A Semana Edição 20

Post on 14-Mar-2016

229 views 5 download

description

Jornal A Semana no Araguaia - Barra do Garças - MT

Transcript of A Semana Edição 20

Pág. 7

Na próxima semana (5/7) acontece o vestibular das Faculdades Cathedral. São diversos cursos. Faça sua inscrição.VESTIBULAR

Ano I - Nº 20 - Barra do Garças - MT, 19 a 26 de junho de 2009 - asemana@araguaia.net - www.asemananoaraguaia.com Pág.7

Sema inicia trabalhos contra queimadas rurais Este ano serão investidos R$ 4,5 milhões no combate as queimadas em Mato Grosso

Barra sedia mais um grande encontro do PMDB

O prefeito de Barra do Garças (MT), Wanderlei Farias (PR), anunciou o primeiro pacote de obras da atual gestão na última semana. Serão 88 mil me-tros quadrados de asfalto que vão beneficiar nove bairros.

Centro Cultural abriga exposição de arte

A partir de 15 de julho até 15 de setembro, as quei-madas estarão proibidas em Mato Grosso. É o que afir-mou na última semana, o diretor regional da Sema de Barra do Garças, Cleber Fa-biano Ferreira. Durante os três meses, será proibida a

queima de qualquer espécie no estado e os órgãos fisca-lizadores estarão monito-rando e multando os infra-tores. “Este é o período mais seco do ano e por con-ta disso, tem essa proibição legal das queimadas rurais.

Prefeitura de Barra do Garças lança obras de pavimentação asfáltica

Durante a noite desta se-gunda-feira (22/06) em Bar-ra do Garças mais uma casa que funcionava como ponto de venda de drogas foi es-tourada pela Força Tática Araguaia.

Força Tática Araguaia estoura bocas de fumo

Pág. 6

O Partido do Movi-mento Democrático Bra-sileiro (PMDB) vai reali-zar o terceiro encontro regional da sigla, desta vez em Barra do Garças, na próxima sexta (26). A expectativa é que mais de 2000 pessoas compare-çam a este evento. Uma das presenças confirma-das é o vice-governador Silval Barbosa.

Pág. 3 Vice-governador Silval Barbosa estará em Barra do Garças

Corrida da Paz deve reunir 4 mil pessoas em Aragarças

Pág. 5

Pág. 5

O evento com a finalidade de realizar um protesto pela paz e in-centivar a prática esportiva em atletismo acontecerás neste sábado dia (27) a partir das 8h30, com largada no Porto do Baé.

Como parte da programação da Tempo-rada de Praia será lançado o Portal Araguaia que abrangerá 10 cidades da região. O even-to será lançado nesta sexta-feira (26), a par-tir das 20h, na Avenida Beira Rio.

Portal Araguaia será lançado nesta sextaNoite Cultural com muita música e dança

O trabalho reúne 90 peças de cerâmicas dos artistas da Associação de Artesões Dom Bosco (AADB) está exposto no Centro Cultural Val-

Pág. 11

don Varjão, no Porto do Baé. Além das peças de cerâmica, a mostra traz diversos móveis confec-cionados com madeiras de mogno.

Aeroporto de Barra do Garças será reformadoO deputado Daltinho consegui um convenio de R$ 500 mil reais junto ao governo do estado para recapeamento de parte da pista e via de acesso do aeroporto de Barra. A obra será executada pela prefeitura. Página 5

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 20092

Com a estação do inverno brasileiro redobra a atenção e preocupação com as queimadas rurais e urbanas do estado e da região. O clima seco aliado á falta de consciência ecológica contribuem para o aumento das ocorrências de queimadas rurais. Segundo monitoramento por saté-lites terminais realizados pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em 2008 Mato Grosso registrou 74.414 fogos de calor.

Os números mostram que é preciso mudar esta realidade. Para reverter este quadro, o governo do Estado de Mato Grosso investirá 4,5 milhões em ações de conscientização, na aquisição de equipa-mentos e uma melhor articulação com os municípios. A partir de 15 de julho a se-tembro começa a proibição de queimadas.

Opinião

Queimadas proibidas - Vamos fazer a nossa parte...

E X P E D I E N T E:

Diretor GeralRonan de Sá - 9213-4370Jornalista Responsável Lairce Campos - DRT/MT 797Diagramação e ArteRonan de Sá e Reginaldo BarachoRevisãoAlexandre RauhDepartamento ComercialJerusa Helena - 9202-5327

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Presiden-te Vargas, nº 1014 - 2º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000 Fones: (66) 3407-2976 - CNPJ. 10.828.250/0001-78 - Email: ase-mana@araguaia.net - www.asemananoaraguaia.com

Colaboradores:Patrícia Fernandes / Polyana NascimentoCirculação: Barra do Garças e Vale do Araguaia Tiragem desta edição: 5.000 exemplares Gráfica Multicor: Impressão e Acabamento:

Os artigos assinados não representam necessaria-mente a opinião deste Jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvi-dos.

Para controlar o período das queimadas foi criado o Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A campanha tem por objetivo proteger o meio ambiente dos efeitos noviços do fogo ao longo do período mais crítico da estiagem em Mato Grosso, época caracte-rizada pela baixa umidade do ar e fortes ventos.

Mas esta preocupação com o meio ambiente não dever ser uma ação só do governo, os municípios tem o dever de facilitar e incentivar a formação de briga-das rurais, com o objetivo de fiscalizar as queimadas urbanas e conscientizar a po-pulação. A população também tem que fazer a sua parte, evitando as queimadas e contribuindo com o meio em que vive. A luta é de todos..

O Jornal A Semana no Araguaia saiu às ruas e fez o seguinte questionamento: Se você o prefeito de (Barra do Gaças, Pontal do Araguaia ou Aragarças) o que você faria para incrementar ainda mais nossa temporada de praia?

Enquete da Semana

Enilmaria Resplandes, 19 anos, micro empresária.

“Eu incrementaria lixeiras no centro da cidade onde visibili-zaria uma cidade limpa já que as pessoas levam os olhos pela

aparência”.

“Investiria mais em indústrias, turismo, escolas e shopping

Center”.

Aparecida Souza Cida, 40 anos, cabeleireira.

Lucielma Rosa Neto, 26 anos, comerciante.

“Eu traria shows atuais, mais policiais nas ruas para cuidar do trânsito e tentaria diminuir a

prostituição”.

Jack Marcio Maria Zimmerman, 30 anos, Técnico administrativo.

“ Maior divulgação do evento em âmbito regional e nacional,

trazer shows de maior renome, maior investimento em estrutura

no atendimento ao turista”.

Carlos Magno

Um dia ilumina-do para todos nós. Com a inauguração de mais 39 ligações de eletricidade, no Assentamento Rob-son Vieira, no muni-cípio de Congonhi-nhas, Paraná, estaremos ultrapas-sando a marca de 2 milhões de ligações do programa Luz para Todos, que estão beneficiando nada menos que 10 milhões de bra-sileiros.

A eletricidade é hoje em dia algo tão indispensável e corriqueiro nas atividades hu-manas, tanto no trabalho quan-to no lazer, que pouca gente se dá conta de quanto depende-mos dela. Quem ilumina a casa com o simples gesto de acionar o interruptor, ou coloca seus aparelhos elétricos ou eletrôni-cos para funcionar, às vezes não se dá conta do que é viver sem este conforto básico da modernidade.

Mas pode imaginar o que isso significa. Basta lembrar um dia em que estava assistin-do à televisão, depois de uma jornada fatigante de trabalho e, de repente, a casa mergulhou na escuridão. O programa foi interrompido pelo meio e tam-bém não foi possível ler um li-vro, tomar um banho quente, passar a roupa, ligar o compu-tador ou conservar os alimen-tos e tomar uma água gelada.

Mas, até 1879, quando Thomas Edson inventou a lâmpada incandescente, para ter iluminação era necessário utilizar lenha ou carvão, velas, lamparinas, lampiões, tochas etc. Milhões de brasileiros, até recentemente, ainda viviam nessas mesmas condições. Nós estamos trazendo essa parcela significativa da população do século 19 para o século 21.

Os programas de eletrifica-ção de governos anteriores não tiveram sucesso porque se exi-gia que os moradores também contribuíssem com parte dos custos das instalações. Desco-brimos que 90% da população do meio rural, que viviam sem energia elétrica, tinham renda familiar inferior a três salários mínimos. Decidimos então que as obras de extensão das linhas até as moradias seriam gratuitas para as famílias. A União passou a arcar com 72% dos custos e o restante ficou a cargo dos governos estaduais e das empresas de energia elétri-ca. Mas o nosso objetivo não se limitou apenas à iluminação das casas. Proporcionamos também os meios para que as famílias passassem a utilizar a energia na produção, aumen-tando seus rendimentos. O uso de equipamentos elétricos faci-lita o trabalho no campo e per-mite que muitos saiam da cul-

Luz para todos os brasileiros

tura de subsistência para a comerciali-zação dos exceden-tes. Moinhos, fábri-cas de fundo de quintal, processa-dores de farinha de mandioca estão multiplicando a produção. Outros resultados extraor-dinários para essas

comunidades longínquas: o acesso à comunicação, esco-las com aulas noturnas, postos de saúde com refrigeradores para armazenar vacinas e ou-tros medicamentos.

Pesquisa encomendada pelo Ministério das Minas e Energia constatou que, com o Luz para Todos, houve uma verdadeira revolução nas co-munidades atendidas. Para 36% dos beneficiados, a ren-da familiar cresceu e para 89%, a qualidade de vida me-lhorou. Outra constatação da maior significação: 41% pas-saram a desempenhar ativida-des escolares no período no-turno. Aparelhos que antes não eram adquiridos passa-ram a fazer parte do dia-a-dia das casas. 78% das famílias adquiriram televisores, um to-tal de 1.570.000 aparelhos; 73% (1.462.000 famílias) compraram geladeiras; e 44,7% do total (894.000 fa-mílias) agora têm aparelhos de som.

O sucesso do programa é inquestionável. A meta de 2 milhões de famílias, estabele-cida em 2003, com base no déficit de energia apontado pelo censo demográfico do IBGE, foi ultrapassada. Nos trabalhos de campo, no entan-to, detectamos que a demanda por energia era maior, de cer-ca de 3 milhões de famílias. Com isso, estamos estenden-do o programa, de maneira a atender mais um milhão de famílias de agora até o final de 2010. Nosso objetivo é le-var luz para todos os brasilei-ros.

Mas os resultados obtidos até agora já superaram as nos-sas expectativas. Houve des-dobramentos que não havía-mos previsto, como o retorno de nada menos que 96 mil fa-mílias para o campo depois da chegada da energia elétrica. Com os benefícios proporcio-nados, a zona rural progrediu e diminuiu seu isolamento do resto do país, passando a atrair famílias que antes haviam mi-grado para os grandes centros urbanos. Por essas e várias outras razões, o Luz para To-dos tornou-se um dos progra-mas de inclusão social mais bem-sucedidos do nosso go-verno.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA é presidente da República

Federativa do Brasil.

“Não precisamos de nenhu-ma educação. Não precisamos de nenhum controle de pensa-mento”. Os dizeres eram entoa-dos, no fim da década de 70, por uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, o Pink Floyd. A clássica canção “Another Bri-ck In The Wall” (Um Outro Tijo-lo no Muro, em português), põe em discussão um dos alicerces da nossa sociedade, a educação.

A música faz uma critica fer-renha a escola e a sociedade in-glesa daquela década. Para os músicos britânicos do Pink Floyd, os colégios não passavam de um instrumento de formação profissional e intelectual dos ci-dadãos, fazendo com que as crianças, desde cedo, perdessem sua identidade própria e passas-sem a pensar como sociedade.

Cerca de 30 anos após a com-posição deste clássico musical, o estudo é indispensável e a diplo-mação virou sinônimo de melho-res condições de vida. No con-texto atual, quem não estuda está à margem da sociedade. E para ser inserido no mercado de tra-balho é imprescindível ter quali-ficação profissional. Mas, se você ainda segue os ideais Pink Floydianos, uma ótima oportuni-dade chegou à tona.

