Revista Estilo ND 06

102

description

Revista Estilo ND 06

Transcript of Revista Estilo ND 06

Page 1: Revista Estilo ND 06
Page 2: Revista Estilo ND 06
Page 3: Revista Estilo ND 06
Page 4: Revista Estilo ND 06
Page 5: Revista Estilo ND 06
Page 6: Revista Estilo ND 06
Page 7: Revista Estilo ND 06
Page 8: Revista Estilo ND 06

Capa Projeto Érico Luiz da Conceição

Foto: Cícero Viégas

Elogio à diferença

Explorar vivências, aprofundar visões, integrar diferentes culturas, assimilar tecnologias, aprimorar a estética, rever o antigo, celebrar o novo. São tantas as expressões da realidade que corremos o risco de perder nosso senso crítico. Na hora de desenhar, montar e decorar a casa todos esses elementos entram em cena. Valores, diálogos, linguagens precisam ser avaliadas para que apareçam os primeiros contornos da moradia que queremos.Nesta sexta edição, expomos uma diversidade de possibilidades, uma mescla de tendências e uma variedade de influências nacionais e internacionais. No Perfil Internacional, a vida e a obra do designer francês Pierre Paulin é marcada por um desenho sempre otimista e elegante, e na seção Arquitetura, Zaha Hadid continua reinventando o futuro. Sete profissionais de interiores apontam produtos e soluções inovadoras e práticas para levar para casa. E no giro da decoração, nove lojas do NDVale abrem suas portas e janelas para receber 16 arquitetos e designers de interiores.

Inovação, conforto e segurança estão alinhados com o fascinante mundo da tecnologia. Neste número fazemos um elogio ao que há de mais distinto nesse território tão técnico como conceitual.

Clássicos ou contemporâneos, os tapetes dão importância a decoração, criam contrastes nos ambientes, delimitam territórios, marcam passagens e ainda recepcionam quem chega.

Apresentamos obras dos arquitetos e designers de interiores Caroline Cavichiolli e Érico Luiz da Conceição que apresentam projetos residenciais que primam pela leveza e bom gosto. As diferentes propostas combinam estética, praticidade, coerência e acima de tudo, muita luz e cor. Em alguns casos a postura descontraída é o ponto de partida para a criatividade e em outros casos a sobriedade e a elegância refletem o estilo de vida dos moradores.

Boa Leitura!

estilond

ExpedienteNúcleo de Decoração do ValePresidente: Marilu Baggio Nerbass Vice Presidente: Sidney Rosa Diretora Administrativa: Luiza Teston Cini Diretoras Financeiras: Kathelen Mara Pereira e Solange Hodlich Sedrez Diretor de Marketing: Haiko SchroderDiretora Adjunta: Mariana Spengler Gerente de Relacionamento: Maria Helena

Rua 3110 nr 250 - sala 103 - Centro Balneário Camboriú / Santa Catarina CEP 88330.000 Fone 47 3366 7103

Revista Estilo ND | ano 2 nr 06 - 2011

Paulo Guidalli marketing.Diretor responsável: Paulo Guidalli. Redação: Giovanna Chiamaschi e Alessandra Okasaki. Edição de arte e diagramação: Suellen Winter e Thiane Dorada Deichmann. Imagens: Cícero Viégas.Redação e publicidade: Paulo Guidalli marketing.

Av. Batel, 1230 cj 209 Curitiba PRFone 41 3243 3066 [email protected] www.pauloguidalli.com.br

Impressão e Acabamentowww.grupocorgraf.com.br

08

Page 9: Revista Estilo ND 06
Page 10: Revista Estilo ND 06

17. Monitor: Novidades nas lojas do NDVale

32. Perfil Internacional: O design maduro - Pierre Paulin

36. Radar: Peças-chave para os interiores

38. Entrevista: Solange Sedrez + Mariana Spengler

40. Arquitetura: Desconstruíndo Zaha

46. Especial Showroom: Circuito interno - 09 lojas com 16 arquitetos e designers de interiores

64. Tecnologia + Automação: Viva a vida do futuro

66. Marketing de relacionamento: Proust revisitado

sumário estilond

32

40

64

10

Page 11: Revista Estilo ND 06
Page 12: Revista Estilo ND 06

68. Mar à vista: A força do mercado imobiliário

74. Interior Casa: Caroline Chavichiolli

78. Interior Casa: Érico Luiz da Conceição

82. A luz na arte: Retratos em cores vivas

86. Tapetes: Contracenando com a decoração

92. Londres: Retratos da cena urbana

96. Social: Um giro por Lisboa

98. Boas compras: As melhores lojas de decoração

100. Guia dos profissionais: Uma pequena grande ajuda

sumário estilond

92

74

12

96

Page 13: Revista Estilo ND 06
Page 14: Revista Estilo ND 06
Page 15: Revista Estilo ND 06
Page 16: Revista Estilo ND 06

saccar

o.com

.br

Em 70 lojas no mundo.Av. do Estado, 4770 - Sala 1 - Casa Hall ShoppingBairro dos Estados - Balneário Camboriú - SCFone 47 3241 6563

Page 17: Revista Estilo ND 06

monitorImagine o que as lojas do NDVale podem fazer pela sua casa.

São 34 lojas de produtos e serviços de excepcional qualidade para preencher todas as suas expectativas. Peças originais, design exclusivo, objetos assinados, revestimentos únicos, soluções, ideias surpreendentes e muito mais.

Vá às compras e aproveite!

Glamour ao ar livre. Essa é a proposta da Via Artística para este verão. Uma das sugestões é a poltrona Magis Proust, desenhada pelo italiano Alessandro Mendini. A peça, produzida em polietileno, está disponível em várias cores e pode ser utilizada em ambientes externos.

17

Page 18: Revista Estilo ND 06

estilondmonitor

18

Para a sua casa entrar no clima, a Altimaris apresenta mais uma novidade em ar condicionado. O Split My Mood tem um design exclusivo que muda seu clima com combinações de cores e aromas. A peça emite efeitos luminosos baseados em transição de cores, assim como, aromatiza o ambiente com a opção de sachets. São quatro moods que oferecem sensações de frescor, relaxamento, energia e romance.

A Cabina Armadio da Brinna é toda em MDF, com madeira proveniente de reflorestamentos. A linha

conta com acessórios exclusivos desenvolvidos em Milão. O padrão Laccaplus Cappuccino

(imagem), exclusivo da marca, é 100% ecológico, o que confere alta resistência, durabilidade,

estética perfeita e um toque aveludado.

Para seguir a tendência em materiais exóticos, a Arte & Pedra+Lavaboux traz a linha Matrix, um xisto na tonalidade preto-acinzentado, que conta com diversos tipos de acabamentos, que o tornam diferente entre si. O acabamento Hidrofish (imagem) acentua pontos de brilho, deixando-o com uma aparência rústica e futurista.

Não é exagero dizer que uma luminária é tão importante em uma casa como um sofá

confortável. A Dimatel oferece ideias luminosas quando o assunto é iluminação, como este

Lustre em metal cromado, com cristais e opção em cúpula branca ou preta com motivo rendado.

Pode ser aplicado em ambientes clássicos ou contemporâneos levando um ar de requinte e

sofisticação.

Page 19: Revista Estilo ND 06
Page 20: Revista Estilo ND 06

estilondmonitor

A Magic Hole tem silhoueta limpa e superfícies retas que terminam em curvas

arredondadas. A coleção foi desenhada por Philippe Starck e Eugeni Quitllet, e é

exclusividade da 4 Elementos. Fabricado com a técnica de rotomoldagem, a coleção

inclui um sofá de dois lugares e uma poltrona nas cores branco, cinza ou preto.

A Duocasa traz em seus produtos o exclusivo Poliéster Protetor 7 Camadas de Pintura, que além da alta resistência, confere uma estética sofisticada e um toque incomparável à superfície das peças.

A luz é um componente fundamental na decoração. Ideal para ambientar as salas de estar, os abajoures da série Design Contemporâneo da Cia da Luz são produzidos em polipropileno com iluminação na base da peça e na cúpula.

As poltronas, sofás e mesas de centro Hera, que você encontra na Algardi Casa, têm fibras sintéticas

de alta qualidade e estruturas em alumínio. Ideal para os ambientes

externos e internos. As tramas estão disponíveis em diversas cores.

20

Page 21: Revista Estilo ND 06
Page 22: Revista Estilo ND 06

estilondmonitor

As pedras quartzito São Tomé da EW Pedras podem ser aplicadas em paredes (em forma de filete – canjiquinha), em mosaicos, em pisos e podem ainda revestir as bordas de piscinas (são antiderrapantes). A pedra tem a seu favor o recurso natural e a beleza estética.

Seja em ambientes clássicos ou contemporâneos, os tapetes orientais sempre fazem a diferença na hora de decorar a casa. Não faltam bons exemplos na Farahan Tapetes, como o Tabriz Mahi, um dos desenhos mais antigos da Persia, o Hosseinabad, um rústico de alta qualidade, ou o Zigler, um modelo mais moderno.

Tornar o dia a dia mais especial. Atividades corriqueiras como reunir os amigos, a família ou até mesmo ler um livro, tornam–se muito mais agradável em um ambiente protegido por um toldo Stobag. Projetados especialmente para quem gosta de desfrutar bons momentos nas áreas externas, a sugestão da Natur é o modelo Select que agrega design, funcionalidade e segurança.

O Elevador de Teto para televisão e monitor é usado em ambientes onde a beleza, a discrição e tecnologia são essenciais. O Flap fica embutido no forro de gesso. Disponível em diversos tamanhos na MK Som e Imagem. Atende diversos modelos de televisores e é acionado através de controle remoto.

22

Page 23: Revista Estilo ND 06
Page 24: Revista Estilo ND 06

A versatilidade da madeira traduz a principal característica da linha Bioplant. Elaborada em madeira de reflorestamento, as peças imprimem a responsabilidade da Galeria Mosarte com o meio ambiente. Os revestimentos estão disponíveis em três variações de tons: decapê, imbuia e gris e podem ser encontrados na loja de Balneário Camboriú.

Complicado estar com as mãos ocupadas ou sujas e precisar abrir uma simples torneira, não? Na Maison du Banho você encontra com exclusividade o monocomando para cozinha Addison, com a tecnologia Touch2O. Basta tocar em qualquer parte da peça, que a função, sensível ao toque, faz com que a água saia imediatamente.

Cosmopolita e cheio de estilo são os novos vasos em concreto com acabamento mineral, que a Oriente-se Design Contemporâneo traz para inovar o seu ambiente.

estilondmonitor

O projetor Blackwing One Full-HD da Syncrovision tem tecnologia 3D e é a solução

ideal para quem deseja a melhor projeção em sistemas 2D e 3D. O projetor tem design

futurista, na cor gloss black e foi projetado por Antoine Béon, renomado designer francês. O

chassi é feito de ABS-PC, material usado na indústria automobilística para absorver ruídos, o

que torna o projetor ultra-silencioso.

24

Page 25: Revista Estilo ND 06
Page 26: Revista Estilo ND 06

O aquecimento solar de água é uma ótima escolha em todos os sentidos: valoriza o imóvel e ainda ajuda a construir um futuro melhor, com

uma fonte de energia limpa e renovável. Este assunto tão importante merece ser tratado por especialistas como a Transsen e a Frigelar, que agora é Frigemar - uma nova marca - mas com

o mesmo comprometimento.

