BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE...

8
BOLETIM Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga Biblioteca Alberto Martins de Carvalho Número 9 - Ano XIX Outubro 2015 ÍNDICE Amândio Galvão - Memórias que um amigo nos deixou........1 SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares................3 Espaço Jovem........................................................................5 Espaço Infantil .......................................................................6 Destaques

Transcript of BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE...

Page 1: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

BOLETIMBiblioteca Municipal de Arganil - Miguel TorgaBiblioteca Alberto Martins de Carvalho

Número 9 - Ano XIXOutubro 2015

ÍNDICE

Amândio Galvão - Memórias que um amigo nos deixou........1

SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares................3

Espaço Jovem........................................................................5

Espaço Infantil .......................................................................6

Destaques

Page 2: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

1

AMÂNDIO GALVÃO – MEMÓRIAS QUE UM AMIGO NOS DEIXOU

“ESTA PALAVRA ARGANIL” foi o mote para a divulgação da obra do Eng.º Amândio Galvão. Nos cafés Argus, Teatro e Eduardus vários livros estiveram disponíveis de 18 a 30 de outubro para consulta de todos os interessados.

O passeio pelo Centro Histórico de Arganil tendo como referência o “Roteiro pelo Centro Histórico de Arganil” da autoria de Amândio Galvão, teve como guia a Dra. Maria Olívia Nogueira e foi um sucesso que contou com a presença de jovens estudantes e também de muito público que quis conhecer melhor a sua terra.

A exposição “Amândio Galvão – Memórias de um Arganilista”, patente no át r io da Bib l io teca Munic ipa l const i tuída por 10 cartazes com fotografias de Amândio Galvão em fases diferentes da sua vida, associadas a pequenos textos retirados da sua obra foi por todos muito elogiada pela qualidade gráfica e dos textos seleccionados.

A exposição da responsabilidade da Biblioteca Municipal, contou com a colaboração da D. Maria Celeste Galvão e da Dra. Leonarda Tavares.

Por último o ponto alto aconteceu na sessão “Arganil em Amândio Galvão” que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, onde estiveram presentes muitos arganilenses que quiseram participar nesta iniciativa e que contou com a presença da Senhora Vereadora da Cultura Paula Dinis, que iniciou a sessão agradecendo a presença de todos.

Memórias que um Amigo nos Deixou foi uma feliz iniciativa de um grupo de amigos que resolveu lembrar a figura notável que foi e é Amândio Galvão. O desafio que a Dra. Leonarda Tavares lançou teve o melhor acolhimento junto dos “Amigos

de Ler” e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil.Todas as acções programadas decorreram com o maior sucesso.

Page 3: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

2

AMÂNDIO GALVÃO – MEMÓRIAS QUE UM AMIGO NOS DEIXOU

Acompanhado ao Piano por Miguel Neves, João Bilha declamou um poema de Carlos Maia Teixeira “…….” A este ficou confiada a intervenção principal da sessão. Maia Teixeira falou do amigo e da figura cultural que ele representa na obra que nos deixou, lendo um texto em prosa poética pleno de simbolismo, com a qualidade literária que o poeta nos habituou e que escreveu para esta ocasião.

O Grupo “Amigos de Ler” que se reúne mensalmente na Biblioteca Municipal para falar de livros e de leituras sempre associadas a uma palavra tema, tinha já levado para o serão de setembro o tema “Amãndio Galvão” e decidido como p a r t i c i p a r n e s t a i n i c i a t i v a . A concretização foi realmente muito bonita. Os “Amigos” leram excertos da obra de Amândio Galvão em que se demonstrou a importância desta para o conhecimento da História recente de Arganil e do seu concelho.

Para além dos amigos esperados, houve um amigo que também quis participar demonstrando a amizade de longos anos, através da poesia de Miguel Torga, Fernando Pessoa e Cesário Verde. Momento inesperado pela qualidade cultural que o Dr. Luís Vale proporcionou a todos os presentes nesta sessão.

