giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora...

22
QUESTÕES FCC – COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, CULTURA ORGANIZACIONAL 1. (FCC - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Área Administrativa) As configurações estruturais dos grupos de trabalho diferem quanto à forma de trocar informações e as características dos membros da rede. Considere as configurações de redes de comunicação abaixo. Possui mais velocidade de intercâmbio de informações a que consta em A) I. B) II. C) III. D) IV. E) V. GAB A 2. (FCC - MPE-AM - Agente Técnico – Administrador) O exame nacional de cursos, no caso da Administração, determina como a primeira das habilidades do adminis- trador a capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade. (Lacombe, 2012).

Transcript of giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora...

Page 1: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

QUESTÕES FCC – COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, CULTURA ORGANIZACIONAL

1. (FCC - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Área Administrativa) As configurações estruturais dos grupos de trabalho diferem quanto à forma de trocar informações e as características dos membros da rede.

Considere as configurações de redes de comunicação abaixo.

Possui mais velocidade de intercâmbio de informações a que consta em

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

E) V.

GAB A

2. (FCC - MPE-AM - Agente Técnico – Administrador) O exame nacional de cursos, no caso da Administração, determina como a primeira das habilidades do adminis- trador a capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade. (Lacombe, 2012).

A afirmação que NÃO se relaciona com o processo de comunicação na empresa é:

A) O ruído é tudo aquilo que não faz parte nem do emissor nem do receptor, mas interfere na mensagem distorcendo-a.

Page 2: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

B) Uma das formas de procurar obter a comunicação correta, é inserir a retroinformação, isto é introduzir o mecanismo de feedback, porém as distorções podem continuar.

C) Boa parte dos problemas resultam de comunicações inadequadas, inoportunas e falhas.

D) A mensagem pode ser transmitida na forma de um documento ou de uma comunicação visual ou audível.

E) Em qualquer tipo de comunicação é dispensável o uso da palavra exata para exprimir o pensamento desejado.

GAB E

3. (FCC - TST - Analista Judiciário - Área Administrativa) Considere as seguintes assertivas:

I. Visto que os objetivos organizacionais são alterados ao longo do tempo, as redes de comunicação também mudam.

II. As redes de comunicação informal contribuem para uma vantagem competitiva de uma área ou organização.

III. Rumor é uma rede de comunicação organizacional informal ao longo do qual informações não oficiais fluem rapidamente.

Está correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) II e III, apenas.

C) I e III, apenas.

D) I, II e III.

E) I, apenas.

GAB D

4. (FCC - TRF - 5ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Os processos de comunicação englobam

A) todo o fluxo de informação, estruturado ou não, entre a organização e as pessoas e vice-versa.

B) as relações sindicais, que são processos que tratam da relação entre organização, pessoas e sindicatos representativos dos trabalhadores.

C) as relações com a comunidade, que compreendem o conjunto de políticas que balizam as relações entre organização, pessoas e comunidade.

D) os canais e os veículos de comunicação entre organização e pessoas, entre as pessoas que mantêm relação de trabalho com a organização e entre pessoas, organização e comunidade.

Page 3: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

E) todo fluxo de informação que permitir ao gestor mapear as alternativas decisórias sobre as pessoas e os riscos de cada alternativa para a organização.

GAB D

5. (FCC - MPE-AP - Auxiliar administrativo) As habilidades humanas relacionadas ao envio e recebimento de informações, pensamentos, sentimentos e atitudes são de

A) comunicação.

B) pensamento crítico.

C) controle.

D) avaliação de desempenho.

E) planejamento.

GAB A

6. (FCC - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa) No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor:

A) ruído horizontal.

B) racionalização.

C) negação.

D) feedback.

E) ruído vertical.

GAB D

7. (FCC - TRE-CE - Analista Judiciário – Psicologia) Oferecer feedback é

A) utilizar comunicação unidirecional para informar sobre suas experiências positivas e negativas com a outra pessoa, com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal.