Na última quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal (STF) deu provimento a um recurso ex-traordinário, interposto pelo Sin-dicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo, invali-dando a obrigatoriedade da exi-gência de diploma para exercício da profissão. Ou seja, você agora pode ser jornalista. Qualquer um

Nem Pink Floyd explica

Hugo Fernandes é estudante de jornalismo. E-mail:luizhugo@yahoo.com

Na última semana assisti um ví-deo no Olhar Digital (www.olhar-digital.com.br) sobre as baterias de notebooks que acendeu minha curiosidade sobre a diferença entre as baterias de Ni-MH (Níquel-Me-tal Hidreto) e Lithium Ion, pois há tempos já gostaria de ter feito esta pesquisa. Pois bem, vamos às conclusões:

Ambas são comumente utilizadas em equipa-mentos portáteis, como celulares e câmeras digi-tais e se apresentam em diferentes formatos, como AAA (palito) ou AA, mas as diferenças na capaci-dade de armazenamento e na duração são bem di-ferentes.

Podemos dizer que as baterias de Ni-MH são uma evolução das Ni-Cd (Níquel-Cadmo). Nas de Ni-MH, o eletrodo de hidreto metálico apresenta uma maior densidade de energia, resultando numa maior capacidade. O ponto negativo destas bate-rias é o chamado “efeito memória”, conhecido também como “vício de bateria”, que registra como carga total apenas a diferença entre a capaci-dade máxima de carga e o ponto inicial da bateria (quando ela está descarregada).

Já as baterias de íon lítio, além de armazenar o dobro de energia que uma bateria de Ni-MH e três vezes mais que uma bateria de Ni-Cd, não possui o “efeito memória”. Assim, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, como nas anteriores.

Então, se você vai comprar uma bateria recar-regável, dê preferência para àquelas que possuem o símbolo Li-Ion (Lithium Ion).

Se você tem notebook vale a pena assistir o ví-deo do Olhar Digital. O endereço é http://olhardi-gital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8455&/MITOS+DAS+BATERIAS+PARA+NOTEBOOKS.

Baterias recarregáveisque não sabe bem o que quer da vida, poderá se aventurar nas pá-ginas dos jornais.

Os ministros do STF não per-ceberam que a exigência do di-ploma não limita o direito de ex-pressão de nenhum cidadão, mas sim assegura dentro dos princí-pios constitucionais a liberdade de profissão, garantindo seu livre exercício “desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer” (CF, art. 5º, in-ciso XIII).

A obrigatoriedade do diplo-ma funciona como um filtro. Possibilita uma espécie de tria-gem que visa a construção de um jornalismo ético, comprometido com a verdade e mais responsá-vel na divulgação dos fatos.

Se o arquiteto para exercer a sua profissão precisa ter cursado a faculdade de arquitetura, o mé-dico a de medicina, o advogado a de direito, por que querem que só o jornalismo seja exercido sem que o seu profissional tenha a formação superior? Por que o in-teresse em que o trabalho do jor-nalista seja exercido por qualquer um?

Fomos comparados a cozi-nheiros por aqueles briosos, que também podem matar uma pes-soa preparando uma comida in-digesta. Porém, o que não caiu bem no estomago dos profissio-nais da imprensa foi a decisão do STF. Indigesto mesmo é aceitar uma categoria se tornar um amontoado de gente. Nem Pink Floyd explica. Carlos Magno Nery de Oliveira

(www.araguaia.net/blog/technologia - magno@araguaia.net) é gerente da Araguaia Networks e professor

de Informática da Secitec Barra do Garças.

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT19 a 26 de Junho de 2009 3Política

ENCONTRO

O Partido do Movimen-to Democrático Brasileiro (PMDB) vai realizar o ter-ceiro encontro regional da sigla, desta vez em Barra do Garças, nesta sexta (26). A expectativa é que mais de 2.000 pessoas compare-çam a este evento.

Os objetivos do encon-tro são: dar prosseguimen-to às discussões quanto aos possíveis nomes para as candidaturas a deputado estadual e federal, reforçar a pré-candidatura do vice-governador Silval Barbosa ao governo do Estado, e continuar a formação dos mediadores do curso de Gestão Pública, organiza-do pela Fundação Ulysses Guimarães.

Barra do Garças sedia mais um grande encontro do PMDB Segundo o líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Daltinho,

o encontro em Barra do Garças faz parte do projeto de fortalecimento do partidoO evento acontecerá no

espaço Mansão do Sol, a partir das 18h30. Participa-rão do encontro o vice-go-vernador Silval Barbosa, o deputado federal e presi-dente regional do PMDB, Carlos Bezerra, a presiden-te da FUG em Mato Gros-so, Teté Bezerra, os depu-tados estaduais do partido (Adalto de Freitas, Mário Lúcio, Pastor Brito e Nil-son Santos e o suplente Nataniel de Jesus), além de lideranças peemedebistas das cidades do Araguaia.

O lider da bancada do PMDB no legislativo ma-to-grossense e presidente do PMDB em Barra do Garças o deputado Adalto de Freitas Filho, o Dalti-nho reforça a tese de que é preciso estabelecer uma

política de futuro para Mato Grosso. “O sonho do PMDB é voltar governar o Estado”.

Daltinho destaca ainda que o nome de Silval é o melhor que a sigla tem a oferecer no momento. “Ele tem bagagem política e co-nhece o estado e suas ne-cessidades e está prepara-do para governar MT”.

O diretório do PMDB não confirma nomes, mas estão sendo aguardadas fi-liações importantes no en-contro de Barra do Garças.

RECONHECIMENTO - Na oportunidade, o parla-mentar vai entregar Moção de Aplauso para dez (10) profissionais da região como forma de reconheci-mento pelo trabalho reali-zado em prol da sociedade.

Da Assessoria

O deputado estadual Adalto de Freitas Daltinho (PMDB) visitou na quinta-feira (18) os assentados da fazenda Bordolândia que a 25 dias estão às margens da BR-158 em Bom Jesus do Araguaia-MT.

Durante a visita estavam presentes também represen-tantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA que propôs remanejar as famílias para a fazenda Santa Rita, porém a proposta não foi aceita por parte dos trabalhadores.

O trabalhador Antonio da Penha conhecido como “Se-rafim” comparou a ação do Incra como a quadrilha do “Fernandinho Beira Mar”. “Vivemos num ambiente sem justiça, somos pessoas de bem se estamos aqui lu-

CONFLITO

Daltinho visitou trabalhadores rurais da Bordolândia na BR-158

Da Assessoria

tando pela terra é para não roubar. É triste a maneira que o Incra vem nos tratando, pa-rece que somos bandidos”.

Serafim disse ainda que a fazenda Santa Rita onde o Incra quer remanejar as fa-

mílias, não presta para o plantio. “Não queremos criar calangos e nem camelos, queremos terra para plantar e colher para o sustento das nossas famílias”, desabafou.

Para o deputado Daltinho é desumana a ação do Incra em relação aos trabalhadores da Bordolândia. “Eu conhe-ço esses trabalhadores, aqui tem gente de bem e essa não é a primeira vez que o povo sofre com essa situação”.

O parlamentar propôs reunir-se com o proprietário da fazenda, Incra e trabalha-dores rural para uma possível negociação.

Daltinho ainda lamentou a morte dos dois sem terra no último dia (17) durante con-fronto com caminhoneiros na BR-158.

Mais de 1000 famílias ti-veram que deixar a fazenda, que fica entre os municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada, após a decisão da Justiça.

A BR-158 que estava bloqueada já foi liberada.

Segundo informações os trabalhadores terão uma au-diência no dia (22) em Cuia-bá com autoridades do Incra, lideranças do Legislativo e governo do estado.

Deputado Daltinho durante visita no acampamento dos trabalhadores rurais na BR 158

A prefeita de General Carneiro (595 km ao Norte de Cuiabá), Magali Amorim Vilela de Moraes, apresen-tou, na última quarta-feira (24.06), algumas das neces-sidades do município ao go-vernador Blairo Maggi. Há mais de oito anos o municí-pio está inadimplente com o Estado o que, segundo a gestora, vem impedindo a aquisição de convênios que contribuiriam para o desen-volvimento da região.

Magali contou que saiu bastante satisfeita da reu-nião e que teve a oportuni-dade de conversar com o governador também sobre a questão da regularização fundiária do município. Além de audiência com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), a prefeita

Prefeita de General Carneiro fala das necessidades do município ao Governo

Da Assessoria

REIVINDICAÇÃO

agendou ainda reuniões nas secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Infraes-trutura (Sinfra) a fim de bus-car alguma solução para os problemas.

General Carneiro foi fundado em 1963, tem hoje cinco mil habitantes e como

base econômica a agricultu-ra e pecuária.

Acompanharam a prefei-ta na audiência, os secretá-rios municipais de Adminis-tração, Novaldo Vilela de Moraes, e de Cultura, Val-deli Forte Ferreira, além de vereadores da cidade

Daltinho com o presidente Lula em Alta Floresta-MT

O peemedebista Adalto de Freitas Daltinho esteve na solenidade de lança-mento do Mutirão Arco Verde Terra Legal no dia (19) em Alta Floresta.

Na oportunidade, o de-putado entregou ao presi-dente Lula fotos que rela-tam a verdadeira situação

Deputado levou caso da Bordolândia ao presidente LULA

dos assentados da Bor-dolândia após a violência ocorrida no dia (17).

O deputado conversou com lideranças políticas e também com o presidente do Incra, Rolf Hackbart e cobrou providências em relação a situação dos tra-balhadores rurais.

Vice-governador Silval Barbosa estará em Barra do Garças e fará anúncio de investimentos

ARTICULAÇÃO

DEM realiza encontro em julho

Edso

n Ro

drig

ues/

Seco

m-M

T

Jornal Cidade/BG

Já está confirmado para o dia 04 de julho, o Encontro Regional dos Democratas (DEM). Em Barra do Gar-ças. A confirmação partiu do presidente, Oscar Ribeiro. Segundo ele, as ações que visam não apenas fortalecer a legenda, como também as-segurar o lançamento do se-nador Jayme Campos para o governo do Estado.

Conforme o calendário de reuniões ampliadas, toda a cúpula democrata estará no encontro em Barra do Gar-ças. De acordo com Ribeiro, o senador Jayme Campos in-tegrará todos os atos da le-genda. O principal líder do DEM também participará do encontro regional previsto para o dia 05 de julho, em Bom Jesus do Araguaia.

Segundo o presidente es-tadual o partido também tem

realizado os atos partidários, constatando os anseios da base sobre o lançamento de candidatura própria. “ Temos verificado nesses encontros que o partido deseja e terá candidato ao governo na fi-gura do senador Jayme Cam-pos. Chama atenção a solici-

tação que estamos recebendo das bases para que o senador esteja na liderança dessa dis-puta”, disse.

O vice-prefeito Irineu Pi-rani, principal liderança do DEM em Barra, será o coor-denador municipal do en-contro.

Prefeita de General Carneiro Magali Vilela, secretários e vereadores estiveram em Cuiaba em audiência com governador Blairo Maggi

Senador Jaime Campos estará em Barra do Garças dia 4 de julho

Edso

n Ro

drig

ues/

Seco

m-M

T

Asse

ssor

ia

Assessoria

Asse

ssor

ia

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 20094 PolíticaBENEFÍCIOS

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ronan de Sá - Da Redação

Vereador Jajá consegue madeiras para confecções de móveis à pessoas carentes

O vereador João Carlos Sousa Abreu, o Jája (PR) na-semana passada esteve em Cuiabá com o deputado João Malheiros, onde percorreram diversos orgãos, para conse-guir a doação de madeiras apreendidas por estarem irre-gulares.

O vereador republicano conseguiu a doação de ma-deira junto ao Instituto de Metrologia e Qualidade do Meio Ambiente - IMEQ, que serão usadas na confecção de carteiras, mesas, berços e do-ados às creches municipais.

Jajá informou ainda que a madeira já está na marcenaria municipal da prefeitura de

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 5829/05, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cria novas varas fede-rais para a interiorização da Justiça. O texto aprovado, da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, diminui de 400 para 230 o total de varas proposto originalmente pelo tribunal. A matéria será vo-tada agora pelo Senado.

O projeto foi relatado na Comissão de Trabalho pelo

Câmara aprova novas varas para Justiça Federal e 8.510 cargosEduardo Piovesan / De Brasília líder do PMDB, deputado

Henrique Eduardo Alves (RN). Ele reduziu o número de unidades para adequar o projeto às estatísticas apre-sentadas pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).

