ABC News 147 Compact

24

Click here to load reader

description

ABC News 147 CompactABC PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPERO JORNAL DA COMUNIDADE

Transcript of ABC News 147 Compact

Page 1: ABC News 147 Compact

Segunda-feira, 08 de Abril 2013 Ano III N.º147 www.pcnewsnetwork.com DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PORTUGALMAIS PERTO

Peel Region: 14 Queen Street South – Mississauga – On – L5W 1S6 GTA : 2888 Dufferin Street – Toronto – On – M6B 3S6

Longtime Friends Serving ...Longtime Customers

Carla Tavares Mortgage Planner

Lic # M090000105

Cell: 647-283-6737

Hipotecas ... Obtenha uma segunda Opinião!

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER

JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ONTÁRIO

BAD BOYmais... rico!

Amor da Pátria

...um amor de Clube

Cápsula do Tempo

espera pelos 500 anos 18

Sporting

...agora mais novo

Banco Espírito Santoem maréde “estudo”e acção

Agradecer a quem nos salva.. 21

Em Ponta Delgada... meninos e meninas esconderam mensagem.

FuncionáriosConsulares

também sofrem...

19

A crise é para todos... não é? Funcionários Consulares também sofrem.

Sobretudo quando se trata de ajudar a passar o testemunho da tradição.

6 10

Quase fenómenoTrudeauestáa nascer!

7

5

9

Mississauga ficou mais rica. O “superstore” BAD BOY também. Uma nova super-loja mais perto de nós.

Page 2: ABC News 147 Compact

08 Abril 20132 . Nossa gente / Editorial

Ficha técnicaPropriedade: ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd

Director:Fernando Cruz Gomes

Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro;

e Lara Ingrid, Secretária.Redacção e Cronistas:

António Pedro Costa (Ponta Delgada), António dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceição Baptista, Cristina Alves

(Lisboa), Custódio António Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge,

Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgáio,

Luky Pedro ,Maria João Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Sérgio Alexandre, Sónia Catarina Micael.

Secretária de Redacção:Lara Ingrid

Chefe Gráfico:Sérgio Alexandre

Telefones:416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568.

E-mail: [email protected] [email protected] [email protected] College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

A declaração

O Primeiro Ministro de Portugal fez uma declaração, um dis-curso, e os Portugueses ouviram.

Nesse discurso, o Primeiro-Ministro manifestou as suas preocupações, de certa forma o descontentamento, pela re-provacao de sectores do Orçamento de Estado por parte do Tribunal Constitucional. Para a oposição esta foi mais uma oportunidade de pedirem ou mesmo exigirem a demissão do Primeiro Ministro e a consequente dissolução da Assembleia da Republica.

Não posso nem quero comentar as declarações dos politicos, mas gostava de frisar que muitas dessas declarações foram e são completamente desnecessárias. Pois o principal parti-do da oposição sabe que, se fosse governo, não faria muito melhor.

O governo actual não está livre de críticas. Podia ter gerido muitas das situacoes de forma a evitar conflitos e problemas. Mas quem quizer fazer melhor... por favor deve tentar. Estão dez milhões à espera. Deve, no entanto, dizer que faz melhor. Deve tambem assegurar às pessoas que tudo será pago, res-peitando os prazos, de forma a garantir que as futuras gera-ções não vão pagar esta conta.

O desafio FICA dado.

ATÉ PARA A SEMANA.

Pedro Jorge Costa B. de [email protected]

Cambio

Cristina Alves jornalista (Lisboa)

O flagelo da fomeA fome é um flagelo social gravíssimo e constitui quase sempre a ponta do iceberg de uma conjuntura social muito complicada. O alerta deixado pela comunicação social sobre alguns focos de fome, deve fazer-nos refletir sobre esta questão candente que merece uma atenção, não apenas da parte dos governantes, como de todas as estruturas sociais que têm a missão de levar a cabo atividades no âmbito da solidariedade social.

Um sinal deste problema é o aumento do número de alunos que chegam diariamente com fome à escola, tendo por isso sido lançada uma petição online denominada “Pelo pequeno-almoço na escola”, com vista a combater este martírio.

O empobrecimento que se tem registado no País e na Região tem agravado as condições de vida de todos nós, o que tem feito disparar o número de crianças que chegam às escolas sem nada terem comido. Estávamos longe de pensar que a fome voltasse à Europa, depois da miséria que se viveu, em resultado das guerras que proliferaram na primeira metade do século passado.

Aquela petição sugere que seja dado o pequeno-almoço nas escolas, desde o pré-escolar até ao 9.º ano, lembrando que muitos destes alunos só têm as refeições da escola, como seja o leite escolar a meio da manhã e depois do almoço.

Infelizmente, a crise económica está a paralisar a economia da Região e em consequência há pessoas com muitas dificuldades, pois o desemprego grassa sobretudo nas ilhas maiores, incidindo designadamente no sector da construção civil que levou muitas famílias para situações de desespero e não conseguem levar uma vida acima do limiar da pobreza.

O problema da fome é tão preocupante e ninguém pode viver sossegado e alheado desta questão, mormente a Igreja, onde em que em cada paróquia poderia ser criado um grupo de ação social

para atender às necessidades mais urgentes das pessoas por esses Açores fora, tendo em vista um apoio alimentar concreto aos mais carenciados, sobretudo nas escolas. As próprias Câmaras Municipais, em articulação com as Juntas de Freguesia, deveriam dotar-se de planos de contingência, para fazer face a eventuais casos de fome que possam aparecer.

Mais do que fazer grandes obras para encher o olho dos eleitores, é tempo de considerar os problemas sociais como uma prioridade em cada Município, tendo em vista obviar ao alastramento deste problema.

Custa tanto aceitar e tomar conhecimento que países europeus, liderados pela poderosa Alemanha, estejam a por em causa o programa de ajuda alimentar aos mais desfavorecidos, que apoia 400 mil pessoas só em Portugal, pois o seu funcionamento apenas está garantido até ao final deste ano.

A este propósito, a própria delegação portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza entende que neste momento de crise financeira e social, os pobres são aqueles que têm sido as maiores vítimas de toda esta crise e são os mais penalizados, situação que não está a ser vista como uma preocupação pelas instâncias europeias.

Neste momento de grave crise social, importa que a sociedade se mobilize para encontrar soluções e assim se evite a todo o custo que crianças passem privações alimentares.

Um exemplo a seguir!O Miguel Relvas demitiu-se. Mas desenganem-se aqueles que pensam que a missão está cumprida, pois trata-se precisamente do oposto. Apesar daquele dossiê da licenciatura andar a queimar nas mãos do ministro Nuno Crato há demasiado tempo – e só agora, após o afastamento do Dr. (?) Relvas é que o relatório foi remitido para o Ministério Público –, o Relvas foi embora porque e quando quis. Sinceramente, acho que devíamos aprender com ele, já que ele é um vencedor na nobre arte de reduzir tudo a nada.

Desde cedo que Miguel Relvas decidiu que queria ser tubarão, apesar de não se ter importado de começar por ser sardinha. Ainda novo conseguiu ganhar a confiança dos eleitores da terra que o viu crescer: Tomar. Começou assim por tentar escalar na Juventude Social-democrata e depois no partido. Aos 23 anos ninguém o ganhava nos discursos e conseguia falar durante 30 minutos sem dizer nada de concreto… mas mesmo assim passou logo a deputado. Acumulou todos os cargos que conseguiu para ser importante e tornou-se presidente da Assembleia Municipal de uma autarquia pequena.

Aos 30 e pouco anos, já era uma pessoa ocupada, cheia de responsabilidades… mas ficava-lhe mal não ter um canudo. Mas o que é isso para quem tem a escola da vida que deve valer umas 300 equivalências. Basta falar com as pessoas certas!

Quando alguém o apontava e o acusava de não ter a licenciatura ele negava e, para compensar, inaugurava obras com o “Dr.” atrás do seu nome. Para compor o ramalhete começou a dar aulas de Marketing Político num instituto que tinha como reitor um companheiro da mesma cor política.

Quando começou a mentir na Assembleia da República isso já não era grave, porque achava que só os grandes o fazem e ele, ainda por cima, já era ministro. O problema era se algum jornalista o desmascarasse, mas, com sorte, esse jornalista acabava no desemprego… afinal o sistema funciona!

Outra faceta do ministro agora demissionário era não deixar que as manif’s o afectassem… viessem elas de onde viessem. Mesmo quando centenas de pessoas pediram a sua demissão em frente à Assembleia a sua resposta foi repetir bem alto: “As manifestações são um direito democrático, quando elas não existem significa que a democracia está doente.” Não se deixava amedrontar pelos ‘comunas’ do costume.Ninguém o pode acusar de fugir ao seu destino e sempre mostrou que quem mandava nele era ele próprio e não os seus seguranças. Por isso, como corajoso que sempre foi, enfrentou o povo e mesmo quando lhe quiseram bater ele saiu pela porta da frente e sorriu como pôde.

Sempre demonstrou que só largava o tacho quando quisesse, porque é assim que as coisas funcionam, já que o único que o podia demitir era o primeiro-ministro… e todos sabíamos que isso não ia acontecer.

Mas agora ficou farto de brincar aos políticos e com o casamento (adiado) a aproximar-se é tempo de fazer planos para a lua-de-mel. Além de que ninguém o obriga a aturar um país falido… não é como se a culpa fosse dele.

António Pedro CostaPonta Delgada

Page 3: ABC News 147 Compact

EDITORIAL*E agora, Portugal?Novidade... novidade... não há. Muita gente já o adi-vinhava. O Tribunal Constitucional decidiu considerar “nulas” umas quantas medidas postas no Orçamento Geral do Estado para 2013. Tinham a ver, especialmen-te, com cortes – alguns cortes – em “regalias” que, de resto, eram protegidas pela Constituição. Eram incons-titucionais, portanto.Tanto bastou para que houvesse toda uma catadupa de conversas e discursos. O Primeiro-Ministro fez reunir a Comissão Política do seu Partido, foi-se ao Presidente da República... sabemos lá, talvez a fazer queixinhas. Depois, Cavaco Silva entendeu que tudo “estava bem” e que o Governo tinha condições para continuar a sua acção.

Assim, talvez fosse melhor deixar o caminho aberto. Caminho aberto, talvez, para aqueles que agora cri-ticam tudo e todos, esquecendo-se que foram eles que ajudaram – pelo menos ajudaram – a criar o chamado rega-bofe que fez perigar o País.

Por nós, apenas um olhar de pena por tudo o que se vai passando em Portugal. Com um Governo que não governa (não pode porque a famigerada Troika é que manda...). Uma Oposição que só critica, sem dar so-luções. Com um dos Partidos que esteve na génese de tudo isto... a sacudir a água do capote e a enlamear o Governo e o Partido que o sustenta.

Honestamente... não sabemos o que dizer de tudo isto. Ai não sabemos, não...E agora, Portugal?

O Governo, por sua vez, acha que não é possível levar avante... a gestão do País e, em comunicação ao País, on-tem, domingo, diz que não pode fazer mais do que tem fei-to, que quer continuar a defesa do que chama interesses do País e... toca de dizer que vai respeitar as deliberações do Tribunal Constitucional. Mas que, como faltam nem sabemos quantos milhões de Euros no tal Orçamento... lá terá de fazer mais uns cortes. Prometeu, desde logo, não aumentar impostos. Impostos, não. Ao contrário, vai fazer cortes, mais cortes, na despesa pública. E fala em sectores tão importantes como a Saúde, a Educação, etc.Há já quem se interrogue sobre porque é que o Governo não pede a demissão. É que, de facto, e ao acompanhar-mos tudo o que se passou, nas últimas horas, nos últi-mos dias, poucas alternativas tem. Pouco pode fazer. A não ser, efectivamente, continuar a cortar... a cortar. E aí surge mais desemprego, mais esbulhamento de regalias.

Segunda-feiraO PolvoDesde 2005 que milhões de euros são retirados de Portugal através da compra, a preços de saldos, de créditos em incumprimento a bancos nacionais, por parte de sociedades offshore.

Entre 2005 e 2010, duas sociedades que pertencem ao Bank of America (a Investments LLC e a Overseas) compraram à CGD, ao Millennium BCP e ao Santander Totta mais de 838 milhões de eu-ros em créditos que estavam em incumprimento, negociaram com os clientes e enviaram os montantes recuperados para a Holanda ou para Delaware (nos EUA), onde as sociedades têm sede, sem pagar nada ao Fisco.É claro que se trata de um negócio. Estas sociedades compram aos bancos os considerados incobráveis, por preços irrisórios, rene-goceiam com os devedores e exportam o dinheiro apurado para paraísos fiscais.Trata-se de um negócio de alto risco, mas, assim mesmo, apetecí-vel. Quem fica a ver navios é o fisco, que não consegue cobrar um tostão nestas transações.Mas estou recordado que aqui há uns anos, também Manuela Fer-reira Leite, quando era ministra, vendeu créditos do Estado a uma empresa privada e nunca mais se soube dos resultados desse ne-gócio.

Terça-feiraMais do mesmoA cooperação entre os ministérios da Saúde e da Justiça permitiu no último ano a detenção de 34 pessoas por suspeita de envolvi-mento em fraudes na Saúde, que custaram ao Estado 25 milhões de euros.Os dados foram divulgados durante a apresentação pública dos re-sultados referentes ao combate à fraude ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma iniciativa que já levou a condenações em tri-bunal.Esta notícia, quase que o não era. De uma forma recorrente, todos os anos vêm a lume irregularidades detetadas no sector da saúde. E isso leva-nos a pensar, porque será?Não andaremos muito longe da verdade, se dissermos que são vá-rias as razões para que isto aconteça.Primeiro, o orçamento da saúde é enorme e por isso mesmo, mui-to apetecido. Depois, a maior parte desse orçamento gasta-se nos hospitais, que são mundos, onde os diferentes interesses profissio-nais se cruzam e são, muitas vezes antagónicos ou conflituantes. Depois porque a classe dominante, no setor, leia-se médicos, têm uma tradição de muitos e muitos anos, em que a desregulamen-tação do exercício da profissão propiciava toda a gama de fugas e manigâncias, que depois, eram retratadas nos casos de polícia relatados ano após ano.Estávamos habituados a que estes atropelos à legalidade, ou não fossem conhecidos, ou, simplesmente não fossem detetados. Ago-ra, com a afinação da máquina de controlo, começam a aparecer, com mais frequência as falcatruas que afinal sempre existiram.

ContaCorrente

Helder FreireJornalista(Lisboa)

08 Abril 2013 Material Editorial . 3

Sexta-feiraO EscândaloO Ministério da Educação e Ciência confirmou que vai enviar nas próximas 24 horas para o Ministério Público o relatório da Inspec-ção-Geral de Educação e Ciência, relativo ao processo de licencia-tura de Miguel Relvas. O MEC esclarece que o ministro Nuno Crato não tem competên-cias para anular uma licenciatura, pelo que foi decidido o envio ao MP para que posteriormente o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa possa extrair os devidos efeitos legais das irregularida-des detetadas no processo de Relvas.Como se sabe, esta foi a gota de água que levou à demissão do ministro Relvas. O ministro não resistiu à onda de indignação po-pular que o perseguiu por meses e meses onde quer que Relvas se deslocasse.Os portugueses, que com enormes dificuldades mantêm os seus filhos no ensino superior, não entendiam como se podia manter no governo um homem sobre quem recaía a suspeita de ter sido beneficiado pelo facto de ser ministro e figura destacada do PSD. Agora, perante a possibilidade de ver negada a sua licenciatura, Relvas, a contragosto, não teve outro remédio senão demitir-se.

SábadoNada de novoO Tribunal Constitucional considerou não conformes quatro arti-gos do Orçamento do Estado para 2013. Em causa estão os artigos 29º, 31º, 77º e 117º. Os restantes artigos em causa foram conside-rados de acordo com a Constituição. O Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais a suspen-são do subsídio de férias dos funcionários públicos, a redução de salários estendida à docência e investigação, a redução do subsídio de férias dos pensionistas e a contribuição dos subsídios de de-semprego e doença. Os restantes artigos em análise pelo TC foram declarados de acordo com a Lei Fundamental.Caiu o carmo e a trindade, como se não fosse esperada esta decisão do Tribunal Constitucional. Parece aliás, que só o governo estaria à espera de resultado diferente. Com efeito, no ano passado, o TC já tinha considerado inconstitucionais normas idênticas e Passos Co-elho e Vítor Gaspar convenceram-se que os juízes seriam mais uma vez, «sensíveis» aos chamados superiores interesses do Estado.Acontece que o papel do Tribunal Constitucional, é zelar pela apli-cação da Constituição e não fazer política, que isso compete aos políticos.Nada de novo, portanto. Só é de admirar que o governo não tenha compreendido isso.

