CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

16
CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 10 - NÚMERO 128 -DEZEMBRO 2013 Maricá, 05 de dezembro de 2013 www.culturarteen.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 18 ANOS O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS PEDALA MARICÁ Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. Foto: Rosy Oliveira 9 ANOS 128 THAYZA CASSUCE, BELEZA NEGRA 2013 THAYZA CASSUCE, BELEZA NEGRA 2013 - XV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO FOI UMA GRANDE ARTE NA ESTRADA - RIKO DORILÉO, JÔ BORGES E ALDO CORREA CONSAGRADOS - ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O MUSA DE MARICÁ 2014 - SUPER OFERTAS PARA SEU NATAL - DIA 15 TEM FEBRINQ 2013 - DIA 23 MAIS UMA NOITE MALUCA DA RIQUINHO - INTERNET AFASTA CASAIS DO SEXO - GORDINHAS FAZEM SUCESSO NO MUNDO DA MODA E NOS CONCURSOS PLUS SIZE

description

Edição de dezembro de 2013 Thayza Cassuce - BELEZA NEGRA 2013 Ofertas para o Natal Febrinq 2013 dia 15 Concursos Plus Size são os que mais crescem no Brasil

Transcript of CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

Page 1: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

CULTURARTEENTODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 1

0 -

ME

RO

128

-D

EZ

EM

BR

O 2

013

Mar

icá,

05

de

dez

emb

ro d

e 20

13

ww

w.c

ult

ura

rtee

n.c

om

j

orn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

18 A

NO

S

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

PEDALA MARICÁ

Leitura idealpara maioresde 12 anos.CulturarTEEN,o informativoda famíliamaricaense.

Foto: Rosy Oliveira

9 ANOS

128

THAYZA CASSUCE, BELEZA NEGRA 2013THAYZA CASSUCE, BELEZA NEGRA 2013- XV FESTIVAL NACIONAL DE

VOZ E VIOLÃO FOI UMAGRANDE ARTE NA ESTRADA

- RIKO DORILÉO, JÔBORGES E ALDO CORREA

CONSAGRADOS- ABERTAS AS

INSCRIÇÕES PARA OMUSA DE MARICÁ 2014

- SUPER OFERTAS PARASEU NATAL

- DIA 15 TEM FEBRINQ 2013- DIA 23 MAIS UMA NOITE

MALUCA DA RIQUINHO- INTERNET AFASTA

CASAIS DO SEXO- GORDINHAS FAZEM

SUCESSO NOMUNDO DA

MODA E NOSCONCURSOS

PLUS SIZE

Page 2: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

L

Professora, Administradora e OrientadoraPedagógica, com curso de especialização em

Marketing Político e Modas

A 02 ANO 10 - Dezembro 2013(2) Estética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & BelezaEstética, MODA & Beleza

Rose Oliveira JOVENS NÃO QUEREMEDUCAÇÃO SEXUAL EM CASA

Opinião é de 75% dos entrevistados empesquisa; 70% acreditam que tema estimula

início da vida sexual

Levantamento feito pela Caixa mostra que 75% dos jovensacreditam que a educação sexual não deve ser ensinada em casae 70% deles acham que essa formação está associada ao estímulopara o início da vida sexual. “A conversa com os pais é fundamental,ela faz com que o jovem se sinta muito mais à vontade para absorvere trabalhar as informações e as diferenças. Além disso, a pesquisamostra que ter o professor como referência contribui para um jovemcom maior nível de educação sexual”, defendeu Miguel Fontes,doutor em saúde pública e coordenador da pesquisa.

Sobre a diversidade de orientação sexual, a pesquisa“Juventude, Comportamento e DST/Aids” mostrou que 11% dosentrevistados não teriam amigos gays ou amigas lésbicas. Quandoperguntados se ficariam incomodados por terem um professorhomossexual, 9% se incomodariam, e quando a pergunta é sobreum irmão ou irmã, o número salta para 22%. “Eles não têm tantopreconceito quando é fora de casa. Se perguntar se você tem umamigo gay, eles são mais abertos a isso, um professor, um poucomenos, mas quando pergunta sobre a família, um irmão, aintolerância aumenta consideravelmente”, avalia Fontes.

Outro dado da pesquisa mostra que entre os jovensconsultados, 38% aprovam a adoção de crianças por casaishomossexuais.

O levantamento tambémrevelou que a religiosidade nãoajuda os jovens a serem maistolerantes em termos desexualidade. Pelo contrário, o fatode participar de grupo religiosoe ter a Igreja como principal fontede educação sexual reforçatabus.

O levantamento mostra ainda

que os homens e as mulheresde 18 a 29 anos são maiseducados sexualmente quandotêm um professor como principalfonte de informação, quando nãoparticipam de grupos religiosos,quando têm um bom diálogo comos pais e quando não têm a Igrejacomo primeira fonte deinformações sobre educaçãosexual. “A visão contemporâneade educação sexual daquelesque não têm muitos preconceitos,tabus, os que aceitam asdiferenças, os que reconhecema importância da educaçãosexual em todas as etapas davida, não só na escola, contribuipara a saúde pública”, concluiFontes.

Para o levantamento, feito em2012, foram entrevistados 1.208jovens entre 18 e 29 anos em 15estados e no Distrito Federal,sendo 55% mulheres. Oscritérios de coleta de dados sãosemelhantes aos adotados peloIBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística). Otrabalho foi concebido e analisadopela John Snow BrasilConsultoria, e a coleta de dadosfoi feita pela Opinião Consultoria.

A

CRESCE ÍNDICE DE JOVENS DE25 A 34 ANOS QUE VIVEM COM

OS PAIS, DIZ IBGE

Proporção aumentou de 20% para 24% entre 2002 e2012, aponta IBGE.

“Geração canguru” está mais presente em famíliascom rendas maiores.

A proporção de brasileiros entre 25 e 34 anos de idade que aindavivem na casa dos pais aumentou de 20% para 24% entre 2002 e2012, aponta uma análise feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra deDomicílios (Pnad) de 2012, divulgada nesta sexta-feira (29). Cerca de60% dos jovens nesta condição eram homens e 40%, mulheres.

A “geração canguru” (como é conhecida esta parcela de pessoasentre 25 e 34 anos que moram com os pais) apresenta altas taxas deocupação, embora um pouco inferiores àquelas observadas para osdemais jovens.

Em contrapartida, o estudo aponta que a geração tem uma maiorescolaridade média. Em 2012, 14% das pessoas desta faixa etáriaque não deixaram o lar materno e paterno continuavam estudando,contra 9% para as que saíram de casa.

É possível ainda perceber uma diferença na presença de jovensque moram com os pais por classes de rendimento.

A pesquisa feita no ano passado aponta que cerca de 11,5% dasfamílias com relações de parentesco possuíam integrantes de 25 a 34anos de idade na condição de filhos. Para os arranjos familiares comrenda familiar per capita de até meio salário mínimo, esta proporção foide 6,6%. A proporção é maior para as famílias com renda mais elevada,chegando a 15,3% naquelas com renda de 2 a 5 salários mínimos percapita.

Apesar do aumento da “geração canguru”, a proporção depessoas de todas as idade morando sozinhas no Brasil aumentou de9,3% em 2002 para 13,2% em 2012.

Jovens “nem-nem”Além da “geração canguru”, a análise do IBGE também destacou

a presença dos jovens “nem-nem” (que nem trabalham, nem estudam)no país. Na semana em que a pesquisa foi feita em 2012, 19,6% daspessoas de 15 a 29 anos se enquadravam neste perfil. Para aquelesentre 15 a 17 anos, a proporção é menor (9,4%). O índice aumentaquando são considerados apenas jovens entre 18 e 24 anos (23,4%).

