter APP – 9 de Junho de 2011

ALGARVE

Portos de pesca lançam grandes desafios

Muito se tem feito nos portos de pesca do Algarve, nomeadamente nos mais pequenos e na criação de estruturas de apoio à actividade. Um desafio de grandes dimensões quando “há uma certa falta de paternidade dos portos de pesca”, reconhece o responsável pelos portos na região.

10

Page 11: Recortes Nº110 de 2011

Newsletter APP – 9 de Junho de 2011

PORTO DE PESCA

Delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho a PenicheEsteve em Peniche uma Delegação do Parlamento Europeu constituída por Eurodeputados da Comissão Parlamentar das Pescas, com o objectivo de se inteirar da actual situação do sector em Portugal. Do programa fez parte um encontro com representantes do sector no Edifício Cultural de Peniche. Ulisses Pereira, Coordenador do Grupo de Trabalho – PESCAS, em representação do Presidente da Comissão Parlamentar das Pescas da Assembleia da República, deixou algumas considerações que resultaram de um relatório de audição pública sobre o livro verde das pescas.

11