DomingoNada de bomAgitaram-se a sociedade política portuguesa e as redes sociais, com a reunião de urgência dramatizada pelo Conselho de Minis-tros e o pedido de audiência ao Presidente da República. Carros de luxo, de cá, para lá, vidros escurecidos e jornalistas à porta de Belém, comunicados mais ou menos inócuos, e os portugueses em expetativa, para saberem onde e como lhes iriam aos bolsos, uma vez que todos sabiam que nada de bom viria da decisão do Tribunal Constitucional.No fundo, o chumbo de quatro normas do Orçamento do Estado, tinha apenas o sabor a vitória sobre uma certa soberba do ministro das Finanças e do governo, que julgavam que todos os órgãos de soberania se deveriam curvar aos seus desígnios e que não há mais vida para além do défice.E foi o que aconteceu. O governo e o primeiro-minsitro, para além de descarregarem em cima do Tribunal Constitucional uma culpa que a este não cabe, vieram com um certo tom de ameaça, dizer aos portugueses que vão agora tomar medidas na reforma do Es-tado, que passarão, inevitavelmente, por mais sacrifícios para os portugueses.Isto tem um certo sabor a «vingança», e os portugueses não o me-recem.

Quarta-feiraA CurvaHá sinais de alguma desagregação no governo e há já ministros que terão pedido ao primeiro-ministro para abandonar o executivo. A expectativa é que Pedro Passos Coelho se prepara para mexer na equipa depois de ser conhecida a decisão do Tribunal Constitucio-nal relativamente às normas do Orçamento do Estado deste ano, o que está a criar uma grande tensão no Governo. Segundo algumas notícias, Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça e Paulo Mace-do da Saúde, terão mesmo pedido para sair do governo.

Miguel Relvas, o ministro dos Assuntos Parlamentares, que tem criado alguns embaraços ao primeiro-ministro, já saiu. Mas outros ministros como Aguiar Branco, da Defesa, poderão ser remodelá-veis, se Passos Coelho decidir uma remodelação profunda, sem a qual, a mexida num ou dois ministérios, será entendida como uma operação de cosmética que não alterará o que os portugueses pen-sam deste governo.

Sem dúvida que Passos Coelho está no meio da curva que terá de fazer, para devolver a credibilidade abalada do seu gabinete. Para tanto terá de ir bem fundo, não só nos nomes dos eventuais novos ministros, mas também nas políticas e na orgânica do governo.

E aqui é que a porca torce o rabo. Repetidamente, o primeiro-mi-nistro tem garantido que o governo está no bom caminho e que esta trajetória é para manter. Nesta perspetiva, não será remodelável o ministro das finanças e, se este continuar no governo, os portugue-ses não acreditarão que alguma coisa mudou.

Passos Coelho pode assim, não se aguentar na curva.

Quinta-feiraO noveloOliveira e Costa é o 2.º maior detentor de capital da rebatizada holding - legalmente, SLN e Galilei são a mesma pessoa jurídica, mantendo-se, na substância, o corpo acionista anterior à eclosão do escândalo do BPN -, embora ao leme do grupo se encontre agora Fernando Lima, cuja notoriedade subiu em flecha a partir de junho de 2011, quando foi eleito grão-mestre maçónico, do Grande Orien-te Lusitano.

Da saúde (é dona do British Hospital, em Lisboa, e das clínicas IMI) ao turismo (por exemplo, um mega resort a construir na Lagoa dos Salgados, no concelho algarvio de Silves, dos condomínios de luxo (como o que, com projeto de Souto Moura, pretende fazer nas-cer, já este ano, em Alcântara, na capital) à exploração de petróleo em Angola, onde também vai arrancar, em parceria com o “gigan-te” alemão Heidelberg, com uma grande cimenteira, a dinâmica da Galilei.

A ser verdade tudo isto, mais o que não se sabe e o que o Costa e outros terão em nome de familiares e amigos, o ministério das Fi-nanças tem aqui muito material para penhorar. É preciso é coragem para o fazer.

Sim, porque se fosse um qualquer desgraçado que faltasse ao paga-mento de uma multa qualquer ou da prestação da casa, já lhe tinham ido buscar a massa ao banco (se ele lá tivesse alguma coisa) e sem lhe dizer água vai.

É nestes momentos também, que se mede a coragem dos políticos. É claro que é mais fácil lançar uma carrada de impostos sobre os contribuintes para tapar o buraco do BPN, do que lançar um moro-so, dispendioso e desgastante processo judicial para reaver o dinhei-ro que a SLN deve aos portugueses.É um novelo difícil de desfazer mas, ou há moral, ou comem todos.

Page 4: ABC News 147 Compact

08 Abril 20134 . Comunidades

Estamos em todo o lado a acompanhar o dia-a-dia das

comunidades

Um satélite polar da NASA capturou imagens já consideradas dramáticas de uma extensa fratura na folha de gelo ártico. O evento, neste inverno, está, desde já, a causar alguma preocupação.O fraturamento começou no final de Janeiro, como um sistema de tempo quente sobre o Alasca, que teria alimentado uma corrente de oceano, conhecida como “Beaufort Gyre”. Essa corrente reforçada pegou no canto sudoeste do manto de gelo até uma racha enorme aberta ao norte do Alaska central (em cerca de 3 segundos) e, em seguida, outra imagem, aparentemente com cerca de 1.000 kms de comprimento, com uma fenda aberta no final de fevereiro (em cerca de 30 segundos), levando ao colapso do resto do gelo, a caminho a leste da chamada Bank Island.

“Demorou apenas sete dias para as fraturas progredirem em toda a área de oeste para leste,” disse ao National Post Trudy Wohlleben, funcionário superior do instituto de previsão

Exames adiados devido a concertos de Justin Bieber

A legião de fãs de Justin Bieber não para de aumentar e levou mesmo professores de várias escolas norueguesas a adiarem datas de exames para não coincidirem com os concertos do cantor canadiano em Oslo, de modo a evitar que os alunos pudessem faltar... aos testes.

«Parece lamentável, mas preferimos adiar as datas dos testes para evitar problemas. Tomámos esta decisão há três, quatro meses, quando muitos estudantes compraram os bilhetes. Mas isto não é um caso que se vá repetir», explicou o diretor de uma das escolas da cidade norueguesa de Alesund.

No total foram cinco as escolas da cidade de Alesund, que fica a cerca de sete horas de distância de Oslo, que decidiram adiar os exames previstos para os concertos de Justin Bieber na capital norueguesa.

dos gelos.

De acordo com Walt Meier, um cientista de pesquisa de neve e gelo, não é incomum esta área experimentar eventos de fratura. No entanto, o que é incomum é a extensão da fratura e a escala (comprimento e largura) das fissuras vistas, e chega a parecer que é a idade do gelo que está a ser responsabilizada.

“A região é coberta quase completamente pelo gelo sazonal, gelo que se formou desde setembro passado,” disse Meier, de acordo com o artigo da NASA Earth Observatory. “Este gelo é mais fino e mais fraco do que o gelo mais velho, vários anos, assim que responde mais prontamente aos ventos e é mais facilmente quebrado.”

Em setembro passado viu-se a menor extensão do gelo do mar Ártico, desde que os registros começaram em 1979. O gelo do mar recuperou com níveis recordes durante o inverno, atingindo o seu ponto máximo no dia 15 de março.

Satélite da NASA testemunha gelo ártico a desfazer-se

Page 5: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Comunidade . 5

No Metro Toronto Convention Centre aconteceu, sábado, campanha. Uma campanha que, a avaliar pelas mais recentes sondagens, acabará por dar a chefia do Partido Liberal a Justin Trudeau. Justin Trudeau, que concentrou a sua atenção no combate ao Partido Conservador no Poder. Vários luso-canadianos assistiram, interessando-se pelo desenrolar da campanha que está agora na sua fase final. Há quem diga que foi “morna” a parte final da campanha, a última que leva o Partido até à escolha do Líder, já na próxima semana.Pelos vistos, a parte mais excitante foi a que se passou cá fora, quando um grupo de pessoas – eventualmente organizadas por alguém... – “macaqueou” (é o termo) a imagem de Pierre Trudeau, fazendo vir ao de cima a figura do antigo primeiro-ministro do Canadá. E deixando mesmo a pergunta sobre o que é que ele pensava da candidatura do filho Justin. Houve quem, naturalmente, não gostasse da brincadeira.A verdade é que Justin Trudeau usou o seu tempo de campanha à liderança Liberal a antecipar alguns dos ataques conservadores que ele sabe estão a chegar. O candidato favorito lembra que eles – e eles são os do Governo – vão dizer que ele é inexperiente, que

seu currículo é reduzido e que a sua popularidade é fugaz, baseada na nostalgia de seu falecido pai, o antigo primeiro-ministro Pierre Trudeau. Justin lembrou que, de facto, vivia e respirava cada quilómetro quadrado deste país desde o dia em que nasceu. De resto, não negou o “exemplo” dado pelo pai, ainda que observando que tem a sua própria maneira de ver os problemas.

Não há “só” nostalgia de Pierre Trudeau O agora depoutado federal por Montreal observou que se celebrava, naquele dia (sábado) o quadragésimo quinto aniversário da escolha do seu pai para liderar o Partido Liberal.E para os que dizem que a campanha é baseada na nostalgia do

Paul Martin também falou.

Partido Liberal à procura de um Líder Justin Trudeau na frente das intenções de voto*Figura de Pierre Trudeau “macaqueada” cá fora...

pai, Justin não fugiu, dizendo, designadamente, que se trata, efectivamente do seu pai. E foram os nossos pais que construiram o país para nós. Fez aqui uma aproximação à necessidade dos mais novos entenderem o grande legado que os pais lhes deixaram. Entende que foram “os pais que construiram tudo isto”.

Desde que lançou a sua campanha em outubro passado, tem havido pouca dúvida que Trudeau ganharia. A única questão que permanece é o quão grande será sua margem de vitória. A resposta final dependerá da capacidade de cada campo para sair seus adeptos a votar e a distribuição geográfica dos seus eleitores. De qualquer modo, a luta contra os Conservadores esteve na base de quase todos os candidatos.

No sábado, houve também a homenagem a Bob Rae, que tem dirigido os Liberais, desde que as eleições de maio de 2011 reduziram o partido ao terceiro lugar. O Partido que estaria agora, segundo as sondagens, à frente dos Conservadores e Neo-Democratas.

Talvez por isso, Justin Trudeau esteve, desde os primeiros minutos a pedir o apoio e o voto dos que acreditam na sua liderança. Acentuou, ainda, que o Partido Liberal deve estar pronto para servir os canadianos e oferecer-lhes uma alternativa positiva para

o governo conservador. “Somos um povo otimista, trabalhador, assim temos de ser na resolução de problemas.”

Para ele, “os canadianos querem uma alternativa positiva que traga novas soluções, novas idéias e uma nova forma de fazer política”.

A “segunda classificada” não acredita em vitória à primeira voltaMuitos analistas prevêem uma vitória à primeira votação por parte de Justin Trudeau. A candidata Joyce Murray não pensa que isso possa acontecer. A deputada da B.C. fez esta declaração, após a sessão na Metro Toronto Convention Centre.“Eu não acredito que Justin possa ganhar logo à primeira votação”, disse, acrescentando não acreditar que ela própria possa vencer à primeira votação. Murray, que muitos consideram estar em Segundo lugar na corrida, que vai substituir Bob Rae, acentua designadamente que vale a pena pugnar por um sistema de cooperação, nas eleições de 2015, com outras forças progressivas partidárias para derrotar os Conservadores de Stephen Harper.Também o antigo primeiro-ministro Paul Martin falou neste chamado “Showcase” da liderança do Partido Liberal do Canadá.

Enfim... pelos vistos, o imigrante é bem visto e muito querido. E agora os novos imigrantes até recebem, à chegada, uns pacotes interessantes. Com, coisas que são capazes de agradar. Sim, sim... porque nada será tão interessante para o “Bem-vindo ao Canadá” como um cartão de Tim Hortons, uma oferta de conta-poupança do Royal Bank e... vamos lá, uma explicação do sistema fiscal do país.

Pois... estes são apenas alguns dos produtos oferecidos aos novos imigrantes na Área da Grande Toronto. Trata-se, afinal, de uma nova iniciativa de marketing criada pelo pessoal do chamado Dyversity Communications, baseado em Markham.

O programa “WelcomePack Canadá” é realmente uma caixa cheia de cartões de presente, cupons e produtos de até 40 marcas. A caixa - que também é projetada como uma lembrança - também terá folhetos, oferecendo aconselhamento e informação para os que chegam agora. Desde estabelecer uma classificação de crédito até aos impostos a pagar.

Albert Yue, diretor da Dyversity e presidente e CEO da WelcomePack, disse que o programa foi concebido com base nas experiências passadas de imigrantes, como ele, a tentarem aclimatar-se e adaptar-se ao Canadá.

“Eu fiz o percurso dos imigrantes e, quando cheguei, há 20 anos, eu não sabia nada sobre o Tim Hortons, ou a Bay”, disse Yue, que veio de Hong Kong em 1992. “Tudo isto é sobre a compreensão da mentalidade dos novos imigrantes. Todas as marcas – ou quase todas as marcas - são novas para eles. E, no entanto, neste caso, são as marcas que vão dar o primeiro passo para dizer “Olá”. É quase como quando se muda para um novo bairro e os vizinhos se dão ao trabalho de passar por aqui e dizer Olá, ‘Bem-vindo ao bairro”. É mesmo “um gesto bonito.”

Yue entende que é também uma grande oportunidade para a sua empresa e para as marcas - algumas das quais são seus clientes - para alcançar os novos canadianos com os seus produtos.

Nem todas as empresas afectas ao programa estão já contactadas, mas não é surpreendente ouvir que o Tim Hortons está entre as dezenas de nomes na lista.

Quanto às empresas que serão incluídas no programa, Yue disse que não há concorrência entre marcas que oferecem os mesmos produtos ou serviços. Por exemplo, apenas um banco, uma empresa de automóveis e uma empresa de café serão selecionados para fazer parte da oferta.

Eleição parcelarO Primeiro-Ministro Stephen Harper acaba de anunciar mais uma eleição parcial. Desta feita no círculo eleitoral de Labrador (Newfoundland and Labrador).

A “by-election” em causa está marcada para 13 de Maio.

Novos imigrantes bem vistos e... queridos

Joyce Murray é a segunda classificada nas intenções de voto.

Cá fora “macaqueou-se” a lembrança de Pierre Trudeau.

Justin Trudeau à conversa.

Page 6: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 6. Comunidades Amor da Pátria é nome de Clube

Apego às tradições das nossas gentes no... clube que tem nome de Amor

Amor da Pátria é nome de clube. Com 42 anos viu passar os tempos. Acompanhou os que vinham de longes terras a enquadrar-se neste País grande. Uma outra coisa interessante é que são mulheres que restão à frente dos destinos da colectividade. Com Bertina Matos, como presidente da Direcção, mas com muitas outras senhoras a pegarem nas rédeas da colectividade. Como é o caso de Manuela Goulart, agora presidente da Assembleia-Geral, mas que já leva uma série de anos na direcção, onde foi, designadamente, presidente nos últimos anos.

Um “velhinho simpático” mas jovemNo sábado, ABC esteve com a gente do Amor da Pátria. Fundado a 1 de Fevereiro de 1971, o Amor da Pátria está, de facto, no bom caminho. Já uma vez dissemos que, por cá, nas terras da emigração, o Amor da Pátria é como que um velhinho simpático, que vai olhando para o Passado, sim, mas a tentar que o Presente paute mais as suas actividades rumo a um Futuro que todos querem ainda mais promissor e mais real.

Bertina Matos, que ainda teve tempo de responder à reportagem – ainda que com mais trabalho “no duro” – foi-nos dizendo que “a festa está a correr muito bem – formidável, como nos disse – já que temos muito pessoal, na sala, mas ao mesmo tempo temos falta de directores para trabalhar”. A verdade é que não vimos a “falta”. Para ela, “é uma coisa diferente que tentámos fazer para atrair mais pessoal e celebrar mais a nossa tradição”. E falou, designadamente, na comida regional, que agradou a todos.

Por lá, designadamente, um dos jovens que encontramos, mais vezes, nestas colectividades: Chris Freitas. “Está em todos”, como lhe dissemos, ao que ele respondeu que está em todas... “por gostar da tradição”. Para além disso... a viola da terra também é “razão” para estar presente. “É verdade, é verdade... eu, hoje, estou cá para tocar a viola da terra. Há poucos que a tocam... e é por isso que cá estou também”.

A viola da terraE a verdade é que, quando dos “toques”, o Chris Freitas lá estava. Entre dois dos que já não são jovens, não. Gabriela Bettencourt e Avelino Jorge eram os mais velhos. E estavam como que a transmitir a sua mestria ao mais novo. O Tony Silveira, noutros domínios, era o “homem do aparelho musical” – e que bem o sabe

fazer! – mesmo quando pega no instrumento e toca em solo. Sabe mesmo o que faz.