B) julgar o desempenho e expressar sua opinião em relação às metas que foram acordadas, com o objetivo de criticar comportamentos inadequados.

C) disponibilizar informações sobre um comportamento passado que pode vir a influenciar um comportamento futuro, com o objetivo de melhorar o desempenho e desenvolver capacidades.

D) utilizar comunicação unidirecional para interpretar as condutas da outra pessoa e indicar aquelas que dificultam o cumprimento dos objetivos e adequação aos valores da empresa.

Page 4: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

E) utilizar comunicação unidirecional para identificar padrões de conduta, com o objetivo de elevar o autoconhecimento e a autoestima.

GAB C

8. (FCC - BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais – Administração) No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada

A) codificação.

B) feedback positivo.

C) decodificação.

D) tautologia.

E) resposta.

GAB C

9. (FCC - DPE-SP - Agente de Defensoria – Administrador) Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.

II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.

III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.

IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.

V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) II e V.

B) I, III e V.

C) I, II e V.

D) III, IV e V.

E) II, III, IV e V.

GAB C

10. (FCC - TCE-GO - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas) Em relação às barreiras à comunicação em uma organização.

I. Quanto menor o número de níveis de autoridade por meio dos quais as comunicações devem passar, tanto menor será a perda ou a distorção da informação.

Page 5: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

II. A comunicação horizontal ocorre quando as informações são partilhadas entre as pessoas do mesmo nível hierárquico, podendo ocorrer tanto entre pessoas da mesma equipe de trabalho como entre pessoas de departamentos diferentes.

III. A sobrecarga de informação é um problema decorrente do excesso de liberdade na relação entre os níveis gerenciais e operacionais da organização.

IV. O fluxo de comunicação de baixo para cima deve ser estritamente controlado pela direção; os funcionários devem ser motivados a fornecer apenas as informações previamente solicitadas.

V. É fundamental para a eficiência da organização que a alta direção procure reduzir o fluxo de informações informais, especialmente as de tipo horizontal.

A) Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

B) Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

C) Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

D) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

E) Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

GAB A

11. (FCC - TCE-GO - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas) Em relação ao fluxo informal de informações em uma organização é correto afirmar:

A) O livre fluxo de informações informais gera redundância e sobrecarga de informação sem utilidade para a melhoria da gestão.

B) Uma das consequências mais negativas do livre fluxo de informações dentro da organização é o surgimento de centrais de boatos que podem colocar em risco a credibilidade da direção.

C) Quanto maior e mais centralizado o fluxo de informações formais da organização, menor a necessidade de uma rede informal de comunicação.

D) O fluxo informal de informações não pode ser controlado dentro da organização e deve ser estimulado pela direção.

E) Com o desenvolvimento de sistemas informatizados de comunicação, as redes informais de comunicação tendem a se formalizar, reduzindo a intensidade das críticas à direção.

GAB D

12. (FCC - TJ-AP - Analista Judiciário – Administração) No intuito de melhorar a comunicação interpessoal e intergrupal numa organização de grande porte deve-se

A) aperfeiçoar os fluxos descendentes e formais de comunicação escrita para melhorar a imagem da direção.

B) centralizar os fluxos ascendentes e informais de comunicação oral visando elevar o controle gerencial.

Page 6: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

C) estimular os fluxos horizontais de comunicação informal e oral entre todos os funcionários em torno de metas e projetos.

D) incentivar a comunicação formal e escrita entre os altos dirigentes dos setores de marketing e RH.

E) reduzir os fluxos laterais de comunicação formal e informal para impedir as chamadas "centrais de boatos".

GAB C

13. (FCC - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário – Estatística) Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de ruídos nos processos de comunicação dentro de uma organização é

A) a retroinformação.

B) o feedback.

C) a redundância.

D) o reforço dos fluxos descendentes.

E) a criação de redes informais de comunicação.

GAB C

14. (FCC - BACEN - Analista Administrativo – Tarde) No processo de comunicação de pessoa para pessoa, os fatores que determinam a efetividade da comunicação e a fidelidade do processo são três: conhecimento, habilidade e atitudes. Na linguagem verbal, há cinco habilidades de comunicação, que são

I. escrita.

II. palavra.

III.leitura.

