Saúde da Mulher - Health | Aon · Condições como obesidade, sedentarismo, histórico familiar da...

2
Boletim Especial – Outubro Rosa Saúde da Mulher São Paulo, 07 de outubro de 2013 Equipe Responsável: Dr. Rodolfo Milani Jr. – CRM 41.807 Consultora: Renata Dubas Leal Combate ao Câncer de Mama Mamografia É um tipo de raio X da mama. Os aparelhos modernos utilizam uma quantidade muito baixa de radiação e são bastante seguros. Para a realização do exame, entretanto, as mamas são pressionadas entre duas placas por alguns segundos, o que pode causar algum desconforto. Portanto, evite marcar o exame quando as mamas estiverem mais sensíveis (em geral, um pouco antes ou durante o período menstrual). As mulheres jovens apresentam a mama mais densa, não permitindo a visualização precisa de eventuais anormalidades. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais comum em mulheres (perde apenas para o câncer de pele) e a principal causa de morte por tumores no sexo feminino. Condições como obesidade, sedentarismo, histórico familiar da doença (em mãe, irmãs, tias), uso de alguns hormônios e outros tipos de doenças na de mama são fatores que aumentam o risco do câncer de mama. O diagnóstico precoce do tumor pode permitir a cura da doença. Com essa finalidade, alguns exames são rotineiramente recomendados. O Autoexame das mamas, isto é, a palpação das mamas pela própria mulher, pode ser recomendado para mulheres a partir dos 20 anos de idade. Obviamente, durante a consulta ginecológica de rotina, um profissional de saúde deve também avaliar as mamas. Entretanto, a mamografia é o exame mais importante e mais eficaz e é o que pode revelar alterações nas mamas que não são detectadas no autoexame nem durante a consulta ginecológica. Previna-se Saiba Mais O principal sinal do câncer de mama é o nódulo ou tumor palpável no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir ainda, alterações na pele com aspecto semelhante à casca de laranja e nódulos palpáveis na axila. Estima-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja 1 centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta e o tratamento precoce da doença, se as mamas são periodicamente examinadas pelas mulheres.

Transcript of Saúde da Mulher - Health | Aon · Condições como obesidade, sedentarismo, histórico familiar da...

Boletim Especial – Outubro Rosa

Saúde da MulherSão Paulo, 07 de outubro de 2013

Equipe Responsável:

Dr. Rodolfo Milani Jr. – CRM 41.807Consultora: Renata Dubas LealCombate ao Câncer de Mama

MamografiaÉ um tipo de raio X da mama. Os aparelhos modernos utilizam uma quantidade muito baixa de radiação e são bastante seguros. Para a realização do exame, entretanto, as mamas são pressionadas entre duas placas por alguns segundos, o que pode causar algum desconforto. Portanto, evite marcar o exame quando as mamas estiverem mais sensíveis (em geral, um pouco antes ou durante o período menstrual).

As mulheres jovens apresentam a mama mais densa, não permitindo a visualização precisa de eventuais anormalidades.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais comum em mulheres (perde apenas para o câncer de pele) e a principal causa de morte por tumores no sexo feminino.

Condições como obesidade, sedentarismo, histórico familiar da doença (em mãe, irmãs, tias), uso de alguns hormônios e outros tipos de doenças na de mama são fatores que aumentam o risco do câncer de mama.

O diagnóstico precoce do tumor pode permitir a cura da doença. Com essa finalidade, alguns exames são rotineiramente recomendados.

O Autoexame das mamas, isto é, a palpação das mamas pela própria mulher, pode ser recomendado para mulheres a partir dos 20 anos de idade.

Obviamente, durante a consulta ginecológica de rotina, um profissional de saúde deve também avaliar as mamas. Entretanto, a mamografia é o exame mais importante e mais eficaz e é o que pode revelar alterações nas mamas que não são detectadas no autoexame nem durante a consulta ginecológica.

Previna-se Saiba MaisO principal sinal do câncer de mama é o nódulo ou tumor palpável no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir ainda, alterações na pele com aspecto semelhante à casca de laranja e nódulos palpáveis na axila. Estima-se de 6 a 8 anos o período para que um nódulo atinja 1 centímetro de diâmetro. Esta lenta evolução possibilita a descoberta e o tratamento precoce da doença, se as mamas são periodicamente examinadas pelas mulheres.

Autoexame

• Inicialmente observe as mamas no espelho.

• A palpação pode ser feita em posição deitada, com o braço direito atrás da cabeça e os três dedos do meio da mão esquerda fazendo movimentos circulares sobre a mama direita (para “sentir” a mama e não “pegá-la”) com diferentes níveis de pressão.

• Repita a operação do outro lado.

• Caso note mudanças na forma ou coloração das mamas, enrugamento da pele, nódulos, caroços ou líquido que sai do mamilo, procure o seu médico.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional que Iniciou-se nos EUA em 1997, sendo o seu principal objetivo alertar para a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer de mama.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Uma das ações de divulgação do projeto consiste na iluminação rosa de monumentos históricos.

Saúde da Mulher

Envie suas dúvidas e sugestõessobre este tema para o [email protected]

Envie suas dúvidas e sugestõessobre este tema para o [email protected]

Fontes:- International Women’s Day. World Health Organization. 8 March 2012.

- Women’s Health. JAMA patient page. The Journal of the American Medical Association.

- www.inca.gov.br

São Paulo, 07 de outubro de 2013