Entre os presentes, o Presidente Executivo do Banco Espírito Santos dos Açores, agora entre nós. Ele e um jovem, o Jorge Miguel Valério Cunha, que tem um título interessante de seguir, já que o “dinamizador dos residentes no estrangeiro”.

Começa por nos dizer, também, que estas “são festas extremamente importantes para que a comunidade açoriana continui a conviver e a partilhar impressóes e valores dentro desta comunidade canadiana”. Entende que “é extremamente importante por fomentar e manter os valores tradicionais da sua terra e é importante até para que a futura geração que aqui vem não perca estas tradições...”

É isso, é. De qualquer modo, como representante do Banco para as “andanças da emigração”, pensa que “é extremamente importante vir a estas regiões, para perceber quais são as suas necessidades, porque o Banco Espírito Santo dos Açores quer mesmo estar presente onde há comunidades portuguesas e onde há comunidades portuguesas, o BES dos Açores vai atrás dessas pessoas e quer responder ao máximo às necessidades dessas mesmas pessoas. É como que uma responsabilidade”.

No fundo, o Amor da Pátria é um dos mais antigos clubes da comunidade. Fundado a 1 de Fevereiro de 1971, o Amor da Pátria – agora com 42 anos - parece ter raízes nas ilhas dos Açores... mas engloba gente oriunda de outras regiões.

O Amor da Pátria foi fundado a 1 de Fevereiro de 71 e daí para diante, muita coisa foi feita. Muito mais haverá ainda a fazer. Houve, no entanto, uma constante: a preservação das tradições da terra distante. O Amor da Pátria... tem amor à tradição, mas consegue vestir-lhe roupagem nova. Pelo menos assim o pensamos. E mesmo que olhe para as ilhas do Faial e do Pico... a verdade é que se integra no todo geral Açoriano, no todo geral Português.

A colectividade que traz até nós as tradições das duas ilhas irmãs – Pico e Faial – parece assim disposta a continuar no mesmo tom. E a vibrar com o que, por cá, vai argamassando.

No sábado, era uma Noite Regional. Não se falou nesta ou naquela ilha... porque todas estão englobadas neste apego à tradição. De resto, vimos por lá – na Casa dos Açores – várias outras colectividades (Asas do Atlântico e Lusitânia, por exemplo) que compareceram exactamente por que as raízes são as mesmas e os “amores” também.

A conversão do malfeitorNão foi há muito tempo, no dia 29 de Março, 2013, na Sexta-feira, que celebramos a Paixão de Cristo. A Bíblia ensina que aproximadamente hà dois mil anos atrás Cristo foi crucificado com dois salteadores, “um à direita e outro à esquerda” (Mateus 27:38). Uns descrevem os salteadores dizendo que um foi o bom ladrão e o outro o mau ladrão. Realmente, eu acho esta definição estranha porque nunca consegui compreender qual é a diferença entre o bom e o mau ladrão. Eu penso que as pessoas que foram vítimas dos roubos e assaltos do chamado bom ladrão também não acham tal definição lógica porque foram injuriadas e ficaram sem os seus bens. Ora, a Bíblia não diz que Jesus foi crucificado entre o bom e o mau ladrão. Reparem que a Bíblia claramente diz que Jesus foi crucificado com os “malfeitores, um à direita e outro à esquerda” (Lucas 23:33). Portanto, tanto o que estava à esquerda como o que estava à direita foram definidos pela Palavra de Deus de serem ambos “malfeitores”. A ideia do bom e do mau ladrão provavelmente veio do facto que um deles se arrependeu à última da hora e o outro não. Todavia, aquele que se arrependeu não pensou que fosse, aos seus próprios olhos, um bom malfeitor. Reparem que ele disse ao seu colega o seguinte: “E nós, na verdade. Com justiça porque recebemos o que os nossos feitos mereciam” (Lucas 23:41). Ora, se este malfeitor admitiu que a lei foi justa em condenar os dois a uma morte terrível na cruz é porque tanto um como o outro fizeram acções bem más, dignas do castigo da morte. Portanto, as pessoas responsáveis pelo julgamento dos malfeitores nunca pensaram que um deles era o bom ladrão. O arrependimento e fé que um dos malfeitores manifestou, pouco tempo antes da morte, nos ensina que nunca é tarde demais para voltarmos para Deus.

O malfeitor que se arrependeu na última hora viveu praticamente a sua vida inteira fazendo mal aos outros. Todavia, quando ele se arrependeu no fim da sua vida, e com fé pediu a Cristo que se lembrasse dele quando entrasse no seu reino, Jesus disse-lhe: “Em verdade te digo que estarás comigo, hoje, no Paraíso” (Lucas 23:43). Quantos há que pensam que Deus nunca os aceitará no seu reino devido aos seus pecados serem tão feios e maus? Este malfeitor, a quem Jesus concedeu passagem para o Paraíso, é um encorajamento para todos aqueles que pensam assim. Noutra ocasião Jesus disse: “...e o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). O facto que Jesus aceitou o malfeitor quando ele veio ter com ele, é prova que Jesus sempre cumpre as suas promessas. A conversão do malfeitor é um problema para aqueles que pensam que as boas obras contribuem para a salvação. Quais foram as boas obras que este malfeitor fez para ser salvo? Nenhuma boa obra ele fez! Jesus o salvou porque ele admitiu as suas más obras e teve fé que Jesus podia dar-lhe um lugar no seu reino. Portanto, a conversão do malfeitor encoraja a todos os pecadores a não terem receio de virem a Cristo e suporta a doutrina da Bíblia de que ninguém é salvo pelas suas boas obras, mas únicamente pela fé no sacrifício que Jesus fez por nós na cruz (Romanos 3:19-28; Gálatas 2:16; Efésios 2:8-9). Será que a conversão do malfeitor significa que não precisamos de fazer boas obras, porque afinal a salvação é de graça pela fé em Cristo? Pois claro que não! (Romanos 6:1-2). Todos aqueles que têm uma fé verdadeira em Cristo produzem boas obras (Mateus 7:16-21; Gálatas 5:16-22; Efésios 2:8-10). A única razão porque o malfeitor convertido não fez boas obras, foi porque a morte o impediu de produzir frutos dignos do seu arrependimento e da fé em Cristo (Mateus 3:8).

Rev. João Duarte

Religião e Fé

A MELHOR SOLUÇÃO SERÁ Contactar Manuel ou Mike

telf: (416) 536 3828 (416) 537 4296

(Uma divisão de EUROPA HEATING & AIR CONDITIONING)

EUROPA DUCT CLEANING

Alergias e doencas são provocadas pelo pó, por pelos de animais, ou por bacterias

e fungos que permanecem no sistema...

Email - [email protected] [email protected] - www.europaair.net

Deslocações a várias cidades do Ontário

EUROPA DUCT CLEANING

Page 7: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Comunidade . 7

Rui Ferreira, o responsável pelo escritório local; Gualter Andrade Furtado, Presidente Executivo; e Jorge Valério Cunha, Dinamizador para os Residentes no Estrangeiro.

A Primavera... já aí está. Mesmo que com uns laivos de frio, quiçá mesmo de neve e gelo, a Primavera já permite olhar o tempo... e os tempos sem as preocupações de outras recuadas alturas. É o Presente a fazer olhar o Futuro e a esquecer o Passado.

E talvez por isso, começam também a chegar até nós figuras de proa de empresas que, directa ou indirectamente, têm a ver com a nossa gente. Os Bancos, por exemplo... também começam a visitar esta nossa terra. Alguns bancos começam a entender que os da diáspora... são gente, têm algo a dizer, têm algo a fazer. Entendem os tempos novos dos dois Países que amam.

Do Banco Espírito Santos dos Açores, veio o Presidente Executivo, Gualter Andrade Furtado. Que conhece o terreno que pisa. Que parece jogar o jogo da verdade e entender os novos tempos da emigração, a olhar o Portugal que deixou... mas o Portugal que lhe continua a nivelar os passos. Veio e quis saber coisas. Entender a nova fase de uma emigração velha – 60 anos, não é? – que fez coisas neste País, que ajudou a levantar cidades e vilas. E que está agora, também, a passar o testemunho aos mais novos.

Como o Banco fez, entregando o pelouro da Emigração . com o título de Organizador de Residentes no Estrangeiro - a um jovem, Jorge Miguel Valério Cunha, que veio também, nesta viagem de... apalpar o pulso à emigração. Ele, que é da Graciosa, parece querer saber as verdadeiras dimensões do terreno que pisa.

Entre dois Países que se estimam

A Primavera tem destas coisas. E tem, sobretudo, a ideia de fazer com que as pessoas de ontem entendam o amanhã dos que ainda hoje acreditam que estão num grande País, como é o Canadá... mas não deixaram o outro grande País, Portugal, que está a atravessar também uma nova fase da sua vida.

“Nós viemos cá – é o Presidente Executivo do Banco Espírito Santo dos Açores a dizer-nos – porque o Banco Espírito Santo é um Grupo que tem actividade em 24 países do Mundo, tendo já Bancos espalhados por vários continentes, estamos com uma actuação muito forte nos Estados Unidos da América. Constituimos, muito recentemente, um Banco de Investimentos em Nova Iorque e temos a nossa operação, também, em Miami. O Canadá fica mesmo aqui ao lado...”

Fala-se muito no Canadá. E sobretudo porque, neste momento, em Portugal Continental, e sobretudo nos Açores, fala-se muito no Canadá. “É que estamos a atravessar um período de ajustamento difícil. Não só em termos orçamentais, mas também em termos económicos. Existe um problema muito sério, transversal a toda a sociedade portuguesa, que é o desemprego. E cada vez o Canadá surge mais como uma possível alternativa como contributo da resolução do problema do desemprego, sobretudo de alguns sectores da actividade”.

Contactos aturadosEntende, assim, que o Banco Espírito Santo dos Açores, que é neste momento o segundo Banco da Região, e o primeiro banco privado

Banco Espírito Santo dos Açores em “maré de estudo” e acção

Diogo Fresco

Português, veio ao Canadá para estudar esses e outros aspectos. Contactos. Muitos contactos com gente de cá. Empresários e autoridades. A entender que há ainda mais caminho... a percorrer mesmo por cá.

A comunidade portuguesa a nortear tudo. Comunidade que está agora, também, a passar o testemunho aos mais novos.

Como o Banco fez, entregando o pelouro da Emigração a um jovem, Jorge Miguel Valério Cunha, que veio também, nesta viagem de... apalpar o pulso à emigração. Ele, que é da Graciosa, parece querer saber as verdadeiras dimensões do terreno que pisa. De resto, por cá, o Banco tem muitos clientes.

No Canadá onde há muitos clientes.

E porque é que vieram agora? Sim, porque é que se fez esta deslocação? Para o Presidente Executivo do Banco, há necessidade de estar sempre perto dos clientes. Ir à procura desses mesmos clientes.

De facto, o Banco Espírito Santo é um Grupo que tem actividade em 24 países do Mundo. É mesmo um dos mais importantes organismos bancários de Portugal e tem muito a fazer por cá.

Banco Espíroto Santo dos Açores. Presença firme. Interesse em andar ainda mais em frente.

Dia Mundial da Saúde*Sensibilizar para as causas e consequências da hipertensão arterial

“Hipertensão Arterial” (High Blood Pressure) foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2013, comemorado anualmente no dia 7 de abril. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948.

O que é a Hipertensão Arterial?

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

Cuidados para medir a pressão arterialAlguns cuidados devem ser tomados, quando se verifica a pressão arterial:

- repouso de 15 minutos em ambiente calmo e agradável;- a bexiga deve estar vazia (urinar antes);- após exercícios, álcool, café ou fumo aguardar 30 minutos para medir;- a manga do aparelho de pressão deve estar firme e bem ajustado ao braço e ter a largura de 40% da circunferência do braço, sendo que este deve ser mantido na altura do coração;- não falar durante o procedimento;- esperar 1 a 2 minutos entre as medidas;- deve ser usada uma manga especial para crianças e obesos;- a posição sentada ou deitada é a recomendada na rotina das medidas;- vale a medida de menor valor obtido.

Níveis de pressão arterialA pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg. De acordo com a situação clínica, recomenda-se que as medidas sejam repetidas pelo menos em duas ou mais visitas clínicas

No quadro abaixo, vemos as variações da pressão arterial normal e hipertensão em adultos maiores de 18 anos em mmHg:Hipertensão arterial sistémica

A hipertensão arterial sistémica é uma doença crónica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas, tais como:

- No sistema nervoso central podem ocorrer hemorragia e encefalopatia hipertensiva.- No coração, pode ocorrer cardiopatia isquémica (angina), insuficiência cardíaca, aumento do coração e, em alguns casos, morte súbita.- Nos pacientes com insuficiência renal crónica associada ocorre sempre nefroesclerose.- No sistema vascular, pode ocorrer entupimentos e obstruções das artérias carótidas, aneurisma de aorta e doença vascular periférica dos membros inferiores.- No sistema visual, há retinopatia que reduz muito a visão dos pacientes

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

O que é pressão alta?Qual o nível da minha pressão?Devo fazer verificação da minha pressão em casa?O que pode acontecer se eu não tratar a pressão alta?Quais os efeitos colaterais do tratamento?

Page 8: ABC News 147 Compact

Carlo Miguel Cruz Gomes / ABC

08 Abril 2013 8. Comunidades

Cantorias ao desafio em Mississauga

Este estilo de musica típica regional das ilhas chegou hoje em dia a outro patamar de aceitação no mundo do espetáculo, e à sua inegável presença na cultura popular portuguesa, particularmente em terras da América do Norte e nos Açores, fazem dessa mesma uma arte popular. Haverá certamente muitos que ainda não sabem o que é realmente uma cantoria, ou um desafio, embora tenham ouvido falar destas cantigas que não devem ser confundidos com cantigas ao desafio. E quem melhor para nos dar uma lição sobre esse mundo criativo e artístico do que os membros cantadores ao desafio? Por isso a questão foi-lhes posta por nós. Quando nos sentamos à mesa com estes artistas, lembramos também que na noite de Quinta feira ainda não tinha chegado a única voz feminina deste ano, Maria Clara, vinda da Terceira que estava a passar alguns dias de ferias antes de se juntar a este grupo já bastante conhecido. Ouvimos primeiro José Eliseu. Alias José Eliseu já e uma espécie de “guerreiro” nestas andanças de Cantorias ao desafio assinalando 32 anos de cantador popular nascido na freguesia de São Bartolomeu, concelho de Angra de Heroísmo, a 31 de Julho de 1970 e apresentou o resto do grupo no seguinte modo: “Esta nova geração de cantadores que vão estar em palco comigo representam a nova vaga de cantadores, aqueles que já são considerados entre os melhores que há hoje em dia. Estes jovens vão ser o futuro das nossas cantigas e possa até chamar a nata de cantadores.” Troca de ideias?“Segundo a minha opinião a cantoria é apenas uma conversa rimada, uma troca de ideias, ao passo que quase sempre existe uma ideia contraditória, o que dá a origem do desafio” disse nos Fábio Ourique enquanto António Isidro nos dava uma autêntica lição de como este estilo de canções começaram. O que não deixa de ser curioso porque António Isidro, nascido a 24 de Setembro de 1990, na freguesia de Santo Antão, Ilha de São Jorge e que reside e estuda em Lisboa é entre os artistas mais novos que pisaram o palco, onde já o fez o ano passado. Extraímos da sua longa resposta: “Uma cantoria ao desafio é um duelo entre dois cantadores, sobre qual for o tema abordado. O que tirar maior vantagem sobre o tema será o vencedor. Notório é que neste duelo, nem sempre o cantador melhor preparado no aprumo e construção da cantiga sai vencedor, mas sim o que na sequência do assunto, ou numa resposta ao outro sai com a melhor lembrança ou lógica”. Quer um exemplo? Vamos ver se conseguimos… Um Cantador começa e diz para o outro “Que me puxem as orelhas se não fizer o que me pediram, de malhar com as velhas para o lugar que elas saíram”. Depois o outro responde “Eu vou-me firmar nas pernas

para me poder aguentar, porque elas saíram das tabernas e para lá as vou empurrar”. Depois de mais uns toques da guitarra começa outra vez “Os tolos dizem tolices e isto não é de estranhar, mas eu só gostava que vises quem gosta de os imitar” e o outro diz em resposta “Na sua imitação fazem umas cantiguinhas para enxovalhar sem razão as nossas queridas velhinhas, é para elas que dedico esta minha canção”. E tudo continua por uns minutos largos até que apareça outro tema ou outro Cantador. Se não deu para aperceber, o melhor é para próxima estar la par a ver. Depois de falar com estes 4 Cantadores ficamos com a noção que o PCCM tinha acertado novamente na escolha do espetáculos para este fim de semana. No Sábado e Domingo, dias 6 e 7 de Abril as cantorias fizeram-se ouvir em Mississauga onde todos aqueles que se deslocaram ao superlotado salão do PCCM, ouviram e matarem saudades destas cantorias açorianas, que os cantadores famosos e

O Clube Português de Mississauga parece não dormir. Talvez por não representar esta ou aquela região geográfica de Portugal mas tentar representar todas ao mesmo tempo, tem sempre muitos acontecimentos e temas diferentes ao longo do ano. Esta quinta-feira fomos convidados para lá passar e conhecer melhor os artistas especiais convidados para o espetáculo que decorreu este fim de semana. Quando láchegamos encontramos alguns membros da Direção e seus convidados sentados à mesa a jantar, parecendo quase uma família num canto do grande salão perto da cozinha. Gilberto Moniz, Presidente daquele Centro português em Mississauga, apresentou-nos aos Cantadores José Eliseu, Bruno Oliveira, António Isidro e Fábio Ourique que este fim de semana segundo ouvimos dizer proporcionaram dois espetáculos onde a lotação do grande salão estava esgotada para ambos os dias, Sábado e Domingo. Uma grande Festa de Cantorias ao desafio Pela segunda vez, o Centro Cultural Português de Mississauga apresentou a comunidade uma grande festa de Cantorias ao Desafio.

credenciados dos Açores, trouxeram ate nos. No Sábado à noite depois do jantar quando o apresentador também ele “Terceirense”, Avelino Teixeira deu o pontapé de saída para este evento e chamou ao palco André, vindo de Portugal para tocar a guitarra de arame terceirense e o trio de guitarras composto por, António Amaro (Guitarra portuguesa), Tony Melo (Viola) e João Carlos Silva (Guitarra portuguesa), o serão de cantorias e desgarradas começou. Desde o seu inicio ate à hora de terminar espetáculo onde houve desgarradas entre todos os cantadores a festa esteve sempre animada e bem conseguida. Só sabemos que ouvimos alguns dos que la estiveram no Sábado dizer que nunca tinham visto o salão tão cheio como naquela noite. O Clube Português de Mississauga parece não dormir. A semana passada tínhamos dito que em Mississauga é quase vira o disco e toca o mesmo (no melhor sentido). As apostas parecem ser sempre bem estudas e certas, Parabéns ao PCCM.