IV. audição.

V.raciocínio.

É correto afirmar que as habilidades

A) I e II são, respectivamente, codificadora e decodificadora.

B) I e III são, respectivamente, codificadora e decodificadora

C) I e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.

D) II e IV são, respectivamente, decodificadora e codificadora.

E) III e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.

GAB B

Page 7: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

15. (FCC - BACEN - Analista Administrativo – Tarde) Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Trata- se de

A) efetividade.

B) atitude.

C) feedback.

D) diretividade.

E) empatia.

GAB E

16. (FCC - METRÔ-SP - Assistente Administrativo Júnior – Secretaria) A prática do trabalho em equipe, o aprimoramento das relações trabalhistas e os novos padrões de produtividade levaram as empresas a substituir o conceito de empregado por A. amigo.

B. contínuo.

C. servidor.

D. subalterno.

E. colaborador.

GAB E

17. (FCC - MPE-MA - Analista Ministerial – Administrador)

Considere o fragmento que segue:

[...]a ideia de equipe advém: da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada; e da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência e/ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos.

(Piancastelli; Faria; Silveira. O Trabalho em Equipe. Texto de apoio da Unidade Didática I. Estratégia brasileirinhas e brasileirinhos saudáveis. p. 45)

Sobre o trabalho em equipe, pode-se concluir que

A. se trata de uma característica natural do homem, não sofrendo influência da

cultura.

Page 8: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

B. propicia uma forma de sinergia que faz com que as partes componentes da

equipe sejam maiores que o todo.

C. os avanços científicos e tecnológicos impactam as formas de organização e

gestão do trabalho, demandando a conformação de equipes.

D. se define como um agrupamento de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou

trabalho, independentemente de seus objetivos e da interação de suas competências.

E. o funcionamento de uma equipe pode apresentar diferenças significativas em

função do tipo de trabalho que está sendo executado.

GAB C

18. (FCC - SABESP – Atendente) Trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto. Os resultados nunca são alcançados apenas por uma pessoa, é preciso compartilhar com o outro para chegar ao objetivo final (VERGARA, 2012). São habilidades para se trabalhar em equipe:A. diálogo, visão fragmentada e egocentrismo.

B. individualismo, características culturais e inovação.

C. confiança, inovação e visão fragmentada.

D. inovação, confiança e proatividade.

E. individualismo, confiança e diálogo.

GAB D

19. (FCC - 2014 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Prova 1) Um gestor está tendo dificuldades na obtenção de resultados com seus funcionários e sabe que a variável volitiva é a mais visada na busca de alcançar e superar as metas preestabelecidas nas equipes de alta performance. Está disposto a mudar sua forma de gestão, pois sabe que um trabalho em equipe, segundo BOOG (1999), é

I. um conjunto de pessoas que trabalham na mesma unidade organizacional do organograma, fazendo cada uma sua parte para que o outro, ou outros, consolidem (por somatória) ou harmonizem o resultado final do trabalho.

II. um grupo de pessoas praticando atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados.

III. a obtenção de contribuições para otimizar os resultados comuns, sendo que todos são solidariamente responsáveis.

IV. um conjunto que gera sinergia positiva por meio de esforço coordenado e cujos esforços individuais resultam em um desempenho que é maior do que a soma dos seus insumos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Page 9: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

A. III e IV.

B. III.

C. II e III.

D. II e IV.

E. I, III e IV.

GAB A

20. (FCC - TST - Analista Judiciário - Análise de Sistemas) A eficácia de um grupo depende, em certa medida, da natureza do projeto e da organização que realiza o trabalho. No entanto, apesar de questões de projeto e organizacionais, existem três fatores genéricos que afetam o trabalho de equipe, sendo elas: as pessoas presentes no grupo, a organização deste grupo e

A. a diferença entre os requisitos funcionais e não funcionais.

B. a tecnologia utilizada na empresa.

C. a correta identificação dos riscos tecnológicos.

D. as comunicações técnicas e gerenciais.

E. o desempenho das ferramentas CASE.

GAB D

21. (FCC - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário – Psicologia) São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é

A. o informal.

B. a equipe de projeto.

C. a equipe de trabalho.

D. a estrutura matricial.

E. o grupo de trabalho.

GAB A

22. (FCC - TRE-AP - Analista Judiciário – Psicologia) Uma equipe multifuncional é formada por profissionais

A. de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão

estratégica.