Com a diminuição do nú-mero de varas, foi reduzido também o número de cargos efetivos e em comissão a se-rem criados, originalmente 14.800.

Serão criados 8.510: 230 de juiz federal e 230 de juiz substituto; 2.070 de analistas judiciários; 2.530 de técnicos judiciários; 3.220 funções co-missionadas; e 230 cargos em

comissão.Apesar da diminuição do

número de varas, Alves elo-giou a iniciativa e destacou ser "absolutamente pertinente a preocupação do STJ de am-pliar a estrutura da Justiça Fe-deral de primeiro grau nas regiões interioranas do País com o objetivo de fortalecer os juizados especiais fede-rais".

No substitutivo foram in-cluídas duas emendas apre-sentadas no plenário e assina-das por vários partidos. Uma delas refaz o cronograma de implantação das varas, pois o projeto já estava pronto para

JUDICIÁRIO

Barra do Garças."Eu fui eleito pelo povo

para lutar e buscar benefícios. Quero ser um vereador atuan-te, quero estar em gabinete de

deputados, secretários de Es-tado e até do governador pro-curando benfeitorias para quem em confiou o voto", concluiu.

COBRANÇA

ser votado pelo Plenário des-de 2007 e previa a instalação de unidades da Justiça nos anos anteriores a 2009. A re-dação final aprovada determi-na a implantação gradativa de 46 varas por ano de 2010 a 2014.

A segunda emenda apro-vada permite ao CJF remane-jar até 10% dos cargos e fun-ções criados pelo PL 5829/05 para estruturar as Turmas Re-cursais dos Juizados Espe-ciais Federais. Essas turmas ainda não contam com qua-dro de pessoal específico, tan-to de juízes quanto de servi-dores de carreira, e precisam

emprestá-los de outras unida-des. Para o remanejamento, o conselho deverá se pautar pe-los dados de movimentação processual e pela necessidade de serviço.

Emendas incorporadas ao texto, de autoria do relator do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determi-nam que a localização das varas deverá levar em conta critérios técnicos objetivos que identifiquem a necessida-de da presença da Justiça Fe-deral na localidade.

Entre os critérios citados

estão a demanda processu-al; a densidade populacio-nal; o índice de crescimento demográfico; o Produto In-terno Bruto (PIB); e a dis-tância de cidades onde já existam varas federais e de áreas de fronteiras conside-radas estratégicas.

Outra emenda de Cunha impede a instalação de vara em municípios nos quais ainda esteja pendente de implantação unidade da Justiça Federal prevista pela Lei 10.772/03. Essa lei au-torizou a instalação de 183 varas federais em todo o País

Os profissionais da saúde do Pronto-Socorro podem ganhar uma sala de convi-vência. A solicitação foi feita na última sessão pela vereadora Miriam Lacerda. A indicação tem por objetivo proporcionar que o trabalhador da saúde tenha um espa-ço para o descanso. “ As atividades desen-volvidas dentro de uma unidade de saúde de emergências são extremamente cansati-vos e estressante e na maioria das vezes, não dispõe de um espaço reservados para que eles possam descansar. Daí a necessi-dade de uma sala para o descanso, ressal-tou a parlamentar.

O prefeito do município de Alto Boa Vista-MT, Al-decides Milhomem (DEM), o presidente da Câmara Mu-nicipal, vereador Juraci Re-zende (PHS) e demais vere-adores, receberão nesta 3ª-feira, 30 de Junho, no Gi-násio de Esportes Jairo Coe-lho de Souza, diversas lide-ranças políticas e representantes de entidades, em grande audiência públi-ca.

A audiência contará com as presenças do Presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, deputado Dalti-nho e vários outros deputa-dos estaduais. Representan-tes da FUNAI, IBAMA, Rede Cemat, Eletronorte, Intermat e outros.

Além do prefeito Alde-cides Milhomem, estarão presentes os prefeitos dos municípios vizinhos, Lucia-

Alto Boa Vista dicute programa Luz para todos em audiência pública

Da Redação

ra, Parassu de Sousa Freitas (PMDB); Serra Nova Doura-da, Valdivino Borges - Ne-nenzão (PMDB); Bom Jesus do Araguaia, Luiz Gaúcho (DEM); São Félix do Ara-guaia, Filemon Gomes Limo-eiro (PPS); Novo Santo Antô-nio, Valdemir da Silva - Quatro Olho (PMDB) e demais mu-nicípios do Vale do Araguaia.

O evento discutirá a para-

lização das obras de eletrifi-cação do "Programa Luz para Todos". A paralização ocorreu na Gleba Marawat-sede, reserva indígena Xa-vante, composta por 450 famílias, aproximadamen-te.

Até o momento apenas 50 famílias da região foram atendidas pelo programa de eletrificação.

Vereador conseguiu madeiras para confecção de mesas e carteiras

Vereador do PV quer explicação sobre o atraso do MT Pré-Vestibular

Da Redação

O vereador Celson José da Silva Souza (PV) na últi-ma sessão solicitou que seja encaminhado um ofício á Escola Técnica Estadual (Secitec). O documento tem por objetivo solicitar infor-mações sobre o início do MT pré-vestibular.

Além desta solicitação, o parlamentar também fez uma indicação para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Barra do Garças firme parceria com a Brigada de Controle e Pre-venção de Queimadas.

“O período da seca favo-rece o aparecimentos de in-

cêndios provocados em sua maioria por fatores naturais e em razão disso, a parceria é de suma importância para

SAÚDE

reduzir os focos de queima-das”, disse o vereador.

O vereador Celso Souza atendendo reivindicações dos moradores da localida-de do Mutum, Guri e Bateia no sentido melhorar as vias de acesso naquela região, solicitou ao prefeito Wan-derlei Farias uma máquinas motoniveladora, para fazer o trabalho de patrolamento naquele local.

Celso permeneceu com sua equipe por três dias, onde conseguiram fazer um trabalho de quase 70 km de patralomento, melhorando consideralvemente o acesso aos moradores.

Pronto-Socorro pode ter uma sala de convivência

A indicação é da vereadora Mirian Lacerda

Da Redação

Vereador Celso Souza (PV)Segundo o prefeito Aldeci-des Milhomem, o evento será fundamental para a solução de-finitiva do problema que já se arrasta a bastante tempo.

"É impossível pensar em pro-gresso e crescimento sem energia elétrica. A qualidade de vida dessas famílias depende do Programa Luz p Todos. Contamos com a sensibili-dade das autoridades que têm o poder de solucionar o problema para essas pessoas tão sofridas".

"A luz elétrica é um sonho desses moradores. Muitos já nem acreditam mais, outros se cansaram de esperar. Cabe a nós políticos reinvindicar a so-lução que as famílias esperam".

"Através da energia elétrica muitos projetos se tornarão rea-lidade. Qualquer propriedade rural se torna viável".

ALDECIDES MILHOMEM PARASSU DE SOUSA FILEMON LIMOEIRO

LUIS GAÚCHO

Deputado José Riva presidente da AL estará presente na audiência

"Nós acreditamos em nos-sas autoridades. As famílias não podem perder as esperanças. O povo do baixo Araguaia não aguenta mais esperar. É um im-passe que só traz prejuízo à nossa região".

VALDIVINO - NENENZÃO

Para o presidente da Câmara de Alto Boa Vista os vereadores é que conhecem a realidade dessas famílias. São pessoas valorosas. Com disposição p o trabalho. E que, com certeza, com a energia elétrica poderão melhorar suas rendas e terão mais conforto em suas casas.

JURACI REZENDE

A Se

mna

A Se

mna

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT19 a 26 de Junho de 2009 5Cidade

INFRA-ESTRUTURA

O prefeito de Barra do Garças (MT), Wanderlei Fa-rias (PR), encerrou na quar-ta-feira, 17, o período de seis meses solicitado à população para reorganizar as finanças da prefeitura e começar a co-locar em prática o seu plano de governo. O término desse prazo aconteceu com o lan-çamento do primeiro pacote

Prefeitura de Barra lança obras de pavimentação asfáltica

Francis Amorim / Diário de Cuiabá de obras da atual gestão. Se-rão 88 mil metros quadrados de asfalto que vão beneficiar nove bairros.

Responsável pelo maior programa de pavimentação asfáltica já realizado em Bar-ra do Garças (MT) entre os anos de 97/2004, o prefeito ouviu a população dos bair-ros que serão beneficiados para anunciar as obras. Na pesquisa realizada pela pre-

A direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso vem a públi-co esclarecer:

1 - Os jornalistas brasileiros lamentam a decisão do Supremo Tribu-nal Federal (STF), que, por maioria, acatou, na última quarta-feira (17/6), o voto do mato-grossense ministro Gilmar Mendes, conside-rando inconstitucional o inciso V do art. 4º do Decreto-Lei 972 de 1969 que fixava a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. Outros sete ministros acompa-nharam o voto do relator. Somente o ministro Marco Aurélio de Melo votou com os jornalistas. E outros dois não participaram da sessão.

2 - Essa decisão é apenas mais uma dada à revelia do povo brasilei-ro e revela o perigo do momento nas comunicações do país.

3 - É um ataque a toda e qualquer profissão no Brasil. E já indica possível efeito dominó, colocando em sobressalto as demais carrei-ras.

4 - A decisão é um retrocesso institucional e acentua um vergonho-so atrelamento das recentes posições do STF aos interesses da elite brasileira e, neste caso em especial, ao empresariado dos meios de comunicação.

5 - A desregulamentação total das atividades de imprensa no Brasil não atende aos princípios da liberdade de expressão e de imprensa consignados na Constituição brasileira nem tampouco aos interesses da sociedade. A desregulamentação da profissão de jornalista é, na verdade, uma ameaça a esses princípios. Então, essa decisão se dá sob um argumento falacioso.

6 - É um atentado ao conhecimento escolar, que não é único mas de suma importância na construção de todo e qualquer profissional, para que ele atenda não apenas a interesses mercadológicos, mas sim à sociedade brasileira.

7 - É de se lamentar uma decisão discriminatória como essa, que expõe cozinheiros e jornalistas, já que em seu voto o ministro Gilmar Mendes compara os dois importantes ofícios, dizendo que para exer-cer ambas as respeitadas profissões não é necessário diploma, não precisa estudar.

8 - E uma decisão que denota desinformação do Supremo sobre o exercício profissional e confunde liberdade de expressão, direito de opinião e exercício profissional.

9 - O Sindjor-MT esclarece que a decisão do STF eliminou a exigên-cia do diploma para o acesso à profissão, mas que permanecem inal-terados os demais dispositivos da regulamentação da profissão.

10 - O Sindjor-MT também vem a público informar que essa deci-são só valerá após a publicação do Acórdão e enquanto isso os sin-dicatos vão se comportar da mesma forma, expedindo carteira da Fenaj apenas a jornalistas diplomados. A decisão do STF não impede também a luta no campo político, junto a parlamentares, e já são muitos, que se dispõem a estudar medidas de regulamentação e garantia da qualificação profissional.

11 - O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso tomará todas as medidas possíveis para rechaçar os ataques e iniciativas de desquali-ficar a profissão, impor a precarização das relações de trabalho e ampliar o arrocho salarial existente.

12 - Importante agora é a união da categoria, de estudantes e pro-fessores de jornalismo, além de todos os cidadãos brasileiros que se sentiram lesados pela decisão do Supremo.

A luta continua! SINDJOR-MT

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A prefeitura está empregando todos seu máquinário para o serviço de terraplanagem.

MOVIMENTO

Os atletas corredores de rua e simpatizantes engajados pelo movimento da paz já podem fazer inscrições para a 1ª edi-ção da Corrida pela Paz. A ati-vidade organizada pela Funda-ção Amazônia Legal em parceria com a Policia Militar de Goiás tem como finalidade realizar um protesto pela paz e incentivar a prática esportiva em atletismo. Para o evento,

Corrida da Paz deve reunir 4 mil pessoas em Aragarças estão sendo esperadas 4 mil pessoas, entre atletas, motoci-clistas e outros. O evento con-tará ainda com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército que estarão dando suporte lo-gístico ao movimento pela paz. A caminhada será neste sábado (27), a partir das 8h30.