Será em Authors at Harbourfront Centre (AUTHORS) que fará leitura de obras de nomes como Mia Couto, Shyam Selvadurai e Ania Szado.De resto, Authors at Harbourfront Centre (AUTHORS) já apresentou mais de 8.000 escritores Canadianos e Internacionais, desde 1974, como parte do seu mandato para promover as artes de Literatura para leitores de todas as idades.António Emílio Leite Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Segundo os autores da sua biografia, o nome “Mia” é proveniente de sua paixão pelos gatos e pelo fato de seu irmão mais novo, em tempos de infância, não conseguir proferir seu nome corretamente.

Cursava Medicina, quando interrompeu os estudos para avançar para o Jornalismo. Dedicar-se à escrita foi o passo seguinte. Mia Couto tornou-se diretor da Agência de Informação de Moçambique e logo passou a cursar biologia. Tem suas obras traduzidas para o alemão, francês, espanhol , catalão, inglês e italiano.Iniciou seus lançamentos literários através da poesia , publicando o livro “Raiz de Orvalho” em 1983. Já havia participado de uma antologia poética, em edição do Instituto Nacional do Livro e do Disco, com a participação do poeta moçambicano Orlando Mendes.Mia Couto é filho de portugueses, e era militante da Frente de Libertação de Moçambique, lutando pela independência de seu país entre 1964 a 1974. Ajudou a compor o hino nacional moçambicano, e trabalhou para o governo durante a guerra civil culminada no período de 1976 a 1992.Tornou-se no primeiro africano a vencer o prêmio União das Literaturas Românticas, recebido em Roma. A obra “Terra Sonâmbula” foi eleita um dos 12 melhores livros de todo continente africano no século XX.

Julgamos que se trata de uma honra para esta terra. Uma honra que se deve, afinal, ao facto de termos entre nós um escritor de craveira internacional, considerado, desde já, como um dos maiores escritores de África. Pois... o escritor moçambicano Mia Couto estará em Toronto, no Harbourfront Centre, no dia 1 de maio, pelas 19:30.

Authors at Harbourfront Centre

O escritor Mia Couto vai estar entre nós

Page 9: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Comunidades . 9

Pão quente de hora a horaBroa de milho como se faz na terra

Pastelaria FinaSalão de chá

Ambiente acolhedor

Uma casa com a tradição de bem servirporque sabe

produzir melhor!

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666 2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

Ago

ra ta

mbe

m e

m B

radf

ord!

DOCE MINHO

BAD BOY... mais rico em cidade... mais rica!Na quarta-feira, dia 3, abriu mais um chamado Superstore BAD BOY. A cidade de Mississauga foi escolhida para sede de mais este avanço da popular firma de mobilias e utensilios domésticos. E foi escolhida pelo seu avanço em progresso e em gestão criteriosa dos dinheiros públicos. Pelo menos assim foi dito no 1970 da Dundas Street East, onde a nova dinâmica do Bad Boy vai agora iniciar caminho.

Blayne Lastman ensaiou, para nós, o seu NOBODY. Blayne Lastman e, mais tarde, em dueto com Tina Serpa... uma empregada luso-canadiana extremamente simpática e a saber levar a cabo a sua missão de gerente de vendas e... anfitriã.

Aquele que é considerado o favorito superstore do Ontario, fez, naquele dia, a Grande Abertura do mais novo avanço numa localização que tem tudo para dar certo. O corte simbólico da fita deu aso a alegria de muitos dos intervenientes na cerimónia. Intervenientes ilustres, como

foi o caso de Hazel McCallion, Mayor da cidade, vereadores Ron Starr, John Tovey e Bonnie Crombie.

As portas abriram, oficialmente, na quinta-feira, mas já na quarta-feira, de facto, muita gente entrou nas novas instalações, no 1970 Dundas Street East, para ver toda uma série de pequenas maravilhas para o lar e não só. Os clientes, como acontece sempre, nestas ocasiões, estão a ser obsequiados com milhares de dólares em prémios.

Bayle Lastman estava eufórico. A despeito de não ter com ele, o pai, Mell Lastman, meio adoentado e... a fazer anos. A toda a hora, e a pedido de vários elementos da informação, atirava ao ar o seu “Nobody...”, que, sendo um grito de promoção, hoje já é como que uma imagem de marca.

Tina Serpa não tinha mãos a medir. A nosso pedido, foi dando a conhecer um pouco de tudo o que os nossos olhos viam. E deixou até um agradecimento aos Portugueses. Que era ao mesmo um convite para uma visita às novas instalações.

E depois, vai dizendo mais. Indicando, especialmente, que está por ali como peixe na água, no melhor sentido do termo. Isto porque gosta do que faz. E gosta do que faz até porque já anda nisto... há uns bons pares de anos.

No fundo, é mais uma prova de que a cidade de Mississauga está de facto a crescer.

Page 10: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 10. Comunidades

A canção o diz. Nós o verificamos, todos os dias, em cada dia que passa. “O Sporting nasceu um dia, sob o signo do leão... que nós aprendemos a amar e a trazê-lo no coração”. O Sporting Clube Português de Toronto aí está. De cara lavada. Há 33 anos, já que foi a 4 de Abril de 1980 – uma sexta-feira santa, até... – que viu a luz do dia. Hoje, já com uma plêiade de jovens a dirigir a colectividade – e são muitos os jovens, talvez com ideias... mais jovens – tudo parece indicar que a colectividade leonina de cá vai andar em frente.

E mesmo que se reconheça que mais ainda poderia ser feito, a colectividade que nasceu, como sede, no 191 da Lippincott, vai cumprindo a missão e o sonho dos que, na altura, se reuniram para a fundar. Iniciativas dignas de registo. Páginas de um anuário que não deslustra. E onde se poderia destacar o impulso dado ao chamado Ténis de Mesa, o Ping-Pong, a que José Oliveira tanto deu. E com tantas outras que fizeram história, como foi o caso das sucessivas exposições de Numismática, Notafilia e Filatelia. Que começaram por lá e estão hoje a enriquecer outras colectividades.

O Sporting nasceu sob o signo da paixão. E só a paixão é que fez, decerto, os mais velhos – os menos jovens, se preferirem... – a dar a mão aos jovens que estão, por agora, a ser a “espinha dorsal” da colectividade. E que encontrámos, no sábado, em plena actividade. A dar uma mão... à distribuição do jantar comemorativo de mais um aniversário. A servir às mesas, portanto. E os presentes, numa sala cheia até mais não... ser possível, entendiam que o voluntariado sadio funciona assim na maior parte das nossas colectividades.

Um “baptismo de trabalho voluntário...”

André Araujo – já fez 21 anos?! – não era o menos animado. Presidente da Direcção da colectividade, desde há meses, já tem o seu “baptismo de trabalho voluntário” desde há muito. Até porque começou há uns dois ou três anos a fazer parte de uma Direcção presidida por Augusto Pires que, mesmo saindo do activo, continua a dar o seu apoio. E ainda no sábado lá estava (por acaso acompanhado pelo José Mário Coelho... que nós pensávamos a navegar por outras águas clubísticas...)

O novo timoneiro chama-se André Araujo. É difícil arrancar-lhe uma palavra. Pelos vistos, gosta mais de trabalhar do que

falar. Como que a atirar barro à parede... fomos-lhe dizendo alguém nos ter dito que já estava cansado. “Não. Não é verdade. Vai levar muitos mais anos a eu me cansar...” E vai dizendo que tudo está a correr melhor do que ele próprio pensava. Noutras tarefas da direcção, já andava por ali há dois ou três anos. A verdade é que as anteriores direcções estão a ajudar também. “Sim, sim... estão por aí. Alguns, quando podem, vêm ajudar. O que dá para dar mais um impulso ao clube para a frente. É importante que os antigos venham também...”

E o “sr. Ping-Pong”?

Amor ao clube... por amor à camisola. Ainda há, de facto, quem o faça. É a tal história de “...aprender a trazer o clube no coração”. E a direcção de André Araujo, pelos vistos coesa, parece estar nesse patamar do voluntariado.

José Oliveira, o “mago” do ténis de mesa, andava por ali. Como é que, na sua óptica, vai o Sporting? Será que está a andar bem? – Depois de tantos anos nisto... como é que ele verá o momento actual do Sporting? – “Excelente... excelente. Sangue novo, o que é mesmo importante, muito importante. Para mim... isto já faz parte da minha casa. É mesmo a minha segunda casa. Mas, não há dúvida nenhuma, que esta nova Direcção está a fazer coisas. No dia do nosso aniversário, veja como está a casa. É excelente...”

E falar no ténis de mesa... é falar em José Oliveira, “um grande símbolo do Sporting”.

No final, tempo ainda para ouvirmos o sócio n.º 1, José Rafael Vicente. Também para ele, “está espectacular. A meu ver... está mesmo espectacular. Acho que esta Direcção está a fazer um trabalho absolutamente fabuloso, sobretudo em termos de chamada de gente a esta casa... que é mesmo o que é necessário”.

E objectiva: “Chegámos ao ponto do Presidente da Direcção, inclusive, andar a servir à mesa... a servir os seus próprios associados”. Talvez por isso, sente-se feliz “por estar aqui... tive mesmo de fazer um esforço suplementar, em termos de trabalho, para poder cá estar, porque me orgulho muito...”

Uma Direcção jovem e coesa O Sporting nasceu um dia... sob o signo da Paixão*No clube da Dupont... o futuro é já agora

Lembra, não saber ao certo – na altura ainda não tinha dado uma volta pela sala – se haveria por ali mais fundadores. “Por mim, eu não viro a cara à luta, estou cá para ajudar, para participar e, sobretudo, para engrandecer o Sporting de Toronto que bem precisac e merece nesta altura...”

33 anos bem medidos

O Sporting Clube Português de Toronto está a comemorar os seus primeiros 33 anos de actividade. Na sexta-feira o habitual “Porto de Honra”.

Com outras colectividades a saudarem o Sporting de cá. Passados que são 33 anos, a associação cresceu, agigantando-se no desejo de andar em frente, no apego aos valores do SCP, de que é filial n.º 138, sim, mas também na integração das suas actividades nesta terra e neste País. Aliás, pode bem dizer-se que, talvez acima das “intenções clubistas” ligadas a Alvalade, há o trabalho árduo que por aqui se faz em apoio a toda uma comunidade. Um trabalho que faz do SCPT uma das associações mais em destaque.

A festa de sábado, a jeito de jantar de aniversário a que compareceram várias dezenas de sócios e simpatizantes, foi a certeza de que como “clube de família” o Sporting está, de facto, em grande. Uma “festa de família” que englobou de tudo um pouco. E especialmente o convívio entre elementos de várias gerações.

Page 11: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Desporto . 11

Benfica quebra jejum e completa um ano sem perderBenfica de Jorge Jesus vence pela primeira vez em Olhão em jogos no campeonato, com golos de Salvio e Matic, e reforça a candidatura cada vez mais isolada ao título. O Benfica deu mais um importante passo na luta pelo título de campeão, ao vencer em Olhão por 2-0, ontem, domingo, em jogo da 25.ª jornada da Liga. Foi a primeira vitória do Benfica de Jorge Jesus em casa do Olhanense, no que a campeonato diz respeito, e os encarnados completam um

ano sem derrotas na competição, desde que perderam em Alvalade, em abril de 2012. O Sporting será, precisamente, o próximo adversário na Liga, daqui a duas semanas.Em boa hora Jorge Jesus apostou em Matic e Salvio, dois jogadores que estiveram em dúvida até perto da hora de jogo, uma vez que foram os dois futebolistas que garantiram o triunfo do Benfica, com golos na segunda parte. O Olhanense mostrou-se mais preocupado em esperar que os minutos passassem do que em acertar marcações, sobretudo na zona central (de onde surgiram os dois golos), e isso refletiu-se numa derrota que complica as contas da permanência para a equipa de Olhão.Além de não perder há um ano, o Benfica conseguiu a proeza de marcar em todos os jogos no campeonato desde então, com destaque para o facto de os encarnados terem alcançado a primeira vitória fora de casa sem golos dos seus avançados. Por outro lado, o Olhanense mostrou o porquê de ter, por esta altura, o pior ataque da Liga: o único remate que fez à baliza, em todo o jogo, chegou ao minuto 90, sem perigo para o “espectador” Artur Moraes, que quase não precisava de calçar as luvas para este jogo.Manuel Cajuda cumpriu o objetivo assumido antes do jogo: “Não ser triturado.” O Olhanense resistiu a 52 minutos de domínio encarnado, muito por causa de uma série de boas defesas do portista Bracalli, mas Salvio conseguiu abrir a porta do “autocarro” e colocar o Benfica na frente. A ansiedade, que já se sentia, desapareceu e as águias “mataram” o jogo aos 63 minutos, também com um remate forte e rasteiro em zona central, da autoria de Matic, antes de gerirem tranquilamente o resultado até ao final.

As duas dúvidas de Jorge Jesus tornaram-se na certeza da vitória do Benfica, provisoriamente com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, que encerrará a jornada segunda-feira, frente ao Sp. Braga. O Benfica mantém de pé o sonho dos seus adeptos em se “vingarem” do jogo do título “às escuras” na Luz, de 2011, uma vez que os encarnados têm possibilidades matemáticas de chegar ao Dragão a depender, apenas, de um empate para se sagrarem campeões nacionais pela 33.ª vez. O próximo desafio, contudo, passa por garantir o apuramento para a 17.ª meia-final europeia, quinta-feira, em Newcastle, na Liga Europa.

Clube inglês esteve atento às exibições do ‘trio’ encarnado frente ao Newcastle, mas também teve a companhia do Chelsea.

O Manchester United voltou a apresentar-se no Estádio da Luz para observar alguns dos potenciais reforços para a época 2013/14.Garay e Gaitán, paixões antigas de Alex Ferguson, voltaram a estar “debaixo de olho” durante o triunfo por 3-1 frente do Newcastle, mas desta vez as atenções também se centrarem em Matic - que, segundo a imprensa britânica, chamou à atenção do técnico escocês nas últimas semanas.Os red devils não foram, porém, o único clube a marcar presença no Estádio da Luz, isto porque Chelsea, Queens Park Rangers, Reading e o já habitual West Bromwich também destacaram olheiros para observar o jogo entre Benfica e Newcastle.

Garay, Matic e Gaitán “espiados” pelo Man. United

Page 12: ABC News 147 Compact

08 Abril 201312 . Desporto

Gil Vicente dá a volta frente à Académica

V. Guimarães vence Beira-Mar O Vitória de Guimarães derrotou, ontem, domingo, o Beira-Mar, por 2-1, em jogo da 25.ª jornada da Liga portuguesa.

Esta vitória é importante nas ambições vimaranenses em garantirem a presença nas competições europeias.

O Vitória inaugurou o marcador logo aos cinco minutos, com o avançado Baldé a finalizar com sucesso o cruzamento de Tiago Rodrigues.