A Saccaro acaba de lançar uma linha cheia de bossa. A poltrona Brasileirinha, assinada pelo

designer Roque Frizzo, é inspirada nas curvas das calçadas de Copacabana e no traçado livre

das obras do arquiteto Oscar Niemeyer. A estrutura desenvolvida em madeira, teve a sua

rigidez curvada para proporcionar sofisticação à peça e envolver quem senta.

A poltrona revestida com manta bordada à mão, por artesãs da Ásia Central, serve de inspiração para um toque étnico na decoração de interiores, encantando arquitetos e designers do mundo todo. Agora também no Brasil e na Emporium A.

estilondmonitor

Há um extenso cardápio de materiais para revestir as bancadas de cozinhas. Os requisitos fundamentais devem ser vida longa, facilidade de limpeza e estética. O Corian está no topo desta cadeia. Reconhecido pela sua beleza, o Corian é flexível, elegante e ainda pode ser esculpido. Para dar ares de modernidade na sua cozinha, a Marmoraria Moser recomenda o acabamento Glacier White.

26

Page 27: Revista Estilo ND 06
Page 28: Revista Estilo ND 06

estilondmonitor

28

Que tal mudar a cara da sua estante todos os dias com simples toques nas portas? Parece brincadeira – e você pode até brincar mesmo com isso – mas a ideia é agregar ainda mais beleza e charme às estantes e à decoração dos ambientes, com um up no quesito renovação. Estamos falando das novas portas que compõem a coleção de estantes Florense, uma proposta inteligente que já está disponível na rede de lojas da marca.

Liberdade de criação e personalização com produtos que valorizam qualquer projeto. A

Claris, através da SLA Portas e Janelas, oferece uma gama de produtos totalmente personalizados e com design diferenciado, o que garante exclusividade e liberdade de

criação. Além da beleza, durabilidade e conforto, o produto oferece máxima vedação térmica e acústica, preservando a luminosidade natural.

Quem utiliza madeira de demolição da Tafona em suas obras ganha muito mais que um belo estilo. Está também colaborando com o meio ambiente. Todas as peças, como esta porta pivotante, são desenvolvidas com madeira de demolição o que significa estar ecologicamente correto e alinhado com as tendências.

A poltrona Lodi da Guitt´s Interiores é uma releitura do clássico Chesterfield, que agora volta com um visual mais moderno como os pés em acrílico. Pode ser produzida como a original em couro ou com a opção em tecidos e vários tamanhos.

Page 29: Revista Estilo ND 06

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Page 30: Revista Estilo ND 06

monitorestilond

A Formaplas apresenta um dos lançamentos da sua Linha Cozinha. O diferencial do mobiliário está nas gavetas Eximia Branco Seda, com capacidade de carga de 65kg, com altura que permite melhor aproveitamento interno e com sistema de amortecimento integrado. As gavetas contém forro antideslizante, divisores de talheres em aço inox e iluminação interna. As frentes são revestidas por uma novidade da marca: o laminado decorativo de alta pressão Strato Grey, que segue as tendências de Milão.

A Flamingo traz a nova linha premium da Trussardi, top of the top da marca. Batizada de Inspirazione, a linha é a tradução perfeita do que devem vestir as camas da realeza. Feita com materiais nobres e acabamento artesanal, tem um toque incomparável e chega acompanhada de caixas classudas capazes de provocar doces suspiros.

As áreas verdes têm ocupado um espaço especial nas nossas casas e a Agrojardins sempre apresenta algo inovador. Um exemplo é a palmeira Fênix Canariensis - originária do Uruguai - que tem revolucionado o setor de paisagismo. Esta planta exuberante está disponível e em exposição em vários tamanhos.

Encantadores e deslumbrantes, sofisticados e originais, os tecidos da Cerarte passam sensação de aconhego, elegância e bem-

estar. Capazes de atender todos os estilos de decoração graças a diversidade de cores,

estampas e texturas que acompanham as tendências mundiais, os tecidos fazem toda a

diferença na hora de montar a casa.

30

Endereço das lojas na página 98

Page 31: Revista Estilo ND 06

Gara

ntia

de 1

0 a

nos

do p

erf

il, c

ontr

a c

orr

osã

o,

desc

asc

am

ento

, am

are

lam

ento

, defo

rmaçã

o e

manch

as.

SI -

R

2

A

0

L

1

C

1

-

O

TL

NA

EN

ÇM

A

www.clarisportasejanelas.com.br

Novas oportunidades de mercado e ampliação de portifólio.

A Claris inova mais uma vez, trazendo uma Linha de produtos com ampliaçãosignificativa de tipologias moduláveis na Linha Residence para atender as necessidades racionais de construções verticais, comerciais e residenciais, com os benefícios exclusivos do PVC.São 20 novas opções entre portas, janelas e acessórios. Além de contribuir para consolidar a liderança da marca Claris, com qualidade e produtos inovadores, as novas tipologias vêm complementar a demanda pelos mais variados tipos de projetos, especialmente as construções verticais.

ResidenceResidenceLinha

Rua 200, 81 - Balneário Camboriu - Santa CatarinaCep: 88330-000 - Tel.: (47) 3361.4446

E-mail: [email protected]

S L APORTAS E JANELAS EM PVC

CONFORTO TERMO-ACÚSTICO

Page 32: Revista Estilo ND 06

estilondPor Giovanna Chiamaschi

Perfil Internacional | Pierre Paulin

Vida longa ao designSempre com um olhar no futuro, Pierre Paulin disseminou por todo o seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo, e seus trabalhos, mesmo depois de quarenta anos, ainda inspiram admiração.

Pierre Paulin nasceu na França em 1927 e foi um dos designers franceses mais talentosos da metade do século XX.

Paulin se estabeleceu como designer industrial e de interiores, criando desde automóveis até telefones e embalagens. Mas foram suas cadeiras, poltronas e mesas, que o colocaram no Olimpo dos designers mundiais.

Em 1952, suas criações chamaram a atenção da empresa austríaca Thonet, onde ele aperfeiçoou novos materiais, como espumas, plásticos, metais e até mesmo o couro, seguindo a mesma linha de pensamentos dos designers Charles Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia.

Foi em 1956, após aceitar o convite de Harry Wageman para juntar-se a empresa Artfort, que Paulin encontrou os meios e suportes necessários para realizar a produção dos seus projetos.

Tulip Chair, 1965

32

Page 33: Revista Estilo ND 06

3

2

1

45

1 - Slice Chair, 19602 -Tangue, 19663 - Archi With Armrests, 19554 - Pumpkin seating, 19715 - Antigone

33

Page 34: Revista Estilo ND 06

estilond38

Os conceitos de simplicidade e a recusa de qualquer “efeito lírico” em suas peças fizeram florescer projetos cujos nomes eram apenas numerados. Suas produções inovadoras anteciparam revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.

No final dos anos 1960, convidado a participar do Le Mobilier National, um novo laboratório de pesquisa e criação, Paulin, ao lado de talentosos artesãos, tornou-se o responsável pela restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, que abriga as criações de Leonardo da Vinci, a restauração do apartamento particular do presidente George Pompidou no Palácio Elysiée, em Paris, e posteriormente, a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Miterrand, em 1982.

Apesar de todas estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para a fama de Pierre Paulin, foram, sem dúvida, seus móveis manufaturados pela fábrica Artfort que trouxeram o reconhecimento público. Um mobiliário que promove conforto, design e poesia à vida contemporânea.

estilond

1

2

3

1- Curule Chair, 19822 - Thot tables3 - Anda Armchair

34

Page 35: Revista Estilo ND 06
Page 36: Revista Estilo ND 06

Tecnologia, natureza, inovação, preservação, vintage, vanguarda ... Esta diversidade tão nossa, revela surpreendentes belezas. Basta percorrer as lojas do NDVale para encontrar verdadeiras peças-chave para a decoração. A ideia é pesquisar, garimpar, selecionar e levar para casa. E nada melhor do que contar com uma pequena ajuda dos nossos melhores designers de interiores.

estilond

RadarFotos Cícero Viégas

Acabamentos nobres - O mundo das rochas nobres tem sido generoso com a decoração. Na hora de escolher as melhores soluções para seus projetos, as arquitetas Alessandra Deeke e Giovanna Deeke procuram a diversidade de pedras oferecida pela Arte & Pedras + Lavaboux. Tão próximas da natureza, conhecer cada uma a fundo é o primeiro passo para decidir qual delas entrará no projeto. A sugestão de vanguarda são as superfícies de quartzo Silestone, que emprestam beleza e elegância às bancadas de cozinhas e banheiros.

Organizando ideais - Estilo importa, sim, mas o que norteia um projeto é a funcionalidade. Como não se troca bancadas, armários e revestimentos com a mesma frequencia com que se substitui outros elementos decorativos, a arquiteta Cibeli Spolti considera que um mobiliário Brinna, como esta charmosa estante, alia vida longa com a elegância e a praticidade.

36

Page 37: Revista Estilo ND 06

Escolha onde pisa - Definir os materiais para revestir o chão da casa é tarefa delicada. Não pise em falso - gostar deste ou daquele tipo não é o suficiente. Na hora de levar em conta o lado prático, a facilidade da aplicação, a durabilidade e a adequação ao espaço a que se destina, a profissional de interiores Marianne Clasen procura a Natur, que sabe indicar corretamente o piso para cada projeto.

Tecnologia à vista – Eles ocupam pouco espaço ou podem, até mesmo, ficarem guardados ou escondidos. O importante é que, quando acionados, estes sofisticados sistemas respondem a altura. E que altura! Na hora de buscar soluções de vanguarda para seus clientes, os arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos encontram na Syncrovision os mais avançados equipamentos em áudio e vídeo, que ainda agregam design arrojado e muita performance.

Bela diversidade - A infinidade de peças sofisticadas e de elementos tão inusitados que recheiam a Guitt´s Interiores chama atenção de quem entra no showroom da marca. Entre tantas atrações para selecionar, a arquiteta Indiara Darós sugere este divertido e colorido armário, que se encaixa perfeitamente em qualquer local da casa.

37

Endereço das lojas na página 98

Page 38: Revista Estilo ND 06

Entrevista | Solange Sedrez e Mariana Spengler

Foto Cícero Viégas

Crescimento e Valorização

estilond38

Acompanhar atentamente a evolução do mercado da alta decoração nacional faz parte do dia a dia dessas duas bem sucedidas empresárias, Solange Sedrez e Mariana Spengler, que ocupam respectivamente os cargos de diretora financeira e diretora adjunta do Núcleo de Decoração do Vale.

Page 39: Revista Estilo ND 06

Crescimento e Valorização

Saber interpretar as necessidades dos profissionais de interiores e dos consumidores premium quando o assunto é decoração de interiores, requer destas empresárias uma percepção aguçada e principalmente, atenção especial aos movimentos do mercado.

Donas de personalidades cativantes, nesta conversa aberta elas falam sobre como transformar ideias em ações concretas e como o NDVale tem contribuído para o fortalecimento do mercado regional, graças a agilidade, competência e envolvimento dos seus associados.