B. que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente

dispersos, para atingir objetivos comuns.

Page 10: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

C. de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização,

que se reúnem para cumprir uma tarefa.

D. que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o

ambiente de trabalho.

E. com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem

responsabilidades de supervisão mútua.

GAB C

23. (FCC - AL-SP - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos) A equipe de trabalho formada para resolver determinados assuntos ou problemas específicos, em bases temporárias, denomina-se

A. comissão.

B. equipe funcional.

C. força-tarefa.

D. equipe de comando.

E. coaching.

GAB C

24. (FCC - 2018 - Prefeitura de Macapá - AP – Administrador) Os aspectos relativos à cultura de uma organização

A. correspondem a uma construção coletiva de imagem da organização, não

atrelada às suas crenças, percepções e valores.

B. são mutáveis, atrelados e induzidos pelo clima organizacional, influenciados por

aspectos endógenos e exógenos.

C. dizem respeito às crenças e valores de seus integrantes, não contemplando,

assim, aspectos observáveis por terceiros.

D. podem ser formais e abertos, como os artefatos observáveis, ou informais e

fechados, como os pressupostos básicos.

E. são de natureza estritamente formal, representados por símbolos, marcas e

elementos de visualização externa.

GAB D

25. (FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário – Psicologia) Considere as definições abaixo.

Page 11: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho.II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.

As definições I e II são, respectivamente,

A. cultura organizacional e clima psicológico.

B. clima psicológico e clima organizacional.

C. clima organizacional e cultura organizacional.

D. constructo organizacional e clima organizacional.

E. satisfação no trabalho e cultura organizacional.

GAB B

26. (FCC - 2018 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário – Contabilidade) O conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização, refere-se à definição de

A. cultura organizacional.

B. clima organizacional.

C. gestão organizacional.

D. estratégia organizacional.

E. socialização organizacional.

GAB A

27. (FCC - 2018 - DPE-AM - Assistente Técnico de Defensoria - Assistente Técnico Administrativo – Tabatinga) Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se

A. ritos de confirmação, que correspondem à subcultura das diferentes camadas

da organização.

B. ritos de degradação, que evidenciam a contracultura vigente na organização.

C. osmose comportamental, que propicia a interpenetração dos diferentes valores

dos componentes da organização.

D. os aspectos externos e observáveis pelo público externo, denominado clima

organizacional.

E. pressupostos básicos, correspondentes ao nível mais profundo da cultura, tais

como as crenças vigentes.

Page 12: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

GAB E

28. (FCC - 2018 - SABESP - Técnico em Gestão 01) Para que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la e estabelecê-la. Correspondem às combinações de dimensões de uma orientação empreendedora:

A. reatividade, capacidade de inovação, autonomia e aversão a riscos.

B. agressividade competitiva, reatividade, assunção de riscos e capacidade de

inovação.

C. pouca autonomia, proatividade, capacidade de inovação e aversão a riscos.

D. capacidade de inovação, aversão a riscos, reatividade e agressividade

competitiva.

E. assunção de riscos, capacidade de inovação, proatividade e autonomia.

GAB E

29. (FCC - 2018 - SABESP - Técnico em Gestão 01) Cultura e clima organizacional constituem aspectos das organizações bastante estudados pela literatura, em face do impacto que operam no desempenho dos seus integrantes e nos resultados obtidos, sendo que

A. o clima organizacional é um fenômeno individual e psicológico, enquanto a

cultura é um aspecto sociológico e externo à organização.