A resposta dos aveirenses surgiu aos 26 minutos, com Bura a aproveitar ao canto de Nildo para empatar a partida.

Na etapa complementar, os vimaranenses voltaram para a frente do marcador, após a iniciativa individual de Soudani.

O jogo acabou por ficar marcado por um erro grave da equipa de arbitragem ao anular incorretamente o golo

Registration is limited, we will be taking children on a first come first served basis. To register or for more information, contact our Youth Technical Director, Pedro Dias at 647-378-0104 or email [email protected]

Sporting FC ACADEMY - TORONTO presents:

2013

Outdoor

Soccer Programs

practices and games

at brockton stadium

Contact us today!

Registrations at Brockton Stadium 515 Brock Ave. (behind Dufferin Mall), from 10am-12pm & 2pm-7pm, weekdays.

Sporting FCSchool AcADEmy

REGISTER NOW

TRY OUTS DATES AVAILABLE APRIL 8, 9 & 11

SPORTING BROCKTON OFFICE

Sporting FC House League for boys & girls (U7 to U9 + U10 to U15)

2 practices per week + 5 House League Festivals on Saturdays

Soccer Academy for boys & girls (U4 to U6)

Join us and learn from the best

/sporting fc

www.sportingfc.ca

Soccer Camp led by Coaches from Sporting Clube de Portugal:

July 8-12 (U10) • July 15-19 (U10 & U12) • July 22-26 (U10 & U12 & U16)

U8 Festival Team + Rep Teams

(U9, U10, U12, U13, U15, U17 -- TSA & CSL Leagues)

For Girls

& BoysFor Girls

& Boys

É de carro Que vem?A pé?! Pare No

PortoNovoVerá que valea pena!

A DIFERENÇAQUE CONTA

1474 St Clair Av W416 652 7777

Após sete jogos consecutivos sem vencer, o Gil Vicente recebeu e venceu ontem à tarde a Académica, por 2-1. Os gilistas começaram por desperdiçar uma grande penalidade, por João Vilela, e viram depois Wilson Eduardo adiantar a Académica no marcador. Contudo, a equipa de Paulo Alves nunca baixou os braços e deu a volta ao marcador na segunda parte, com golos de Brito (61) e Yero (67).

do empate do Beira-Mar, por intermédio de Saleh, isto por

causa de um alegado fora-de-jogo.

Pedro Emanuel despedido

Pedro Emanuel já não é treinador da Académica. A decisão foi anunciada ontem, domingo, após a derrota da Briosa frente ao Gil Vicente por 1-2, pelo presidente do clube, José Eduardo Simões.

Com o desaire em Barcelos os estudantes contabilizaram o nono jogo consecutivo sem vencer.

A cinco jornadas do fim do campeonato, a Académica, que na época passada conquistou a Taça de Portugal, soma 21 pontos, fruto de quatro vitórias, nove empates e 12 derrotas.

Pedro Emanuel, 38 anos, orientava o conjunto de Coimbra desde o início da temporada 2011/2012. O antigo defesa-central, que brilhou com as camisolas de Boavista e FC Porto, levou ainda a Briosa à fase de grupos na edição desta época da Liga Europa.

Page 13: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Desporto . 13

Um golo de Viola (entrado na segunda parte), já em tempo de descontos, garantiu, sábado, ao Sporting um precioso triunfo sobre o Moreirense, que deixa os leões a apenas um ponto dos lugares europeus e do Marítimo, que é quinto classificado. O jogo acabou por ser uma espécie de repetição do da jornada passada em Braga, com marcha do marcador igual. O Sporting teve inteiro domínio da primeira parte, mas só marcou por uma vez, num penálti transformado por Capel, a castigar falta de Anílton sobre Bruma. Mas o resultado até foi escasso para o domínio (pelo menos territorial), pois o Moreirense foi demasiado tímido e entregou a sorte ofensiva a um desamparado Ghilas. No segundo tempo, houve outra história. O astuto Inácio (futuro administrador da SAD leonina) fez mesmo tudo para sair de Alvalade com pontos, foi mais ousado e viu cedo esse esforço premiado, num bom golo de Ghilas – jogador sobre quem o Sporting tem direito de preferência. O jogo ficou mais aberto, mais propício ao erro e houve mais espaço para jogar. Numa primeira fase, beneficiou o Sporting, com Cédric a servir de bandeja Wolfswinkel para o 2-1, num lance em que o primeiro desequilíbrio foi criado por Ilori. Mas a imaturidade leonina voltou a vir à tona, com Aníbal Capela a cabecear sem oposição na área, após livre na esquerda, para o 2-2. Tudo a fazer lembrar a vitória em Braga.

E para ser igual, o Sporting teve outra vez a última palavra no jogo, com Viola a marcar, após assistência de Ricky van Wolfswinkel. O estádio veio abaixo... o Sporting está quase em zona europeia, antes do dérbi da Luz, dentro de 15 dias.

Além do Benfica, que bateu o Newcastle por 3-1, Fenerbahçe e Chelsea também venceram em casa os seus encontros da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa. Já o Tottenham, de André Villas Boas, cedeu igualdade a dois diante do Basileia.

Resultados e marcadores:

BENFICA-Newcastle, 3-1 (Rodrigo 25, Lima 65 e Cardozo 71, gp; Cissé 12)

Chelsea-Rubin Kazan, 3-1 (Torres, 16 e 70 e Moses 32; Natcho 41, gp)

Tottenham-Basileia, 2-2 (Adebayor 40 e Sigurdsson 58; Stocker 30 e Fabien Frei 34)

Fenerbahçe-Lazio, 2-0 (Webo, 78 e Kuyt, 90+1)

Sporting está quase em zona europeia, antes do dérbi da Luz *Sporting vence com golo de Viola

Resultados da primeira mão dos quartos de final

Page 14: ABC News 147 Compact

08 Abril 201314 . Desporto

Dimensão europeia só na segunda parte

Benfica mais perto das meias finaisNão houve Benfica à altura do que era exigido para uma noite europeia na primeira parte e disso se aproveitou o Newcastle para se colocar em vantagem com golo de Papiss Cissé, que alguns minutos mais tarde enviou ainda uma bola ao poste. Só depois se viu a reação dos encarnados, que acabaram por vencer por 3-1 e desperdiçar uma mão cheia de oportunidades.

Com André Gomes, que há muito não era utilizado por Jorge Jesus, a ser a surpresa neste jogo, o Benfica demorou a acertar no meio-campo, mas a verdade é que foi forte a reação ao lance em que Papiss Cissé rematou ao poste e logo depois chegou Rodrigo ao empate, numa recarga oportuna a forte remate de Cardozo.

A partir dai sim, viu-se um Benfica de dimensão europeia, sempre à procura do golo e bem pode dizer-se que quando chegou o intervalo já os encarnados poderia estar em vantagem, tantos lances não acabaram em golo por mera infelicidade.

Acabou a segunda parte para deixar o Benfica mais perto das meias-finais com Lima a aproveitar um clamoroso erro de Santon e Cardozo a transformar uma grande penalidade cometida por Steven Taylor.

E pelo que se viu, principalmente no segundo tempo, com o

Benfica a jogar ao seu nível na segunda mão, dificilmente poderão os ingleses seguir em frente.

Newcastle: «Claro que é possível passar» - Jonas Gutiérrez

O argentino Jonas Gutiérrez assegura que o Benfica ainda não se qualificou para as meias-finais da Liga Europa, depois do triunfo (3-1) conseguido no Estádio da Luz.

270 East Av. $ 147,900Na zona portuguesa de Ham-ilton e perto do Hospital Gen-eral, Renovada e com enorme garagem. Tudo num andar.

37 Bond St. N. $359,900Perto da Universidade de Hamilton, tem 5 quartos de dormir alugados a estudantes por 390.00 por mês cada um.

304 Britannia Av. $ 119,900Um só andar, ideal para se retirar, presentemente alugado por $ 875 por mês.

24 Ward av. $359,900Perto da universidade de McMaster. 5 quartos, todos arrendados a estudantes univer-sitários. Bem renovada

Paulo AntunesSutton Group Innovative Realty Inc.1423 Upper Ottawa St.

HAMILTONON L8W 3J6escritório 905 575 7070 Fax: 905 575 8878Telefone Directo:289 440-1319

118 Campbell av. $ 132,900Imagine com dois aparta-mentos alugados por 1500.00 por mês. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por mês

O NOVO NOME DE COMPETÊNCIA E HONESTIDADE É PAULO

673 King st E. $289,900Propriedade tem 2 apartamen-tos e um negócio. Tudo em ex-celente estado. Basta alugar e viver do lucro.

60 Beechwood av. $134,900Estacionamento para 2 carros, alugada por 900 por mês. Serão horas de ser senhorio?

VENDIDA

VENDIDA

Foi de forma informal que a presidente brasileira inaugurou um novo estádio, em Salvador. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, normalmente discreta e formal, viveu momentos de inusitada informalidade ao inaugurar o mais novo estádio do Brasil, a Arena Fonte Nova, em Salvador, capital do estado da Bahia. Dilma chegou a ficar descalça e a rematar uma bola.A certa altura, depois de visitar todo o complexo do novo estádio e chegar à beira do relvado, a chefe de Estado, surpreendendo toda a gente, tirou os sapatos para sentir a relva que ontem mesmo, domingo, já recebeu o clássico entre os dois maiores rivais da Bahia, o Bahia e o Vitória, e onde decorrerão também três partidas da Taça das Confederações, em Junho, e seis do campeonato mundial de futebol de 2014.

Indo até ao meio do campo e apanhando uma bola, a presidente deu-lhe um chuto com força, entre incentivos e risadas dos presentes. A Arena Fonte Nova, que tem capacidade fixa para 50 mil pessoas mas que pode receber vários milhares mais quando necessário através da adaptação de uma estrutura móvel, foi erguida exactamente no mesmo local onde funcionou o lendário Estádio da Fonte Nova, que foi demolido. Mantendo o formato original do estádio anterior, uma ferradura virada para o Dique do Tororó, um dos maiores pontos turísticos de Salvador, a nova arena está preparada para receber tanto eventos desportivos como musicais e conta com uma moderna infraestrutura paralela, como restaurantes e um grande estacionamento.

Dilma tira sapatos e chuta bola

Page 15: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Desporto . 15

Imprensa internacional destaca anúncio de Passos Coelho

Luis Esgaio

prevalência do consumo nunca havia sido investigado.“Nós sabemos que as pessoas com doenças mentais consomem mais, talvez em parte como uma forma de automedicar sintomas de Depressão...”disse Shaul Lev-ran, Cientista Adjunto do CAMH e Chefe de Medicina do Centro Medico de toxicodependência Sheba, em Israel. Acrescentou ainda que “Com base nos indivíduos que assumem o uso semanal, vemos que as pessoas com doença mental usam canábis em altas quantidades. Isso pode ser motivo de preocupação porque pode piorar os sintomas da depressão ou outras doenças psicológicas”. O Cientista Lev-ran conduziu a pesquisa em jeito de bolsa pós-doutorado da (Sami). Um Programa de Treino do centro CAMH em Toronto.

Os pesquisadores também descobriram que os consumidores de canábis com depressão têm 10 vezes mais probabilidades de ter um transtorno Bipolar derivado ao grande consumo de “Marijuana”.

Neste novo estudo publicado na revista de psiquiatria, Embracing. Os pesquisadores analisaram dados de 43.000 consumidores com mais de 18 anos de idade e com várias

Dra. Ema SeccaADVOGADA em Portugal

Pode resolver-lhe todos os assuntos

em qualquer área jurídica

CONTACTE E TERÁ BONS RESULTADOS

Tel: 214418910 (Lisboa)Cel: 918825577

e-mail: [email protected]

A imprensa internacional destacava ontem à noite nas primeiras páginas eletrónicas a declaração ao país do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, em que anunciou cortes nas despesas públicas.

O jornal espanhol El Pais afirma que “Portugal vai cortar ainda mais na saúde, educação e despesas sociais”, enquanto o diário El Mundo destaca que “Passos Coelho cortará no Estado social para não aumentar impostos”.

O britânico Financial Times titula “Portugal com novos cortes na despesa” e o francês Le Monde afirma que “Portugal anuncia fortes cortes nas despesas públicas”. Os jornais alemães Frankfurter Allgemeine e Handelsblatt também se referem à declaração do primeiro-ministro português. Nos Estados Unidos, o sítio do Wall Street Journal destaca na primeira página que “Portugal procura novas opções para orçamento”.

O jornal The New York Times salienta que “em Portugal, mais cortes a caminho para suavizar crise da dívida”, enquanto na página Europa o Washington Post afirma que “primeiro-ministro de Portugal anuncia cortes mais profundos depois de o Tribunal Constitucional ter proibido aumento dos impostos”.

Passos Coelho anunciou ontem que o Governo recusa aumentar impostos e vai reduzir a despesa pública com a segurança social, saúde, educação e empresas públicas, para compensar o “chumbo” de normas do Orçamento do Estado para 2013 pelo Tribunal Constitucional.

“Por conseguinte, só nos resta a alternativa de acelerar e intensificar alguns aspetos da reestruturação do Estado com impacto direto na despesa pública. Mas, agora, dadas as restrições impostas pelo Tribunal Constitucional, teremos de o fazer com instrumentos de outra natureza.

Para compensar o desequilíbrio agora aberto no Orçamento em 2013, teremos de pôr em prática, ainda este ano, medidas de contenção da despesa pública, nomeadamente nas áreas da segurança social, saúde, educação e empresas públicas”, acrescentou o primeiro-ministro.

Jovens e Adultos com Depressão têm sete vezes mais probabilidades de fumar Canábis em quantidade e diariamente, em comparação com as sem Depressão. Segundo um estudo feito por pesquisadores do Centro de Dependência e Saúde Mental (CAMH) de Toronto que estudaram varios dados incluindo os Estados Unidos da América. Canábis é a substância ilícita mais utilizada no mundo com uma estimativa de 203 milhões de Jovens e Adultos relatando o uso. Embora a pesquisa tenha encontrado ligações entre o uso de canábis e doenças mentais, números exactos e

doenças mentais. Depressão, ansiedade, e transtornos por uso de álcool, com base em critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV).

No total 4,4 por cento dos indivíduos com uma doença mental nos últimos 12 meses, relataram fumar todos os dias da Semana. Em comparação com 0,6 por cento entre os indivíduos sem qualquer doença mental. Transtornos por uso de canábis ocorreram entre 4 por cento das pessoas com doença mental contra 0,4 por cento entre aqueles sem consumo.

Também observaram que embora o uso geralmente seja maior entre os mais jovens, o estudo incluiu toda a maioria das faixas etárias. Este estudo foi financiado através do Programa de Formação SAMI do Instituto de pesquisas de Saude(CIHR).

O consumo de canabis e super viciante e quando consumido em grandes quantidades pode levar os mais Jovens ha depressao e ao mesmo tempo a pensamentos de suicidio.Cada caso e diferente, tente educar os seus filhos antes do possível consumo. Se o seu filho ou filha estão no começo de fumar ou mesmo dependentes, tente ajudar a controlar o caso com muita calma.

Os jovens estão expostos hoje em dia a vários tipos de stress ou mesmo com problemas derivado ao seu passado. Precisam de apoio e carinho por isso tenha em mente que como Pai ou Mãe puderam ajudar os seus filhos com acompanhamento Medico-Profissional. O Centro (CAMH) é o maior Centro de tratamento e de ensino escolar nas Áreas de toxicodependência e Saúde Mental. O Centro tem departamentos de cuidados clínicos, pesquisas, educação e promoção da saúde para ajudar a transformar a vida de pessoas afetadas por problemas de saúde mental e dependência química. O Centro está totalmente associado à Universidade de Toronto, e é uma Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial. Para mais informações, por favor visite o site: www.camh.ca.

A Comissão Europeia considerou que o cumprimento do programa de assistência é necessário para a decisão sobre o prolongamento dos prazos das maturidades da dívida portuguesa, que serão discutidos no sábado pelos ministros das Finanças da UE.Num comunicado divulgado ontem à noite, em Bruxelas, o executivo comunitário reitera que uma decisão final positiva quanto às maturidades da dívida “irá facilitar o regresso de Portugal aos mercados financeiros e o cumprimento dos objetivos do programa”.A Comissão acredita que uma decisão deverá ser tomada “brevemente”.O comunicado da Comissão Europeia foi divulgado na sequência da comunicação ao país do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que se seguiu ao “chumbo” do Tribunal Constitucional a algunmas normas do Orçamento do

Estado para 2013.Na comunicação ao país, Passos Coelho reafirmou o compromisso do Governo com o cumprimento das obrigações internas e externas do Estado português.

Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram no dia 16 de março a extensão do prazo de pagamento de alguns dos empréstimos feitos a Portugal e à Irlanda, mas o trabalho técnico para “suavizar o calendário de amortizações destes países” ficou entregue às respetivas ‘troikas’: Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.Falta ainda decidir sobre um outro terço do empréstimo, assegurado pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (MEEF), cuja extensão dos prazos de pagamento terá de ser aprovada pelos ministros das Finanças dos 27 estados-membros.