- Estamos assistindo profundas mudanças no relacionamento dos lojistas com os seus clientes. O que os empresários neste segmento da decoração ainda precisam implementar para se adequar a este novo cenário?

Entendemos que no passado o que mais valia para os profissionais eram as opções de produtos. A relação estava baseada praticamente num bom atendimento e na atenção dada a cada detalhe. Neste momento, onde o mundo está aberto a tudo e a todos, onde cada profissional pode e deve ousar mais, atender bem e ter produtos de qualidade é apenas obrigação. O que precisamos ter são sistemas onde o profissional de interiores passa a sentir segurança em todos os serviços prestados. Há necessidade de velocidade, de customizar soluções, de fornecer ferramentas tecnológicas, de informar rápido e de atualizá-los sempre. Deixá-los tranquilos no sentido de, ao encerrarem seus projetos, poderem passar para outros sem ter que retornar ao primeiro para resolver problemas de logística. Enfim, finalizar seu trabalho. Essas são ações essenciais para tê-los como verdadeiros e fiéis parceiros. - No que o NDVale pode contribuir para criar uma combinação perfeita entre lojas associadas, profissionais de interiores e consumidores?

O NDVale tem o papel fundamental de oferecer instrumentos aos seus associados no sentido de fazer com que cada profissional de interiores se sinta único. Deve ter no seu quadro de associados empresas que tenham como missão oferecer produtos atuais e serviços diferenciados. Devem procurar entender o que cada especificador de interiores pensa e precisa. Quais seus entendimentos sobre o assunto relacionado. O NDVale poderá fazer uma excelente pesquisa, com conteúdo e resultados profundos, no sentido de dirigir seu planejamento estratégico para obter melhoria das relações e dos resultados esperados. Afinal, o que queremos são arquitetos e designers de interiores satisfeitos com todas as lojas do NDVale e que cada associado cresça na proporção de suas metas e objetivos. - Quais são as metas do NDVale para o próximo ano e quais serão os maiores desafios?

Diríamos que o fortalecimento do NDVale se dará através de um excelente planejamento estratégico com o objetivo de achar soluções para se tornar o melhor e mais diferenciado grupo de lojistas, apresentando aos seus clientes especificadores soluções necessárias para deixá-los tranquilos com a execução de seus projetos, poder também implantar um sistema de incentivo que seja diferenciado e atrativo. Os profissionais já se acostumaram com os modelos atuais, estão esperando atitudes e propostas inovadoras.

39

Todos estes conhecimentos, experiências e vivências adquiridos neste segmento tão envolvente como desafiador, são transferidos para o NDVale, ajudando no crescimento e na valorização da associação.

Page 40: Revista Estilo ND 06

Arquitetura

por Paulo Guidalli

estilond

De volta para o futuro

40

Novas obras de Zaha Hadid acentuam a força, o carisma e a visão abrangente dessa arquiteta iraquiana.

Page 41: Revista Estilo ND 06

Guangzhu Opera House photo by Christian Richters

Page 42: Revista Estilo ND 06

estilondArquitetura

42

Zaha Hadid estudou e ensinou na London´s Architectural Association antes de alcançar proeminências com seus sensacionais desenhos e pinturas de croquis para licitações, principalmente para o Hong Kong Peak. Suas geometrias dinâmicas extraídas dos construtivistas russos apresentam novas sensibilidades intelectuais e estéticas dos desconstrutivistas. Depois de graduada, Zaha frequentou o escritório OMA, de Rem Koolhass, de quem se tornou sócia, para, em 1980, abrir seu próprio estúdio. Em 2004 Zaha Hadid se tornou a primeira mulher a ganhar o prestigiado prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obras, ainda que uma grande parte delas nunca tenha se materializado. O primeiro edifício de Hadid foi um posto de bombeiros para a Vitra, em Wiel-am-Rhein (1991), uma construção com um plano horizontal, espetacularmente alongado e com projeções angulares. Suas obras mais recentes seguem as mesmas idéias que abalaram o universo da arquitetura.

Guangzhu Opera House photo by Iwan Baan

Gua

ngzh

u O

pera

Hou

se p

hoto

by

Iwan

Baa

n

Page 43: Revista Estilo ND 06

As estruturas de aço ainda se encontram nestas novas edificações, bem como os skies lobbys, espaços que podem ser usados como cafés, bibliotecas e salas para palestras. As passarelas agora, tão presente nos trabalhos da arquiteta, dispõem de tecnologias computadorizadas interativas, de modo que, internamente são lidas como jornais digitais pelo público de passagem entre as diferentes partes de um campus ou de um museu.Para os que não possuem uma compreensão segura de projetos arquitetônicos, as geometrias dos grandes projetos são difíceis de compreender, mas a visão dos edifícios é sempre tão maravilhosa quanto instigante. Os novos projetos são sinuosas curvas iluminadas pela luz do dia, um grande desafio para seus usuários, convidados para interagirem com sua arquitetura. Com este espírito desconstrutivista, Zaha Hadid rompe com as certezas formais e espaciais e nos encoraja a repensar a relação entre arte e arquitetura.

Guangzhu Opera House photo by Iwan Baan Guangzhu Opera House photo by Virgile Simon Bertrand

Gua

ngzh

u O

pera

Hou

se p

hoto

by

Chr

istia

n R

icht

ers

Page 44: Revista Estilo ND 06

estilondArquitetura

44

Nos últimos anos Zaha Hadid tem também desenhado móveis e objetos para a Swarovski, Dupont, Alessi, Sawaya & Moroni, Established & Sons, para citar algumas empresas. Seus trabalhos têm sido mostrados em diversas exposições no mundo todo.

Mus

eum

Gla

sgow

pho

to b

y A

lan

McA

teer

Museum Glasgow photo by Alan McAteer

Museum Glasgow photo by Alan McAteer

Page 45: Revista Estilo ND 06
Page 46: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

Fotos Cícero Viégas

Um giro pelas lojas do NDVale é sempre relaxante, divertido e surpreendente. Nesta edição nós abrimos

09 lojas de decoração para receber 16 renomados profissionais da decoração.

Bom passeio a todos!

Endereço das lojas na página 98

Especial Showroom

46

Page 47: Revista Estilo ND 06

Cerarte | Ana Luisa Reis Panozzo e Artur Henrique dos Santos

Tempos modernos - A Cerarte tornou-se sinônimo de exclusividade e de produtos diferenciados. As renomadas marcas oferecidas pela loja unem atributos que vão da beleza à sofisticação. Os arquitetos Ana Luisa Panozzo e Artur Henrique dos Santos gostam de percorrer o elegante showroom da Avenida Brasil, dividido em dois pavimentos. A gama de tecidos versáteis, que mistura o sintético e o natural, o clássico e o contemporâneo e os papéis de paredes diversificados e exclusivos, se adaptam aos melhores projetos. A loja também oferece as elegantes cortinas e persianas da grife Luxaflex.

47

Page 48: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

48

Page 49: Revista Estilo ND 06

DuoCasa | Deisi Priori Costa e Débora Costa da Silva

Mobiliário caprichado - Recém inaugurada, a DuoCasa oferece soluções de conforto e sofisticação em móveis sob medida para toda casa. As arquitetas Deisi Priori Costa e Débora Costa da Silva apreciam o design, a qualidade e o comprometimento da marca, que já chega no mercado da decoração altamente reconhecida. A preocupação com o desenho e a elegância é percebida em cada produto, seja nas áreas íntimas da casa, com seus armários e closets, seja nos espaços sociais, com seus home theater, home office e cozinhas.

49

Page 50: Revista Estilo ND 06

Especial Showroomestilond50

Page 51: Revista Estilo ND 06

Emporium A | Francisco Macedo Bohn e Lygia Sievert

Diversidade ao alcance - A diversidade de estilos de objetos e móveis de decoração pode ser encontrada em todos os cantos da Emporium A. Com essa diversidade, o consumidor e seu decorador podem criar ambientes cosmopolitas, confortáveis e atemporais, sempre pensando no bem estar de quem ali vive. Essa filosofia guia a loja desde sua fundação, há 20 anos, com sucesso inegável na região. Os profissionais de interiores Francisco Macedo Bohn e Lygia Sievert são parceiros de longa data e não perdem uma chance de se envolver na enorme variedade de produtos, sempre se surpreendendo com algo novo e inusitado.

51

Page 52: Revista Estilo ND 06

Especial Showroomestilond52

Page 53: Revista Estilo ND 06

Florense | Giseli Santos de Andrade e Dado de Andrade

Marca forte – fruto da combinação entre expertise, design e tendência, o portfólio da Florense abrange produtos para compor salas, dormitórios, cozinhas e áreas de serviço. O toque de qualidade passa pelas mãos de equipes altamente qualificadas, revelado nos acabamentos e nos desenhos. Os profissionais de interiores Giseli Santos de Andrade e Dado de Andrade apreciam a originalidade, a inovação e o refinamento desta conceituada marca.

53

Page 54: Revista Estilo ND 06

Especial Showroomestilond54

Page 55: Revista Estilo ND 06

MK Som e Imagem | Ernani Luiz Dias

Vida fácil - O forte da MK Som e Imagem são as marcas internacionais que não se cansam de apresentar novidades para agradar nossos sentidos e facilitar nossas vidas. Para o designer de interiores Ernani Luiz Dias, a tecnologia avança a passos rápidos proporcionando recursos nunca antes imaginados. E principalmente, proporcionando a integração de todos estes sistemas, permitindo que seja possível com apenas um controle acessar home theater, telas, projetores e caixas acústicas, tvs de plasma, leds ou LCD. Além da nova estrutura e do novo showroom, outro diferencial da marca é a mão de obra especializada e o pós-venda impecável. Um sonho de consumo que se torna realidade.

55

Page 56: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

56

Page 57: Revista Estilo ND 06

SLA Portas e Janelas | Canísio Beeck

Abre e fecha - Bons acabamentos, funcionalidade e materiais inteligentes andam juntos quando o assunto é construir uma casa. A SLA Portas e Janelas é uma empresa especializada em portas e janelas em PVC de alta qualidade, com precisão e soluções inovadoras. Para o arquiteto Canísio Beeck, a agilidade no atendimento, o cumprimento de prazos e a assistência técnica são as marcas da loja, que alia tudo isso ao bom gosto e a qualidade. A ideia é ajudar os profissionais a transmitir beleza, praticidade e segurança aos projetos por eles criados, a fim de obter o melhor resultado para seus clientes e soluções inovadoras garantida pelo fabricante Claris.

57

Page 58: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

58

Page 59: Revista Estilo ND 06

Spengler Decor | Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut da Silveira

Cheia de personalidade - No showroom recentemente ampliado, as profissionais de interiores Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut da Silveira podem conferir uma ampla linha de cortinas e persianas, tecidos e papéis de parede que só a Spengler Decor sabe oferecer. Atenta às necessidades de arquitetos e decoradores, a loja conta com uma equipe especializada para atendê-los, orientando na escolha dos produtos e das soluções. Além dos novos e espaçosos ambientes e do diferencial no atendimento, que vai desde a consulta personalizada até o local da obra, a loja oferece serviços de atelier para confecção de cortinas, colchas, almofadas e afins.

59

Page 60: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

60

Page 61: Revista Estilo ND 06

Toda Casa | Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr.