A presença das mulheres entre os brasileiros que nem trabalham,nem estudam, é elevada e cresce com a idade. No grupo entre 15 e17 anos, 59,6% são do sexo feminino. O índice aumenta para 76,9%entre as pessoas de 25 a 29 anos.

Entre as mulheres “nem-nem”, destaca-se ainda a proporçãodaquelas que tinham pelo menos um filho: 30% entre as jovens de 15a 17 anos, 51,6% entre 18 e 24 anos, e 74,1% entre 25 a 29 anos

A análise também destaca o nível de escolaridade dos adolescentesde 15 a 17 anos de ambos os sexos que não frequentavam escola enão trabalhavam. 56,7% não tinham o ensino fundamental completo,sendo que, com essa idade, normalmente já deveriam estar cursandoo ensino médio. Entre as pessoas de 18 e 24 anos, somente 47,4%completaram o ensino médio.

O índice é ainda mais baixo para a faixa etária de 25 a 29 anos deidade (39,2%). Quanto ao ensino superior, somente 9,3% de “nem-nem” nessas idades tinha este nível incompleto ou completo.

Baixa remuneraçãoO IBGE também destaca a baixa remuneração dos jovens

brasileiros no geral. Entre aqueles de 15 a 29 anos que trabalham,39,6% tinham rendimento de até um salário mínimo em 2012. Somente18,2% tinham rendimento superior a dois salários mínimos.

Aproveito a ocasião para desejar um Feliz Natal e um Ano Novofabuloso. Acredite em você, acredite nos seus sonhos. Corra atrás,realize-os. Nós da PR Produções (que está completando 19 anos em31 de dezembro) estaremos sempre valorizando os jovens, o povomaricaense, seus de empresários, artistas, pois acreditamos em Maricá.

Um grande beijo à todos e um 2014 com muita saúde!!!

1 - Não se apresse: deixe que o momento chegue. Quandi umbeijo não tem espontaneidade, pode ser que os dois fiquem poucoÀ vontade e o resultado se um desastre.

2 - Analise a outra pessoa: não comece a mexer a bocaloucamente nos primeiro segundos. Faça movimentos suavesenquanto você descobre o estilo da outra pessoa.

3 - Não force: os beijos nem sempre são apaixonados. Comececom calma e cuidado, para não assustar quem está te beijando.

4 - Manere nas explorações: se a língua se move muito rápido,nem você e nem a outra pessoa vão desfrutar do beijo.

5 - Controle a saliva: beijo molhado demais é péssimo. Controledireito o beijo e saiba a hora de parar um pouco... afinal, ninguémquer morrer afogado ao beijar, né?

6 - Não se faça de morto: não deixe que a outra pessoa façatudo também. É excelente ter iniciativa, claro que com bastanteatenção aos desejos da outra pessoa.

7 - Nada de beijos depois de comer: se for o caso, tenhasempre chicletes no bolso, pois é nada agradável dar beijos comsabor de carne ou, pior, de cebola.

8 - Deixe a cabeça quieta: não fique se mexendo demais. Vocêpode acabar “enjoando” ou acabar dando um baita golpe nosdentes da outra pessoa.

9 - Nada de desânimo! Se os primeiro beijos não são muitobons, com a prática você vai melhorar.

10 - Feche a boca! não abra muito a boca. Os lábios dos doisdevem estar juntos para não dar a sensação de se estar devorandoa boca da outra pessoa.

11 - Meninas, nada de batons cremosos: a maioria dos homensdetesta ficar com “cremes estranhos” na boca... e pior ainda, marcasde batom.

12 - Olha o bom senso! Nada de beijos superapaixonados emlocais públicos... é de mau gosto!

12 COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE FAZER AO BEIJAR

Page 3: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

A 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 10 - Dezembro 2013 www.culturarteen.com (3)

ORIKO DORILÉO, JÔ BORGES E ALDO CORREA OS GRANDES DESTAQUES DO XV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃOPROJETO ARTE NA ESTRADA REÚNE GRANDES NOMES DAS ARTES E DA MÚSICA

O dia 30 de novembro entrou para a história das artes e damúsica de qualidade em Maricá.

Organizado pelo grupo de motociclistas REBELADOS de Maricáe pela PR Produções, o evento reuniu grandes mostras de arte deOSIAS SILVEIRA (o âncora do evento com seu já consolidadoprojeto ART IN NATURA), participações de Dulce Silveira e DiBranco.

Na parte musical, o evento reuniu grandes nomes da nossaMPB que fizeram suas mostras dos seus trabalhos.

Exatamente neste dia, estava sendo comemorado o XV FestivalNacional de Voz e Violão e a produção do festival este ano, resolveumarcar o aniversário de quinze anos (uma marco em Maricá, poisnenhum evento privado chegou aos quinze anos consecutivos)com uma festa especial: uma mostra de vários músicos, vários estilos,mas sempre na voz e violão.

Estiveram presentes dentre muitos Jajá do Violão, Riko Dorileo,Ronaldo Bandolim, Bira da Vila, Jô Borges e Aldo Correa,Sivuquinha, Raphael Caçula e Robson do grupo Sambacana.

Foram 12 horas seguidas de evento, que nem a forte chuvaque caiu por volta das 17 horas fez parar.

MARICANTO, ABRE O FESTIVAL PELO 13º ANO

E eles não poderiam faltar, afinal, segundo o produtor PerySalgado, eles são o Pé de Coelho do Festival. Pelo décimo terceiroano consecutivo, o CORAL MARICANTO do Maestro EduardoLannes abriu o não só o festival mas o projeto ARTE NA ESTRADA.

Logo após a belíssima apresentação do MARICANTO, aprodução ofereceu aos muitos convidados, um belíssimo café damanhã.

Sivuquinha, primo do grande Sivuca continuou a apresentaçãomusical, fazendo a alegria dos participantes do café da manhã.

O café da manhã terminou com os parabéns à produção e aoFestival Nacional de Voz e Violão pelos 15 anos, com direito avelinha e bolo.

O Coral Maricanto como sempre, fez belíssima apresentação ecantou os parabéns para os 15 anos do Festival Nacional de Voz eViolão. O café da manhã foi patrocinado por PONTIN, Amor à Você!

A produtora Rosy Oliveira ao lado da Miss Maricá Plus Size 2013 (a primeira negra no estado do Rio a ter um títulooficial em um concurso Plus Size e a segunda no Brasil) - Patrícia Olegario, Jô Borges que recebeu o troféu de melhorintérprete, Riko Doriléo que recebeu o troféu de Melhor Música - Divina Luz -, Aldo Correa que recebeu o título de melhorviolão e Izabella Abreu - Miss Saquarema Plus Size 2013 (a primeira na história do município)

As misses Maricá Plus Size Patrícia Olegario e MissSaquarema Plus Size Izabella Abreu ladeando osorganizadores do belíssimo projeto ARTE NA ESTRADA: apartir da esquerda, João do Samba, Fernando Santiago(Santiago Carretas), Peçanha (Bigas Peçanha), Osias Silveira(Art In Natura), Ivan Lamberti (Rebelados) e Pery Salgado(PR Produções). Veja a letra da música campeã na pág. C3

Depois da apresentação do grupo Sambacana, Sivuquinha edo Maestro Hélcio Brenha, Jajá do Violão deu um show fazendo umgrande tributo a Raul Seixas, ele que é o cover oficial do malucoBeleza. Levantou a galera, inclusive Eliane Farias, filha de Paulinhoda Viola que esteve prestigiando o evento. O evento terminou comapresentação de Raphael Caçula e Bira da Vila.