A Dra. Leonarda Tavares falou da personalidade que foi Amândio Galvão e do respeito e admiração que a ele se deve pela obra que nos deixa, quer como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian quer no trabalho que desenvolveu sobre a história recente de Arganil, a que dedicou vários anos da sua vida e que é hoje e será no futuro uma obra de referência da nossa história comum.

Para terminar e como já sabemos a gastronomia, neste caso a doçaria e a cultura sempre foram íntimos aliados. Daí o agradável beberete que se seguiu com a participação dos “Amigos” e dos seus deliciosos bolos.

Page 4: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

3

CONHECE A BIBLIOTECA DA TUA ESCOLA: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Destinatários: Crianças que frequentam as turmas do Pré-escolar e do 1º CEB.

Objectivos: Familiarizar as crianças com os diversos serviços e setores que a Biblioteca Escolar disponibiliza; fornecer instrumentos e técnicas de orientação individual com o intuito de se tornar utilizador autónomo e versátil; conhecer as diversas ferramentas de pesquisa virtual no portal das bibliotecas do concelho de Arganil.

Descrição da actividade: Esta actividade será desenvolvida em 4 sessões lúdicas/ pedagógicas com actividades teórico-práticas de formação de utilizadores: conhecer (e rever) o regulamento da BE; conhecer melhor a organização das estantes através da classificação decimal universal e identificar a sinalética nela afixada; exploração virtual da Biblioteca e conhecer as ferramentas da Web 2.0 disponíveis no Portal ( ). http://www.bibliotecas.cm-arganil.ptEstas sessões incluem jogos de descoberta, perícia e entretenimento.

Duração da atividade: Composta por 4 sessões

1ª sessão: exploração física da biblioteca- Visita guiada à Biblioteca Escolar;- Conhecer o regulamento da biblioteca escolar: normas e regras, inscrição e empréstimo.

2ª sessão: exploração física da biblioteca (continuação)- Contextualizar e disponibilizar informação acerca da organização das estantes (classificação decimal universal) e de pesquisa de informação, patente no fundo documental da Biblioteca Escolar e no catálogo informático.

3ª sessão: exploração virtual da biblioteca - Apresentação do Portal das bibliotecas do concelho de Arganil: como aceder, pesquisar e reservar documentos;

4ª sessão: jogo prático- Jogo prático acerca da biblioteca, fundo documental e pesquisa de informação.

O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho de Arganil tem ao longo dos anos desenvolvido um Serviço de proximidade às Bibliotecas Escolares, nomeadamente às Bibliotecas das Escolas com primeiro ciclo e pré-escolar. Este ano voltamos a oferecer um conjunto de actividades que consideramos ser uma mais-valia para todas as crianças que frequentam estas Escolas.O que pretendemos com este Serviço é proporcionar, a todas as crianças do concelho, sessões de partilha de leituras e promover em simultâneo o empréstimo domiciliário, tendo como objectivo incentivar o prazer da leitura e massificar o fácil acesso ao livro. Pretendemos também chegar às Famílias e incentivar nestas o gosto e o prazer da leitura.Do conjunto de actividades que propomos fazem também parte acções de formação para os utilizadores das Bibliotecas: professores e alunos e sessões com as turmas nas Bibliotecas Públicas proporcionando assim às crianças uma perspectiva das diferenças entre a Biblioteca Pública e Escolar.

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

Destinatários: Crianças integradas em turmas do 1º ciclo e Pré-escolar

Objectivo: Mostrar as Bibliotecas Públicas a todas as crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas de Arganil.

Descrição da actividade: As crianças deslocam-se em turma às Bibliotecas Públicas, segundo um calendário previamente definido. As Bibliotecas Públicas terão actividades preparadas baseadas em vários suportes de leitura que vão desde o clássico livro, às novas tecnologias de comunicação e informação, com experiências diferentes que proporcionarão às crianças novas formas de perspectivar as Bibliotecas.

