Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

20
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE QUÍMICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Aluna: Mª. Lucia dos Santos Silva Orientadora: Ms. Joelia Martins Barros

Transcript of Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

Page 1: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Aluna: Mª. Lucia dos Santos SilvaOrientadora: Ms. Joelia Martins Barros

Page 2: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

INTRODUÇÃO

2

FUNÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS

Estimular os estudantes

Aproximar a teoria da prática

Motivar

Page 3: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

3

OBJETIVOS

Analisar a importância das aulas práticas para a construção do conhecimento químico dos alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado de Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - campus Jequié.

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mensurar o quanto os estudantes dos cursos de Química da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia – campus Jequié, considera as aulas práticas relevantes para o seu aprendizado; Avaliar se os laboratórios didáticos oferecido pela Universidade apresentam carências e se essas deficiências dificultam ou influenciam na construção do seu conhecimento.

Page 4: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

O LABORATÓRIO COMO RECURSO DIDÁTICO E A SUA IMPORTÂNCIA

De um modo geral são concebidas para um laboratório atividades do aprendizado de química que vão além daquelas da sala de aula comum, que são a conversação, a leitura e a escrita. As atividades geralmente previstas para o laboratório, em geral, envolvem a manipulação de objetos, equipamentos e instrumentos de medidas, a observação de fenômenos, o controle de variáveis a interpretação de resultados e anomalias.

Os laboratórios de química tem sido foco de muitos trabalhos de pesquisa em ensino, tanto em países em desenvolvimento, como o Brasil, quanto em países com sistemas educacionais bem estáveis, como é o caso dos países europeus.

4

Page 5: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

5

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Séré (2002), os objetivos do laboratório têm sido ressaltado como: conceitual, epistemológico e procedimental

O objetivo conceitual, é onde a ênfase está em levar os alunos a vivenciar relações entre a teoria e a prática.

No objetivo de natureza epistemológica, a intenção é a de propiciar aos alunos situações experimentais que os levem a adquirir uma percepção do uso da teoria.

O objetivo da natureza procedimental no laboratório leva os discentes a se aproximarem em termos de decisões envolvendo o experimento, planejamento do experimento e aprimoramento na maneira de obter os dados.

Page 6: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

REFERENCIAL TEÓRICO

Como os estudantes enfrentam as dificuldades postas pelo trabalho experimental? Qual a natureza dessas dificuldades e como elas influenciam na maneira pelo qual aprendem? Como se apropriam e lidam com um “protocolo” experimental? Que representações constroem? Estas e outras questões semelhantes, apesar das tentativas já realizadas, mostram-se ainda pobremente exploradas o acesso ao “espontâneo” que permeia o ensino de laboratório (Moreira 1999).

De acordo com(Lunetta,1991),faz-se necessário elucidar ainda mais sobre a importância das aulas práticas. Elas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.

6

Page 7: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

7

METODOLOGIA

TIPO DE PESQUISA

• Abordagem quantitativa e abordagem

• qualitativa.

CENÁRIO DA

PESQUISA

• Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

POPULAÇÃO E AMOSTRA

• Alunos do 2º e 7º semestre do curso de Licenciatura e

• Bacharelado em Química.

Page 8: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

8

COLETAS DE DADOS

• Questionário

TRATAMENTO DE DADOS

• Planilha eletrônica do EXCEL (2007).

METODOLOGIA

Page 9: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

RESULTADO E DISCUSSÃO

A PESQUISA

Através do questionário buscou-se saber quais as reais condições de ensino-aprendizagem a qual os discentes do curso de Química estão submetidos. As informações obtidas foram traduzidas em respostas às seguintes perguntas:

1ª) Como as aulas práticas contribuem para seu aprendizado?2ª) Como a elaboração dos relatórios tem promovido a consolidação do seu conhecimento? 3ª) De que modo as aulas práticas influenciam na motivação para sua aprendizagem?4ª) Você acha que há carências no laboratório?5ª) Cite essas carências.6ª) Em caso afirmativo, diga como estas deficiências interferem no seu aprendizado?

9

Page 10: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

10

Aluno A- “Elas contribuem para que possamos fazer a ligação entre a teoria passada na sala de aula com a prática feita no laboratório, tornando mais fácil o aprendizado. Sem falar que as aulas no laboratório são mais interessantes”.