Marca da elegância - Cada visita a Toda Casa é uma nova descoberta. Isso porque não param de chegar produtos diferentes de cama, mesa e banho, sempre de acordo com as estações e as últimas tendências. Os arquitetos Moacir Schmitt Junior e Sálvio Moraes Junior gostam de admirar as mantas, capas, travesseiros e almofadas que provocam sensação de conforto, frescor e aconchego. Para quem quer ir além, a loja também oferece enxovais sob medida.

61

Page 62: Revista Estilo ND 06

estilondEspecial Showroom

62

Page 63: Revista Estilo ND 06

Via Artística | Janaina Schwinden e Célia Petry

Morar com estilo - Espaço destinado à arte de morar e compor ambientes de alto padrão, a Via Artística oferece algo mais do que simplesmente móveis e objetos, pois trabalha com extensa gama de designers e linhas de produtos de qualidade diferenciados. As recentes marcas italianas acrescentadas no cardápio da loja criaram uma atmosfera fashion que surpreenderam as arquitetas Janaína Schwinden e Célia Petry.

Endereço das lojas na página 98

63

Page 64: Revista Estilo ND 06

TecnologiaFotos: MK Som e Imagem e Syncrovisionn

Painel de controle remoto sem fio á prova d’água – Crestron

Controlar seu sistema da piscina, banheira ou Spa ou até mesmo de seu iate sem se preocupar que o seu painel possa molhar e consequentemente parar de funcionar já não é mais um sonho distante.O painel de controle sem fio a prova d’água da Crestron faz tudo isto com um design arrojado. Sua forma redonda e com a cor azul do mar caribenho demonstra com maior veemência que este equipamento não é um controle remoto comum, mas a possibilidade de você controlar com estilo, comodamente e sem preocupações os ambientes mais difíceis para os painéis comuns. Disponível na Syncrovision.

TecnologiaBasta um toque – leveza, pureza, desenho e funcionalidade para levar para casa ou para o lazer.

As novas tecnologias na área de sistemas e equipamentos de som, vídeo, áudio e automação que acabam de desembarcar no mercado, apostam em tudo isso e muito mais. São produtos de altíssimo padrão, com a mais avançada tecnologia do setor e com o design mais moderno que você já viu.

GLI 101

O Elevador de teto para projetores da MK Som & Imagem é outra solução prática e inovadora. É movimentado automaticamente e se integra perfeitamente no ambiente onde é instalado.

Movimentador

O Movimentador para televisão e monitores é prático e agrega muita tecnologia. É acionado através de controle remoto e seu curso de movimentação, horizontal e rotacional, pode ser mudado em função de cada projeto. O Movimentador pode ser encontrado na MK Som & Imagem.

estilond64

Page 65: Revista Estilo ND 06

iDoc iPad Crestron

A Crestron ® oferece uma solução muito elegante com esta DOC de mesa para o Apple ® IPAD ou IPAD2. Esta solução da Syncrovision pode ser integrada ao seu sistema com a possibilidade de transformar o seu IPAD em um funcional painel de toque Crestron, acoplando-o facilmente a DOC com a comodidade de carregar a bateria em um só lugar. Outro detalhe, você consegue facilmente desconectá-lo da base para a utilização como painel de mão. Isto tudo com um design elegante e inovador que se adequa aos mais sofisticados ambientes.

Receivers Anthem MRX

As opções para o seu Home Theater aumentaram ainda mais com a chegada de três novos receivers da empresa canadense Anthem na Syncrovision. São os equipamentos da linha MRX. Estes receivers são equipados com recursos de calibragem sonora das salas aumentando a performance de todo o sistema. Conta com a mais alta tecnologia em áudio e definição de imagem disponível no mercado com um design sofisticado que agrada os mais exigentes consumidores. Onde encontrar:

MK Som e Imagem e Syncrovision - endereço na página 98

Tela Tensionada

As Telas Elétricas para uso residencial e comercial da MK Som e Imagem são oferecidas em tamanhos diferentes. As telas garantem uma área de projeção 100% plana graças ao tensionamento de suas bordas. Todas as telas têm pintura eletrostática, estrutura de alumínio, que não oxidam e ainda são mais leves.

65

Page 66: Revista Estilo ND 06

Marketing de Relacionamento texto Luis Santi

Proust e a gestãode relacionamento

Texto: Luis Santi

Faz algum tempo que decidi que já era hora de enfrentar Marcel Proust. Comecei pelo Caminhos de Swam, o primeiro dos sete volumes que compõem a obra Em Busca do Tempo Perdido - para muitos, o melhor livro da literatura mundial - escrito entre 1908 e 1923, ano da morte do escritor francês que deixou a obra incompleta.

Não fosse pelos esforços de seu irmão, Robert Proust, e de seu editor na Editora Gallimard, que reuniram os esboços deixados pelo autor e deram forma ao último volume, jamais teríamos o prazer da leitura dessa obra prima.

estilondMarketing de Relacionamento

66

Page 67: Revista Estilo ND 06

Use estas informações para personalizar seus projetos, para escolher as plantas para um jardim de inverno e até mesmo para a pasta na qual você lhe entregará o projeto.

Receba seus clientes com um chá gostoso e de seu sabor preferido, coloque-se à disposição e faça isso parecer algo especial e, principalmente, não faça como Proust, que foi um genial escritor, talvez o melhor entre todos os que já existiram, mas que era muito, muito chato!

* O autor é professor de Administração Estratégica de Marketing dos MBAs da Tear Escola de Negócios - (tearensino.com.br)

Bem, a esta altura você deve estar se perguntando o que afinal tem a ver Proust com marketing. Tem muito, como você logo irá perceber. O que me fez decidir pela leitura tardia, pois já passo dos 40 anos, de Em Busca do Tempo Perdido foi justamente a leitura anterior de um livro até certo ponto despretensioso chamado Sr. Proust, escrito por Celestine Albaret, a governanta que trabalhou com o escritor entre 1915 e 1922, justamente quando ele escreveu a maior parte de sua obra.

No livro, Proust é retratado como uma pessoa totalmente avessa a relacionamentos. Era um notivago ao qual mesmo os seus poucos amigos mais intimos somente lhe tinham acesso após cumprirem certos rituais, como por exemplo passar por uma inspeção sanitária da sua governanta (Proust era asmático e tinha horror a qualquer tipo de coisa que pudesse lhe contaminar os pulmões), jamais tocar em qualquer objeto em seu quarto e ficar a certa distância de seu leito.

Outra coisa que dificultava as poucas e raras visitas era que ele somente as recebia de madrugada, nunca durante o dia. Quis o acaso que a tarefa de escrever este artigo ocorresse justamente em meio a leitura desse maravilhoso livro, o que me fez pensar sobre os enganos que muitas vezes levam empresários e pequenos empreendedores, talvez até mesmo você, a cometerem erros primários no relacionamento (quando existe algum) com os clientes.

Proust me ensinou que qualquer tipo de relacionamento pressupõe a figura de algo que muitas vezes nos esquecemos no marketing: a interatividade, sem a qual qualquer tentativa de nos relacionar com nossos clientes torna-se um esforço débil e sem qualquer sentido prático. De outra forma, como explicar essa mania de alguns em mandar cartões de natal ou de aniversário por email para um cliente que há anos sequer comparece em sua loja ou escritório? Relacionamento?

Me parece mais perda de tempo e dinheiro. A outra coisa não menos óbvia é que o relacionamento é pessoal, ou se preferir, de alguém para alguém.

Consumidores curtem ser valorizados e gostam de interagir com pessoas e não com máquinas, mesmo aquelas que ficam atrás das estações de telemarketing respondendo mecanicamente as perguntas do consumidor a partir de um roteiro. Isto lhe soa peculiar?

O que quero dizer é que o segundo ingrediente fundamental para qualquer gestão de relacionamento eficaz é que ele dever ser gratificante para as duas partes, empresa e consumidor.

Assim, somente podem ter de fato uma gestão de relacionamento as empresas que realmente se preocupam em conhecer e aprender com os seus consumidores, continuamente, em todos aqueles momentos em que isso é possivel.

Muitas vezes, para um arquiteto ou decorador, conversas informais são uma fonte preciosa onde, pela observação, se pode aprender muito sobre os valores, a cultura, o estilo de vida, os hábitos de compra e de comportamento de seus clientes. Sim, eu sei que você esperava algo complexo, planilhas, programas de computador. Ahhh, pára com isso, o marketing é muito simples e consiste apenas em mudanças de hábitos gerenciais.

Comece a partir de hoje: sempre que você perceber algo relevante sobre o comportamente e os hábitos de seus clientes, anote-os em uma pasta ou o equivalente ao prontuário médico de um paciente. Consulte a pasta sempre que você for receber este cliente ou quiser fazer algo realmente extraordinário que o encante.

Use esta informação para lhe dar um cartão de natal mais pessoal, talvez uma gravura de seu artista favorito como reconhecimento pela conquista de uma casa nova.

67

Page 68: Revista Estilo ND 06

estilondMercado Imobiliário Texto: da redação I Fotos: Procave

Mar à VistaNeste cenário promissor, onde todos os segmentos contribuem, o Brasil caminha a passos largos. A construção civil é parte fundamental neste desenvolvimento. Nesta extensa cadeia produtiva há dezenas de empresas de diversas áreas envolvidas. Seja você trabalhador, fornecedor, construtor ou empreendedor ou comprador, a verdade é que nunca vivemos uma época tão vibrante quanto essa.

68

Page 69: Revista Estilo ND 06

1. Este é o momento ideal para adquirir imóveis no litoral de Santa Catarina?Em face das peculiaridades de nosso litoral, sempre será um bom momento investir em imóveis localizados nesta região. A chance de errar é muito baixa, praticamente nula. Somos considerados, já pelo terceiro ano consecutivo, o melhor destino turístico do Brasil, além disso temos as mais belas praias do país, e isto não é pouco, uma vez que nossa costa litorânea tem um pouco mais de 8.500 km. Portanto, estamos falando de uma região relativamente pequena, que foi abençoada com uma enorme concentração de belezas naturais, e com um povo educado que sabe muito bem receber.Além disso, praticamente toda a faixa litorânea de Santa Catarina vem passando por intenso processo de melhoramento em sua infra-estrutura, e os empreendimentos imobiliários vem acompanhando esta evolução. Um bom exemplo deste bom momento pode ser constado na Praia Brava de Itajaí, onde encontra-se em implantação o Brava Home Resort, um empreendimento único, até então só possível de ser encontrado nos melhores balneários dos Estados Unidos, França e Espanha.

2. O mercado imobiliário está sólido e repleto de novidades?Atualmente o mercado imobiliário de Balneário Camboriú conjuga uma ótima combinação de tradição, experiência, profissionalismo e qualidade dos seus empreendimentos. Aqui não há mais espaço para amadorismo e aventureiros. O arrojo dos projetos e os investimentos que estão sendo feitos nos últimos lançamentos são provas de um mercado pujante em constante processo de aprimoramento.

O engenheiro civil Clóvis Stefen de Albuquerque Filho é gerente comercial da Procave, grupo empresarial com sede em Balneário Camboriú, com destacada atuação em incorporações imobiliárias voltadas para o segmento luxo. O Engenheiro tem mais de 24 anos de experiência na gestão de negócios, inclusive em start ups, à frente de projetos desafiadores, que exigiram formulação estratégica, modelagem econômico-financeira, implantação, formação e gerenciamento de equipes, além do acompanhamento dos resultados.