B. a cultura possui apenas aspectos intrínsecos, como crenças e valores, sendo seu

aspectos extrínsecos correspondentes ao clima organizacional.

C. a cultura possui aspectos visíveis e de fácil percepção, como os símbolos da

organização, e outros mais profundos, como as crenças e os princípios compartilhados

pelos seus integrantes.

D. o clima organizacional é prescritivo e duradouro, enquanto a cultura, por seu

caráter descritivo, é mais mutável.

E. ambos os aspectos, clima e cultura, são vertentes do comportamento

organizacional, o primeiro correspondente a seus pressupostos básicos.

GAB C

30. (FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão – Administração) No que concerne aos conceitos e elementos da cultura e clima organizacional, tem-se que

Page 13: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

A. cultura e clima correspondem a dimensões contrapostas de um mesmo

fenômeno organizacional, a primeira formal e a segunda informal.

B. o clima constitui um fenômeno informal e fechado da organização, de difícil

modificação e aferição.

C. a cultura corresponde à qualidade ou propriedade do ambiente organizacional

que retrata o grau de satisfação de seus integrantes.

D. o clima organizacional possui, em sua camada mais profunda, os elementos

reforçadores, como os ritos de confirmação e degradação.

E. a cultura, não obstante seja mais arraigada à organização, apresenta alguns

aspectos abertos, de fácil percepção, como as instalações físicas.

GAB E

31. (FCC - 2018 - ALESE - Analista Legislativo – Administração) A cultura organizacional é um conceito bastante amplo e permeia diferentes camadas de uma organização, incluindo

A. a cúpula decisória, apresentando, em tal setor, características menos

enraizadas que a cultura das áreas técnicas.

B. a camada mais superficial, nos aspectos em que é mais visível, como, por

exemplo, marcas, logotipos e uniformes.

C. os aspectos relacionados a sentimentos e percepções dos integrantes da

organização, influenciáveis por fatores do ambiente.

D. os fatores endógenos, como valores e crenças, e exógenos, como prestígio e

colocação no mercado.

E. os aspectos mais profundos e arraigados, representativos dos denominados

artefatos observáveis.

GAB B

32. (FCC - 2017 - ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte I – Gestão Pública) A estratégia e a cultura são dimensões significativas de uma empresa bem sucedida e devem ser consideradas

A. dependentes: ambas precisam de uma economia forte para sobreviver.

B. independentes: a estratégia é suficiente por si só para empresa ter sucesso.

C. incongruentes: a estratégia pode conflitar com a cultura e ainda assim obter

sucesso.

Page 14: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

D. insuficientes: a estratégia e a cultura não são pilares de sustentação do

negócio.

E. interdependentes: a estratégia não vinga sem uma cultura consolidada.

GAB E

33. (FCC - 2017 - ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte I – Gestão Pública) A análise da forma de operar e fazer negócios de uma empresa permite afirmar que a cultura organizacional é

A. a expressão da visão, missão e valores vigentes na empresa.

B. comparável à visão, missão e valores de outras empresas.

C. a consolidação do pensamento da média gerência.

D. o reflexo da economia, mercado e concorrência.

E. o conjunto dos princípios, estratégias e metas de curto prazo.

GAB A

34. (FCC - 2017 - ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte I – Gestão Pública) O fenômeno conhecido como clima organizacional corresponde

A. aos denominados artefatos observáveis, correspondentes à camada mais

superficial da cultura organizacional.

B. à qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida pelos

componentes da organização e influencia o seu comportamento.

C. aos pressupostos básicos da organização, representados pelas crenças

inconscientes, percepções e sentimentos dos seus membros.

D. à forma como os gestores se relacionam com seus subordinados, influenciando

os resultados obtidos.

E. à denominada contracultura, que, se não avaliada e trabalhada

adequadamente, contamina os valores da organização.

GAB B

35. (FCC - 2017 - ARTESP - Especialista em Regulação de Transporte I – Gestão Pública) Os autores que estudam o fenômeno da cultura organizacional, entre os quais se destacam Maximiano e Schein, identificam, em relação à mesma, aspectos

A. prescritivos, a serem aprendidos e descritivos, a serem assimilados.

Page 15: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

B. individuais, que não se incorporam à entidade e coletivos, de caráter mais

amplo.