Aluno B- “...todos os laboratórios daqui apresentam carências. Faltam reagentes, materiais e equipamentos para a execução das práticas. Tudo isso só afeta o nosso aprendizado”.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Page 11: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

11

FIGURA 1. Números de alunos que acreditam que as aulas experimentais contribuem para o seu aprendizado

RESULTADO E DISCUSSÃO

11

Page 12: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

12

Ainda com relação ao questionário, as respostas obtidas com relação a 4ª, 5º e 6ª pergunta, verificou-se que todos os alunos concordam que os laboratórios oferecidos pela universidade são muito carentes e, que essas carências acabam inviabilizando o aprendizado

RESULTADO E DISCUSSÃO

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Alunos que concordam que há carências

Alunos que acreditam que as carências dificultam seu aprendizado

FIGURA 2. Números de alunos que acreditam que os laboratórios são carentes e, dificultam o seu aprendizado.

Page 13: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

O quadro abaixo representa a média dos valores atribuídos aos diferentes objetivos no segundo questionário aplicado, na escala de 1 a 5, relativa à importância dada pelos discentes no desenvolvimento das suas aulas práticas/experimentais.

RESULTADO E DISCUSSÃO

• Valor 1, destinado a não associação de grau de importância para as atividades práticas/experimentais desenvolvidas.

• Valor 2 a associação em parte da importância

• Valor 3 para não associação e nem desprezo de importância,

• Valor 4 para associação de boa importância

• Valor 5 ao objetivo de fundamental importância nas atividades experimentais em laboratório

13

Page 14: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

TABELA 1. Objetivos das atividades práticas/experimentais x Média das importâncias dadas pelos alunos

Objetivos Média

1. Desenvolver habilidades de manuseio de equipamentos

e instrumentos de medidas 3,31

2. Estimular os estudantes a interpretar e observar os

fenômenos4,17

3. Aprimorar produção de relatório 3,57

4. Desenvolver o espírito de iniciação científica2,14

5. Motivar os alunos para o estudo da química4,50

6. Aproximar teoria e a prática 4,33

7. Proporcionar maior contato entre professor e aluno

2,66

RESULTADO E DISCUSSÃO

14

Page 15: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

Se tomarmos por referência tais vertentes acima, relacionaríamos os objetivos 5, 6 e 7 a questão de testabilidade de uma teoria sido previamente discutida em sala de aula, estímulando assim a aprendizagem dos conceitos e fenômenos químicos.

O objetivo 4 estaria associada a questão da ênfase dada a experimentação, com seu método e seus instrumentos de análise, como objetivo de estudo propriamente dito, ensino centrado no método experimental. A importância dada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas estaria presente nos objetivos 1, 2 e 3.

RESULTADO E DISCUSSÃO

15

Page 16: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

16

RESULTADO E DISCUSSÃO

As atividades experimentais no curso de graduação têm migrado de três vertentes filosóficas.

Uma centrada na ilustração da teoria, na comprovação de uma lei ou fenômeno estudado.

Atividades experimentais voltadas para a experimentação propriamente dita.

O laboratório é visto em termos de desenvolvimento de capacidades pessoais relacionadas a habilidades cognitivas do sujeito.

De acordo com Vygotsky (1999) os objetivos das atividades experimentais estariam centradas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores como: atenção voluntária, memória lógica e abstração.

Page 17: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

17

CONCLUSÃO

De acordo com a pesquisa conclui-se que as relações entre os conhecimentos científicos e os adquiridos no cotidiano são particularmente de grande importância para o processo ensino-aprendizagem em química. Em se tratando de ensino experimental, essa relação entre o conceito que o aluno adquire fora do ambiente escolar e aquele adquirido de forma sistematizada na sala de aula torna-se mais evidente e importante no processo ensino-aprendizagem, pois é através das práticas desenvolvidas nas aulas de laboratório que o aluno testa e confronta os conhecimentos trazidos do seu cotidiano.

Page 18: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

SÉRE, M-G. La ensenãnsa em el laboratório.? Qué podemos aprender em términos de conocimientos práctico y de actitudes hacia La ciência? Ensenãnsa de las Ciencias, 20(3), 2002 a.

Moreira, M.A. Aprendizagem significativa. Brasilia: Ed. UnB, 1999.___ A teoria da aprendizagem sigificativa e sua implicação na sala de aula. Brasília: Ed.UnB, 2006.

LUNETA, V. N. The school science laboratory: historical perpectives and contexts for contemporary teaching. International handbook of science education, 1991.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Coli...[et al] ; tradução José Cipolla Neto...[et al]. 6 . Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REFERÊNCIAS

18

Page 19: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

19

REFERÊNCIAS

HOFFMAN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

JAPIASSU, H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2003.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Arte Médicas, 1999.

Page 20: Slides Tcc Corrigidos Lucia Silva (Aaaaa)

Obrigada!

AGRADECIMENTOS

20