O profissional de relacoes publicas e a atuacao no setor publico

Post on 13-Dec-2014

138 views 3 download

description

Apresentação elaborada para palestra na Câmara Municipal de São Paulo em 18 de outubro de 2014.

Transcript of O profissional de relacoes publicas e a atuacao no setor publico

O profissional de relações públicas e a atuação no setor público

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULOSão Paulo, 18 de outubro de 2014.

MARCUS VINICIUS DE JESUS BONFIMmvjbonfim@gmail.com

Nosso propósito quando pensamos e atuamos como relações-públicas no setor público deve ir além das questões de imagem, identidade e reputação que empregamos às organizações.

Fonte: Barbosa, Faria e Pinto (2004)

Modelo de Referência de Governo Eletrônico

Se os serviços públicos estão sendo redesenhados para ter mais foco no cidadão, e esta figura se requalifica no discurso como um cliente, usuário e/ou consumidor, então a comunicação destes serviços e dos seus provedores também deve estar orientada para o cidadão, cada vez mais informado de forma célere e diversificada na oferta e multimídia.

Problemas recorrentes na comunicação do setor público

Linguagemfoco exagerado na figura do dirigente e não nos fatos; tendência a exaltação; falta de relação entre os fatos e baixa qualidade de interpretação; falta foco na compreensão do cidadão (letramento, orientação, informação e relacionamento);

Problemas recorrentes na comunicação do setor público

PlanejamentoAusência de visão de médio e longo prazos superando diferentes gestões de governo; falta de programas prioritários; sem critérios de seleção e construção dos fluxos comunicativos; identidade e missão institucional inexistente, fraca ou desajustada.

Problemas recorrentes na comunicação do setor público

EstruturaEstruturas grandiosas, muito compartimentadas ou diminutas e desequilibradas; as diferentes áreas ou disciplinas da comunicação não se conversam (falta integração); gestão burocrática e baixa autonomia dos profissionais; foco excessivo na repercussão para (e na) Imprensa;

Problemas recorrentes na comunicação do setor público

ProfissionaisAcomodação pela falta de planejamento, estrutura, plano de carreira e desafios profissionais; treinamentos e tratamento superficial e burocrático; conflitos internos em confronto: demandas políticas versus demandas técnicas dos órgãos;

O profissional de relações públicas pode ser um agente influenciador e agenciador, capaz de fornecer esclarecimentos, informações por meio da comunicação estratégica para a execução de políticas públicas, cumprindo seu papel mediador de interesses, conflitos e mensagens que tornem o interesse público, de fato, o centro das discussões em torno de uma questão pública, tal a complexidade que estes temas encontram hoje em nossa sociedade.

Do dado ao compartilhamento: um processo para transparência e accountability

Dado Informação Comunicação RelacionamentoDiálogo/ Debate

ParticipaçãoCompartilha

mento

Transparência passiva

Transparência ativa

Accountability

Fonte: Haswani (2013)

Tratamos aqui de uma visão e um posicionamento realmente estratégico do profissional de relações públicas, que não se restringe apenas aos Departamentos de Comunicação, de Cerimonial e Eventos dos órgãos públicos, mas que tem conhecimento teórico, técnico que pode ser aplicado no setor público como um todo, abarcando os três Poderes em seus diferentes níveis e esferas; dos partidos políticos, dos mandatos parlamentares, organismos do Terceiro Setor, autarquias, fundações, agências governamentais, empresas públicas, movimentos sociais e ativistas das mais variadas questões públicas existentes na sociedade brasileira.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

1Ajustamento Organizacional

Promover a integração interna, criando um fluxo de comunicação interna que motive, integre e comunique as metas da gestão. Todos devem caminhar para o mesmo lado e entender os seus papéis e responsabilidades, a partir de objetivos claros;

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

2Imagem e Credibilidade

comunicar e projetar de forma coesa e sistêmica que consolide da identidade do órgão público. Independente da mudança de gestões, é preciso que o órgão construa e zele por sua identidade, enquanto organização pública perante a sociedade.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

3Expressão de Cultura

A comunicação interna reforça valores, de interesse público e de prestação de serviço junto aos funcionários públicos. Tenta-se aqui superar os interesses políticos e destacar (evidenciar) o interesse público inerente ao órgão, consolidando a identidade da organização.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

4Comunicar bem, com qualidade e eficiência é DEVER do Estado, e consequentemente, de qualquer Administração Pública. Como cidadãos, usuários ou consumidores de serviços públicos é prioridade e função essencial de qualquer comunicador que atue neste setor. A comunicação excelente fortalece a cidadania.