C. valorativos, de difícil mensuração e objetivos, passíveis de identificação.

D. estáticos, que não comportam mudanças e dinâmicos, ligados ao clima

organizacional.

E. formais/abertos, percebidos com facilidade e informais/fechados, de difícil

percepção.

GAB E

36. (FCC - 2018 - DETRAN-MA - Analista de Trânsito) A literatura define cultura organizacional como representativa de um conjunto de costumes organizacionais que orientam o comportamento dos indivíduos na organização, possuindo caráter descritivo. Autores consagrados como Schein e Maximiano identificam diferentes níveis da cultura organizacional, sendo a camada mais superficial representada

A. pelo clima organizacional, que reflete a forma como os membros da

organização se sentem em determinado momento ou circunstância específica.

B. pelos pressupostos referenciais, tais como percepções e crenças dos membros

da organização.

C. pelos valores da organização, que permeiam o comportamento de seus

membros e o relacionamento com clientes.

D. pelos artefatos observáveis (ou simplesmente artefatos), tais como os símbolos

ostentados pela organização.

E. pela supracultura, que congrega elementos inerentes à própria organização e

aqueles absorvidos do ambiente no qual a mesma está inserida.

GAB D

37. (FCC - 2017 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Considere, abaixo, as diferenças comumente apontadas pelos doutrinadores entre cultura e clima organizacional:

I. O clima é passível de avaliação, representando percepções, opiniões e sentimentos, enquanto a cultura contempla aspectos como valores e crenças.

II. O clima, por sua natureza psicológica, é mais enraizado na organização, sendo assim de mais difícil modificação que a cultura.

III. A cultura apresenta aspectos apenas formais e fechados, enquanto o clima apresenta apenas aspectos informais e abertos.

Page 16: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

Está correto o que consta APENAS em

A. III.

B. I e II.

C. II.

D. II e III.

E. I.

GAB E

38. (FCC - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito A. aos indicadores de percepção do clima organizacional, mensuráveis por

pesquisas.

B. ao clima psicológico dominante na organização.

C. aos sistemas de reforço da cultura da organização.

D. à camada mais superficial e visível da cultura da organização.

E. ao nível profundo da cultura da organização, representado por seus valores.

GAB D

39. (FCC - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa) Existem culturas organizacionais adaptativas e outras não adaptativas. As segundas, por sua rigidez são voltadas para a manutenção

A. da inovação e constante busca de oportunidades de mudança.

B. de regras e procedimentos compartilhados.

C. de políticas de recursos humanos que envolvam o experimentar de novas

possibilidades e a busca do engajamento dos colaboradores.

D. de valores morais maleáveis e que favoreçam causas como diversidade e meio

ambiente.

E. do status quo e o conservantismo.

GAB E

40. (FCC - 2017 - TRF - 5ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa) Cultura e clima organizacional correspondem a conceitos e fenômenos largamente estudados, em face do seu impacto nas organizações, com reflexos evidentes nos resultados obtidos. Nesse diapasão, a literatura aponta que

Page 17: giovannacarranza.com.br · Web viewPara que seja possível desenvolver a cultura empreendedora dentro de uma organização, é importante criar as condições necessárias para estimulá-la

A. a cultura possui apenas aspectos formais e fechados, não sendo, portanto,

descritiva, mas apenas prescritiva.

B. o clima organizacional é passível de aferição, inclusive mediante pesquisas

específicas que indicam o grau de satisfação na organização.

C. a cultura organizacional pode ser reforçada por diferentes fenômenos, entre os

quais pelo denominado como contracultura.

D. tanto clima como cultura organizacional são aspectos passíveis de avaliação,

mensuração e modificação, sendo o clima, contudo, mais estático.

E. o clima organizacional corresponde ao aspecto perceptível por terceiros,

enquanto a cultura é percebida apenas pelos membros da organização.

GAB B