Duração da actividade: Ao longo do ano

SABE - SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARESACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016

Page 5: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA

Destinatários: Crianças que frequentam o Pré-escolar e o 1º ano do 1º CEB

Objectivos: Esta actividade tem como objectivo desenvolver hábitos de leitura em família, proporcionando aos pais e filhos o contacto com os diversos materiais de leitura; criar laços de afectividade com os livros e as histórias, autores e ilustradores; aproximar os pais das Bibliotecas Públicas e Escolares; divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

Inscrição no projecto: Às crianças que ainda não frequentam o projecto será distribuído um questionário para os pais. Este questionário pretende recolher informação acerca dos hábitos de leitura dos pais, gostos, preferências. Este projecto é integrado no trabalho desenvolvido pelo SABE nas Bibliotecas Escolares (de acordo com o calendário pré estabelecido). A partir do questionário a Biblioteca Municipal através de um serviço de referência personalizado prepara livros que vão ao encontro dos gostos e interesses da família.

Duração da actividade: Ao longo do ano

Descrição da actividade: Após a actividade de animação da leitura, os alunos dedicam sempre alguns minutos à exploração de livros nas estantes e à escolha dos livros para requisição em empréstimo domiciliário. No ato do empréstimo domiciliário, as crianças levam o saco de leitura para casa que contem livros para os pais (que corresponda aos seus interesses e motivações) e o livro escolhido pela criança. No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais. Através deste bloco os pais podem mandar mensagens indicando os títulos ou que tipo de livro gostariam que lhes fosse enviado no saco. Podem também dar sugestões para este projecto ou o que entenderem partilhar.

LER E PARTILHAR, VIVER E APRENDER!

Destinatários: Crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil.

Objectivos: Despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e histórias ouvidas e contadas; dar a conhecer a vida e obra de escritores de literatura infantil e juvenil; Incentivar o empréstimo domiciliário; sensibilizar as crianças para o mundo da arte e sentido estético; trabalhar o imaginário infantil e estimular nas crianças a curiosidade pelo saber.

Duração da actividade: Ao longo do ano

Descrição da actividade: Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno frequenta e procedem à apresentação da vida e obra do autor(a) com o objectivo de aumentar a curiosidade sobre o percurso biobibliográfico de escritores bem como a partilha de informação sobre o tema das suas obras. Em seguida, convidam os alunos a escolher e requisitar um livro que queiram levar para casa. Na 2ª sessão as crianças lêem partes do livro que requisitaram ou recontam a história, com o objectivo de sensibilizarem os colegas para os livros que leram favorecendo a expressão oral. No final, requisitam o livro que querem levar para casa e sobre o qual irão falar na sessão seguinte. Esta actividade contemplará também livros sugeridos pelos professores que considerem interessantes para trabalhar em leitura recreativa e para posterior exploração em sala de aula. De qualquer modo esta actividade terá sempre em conta a opinião do professor da turma.

SABE - SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARESACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016

Page 6: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

De acordo com o Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, a biblioteca pública deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais. Através

da troca de opiniões e experiências tenta-se como objectivo último incutir nos adolescentes o gosto pela leitura voluntária! Ler e aprender por prazer!

5

ESPAÇO JOVEMUm espaço dedicado a jovens dos 12 aos 25 anos

TEMA EM DESTAQUE:

16 DE OUTUBRODIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A ideia de criar o Dia Mundial da Alimentação surgiu em 1979 na conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objectivo deste evento consiste em elevar a consciência pública sobre o problema mundial da alimentação e em reforçar a solidariedade na luta contra a fome, a malnutrição e a pobreza. Em 1980 a Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou o cumprimento deste dia em consideração ao facto de “a comida ser um requisito indispensável para a sobrevivência e o bem-estar e uma necessidade humana fundamental”

O tema para 2015 será "Proteção Social e Agricultura", que visa sublinhar o papel da protecção social na redução da insegurança alimentar crónica e da pobreza, garantindo o acesso directo aos alimentos ou os meios para comprar comida.

O solo é um recurso não r e n o v á v e l . A s u a preservação é essencial para a segurança alimentar e um futuro sustentável.