Com o significativo aumento do poder aquisitivo da população brasileira, há aqueles que vêm no litoral excelente oportunidade de negócios, outros preferem estabelecer uma segunda opção de moradia, e há aqueles que definitivamente elegeram o mar como a vista ideal para apreciar pelo resto de suas vidas.

Não importa o motivo. O mar não pode esperar.

69

Page 70: Revista Estilo ND 06

3. Por que o preço do metro quadrado em Balneário Camboriú é elevado em relação a grandes capitais?Por três razões. Em primeiro lugar, decorrente da belíssima paisagem de nossa região, aliada a posição estratégica de nossa cidade, que apresenta uma extensão territorial relativamente pequena, e ao mesmo tempo é objeto de desejo de uma parcela significativa das classes média e alta das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o que faz imperar a lei da oferta e procura. Em segundo, temos uma escassez de terrenos de frente para o mar para novos empreendimentos, o que naturalmente faz com que os valores estejam acima dos encontrados, mesmo nas grandes capitais. E para finalizar, o arrojo dos projetos e a qualidade dos materiais empregados, fazem com que os custos de construção sejam superiores aos normalmente observados em outras localidades.

4. Que fatores garantem o equilíbrio do mercado local e a segurança da compra pelo consumidor?Esta questão referente ao equilíbrio do mercado local depende de uma série de fatores, principalmente aqueles vinculados aos aspectos econômicos e ao público alvo que um determinado empreendimento pretende atender. Mas o fato concreto é que para bons projetos, localizados em terrenos de frente para o mar com foco na Classe AA há espaço.A segurança do consumidor está diretamente relacionada ao histórico da construtora, sua credibilidade no mercado, e as práticas comerciais que adota na venda de seus produtos, afinal estamos falando de valores de investimentos significativos, e não é porque estamos numa região com grande apelo turístico, que quem aqui investe em imóveis não tenha que ter a preocupação com sua valorização e liquidez. Neste sentido, ter um legítimo Procave, por exemplo, é sinônimo de segurança e bom negócio.

5. No segmento comercial, já há uma demanda maior que a oferta?Nossa região está se transformando em importante pólo de negócios, sejam estes de serviços ou na instalação das sedes ou filiais de importantes grupos empresariais (nacionais ou estrangeiros). Associado a isto, temos também um processo de aumento da população fixa, com a vinda de pessoas com bom poder aquisitivo, que acabam por demandar melhores serviços, e que possibilitam melhor remunerar quem lhes presta tais serviços, o que gera um círculo virtuoso, e isto acaba por trazer impacto direto sobre os bons empreendimentos imobiliários com foco no segmento de comércio e serviço. Nossa leitura é que a demanda ainda é superior a oferta, e nos parece que para os próximos cinco anos esta situação não irá sofrer alterações significativas.

estilond70

Page 71: Revista Estilo ND 06
Page 72: Revista Estilo ND 06
Page 73: Revista Estilo ND 06

interioresO mar e a brisa: é tempo de calor, de cores luminosas, de captar novas energias, de dialogar com os amigos, de celebrar a casa. Nesta edição trazemos projetos de interiores situados junto ao mar, inseridos em deslumbrantes paisagens, desafiando os sentidos.

Desenhados em planos amplos, com critérios específicos, cada um dos projetos aqui apresentados impõem-se pelos interiores limpos, onde a luminosidade adapta-se a cada recinto, numa combinação perfeita com a decoração moderna e contemporânea e com o bem-estar físico e emocional.

Mais que uma bela reforma, o apartamento desenhado pela arquiteta Caroline Cavichiolli se transformou num lugar particular onde a geometria aparentemente simples recebe cores cambiantes, distribuição da decoração perfeita e sons harmoniosos vindo do mar, numa experiência sensorial única. O projeto de decoração do designer de interiores Érico Luiz da Conceição parte da liberdade concedida pelo cliente para uma integração perfeita dos ambientes. Há uma correlação entre os espaços, onde o frescor e a leveza das composições combinam com a atmosfera familiar.

Entre nesse mundo de emoções!

Page 74: Revista Estilo ND 06

Interior Casa | Caroline Cavichiolli

fotos dee.house fotografia | Danielle Sedlacek

estilond

A disposição das cores e dos materiais aplicados neste recém reformado apartamento de praia potencializam a luminosidade para criar um local agradável e harmônico de acordo com a filosofia dos seus proprietários.

Frescor e Luminosidade

74

Page 75: Revista Estilo ND 06

75

A arquiteta Caroline Cavichiolli, que assina o projeto de reforma deste apartamento, coloca pontos coloridos em destaques, para quebrar a neutralidade predominante e com certo aroma de mar.

A autora do desenho sempre teve claro, desde o primeiro momento, o ritmo que queria impor a estes espaços amplos que exigiam total integração.

Favorecida pela disposição da planta original, a arquiteta induziu um estilo contemporâneo que corresponde ao gosto da família que habita o local. Para criar uma distribuição que proporcionasse total liberdade de movimento, as divisões foram derrubadas, de forma que, ainda que agrupadas, estas áreas permanecessem com identidade própria.

Na primeira sala de estar, que recepciona quem entra, o amplo e confortável sofá e os puffs são verdadeiros convites ao repouso. As peças, revestidas com tecidos de cores neutras, recebem coloridas e vistosas almofadas.

A zona de estar se estende para acolher outra ilha social formada por elegantes poltronas e chaises, agora revestidas com estampas coloridas e descontraídas.

Page 76: Revista Estilo ND 06

Interior Casa | Caroline Cavichiolliestilond

Lojas do NDVale: 4 Elementos, Altimaris, Cerarte, Cia da Luz, Decor Banho, Frigelar, Guitts Interiores, IZ Life Style, Marmoraria Moser, Spengler Decor, Tafona e Toda Casa.

76

Page 77: Revista Estilo ND 06

77

As varandas, interligadas por portas de vidro, recebem mobiliário em fibras e elementos naturais para manter o equilíbrio estético exigido. Uma das varandas conta com uma mini-copa para atender as refeições rápidas ou pequenos eventos familiares.

Os diversos objetos coloridos distribuídos singelamente atuam como marcos que contracenam com o mobiliário claro e neutro.A distribuição racional está presente também na zona noite.

Nos dormitórios, de caráter mais intimista, predominam os tons claros no mobiliário e nos revestimentos.

As cores joviais aparecem nas listras e nos florais inebriantes dos tecidos e dos papéis de parede, que combinam com perfeição com a neutralidade e o frescor buscado no projeto.

Page 78: Revista Estilo ND 06

Interior Casa | Érico Luiz da Conceição

estilond

Ambientes acolhedores, cores neutras, elementos naturais e uma luminosidade que irradia em todos os espaços,

convertem esta moradia no local ideal para viver e repousar.

Sobriedade convertida em expressão

fotos Cícero Viégas

78

Page 79: Revista Estilo ND 06

79

Sobriedade convertida em expressão

Este apartamento desenhado pelo profissional de interiores Érico Luiz da Conceição ocupa uma área de 100 metros quadrados, e foi pensado para acolher uma família pequena procedente de Brasília.

O ponto de partida é a área social dividida entre o living e a sala de jantar, que estabelecem um diálogo contínuo e harmonioso, integrados pela perfeita combinação da sóbria gama cromática, de cores neutras e cruas, com o mobiliário e objetos.

A iluminação técnica e decorativa é a peça-chave desta elegante integração. O living também ganhou ares de modernidade ao incorporar tecnologia de ponta. Todos os movimentos, de cortinas, ar condicionado, iluminação e projetor 3D, podem ser comandados a partir de um iPad.

A espaçosa e acolhedora varanda é um verdadeiro convite ao doce far niente. Dividida em dois setores, favorece a vista para o mar e pode ser desfrutada, graças à eficiente composição e disposição do mobiliário, nos almoços nos dias quentes ou para relaxar nas noites de verão. Fibras, madeira e vidro valorizam e refrescam o espaço.

Page 80: Revista Estilo ND 06

Interior Casa | Érico Luiz da Conceição

estilond

Lojas do NDVale: 4 Elementos, Decor Banho, Emporium A, Formaplas, Frigelar, IZ Life Style, Marmoraria Moser, Oriente-se e Spengler Decor.

80

Page 81: Revista Estilo ND 06

79

A cozinha, em tons claros, bem disposta e prática, facilita o manuseio dos armários, das gavetas e dos acessórios.

A escolha acertada das lâminas e dos vidros que revestem o mobiliário, asseguram leveza ao ambiente. As bancadas e paredes foram revestidas em Corian. Para as refeições matinais, um reduzido espaço foi aproveitado para dar suporte a uma bancada baixa com duas cadeiras.

Na suíte do casal, também automatizada, um amplo espelho ajuda a ampliar o espaço. A composição de tecidos que compõem as cortinas, colchas e almofadas dão um caráter romântico e acolhedor a este ambiente de refúgio.

No quarto temático do filho único, apaixonado por cães, o profissional de interiores brinca com os tons dos tecidos nas cortinas e aplica diversos objetos que nos remetem a este mundo tão apaixonante.

81

Page 82: Revista Estilo ND 06

A maneira de manipular os materiais varia segundo as técnicas e as intenções de quem produz a pintura, bem como para quem é feita ou por que é produzida. Por onde começar? Bem, vou começar por contar sobre como surgiu o meu interesse. Desde os anos 80 faço sucessivas leituras sobre história da arte.

Nos anos 90 casei-me com uma iluminadora. Explico: profissional que ilumina shows de música, dança, teatro, TV, desfiles, cerimônias e, mais recentemente, edificações e espaços urbanos. É uma iluminação que visa dar movimento, colorido, contrastes, narrativa, e até um significado, à cena ou ambiente.

Durante os anos 2000 reli os livros com uma pergunta em mente: como os pintores representavam a luz em suas pinturas? Olhei as pinturas nas cavernas (os primeiros afrescos), as imagens em tapeçarias, as pinturas em vasos egípcios, gregos, etruscos e romanos, os afrescos e iluminuras medievais, as telas dos renascentistas, dos barrocos, dos neoclássicos, românticos e modernos, nas páginas ilustradas dos livros, e ao olhar como a luz estava representada foi possível identificar o estilo de cada período histórico. A luz foi

representada de maneira diferente na arte pictórica de cada período histórico. Então me veio uma segunda pergunta: o que teria dado origem às diferentes formas de representação da luz?

Elaborei uma hipótese: cada época tinha algum tipo de limitação de materiais disponíveis que condicionava, consequentemente, a maneira de se conseguir o resultado de uma cor para representar a luz. Mas quando olho repetidamente para a pintura de Di Cavalcanti, de 1950, chamada “Aldeia de pescadores” e vejo um sol na cor azul no horizonte, essa minha hipótese não sobrevive pois na época já estavam disponíveis diversas matizes da cor amarela para se representar o sol, ou sua luz, durante o amanhecer.

Percebi que ao me concentrar no elemento “cor” eu teria mais chances de encontrar evidências sobre a representação da luz na pintura. Mas julguei pertinente admitir que, a partir da hipótese inicial, talvez a representação da luz na pintura não fosse exclusivamente o resultado da disponibilidade de elementos materiais em cada época, mas talvez uma consequência resultante dos diferentes significados que se buscava atribuir à luz.