Jô Borges que conquistou o título de Melhor Interprete da Mostrado XV Festival, levantou o público com sua interpretação impecável.Ela se junta aos grandes interpretes do Fest. Nac. de Voz e Violão

O desabafo da companheira de Aldo Correa: “Finalmente elefoi reconhecido, agradeço à vocês do Festival”. Aldo Correa,recebeu o título de MELHOR VIOLÃO da mostra do XV Festival

Page 4: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

A 04 ANO 10 - Dezembro 2013(4)

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

THAYZA CASSUCE VENCE BELEZA NEGRA 2013

proprietária da loja SINHAZINHA patrocinadora do evento eBEATRIZ FREITAS - Musa Maricaense 2013 que completou 18anos de vida no domingo e recebeu sua faixa pela sua conquistano início do evento.

Outra excelente surpresa foi o terceiro lugar conquistado pelacaçulinha do concurso, YASMIM MARTINS (15 incompletos).

Participaram também do evento as jovens MARIANA SOUZA(25) que foi convidada a participar do GAROTA MARICÁ 2013 eMICHELLE LOPES (27) convidada a participar do Miss MaricáPlus Size 2014.

Durante o concurso, as jovens desfilaram lindos modelos daloja SINHAZINHA.

RESULTADO FINAL:THAYZA CASSUCE 221,5 pontos - CAMPEÃ E NEGRASOLIDÁRIACAROLINA NUNES 197 pontos - VICE-CAMPEÃ EFOTOGENIA NEGRAYASMIM MARTINS 191,5 pontos - 3ª COLOCADALUIZA MAGALHÃES 190 pontos - SIMPATIA NEGRA E VICEBELEZA NEGRA WEBJÉSSICA SOUZA 183,5 pontos - CAMPEÃ BELEZA NEGRAWEBMICHELLE LOPES 175pontosMARIANA SOUZA160,5 pontos

Lembrando que alémdas notas dos jurados(confira as planilhas nofinal desta matéria), ascandidatas receberamduas notas deFOTOGENIA e as notasdo concurso BELEZANEGRA WEB.

O evento tevetambém o apoio de CIROFONTOURA, MARCOB E C H K E R TFOTÓGRAFO e ROSYFESTAS E EVENTOS.

AAconteceu na tarde e noite do domingo 24 de novembro noRestaurante Confessionário no centro de Maricá, a segunda ediçãodo BELEZA NEGRA.

Com a presença de excelente público que lotou asdependências do Confessionário (que a cada dia melhora seusquitutes e atendimento se consolidando como um dos melhoresrestaurantes de Maricá), Hanna Almeida (19) BELEZA NEGRA2012 passou seu título para THAYZA CASSUCE (19) a grandecampeã do BELEZA NEGRA 2013.

Thayza ganhou também o título de NEGRA SOLIDÁRIA 2013,prova onde a produção do evento (PR Produções) solicitou àscandidatas que levassem doações de roupas, alimentos, brinquedose livros que serão doados para o SOLAR DOS IDOSOS do Caxito,ASILO BETEL SHALON em Inoã, FÁBRICA DOS CAMPEÕESem São José do Imbassaí e LBV MARICÁ no centro da cidade.

(Em breve estaremos colocando o resultado final da apuraçãodas doações que foram em grande quantidade alegrando aprodução do evento que agradece a solidariedade das famílias eamigos das candidatas que às ajudaram a ajudar os mais carentes).

Cada concurso é um concurso e a noite era mesmo de ThayzaCassuce. Ela é a atual Vice-Campeã do Miss Maricá Latina 2013/2014 e Miss Fotogenia Maricá 2013. Mesmo sendo a MissFotogenia, foi CAROLINA NUNES (19) que faturou o título deFOTOGENIA NEGRA 2013. Como dissemos, cada concurso é umconcurso e Carolina, que estreva em concursos se superou.

Ela conquistou também o título de Vice-Campeã do BELEZANEGRA 2013.

OUTROS TÍTULOS CONQUISTADOS

O concurso começou já comn uma vencedora. Jéssica Souza(24) foi a campeã do BELEZA NEGRA WEB 2013, onde leitoresvotaram na candidatas preferidas.

Com 1069 votos dos 2616 recebdis nos 5 dias da pesquisa,Jéssica faturou seu segundo título WEB. Ela foi a vice-campeã doMISS MARICÁ PLUS SIZE WEB 2013.

Já LUIZA MAGALHÃES (20) ficou com o título de Vice-Campeãdo BELEZA NEGRA WEB 2013 e foi escolhida por unanimidadepelo júri com a SIMPATIA NEGRA 2013.

O júri foi formado por PATRICÍA OLEGARIO - Miss MaricáPlus Size 2013 (a prmeira negra do estado do Rio de Janeiro a terum título oficial Plus Size e segunda no Brasil), THAYNÁ MORAES- Miss Maricá Latina e Miss Solidariedade Estadual Latina 2013/2014, HANNAH ALMEIDA - Beleza Negra 2012, JULIANA

3731-176799184-5871

THAYZA CASSUCE - BELEZA NEGRA 2013

Na foto abaixo à esquerda, Hannah Almeida (Beleza Negra2012) e Thayza Cassuce (Beleza Negra 2013)

Michelle Lopes, Mariana Souza, Carolina Nunes, Juliana Paz (Sinhazinha),Thayza Cassuce, Yasmim Martins, Jéssica Souza e Luiza Magalhães

Page 5: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

PSAÚDE, VIDA, CULTURA e LAZER

Parte integrante doInformativoCulturarTEEN.

ORGÃO INFORMATIVO DE MARICÁ – ANO 08 – NÚMERO 91 – DEZEMBRO 2013 – [email protected] - www.culturarteen.com (5)

BELEZAS NEGRAS TAMBÉM EM VERSÃO PLUS SIZENNossas lindas negrastambém estão fazendo sucessona versão Plus Size e asmodelos Plus Size estão cadavez amis na moda. Tanto é queno dia 18 de outubro aconteceuna cidade de Aparecida em SãoPaulo o concurso Miss Vale doPaiba Plus Size 2013 onde GiFarias (foto à direita) sagrou-secampeã e passou a ser aprimeira negra do Brasil a terum título oficial em um concursoPlus Size. Dois dias, apenasdois dias depois, foi a vez danossa linda PATRICIAOLEGARIO sagrar-se campeãdo MISS MARICÁ PLUS SIZE2013, passando a ser asegunda negra no Brasil e aprimeira no estado do Rio de Janeiro a ter um título oficial em umconcurso Plus Size.

No dia 23 de novembro, Josiane Lira sagrou-se campeã doMiss Plus Size Carioca 2013 onde Patricia Olegario ficou entreas TOP 12 e Lidiane Machado (outra linda negra) conquistou oterceiro lugar. Josiane foi a primeira negra a conquistar o título deMiss plus Size Carioca.

Na foto ao lado, Pery Salgado (produtor - PR Produções),Patricia Olegario - MIss Maricá PLus Size 2013, Josiane Lira -Miss Plus Size Carioca 2013 e Eduardo Araúju (produtor eorganizador do Miss Plus Size Carioca).