O solo é um recurso finito, ou seja, a sua perda e degradação não é recuperável dentro do tempo de uma vida humana. Como componente essencial dos recursos da terra, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade ecológica, o solo é a base para a produção de a l imentos, ração, combust ível e f ibras e para o desenvolvimento dos ecossistemas. É um recurso natural de grande valor, no entanto, é muitas vezes esquecido. A área natural de solos produtivos é limitada - e está sob crescente pressão. Os solos devem ser reconhecidos e valorizados pelas suas capacidades produtivas, bem como pela sua contribuição para a segurança alimentar e para a manutenção de serviços essenciais do ecossistema.

Aceda a para saber mais sobre www.bibliotecas.cm-arganil.ptos temas em destaque!

TEMPO PARA A POESIA:

Lágrima de preta

Encontrei uma pretaque estava a chorar,pedi-lhe uma lágrimapara a analisar.

Recolhi a lágrimacom todo o cuidadonum tubo de ensaiobem esterilizado.

Olhei-a de um lado,do outro e de frente:tinha um ar de gotamuito transparente.

Mandei vir os ácidos,as bases e os sais,as drogas usadasem casos que tais.

Ensaiei a frio,experimentei ao lume,de todas as vezesdeu-me o que é costume:

nem sinais de negro,nem vestígios de ódio.Água (quase tudo)e cloreto de sódio.

PARA DESCONTRAIR:

SUGESTÕES DE LEITURA:

GAARDER, Jostein ; HAGERUP, Klaus - A biblioteca mágica. 3ª ed. Lisboa : Presença, 2005. 164 p.

ROTH, Veronica - Divergente. Porto : Porto Editora, imp. 2014. 350, [2] p.

LETRIA, José Jorge - A cidadania explicada aos jovens ...e aos outros. Lisboa : Terramar, 2000. 85 p.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:Sempre que quiseres participar com a tua opinião ou crítica, ou ainda colaborar com textos literários da tua autoria, podes fazê-lo através dos contactos disponíveis no portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

António Gedeão

Page 7: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

6

ESPAÇO INFANTILUm espaço para ti… na Biblioteca Municipal Miguel Torga e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

SUGESTÕES DE LEITURA

Dia 1 de outubro assinala-se o DIA MUNDIAL DA MÚSICA. Data estabelecida em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO. Um dos vários objectivos da comemoração deste dia é promover a arte

musical em todos os sectores da sociedade e divulgar a diversidade musical.Apresentamos algumas curiosidades sobre o tema.

A MÚSICA GREGA

A palavra “ ” teve a sua origem nos antigos Gregos. Chamavam-lhe , em música mousikehomenagem às nove musas, deusas da inspiração. Em Atenas celebrava-se todos os anos uma competição de canto. Cada Bairro formava um coro e cantava um , que era uma espécie de ditirambohino. As pessoas vestiam fatos especiais e também havia danças. Os Gregos também entoavam canções nas peças de teatro representadas nas festas em honra do deus Dionísio.

A MÚSICA NO IMPÉRIO ROMANO

Em Roma, assim como na Grécia, as peças de teatro e as lutas de gladiadores eram acompanhadas por música. Usavam-se as trombetas e os pratos e também flautas, tambores e órgãos. O imperador Nero, que cantava e tocava , deu um concerto no cítarateatro de Pompeia em 65 d.c. No ano seguinte, fez uma tournée pela Grécia, como cantor.

A MÚSICA NO MÉDIO ORIENTE

A música nunca teve um papel muito importante na religião muçulmana, que é seguida em todo o Médio Oriente, uma vez que foi proibida pelo profeta Maomé, que fundou a religião. Contudo, desde cerca do século VII, a música representou um papel importante na vida das cortes e dos palácios dos governantes, como o sultão de Bagdade. Hoje em dia, a música do povo árabe é muito conhecida. O tom é produzido por um instrumento de sopro ou por um cantor, enquanto o ritmo é dado pelos tambores. Normalmente há também um , um ou um a acompanhá-los. Embora haja geralmente muitos músicos, não rebad ud tunburhá orquestras no sentido oriental.