Essa hipótese surgiu quando li o livro “Confissões” escrito por “Santo Agostinho” no séc. IV. Portanto, já que eu dispunha de fontes textuais para combiná-las com fontes visuais em busca de convergências e divergências para proceder a uma análise, decidi que essa história da representação da luz na pintura seria contada a partir da Idade Média. Por quê? Porque anterior a esse período estavam cada vez mais escassas as fontes textuais e visuais à minha disposição, que contivessem uma associação entre texto e pintura unidos pelo elemento “luz”. Assim, meu ponto de partida é o mundo medieval (séc. IV ao séc. XIV).

A representação da luz na pintura ocidental

Esse texto é sobre a história da arte no ocidente. Diferentes atividades humanas foram classificadas como arte na cultura ocidental: música, arquitetura, pintura, escultura, desenho, literatura, teatro e, mais recentemente, o cinema, o web design e novidades diárias do mundo digital. Das pinturas nas cavernas e vasos de cerâmica à pintura de Van Gogh e Tarsila do Amaral aos filmes e jogos em 3D, a mente humana demonstrou sua plasticidade criativa para combinar os materiais que estavam disponíveis em cada época e lugar. A história que vou contar se limita a uma fatia desse universo artístico: a pintura. Seus produtos resultam, basicamente, de tinta aplicada sobre determinada superfície.

estilondLuz | Vivendo com arte

texto Farlley Derze

Os

espo

nsai

s do

s A

rnol

fini,

1434

pin

tura

de

Jan

Van

Eyc

k82

Page 83: Revista Estilo ND 06

A luz divina

Para construir uma compreensão sobre como a luz foi representada na Idade Média, passo a palavra para Santo Agostinho: “amo o meu Deus, luz, voz, perfume e abraço do homem interior, onde brilha para a minha alma uma luz que nenhum espaço contém”. (AGOSTINHO, 1973, p. 195).

Agostinho nasceu em 354 e faleceu em 430, autor da obra “Confissões”, considerada por seus editores como o texto que serviu de base para a normatização e consolidação do cristianismo durante o Império Romano.

No meu entender, a obra de Santo Agostinho somada ao Édito de Milão do imperador romano Constantino, publicado em 313, criaram o ambiente conceitual ideal para fortalecer o advento do cristianismo que se fez representar pelos seus ritos, que incluiu a pintura (mosaicos, têmperas, afrescos, luz das velas) para alfabetizar as pessoas pelo método visual a respeito do projeto da nova religião, projeto esse que também contribuiu para fazer emergir uma nova elite medieval – o clero.

Nas 436 páginas de “Confissões”, traduzida para a língua portuguesa, contabilizei 136 palavras específicas das quais “luz” ou “iluminação” somam juntas 114 ocorrências.

Ao combinar as ideias que Santo Agostinho propõe em seu texto com as imagens pictóricas produzidas em toda a Idade Média, a auréola ao redor da cabeça das divindades cristãs são as evidências visuais de uma representação da “luz interior” que Agostinho defendia como uma característica daquelas divindades.

Procurei por auréolas em pinturas anteriores à Idade Média e não as localizei nos mais de 100 livros e milhares de imagens que tomei como fontes de referência textual e visual. Podemos concluir que na Idade Média a luz estava associada ao mundo divino, à espiritualidade ou “vida iluminada” para quem vivesse a vida eterna no paraíso.

A cor usada para representar a luz é predominantemente composta de tonalidades da cor amarela ou dourada. Tendo em vista a valorização da luz como uma “dádiva divina”, uma

herança conceitual deixada por Santo Agostinho, (valorizada muito antes no Velho Testamento, Gênesis 1:3, “Fiat luz”) somada à ideia de que o mundo divino é diferente do mundo natural porque é eterno e, ainda, o significado de eterno ser a qualidade daquilo que é duradouro (vejamos a aparência duradoura da cor do metal ouro em oposição à deterioração da aparência visual do bronze ou do ferro ou da prata) e, ainda, dia após dia nascer a luz do sol em oposição às trevas noturnas, concluo que usou-se simbolicamente a tonalidade mais ou menos amarela ou dourada para representar o ambiente sempre iluminado, onde se encontrasse a divindade – um representante do mundo eterno e duradouro.

Um halo de luz é representado por um semicírculo ao redor da cabeça daqueles que são, no entender de Santo Agostinho, seres iluminados.

Altarpiece of Saint Clare 1280, Tempera on panel, 9 x 5.5' Maiestas Domini, iluminura do Evangeliário de Godeslac,escola palatina de Aix-la-Chapelle (783)

Iluminura São Paulo, 1185

83

Page 84: Revista Estilo ND 06

A luz natural

Embora o grego Eratóstenes já tivesse concluído que a Terra era redonda, e mediu com sucesso sua circunferência, antes de haver Império Romano ou Idade Média, a elite medieval europeia – o clero - defendia ideologicamente (por falta de contato com os escritos gregos ou por intenções não reveladas) que a Terra era plana.

Mas nos séculos XV e XVI as navegações marítimas mais intensas feitas por outros europeus deram ao homem daquela época a experiência de cruzar os mares e se ver diante do litoral da África e das Américas.

O italiano Marco Polo já havia cruzado os mares até a China, dois séculos antes, mas como diz o velho ditado “uma andorinha só não faz verão”, foi preciso um conjunto de idas, vindas e voltas marítimas no período conhecido como Renascimento (e mercantilismo, sob o ponto de vista econômico), para o homem europeu considerar o valor da natureza, suas ameaças e surpresas, sem necessariamente descartar a ideia da existência de um “mundo divino”. Assim, os renascentistas além de pintar

animais, frutas, pessoas da sociedade, sombras e objetos, também pintaram temas ligados à religião.

Quando procuramos como a luz foi representada nessa época, aquela predominância de luz amarelada-dourada-medieval-divina desaparece do ambiente. Entretanto, conservou-se a auréola na cabeça para se representar um ser iluminado.

Contudo, o ambiente ao redor das divindades representadas no Renascimento tem a luz translúcida, branca, transparente, difusa, que caracteriza a luz natural do sol, tal qual ocorre na natureza, no mundo natural.

O historiador alemão Arnold Hauser, ao escrever “A história social da arte e da literatura”, defende que na Idade Média a representação das sombras não existe porque era proibido pela igreja. Essa informação me ajudou a olhar também as sombras e áreas não iluminadas nas diversas pinturas ao longo da história.

Como na Idade Média todo o investimento conceitual era para se crer no mundo eterno, divino, com uma iluminação eterna, ao contrário do mundo perigoso das trevas,

consequentemente para aquele mundo divino não era desejável a representação da sombra, mesmo diante do fato de que a luz vinda de todas as direções não produz sombras (numa visão mais científica do fenômeno físico), mas especialmente porque a sombra faria com que um fiel se lembrasse da existência do mundo material, devidamente desvalorizado pelo projeto espiritualista-conceitual medieval (visão religiosa).

Pude concluir que no Renascimento a sombra e a luz natural proveniente do sol foram representadas porque aquela sociedade teve acesso a uma nova realidade de mundo (mundo natural), tanto porque se espalharam as histórias dos navegadores de oceanos, como pela recuperação e valorização de textos filosóficos produzidos no mundo grego que antecedeu a Idade Média (a idade do meio: que ficou entre a sociedade da Grécia Antiga e a sociedade renascentista).

A Anunciação, óleo sobre painel - Leonardo da Vinci, pintado entre 1472 e 1475

estilond84

Page 85: Revista Estilo ND 06

Conclusão

Idade Média (séc. IV-XIV)representação da luz divina, com tonalidades de amarelo ao dourado que traduz a espiritualidade da alma e do ambiente.

Renascimento (séc. XV-XVI)representação da luz natural, com tonalidades da cor branca translúcida que traduz a luz do sol difusa no ambiente.

Barroco (séc. XVII-XVIII)representação da luz artificial, com tonalidades amareladas que traduz a chama acesa e um foco de luz numa porção escura do ambiente.

Farlley Derze é professor do Instituto de Pós-Graduação, Diretor de Gestão e Pesquisa da Empresa Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetura. Tem doutorado em Arquitetura pela UnB-DF, e é membro do Núcleo de Estética e Semiótica da FAU/UNB.

A luz artificial

Nos séculos seguintes, XVII e XVIII, chega-se à pintura classificada como barroca, onde a representação da luz adotou como referência a fonte de luz artificial. Consequentemente, as áreas e superfícies distantes da fonte de luz ficavam menos iluminadas.

O resultado visual dessa representação é a predominância de contrastes entre áreas iluminadas e áreas não iluminadas. As zonas amareladas representavam o foco de luz oriundo das chamas de velas, tochas ou lâmpadas a óleo.

Ao redor do foco usaram-se tonalidades de cor escura-enegrecida para representar as zonas não iluminadas, e sombras.

Os profissionais da iluminação cênica de nossos tempos souberam explorar recursos da luz artificial para valorizar objetos, superfícies, espaços, palavras e gestos corporais de um artista em cena através de um jogo de contrastes proporcionados por um repertório de equipamentos elétricos (refletores, projetores, etc.) para gerar focos de luz, controle de intensidade do brilho, movimentos de acende-apaga, dentre

outros recursos de linguagem de iluminação cênica.

Na segunda metade do século XX, ambientes residenciais e comerciais, assim como os espaços urbanos herdaram essa linguagem cênica.

Cada vez mais se assistiu a diferentes maneiras de se reler o espaço por meio da luz: salas-de-jantar, quartos de dormir, praças públicas, monumentos arquitetônicos e esculturas da cultura ocidental urbana, receberam também diferentes matizes de cores.

O advento da fotografia na primeira metade do século XIX e da eletricidade na segunda metade mudaram significativamente a maneira artística de se representar a luz na pintura ocidental. A consequência foi a eclosão de uma avalanche de “ismos” (impressionismo, pontilhismo, expressionismo, futurismo, cubismo, raionismo, surrealismo, modernismo brasileiro) que fez surgir o que se classificou de “arte moderna”.

Cada movimento em seu “ismo” encontrou sua maneira de representar a luz. Mas isso é assunto para outra edição.

85

Page 86: Revista Estilo ND 06

Tapetes

Texto: Cristina Igresias | Maiara Rocha

estilond86

Tão ricos, acolhedores e elegantes, os tapetes têm muita história para contar. Sempre presentes nos melhores projetos de decoração, entram bem em ambientes clássicos ou contemporâneos.

Tecendo Elegancia

O processo de tecelagem baseia-se em esticar os fios sobre um tear e ir amarrando em nós esses fios, assim que a fileira fica pronta, inicia-se outra. De um modo geral, os tapetes são confeccionados com dois principais tipos de nós: o Persa e o Turco.

Ambos são feitos manualmente e os artesões mais habilidosos chegam a fazer quinze nós por minuto. Quanto maior a quantidade de nós, melhor é a qualidade do tapete. Além do mais, seu desenho fica muito mais preciso e nítido.

No caso dos tapetes orientais, eles chegam a ter 500 nós por centímetro quadrado. As cores dos tapetes não são apenas utilizadas por razões decorativas, elas apresentam um forte simbolismo para a cultura oriental.