Comissão Europeia “torce o nariz...”“Canábis com Depressão”

Page 16: ABC News 147 Compact

08 Abril 201316 . Mensagens

Page 17: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Actualidade . 17

LIUNA - De 7 em 7 -Cosmo Mannella“Eu eliminaria o Raiding totalmente!”Cosmo Mannella é o Gerente de Negócios da LIUNA do Ontário e foi muito simpático ao dedicar algum do seu precioso tempo a esta entrevista, particularmente porque o Ontario Provincial District Council está, nesta altura, envolvido em diversos contactos nas negociações.Cosmo Mannella chegou ao Canadá, com a sua família, quando tinha apenas 5 anos de idade, vindo de Itália com a sua mãe e a sua irmã. Aqui no Canadá, o seu pai foi um trabalhador ligado à construção, em diversas cidades, até que finalmente encontrou a necessária estabilidade para ele e para a sua família.Ainda jovem, Cosmo Mannella submeteu-se a estudos intensivos em Relações Industriais, Economia, Administração e possui um doutoramento em Estudos Laborais. Cosmo começou por nos dizer como acredita profundamente em trabalhos laborais organizados. O envolvimento de Cosmo neste setor começou há 40 anos.

O Raiding Period é algo que está errado e que não é aceite pela maioria.“Eu não quero que a atenção recaia sobre qualquer outro Sindicato, mas sim sobre nós, sobre a LIUNA. Eu quero que esteja do nosso lado. O que fazemos como líderes da LIUNA é muito mais importante do que aquilo que os outros possam fazer, vis-a-vis (no que concerne) os nossos membros.”“Acho que Joe Mancinelli diz e muito bem: “Os movimentos de “outros Sindicatos” são insignificantes!”“Eu acredito que tudo quanto fazemos na interação com os nossos membros não pode ser conduzido por forças exteriores, mas única e exclusivamente através da integridade da representação dos membros.”“O rompimento de uma instituição como a LIUNA, por forças exteriores é uma tentativa de danificar o que foi conseguido com muito esforço por este sindicato para os seus membros do passado e do presente.Parece que existem outras razões...“Sim, o meu cavalo de batalha é com o Governo. Esta legislação está completamente errada. Este Raiding Period prolonga-se por muito tempo. Na minha geração havia mais respeito. Não me lembro, nos meus dias, de testemunhar tanta falta de respeito de um Sindicato para com outro.”“Esta legislação é falsa. É baseada no fato de que os trabalhadores têm o direito de mudar de Sindicatos se não estiverem satisfeitos “.“Em princípio, isso seria correto. Mas eu nunca vi Sindicatos a tentarem convencer membros de outros Sindicatos que não devem estar satisfeitos com os seus sindicatos.”“Infelizmente, agora, este movimento é conduzido por sindicatos rivais que tentam convencer os membros de um deles que deveriam estar insatisfeitos com o seu sindicato. É apenas uma questão de sindicatos e não dos seus membros.” “Tem que ser um líder sindical muito estúpido, que não proporciona representatividade aos seus membros e quando esta existe não tenho a menor dúvida de que o Raiding é desnecessário.”Fale-nos sobre o ataque à vossa Pensão?“A nossa Pensão é tão boa quanto qualquer pensão existente nesta industria e melhor do que a maioria. Desafio qualquer um que duvide da viabilidade desta pensão a ter um debate com o Joe Mancinelli, comigo, ou qualquer dos outros Trustees, ou melhor ainda, a constatarem o parecer dos atuais 16,000 recipientes dos benefícios deste plano.”E no passado existiram esses problemas?“Sim, tivemos alguns problemas. Mas isso foi no passado. Numa época que não era tão regulamentada como a de hoje e cometeram-se alguns erros. Mas afirmar que é essa a situação nos dias de hoje, é absolutamente falso! ““Há muita desinformação e é isso que eu acho desprezível... Eu culpo o Governo, porque o Governo poderia ter feito algo a este respeito.”“Não são os membros que dizem que querem sair. Os membros estão sendo alimentados com toneladas de baboseiras para convencê-los a sair.”“Isso não acontece em Sindicados dignos de o serem. Os trabalhadores têm mecanismos com os quais podem lidar se estiverem mal representados. Não é necessário criar a desestabilização de uma indústria que tem sido a base sólida da nossa economia. ““O que está a acontecer é simples política estúpida.”E o que deve ser feito?“Em primeiro lugar, acho que o Governo deve mudar as leis que regem o Raiding Period e, francamente, eu eliminaria o

Raiding totalmente.”Por favor elabore sobre a Coligação da União...“Qualquer líder inteligente de um Sindicato diria: Vamos formar uma Coligação da União. Vamos ficar juntos para combatermos as forças que querem afetar as pessoas que trabalham. Estamos a tentar fazer isso. Temos que reconhecer que apesar de existirem diferendos, temos que procurar a união. Isto é o que a Coligação está a fazer.E sobre a legislação?“Toda a legislação que existe agora na província do Ontário, a qual é progressiva, pode ser eliminada com o risco de uma caneta. O Governo só tem que dizer, simplesmente, que as empresas têm o direito de estabelecer uma companhia paralela não-sindical. É tudo que precisa de fazer. E isso aconteceu na Colúmbia Britânica, em Alberta e nos Estados Unidos. Os seus direitos de negociação desaparecem.”A Coligação da União parece ser excelente, mas será que só a LIUNA a deseja?“Ouvi falar de pequenos sindicatos que estão a tentar coligações semelhantes. Não sei quais são os seus motivos. Penso que os líderes de sindicatos não querem defender-se de outros sindicatos. Estou neste momento a negociar Acordos Coletivos, e tenho que lidar com empresas que questionam o valor dos nossos membros. São estas situações que deviam ser por nós debeladas. Temos que lutar pelo equilíbrio salarial. Mas, também existem boas empresas que afirmam valer a pena contratar os nossos trabalhadores. Num sistema de mercado livre, só se pensa na defesa dos seus próprios bolsos. A nossa missão é elevar a fasquia no valor do trabalho “.“Dizer às pessoas que não precisam de ter uma pensão... E dizer-lhes que vão colocar mais quatro ou seis dólares nos seus bolsos... É, basicamente, uma estupidez!”“Nem resulta, mesmo com jovens trabalhadores de 22 anos de idade que não pensam no seu futuro. Mesmo esses sabem o que lhes pode acontecer quando atingirem os 55 anos de idade, quando não forem capazes de fazer os trabalhos que fizeram durante toda a vida, então o que acontece? ““Os trabalhadores sabem que não querem chegar a essa fase e viver na miséria. A velhice pode ser muito complicada.”“Este é o movimento que mudou a América do Norte.”“Se não tivéssemos Sindicatos, acredita que as forças do capitalismo seriam suficientes para proporcionarem pensões, benefícios médicos e salários decentes? Os trabalhadores estariam à mercê de empregadores generosos. O trabalho não pode ser uma generosidade. Os trabalhadores devem ser reconhecidos.”

“Há 40 anos decidi que a minha vida profissional tinha que ser dedicada a defender trabalhadores, devido à minha experiência como imigrante. Uma experiência à qual eu estava diretamente ligado.”“Acha que a Local 183 iria atrás de trabalhadores de outras profissões, única e simplesmente devido à sua grandeza? Os trabalhadores não têm a menor dúvida de que podem obter uma situação muito melhor com um sindicato que tem mais de 40 mil membros.”“Não somos assim. Não precisamos de o ser. No entanto, temos que retaliar ao sermos atacados.”“Não deveria ter que defender o que fazemos com o nosso Plano de Pensão. Não deveria ter que defender os nossos benefícios. Tenho que defender o direito dos trabalhadores para terem esses benefícios. Apesar da grandeza da Local 183, em Toronto, sabemos que vivemos num mundo que se circunscreve apenas a 35% dos trabalhadores do Ontário, uma vez que 65% dos trabalhadores do Ontário não fazem parte de nenhum sindicato. E é isso que agora fazemos. Tentamos mostrar aos que não pertencem aos nossos sindicatos que a nossa pensão e os nossos benefícios e o fato de que mais de 40 mil se juntaram, são motivos suficientes para a sua adesão. Isso é o que agora nos preocupa.”“Sou conhecido por defender o que deve ser defendido. Aquilo que é certo. A LIUNA é certa. Sei que os responsáveis pelos nossos sindicatos são as pessoas certas. Vejo os líderes dos nossos sindicatos a fazerem tudo o que é certo para os seus membros, e, muito sinceramente, não vejo nenhuma razão para que os nossos membros se mudem seja para onde for.”“O Raiding Period está a chegar ao seu termo. Não vejo quaisquer alterações dramáticas e acho que tudo isto é um grande desperdício de dinheiro e recursos, com as únicas pessoas que beneficiam a serem os Advogados.”E foi com esta última e forte afirmação que agradecemos a Cosmo Mannella pela sua fabulosa contribuição nesta presença de mais um De 7 em 7, o qual atingiu, deste modo a sua 10ª semana.

Marcelo revela verdadeiro alvo de José SócratesO ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que, ao contrário das teorias que dominam no partido, José Sócrates até pode condicionar o actual líder do PS, António José Seguro, mas o antigo primeiro-ministro regressou sobretudo “para combater a direita”, sendo os seus principais alvos o Governo e o Presidente, “mas sobretudo o Governo”.Marcelo Rebelo de Sousa teceu elogios rasgados ao regresso do antigo primeiro-ministro José Sócrates, louvando a sua performance na entrevista que deu na RTP, na quarta-feira da semana passada. “A minha impressão inicial e global é que ele está em boa forma física e televisiva. Ele é um óptimo comunicador e veio fazer política, não é comentário político, e uma política a cores”, afirmou o antigo líder do PSD, no seu habitual comentário semanal na TVI.Marcelo frisou que, ao contrário de Passos e de Seguro, que “não põem emoção” no que dizem, “Sócrates põe emoção e isso faz a diferença”.O comentador social-democrata frisou que no “PSD anda tudo muito feliz” com o regresso do antigo primeiro-ministro, por acharem que terá o actual líder socialista na mira. Contudo, para Marcelo Rebelo de Sousa, os

verdadeiros alvos de Sócrates são outros. “Acho que ele vai condicionar António José Seguro porque é mais corajoso, mas vai ser bom para Seguro porque é preciso ter um polícia mau [Sócrates] a atacar o Governo para ele [Seguro] poder ser o polícia bom”, frisou.Quem vai então pagar a factura com os comentários semanais de Sócrates? “O Governo e o Presidente, mas sobretudo o Governo”, sustenta Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que Sócrates “vem para combater a direita, não é para combater a esquerda”.

Page 18: ABC News 147 Compact

Um tema que é capaz de não dizer muito a muita gente. E, no entanto, é um tema que deveria falar bem alto aos nossos corações. Não foi há muito.

Foi mesmo bem recentemente, há apenas uns poucos meses... a maioria dos meios de comunicação canadianos e não só, e ainda, também, muita gente consciente da situação existente, por aqui... falaram, discutiram e protestaram contra a discriminação a que o Povo Aborígene é votado.

Logo após as dificuldades que as Primeiras Nações tiveram para conseguir reunir com o Primeiro Ministro Stephen Harper e alguns membros do seu governo, formou-se um grande movimento de protesto, de grande actividade. E não só por aqui, mas também em muitos outros países, onde existem organizações dos Primeiros Povos... daqueles que já cá estavam quando os outros... chegaram.

O Movimento, conhecido por “Idle No More”, tem feito grandiosas manifestações, com o objectivo de dar a conhecer ao mundo inteiro a violação dos direitos do seu Povo – pela proteção das terras que lhe pertence, para promover uma maior Justiça Social, garantir melhores condições de vida, por um ensino de qualidade e para terminar com a discriminação, de que, ao longo dos tempos, o Povo Aborígene é alvo!

Do Governo, entretanto, nada. Um silêncio a falar alto... Apesar de todo este Movimento, nada tem sido feito. Não houve outras reuniões entre Stephen Harper e Shawn Atleo, líder Nacional das Primeiras Nações. Nada de diálogos. As condições para esse Povo sofredor, permanecem iguais, com o governo deste país a ignorar – ou a tentar ignorar - essa difícil situação .

Foi então, que tivemos conhecimento, na passada terça-feira, que o conhecido Líder Aborígene, natural da província de Manitoba, Raymond Robinson, pretendia, desta vez, entrar numa muito séria greve de fome - chamando assim a atenção mundial sobre o seu discriminado Povo.

Uma greve de fome que o pode levar às últimas consequências. Enquanto que outros líderes enriquecem à custa da sua carreira... o Chefe Raymond Robinson, está disposto a dar a vida, para a liberdade do seu Povo!Uma Greve de Fome... muito a sério.

Que pode mesmo ter graves consequências e que só poderá ser interrompida, afirmou o Líder Aborígene, se o Primeiro Ministro do Canadá decidir iniciar um dialógo, para chegar a um acordo com as condições, já antes, apresentadas pelas Primeiras Nações, para o desenvolvimento do seu Povo.

E isto não se passa em terras longínquas. É aqui, mesmo, no nosso quintal... que toda esta tragédia acontece, que todas estas consequências, de uma política que se arrasta ao longo dos anos, oprimindo um Povo, cujas raízes mergulham bem fundo no tempo - e que é parte integrante deste grande País, onde todos nós vivemos... e a que todos pertencemos!

Quer-me parecer que nós próprios – todos nós – temos algo a fazer. Algo (pelo menos) a dizer. Ficar calado, quieto e mudo... é pouco mais que nada.

Funcionários públicos em serviço no estrangeiro mais penalizados*Um Estatuto que já deveria estar em vigor desde 2008 Conceição Baptista

Diálogo a Sério... Precisa-se!

08 Abril 201318 . Ler e contar

A situação de crise que Portugal atravessa atinge, naturalmente, todos os extractos sociais. Há quem diga, no entanto, que os funcionários públicos são dos mais atingidos. Eventualmente teriam, até há pouco, mais regalias, salários talvez mais elevados do que a maioria dos trabalhadores. Sentem-se, hoje, assim, mais atingidos. O que leva – tem de levar – os orgãos representativos dos funcionários a fazerem pressões sobre o Governo.

E se isso se passa, em relação ao grosso da coluna

– os funcionários dentro de fronteiras – o que se passará com os funcionários que prestam serviço no estrangeiro? Será que a situação é igualmente gravosa? – A verdade é que não será, ainda, hoje, que abordaremos o tema.

De qualquer modo, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas tem estado atento. Tem feito valer o que considera ser os direitos dos servidores públicos a trabalhar no estrangeiro.

Ainda agora, Clara Fonseca, da Comissão Executiva daquele Sindicato, agora a prestar serviço no Escritório Consular de Portugal em Sion, na Suiça, esteve em Toronto. Durante muitos anos a prestar serviço no Consulado-Geral de Portugal em Toronto, natural se tornava que levasse o seu abraço a colegas de cá. Achou importante fazer uma reunião com os colegas, por forma a ouvir opiniões e a dar resenha do que se vai passando na Europa. Encontrámo-la num café onde reunira com alguns colegas.

Da Suiça até Toronto... não é bem um salto... começámos nós. “Claro que não. Fazem-se férias, matam-se saudades da família e dos amigos, da cidade onde vivi tantos anos e é uma visita obrigatória, porque as saudades são mesmo muitas”.

Reunião Sindical também

Depois, um saltinho até ao tema em apreço. “Houve, realmente,

para se candidatar a um emprego no Channel 4, canal privado britânico. A reportagem serviria com prova da sua competência como repórter.A polícia britânica está a investigar o caso e foi anunciada a detenção de dois homens, de 26 e 30 anos. Os dois são suspeitos de ter fornecido droga ao jornalista, mas foram libertados depois de terem sido interrogados. Num vídeo colocado recentemente no youtube, Lee Halpin explicou os objectivos do seu trabalho “Estou prestes a passar uma semana como sem-abrigo no bairro de West End, em Newcastle. Dormirei em condições precárias durante uma semana, vou esgravatar por comida e aceder a todos os serviços que os sem-abrigo usam”.

Jornalista morre em documentário sobre sem-abrigo *Dormiu num edifício em ruínas com temperaturas negativas. Poderá ter morrido de hipotermia.

uma reunião sindical, que eu dirigi, na qual se abordou o novo Estatuto para os Trabalhadores dos Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, reunião essa devido ao novo Estatuto que estará para ser publicado dentro em breve e para entrar em vigior um mês após a sua publicação” O novo Estatuto deverá estar em andamento no princípio de Junho. Clara Fonseca insiste em que “o Estatuto é baseado fundamentalmente na nova legislação portuguesa da Administração Pública, salvaguardando as devidas diferenças para cada país. Estamos, mais do que nunca, sujeitos à Lei Geral da Administração Pública em Portugal. Evidentemente que, estando nós, cada um seu país, com as devidas salvaguardas em termos salariais, em termos de processos de avaliação, saúde e processos de concurso... portanto, haverá regras um pouco mais simplificadas, porque é esse o entendimento, já que, sendo as condições tão diversas, é necessário haver essa simplificação”.