Os atletas percorrerão 5 quilômetros com largada no Porto de Baé e chegada na

Avenida Beira Rio em Aragar-ças (GO). Os participantes que forem participar da atividade utilizando bicicletas, motos ou carro - a largada acontecerá no Posto de Gasolina Frenti-nha (Barra do Garças). “É um protesto em favor da paz e da prática esportiva que conta com engajamento de institui-ções filantrópicas” disse um dos organizadores do evento, Marin Ailton dos Santos. Ele é

presidente da Fundação da Amazônia Legal e pastor da Igreja Assembleia de Deus, Marin Ailton dos Santos.

Segundo ele, os participan-tes serão premiados com um certificado de Promotor da Paz e com troféu e medalha para os primeiros colocados de cada categoria. As categorias com-petidoras são: infanto-juvenil; adulta e terceira idade. Mais in-formações: 3407-1336.

Lairce Campos/Da Redação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, a alteração do horário de funcionamento dos cartórios no Estado. Os estabelecimentos deverão atender o público das 8h às 18h, ao contrário do horário atual, que é de 12h às 18h. No entanto, a medida não vale imediatamente, porque a alteração na Lei 4.964, do Código de Organização do Judiciário, será enviada para homologação da Assembleia Legislativa.

Conforme o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Or-nellas, a medida foi tomada

HORÁRIO

Funcionamento dos cartórios vai mudar em MTapós o recebimento de inú-meras reclamações sobre o horário de funcionamento dos cartórios extrajudiciais, tanto de empresários quanto da população em geral que têm dificuldades em se ade-quar ao expediente dos esta-belecimentos para realização de pequenos serviços, como reconhecimento de firmas.

Ele avalia que a mudança vai suprir as necessidades de quem precisa enviar docu-mentos para cidades onde o fuso horário é diferente de Mato Grosso, que muitas ve-zes não consegue ser atendi-do dentro do prazo. "Princi-palmente quanto à questão das filas nos cartórios, que são enormes. Se eles abrirem

pela manhã, o atendimento será mais rápido para a po-pulação. Sem falar que são serviços pagos e o público

merece ser bem atendido", defende. A aprovação da mu-dança na AL, informa, já está articulada.

Gazeta Digital

feitura, os moradores elege-ram o asfaltamento de ruas como sendo a principal prio-ridade e assim foi feito. Os serviços começaram a ser executados no setor Univer-sitário.

"Primeiro, tínhamos que equilibrar as finanças do mu-nicípio para começarmos a investirmos. O corte de gas-tos com a redução de secre-tarias, cargos comissionados,

redução das contas de água, energia e telefone e arrocho das contas públicas permitiu que a população recebesse os primeiros benefícios", disse Wanderlei. Ele infor-mou que as obras serão toca-das com recursos do próprio município.

Em atenção aos morado-res que responderam aos questionamentos sobre as necessidades de cada bairro, o prefeito fez questão de convidar os vereadores que dão sustentação à adminis-tração para acompanhar o lançamento das obras, no bairro Novo Horizonte e no no Jardim Palmares. "É uma forma de agradecer a colabo-ração do povo e também prestigiar os vereadores que vem colaborando para que a administração consiga equa-cionar os problemas que Barra do Garças (MT) vinha enfrentando e que inviabili-zou qualquer investimentos nesses primeiros cinco me-ses e meio", disse.

Neste primeiro pacote de obras serão benefícios os bairros Universitário, Novo Horizonte, Jardim Nova Bar-ra, Jardim Palmares, Anchie-ta, Amazônia II, Jardim Ma-riano, Alto Boa Vista e Residencial Monte Senai.

REFORMA

Assembleia Legislativa decidirá sobre o funcionamento dos cartórios

O deputado Adalto de Frei-tas e o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, se reúnem hoje à tarde com o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias dos Santos, para definir um convênio na orde de R$ 550 mil entre o go-verno do Estado de Mato Gros-so e a prefeitura de Barra do Garças para recapear parte da pista de pouso e via de acesso do aeroporto barra-garcense, no km 16 da BR 070. Inaugu-rado na década de 80, o aero-porto de Barra opera com voos noturnos e pista com metragem internacional, mas enfrenta problemas de buracos em parte de sua pista.

A reivindicação do deputa-do Daltinho foi confirmada por funcionários do aeroporto ao vice-governador há duas sema-nas atrás quando Silval esteve aqui e conversou com a equipe da Infraero.

O aeroporto de Barra do Garças atende um fluxo muito grande de pequenas e médias aeronaves que pousam na re-gião do Araguaia. "Esse convê-nio é fruto de muita luta pois já

Aeroporto de Barra do Garças vai receber recapeamento

Ronaldo Couto / Da Assessoria haviamos protocolado isso no início do ano" comentou Dalti-nho. O deputado agradeceu o apoio de Silval nesse pleito e destacou a necessidade dessa manutenção pois hoje uma em-presa aérea retomou os voos comerciais na cidade de Barra do Garças com outros grandes centros.

Além do convenio do aero-porto, Silval deve assinar ou-tros convenios com relação à saude para atender o hospital regional onde funciona a UTI neonatal. Há uma expectativa muito grande sobre esse en-contro pois vai tratar também de outro pedido do deputado Daltinho sobre a construção de um teleférico em Barra do Gar-ças ligando o parque da Serra Azul ao porto do Baé no rio Araguaia. "O teleférico será o empreendimento mais impor-tante dos últimos anos, consoli-dando o potencial turístico da região" frisou o deputado pee-medebista. O governo estadual vai implantar um teleférico em Chapada dos Guimarães e es-tuda a possibilidade de montar outro aqui em Barra com in-vestimento na ordem de 4,5 milhões de reais.

Aeroporto ganhará novo asfalto garatinho assim maior segurança

A Se

mna

A Se

mna

A Se

mna

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 20096 PolíciaPRISÃOTRÁFICO

Durante a noite desta se-gunda-feira (22/06) em Bar-ra do Garças mais uma casa que funcionava como ponto de venda de drogas foi es-tourada pela Força Tática Araguaia.

Além de aparelhos ele-trônicos e objetos que evi-denciam o tráfico doméstico de drogas, foi encontrado na boca de fumo, peça de mo-tocicleta provavelmente oriunda de furto. Outra boca de fumo foi estourada na noite de sábado, sendo reali-zada a prisão de dois rapa-zes, celular e três tipos de drogas, pasta base, maconha

Força Tática Araguaia estoura bocas de fumoDa Assessoria e cocaína.

As operações na cidade de Barra do Garças durante os últimos dias contra o trá-fico doméstico de drogas feitas pela Força Tática Araguaia, com a intensifica-ção do patrulhamento tático urbano, realizando aborda-gens a pessoas suspeitas por toda a cidade, afim de coibir esta conduta criminosa, tem alcançado bons resultado com várias apreensões de entorpecente, além de ter sido encaminhado para De-legacia Municipal de Barra do Garças nove pessoas as-sociadas ao tráfico, dentre elas dois menores de idade.

A Comissão de Fiscali-zação Financeira e Controle da Câmara dos Deputados pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) investiga-ção sobre empréstimos do Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e Social (BNDES) para frigo-ríficos. Uma das empresas a serem investigadas é o Fri-gorífico Friboi, de Mato Grosso, que teria recebido R$ 300 mil por intermédio do esquema de corrupção.

Na Proposta de Fiscali-zação e Controle 65/08, o deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) afirma que, na operação Santa Tereza, a Polícia Federal revelou uma quadrilha que cobrava pro-pinas para intermediar em-préstimos junto ao banco oficial. A denúncia contra a Friboi foi publicada em maio do ano passado pelo jornal "O Globo".

Para o relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO),

TRÁFICO

Friboi-JBS de MT recebeu dinheiro de corrupçãoAgência Câmara - 24 Horas News

ainda que as denúncias con-tra o BNDES não tenham sido comprovadas, os finan-ciamentos da instituição fi-caram sob suspeita.

Embora o pedido não es-tabeleça o período a ser in-vestigado, Moreira Mendes propôs que fiscalização cubra o período de 2005 a 2009, "com o propósito de estabelecer um foco para o trabalho". O deputado afir-ma ainda que haveria quei-

xas de que o BNDES bene-ficia os grandes frigoríficos e promove a concentração no setor.

A Friboi é um dos frigo-ríficos investigados pela Po-lícia Federal e pelo Ministé-rio Público Federal na "Operação Abate", deflagra-da na semana passada, e que resultou na prisão preventi-va de 22 pessoas acusadas de favorecer empresas do ramo. Em comunicado en-

viado nesta quarta-feira ao mercado, o Friboi nega ter qualquer tipo de ligação a crimes associados ao inqué-rito que investiga a Superin-tendência Federal da Agri-cultura em Rondônia ou em qualquer outro Estado.

“A JBS recebeu a Polícia Federal e contribuiu para a investigação, que coletou documentos relacionados a Inspeção Federal bem como relatórios de auditorias, li-cenças de operações da Uni-dade, entre outros. Vale res-saltar que nenhum dispositivo de armazena-mento de dados eletrônico, computador ou qualquer tipo de equipamento da JBS foi apreendido, pois não foi encontrada nenhuma evi-dência de crime”, anotou a empresa.

Em Cuiabá, os empresá-rios José Almiro Bihl e seus filhos Ricardo e Márcio Bihl, operadores do Curtu-me Araputanga, de Mato Grosso, foram presos na fila de embarque de um vôo que partiu para Brasília.

Fortalecer as ouvidorias de polícia como órgãos autô-nomos e independentes é a solução para combater a vio-lência institucional, acredita a socióloga Julita Lemgru-ber. O assunto foi discutido durante o 4º Seminário Na-cional de Psicologia e Direi-tos Humanos: Nenhuma For-ma de Violência Vale a Pena, que reuniu em Brasília, cerca de 400 psicólogos.

Segundo Julita Lemgru-ber, boa parte dos homicí-dios cometidos nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo é resultado de ações policiais. “A história está se repetindo em outros locais

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 5 kg de cocaína durante uma inspe-ção de rotina no km 33 da rodovia BR-070, no muni-cípio de Barra do Garças (509 km a oeste de Cuia-bá).

A droga estava no veí-culo GM/Montana Con-quest, placas KAN 0965 de Cuiabá (MT), conduzido por Gilson de Araújo Be-

DROGAS

PRF apreende 5kg de cocaína em Barra do GarçasDa Assessoria

A Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças (MT) es-clareceu um caso de homicí-dio e prendeu quatro suspei-tos de envolvimento no crime. O assassinato aconte-ceu na madrugada de segun-da-feira, 15, e na quarta-fei-ra, 17, os suspeitos foram presos. Os nomes já foram divulgados pela assessoria da Polícia Civil.

Foram presos Danielle Ribeiro Rodrigues, 27, Amaury Milhome Souza, 21, Rodrigo Gomes de An-drada, 22, e um adolescente de 16 anos. Os quatro são suspeitos de envolvimento no assassinato de José Ru-bens Silva. A vítima estava em casa, com mais duas pessoas, no bairro Santo An-tônio, em Barra do Garças (MT), quando um homem

zerra, 23. Durante entrevista, o condutor do veículo entrou em contradição. Os policiais iniciaram uma revista minu-ciosa no interior do veículo, no compartimento interno foram encontrados 5,235 Kg de pasta base de cocaína.

Conforme declaração do condutor ele pegou a droga em Cáceres e entregaria em Goiânia-GO. A ocorrência foi encaminhada para a Po-lícia Federal de Barra do Garças.

SEMINÁRIO

Polícia prende quatro suspeitos de homicídio em Barra do Garças

TVCA em uma moto passou atiran-do com um revólver calibre 38 e acertou José com um tiro na nuca. Além da víti-ma, estavam na residência Jéferson Ferreira Martins e Noelma Simão dos Santos, que não se feriram.

Através das investiga-ções, os policiais civis des-cobriram que a intenção dos acusados era matar Jéferson, possivelmente devido a um acerto de contas. Tanto a ví-tima quanto os suspeitos têm passagem pela polícia pelo crime de tráfico de dro-gas. A arma do crime foi lo-calizada na casa de Rodrigo. Os presos foram encami-nhados à Cadeia Pública do município e o menor de ida-de levado à Delegacia Espe-cializada da Criança e do Adolescente de Barra do Garças (MT).