Direito à Informação

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

5Assessoria Estratégica

O comunicador deve buscar consolidar sua presença e relevância na gestão, colocando o sistema de comunicação como aliado estratégico do gestor público na execução de suas atividades e da missão do órgão. Para tanto, o comunicador deve ser experiente, ter boa formação cultural e intelectual para ocupar esse espaço de poder.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

6Pesquisa

Entender o ambiente social, político e cultural da sociedade é importante, e por isso um dos papéis que a comunicação pode assumir é atuar em pesquisas como ferramenta do planejamento estratégico do órgão público e da comunicação, mapeando o foco, eixos principal e secundários, demandas e expectativas dos cidadãos e da sociedade.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

7Educativa

A comunicação assume o papel de educar os públicos, servindo como fonte e transmissão de valores, ideias e conteúdos informativos que podem consolidar na sociedade conceitos importantes sobre os serviços públicos ou questões sociais e políticas fundamentais.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

8Política

Comunicar é poder. No caso dos órgãos públicos, quem detém o poder é aquele que tem informação. Quando a área de comunicação está orientada a democratizar esse poder, dissemina tanto interna quanto externamente condições para que os públicos possam se emancipar.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

9Social

A comunicação tem também potencial para integrar grupos sociais pelo elo da informação, colocar-se à disposição das pessoas para o diálogo, interlocução e, a partir deste compartilhamento, aproximar a população do Poder Público.

Funções da comunicação na Administração Pública

Fonte: Torquato (2009)

10Ética

A comunicação deve ter compromisso com a verdade, manter seus compromissos éticos pelo bem do interesse público, da qualidade do serviço público, evitando mentiras ou dados que gerem desinformação, corrupção, etc.

A comunicação dos partidos políticos e mandatos parlamentares também precisa ser repensada, buscando mais clareza e definição de suas bandeiras políticas, projetos para a sociedade e relacionamento com os cidadãos, dialogando mais regularmente e mais próximo da sociedade.

Foram coletados textos institucionais sobre os 32 partidos políticos brasileiros listados no website do TSE. Todos os textos foram levantados e editados pelo Observatório da Comunicação Institucional (OCI), entre 19 de agosto e 10 de setembro de 2014, na internet, tendo como fonte os sites dos partidos, suas páginas nas redes sociais Facebook, LinkedIn e no portal Wikipédia.

Os textos foram tratados com ‘software’ para a produção de nuvens de palavras, os quais atribuem destaque às mesmas de acordo com o número de vezes em que são citadas.

Todos os textos – e a metodologia detalhada do levantamento – estão disponíveis no portal do Observatório da Comunicação Institucional.

Frentes de trabalho (I)

Assessoria de comunicação

Consultorias para diagnósticos de comunicação

Contratação direta via concursos públicos

Gestão de conteúdo para sites e mídias sociais

Pesquisas institucionais, auditorias de comunicação, de opinião e de imagem

Cerimonial

Planejamento e organização de eventos

Frentes de trabalho (II)

Ouvidorias

Treinamentos para equipes de atendimento ao público

Media training para gestores e equipes

Estratégias para mobilizações sociais e campanhas públicas

Treinamentos de comunicação para lideranças

Produção de conteúdo institucional para publicações

Planejamento estratégico da comunicação integrada

1. Análise do ambiente social e do cenário

2. Histórico da organização e da questão pública

3. Análise do mercado

4. Mapeamento dos públicos 5. Pesquisas

6. Diagnóstico

7. Planejamento

8. Avaliação

Etapas e processos do trabalho dos relações-públicas

Um programa de relações públicas tem o objetivo de comunicar, esclarecer, educar e conscientizar os cidadãos, torna a prestação de contas do governo ao povo, um ato elementar da comunicação governamental, tornando o cidadão partícipe do ato de comunicação do governo.

Boas Práticas de comunicação e relacionamento no setor público

http://www.facebook.com/PrefsCuritiba

http://edemocracia.camara.gov.br/

http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/

As relações públicas podem conduzir o setor público a inspirar os cidadãos e ser uma ação educativa. É uma ação orientada para comunicar mais e melhor os resultados que obtém, a ser empreendedor e proativo, estar aberto a comunidade e estimular sua participação, descentralizando suas ações e intervenções para conquistar credibilidade e qualidade.

O profissional de relações públicas e a atuação no setor público

Obrigado!CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULOSão Paulo, 18 de outubro de 2014.

MARCUS VINICIUS DE JESUS BONFIMmvjbonfim@gmail.com