Trabalho marketing cultural

8
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Universidade Estácio de Sá - Campus Centro I MBA Comunicação Empresarial Disciplina: Marketing Social e Cultural Prof. Marcondes Neto Alunos: Bruno Carneiro Cristiane Melo Orlando Fernandes Paulo Victor Magalhães

Transcript of Trabalho marketing cultural

Page 1: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Universidade Estácio de Sá - Campus Centro I

MBA Comunicação Empresarial

Disciplina: Marketing Social e CulturalProf. Marcondes Neto

Alunos: Bruno Carneiro Cristiane Melo

Orlando Fernandes Paulo Victor Magalhães

Page 2: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Sempre quando um filme é adaptado para o cinema, a história original veio de um livro, de um caso real, entre outros 'empréstimos'. Em Hoje eu Quero Voltar Sozinho, longa-metragem do diretor Daniel Ribeiro, também não houve diferença. A matriz foi o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010 e também dirigido por ele, que contava a história dos adolescentes Leonardo e Gabriel – o primeiro deficiente visual – que se apaixonavam um pelo outro.

Com o mesmo enredo, estética e com um pouco mais de personagens, Hoje eu Quero Voltar Sozinho começa a explorar o amadurecimento dos protagonistas quanto ao sentimento que acontece entre eles. Sem levantar bandeira alguma ao movimento GLBT e tampouco à deficiência visual, o filme retrata os dilemas que qualquer jovem, nessa fase, passa, independente da orientação sexual e das limitações físicas. E o próprio cego não é o coitadinho da história. Ele estuda numa escola normal, é inserido na sociedade, é alvo da paixão de sua melhor amiga, Giovana, e tem boa relação com os pais e a avó, principalmente. Mas também sofre bullying – como qualquer outro jovem – e o interessante é que ele não 'enxerga' as ofensas e segue independente.

Apresentação

Page 3: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Fazer com que o filme, que estreou na última quinta-feira (10 de abril de 2014), seja exibido no grande circuito nacional. Aqui na cidade do Rio de Janeiro, gostaríamos que Hoje eu Quero Voltar Sozinho não fique somente restrito aos cinemas alternativos (Espaço Itaú de Cinema Botafogo, Cine Estação Rio, Cine Estação Barra Point, Cine Estação Gávea, Cine Estação Ipanema, Cine Teatro Odeon Petrobras, Cine Star Laura Alvim, Kinoplex Roxy, Cinemark Botafogo e Cinemark Downtown), na grande maioria da Zona Sul carioca, e que passe nas salas Kinoplex Severiano Ribeiro dos cinemas da Zona Norte (Norte Shopping, Nova América, Madureira Shopping e Shopping Tijuca), Zona Oeste (Kinoplex West Shopping), Baixada Fluminense (Shopping Grande Rio, em São João de Meriti) e também nas salas do Cinemark (Carioca Shopping e Plaza Shopping) e no Cinépolis e no CineEspaço (no São Gonçalo Shopping e Boulevard Shopping São Gonçalo, respectivamente).

Objetivo

Page 4: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Mesmo com um assunto que renderia uma polêmica, Hoje eu Quero Voltar Sozinho nem de longe apresentou esse rótulo e vem atraindo cada vez mais telespectadores. Já considerado cult, o filme também é analisado, por fãs de cinema e críticos especializados, como um dos melhores filmes dessa nova geração de cineastas brasileiros. A crônica juvenil de Daniel Ribeiro conseguiu agradar tanto ao público hétero quanto ao público gay, justamente pelo fato de vermos na telona uma história em que, o mais importante, é o jovem cego não recuar diante das dificuldades de sua deficiência e mostrar que também pode ser produtivo. A relação homoafetiva dele com o outro rapaz é só um elemento a mais à trama.

Com atores desconhecidos, Hoje eu Quero Voltar Sozinho teve muita repercussão antes de estrear. O filme participou do Festival de Berlim, no mês de fevereiro, e conquistou os prêmios Fipresci (concedido pela Crítica Internacional) e o Teddy Bear (para filmes com temática ou personagens GLBT) e também venceu o Festival de Guadalajara.

Sendo o tipo de filme que a Academia Cinematográfica de Hollywood gosta de premiar com o Oscar, Hoje eu Quero Voltar Sozinho não decepcionaria nas bilheterias, principalmente depois da movimentação massiva nas redes sociais.

Justificativa

Page 5: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Os cartazes de Hoje eu Quero Voltar Sozinho serão espalhados por toda a

região metropolitana do Rio de Janeiro em outdoors; nos ônibus e nas placas de

publicidade acima dos relógios e medidor de temperatura. Para apresentá-lo na mídia,

serão através de anúncios no Segundo Caderno de O GLOBO, que inclusive já fez uma matéria sobre o filme, no jornal O DIA,

nas revistas e sites especializados em cinema. Além de comerciais na TV. Será

avaliada a possibilidade de um merchandising nas telenovelas.

Planos de divulgação e de mídia

Page 6: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Planos de divulgação e de mídia

Page 7: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

“Apesar de ter capacidade de fazer um grande sucesso no mercado cult (independente), ele não tem característica comercial. Sem grandes nomes da TV no elenco, por exemplo. Ele está filiado ao cinema mais cult. O filme vai ser lançado com 30 cópias no mercado. Num filme dito comercial, com grandes nomes da TV no Brasil, por exemplo, o número de cópias chega a 300 facilmente. Mas esse é um filme com perfil menos comercial e mais independente. A distribuidora (Vitrine) do Hoje eu Quero Voltar Sozinho é considerada pequena, se compararmos com algumas outras no mercado, mas ela tem perfil para distribuir filmes ditos cults. 30 cópias é bem pouco em relação ao mercado, mas a cadeia de fãs grande demais e vem desde o curta. Vejo com otimismo a recepção dele no mercado e esperamos alcançar pouco mais de 200 mil espectadores, o que é um sucesso muito grande. É uma questão de característica do mercado. Uma série de conjuntura faz o filme não chegar a mais consumidores: filme gay, não tem famosos, estrutura de mercado pequeno. Mas o filme está seguindo o perfil dele. Já ganhou 3 prêmios no Festival de Berlim (um é o de público, crítica e na categoria gay). Ganhou prêmio no Festival de Guadalajara... É uma carreira curta nas salas dos cinemas, mas impactantes.

O fato de ser de uma distribuidora pequena, ou produtora pequena é relativo para dizer se vai fazer sucesso ou não. Os critérios de distribuição facilitam muito a entrada no mercado”, GIOVANI BARROS, produtor do longa.

Entre aspas

Page 8: Trabalho marketing cultural

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

Pré-estreia