O jornalista inglês Lee Halpin morreu durante um documentário que estava a fazer para se candidatar a um emprego no Channel 4. As causas da morte ainda não estão apuradas, mas poderá ter sido vítima de hipotermia, ao ter dormido num edifício em ruínas numa noite de temperaturas negativas. A reportagem de Lee Halpin, de 26 anos, tinha começado no Domingo passado. O jornalista faleceu três noites depois, num edifício em ruínas de Newcastle, cidade do norte de Inglaterra, onde estava a filmar. A região enfrenta uma vaga de frio, com os termómetros a descerem a temperaturas negativas.O jornalista pretendia usar o documentário

Feriados cá e lá...?

Para além disso, há já alguns pontos de contenção que o Sindicato tem em estudo, designadamente os Feriados... “como é que iremos gozar os feriados, já que estamos limitados a 9 feriados que se gozam em Portugal, 8 nacionais e 1 municipal, sendo obrigatório nós gozarmos o 25 de Abril, o 10 de Junho e o 25 de Dezembro. Todos os outros seis, e de acordo com o que está legislado, serão negociados entre os trabalhadores e os Cônsules e o Embaixador, que terá a última palavra, e que poderão ser uma mistura de feriados Portugueses ou locais, podendo ser só feriados locais ou poderão ser só feriados Portugueses”.

Neste aspecto, entende o Sindicato – e chega-nos a parecer que bem – que não faz sentido não se gozarem os feriados locais, “até pelo respeito perante o Estado receptor e perante a Convenção de Viena”.

Uma outra questão tem a ver com o facto de “estar consignado que

os trabalhadores das residências passarão a trabalhar 44 horas, quando Portugal assinou uma Convenção da Organização Internacional do Trabalho que estipula que o máximo de horas a trabalhar são quarenta e ali estão estipuladas 44”. Há ainda uma questão relativamente aos trabalhadores em residências, que gozam de alojamento cedido pelo Estado e que tenham sido admitidos após 1 de Março de 2000... “que lhes será descontado 15 por cento do ordenado para pagar o alojamento”.

Por tudo isto, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas está já a fazer pressões, a jeito de lobby, junto do Parlamento, “para conseguirmos que se faça uma ratificação parlamentar para alterar pelo menos esses três pontos”.

E a Troika?A verdade é que, estando quase paredes meias com a famigerada Troika, talvez que o sindicato possa sensibilizar toda aquela gente? “A verdade é que tudo aquilo se passa também connosco, uma vez que tudo o que é aplicado à Administraçãio Pública nos é aplicado a nós, como os cortes e os impostos. E nós apanhamos por uma medida ainda superior, porque, na maioria dos casos, temos salários superiores aos de Portugal. Estamos, portanto, sujeitos a todos esses constrangimentos que se vivem, hoje em dia, em Portugal”. O que é importante, na óptica de Clara Fonseca, é “necessário, de facto, definir a situação porque este Estatuto que temos ainda em vigor, já devería ter sido revisto até finais de 2008 e só agora é que surgiu essa oportunidade...”

Page 19: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Ler e contar . 19

Fernando Cruz Gomes

Há um quarto Rei Mago...?

Era terça-feira. A repórter ABC passava pela St Clair antes de chegar a Caledónia. Viu bastantes veículos a virarem para o Prestige Salon e Spa localizado no 1613 da St Clair em Toronto, bem perto do Távora.

O que deu mais nas vistas foi ver também a nossa colega de colunas neste mesmo jornal, a homeopata Venessa Barros, da Ervanária Mundial, na Rogers, também a entrar no local. Por isso, lá fomos nós, também, para ver o que se passava, e cumprimentar Venessa.

Não se trata bem de um novo salão visto que já estão abertos há bastante tempo mas sim de uma convivência de clientes e amigas. Uma espécie de agradecimento das suas proprietárias as clientes.

O Salão Prestige Salon e Spa nasceu do sonho e grande desempenho de sua proprietária em querer construir o mais moderno salão de beleza da cidade, e desde então o salão tem sido referência para muitas que conhecem seus vários serviços onde oferecem cortes de cabelo, tintas, manicura, maquilhagem e bem mais, e ao que tudo parece funciona muito bem.

O que se passou no Salão Prestige

A Cápsula do Tempo, mais uma iniciativa inserida nos 467 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade, foi depositada, quinta-feira, junto aos Paços do Concelho, com mensagens de dezenas de alunos do Colégio do Castanheiro e da Coriscolândia.

Dentro de 33 anos, altura em que Ponta Delgada comemora 500 anos de elevação a cidade, a Cápsula do Tempo será aberta e só então serão conhecidas as mensagens de alunos do 5º e 6º anos do Colégio do Castanheiro e de várias crianças da Coriscolândia com a resposta à pergunta sobre o que gostariam de estar a fazer dentro de 33 anos.

Na mesma cápsula estão também as assinaturas de todos os colaboardores da Câmara de Ponta Delgada.

José Manuel Bolieiro fez questão de referir que esta iniciativa, inédita nos Açores, teve como grande objetivo envolver os mais novos na causa pública.

“Estamos a fazer a história do futuro com a Cápsula do Tempo, que contém testemunhos das nossas crianças sobre o que esperam de Ponta Delgada dentro de 33 anos. Esta é a capacidade de inovação feita com a participação da nossa juventude e é desta forma que todos os que aqui estão ganham interesse pela causa pública, ajudando a construir uma política ética e séria com o envolvimento de todos” - disse o Presidente da Câmara.

Para José Manuel Bolieiro, as mensagens de esperança depositadas na Cápsula do Tempo poderão ser sinónimo de um futuro de inteligência competitiva da cidade de Ponta Delgada, a testemunhar dentro de 33 anos, na celebração dos 500 anos da cidade.

“Queremos com este ato simbólico sinalizar um especial sentido de responsabilidade na superação de objetivos de geração” - sustentou.

Assim que as crianças acabaram de depositar as suas mensagens na Cápsula do Tempo, esta foi fechada e colocada no espaço criado para o efeito mesmo junto aos Paços do Concelho, que o Presidente da Câmara fechou à chave. Este mesmo espaço vai ficar selado até às comemorações dos 500 anos da cidade, em 2046.

Depois deste ato simbólico, José Manuel Bolieiro levou as crianças ao seu gabinete para que as mesmas pudessem assistir à colocação da chave num quadro que agora está afixado numa das paredes da entrada dos Paços do Concelho de Ponta Delgada.

Dentro de 33 anos, a chave será retirada do quadro para abrir a Cápsula do Tempo, altura em que as mensagens escritas pelas crianças serão retiradas e divulgadas publicamente.

Cápsula do Tempo com mensagens de esperança *Será aberta quando Ponta Delgada fizer 500 anos

Contam-me a história. Com muitos pormenores até. Uma história que é bem capaz de ter o seu interesse, sobretudo para quantos, não há muito, viveram os tempos da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo. É capaz de ter o seu interesse, é.

Contrariamente ao que se diz, designadamente nos Livros Sagrados, não houve apenas três Reis Magos. Não. Houve mais um. O Quarto Rei Mago, que nunca conseguiu estar com Cristo, nunca o viu. E se ele tentou! Conta a história que ele até comprou umas quantas pedras preciosas para ofertar ao Menino e à Mãe. Também foi avisado pela tal estrela... recordam-se?

Só que perdia sempre a altura exacta. Chegou ao estábulo onde Ele nasceu e já Ele lá não estava. Foi-se em demanda da terra onde Ele vivia com José e Maria... e não conseguiu encontrá-lo. Foi longa a caminhada. Longa e dolorosa. Ele viu, de resto, a miséria que campeava pelo mundo de então. E até se pode dizer que ele chegava sempre atrasado... porque os miseráveis, os deserdados da fortuna, estavam sempre em seu redor, pedindo-lhe apoio.

Os anos foram passando, O Rei Mago calcorreara o Egipto, a Galileia, a Betânia. Mas outra vwez... chegava atrasado. Exactamente. Nunca conseguia encontrar-se com o Menino que, entretanto, crescera. De resto, das pedras preciosas que tinha comptrado para ofertar a Cristo... já restavam poucas. Ele ia dando... dando sempre a quantos se abeiravam dele.

Um dia... chegou a Jerusalém. Alguém lhe disse que Ele, o Cristo, andava por ali. Já com 33 anos... imaginem. Trinta e três anos, à sua procura e a chegar sempre atrasado. Agora estava por ali, em Jerusalém. Das pérolas, compradas quando viu a luz a anunciar o Nascimento de Cristo,... já só tinha uma. As outras foram sendo vendidas para ajudar os que dele se abeiravam. E aquela pérola... aquela pérola também já não tinha valor... porque Cristo estava mesmo por ali. Mas... estava a ser crucificado!

O Rei Mago chorou. E chorou amargamente. É que fizera do encontro com Cristo... a sua missão na vida. E falhara... falhara sempre. Chegava sempre atrasado! Chorava, amargamente, frente à Cruz. O quarto Rei Mago entendia que falhara na sua missão.

E foi então – a história assim o diz e eu não sou nuinguém para duvidar da história... – que o Quarto Rei Mago ouviu uma voz. Uma voz que lhe penetrava no corção, mais do que nos ouvidos.

-Não. Tu não falhaste. Encontraste-me vezes sem conta no teu caminhar. Eu estava nu e tu vestiste-me. Eu tinha fome e deste-me de comer. Eu fui preso... e foste visitar-me. De facto, encontraste-me muitas vezes no teu caminho. É que eu estava, afinal, nos pobres que tu ajudaste. Obrigado... por tantos presentes de amor!

Não sei porquê, lembrei-me, hoje, de contar esta história. Talvez que ela diga algo a alguém... talvez que ela ajude a uns quantos – e a mim... por que não? – a ser o Quarto Rei Mago, de que ninguém fala. Talvez...

Bem... deixamos este curto artigo por aqui para não parecer um anuncio, porque não o é, e desejar a melhor sorte para família Prestige. - Sonia Micael / ABC

Page 20: ABC News 147 Compact

Paulo Alves – Carlos Moreira

08 Abril 201320 . Automobilismo

Alpine mostra protótipo para as 24 Horas de Le Mans

Piloto australiano vai por fim à sua carreira na F1 e pretende correr pela equipa oficial da Porsche em Le Mans.O despique com Sebastian Vettel, que culminou com o triplo campeão do mundo a desrespeitar ordens de equipa para ganhar o Grande Prémio da Malásia, terá sido a gota de água que fez transbordar o copo de Mark Webber: segundo um jornal alemão, o australiano já fez saber a Dietriech Mateschitz (dono da Red Bull), por via de Helmut Markko (consultor da equipa), que não quer renovar contrato com a equipa para 2014.

Mas a publicação «Drive», da Austrália, vai mais longe e diz que o piloto australiano, atualmente com 36 anos, terá tudo acertado para ser um dos pilotos oficiais da Porsche, quando a marca alemã fizer o regresso oficial às corridas de protótipos, no próximo ano, com o objetivo de ganhar em Le Mans.

«Se ele quiser ir embora, será sempre uma escolha dele, para nós ele é um fortíssimo candidato a ser nosso piloto em 2014», comentou Dietriech Mateschitz, citado num jornal alemão: «há outros candidatos a um lugar na Red Bull e qualquer um dos rapazes que está na Toro Rosso é, também, forte candidato», acrescentou o austríaco. A imprensa britânica avança, também, que a Red Bull pode estar a pensar contratar Kimi Räikkönen para o lugar de Mark Webber.

A última experiência de Mark Webber em Le Mans ficou na memória de muita gente, mas suspeitamos que não esteja entre os seus momentos desportivos mais memoráveis. O piloto australiano era colega de equipa de Pedo Lamy, na equipa oficial da Mercedes, e foi protagonista de um momento assustador: o seu CLK-GTR levantou voo em plena reta das Hunaudières, no circuito de Le Mans, no decorrer da primeira volta do Warm-Up. Mais tarde, já na corrida, seria Peter Dumbreck a voar com outro Mercedes para fora da pista, pondo assim termo ao negro regresso do construtor de Estugarda à clássica francesa.

regressar este ano às 24 Horas de Le Mans. O regresso da Alpine às provas de resistência, depois de 35 anos A Alpine revelou a decoração do protótipo com que vai de ausência, representa mais um capítulo no processo de ressurgimento da marca francesa antes da comercialização, em 2016, do primeiro modelo desenvolvido pela Société des Automobiles Alpine-Caterham.

Anunciada foi também a formação que participará nas 24 Horas de Le Mans: Nelson Panciatici e Pierre Ragues – que disputarão todo o campeonato ELMS – aos quais se juntará Tristan Gommendy para a prova no mítico circuito de la Sarthe.

As primeiras voltas do Alpine com o número 36 terão lugar a 26 e 27 de Março, no circuito de Paul Ricard,no programa de ensaios colectivos do ELMS.

Em 1978, o Alpine-Renault A442B que venceu as 24 Horas de Le Mans desceu os Campos Elíseos, sob os aplausos do público, que

aclamava a performance de Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi. Mas 35 anos depois, o público de Paris pode de novo admirar o A442B, que é uma das “vedetas” da exposição «No Limit!», no Atelier Renault até 7 de abril.

Neste regresso, a Alpine associa-se à equipa Signatech, que participará com um protótipo LMP2 Alpine, com um motor Nissan de 500 cv, nas cinco provas do Campeonato ELMS, cuja primeira etapa se realiza em Silverstone, a 13 de abril.

“Representar a Alpine é, ao mesmo tempo, um orgulho e uma enorme responsabilidade”, referiu Philippe Sinault, responsável da Signatech-Alpine, equipa que inscreve o novo Alpine.

“A nossa ambição é ser um dos protagonistas na, muito competitiva, categoria LMP2. E vamos encarar as sessões de testes e as duas primeiras corridas do ELMS como preparação para as 24 Horas de Le Mans, sem dúvida, o ponto alto da temporada.”

Porsche quer gama com sete modelos

O CEO da marca de luxo confirmou também que o Cayenne e o Macan terão híbridos plug-in e disse que o superdesportivo 960 não é uma prioridade.Em declarações à Auto Motor und Sport, Matthias Müller diz o ideal é que a Porsche tenha uma gama com sete modelos. A preferência do responsável máximo pela marca de Estugarda está relacionada com o ciclo médio de vida de um modelo, que é precisamente de sete anos. O que, segundo ele, permitiria o lançamento de um novo Porsche todos os anos. Müller referiu ainda que o sexto modelo da marca alemã poderá ser um desportivo a posicionar entre o 911 e o 918, e que o sétimo modelo poderá ser um “baby Panamera” (que pode muito bem ser o Pajun, já falado para 2017). Apesar da alusão do CEO alemão ao interesse na concessão de um novo supercarro, ficou claro que este não deverá ser um 960, tido como um anti-Ferrari Berlinetta. A conversa incidiu também sobre o recente anúncio do forte investimento em modelos híbridos plug-in. Depois de confirmados o 918 Spyder e o Panamera S E-Hybrid, ficou implícito que outros modelos receberão esta tecnologia, nomeadamente o Cayenne e Macan. A propósito deste último, o responsável máximo pela Porsche alegou que não se tratará de um simples “badge engineering” do Audi Q5 (modelo com o qual partilhará componentes mas não a plataforma). Sabe-se, para já, que o futuro SUV médio – previsto ainda para este ano -, terá uma suspensão personalizada, posição de condução rebaixada e motores da Porsche.

Motores de 2014 vão ter mais dias de testesAs equipas de Fórmula 1 vão ter mais dias de testes com os motores de 2014, mas dificilmente os novos motores estarão para teste no próximo inverno.As equipas de Fórmula 1 vão ter mais dias de testes para preparar a «revolução» que irá acontecer na transição de 2013 para 2014, mas, em princípio, os dias adicionais serão concedidos já no próximo ano e não imediatamente após o fim desta época.

Tudo indica que o pedido das equipas para terem mais uma sessão de testes coletivos (quatro sessões, em vez das três deste defeso) será, compreensivelmente, aceite pela FIA e pela FOM. No entanto, o desejo formulado por alguns engenheiros para poderem fazê-lo ainda em 2013 é mais complicado.

«A questão é mais complicada do que parece», esclarece Rob White, o homem-forte dos motores Renault para a Fórmula 1: «se uma equipa quiser um motor novo para, digamos, o mês de outubro, ele tem que ser feito em setembro», esclarece à publicação britânica ‘Autosport’, acrescentando que, «as peças para construir esse motor têm, porém, de começar a ser feitas três meses antes».