OUTROS TÍTULOSJosiane Lira conquistou também o título de Miss Simpatia. Márcia

Bastos ficou com o vice Miss Plus Size e Lidiane Machado com oterceiro lugar. Drielle Braga que em breve será coroada a primeiraMiss Mangaratiba Plus Size (pela PR Produções) conquistou otítulo de Miss Elegant.

Das TOP 12, três estão diretamente ligadas a PR Produções eoutra, foi a vice-campeã do Miss Maricá Plus Size 2013 (evento

EEm belíssima festa organizada por Eduardo Araúju na Casa deEspanha no bairro do Humaitá no Rio de Janeiro, aconteceu a finalda quarta edição do MISS PLUS SIZE CARIOCA criado pleo mesmoEduardo Araúju.

A nova Miss Plus Carioca 2013, é a passista da Acadêmicos daGrande Rio, Josiane Lira, que recebeu da Miss Plus Size Carioca2012, Amanda Santana, a coroa e a faixa de Miss.

realizado pela PR Produções).Das 31 candidatas que participaram do concurso, 12 estão ou

estarão diretamente ligadas à PR Produções, mostrando aimportância que a produtora de Maricá que completa 19 anos nodia 31 de dezembro dá aos concursos de beleza, aos concursos eeventos PLUS SIZE e a valorização das modelos de todos osestilos e raças. (Na foto abaixo, as 12 finalistas do Plus Size Carioca)

Page 6: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

E

ANO 10 - Dezembro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(6) www.culturarteen.comC 02

DAIANEMachado

Professora e

Historiadora

PA VIRADA

Primeiramente querodesejar boas festas a todos!Que o Senhor Deus possa

nos abençoar ainda mais a cada dia deste finalzinhode ano. Que cada sonho, cada promessa, cadaatitude tomada, cada acerto e cada erro tenha nosfeito crescer como pessoa diante dos homens ediante Dele! Quero compartilhar mais umaexperiência da minha vida com vocês comotestemunho do que a força de vontade e a fé podemfazer nas nossas vidas!

A quase dois anos e meio eu voltei pra minhaterrinha, amada Santa e bela Catarina! Mas estavolta foi cheia de frustrações e sentimentos de culpae revolta. Saí de um relacionamento destruída peladesilusão e falta de perspectiva. Aqui chegandodescobri meu único irmão em coma na UTI do hospitaljá há alguns dias. Impossível descrever meussentimentos naquele momento.

“Separada (o que é um rótulo pra muitas famíliastreadicionais sulistas onde a separação ainda é umtabu), socialmente deslocada, desiludida e em semi-luto do meu irmão mais novo, eu lutei cada segundodaqueles dias para me manter em pé!Eu precisavaajudar a tomar conta dele, mas as contas sóatrasavam e para piorar ainda fui parar no SPC.Arrumei um emprego à noite, passava o dia nohospital, depois do trabalho passava no hospital denovo e assim foram meus dias pelos dois primeirosmeses. Sem esperança nenhuma de reação, meuirmão foi transferido da UTI para o isolamento, levoudez dias para acordar, duas semanas para ficar depé e vinte dias para voltar a comer.Hoje leva suavida normalmente com a ajuda de uma cintaabdominal que não pode deixar de usar até quepossa ser feita ainda a última cirurgia. Como eu jáhavia contado para vocês, ele foi vítima de umaemboscada por causa de uma briga e levou trêstiros pelas costas, os dois criminosos estão presospara o sossego das famílias tubaronenses.

Logo após a recuperação de meu irmão, conheciuma pessoa maravilhosa, meu presente de Deusque ajudou a curar as feridas do meu coração ereestabelecer minha auto estima. Acabamos de noscasar, minha casa está em fase de acabamento,minha formatura na faculdade será em fevereiro, oque era mais um sonho que foi interrompido porcausa da minha primeira união estável.

Faço a passagem deste ano aliviada por tercolocado a vida em ordem, com muito esforço ededicação reconstruí a minha vida e agora possotraçar novos planos para a minha vida sem ter medodo futuro, pois coloquei minha vida nas mãos do PaiEterno e tenho certeza que Ele tem sempre o melhorpara mim! Muitas pessoas que se dizem inteligentestem vergonha de assumir a fé e até criticamseveramente quem o faz. Eu posso dizer comconhecimento de causa que não sou nada sem Deuse que confio Nele sempre. Nestes diascomemoraremos o natal, nascimento do nossoSalvador Jesus, aproveite você também este tempopara refletir sobre a sua relação com Ele. Que Deusabençoe abundantemente, feliz 2014!!

Estão abertas as inscrições para o concursoMUSA DE MARICÁ 2014. que será realizadopela PR Produções no dia 18 de janeiro.

O concurso selecionará jovens pararepresentar nosso município no concursoestadual MUSA DA BARRA 2014 queacontecerá no dia 31 de janeiro no Rio deJaneiro, organizado pelo CLUBE DA MODA docasal de produtores Betto Diaz e RayannaYanelli.

As inscrições podem ser feitas nas lojasSINHAZINHA (Av. Vereador Francisco Sabinoda Costa 398 - em frente à Maricarro) e na lojaANTENADA (Rua Joaquim Eugenio dos Santos- entre a Ponte da Mumbuca e a RequinteFestas).

As inscrições poderão ser feitas até a sextafeira 10 de janeiro e caso seja necessário, aprodutora poderá realizar uma seleção dentreas jovens inscritas.

No domingo 12 de janeiro à meia noitecomeçará a primeira faase do concurso comvotação pela internet. Essa votação terminaráàs 23:59h do sábado 17 de janeiro, vésperada grande final.

A final acontecerá no restauranteConfessionário às 17 horas apenas paraconvidados.

Participe, e seja a primeira jovem arepresentar Maricá em um concurso estadualem 2014. Conquiste seu primeiro título do ano eabra as portas para sua carreira de modelo.

MUSA DEMARICÁ 2014

Ra

ya

nn

a Y

an

ell

i

Halana Magalhães, Miss maricá Latina2012/2013 representou a PR Produçõesna entrega do Troféu Clube da Moda àsmelhores produtoras do estado do Rio

de Janeiro. Na foto com Betto Diaz eRayanna Yanelli.

VEM AÍ,A MAIS BELA

COMERCIÁRIAS 2014Realização: PR Produções

MUSA DA BARRA

2014

Rio de Janeiro

1º PARADA LGBT EM MARICÁ

AAconteceu na tarde e início da noite no centrode Maricá, a primeira marchas LGBT organizadapelo Grupo Humanos que luta no município pelofim da homofobia.

Centenas de pessoas - Lésbicas, Gays,Bissexuais, Transexuais, Heteros e Simpatizantescurtiram na maior paz e harmonia cerca de cincohoras de som com várias DJs de Maricá, dentreeles Carol Sabá, Danny Lima, Ciro Fontoura ePhillipe Ricardo.

“Participei como DJ no primeiro trio elétricojunto com meu irmão DJ Phillipe Ricardo na 1ºParada LGBT de Maricá no domingo, dia 01 dedezembro. Ao final, discursei sobre a importânciado evento, exterminando qualquer tipo depreconceito, pois todos nós somos humanos, temossentimentos e somos irmãos! Parabéns aosorganizadores!!!”, declarou satisfaeito com oresultado o DJ Ciro Fontoura, organizador doDance Floor. O CulturarTEEN apoiou o evento.