A MÚSICA AFRICANA

Nas aldeias africanas, a música e a dança fazem parte da vida de cada um. Todas as ocasiões são importantes, como o nascimento de um bebé, um casamento ou um funeral, são acompanhadas por músicas e por danças especiais. A música africana não se escreve; é memorizada e transmitida de geração em geração. Apenas temos conhecimento da música do passado através de indicações como esta rocha pintada, encontrada no deserto do Sara. Os músicos africanos usam uma grande variedade de instrumentos, especialmente instrumentos de percussão.

A MÚSICA NO ORIENTEAs regras da música indiana são transmitidas verbalmente de um guru (professor) ao seu aluno, durante muitos anos de estudo. A sua base é a arte de improvisação. O compositor fornece uma série de notas, chamada raga (tom ou melodia), e o ritmo, chamado tala. Compete depois ao músico inventar o resto da música a partir desta estrutura básica dada pelo compositor.

Fonte: História da Música. Da autoria de Simon Mundy e ilustrado por Joseph McEwan. Editado pelas Edições 70 em 1982

VÊ LÁ SE SABES – PASSATEMPOS

1 – Na Alemanha, os trovadores chamavam-se minnesingers, que significa “os cantores do amor.” - Verdadeiro- Falso

2 – O teatro da ópera de Sidney foi inaugurado em 1973. Foi projectado pelo arquitecto:- Oscar Niemeyer- Joern Utzon

ENVIA AS TUAS RESPOSTAS PARA .pt E TERÁS UMA SURPRESA!bib-arganil@cm-arganil

Page 8: BOLETIM - Bibliotecas de Arganil · ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DA LEITURA PARA O ANO LETIVO DE 2015-2016. PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA ... Na 1ª sessão, as técnicas de animação

FICHA TÉCNICA

EDIÇÃO: Câmara Municipal de ArganilDIRETOR: Presidente CMA, Ricardo Pereira AlvesCOORDENAÇÃO: Margarida FróisTEXTOS DE: Margarida Fróis, Miriella de Vocht, Rita Cunha e Anabela BorgesDESIGN: Alexandra NovaisIMPRESSÃO: Biblioteca Municipal de Arganil

SERVIÇOS:- Livre acesso às estantes - Empréstimo domiciliário- Serviço de referência feito por técnicos especializados na área das Bibliotecas.- Apoio aos utilizadores na utilização e acesso às tecnologias de Informação e Comunicação.- Apoio à auto-formação em espaço próprio.- Reprodução de documentos: reprografia (as fotocópias são pagas segundo tabela municipal) e digitalização.- Internet sem fios em toda a Biblioteca- Acesso personalizado ao catálogo on-line, com possibilidade de reserva de documentos.

- Informação sobre eventos programados na Biblioteca através de e-mail.- Acesso ao arquivo de jornais e revistas.

A partir do Portal em pode aceder:www.bibliotecas.cm-arganil.pt- Ao Catálogo Bibliográfico on-line das 11 Bibliotecas que compõem a Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.- Á página da Biblioteca no Facebook- Ao catálogo da Hemeroteca do Concelho- À Comarca Digital – que permite pesquisar notícias desde 1901, publicadas n'A comarca de Arganil.

CONTACTOS

Biblioteca Municipal de ArganilAv. das Forças Armadas - 3300-011 ArganilTel.: 235200135Email: [email protected]ário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:30hSábados: 09:00h - 13:00h

Biblioteca Alberto Martins de CarvalhoR. Comendador Eduardo Francisco Filipe3305-124 Côja - Tel.: 235729489Email: [email protected]ário: 2ª a 6ª: 9:00h - 18:00h

DESTAQUESExposições

COMPANHEIROS DE LEITURA

31 de outubro11:00

AMIGOS DE LER

12 de outubro21:00

Tema: Teatro

De 19 a 30 de outubro

Átrio da Biblioteca Municipal de Arganil

De 1 a 18 de outubroÁtrio da Biblioteca Municipal de Arganil

De 19 a 30 de outubroBiblioteca Alberto Martins de Carvalho

De 01 a 30 de outubro

Átrio do 1º andar da Biblioteca Municipal de Arganil

LITERACIA DIGITAL

Quintas e Sextas14:00 às 15:00

A LEITURA DAS MEMÓRIAS

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA - CRECHES

A iniciar durante o mês de Outubro