Socióloga defende fortalecimento de ouvidorias para reduzir violência policial

Agência Brasil como em Pernambuco e no Espírito Santo”, disse a so-cióloga ao destacar a impor-tância de se fortalecer as ouvidorias policiais. “Esses mecanismos foram abando-nados pelo governo.”

Para a advogada e dire-tora da União de Mulheres de São Paulo, Maria Amélia Teles, as pessoas se acostu-maram a se encaixar em uma das duas situações: ser agredido ou ser o agressor. Na opinião da advogada, falta interesse do governo para estimular a defesa dos direitos humanos. “O Esta-do brasileiro tem sido o principal responsável pela violência aos direitos huma-nos.”

Revoltados com a falta de médicos nas aldeias e com a decisão da FUNASA de terceirizar os serviços de saúde no Distrito, índios da etnia Karajá e Canela, ocu-param a partir das 9:00 ho-ras desta segunda-feira, dia 22 de junho, a sede adminis-trativa do DSEI Araguaia, em São Félix do Araguaia.

Segundo Samuel Yriwa-na Karajá, coordenador da Ong Indígena Iny Mahadu, o motivo da ocupação é sen-sibilizar a direção do DE-SAI, em Brasília, para o su-cateamento dos serviços de saúde indígena. “Nossas al-deias estão sem médicos. Está difícil encontrar profis-

Índios da etnia karajá e canela ocupam prédio da Funasa em São Felix Araguaia

24horasnews sionais de saúde para traba-lhar na área indígena” de-clara Samuel.

Segundo ele “essa situa-ção vai piorar ainda mais com essa decisão da FU-NASA de não fazer mais o convênio com as Ongs Indí-genas e terceirizar todas as ações com empresas parti-culares.”

Samuel disse ainda que “Nosso movimento é pacifi-co. Queremos conversar com algum representante de Brasília. Vamos ocupar o prédio até que sejamos ou-vidos. Queremos continuar com o convênio com as Ongs Indígenas e melhorias no atendimento médico em todas as nossas aldeias.”

FT Araguaia vem trabalhando incansavelmente no combate ao crime

Friboi (GRUPO JBS) unidade de Barra do Garças

A Se

man

a

A Se

man

a

TV S

erra

Azu

l

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT19 a 26 de Junho de 2009 7Cidade

ESTIAGEM

A partir de 15 de julho até 15 de setembro, as queima-das estarão proibidas em Mato Grosso. É o que afir-mou na última semana, o di-retor regional da Sema de Barra do Garças, Cleber Fa-biano Ferreira. Durante os três meses, será proibida a queima de qualquer espécie no estado e os órgãos fiscali-zadores estarão monitorando e multando os infratores. “Este é o período mais seco do ano e por conta disso, tem essa proibição legal das quei-madas rurais.

Lembrando que as quei-madas urbanas estão proibi-das o ano inteiro. As multas são severas serão encami-nhadas para o Juizado Vo-lante Ambiental (Juvam) para que seja tomadas as medidas judiciais contra os infratores. Provocar quei-madas é crime, além de res-ponder administrativamen-te, com muitas que variam de R$ 1 mil, por hectare, nas áreas de 1,5 mil hectare, nas áreas de floresta, quem for pego responde também cri-minalmente.

Sema inicia trabalhos contra queimadas rurais

iNVESTiMENTOS: Este ano serão investidos R$ 4,5 milhões no combate as queimadas em Mato Grosso. O valor é superior ao ano passado, quando foram em-pregados cerca de R$ 4 mi-lhões no trabalho. O coorde-nador de Gestão do Fogo da Secretaria de Estado de Meio

Ambiente (Sema), tenente coronel Alessandro Borges Ferreira, disse que o dinheiro começou a ser aplicado no começo do ano na conscien-tização da população. Equi-pes do órgão atuam no inte-rior, priorizando a região Norte e onde existe unidades de conservação, fazendo pa-

lestras e reuniões em assen-tamentos rurais e com pecua-ristas.

Nos municípios, cursos de qualificação formam bri-gadistas para combater o fogo dentro do perímetro ur-bano. Com a conscientiza-ção, o coronel acredita que o número de focos de calor

será reduzido em 30%. Em 2008, foram registrados 74.426 focos. O número, se-gundo Ferreira, já foi um avanço porque apresenta uma redução de 60% em re-lação aos registrados em 2007.Ele assegura que a meta para este ano é alta e há difi-culdade em cumpri-la.

O coronel explica que promover incêndios no perí-odo proibitivo é crime am-biental e os proprietários de áreas rurais podem responder inquérito policial pela ação, além de serem penalizado com multa.

O período de proibição começa no dia 15 de julho e acaba em 15 de setembro. Ferreira esclarece que o prazo pode ser ampliado se houver mudanças climáticas. Ele cita como exemplo o ano passa-do, quando as chuvas come-çaram a ser frequentes a partir de dezembro. O coronel es-clarece que mesmo estando fora do período proibitivo, as queimadas só são permitidas com autorização da Sema. O incêndio precisa ser controla-do e sem apoio de pessoas qualificadas pode se espalhar para outras áreas.

Com o acréscimo do re-curso, serão adquiridos mais equipamentos, entre eles ae-ronaves, que no ano anterior foram utilizadas apenas no fim do prazo proibitivo e agora estarão disponíveis desde o começo das ativida-des.(Com informações do Jornal da Band e Assessoria).

Este ano serão investidos R$ 4,5 milhões no combate as queimadas em Mato Grosso

ARAGARÇAS

RápidasINVASÃO Índios das etnias Carajá, Canelas, Tapira-pé, Maxacali ocuparam a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de São Félix do Araguaia. Eles protestam contra a falta de médicos e assistência de saúde nas aldeias, que estão localizadas nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. O coordenador geral da Organi-zação Carajá, Samuel Yriwana Carajá, disse que os funcionários do órgão ficarão impedidos de trabalhar até que representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funa-sa) venham de Brasília para explicar as alterações do convênio para contratação de profissionais e manutenção dos serviços de saúde nas aldeias.

Da Redação

Como parte da pro-gramação da Tempora-da de Praia/2009, o lan-çamento do Portal Araguaia que abrangerá 10 cidades da região, será nesta sexta-feira, 26, a partir das 20h00, na Avenida Beira Rio, em Aragarças. O Portal que é gerenciado pelo IBRACE (Instituto Bra-sil Central) dará o des-taque aos aspectos tu-rísticos e ecológicos da região. No palco da praia Quarto Crescente, a partir de 5 de julho, passa-rão Karielle Gontijo, Grupo Rastapé e Biquíni Cavadão. É esperado um grande pú-blico na Avenida que pode-rá desfrutar da apresentação da renomada Cia de Dança Quasar, Grupo Sertão, Be-rão e Filho da Dona Neri-

Portal Araguaia será lançado nesta sexta

Noite Cultural com muita música e dança

neide e ainda Eudes e Can-dinho que comporão a noite cultural enriquecida com a música, dança e o melhor das canções goianas e do Araguaia. Toda programa-ção tem o apoio da Prefei-tura de Aragarças, pela Se-cretaria de Educação, Desporto e Lazer.

Da Assessoria

Arqu

ivo

A CAMPANHA DE VACINAçÃO contra Poliomielite vai até a próxima sexta-feira (03). Os pais devem procurar um posto de saúde mais próximo é levar as crianças de 0 a 4 anos para vacinar. Em Mato Grosso, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de imunizar 267.708 crianças. Com o slogan "Não dá pra vacilar, tem que vacinar", a campanha é importante porque a doença pode ser reintroduzida no Brasil uma vez que o poliovírus selvagem é circulante em locais como na África, Região do Mediterrâneo Oriental e Região do Sudeste da Ásia e o fluxo intenso de viajantes por todo o mundo pode facil-mente propagar o poliovírus.

SUB-REGISTRO

Corrigir o déficit de su-bregistro de nascimento civil em General Carneiro foi o que motivou a visita de uma equipe da Secretaria de Tra-balho, Cidadania e Assistên-cia Social (Setecs). Dados de 2005 Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) apontam que General Car-neiro contam com 52 pesso-as sem o registro o de nasci-mento. No entanto, desse total de números apontados pelo IBGE, foram encontra-dos apenas cinco pessoas sem registro.

Para mudar este quadro, duas técnicas estiveram no município para fazer o levan-tamento desses números e realizar o registro de nasci-mento. “O nosso objetivo é registrar a campanha de mo-bilização para o registro civil e documento básico. O traba-lho é feito em conjunto com os municípios. No primeiro momento da campanha fize-mos um trabalho de capaci-

General Carneiro adere à Campanha de Registro Tardio

A primeira certidão é gratuita. A família carente deve procurar um cartório mais

próximo da sua cidadeDa Redação

tação com os municípios pó-los e agora na segunda etapa estamos visitando os municí-pios com problemas de su-bregistro. A campanha vai até 2011 e a prefeita de Ge-neral Carneiro, Magali Vile-la, já aderiu a campanha na-cional”, disse a assistente social da Setecs Maria Eliza-bete Fernandes Macedo. Além de General Carneiro 30 municípios mato-grossen-ses com problemas de sub-notificações serão visitados.

DESARMAMENTO - pelo menos 18 mil armas de fogo foram retiradas de circulação em Mato Grosso, nos últimos cinco anos. Elas estavam nas mãos de bandidos e uma parte delas foi furtada das residências de cidadãos comuns, que tentaram se proteger. Somente este ano, na Grande Cuiabá, 1.315 armas foram entregues espontaneamente, ou apreendi-das pela Polícia Civil como também pela Polícia Militar. Espontaneamente foram apenas 18. As restantes 1. 297 foram apreendidas pelas duas polícias. Os números foram apresenta-dos na última quinta-feira (27), durante audiência pública sobre desarmamento dentro do projeto a 'Caravana Comunida-de Segura', na Assembléia Legislativa.

INFâNCIA E JUVENTUDE

Caminhada de conscienti-zação fecha a programação das atividades organizada pela Defensoria Pública de Barra do Garças A instituição no mês de junho desenvolveu o projeto “Conscientizar é obrigação - Proteção Integral à Infância e Juventude e In-fância que integra diversas ações de combate ás drogas e ao trabalho infantil. A cami-nhada está agendada para sair dia (2/7) às 16h da Praça dos Garimpeiros e com destino a arena do Porto do Baé. Na

Caminhada fecha programação de combate às drogas em Barra

Da Redação oportunidade, os três primei-ros colocados nas categorias melhor redação, melhor dese-nho e melhor frase serão pre-miados. “Quero conclamar á toda a população que partici-pe desta caminhada de cons-cientização, pois é uma forma de mostrar que luta contra as drogas é o trabalho infantil é de todos”, disse a defensora pública de Barra do Garças, Lindalva de Fátima Barros. A iniciativa visa proporcionar ás crianças e adolescentes e comunidade em geral a cons-cientização de lutar contra o trabalho infantil e as drogas.

Defensora pública Lindalva de Fátima Barros uma das organizadoras

Em 2008 foram registrados 74.426 focos de incêndios representando uma redução de 60% em relação a 2007

A Se

man

a

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 20098 AgronegócioCONFERÊNCIA

Com o objetivo de com-pensar a fuga de financiado-res privados depois da crise mundial e a queda na produ-ção de grãos, o governo fe-deral vai destinar R$ 107,5 bilhões para financiar a agropecuária brasileira na safra 2009-2010. O valor é 37,8% maior do que os R$ 78 bilhões da safra 2008-2009. A agricultura comer-cial ficará com R$ 92,5 bi-lhões, enquanto a familiar terá R$ 15 bilhões.

No ciclo produtivo que se encerra, a agricultura co-mercial e a familiar tiveram, respectivamente, R$ 65 bi-lhões e R$ 13 bilhões, em-bora nem tudo tenha sido usado por várias dificulda-des no acesso ao crédito, como o alto grau de risco dado aos produtores rurais e falta de licenças ambientais. O Plano Agrícola e Pecuário 2009-2010 lançado oficial-mente em Londrina, no Pa-raná, às 15h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e

Governo aumenta em 37,8% os recursos para agropecuáriaABr pelo ministro da Agricultu-

ra, Reinhold Stephanes.De acordo com o Minis-

tério da Agricultura (Mapa), o foco do plano é o incenti-vo ao médio produtor, ao cooperativismo e à produ-ção com respeito ao meio ambiente. O Programa de Incentivo à Produção Sus-tentável do Agronegócio (Produsa) - para recupera-ção de áreas degradadas - será ampliado de R$ 1 bi-lhão para R$ 1,5 bilhão. O Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecu-árias (Procap-Agro) terá R$ 2 bilhões e os recursos para o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger Rural) passarão de R$ 2,9 bilhões para R$ 5 bilhões.