Page 7: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

dezembro 2013

número 78 - ano 07

(7)

Page 8: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

ANO 10 - Dezembro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(8) www.culturarteen.com

Informativo CULTURARTEEN ano 10 nº 128 - Dezembro/2013 - Propriedade PR PRODUÇÕES. Diagramação e Fotos: José Pery Salgado e Rosemery Oliveira. Edição: Rosemery Oliveira Jornalista Responsável: PerySalgado (R.P. 34659/RJ) Colaboradores: Paula Chagas, Fabi Lemos, Rosy Oliveira, Kito, Daiane Machado, Mila De Toffoli e Stephanie Macharett . Impressão: Editora Esquema. Distribuição Gratuita e Dirigida ao público jovemde Maricá. CULTURARTE, Culturateen, Culturartween e CulturartKids são marcas de propriedade da PR Produções. Edição mensal. As matérias assinadas são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Contatos: (21)9281-4037 [email protected] INFORMATIVO ESPÍRITA, CULTURARTE, CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN, JORNAL DA MICROLINS, INFORMATIVO FRK, INFORMAÇÃO COMPLETA e INFORMATIVOPRofissionalizar, HÁ-NIMAL, SER!, UNIversitariUSS, MAIS UM e informativo NET FOX são criações do Eng. José Pery Salgado. Luz Sonora e ECOLOUCOS são produzidos e editados pela PR Produções. Tiragem 5000 exemplares Matérias e anúncios são de inteira responsabilidade de seus autores e não nos responsabilizamos pelo seu conteúdo.

E 02

U

(entrada pela RJ 106, km 22 ao lado do Posto Shell)

Rua Marajó 460, São José do Imbassaí - Maricá

Oferecimento: Pousada Vovó Bellina, resgatando a História de Maricá

ÉDIO MUNIZ DE ANDRADE

O

MARICÁ VOLTA A RECEBER PROJETO“OBSERVATÓRIO NA PRAÇA”

O projeto OBSERVATÓRIO NA PRAÇA que dá oportunidade para a visualização do Sol atravésde um telescópio de hidrogênio e de outros elementos do espaço estará de volta à Maricá na terça feiradia 17 de dezembro.

O astrônomo amador EDUARDO BALDACI, idealizador e organizador do projeto, iniciou seustrabalhos na década de 80 com a passagem do Cometa de Halley, já percorreru 12 cidades brasileirase duas cidades dos Estados Unidos com telescópios especiais capazes de observar desde as atividadessolares até a passagem de astros mais raros, como cometas.

Para participar é necessáriocontribuir com R$ 3,00 para opagamento de despesas. Caso oparticipante queira levar um pôsterda Lua, a contribuição pedida é deapenas R$ 5,00.

É bom lembrar que caso ascondições meteorológicas nãoestejam favoráveis para aobservação dos corpos celestes, oevento poderá ser cancelado.

O evento acontecerá na praçaOrlando de Barros Pimentel, no dia17 das 16 às 20:30h e conta com oapoio do CulturarTEEN e daPOUSADA VOVÓ BELLINA.(Foto e matéria Maricá Info)

Um homem íntegro, honesto, bom amigo, bompai, bom marido, bom chefe de família, bom político,fato raro nos dias de hoje.

Este era Edio Muniz deAndrade que nos deixou namanhã do dia 05 denovembro.Prefeito de Maricá noperíodo de 1982 a 1987, Édio foitambém comerciante com suatradicional loja MUNIZ MÓVEISreferência do comércio de Maricádurante anos.

Foi também o fundador doRotary Clube de Maricá há 37anos, sendo presidente emalgumas gestões. Atualmente erao vice-presidente da entidade.

Foi também presidente daAssociação Comercial de Maricáe tinha na alegria e jovialidadesuas marcas. Semprepreocupado com o bem estaralheio, querendo e ajudando osmais carentes e seus amigos sempre que possível,descansou em sua casa como um passarinho.Deixa saudades neste povo carente de bonsexemplos.

Edio recebe das mãos do governador dodistrito 4750, Luis Spitz sua última

condecoração Durante o café da manhã na visita dogovernador do Rotary, em outubro na Casada Amizade. Sempre alegre e cercado dosamigos. Na foto, Jorge Monteiro e Julio,

protocolo geral do Rotary

Celebração e café da manhã na Casa da Amizade quando da visita do governador doRotary Clube Luis Spitz

O jornal Barão de Inohan foi o responsávelpelos últimos registros fotográficos de Édio Muniz,durante a visita do governador do Rotary ClubeSr. Luiz Spitz, em outubro passado.

Page 9: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ Agosto 2013 - ANO 09 www.culturarteen.com (9) E 03E 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ Dezembro 2012 - ANO 10 www.culturarteen.blogspot.com E 03E 03

Page 10: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

ANO 10 - Dezembro 2013 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(10) www.culturarteen.blogspot.comE 04

Paula Alves das Chagas éprofessora e formada em Letras.

Atualmente faz Mestrado emLiteratura Brasileira e Teorias da

Literatura pela UFF

PAULACHAGAS

AA POESIA DE ANTONIO CICERO

A sugestão de leitura desta edição é a obra docarioca Antonio Cicero. O poeta nascido em 1945 éirmão da cantora Marina Lima, para quem já compôsdiversas canções. Seu trabalho passeia entre a música,a poesia e a filosofia. Apesar de escrever desde muitojovem, seus poemas demoraram a ser publicados emlivros. Segundo o poeta, isso ocorreu porque ele nãose adequava a nenhuma das correntes de poesia quevigoravam em sua juventude. Por um lado, não seidentificava com o estilo concretista, pois preferia o verso,a poesia discursiva; por outro lado, não se identificavacom os “inimigos” dos concretistas, nem com a poesiamarginal, pois, para ele, a poesia é escritura, produçãode formas.

Três são os livros de poesia publicados por AntonioCicero até então: Guardar(1996),A cidade e os

livros(2002) e Porventura (2012), todos pela editoraRecord. Seus poemas têm por tema o amor, o cotidianoe a própria construção poética, por vezes mesclandoreferências à mitologia grega com situações ou objetospróprios de nossos dias. Tal tendência pode serobservada, por exemplo, no poema “Vitrine”, que fazalusão ao mito de Narciso: “Que divisa o olhar dessemoreno?/ Namora os tênis atrás da vitrine?/ Ou a vidraçaque os devassa e inibe/ os seus reflexos serve-lhe deespelho/ e ele recai na imagem de si mesmo,/ igualmentevisível e intangível?” (CICERO, 2002: p. 55).

Como afirma José Miguel Wisnik no texto de orelhade A cidade e os livros, o poeta propõe uma “atualizaçãodos mitos”, quando encontra “o ponto exato da ruínacontemporânea”. Trata-se, portanto, de uma poesia“extraordinariamente reflexiva e ao mesmo tempo deum frescor imagético incomum, do mais maduro viço”.Em poemas como “Deus exmachina”, o autor alia oclássico ao moderno, rompendo com modelos e formatostradicionais ao mesmo tempo em que os evoca. O citadopoema faz referência a Ítalo e Dédalo, “figurasmitológicas” evocadas “só por questão de rima” (Idem,p. 35). O formato escolhido para reconstruir a confecçãodas asas de Ícaro e sua inevitável queda é o soneto. Equando o sol “rasga a geringonça”, rasga-se também oúltimo verso do soneto, desconstruindo o formatotradicional.

Segundo Antonio Cicero, a forma é tudo numpoema. O que se convencionou chamar de forma dopoema é, para ele, um formato. Desse modo define osformatos clássicos (como os sonetos): são arbitrários. Apoesia é o que transforma o arbitrário em necessário.O formato obedece à necessidade que o tema ou ideiainicial do poema estabelece na sua construção. A. Cicerocostuma recorrer a formatos tradicionais, porémdesconstruindo sua arbitrariedade. Ao lançar mão dosoneto, como no exemplo citado, o faz de forma“desnaturada”, quebrando a previsibilidade que omodelo traz. Isso porque o autor não tem o sonetocomo fetiche, mas como um formato possível e passívelde experimentação.