A tapeçaria oriental é uma arte milenar que fascina muita gente. Não se sabe ao certo de quando são datados os tapetes mais antigos, mas certamente eles pertencem ao período antes de Cristo.

Os povos nômades foram precursores na arte de tecer tapetes, os quais tinham a função primordial de proteger-se da friagem do chão, mas também eram usados para dividir os ambientes e como cortinas.

Mesmo naqueles tempos remotos, o conforto era muito prezado.Com seus constantes deslocamentos os povos nômades acabaram por difundir a arte de tecer tapetes para outros povos. Os maiores centros de tapeçaria surgiram na Pérsia e na Turquia.

Sua rica história, suas cores e seus desenhos sugerem uma viagem encantada às mil e uma noites.

Do oriente ao ocidente O tapete representa uma parte exótica do oriente, estendido sob os nossos pés, eles guardam segredos contados pelas mãos que o ataram, professando uma religião diferente, eles nos convidam a sair da rotina do nosso cotidiano e fazer uma viagem encantada pelos diversos desenhos, cores e motivos apresentados, dos florais que com seus motivos representam a natureza oriental, aos geométricos que aparecem na maioria dos tapetes atados pelos nômades, sendo formas usadas a milênios, os diferentes desenhos indicam a procedência e muitas vezes até a idade das peças.Não é possível datar o momento exato do aparecimento do primeiro tapete oriental, o certo é que servia de proteção contra a friagem do chão, dispensando o uso de couro de animais.Vindos de terras tão distantes estes tapetes chegaram aos nossos lares.

Page 87: Revista Estilo ND 06

87

01

Page 88: Revista Estilo ND 06

estilondTapetes

01 - Patchwork persa - a decoração está com mais personalidade, para isso os tapetes recorrem a estampas, cores e formas inesperadas, surgidas da união de peças de tapetes persas que resultam em um único modelo contemporâneo.

02 - Aubussom, originário da tradição francesa de tapeçaria, usando a técnica de fabricação do kilim e do soumak, seus desenhos e cores são florais e quase sempre apresentam composições neutras. 03 - A Oriente-se mantendo seu estilo de vanguarda com peças clássicas e modernas, trazendo este tapete do nepal com desenho orgânico em lã e rayon de seda, pontuando assim inovação em termos de tendência.

04 - A Oriente-se traz produtos que estampam a vanguarda da decoração nos quatro cantos do mundo, agora também com dois pontos de atendimento, com tapetes orientais e contemporâneos, entre eles este kilim floral de desenho especial e cores vibrantes.

05 - Nylon, desenho e inovação nos mínimos detalhes é a nova linha de tapetes que a Oriente-se traz, com desenhos únicos, arabescados, geométricos, orgânicos, com cores exclusivas em um produto extremamente antialérgico.

Todos na Oriente-se

02

03

04

88

Page 89: Revista Estilo ND 06

O vermelho, que é a cor mais utilizada, simboliza a alegria, enquanto o preto é pouco usado por lembrar a tristeza. O marrom é ligado a terra e representa a fertilidade, por isso também é bastante presente.

Mas não são só as cores que têm significados específicos nos tapetes, os desenhos também têm suas representações. Além dos florais e geométricos, os animais também são reproduzidos nos tapetes, seja em formato real ou estilizado.

O simbolismo dos animais também é muito forte. O escorpião, por exemplo, representa a defesa, enquanto o camelo, que é um animal muito valioso, simboliza a fartura e a felicidade. As flores e plantas também são cheias de significado. As árvores normalmente simbolizam a “árvore da vida” que se refere ao poder divino e a imortalidade.

Os tapetes orientais apresentam uma gama muito variada de estilos, entre eles os principais são: Abadeh, Naim e Ziegler. Os mais fáceis de reconhecer são os do estilo Abadeh, que geralmente possuem um medalhão central com desenhos geométricos, flores ou pássaros nas laterais.

Confeccionados no Paquistão, as características sempre presentes nos tapetes Zieglers são: flores repetidas e tons pastéis. Devido às cores neles utilizadas, estes tapetes aparentam ter mais de um século de história e combinam muito bem com ambientes refinados.

Os tapetes Naim são mais sofisticados que os anteriores. Eles são tecidos em lã sobre algodão, com o contorno do desenho em seda, para dar um efeito de luminosidade. As cores mais tradicionais deste tipo de tapete são o marfim e o azul. Os tapetes orientais não perdem valor, quanto mais antigos, mais valiosos.

Fique de bem e para sempre com o seu oriental

Todo o prestígio de se ter um belo tapete oriental requer vários cuidados. Ele só pode ser lavado por um profissional habilitado, nunca deve ser levado à lavanderias.

O tapete nunca deve ser submetido a processos mecânicos da máquina de lavar, ele deve ser escovado levemente. Também se deve evitar a utilização de panos molhados, pois as fibras naturais do tapete absorvem a umidade, que facilita a proliferação de fungos e ácaros.

Os dois maiores inimigos do tapete são: o pó e a traça. Para mantê-los longe basta apenas sacudir e arejar o tapete com certa frequência, assim eles não permanecerão no tecido.

É importante que pelo menos a cada seis meses o tapete seja retirado do seu local para que nele seja feita uma limpeza completa (aspirador, escovação e ventilação). Deve-se tomar cuidado com a exposição do tapete ao sol, pois o excesso de luz solar tende a modificar as cores da peça.

Quando for preciso deixar o tapete guardado por um longo período é recomendado que ele seja envolvido em tecido de algodão e nunca em plástico, pois as fibras precisam de ar.

Ao seguir dicas simples como essas é possível garantir a beleza e durabilidade do tapete.

05

89

Page 90: Revista Estilo ND 06

estilondLisboa por Paulo Guidalli

92

01 - Genova: Tapete industrial em alto relevo, desenho italiano, cores variadas.

02 - Tabriz Seda: Tapete 100% seda natural com mais de 900.000 nõs/m2, da cidade Tabriz/ Irã, na fronteira com a Turquia , desenhos mais famosos: Naghshe( Floral) e Mahi( peixe)

03 - Kilim Persa: Patchwork, tapete forrado com um material especial dos EUA para dar mais firmeza ao Kilim, feito 100% lã.

04 - Gashghai: Tapete 100% lã feito pelos nomades de Shiraz, cidade famosa pelo seu vinho, características: desenho geométrico, cores vermelho, laranja e preto.

Todos na Farahan Tapetes

Endereço das lojas na página 98

01 02 03

04

Page 91: Revista Estilo ND 06

03

Page 92: Revista Estilo ND 06

estilondLondres

Fontes: Wallpaper I ED London I Attitude I Beople

Londres é das capitais européias a que está mais na moda. Em arte, cultura, gastronomia, decoração e design, esta cidade sempre tem muito para mostrar.

Os londrinos não olham para nós. Nós é que olhamos para eles. A elegância dos homens e das mulheres de todas as idades (desde suas roupas aos seus cortes de cabelo), os parques maravilhosos, as vitrines, as mais incríveis lojas, os edifícios, as ruas, os ônibus, os pubs, as flores ... esta é uma cidade cosmopolita e atraente.

Durante o dia Londres é perfeita e a noite não há nada mais agradável que caminhar pelo SoHo ou no Covent Garden, na Regent Street, na Hoxton Square ou em South Bank (onde está a Tate Gallery), e ver os bares cheios de gente e os mais famosos restaurantes.

London London

92

Page 93: Revista Estilo ND 06

Que energia de superação tão impressionante tem os ingleses. Eles melhoram o tema do smog - o ar hoje é de cordilheira - e a falta de restaurantes. Londres definitivamente superou esta debilidade.

Até 20 anos atrás era difícil comer bem na fascinante capital inglesa. Atualmente Londres é uma das cidades com a oferta gastronômica mais potente do planeta. Há uma variedade gastronômica em qualquer ponto da cidade.

De norte a sul, do leste ao oeste, a diversidade de cozinhas italianas, americanas, indianas, vietnamitas, francesas, chinesas e inglesas, entre muitas outras, não têm comparação alguma com outras partes do mundo.

Além de bons chefs, os lugares estão fabulosamente bem decorados e em todos os estilos. Não falta ousadia, elegância e uma iluminação bem dosada.

Para criar estes espaços existem celebridades como Christian Liaigre, David Collins, Conran & Partners e Philippe Starck, entre outros, que assinam os mais geniais e diversos cenários, desde o retrô Plateau até o futurista Sketch.

Os ingleses são educados e respeitosos, e tem um otimismo contagiante que se nota em cada local que você vá, seja no Hakkasan ou no Nobu Berkeley, ou em qualquer pequeno restaurante simpático atendido por seus donos.

Arquitetura do modernismo ao modernismo

Quando o cinema de Ernö Goldfinger no Elephant & Castle, ao sul de Londres, foi sumariamente destruído em 1988, não havia muito que lamentar. Naquela época, Londres parecia determinada a apenas substituir sua herança modernista por anódinos prédios de escritórios que não ofereciam nenhum outro interesse senão a estética dos anos 1980.

Por que a cidade falhou vergonhosamente nessa missão é um dos segredos arquitetônicos mais bem guardados da Europa. Na verdade, seu legado modernista está entre os maiores prazeres que ela tem a oferecer.

Nenhum outro lugar desta cidade, salvo as melhores estações do trecho Jubilee Line, como Canary Wharf e Southwalk, se distancia tanto das histórias de ataque, incêndios e reconstruções quanto o complexo de Barbican. Caminhe pelas suas passarelas elevadas e pelos lagos cavados no concreto, e você se sentirá em uma coesa paisagem retrô-futurista, fragmentos de uma cidade completamente diferente.

Em uma única noite de 1940, uma área de 142 mil m2 ao norte do centro foi destruída por bombas. As primeiras propostas de reconstrução foram apresentadas em 1955 pelo escritório de arquitetura Chamberlin, Powell & Bon, mas os trabalhos só se encerraram em 1983, com a inauguração do complexo de artes Barbican Centre. Na época, ele parecia desatualizado. Hoje, é como um sonho. Existem diversos projetos do modernismo londrino, todos podendo ser facilmente percorridos em um único dia.

Cool Restaurants

93

Page 94: Revista Estilo ND 06

estilondLondres

Locais selecionados

Além da Bond Street, Londres tem a Selfridges e a Liberty, duas das mais inovadoras e interessantes lojas de departamentos do mundo. Mas as ofertas de consumo vão muito além disso.

Certamente, você terá que circular um pouco, das lojas de acessórios de Marylebone até as marcas mais fashion e caras de Hoxton, como a Star (42 Rivington Street) e a Brix Smith–Starr na mesma rua. E entre as muitas e excelentes lojas de design, vale a pena citar a SCP (135 – 139 Curtain Road).

Já faz tempo que nada de muito interessante acontece em King´s Road, mas Notting Hill ainda consegue lançar conceitos novos e interessantes, especialmente no front da alimentação, em locais como Tea Palace (175 Westbourne Grove) e o The Glocer on Elgin (6 Elgin Crescent), que serve o trivial como se fosse especial.

Sarah Douglas é diretora de arte do The Architect´s Journal e mora em Islington, ao norte de Londres. Ela gosta de ir para o leste quando sai à noite: o Bistrotheque (23-26 Wadeson Street), na sofisticada Bethnal Green, é um dos seus lugares preferidos.