O montante para finan-ciamentos de custeio e co-mercialização a juros con-trolados aumentarão 20,8%, atingindo R$ 54,2 bilhões. Além da criação de novas linhas de crédito, os limites também serão ampliados. Os preços mínimos para 33 culturas foram reajustados,

destacando-se produtos im-portantes como arroz (20%), leite (15%), mandioca (12%) e milho (6%). O objetivo das atualizações dos preços mínimos, segundo o Mapa, é atender tanto as necessida-des do produtor quanto as do mercado nacional.

As discussões em torno do Plano Agrícola e Pecuá-rio 2009-2010 vêm ocorren-do há vários meses, princi-palmente depois que a crise financeira mundial obrigou as tradings - multinacionais que financiam a produção por meio da compra anteci-pada ou fornecimento de in-sumos agrícolas - a tirar di-nheiro investido no Brasil para compensar os prejuízos em seus países de origem. Segundo Stephanes, aos poucos esse dinheiro come-ça a retornar. A grande recla-mação dos produtores, no entanto, mais até do que a quantidade de recursos, é a dificuldade de acessá-los devido à lentidão dos ban-cos para liberar os financia-mentos.

Embora Mato Grosso te-nha reduzido sua participa-ção no desmatamento da Floresta Amazônica de abril para maio dentre o conjunto de estados da Amazônia Le-gal - queda de 69,8% para 49,7% - o estado continua líder nos danos ambientais ao bioma, além de ter am-pliado a área devastada. Da-dos de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Es-paciais (Inpe) apontam que a área total de desmatamen-to na floresta em Mato Gros-so cresceu de 25,7 quilôme-tros quadrados em abril para 61,2 quilômetros em maio, mês em que 123 quilôme-tros quadrados foram des-matados em toda a Amazô-nia Legal.

AMAZÔNIA

MT se mantém líder na devastação em maioEstado reduziu percentual de cota na devastação em relação aos demais estados. Porém, ampliou a área desmatada de 25,7 Km2

em abril para 61,2 km2, mês passado

De fato, o que provocou a redução na participação de Mato Grosso no desmata-mento foi a tendência de au-mento seguida por todos os estados da região. Na Ama-zônia Legal como um todo, o desmatamento foi aumen-tado em mais de 86 quilô-metros quadrados no mês de maio.

Mato Grosso ainda man-tém um abismo em suas es-tatísticas em relação aos de-mais estados. Basta conferir o ranking do desmatamento. O segundo maior devasta-dor em maio, Roraima, não desmatou nem metade da área registrada em Mato Grosso – foram apenas 17,7 quilômetros quadrados.

Uma razão pela qual Mato Grosso pode ter se sa-ído como líder no desmata-mento diz respeito à visibili-

dade na região amazônica durante o período analisado. Tudo por conta da alta inci-dência de nuvens que preju-dicou a detecção, por parte dos satélites, de áreas des-matadas em 62% do territó-rio da Amazônia Legal.

Estados como Amazônia e Pará, respectivamente, es-tiveram cobertos em 92% e 83% de seus territórios du-rante o período. Assim como Amapá e Acre, eles não pu-deram ser monitorados. O Pará costuma aparecer nos rankings de desmatamento acompanhando Mato Gros-so nas primeiras posições dos estados devastadores do bioma amazônico.

Já Mato Grosso e Tocan-tins tiveram, cada um, ape-nas 7% do território coberto por nuvens. “O estado do Mato Grosso foi o que apre-sentou melhor oportunidade de observação, e também onde a maior área de alertas foi mapeada”, traz o relató-rio do Inpe.

O secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente, Salatiel Araújo, entende que o Inpe não teve como ava-liar os demais estados. “Mato Grosso sempre tem menos nuvens e então sem-pre apresenta mais oportuni-dades de detecção de des-matamento”. Entretanto, o secretário aponta que já existe um movimento de-crescente no desmatamento e aguarda, este ano, os me-nores índices de devastação desde 1988, quando iniciou o monitoramento.

A Federação da Agricul-tura e Pecuária de Mato Gros-so (Famato) lançou na última quarta-feira (24), na Sala de Reuniões da entidade, a cam-panha "Gado Só à Vista". De-senvolvida em parceria com as Federações de Goiás e Mato Grosso do Sul, o objeti-vo da campanha é conscienti-zar os pecuaristas de que é

MERCADO

Centro-Oeste se une em campanha para venda de gado à vistaObjetivo é conscientizar os pecuaristas de que é preciso

mudar as formas de comercializaçãoDa Assessoria preciso mudar as formas de

comercialização com a indús-tria e também impedir a ven-da de animais para as empre-sas que têm dívidas com os produtores rurais.

Na ocasião o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, dará detalhes so-bre a campanha no Centro-Oeste e sobre a atual situação dos pecuaristas em Mato

Grosso. O gerente técnico da Famato, Luciano Gonçalves, vai falar sobre o Macrocená-rio da Pecuária Mato-gros-sense.

A decisão do lançamento da campanha foi tomada após reunião organizada em Goiâ-nia, no último dia 25 de maio, entre membros de entidades representantes do setor, pecu-aristas e das três Federações

RENÊ DIÓZ

Mato Grosso ainda continua sendo um dos estados que mais desmata

O foco do plano do MAPA é o incentivo ao médio produtor, ao cooperativismo e à produção com respeito ao meio ambiente.

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT19 a 26 de Junho de 2009 9Economia

TELEFONIA

Enilson Arneiro / Diretor CDL

O presidente da Asso-ciação Brasileira das Indús-trias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Giannetti da Fonseca, afirmou dia (23) que o setor adotará um códi-go de conduta para evitar o abate e o processamento de gado criado em áreas de desmatamento da Amazô-nia. Ele fez a declaração agora há pouco no Senado,

O Brasil teve, em maio, um acréscimo de 2,9 milhões de habilitações de telefonia móvel, crescimento de 1,8% no número de assinantes, di-vulgou a Anatel nesta quinta-feira (18).

Agora, são 157,5 milhões aparelhos celulares, 81,75% pré-pagos e 18,25% pós-pa-gos. Os serviços de telefonia móvel vêm crescendo expres-sivamente no país: as adesões passaram de 8 milhões em 2000 para 29,6 milhões em 2008.

No Brasil, a teledensidade (índice usado no mundo todo para demonstrar o número de telefones em cada grupo de 100 habitantes) é de 82,44, aumento de 1,8% em maio ante abril. Comparado a maio do ano passado, o crescimen-to foi de 20,82%.

O Distrito Federal lidera a teledensidade móvel brasi-leira, com índice de 149 (1,49 telefone para cada ha-bitante). O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking, com 0,99 aparelho para cada habitante. Em ter-ceiro vem o Mato Grosso do

A Oi lançou essa semana o plano Oi Controle na re-gião da antiga Brasil Tele-com (Acre, Rondônia, To-cantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distri-to Federal) que permite a adesão do cliente pelo tempo que desejar, sem prazo de fi-delização, taxa de adesão ou cobrança de multa contratu-al. "Este novo plano fica en-tre o pré e o pós-pago. Dá a comodidade de um paga-mento mensal mas com o controle que ele precisa para não ter que estourar a conta no final do mês", informou Michelle Xavier, gerente de varejo da companhia.

Como funciona - O clien-te paga o valor fixo mensal de R$ 34,90 na fatura do seu cartão de crédito (Visa, Mas-tercard, Hipercard ou Di-ners). Após utilizar toda a

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra do Garças, José Pie-dade, participou no último dia 17 de junho, de uma au-diência pública. O evento organizado pelo Ministério Público teve por objetivo esclarecer o elevado núme-ro de mandados de seguran-ça, interposto por empresa de Mato Grosso para garan-tir a liberação de mercado-rias apreendidas por fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda.

Além de provocar o acúmulo de processos na judicial, obtém uma liminar que garante a liberação da mercadoria, e nos dias se-

Presidente da CDL participa de audiência em CuiabáENCONTRO

guintes há uma nova apre-ensão de produtos seme-lhantes. O secretário de Estado de Fazenda, Eder

Moraes e seu staff partici-param da audiência. Segun-do o promotor, Mauro Za-que, os fatos serão

analisados e outros empre-sários ouvidos para se tor-nar medidas que resultem em resultados práticos.

Brasil ganha 3 milhões de novos assinantes de telefonia celular

24 Horas News

Sul, com 0,98 telefone. O Centro-Oeste lidera a

teledensidade entre as regi-ões brasileiras com um índi-ce de 101,03 (era de 97,61 em abril), seguido pelo Su-deste, com índice de 93,71 (era de 92,67).

Em terceiro no indicador está a região Sul, com índice de 87,09 (era de 85,09). A Região Norte possui índice de 64,31 (era de 62,58) e ocupa a quarta colocação, se-guido pelo Nordeste que possui índice de 63,64 (era de 62,44).

Oi lança plano controle em 6 estadosfranquia poderá fazer recarga como em um serviço pré-pa-go, mas com a tarifa do Oi Controle. As recargas estão disponíveis a partir de R$ 1. O chip do Oi Controle custa-rá R$ 30 e terá, promocional-mente, R$ 40 de bônus ini-cial, válido para ligações locais para fixos e móveis Oi e Brasil Telecom.

Ao ativar o serviço o cliente ganha bônus de até R$ 600 para usar em ligações locais e de longa distância, através do código 31, para qualquer fixo e móvel Oi e Brasil Telecom, além de mensagens de texto para qualquer operadora. O bônus é creditado diariamente no valor de R$ 20 e sempre aba-tido antes da franquia do pla-no. O bônus será concedido por seis meses a partir da data de adesão à oferta. A oferta tem adesão válida até 15 de agosto.

Gazeta Digital

OPÇÃO AO CLIENTE

Lizz

i Vid

eo

CONTROLE

Cadeia produtiva de carne vai adotar código de condutaonde participará em instan-tes de audiência pública na Comissão de Agricultura.

De acordo com Giannet-ti, o código de conduta é uma forma de adequar o se-tor ao termo de ajuste de conduta proposto pelo Mi-nistério Público do Pará e pelo Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a co-mercialização de carne de animais provenientes de áreas desmatadas.

O executivo da Abiec disse que atualmente é im-possível controlar toda a ca-deia produtiva da carne e identificar animais oriundos de áreas clandestinas. Isso porque, ressaltou, 30% do gado abatido no país é clan-destino.

Neste momento, assina-lou Giannetti, o setor não tem condições de assinar o termo de ajuste de conduta e, por isso, optou pelo códi-

go. Ele ainda criticou o go-verno e o ministro Carlos Minc, que “teria falado mui-to e feito pouco pelo setor”.

A primeira experiência de gado rastreado, desde o nascimento até o abate, está sendo iniciada no Mato Grosso do Sul, informou Gianetti. A partir da implan-tação desse sistema, acres-centou, será possível identi-ficar a origem de todos os animais abatidos no país.

Ivan Richard / de Brasília

A Secretaria de Fazenda está intensificando as ações de fiscalização em Mato Grosso, como forma de evitar a sone-gação de impostos. "Estamos usando o Serviço de Inteligên-cia, com um amplo trabalho de averiguação. Temos sido ex-tremamente inflexíveis quan-do se trata de combater ilícitos, de burla ao Fisco Estadual", disse o secretário Eder Mora-es, em entrevista ao programa "Ponto de Vista", da TV Ron-don (Rede TV!), no domingo (21).

"Antes, a Sefaz era palco de discursos, de pensamen-tos políticos e econômicos, que não conduziam a nada", disse o secretário, observan-do que essa realidade mudou a partir do momento em que sua gestão passou utilizar a Inteligência e a agir dentro de absoluta legalidade.