Há muito o que se dizer sobre os versos dessepoeta (certamente mais do que o breve espaço destetexto suportaria). Uma declaração de amor, um grito,um desejo, uma obsessão, uma luta: tudo é poesia naslinhas de Cicero. Linhas que, ainda citando Wisnik, estão“entre a claustrofobia e a respiração”. Uma leituraindispensável para os amantes da boa poesia.

REFERÊNCIA:CICERO, Antonio. A cidade e os livros. Rio de

Janeiro: Record, 2002.

1. EmagreceAndar de bike é um exercício aeróbico,portanto queima calorias. O valor exatovaria de acordo com o peso, a altura, aidade e o ritmo de cada pessoa. A média éde 400 calorias por hora (para uma mulhercom 60 quilos).

2. Aumenta o fôlegoQuando você mexe o corpo, todo oorganismo, especialmente os músculos,pede por oxigênio, que é o catalisador quetransforma a glicose em energia. Aí ospulmões são obrigados a trabalhar maisrápido para garantir o suprimento dessasubstância e a expulsão do gás carbônico(o resultado tóxico da reação). Quempedala, habitua os pulmões a essasobrecarga.

3. Deixa as pernas torneadasA musculatura dessa região é bem solicitadadurante a pedalada. Resultado: coxasfirmes e panturrilhas trabalhadas. Oaumento de massa muscular, no entanto, édiscreto - nada que se iguale a um treinode musculação. Mas, como andar debicicleta também queima o excesso degordura, a definição fica evidente.

4. Exercita a cabeçaO momento em que você está em cima dabike é aquele em que as grandes ideiassurgem. Esse fato tem tudo a ver com oexercício. Fazer uma atividade aeróbicaregular gera uma melhora significativa damemória e de outras habilidades mentais.Porém, isso regride quando você para dese exercitar.

5. Economiza dinheiroAo trocar o carro pela bicicleta, você diminuio gasto com combustível o que contribuipara a saúde de sua conta bancária.

6. Alivia o stressComo qualquer outro exercício, pedalarestimula a produção de endorfina,neurotransmissor que dá a sensação debem-estar. Ou seja: ao final da pedalada,

você vai ganhar uma tremendadisposição para enfrentar o dia-a-dia.

7. Ajuda a salvar o planetaUm dos gases responsáveis pelo efeitoestufa é o dióxido de carbono (CO

2).

E amaior parte dele vem da queimade combustíveis. Quando presente naatmosfera, esse gás forma umabarreira, impedindo que a radiaçãosolar refletida pela superfície da Terravolte para o espaço - criando, assim,o efeito de uma estufa. Com isso, astemperaturas do ar, dos oceanos e doslagos aumentam e as funções dosecossistemas começam a mudar.Segundo especialistas, já existe umvolume de CO

2 na atmosfera que vai

afetar a nossa vida por mais de 100anos. Ao andar de bicicleta você nãolança dióxido de carbono, ajudando areduzir as concentrações do gás edeixando o planeta menos poluído.

8. Previne doençasQuem pedala mantém o organismoativo e não deixa que váriosmecanismos enferrujem. Você ficaresistente a várias doenças, comoosteoporose e problemas cardíacos.

9. Dribla os congestionamentosA bicicleta é o segundo meio detransporte mais rápido nas grandescidades na hora do rush, perdendoapenas para a moto. Mas é precisoficar atenta às normas de segurançapara circular no meio do trânsito.

10. Facilita conhecer a cidadePresa dentro do carro, você nemimagina quanta coisa bacana épossível encontrar nas ruas eavenidas da região onde mora.Sentada na bicicleta, além de sentiraquele vento gostoso no rosto, que dásensação de liberdade, seu campo devisão se amplia e você conseguevisualizar melhor o ambiente.

> Aluguel de Roupas:- casamento- formaturas- social- teens- acessórios

> Maquiagem> Penteados> Fotografia e Filmagens

ATENDIMENTO COMHORA MARCADA eINDIVIDUALIZADO

Promoção de final de ano:VESTIDOS A PARTIR DE

R$ 70,00

Tudo em um só lugar

maricamixnegocios.blogspot.come-mail:[email protected]

3731-176799184-5871 (Claro)

98740-5318 (Oi)

PEDALA MARICÁ, PROJETO QUE RESGATA O CICLISMO NA CIDADE, ÀS QUINTAS FEIRAS

Cpara ficar longe das doenças”, destacou Patrick,alertando da importância do uso de capacete,joelheira e cotoveleira. “É recomendável utilizaresses acessórios no passeio, mas permitiremosque os ciclistas que não possuam essesequipamentos também integrem o grupo”,acrescentou um dos organizadores.

O grupo contará com apoio de agentes daGuarda Municipal, da Defesa Civil e da secretariamunicipal de Transportes.

O ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica,ideal para desenvolvimento dos sistemas deenergia aeróbico e anaeróbico. Em termos desaúde, estimula o sistema cardiovascular dospraticantes, sendo indicado por médicosespecialistas para desenvolvimento de resistênciade força muscular das pernas e como ótimoexercício para queima de gordura corporal. Amédia é de 400 calorias perdidas por hora (parauma mulher com 60 quilos).

Com objetivo de resgatar a prática dociclismo em Maricá, a secretaria municipalde Turismo está apoiando a iniciativa dosjovens Felipe, Marcos e Patrick queorganizaram o projeto de PasseiosCiclísticos em Maricá. Com a presença deVinicius que tem um grupo de ciclistas decompetição e exibição, os passeios ciclísticosacontecem todas as quinta-feira a partir das19h.

O projeto Pedala Maricá, um passeiode bicicleta em grupo por diversas ruas docentro da cidade tem a concentração naPraça Conselheiro Macedo Soares ao ladoda secretaria de Turismo, no Centro.

O percurso, de aproximadamente umahora de duração, não é exigente eproporciona condicionamento físico,equilíbrio e alívio do estresse. O projeto érecomendado para pessoas de qualqueridade. Os menores de 14 anos devem estaracompanhados do pai ou responsável queassinam um termo de responsabilidadepara o passeio. Todos os participantes sãopreviamente cadastrados pela equipe deorganização

Segundo um dos organizadores do PedalaMaricá, Patrick Martins, a intenção é não sóconscientizar a população sobre o uso da bicicletacomo meio de transporte eficiente eambientalmente correto, mas principalmentemostrar os benefícios à saúde em geral que traz.“Com as facilidades da vida moderna, osedentarismo ganha cada vez maisespaço no dia a dia, gerando ouagravando problemas. Manter umadieta equilibrada e introduzir a atividadefísica na rotina são premissas básicas

10 motivos para você pedalar já

Page 11: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

C 03 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 10 - Dezembro 2013 www.culturarteen.com (11)

DIVINA LUZ Autor: Riko Dorilêo

Em meu sonhoUma luz me tocouCom os meus pés esta luzEu seguiNos caminhos difíceisMe amparou e me trouxe aquiCom minhas mãosO teu manto toqueiCom os meus olhosSorri e choreiE na tua presençaDivina luz, te encontreiNossa Senhora do AmparoQue ilumina e estende a mãoQue dá fé a esperançaQue sublima o coraçãoTua luz mudou minha vidaVim de longe pra ficarAbençoa esta cidadeE os filhos de Maricá

XV FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO: MOSTRA DE MÚSICOSCONSAGRA RIKO DORILÉO E O CASAL JÔ BORGES E ALDO CORREA

Este ano o Festival Nacional de Voz e Violão,que comemorou 15 anos de existência, foi umfestival diferente, onde músicos consagrados foramconvidados para uma grande mostra de seustrabalhos e talentos, durante o Projeto ARTE NAESTRADA.