Quer isto dizer que, para ser possível testar, em novembro, os novos motores 1.6 Turbo V6 da Renault - que, em princípio, continuará a equipar quatro escuderias - eles teriam que ser construídosem agosto. E como os novos seis cilindros são totalmente novos e têm que ser construídos de acordo com parâmetros diferentes, no que diz respeito a projeto, arquitetura, suportes e sistemas, é impossível planear e construir os motores com tanta antecipação. O que poderia acontecer seria um fornecedor construtir motores em agosto e, em novembro, a equipa que o pediu ter mudado radicalmente de ideias sobre o que pretendia.

Ao que tudo indica, a data provável para os primeiros testes com motores V6 será mesmo no início de janeiro.

Webber deixa F1 e vai correr com a Porsche

Page 21: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Comunidades . 21

Como é que se agradece a quem nos salva a vida? Travessas de petiscos tradicionais da Polónia, a sua terra natal (dois tipos de chouriças estilo kielbasa, queijo, “pickles” caseiros) talvez pudesse ser para Edyta Tobiasz uma ideia boa por onde começar. A mulher, que foi dramaticamente socorrida na segunda feira, revistava a sua casa em Oakville para ver o que podia oferecer já que palavras eram poucas. “Nao sei bem o que dizer, mas estou muito contente e grata,” disse Tobiasz.

Três dias depois de um camião gigante de carga ter esmagado o seu carro perto de Highway 403 e Dundas St., Tobiasz e seu Marido Rolando convidaram algumas das pessoas responsáveis pela ajuda. Membros dos bombeiros de Oakville e Mississauga, da policia provincial do Ontário, paramédicos e ate Steve Matchett, o operador do carro de reboque que levantou o camião estiveram em sua casa.

“Eu lembro-me de ti, e de ti, e de todos vós,” disse Tobiasz, que não tem nenhum sinal visível do acidente para além de um curativo na mão esquerda. Alguns chamaram o incidente como sorte, outros de milagre. ABC não quis deixar de, pelo menos, lembrar o sucedido. A foto fala por si.

Associação dos Amigos da Praia da VitóriaA Associação dos Amigos da Praia da Vitória de Toronto vai levar a efeito o seu convívio anual, que este ano se realiza no Domingo, dia 28 de Abril, pelas 13 horas, no Ambiance Banquet Hall, 501 da Aliance Avenue.

Segundo uma nota a que já fizemos referência, estará presente Roberto Monteiro, Presidente da Camara Municipal da Praia da Vitoria, e Paulo Codorniz, vereador da edilidade praiense.

Animarão a festa o talento local, Steve Vieira, e Francisco e Alaide Borges, acompanhados pelos musicos Jose Avelino, Miguel e Joao Borges, vindos directamente da Terceira.

Para mais informações e reservas, podem os interessados contyactar António Rodrigues, pelo telef. 416-588-2000.

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

Pão fresco a toda a hora * Bolos para todas as ocasiões festivas * Pastelaria * Refeições rápidas * Café Espresso e CanadianoTUDO SERVIÇO COM ESMERO E REQUINTE

(416) 651-1780

São muitos os milhares que já nos conhecem!Mas há sempre lugarpara mais um!

Para todo o tipode festividades

e eventosFale connosco

Porque experimentar ABC ?

Com ABC o seu Anuncio faz mais Kilómetros na Província

do Ontário do que com qualquer outro jornal da

comunidade. (416) 995- 9904

Page 22: ABC News 147 Compact

leia e divulgue o ABC

08 Abril 201322 . PassatemposSu

doku

4 73182596

61 7 8 4 3 9 5 2

95 3 2 6 1 7 4 8

38 9 5 1 7 6 2 4

52 1 3 8 9 4 6 7

17 4 6 2 5 3 8 9

23 8 4 9 6 1 7 5

89 5 1 7 4 2 3 6

46 2 7 3 8 5 9 1

Receita

Anestesista adormece durante as opera-ções. A última vez, foi num parto.

Não foi a primeira vez que o dr. Rajat Banerjee deixou a sala de operações após anestesiar um paciente. Há uns anos, isso aconteceu durante uma intervenção delicada e podia ter tido consequências graves, pois a dose não era suficiente. Felizmente, na altura apanharam-no a tempo de corrigir o erro. Agora ele repetiu a proeza. Após administrar anestesia a uma mulher que ia ter um parto, foi para a sala ao lado e adormeceu. Colegas seus descreveram uma cena de grande tranquilidade: braços cruzados, queixo no peito, pernas esticadas. “Pareceu-

-me estar a dormir”, disse um colega com moderação britânica.

Quem não achou graça foi o tribunal especial para médicos em Manchester, que tem estado a ouvir testemunhas (incluindo o próprio médico, obviamente) e poderá aplicar uma pena severa. Enfim, pelo menos ninguém dirá que o dr. Banerjee não mostrou empatia com os doentes.

Sudoku1 2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Palavras Cruzadas

Horizontais1-Santo padroeiro dos motoris-tas;2-Letra grega/Semelhante;3-Feiticeira/Maroto;4-Nome próprio feminino/O-bservei/O sono das crianças;5-Pronome pessoal (inv.)/Nota musical/Aquelas/Ama-seca;6-Plantação de oliveiras/Telú-rio (s.q.);7-Batráquios sem cauda/Dar mios;8-Colhes os rizes/Regresso;9-Àquele/Dois/Alta tensão;10-Chutar;11-Aia;

Verticais1-Adorai/Lago da Ásia;2-Santo casamenteiro;3-Molha (pop.)/Luzeiro/Batrá-quio;4-Rochedo/Ilusão; 5-Saudável/Ativos/Maligna;6-Nota musical/Aquelas/Casal;7-Base aérea/Alumínio (s.q.)/Poeta;8-Vila do distrito de Aveiro/Ha-bitai;9-Cão de caça corpulento/Sinal ortográfico/Consoante repetida;10-Prisca;11-Notícia/Pequeno mamífero roedor;

HoróscopoCarneiro - 21-3 A 20-4Se puder, procure evitar os trabalhos de rotina, minuciosos, pois este é um tempo para se dedicar a tudo o que exija energia.

Touro - 21-4 A 20-5Deixe passar este momento para fazer qualquer compra que tenha que ver com estética ou conversa de carácter afectivo.

Gémeos - 21-5 A 20-6A sua relação com o mundo doméstico será tranquila, embora possa sentir que deva organizar mais eficientemente o seu lar.

Caranguejo - 21-6 A 20-7Se tem uma actividade ligada à arte, este pode ser um momento de inspiração. A sua vida afectiva também está beneficiada.

Leão - 21-7 A 20-8Sentirá maior necessidade de comunicar, o que pode contribuir para desfazer mal entendidos ou mostrar-lhe novos horizontes.

Virgem - 21-8 A 20-9Poderá interessar-se por actividades sociais que envolvam amigos chegados. É beneficiada a comunicação com sócios.

Balança - 21-9 A 20-10Momento marcado por uma pequena desilusão ou por um momento no qual uma dada relação se torna mais complicada.

Escorpião - 21-10 A 20-11Pode sentir uma maior tensão interior. Não seja imprudente, evite excessos que lhe poderão provocar desconforto.

Sagitário - 21-11 A 20-12Atravessando um período de sensibilidade extra, será fácil conseguir uma maior compreensão da sua pessoa.

Capricórnio - 21-12 A 20-1A sua força interior será a catapulta que necessita para atingir os seus objectivos. Procure não ferir os outros.

Aquário - 21-1 A 20-2A sua capacidade de entendimento está mais forte. A sua família estará receptiva às suas ideias. Aceite/proponha uma viagem.

Peixes - 21-2 A 20-3Receios com o bem-estar financeiro poderão surgir. Se sempre conseguiu superá-los, não será agora que ficarão por resolver.

Gossip

Palavras C

ruzadas

HORIZONTAIS1-Cristóvão2-Eta; Tal3-Maga; Magano4-Ana; Vi; Oó5-Ti; Mi; As; Bá6-Olival; Te7-Anuros; Miar8-Rizas; Volta9-Ao; Par; AT10-Rematar11-Camareira

VERTICAIS1-Amai; Aral2-António3-Rega; Luz; Rã4-Ita; Miragem5-Sã; Vivos; Má6-Mi; As; Par7-Ota; Al; Vate8-Vagos; Morai9-Alão; Til; Rr10-Beata11-Nova; Rato

Ingredientes:-1 manga madura-6 gemas de ovos-30 g de farinha maizena-150 g de açúcar-5 dl de leite gordo-3 gotas de baunilha (essênc.)-1 pau de canela-açúcar para queimar q.b.

Confecção:Descasque a manga e corte-a em bocados. Leve ao lume nu-ma caçarola pequena com um pouco de água e a essência de baunilha durante 5min. Retire do lume e triture com a varinha mágica. Reserve. Entretanto, misture as gemas previamente bem batidas (c/ a batedeira) c/ a farinha maizena, o açúcar, o

leite e o pau de canela, mistu-re tudo muito bem. Leve a lu-me médio até espessar, sem deixar de mexer com uma colher de pau. Retire do lume e, pouco a pouco, misture a polpa de manga. Retire o pau de canela, deite o creme em tacinhas e deixe arrefecer. De-pois de arrefecido, ponha no frigorífico. Polvilhe o creme com açúcar e queime-o com o ferro em brasa. Sirva de seguida.

Creme de Manga Dourado

AnedotaZezinho para a tia Leocádia:- Poque pões tanto pó de arroz na cara, tia?- Para ficar mais bonita...- E porque não ficas?

7 458

7852

67

3 894

1 749

91

5136

4 635

Page 23: ABC News 147 Compact

08 Abril 2013 Coisas e loisas . 23

António Custódio Barros(RNhP 7132)

São muitas as vantagens do xarope Dizemos algumas

VENDE-SE POR BOM PREÇO

Todo o equipamento para montar uma churrascaria,

incluindo balcão frigorifico. Tudo em boas condições.Contactar por favor pelo

416-839-1708

O Vinagre de maçã de cidra é o extracto mãe do vinagre de cidra não pasteurizado, sem qualquer conteuto alcoóli-co, feito a partir de maçãs de excelente qualidade, sabor e cheiro de extrema pureza, produzido com métodos antigos mas com resultados finais qualitativamente exigentes, sem aditivos ou preservativos. Contem a “mãe do vinagre” com grande riqueza em pec-tina e outros valores enzimáticos.Ajuda nas digestões, permite a desintoxicação do organis-mo, assim como é usado nas dietas naturais como tempero (temperos de saladas, marinados, bolos, etc.), e também nas dietas para perda de peso. Pode tomar uma a três colheres de sopa de vinagre de maçã com ou antes de uma refeição por dia, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e a regular a pressão sanguínea arterial. Graças ao seu conteúto em potás-sio é um bom reequilibrador e eliminador de toxinas, ajuda nos problemas de ácido úrico contido nas articulações nor-malmente associando-se à homeopatia ou à unha de gato no tratamento das hiperuricémias e da gota. Pode associar-se na água do banho. Aproximadamente meio copo de vinagre na banheira, serve para evitar infec-ções a fungos e tratar certos problemas da pele. O consumo deste vinagre previne a formação de cálcu-los renais, infecções do aparelho urinário e genital, ajuda na artrite, dores de cabeça, problemas de pele (acne, eczema, excesso de óleo, etc.), representa uma ajuda na fadiga, no excesso de exercício. O vinagre de maçã deve ser obtido a partir da agricultura biológica, não pasteurizado de cor acastanhada, com peque-nos fragmentos das maçãs, obtidas por fermentação acética. O vinagre de maçã pode adicionar-se ao xarope de Seiva (produto de emagrecimento e de desintoxicação corporal), de óptimos resultados para uma boa perda de peso.

UMA BOA SEMANA!

Tel. 416 533-8907Mostre

este Anúncio

– Terá20%

Desconto

RECEITA ORIGINAL – O processo de fabrico continua a seguir a receita concebida pelo criador da Cura com sumo de Limão. * Mistura de dois tipos de seiva: seiva de palma (rica em potássio e sódio); seiva de ácer (rica em manganês e zinco); Seivas de Grau C – o grau mais rico em cálcio, zinco, manganês e ferro. * Tecnologia de “Hot-Filling”, embalada a quente, não necessitando de conservantes. Sem aditivos químicos – 100% natural, sem corantes nem conservantes.

O Xarope de NEERA permite:Desintoxicar•Acção drenante•Acção diurética•Acção anti-toxinasReduzir eficazmente o peso•Acção Lipolítica•Acção anti-gorduras localizadasReduzir o volume e ventre mais liso•Acção anti-Retenção de Líquidos•Acção Anti-celulítica

Promover Bem-Estar* Acção Auto-Regenerante* Acção de Auto-regulação* Acção estimulante* Acção tonificante* Obtenção de um aspecto mais juvenil* Obtenção de maior elasticidade do corpo

Esta dieta não se destina apenas ao emagrecimento mas também para desintoxicar o organismo promovendo o seu bem-estar. A cura com xarope NEERA e sumo de limão é um meio eficaz para desintoxicar o organismo se for feito de acordo com as instruções correctas (aconselhamos a leitura do livro “A cura com sumo de limão”, de K.A.Beyer) e com os ingredientes apropriados. Verificou-se em vários casos que uma alteração de um ingrediente pode provocar efeitos indesejáveis. O uso de produtos de imitação (por vezes contendo conservantes e/ou aditivos) pode ser prejudicial para esta dieta.

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6

Email: [email protected] www.florauniversal.com

NEERA

OFERTAS DE EMPREGO-Empregados fluente em português e inglês, para pastelaria

e padaria na área de Whitby. 647-234-7346.

-Vendedor para empresa de produtos alimentares. Eviar resume via fax. 416-766-9534.

-Operários e encarregado com experiência e com carta de condução, para companhia de jardinagem. 905-873-8911.

-Empregado para limpeza de carros. Contactar Carmen. 416-358-3272.

-Mecânico de veículos pesados com o minímo de 3 anos de experiência. 416-984-4308.

-Operários e condutor para companhia de jardinagem. 416-783-3500.

-Empregada em regime de part-time para floricultura, experiência em atendimento e fluente em inglês e

português. 416-516-1569. Ext. 221.

-Empregados de limpeza para as áreas de Milton e Burlington. 416-745-5221. Ext. 256.

-Operários para acabamentos em cimento. Contactar Marcio. 416-791-6097.

-Operário e condutor com carta DZ, para companhia de pavimentação. Contactar Dino. 416-638-4588

Precisa-seEMPREGADA PARA CAFÉ/SNACK BAR.

Interessadas podem telefonar para 416-533-1950 entre as 8 da manhã e as 5 da tarde.

Benefícios da cânfora

Clubes e Associações

AMIGOS DE SÃO MATEUS - Sábado, 13 de Abril, Jantar

abrilhantado por 5 Star Productions. Actuações de Mário Marinho, Ricardo

Cidade, Sandra Silva, João Carlos Silva, Paulo Avelar,

Alberto Correia e Fábio Ourique. Ambiance Banquet

Hall.

ASAS DO ATLÂNTICO - Sábado, 11 de Maio,

celebração do Dia da Mãe. Baile com Tony Silveira Band.

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA PRAIA DA VITÓRIA - Domingo, 28

de Abril, Convívio Anual a realizar no Ambiance Banquet

Hall, às 13h00. Actuações de Steve Vieira, Francisco e

Alaide Borges, acompanhados por José Avelino, Miguel e João Borges. Presença de

Roberto Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da

Praia da Vitória, Sérgio Avila, vice-presidente do Governo

Regional dos Açores.

CASA DO ALENTEJO - Sexta-feira, 12 de Abril,

Encontro literário e colóquio com a escritora Margarida Fonseca Costa, às 18h30.

Dias 12, 13 e 14 de Abril: 1.º Festival Português de Teatro

Amador no Canadá, com Grupo de Teatro “O Projecto”, Abrigo e Brazil Teatro. Quarta-

feira, 17 de Abril: Segunda sessão do Ciclo de Cinema

Portugal/Brazil. Apresentação do filme “O último voo do

Flamingo”, às 18h30.

CASA DOS AÇORES - Domingo, 21 de Abril,

assembleia-geral, às 14h00.

CONVÍVIO NORDESTENSE - Sábado, 13 de Abril,

convívio com a Comunidade Nordestense a realizar no Oasis

Convention Centre. Jantar, Conjunto Unique Touch e

actuação de Jessica Amaro. Informações: 416-953-5960.

PARÓQUIA DE SANTA MARIA DOS ANJOS -

Sábado, 13 de Abril, Baile da Primavera abrilhantado por Katy Alves, às 19h00.

Informações: 416-656-4170.

Este espaço pode ser seu...

ligue seja qual for o seu anuncio...

teremos muito gosto em ajudar...

416 995 9904

Page 24: ABC News 147 Compact

FACTO - Peixe é incrivelmente bom para nossa saúde. Rico em nutrientes, os vários benefícios mostraram ser extremamente benéficos para nossa saúde e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO...SOMENTE NO MAR.