Moraes citou como exemplo dessa atuação rígi-da da Sefaz a fiscalização do segmento de combustíveis, que responde por cerca de 25% da arrecadação de Im-posto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. Na sema-na passada, por exemplo, a fiscalização apreendeu 19 carretas de combustível, atendendo a denúncias pro-tocoladas pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Em ofício encaminhado à Sefaz-MT, o MPE denunciou oito distribuidoras que esta-riam agindo contra a ordem tributária, favorecendo a eva-são fiscal e, em alguns casos, adulterando o álcool entre-gue para a comercialização

Sefaz usa Inteligência para combater sonegação em MTFECHANDO O CERCO

Eder Moraes diz que respeito à legalidade garante sucesso das ações em diferentes segmentos da economia

Secretário Éder Moraes, que garante uso da legalidade no processo de fiscalização em Mato Grosso

Da Assessoria

nos postos. Na ocasião, Eder Moraes explicou que a fisca-lização está agindo contra um esquema complexo de evasão fiscal, antes que ele se espalhe e torne-se uma práti-ca comum em Mato Grosso. A medida busca desmontar o esquema de concorrência desleal desencadeada pela adulteração de combustível e sonegação de impostos.

"Estamos agindo dentro da normalidade, dentro da legalidade, para manter a or-dem tributária. Estamos fa-zendo a coisa certa", disse o secretário. Ele lembrou que, também na semana passada, a multinacional Esso anun-ciou que voltará a investir em Mato Grosso, com um investimento inicial de R$ 58 milhões, no Município de Alto Taquari (479 km ao Sul

de Cuiabá). A empresa vai utilizar a Ferronorte para tra-zer óleo diesel e gasolina e para levar etanol.

Obrigação fiscal: Na semana passada, Eder Mo-raes revelou, em entrevista à TV Centro América (Glo-bo), que há um grande nú-mero - cerca de 15 a 20% - de produtos que circulam por Mato Grosso desacober-tados de notas fiscais. "Nós temos entre as regiões Les-te, Sul, Norte e oeste do Es-tado, e na região metropoli-tana da Capital, uma média de 40 % dos contribuintes que não cumprem com sua obrigação fiscal. É evidente-mente, a massa que está sen-do atingida agora busca cau-sar reação", disse.

Segundo secretário, al-guns reclamam que estão

sendo atingidos pela fiscali-zação, mas, pela legislação, o Governo não pode seg-mentar dentro do setor. "A fiscalização é para todos, as ações disparadas no seg-mento econômico evidente-mente que vão atingir os bons e os maus contribuin-tes. Mas é desta forma. Nós estamos atendendo um pedi-do do próprio empresariado, que é de fiscalizar para com-bater a concorrência desleal, para evitar a entrada de pro-dutos numa concorrência predatória dentro do Estado de Mato Grosso. É isso que o Fisco está fazendo", disse Moraes, na entrevista.

Contribuinte: Sobre o atendimento ao contribuinte, Eder Moraes informou que a Sefaz definiu a instalação de telefones nos postos fiscais de maior movimento. "O contribuinte terá um telefone ao seu lado para que, no ato, na presença de qualquer abu-so do servidor na ponta final, ele ligue no gabinete do se-cretário ou no plantão que vamos criar, para que se to-mem as medidas em tempo real", explicou.

Ele também disse ter de-terminado que sejam insta-ladas câmeras em todos os postos fiscais, em tempo real, e que os sistemas sejam interligados com a Delega-cia Fazendária, para que haja um monitoramento por parte dos delegados; e que se crie um espaço dentro dos postos para a atuação do Mi-nistério Público, com visitas rotineiras e também do plan-tão da Delegacia Fazendá-ria.

Seco

m -

MT

Diretores da CDL e Empresários de Barra do Garças estiveram reivindicando soluções da SEFAZA tendência á aumentar número de usuários

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 200910

Interessados comparecer no SINE, Rua Presidente Vargas, Nº 598 - Centro - Fone: (66) 3401-1351 -Barra do Garças - MT, munidos de carteira de trabalho e documentos pessoais

01 VAGA P/ EMPREGADA DOMÉSTICA, para o seguinte perfil: para mulher, ter experiência e referência01 VAGA P/ SERVIÇO GERAIS, para o seguinte perfil: para ho-mem, ter experiência e referência, para deficiente físico - auditivo parcial, visual parcial.01 VAGA P/ CHURRASQUEIRO, para o seguinte perfil: para ho-mem, ter experiência e referência.01 VAGA P/ VENDEDOR EXTERNO, para o seguinte perfil:para homem, ter experiência em auto peças ou lubrificantes, ter disponibilidade para viajar.01 VAGA P/ VENDEDOR INTERNO, para o seguinte perfil: para ambos os sexos, ter experiência em auto peças ou lubrificantes.01 VAGA P/ BRAÇAL, para o seguinte perfil: para homem, para fazenda.01 VAGA P/ PLOTISTA, para o seguinte perfil: para homem, ter experiência com corel draw.

Classificados

VEnDE-SE UM ESCOlA, Berçário infantil de 0 a 5 anos com toda documentação necessária, bem localizado e com ótima clientela. Oportunidade de negócio. Fones: 3401-7181, 9214-5622 ou 9912-7172 AlUGA-SE UMA CASA próxima ao pronto socorro na rua Borges n° 3212, 5 quartos c/ guarda roupa embutido sendo 2 suites, 2 ba-nheiros, 2 salas amplas, 2 varandas, área de serviço c/ churrasquei-ra elétrica, lavanderia, área total 1200m2. Valor do aluguel de R$ 1.200,00. Tratar 3405-6036 ou 9906-2387.VEnDE-SE UM IMóVEl com dois pisos (sobrado), na rua 17, no Jardim Amazonas 1 - saída para a usina Clube do Maçons. Preço a combinar- Fone: (66) 3401-2077 ou 9282-6209.VEnDE-SE CASA no Jardim Ouro Fino, frente para Clube da PRF, casa de esquina. Tratar no fone: 9281-0144 VENDE-SE TERRENO no Jardim Universitário, falar com Núbia no fone: (66) 9209-0302.SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, formaturas, even-tos em geral. Falar com Damares pelo fone: (66) 9906-6314.VEnDE-SE CHÁCARA PARAIBAnA, área de 4.753 hectares, total-mente escriturada, com lagoa, nascente e à margem do Rio Garças, Localizada na Jardim Nova Barra Sul, Barra do Garças - MT, valor R$ 76.000,00. Tel. (66) 9619-4950 - 9221-7257 e 3401-9285.VEnDE-SE UMA CASA: no centro, na rua Simião Arraia N° 1351, 2 quartos sendo 1 suíte, sala 2 ambiente, 1 banheiro social, 1 cozinha, 1 dispensa, 1 área de serviço, 1 garagem não coberta. Valor da casa R$ 85.000,00. Tratar; 3401-2077 ou 9282-6209.VEnDE-SE UMA COnFECÇÃO MOnTADA e com clientela feita, com modelagem completa. Motivo mudança. Fone 3401-2077 ou 9282-6209. VENDE-SE 2 (DOIS) LOTES em Pontal do Araguaia, próximo ao Pos-to Fiscal. Motivo mudança. Fone 3401-2077 ou 9282-6209.

Realce Publicidade e Promoções, sito a avenida Ara-guaia n° 917- Bairro Jd. Amazônia - Barra do Garças- MT. CNPJ Nº 00.971.741/0001-02. Inscrição Munici-pal 005796, comunica o extravio de blocos de notas: as notas de 001 à 100(2 blocos) e os livros modelo 51 e 57. Conforme o boletim de ocorrência de 15/05/2009. n° 1030381-09-004808-9.

SHOw GOSPElKleber Lucas solta a voz em AragarçasO músico mostra seu sucessos em show, um dos principais nomes do gospel nacional, Kleber Lucas é a atração deste sába-do (27), a partir das 20 h, na Avenida Beira Rio, Aragarças (GO). O show é um dos espetáculos gospel mais aguardados pela comunidade evangélica. O músico apontado como fenômeno do gênero, por onde passa, arrasta multidões de adoradores de Cristo. Seu CD, “Aos Pés de Cristo”, vendeu mais de 350 mil cópias. Kleber Lucas chega a fazer 300 viagens por ano, incluin-do o exterior. Seu repertório é ministrado atualmente em to-das as igrejas brasileiras, com composições que falam de amor, paz e perdão.SEBRAE ORGAnIzA 4ª FEIRA DE nEGóCIOS Com a proposta de aquecer a economia local, o Serviço Brasi-leiro de Apoio á Micro e Pequenas Empresas (Sebrae de Barra do Garças) promoverá de 8 a 12 de julho, a 4ª edição da Feira de Negócios do Médio Araguaia. O evento que acontecerá na arena do Porto do Baé traz a participação de 54 expositores dos setores de varejo, comércio e serviço. A cultura também terá espaço com a mostra de artesanato de 17 municípios mato-grossenses. A atividade tem como objetivo aquecer os negócios na região envolvendo a população local e de cidades vizinhas, demonstrando oportunidades de compra, promo-ções e lançamentos e especialmente nos seguimentos do tu-rismo, artesanato, cultura, gastronomia, além de expor novi-dades que estão sendo desenvolvidas pelos empreendedores. (Com informações do Araguaia Net)COnCURSO DO DETRAnO Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) deverá publicar até o dia 30 de junho o edital de abertura de concurso público para servidores. A obrigação consta de um acordo judicial homologado pelo Núcleo de Conciliação do Tri-bunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. O acordo é resul-tado de uma ação civil publica iniciada em 2003 pelo Ministério Público do Trabalho devido à contratação, pelo Detran, de servi-dores sem concurso público. Em caso de descumprimento ou demora por parte do Detran quanto à obrigação de realização de concurso público, a multa é de R$ 150 mil.PRInCIPAIS EVEnTOS:Corrida pela Paz em Aragarças. 27 de junho de 2009.Show Grupo Tradição dia 05 de julho de 2009.Karielle Gontijo (MPB), dias 04 e 05 de Julho de 2009.Empretec, local: Sebrae dia 10 de julho de 2009.Festa Grafite, 11 de julho de 2009.Grupo Rastapé, dia 17 de julho de 2009.Show Teatral Mambembrincante, dia 17 de julho de 2009.Festa do Sol temporada 2009, 17 de julho de 2009.Fim de Tarde dia 18 de julho de 2009.Show Biquini Cavadão, dia 24 de Julho de 2009.Micarebarra dia 24 e 25 de julho de 2009.Chegada do Rally do Cerrado, dia 25 de julho de 2009.Manobras radicais 2ª edição na arena do Porto do Baé, 08 de agosto de 2009.

B A L C Ã O D E E M P R E G O S

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna pú-blico processo seletivo para as vagas abaixo descritas, observa-das os requisitos mínimos descritos a seguir:

Vaga 01 – TA – Apoio Administrativo – No: 554/2009 Perfil Desejado/Requisitos Mínimos: Superior completo em pe-dagogia ou curso com licenciatura plena. Conhecimento em informática (Word, Excel, Power Point, outros). Habilidade no setor administrativo, principalmente vendas. Pró-atividade; senso de informação; planejamento; cooperação; agilidade; atenção concentrada; boa comunicação; organização; bom re-lacionamento interpessoal.Exigência da função: ter disponibilidade para viajar, carteira de habilitação (CNH), flexibilidade de horário (inclusive noturno) e profissional com experiência em consultoria e instrutoria. Local de trabalho: Barra do Garças

Vaga 02 – TO – Secretária Escolar – No: 555/2009 Perfil Desejado/Requisitos Mínimos: 2º grau completo ou cur-sando pedagogia ou administração de empresas. Conhecimento em informática (Word, Excel, Power Point, outros). Habilidade no setor administrativo, principalmente vendas. Pró-atividade; senso de informação; planejamento; cooperação; agilidade; atenção concentrada; boa comunicação; organização; bom re-lacionamento interpessoal.Exigência da função: ter disponibilidade para viajar, preferên-cia com carteira de habilitação (CNH) e flexibilidade de horário (inclusive noturno). Local de trabalho: Barra do Graças Importante: Os candidatos deverão ter conhecimento na fun-ção/atividades a serem realizadas. O processo seletivo será realizado por etapas compostas por: dinâmicas, avaliação psi-cológica, provas, entrevistas coletivas/ individuais, etc. Interessados devem encaminhar o currículo para os e-mails ge-rencia.senaibg@senaimt.com.br ou para o endereço: Av. Go-vernador Jaime Campos, km 04 (em frente da Rodoviária) – BR 070 – B. Industrial – CEP: 78.600-000 – Barra do Garças – MT, informando a vaga de interesse até o dia 30 de junho de 2009.