E nessa grande mostra, um casal de destacou:ela como melhor intérprete e ele como melhorviolão.

Jô Borges e Aldo Correa chegaram aslágrimas de emoção pela conquista ereconhecimento e Jô desabafou: “Estes troféustem um significado muito importante para nós.Sempre quisemos participar do Festival Nacionalde Voz e Violão mas sempre tinhamos algumimpedimento e hoje, estamos aqui sendoagraciados com essas conquistas. Para Aldo, osignificado, a importância é muito maior. Muitaspessoas sempre dizem que ele é o melhor deviolão de Maricá, que toca muito bem, mas nuncafoi realmente reconhecido e hoje, conquista o troféude Melhor Violão deste consagrado festival. Émuita alegria para nós!”, concluiu Jô emocionada.

Quem também se emocionou com a conquista deMELHOR MÚSICA foi o cantor e compositor RikoDoriléo, que fez uma linda canção emhomenagem à Nossa Senhora do Amparo. Rikodeclarou que não esperava receber essapremiação na mostra de músicos do XV FestivalNacional de Voz e Violão, e pediu que o projetoARTE NA ESTRADA se perpetue, para o bemdos artistas e dos músicos de Maricá.

Confira ao lado, a letra da Melhor Música doXV Festival Nacional de Voz e Violão.

PATROCÍNIO:

Page 12: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

ANO 10 - Dezembro 2013(12)C 04

N

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

no uso de tecnologias implica perdanacomunicação entre o casal, o que pode ser umpontapé inicial até para uma separação.

Mais sintoma do que causa de problemasPara Carla Cecarello, a intromissão de

equipamentos tecnológicos e redes sociais na vidaa dois é mais um sintoma do que causa deproblemas.

- Em geral, a pessoa alega que não tem aatenção do outro e, então, começa a se distraircom este tipo de coisa. Ou seja, o casal já estavaem conflito, que passa a ficar em evidência com asituação – diz a psicóloga e sexóloga.

Quando o distanciamento fica explicito, a saídaé uma das partes tomar a iniciativa e chamar oparceiro para uma conversa franca. Identificardivergências e tentar encontrar uma propostadiferente para o relacionamento devem estar noroteiro do bate-papo.

- Quando o uso das tecnologias se torna umvício, um precisa ajudar o outro a procurar ajudaprofissional em busca de uma solução – orientaCarla Cecarello.

O psicólogo Thiago de Almeida, especialistaem relacionamentos amorosos, também acreditaque o uso das tecnologias em excesso apenasreflete problemas já existentes na relação.

- Só não acho justo colocar estes mecanismos,que podem nos ser muito úteis, como bodeexpiatório. Claro que eles demonstramdesinteresse, seja do homem ou da mulher, masisso poderia ser representado por um livro, umfilme ou uma novela. A questão é que, hoje, osmeios tecnológicos são a bola da vez. Essaculpabilização é absurda – critica Almeida.

TECNOLOGIA ESTÁ ROUBANDO A ATENÇÃO DE CASAIS PARA O SEXOUso excessivo de aparelhos e redes sociais faz cair à freqüência sexual, diz estudo.

Na era da tecnologia, smartphones, tabletese notebooks estão ganhando status de amantes eformando um triangulo amoroso com os casais.Pelo menos, esta parece ser a situação no ReinoUnido, onde um estudo com 15 mil entrevistadosconcluiu que a freqüência média de sexo é demenos de cinco vezes por mês. Os pesquisadoresatribuíram à culpa do numero baixo à vidamoderna: cada vez mais, pessoas levamaparelhos tecnológicos para o quarto paraacessar e-mails e redes sociais e deixam de ladoo que realmente interessa em um relacionamento.

No Brasil, o dado mais recente sobre médiade relações sexuais é de três vezes por semana.Embora não haja estudos no país relacionandotecnologias ao comportamento dos casais, oterapeuta sexual Arnaldo Risman acredita que ofenômeno comprovado no Reino Unido tambémjá ocorre por aqui.

- A necessidade de ficar conectado 24 horaspor dia diminui a intimidade entre o casal. Não énem falta de romantismo, mas uma questãofisiológica, porque existe uma dificuldade dedesvinculação mental. Para o cérebro focar narelação sexual, ele precisa se desligar das outrasobrigações – opina Risman.

A psicóloga e sexóloga Carla Cecarello,coordenadora do Projeto AmbSex, concorda.

- Já recebo alguns pacientes com essa queixa.Facebook é uma praga, a pessoa entra e nãoquer sair mais. Isso rouba a atenção que poderiair para o parceiro – diz a especialista, que ouvemais reclamações de homens preteridos emrelação às mulheres.Além da queda da freqüência sexual, o exagero

Page 13: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

A 05 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 10 - Dezembro 2013 www.culturarteen.com (13)

Q

Confira as ofertas no nosso encarte e no nosso site

www.supermercadosupermix.com.brSUPER OFERTAS PARA O

NATAL E ANO NOVO

CONCURSOS E EVENTOS PLUS SIZE SÃO OS QUE MAIS CRESCEM NO BRASILQuem disse que para ser bonita, charmosa e fazer sucesso tem

que ser magrinha? Os padrões de beleza estão mudando, ou seadequando as necessidades e realidades do mundo e as modelosPlus Size vem ganhando espaço e os eventos e concurso Plus Sizesão os que mais crescem no mundo, em especial no Brasil.

Recentemente (no dia 20 de outubro) tivemos o segundo MissMaricá Plus Size onde Patricia Olegario sagrou-se campeãsuperand outras 4 candidatas e com a conquista, passou a ser aprimeira negra no estado do Rio de Janeiro a ter um título oficial PlusSize e a segunda no Brasil. É que dois dias antes, na cidade deAparecida (SP) Gi Farias conquistava o Miss Vale do Paraiba PlusSize e tornava-se a primeira negra com um título oficial Plus Size.

No dia 23 de novembro no Rio de Janeiro, no Miss Plus SizeCarioca, Josiane Lira foi a primeira negra a conquistar este título.Patricia ficou entre as TOP 12, assim como outras misses coroadaspela PR Produções. E com isso, outras misses que representaramoutros municípios estão recebendo a honraria da coroação e dafaixa oficial, passando a ser a Miss do seu município.

Para nós da PR Produções um momento mágico, de valorizaçãode uma modelo Plus Size, para elas, a realização de um sonho, osonho de ser Miss e representar sua cidade ou seu bairro.

A primeira a ser coroada foi Izabella Abreu, no dia 07 denovembro na Casa de Cultura de Saquarema, pela Sub-Secretariade Cultura Dione Santos. Izabella é a primeira Miss SaquaremaPlus Size da história do município.

A segunda a ser coroada foiPAULA FIGUEIREDO, a primeiraMiss Araruama Plus Size. Paulafoi coroada na abertura doCampeonato Mundial de WindSurf 2013, em Praia SecaAraruama no dia 14 de novembropassado. Representando oprefeito Miguel Jeovânio, Paularecebeu a faixa das mãos doSub-Prefeito Marquinhos daToyota e a coroa das mãos doprodutor Pery Salgado.