“Gosto da localização, mesmo que seja um pouco fora de mão. A comida e os coquetéis são excelentes”. Ela também e fã do The Slaughteres Lamb (34-35 Great Sutton Street), pelo “ambiente agradável e o atendimento simpático”.

O Golden Heart (110 Commercial Street) é uma taberna muito antiga. “A dona é ótima, e eles também fazem locking (quando os clientes podem permanecer bebendo no bar após o encerramento do expediente).

As idas a Exmouth Market em Clerkenwell incluem um futebol de mesa no bar Café Kick (43 Exmouth Market), que Sarah diz ser “melhor que o do Shoreditch, que é muito maior”.

Ela é uma exímia jogadora. Suas vitórias no Café Kick costumam ser celebradas com um suculento steak no Medcalf (40 Exmouth Market). Para uma noite menos agitada, ela recomenda o recém-formado Parlour Bar do Skecth (9 Conduit Street).

E para uma terapia de consumo, Sarah dá uma passada pelo Saloon (23 Arlington Way), com sua coleção estranha, porém maravilhosa, de moda vintage assinada por Keiko Kim-Hindley. E também visita regularmente a Gagosian Gallery ( 6-24 Britannia Street).

Sugestões de quem está por dentro Sarah Douglas, diretora de arte

94

Page 95: Revista Estilo ND 06

Central: a vida se concentra em áreas como Marylebone, uma região gastronômica, e Mayfair, com seus melhores hotéis. Se o West End é o centro da cidade moderna, o British Museum é o lar espiritual dos literatos londrinos, uma espécie de oásis.

North: Tradicionalmente as colinas do norte de Londres sempre foram locais mais tranqüilos. Hoje, Primrose Hill e King´s Cross já fazem parte do itinerário dos londrinos.

South West: Se você está querendo laçar um oligarca russo ou um príncipe árabe comece por aqui. Esta região é puro luxo. É onde estão algumas das propriedades mais caras do planeta.

West: Notting Hill pode ser visto como uma ilusão: locações de cinemas e antigas casas de estuque, lojas e restaurantes e o mais pitoresco mercado de rua de Londres na Portobello Road.

Pode ser um sonho urbano, mas você não vai se impressionar. Westminster: O centro administrativo da Inglaterra já foi sede de um imenso império e hoje ainda abriga os palácios reais. Abra espaço na multidão de turistas. Entre, veja o gótico urbano e mude de ares.

East: O foco da Londres moderna vem se mudando para cá nos últimos dez anos. É onde vivem e trabalham muitos arquitetos, designers e comerciantes criativos.

South-East: Esta é uma das áreas que mais têm mudado ultimamente e subindo de nível a uma velocidade estonteante. A abertura do Tate Modern obrigou os londrinos a perceberem que a South Bank merecia atenção. O Design Museum foi importante para recuperar a região.

Bússola

A primeira vista, se locomover em Londres pode parecer complicado. Nada disso. Depois de algumas pernadas, a cidade se abre e tudo fica mais fácil. Ainda assim, para facilitar a circulação pela cidade, escolhemos os bairros mais interessantes e suas respectivas atrações.

Veja abaixo algumas sugestões para você se orientar:

95

Page 96: Revista Estilo ND 06

estilond

O NDVale levou os profissionais de interiores que mais se destacaram no Programa de Incentivos 2009/2010, para visitar Lisboa, a charmosa capital de Portugal. Arquitetos e designers de interiores, acompanhados da diretoria do NDvale e de outros importantes lojistas associados, tiveram a oportunidade de percorrer os principais bairros da cidade, como o Bairro Alto e Chiado, núcleo da vida noturna lisboeta, cheio de bares e restaurantes, onde puderam desfrutar a excelente gastronomia local. O grupo também visitou as contagiantes cidades vizinhas de Sintra e Cascais, bem como seus exuberantes castelos que remontam a arquitetura romântica européia. O NDVale entende que premiar com viagens internacionais é estar contribuindo para o aprimoramento, relacionamento e ampliando o conhecimento dos profissionais de interiores. O ambiente cordial que se estabeleceu entre os premiados em viagens anteriores, contaminou outros profissionais e lojistas, que agora passaram a acompanhar o grupo premiado.

Social

LISBOA

96

Page 97: Revista Estilo ND 06

99

47 3349•0004www.procave.com.br/bravahomeresort

A Procave lança a segunda e última etapa de vendas

do mais ousado e bem fundamentado projeto

arquitetônico do Sul do Brasil: o Brava Home Resort.

Seu conceito ímpar destaca tudo o que é importante

na vida, como a amizade, a família, a proximidade

com a natureza em sua melhor forma de ser feliz.

Aproveite esta oportunidade para viver cercado com

os grandes valores da vida. Isso sim é valor.

VISITE NOSSO SHOWROOM:Rua Delfi m de Pádua Peixoto, nº 500

Praia Brava - Itajaí

Mais que um empreendimento, aqui você encontraaqui você encontra

BHR - Anuncio Revista ND - 230x274mm.indd 1 23/11/11 14:58

Page 98: Revista Estilo ND 06

estilondBOAS COMPRAS | Os melhores endereços

MK SOM & IMAGEMAvenida Brasil 1271 loja 09Atlântico Shopping Balneário CamboriúF 47 3360 8501mksom.com.br

MUNDO ANIMAL Avenida Brasil 1271 loja 20/21Atlântico Shopping - Balneário CamboriúF 47 3263 8658presentesmundoanimal.blogspot.com

NATUR 3ª Avenida 2230 Balneário Camboriú F 47 3367 6700naturpisos.com.br

ORIENTE-SERua 3250 | 267A Balneário Camboriú F 47 3361 0139

SACCAROAv do estado 4770 sala 01 Casa Hall Shopping Balneário CamboriúF 47 3241 6563saccaro.com.br

SLA PORTAS E JANELASRua 200 | nº81 Balneário Camboriú F 47 3361 4446 | 3366 3571clarisportasejanelas.com.br

SPENGLER DECOR3ª Avenida 2100 Balneário Camboriú F 47 3366 2020spenglerdecor.com.br

SYNCROVISION ÁUDIO VÍDEO AUTOMAÇÃORua Bruno Hering 805 Blumenau F 47 3329 9400syncrovision.com.br

TAFONA – ANTIGUIDADESRodovia Jorge Lacerda 1231 Ilhota F 47 3343 1059tafona.com.br

TODA CASARua 3550 | 195 Balneário Camboriú F 47 9189 7240

VIA ARTISTICA CLASSICRod Osvaldo Reis 3588 Itajaí F 47 3344 6272 | 3360 6056F 47 3367 1435 | 3360 0211viaartistica.com

EW PEDRAS DECORATIVASRod. Antonio Heil s/n Km 2,50Itaipava - Itajaí F 47 3348 3383

FARAHAN TAPETESRod. Osvaldo Reis 2935 Itajaí F 47 3344 1030farahantapetes.com.br

FLAMINGOAvenida Brasil 741 Balneário CamboriúF 47 3367 2672lojasflamingo.com.br

FLORENSERua 1401 nº425 Balneário Camboriú F 47 3367 2472/ 3367 5771florense.com.br

FORMAPLAS3ª Avenida 1851 Balneário Camboriú F 47 3263 1392formaplas.com.br

FRIGELARRod Osvaldo Reis 780 Itajaí F 47 3247 6666frigelarserv.com.br

GALERIA MOSARTE3ª Avenida 2030 Balneário Camboriú F 47 3360 9648galeriahaus.com.br

GUITT’S INTERIORESRod BR 101 Km 149,5 | 3030 Itapema F 47 3368 3020 | 3368 7020guittsinteriores.com.br

IZ LIFE STYLEAv do Estado 1231 loja 5 Balneário Camboriú F 47 3264 6759izlifestyle.com.br

MAISON DU BANHORua 904 nº330 loja 04 CentroBalneário CamboriúF 47 3393 6251maisondubanho.com.br

MARMORARIA MOSERRod BR 101 Km 124 Balneário Camboriú F 47 3346 5099marmoreegranitos.com.br

4 ELEMENTOS3ª Avenida 1929 - Balneário Camboriú F 47 3361 6060 | 3361 0307loja4elementos.com.br

AGROJARDINSRod BR 101km 133 Marginal Oeste 365 Camboriú F 47 3363 2225agrojardins.com

ALGARDI CASAAv do Estado 4770 loja 02 Casa Hall Shopping Balneário CamboriúF 47 3363 2681algardi.com.br

ALTIMARIS4ª Avenida 230 Balneário Camboriú F 47 3367 3139altimaris.com.br

ARTE & PEDRAS + LAVABOUXAv do Estado 735 Balneário Camboriú F 47 3367 7056 | 3360 7079lavaboux.com.br

BRINNA3ª Avenida 2538 Balneário Camboriú F 47 3368 2457brinna.net

CERARTEAv Brasil 280 Balneário Camboriú F 47 3360 9095cerartedecoracoes.com.br

CIA DA LUZAv do Estado 2400 lj 01 Balneário Camboriú F 47 3264 7675 | 3027 7889ciadaluzilumine.com.br

DECOR BANHO3ª Avenida s/n Balneário Camboriú F 47 3360 0281decorbanho.com.br

DIMATELAv Brasil 1850 Balneário Camboriú F 47 3367 7733dimatel.com.br

DUOCASA3ª Avenida 1462 Balneário Camboriú F 47 3361 1540 duocasa.net

EMPORIUM AAv do Estado 1231 Balneário Camboriú F47 3360 1515 | 2103 9180emporium-a.com.br

98

Page 99: Revista Estilo ND 06
Page 100: Revista Estilo ND 06

GUIA DOS PROFISSIONAIS

estilondErnani Luiz [email protected]

Guerra e Siarcos Arquitetura e InterioresAna Cláudia GuerraPhillippe [email protected]@guerrasiarcos.com.brguerrasiarcos.com.br

IndiARQ Arquitetura e InterioresIndiara Daró[email protected]

Interior DesignFrancisco Macedo BohnLygia [email protected]@hotmail.com

Janaina Schwinden e Célia [email protected]

Marianne [email protected]

Studium SautArianne Saut da SilveiraFlávia Saut da [email protected]@terra.com.br

Pierre Paulinpierrepaulin.com

Zara Hadidzaha-hadid.com

ARQTETOSAna Luisa Reis PanozzoArtur Henrique dos [email protected]

Arquidois – Arquitetura e InterioresDado de AndradeGiseli Santos de [email protected]

Canísio [email protected]

Caroline Cavichiolliarquiteta@carolcavichiolli.com.brcarolcavichiolli.com.br

CASAdesign InterioresMoacir Schmitt Jr.Salvio Moraes Jr.contato@casadesigninteriores.com.brcasadesigninteriores.com.br

Cibeli [email protected]

Costa e Priori Arquitetas AssociadasDébora Costa da SilvaDeisi Priori [email protected]@gmail.com

Design & DetalhesAlessandra DeekeGiovanna [email protected]@terra.com.br

Érico Luiz da Conceiçã[email protected]

100

Zara Hadid - Guangzhou Opera House Photography by Christian Richters

Page 101: Revista Estilo ND 06
Page 102: Revista Estilo ND 06