Maiores informações através do site www.fiemt.com.br ou pe-los telefones 66-3401.1808

COMUNICADO DE EXTRAVIO DE DOCUMENTOS

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT19 a 26 de Junho de 2009 11

SAGITÁRIO - Momento em que poderá lucrar pelos esforços que fizer no trabalho e em atividades comerciais e industriais.

Viagens favorecidas bem como a saúde e o amor. Tudo voltará ao normal nesta fase. Você, prova-velmente, já terá superado seus problemas pes-soais e sua vida entra num período mais calmo.

CAPRICóRnIO - Momento dos mais afor-tunados para você, mas desde que evite a indecisão. Deverá, também, impor sua

personalidade ao tratar com terceiros para que seu crédito e reputação aumentem.

AQUÁRIO - O sol lhe promete um período dos mais favoráveis. Fará bons negócios, bons planos com relação ao futuro, felizes

passeios e contatos pessoais, ótimas relações so-ciais, sentimentais e amorosa. Aproveite.

PEIXES - Tendência a tristeza e ao pessi-mismo. Deverá evitar tais coisas para que tudo possa correr bem para você neste

momento. Cuide de sua saúde, evite acidentes e só viaje se for de extrema necessidades. Ele-vação mental.

lEÃO - Questões e disputas com criados, empregados ou patrões deverão ser dei-xados de lado. Evite, também, que abusem

de sua boa fé e procure neste momento ser ativo, enérgico e trabalhador.

VIRGEM - Fase em que tudo correrá de acordo com seus planos. Os negócios deve-rão dar lucros. Êxito no amor. Uma excelen-

te fase para começar uma profunda reflexão sobre todos os acontecimentos que marcaram o ano para você e para as pessoas próximas.

LIBRA - Como você não aceita derrota den-tro de um plano mental elevado, deverá re-alizar o máximo nesta fase a fim de chegar

ao auge de suas pretensões. Pode contar com o fa-vor de todos. Excelente para uma visita ao dentista ou ao médico.

ESCORPIÃO - Alguém poderá lhe falar ten-tando tirar vantagem de um negócio. Esteja mentalmente preparado para exigir mais

de pessoas individualistas, que pensam unicamen-te em si mesmas. Este é um de seus melhores pe-ríodos do ano. Seja prático e objetivo.

ÁRIES - A carreira profissional atingirá um momento culminante de transformação e você poderá aproveitar as circunstâncias

favoráveis para dar um salto em termos de pro-gresso pessoal e material. Será importante usar de forma construtiva a energia que está disponível.

TOURO - Aproveite a fase atual para colo-car em dia as obrigações do seu setor de trabalho e faça as compras que precisar.

Quanto à saúde, e necessário estar prevenido, pois tanto terá a possibilidade de curar-se de um mal passageiro ou sofrer um rápido declínio da resistência física.

GÊMEOS - Bom fluxo astral e compra e venda de produtos para lavoura e agrope-cuária. Poderá, também, lucrar inesperada-

mente através de jogos, sorteios e da loteria. Será favorecido no campo amoroso e familiar.

CÂnCER - Momento favorável as suas tran-sações financeiras e para comprar ou ven-der bens móveis e imóveis. Terá êxito tam-

bém ao tratar de assuntos sociais e no lançamento de novas idéias profissionais.

VariedadeEXPOSIÇÃO

Dr. Adriano Carboni, cirurgião dentista, especialista em implante

Artigo

Lairce Campos / Da RedaçãoO perfil de quem pro-cura implantes dentários mudou significativamente nos últimos anos. Nos anos iniciais da utilização dos implantes, a maioria dos pacientes encontrava-se na faixa etária de 50 a 65 anos. Agora, estão incluídas pes-soas com até 90 anos ou mais. Isso se deve ao cres-cente envelhecimento da população mundial e o maior conhecimento e acesso ao tratamento de implantes osseointegrados e seus benefícios.

A ausência parcial ou total de dentes leva a uma redução na capacidade mastigatória, pois o pa-ciente evita alimentos con-sistentes e fibrosos, dei-xando de ingerir nutrientes essenciais para a boa quali-dade de vida de sua dieta e que contribuem para exa-cerbar os problemas sistê-micos que, por sua idade, já possa estar apresentan-do. Manter a saúde bucal e restabelecer a função mas-tigatória é parte integrante da promoção de saúde nos pacientes idosos.

Para voltar a permitir uma função mastigatória adequada às suas necessi-dades alimentares mínimas na terceira idade e reabili-tar o paciente do ponto de vista funcional, estético e fisiológico, os implantes osseointegrados aparecem como uma excelente alter-nativa de reabilitação oral. A reabilitação com implan-tes assume grande impor-tância entre a população geriátrica, onde além de melhorarem a estética e

Olhos de arara, flor do cerrado, folha de índio e fi-guras rupestres inspiram a primeira exposição em “Arte em madeira e objetos de cerâmica”. O trabalho re-úne 90 peças de cerâmicas dos artistas da Associação de Artesões Dom Bosco (AADB) está exposto no Centro Cultural Valdon Var-jão, no Porto do Baé. Além das peças de cerâmica, a mostra traz diversos móveis

São mais de 90 peças de cerâmicas com motivos regionais e indígenas

confeccionados com madei-ras de mogno. O trabalho produzido por um grupo de jovens apresenta um pano-rama artístico da produção local em variadas vertentes, representando as tipologias entre peças utilitárias e de decoração. A exposição é uma realização da Coorde-nadoria Municipal de Cultu-ra de Barra do Garças.

A coordenadora de cul-tura do município, afirmou que a mostra além de artísti-ca tem alcance social, apre-

sentado trabalhos da região. “A AADB capacita pessoas da região oportunizando que elas trabalhem dentro da co-munidade e sem a necessi-dade de deslocarem para os grandes centros a procura de empregos”, ressaltou a coor-denadora. Ela ainda infor-mou que para o próximo se-mestre o Centro Cultural Valdon Varjão irá abrigar uma mostra de artes plásti-cas, com artistas da região.

A Associação Artesões Dom Bosco foi fundada em 2004 e auxilia jovens arte-

sãos formados em várias es-colas profissionais da “Ope-ração Mato Grosso”, movimento de voluntários italianos e brasileiros que há 40 anos, por iniciativa do padre italiano Hugo De Censi, salesiano. A AADB integra cinco núcleos. - Ate-liê São Francisco (Poxoréu). Ateliê Mamãe Margarida (Rondonópolis), Ateliê Nos-sa Senhora Auxiliadora (TO), Ateliê São Francisco (TO) e Ateliê Nossa Senho-ra de Guadalupe (General Carneiro - MT)

Implantodondia x envelhecimentoO fato de ser idoso não é uma contraindicação

para o tratamento de implantes

função, as próteses implan-to-suportadas podem pre-venir a perda da auto-esti-ma e combater o isolamento social, causados pela au-sência dos dentes, bem como no aspecto visual, permitindo ao indivíduo desfrutar de um envelheci-mento com boa qualidade de vida física, social e psi-cológica.

O tratamento com im-plantes pode ser indicado de forma segura para pa-cientes idosos. Aqueles com complicações sistêmi-cas controladas por medi-camento são candidatos para a reabilitação bucal com implantes, conforme consentimento do médico que o acompanha. Em rela-ção as complicações sistê-micas e a osseointegração de implantes, não há influ-ência nos índices de suces-so do tratamento. Entretan-to, deve-se levar em conta normas médicas de saúde geral, onde todo esforço deve ser focado na seleção meticulosa do paciente, vi-sando considerar possíveis condições de complicações cirúrgicas e sistêmicas.

Dr. Adriano Carboni é especialista em implantes e mestran-do em prótese dental. Atende na UNIDENTE MED. Rua Amaro Leite, nº 349 Centro - Fone: 3401-6177

Fonte: Diretas Coquetel - Grande Midas - nº 115

Fonte: Diretas Coquetel - Grande Midas - nº 115

CAnOA FURADAEram dois irmãos gêmeos, e também pescadores. Um, casado e o outro, solteiro.Um dia, a mulher do primei-ro morre. E como desgraça nunca vem sozinha, a velha canoa do irmão solteiro afunda no mesmo dia. Uma senhora, sabendo do ocorrido com o jovem viúvo, re-solve dar os pêsames. Sem saber que os irmãos eram gêmeos idênticos, ela se aproxima do solteiro, que ha-via perdido o barco, e diz: - Soube agora pouco! Que perda! Deve estar sendo terrível para você... E o pesca-dor responde: - Pois é! Estou arrasado. Mas é preciso enfrentar esse momento difícil... sabe, ela já estava mais pra lá do que pra cá, seu traseiro estava todo ar-rebentado, fedia muito... aquele cheirão de peixe po-dre... Além do mais, ela andava juntando água por causa de uma fenda enorme que tinha na frente, além do buracão atrás... Toda vez que eu a usava, o buraco ia ficava maior... Acho que foi por isso que, quando a aluguei para quatro rapazes se divertirem, ela não agüentou!

CAMInHOnEIRO E A FREIRAUma freira pediu carona na estrada pra um caminho-neiro. Ela era simpática, estava viajando sozinha há um tempão e estava doidinha por um papo. Só que o cami-nhoneiro parecia do tipo caladão, não queria saber de conversa fiada. Até que chegou uma hora, ela não agüentou e falou: - Puxa, estamos há mais de uma hora viajando e nem ao menos sei o seu nome. Como se chama? E o caminhoneiro, com aquele vozeirão grosso e jeito de quem não quer saber de conversa, falou: - Olha aqui, dona freira... meu nome é aquilo que a senhora pega toda noite, tá sabendo? Pronto! A freira ficou super constrangida e acabou o papo. Foi o maior silêncio durante o resto da viagem. Ninguém mais abriu o bico. Quando chegou ao seu destino, a freira disse pro cara: - Muito obrigada por tudo. Espero que o senhor faça boa viagem, Sr. Pinto! E o homem responde, secão: - Meu nome é Rosário!!!

As peças produzidas pela AADB são vendidas para o Brasil

Obras com design rústico combina com qualquer tipo ambiente

Ano I - nº 20 Barra do Garças - MT

19 a 26 de Junho de 200912 Social

O Advogado Dr. Rosicler Pimentel comemorou seu aniversário no último dia 20. Recebeu algums figuras ilustres da sociedade Barra-gar-cense o respeitado Cel. Barbosa na foto com sua mulher o conhecido delegado de polícia de Barra do Garças Dr. Adilson. A comemoração ocorreu na Pousada Cristal.Quem não foi perdeu, porque a festa boa!!!

Quem comemorou aniversário neste dia

22, foi o médico cardiologista Dr.

Henrique Medeiros. Ele é membro Titular

da Sociedade Brasilei-ras de Cardiologia.

Nossos cumprimentosParabéns!!!

O Centro Cultural está recebendo uma belissí-ma exposição de arte. Vale a pena conferir. Na foto a coordenadora de Cultura de Barra do Garças com membros expositores e convida-das ilustres.

O DESTAQUE DA SEMANA: É a jovem KAREN de 20 anos ela é estudante do ensino médio e pretende cursar eletrotécnica e no futuro ser engenheira elétrica. Foto Lizzi Video 3401-2107.

Maquiagem e penteado Instituto de Beleza Belle Époque 3401-8427. Quer ser destaque? Entre em contato conosco.

Email: asemanano@araguaia.net

Foto Marcelo Uemura

ARRAIAL DA UNIMED A Unimed Araguaia promove nesta sexta-feira (26) uma festa junina. O evento será realizado no Clube AFEMAT, a partir das 19h30. O ingresso custa R4 20,00. A festividade beneficente e toda renda será revertida para compra de cesta básica que será distribuídas as famílias carentes. Ingressos: (66) 3401-2332 e informações: Rotary Club Barra do Garças

FESTA DO DIVINOOs devotos da capela do Divino Pai Eterno promovem de 03 a 07 de julho a tradicional festa Divino Pai Eterno. A programação traz noite dos produtores rurais, reza de terço; chegados dos romeiros a capela do Divino Pai Eterno, celebração da santa missa e benção dos pães e leilão e baile.