No dia 16 de novembro foi avez de LUANA LESSA sercoroada a primeira Miss SãoGonçalo Plus Size durante oalmoço de confraternização dasmisses da PR Produções noRestaurante Bambino D’Oro emSão José do Imbassaí em Maricá.

CONTINUA NA PÁGINA A6

Page 14: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

A 06 ANO 10 - Dezembro 2013(14)

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.com

NOteenCIÁRIONotícias do mundo jovem

COMPLETA

Garota2013

SSegunda colocada no concurso GAROTA DACAPA 2013, Patricia Muniz (19) foi uma dasdescobertas da PR produções em 2012.

Fez com nossa produtora seus primeirosdesfiles e ensaios fotográficos. E aí não parou mais.Disputou outros concursos, participou de outrosdesfiles e ensaios fotográficos e hoje é agenciadapela principal agência de Niterói, a NIT MODELSonde faz cursos de aperfeiçoamento.

Ela será capa do CD do XV Festival Nacionalde Voz e Violão que apresentará os dois destaquesdeste ano (Rico Dorilêo e o casal Jô Borges eAldo Correa) e os maiores vencedores dos quinzeanos do festival.

Por suas conquistas, ela é a GAROTACOMPLETA deste mês e está na final do concursoque acontecerá em janeiro.

PATRÍCIA MUNIZ

BELEZA NEGRA REÚNE AS MAIS BELAS DE MARICÁ

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CONCURSOSCRIANÇA MARICÁ 2013 (3 a 10 anos)

e MEU BEBÊ É LINDO 2013 (0 a 2 anos)As inscrições poderão ser feitas nas lojas RIQUINHO (em frente ao Bradesco)

e no Shopping Villa Center.Maiores informações (21) 9281-4037

Concurso dia 15 de dezembro às 16 horas na FEBRINQ 2013

OO concurso Beleza Negra2013 além de reunir lindascandidatas, reuniu também nossasbelas misses.

Estiveram presentes aoevento a Miss Maricá Plus Size2013, Patricia Olegario, a primeiranegra do estado do Rio de Janeiroa ganhar um concurso oficial deMiss Plus Size e segunda doBrasil, Thayná Moraes - MissMaricá Plus Size e MissSolidariedade Latina Estadual2013/2014 e Isabella Oliver - MissMaricá Plus Size 2012.

Esteve presente tambémBeatriz Freitas, Musa de Maricá2012 e Hannah Almeida 2012 quepassou seu título para ThayzaCassuce, vencedora deste ano.

Mas o concurso teve tambémseu lado solidário.

Todas as candidatas e seusfamiliares trouxeram donativos queserão doados à LBV maricá,Fábrica dos Campeões em São José. Solar do Idosos de Maricá no Caxito e Asilo Betel Shalon emInoã.

Foram arrecadados os seguintesitens:Leite em pó: 8 latasLeite em Caixa: 30 caixasÓleo: 8Massas (quilo): 6Arroz: 15Feijão: 6Farinha: 8Açúcar: 10Fubá: 4Roupas: 189Agasalhos: 30Brinquedos: 52Livros: 61Agradecemos à todosque nos ajudaram aajudar!!!

NATÁLIA LYRA, COROADA MISSCABO FRIO PLUS SIZE 2013

CONTINUAÇÃO DA PÁG A5

Natalia Lyra, foi coroada a primeira Miss Cabofrio Plus Size no dia 29 de novembro passado nobelíssimo e histórico Parque do Itajuru, onde fezum breve ensaio fotográfico. Outras lindas missesjá estão com suas coroações marcadas: DrielliBraga será coroada Miss Mangaratiba. QupesiaAlmeida será coroada Miss Itaguai. Graziele Gamaserá coroada Miss Nova Iguaçu. Flávia Pinheiroserá coroada Miss Miguel Pereira e DéboraChagas será coroada Miss Niterói. Várias outrasmisses representando seus bairros também serãocoroadas em breve. É a valorização e ocrescimento do movimento Plus Size e nós da PRProduções apoiamos essa causa.

MISSES SE CONFRATERNIZAMEM MARICÁ

Foi no dia 16 de novembro que osproprietários do restaurante Bambino D’Oro - Josée Rosania Reis receberam misses da PRProduções e membros da produtora além defamiliares para o almoço de confraternização. Nestedia aconteceu também a coroação de LuanaLessa, Miss São Gonçalo Plus Size 2013, aprimeira na história do segundo maior municípiofluminense.

BOAS FESTAS E UM 2014CHEIO DE SAÚDE E PAZ!!!

Page 15: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

D

A 07 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 10 - Dezembro 2013 www.culturarteen.com (15)

SUPER OFERTAS PARA O SEU NATAL, VOCÊ ENCONTRA NA RIQUINHO

DIA 23, MAIS UMA NOITE MALUCA, COM A PRESENÇA DE PAPAI NOELDIA 15, 12 HORAS DE SUPER OFERTAS E DIVERSÃO NA FEBRINQ 2013

Dezembro chegou. É hora de arrumar a casapara o Natal, fazer as provas finais, começar asférias e o mais legal, comprar e ganhar presentes.

Mais uma vez pensando nisso, a Riquinho ea PR Produções estarão fazendo no dia 15 dedezembro (domingo) das 9 às 19 horas, 12 horasseguidas de superdescontos na FEBRINQ 2013OFF.

São até 70% de descontos em todos osprodutos da Riquinho e muito mais. Sim, muitomais: teremos também 12 horas de diversão, commuita música, brincadeiras, sorteios e distribuiçãode brindes.

Esse ano a FEBRINQ será OFF, poisacontecerá na loja da RIQUINHO localizada noShopping Villa Center na Rua Abreu Sodré 99(ao lado do Princesa grande). Toda a frente doshopping estará com tendas aumentando a a´reade ofertas e diversão.

Os demais lojistas do shopping (que estaráaberto no horário da FEBRINQ) estarãoparticipando também da FEBRINQ OFF 2013,oferecendo descontos de até 70% nos seusprodutos.

Teremos à tarde a presença de Papai Noel evocê poderá tirar sua foto com ele.

À tarde também, às 16 horas, teremos oconcurso CRIANÇA MARICÁ 2013, ondecrianças de 3 a 10 anos poderão participar. Asinscrições estão sendo feitas nas lojas Riquinho.

Estão abertas também as inscrições para oconcurso MEU BEBÊ É LINDO 2013. Nesteconcurso, a mamãe ou papai que fizerem ainscrição do seu bebê, deverão levar uma foto dequalidade para o concurso. Este concursodestinado exclusivamente para crianças de 0 a 2anos, será através de votação pela internet e acriança vencedora ganhará um super book digitalcom 100 fotos.

DIA 23, MAIS UMA NOITE MALUCAJá virou tradição e em sua décima edição, a

Riquinho presenteia a população de Maricá commais uma NOITE MALUCA. Na verdade, seráum dia inteiro muito louco, com ofertas, brindes,mais diversão e guloseimas, além da presença dePapai Noel a partir das 17 horas até meia noite.

A NOITE MALUCA acontece na loja daRiquinho na Rua Senador Macedo Soares 97,em frente ao Bradesco.

SUPER OFERTAS PARA O SEU NATAL

BOLICHÃO HOT WHEELS deR$ 149,90 por

AQUA BRINK de R$59,99 por

BONECA DENGOSAde R$ 119,90 por

CASA NA ÁRVOREde R$ 139,90 por

PISTA HOT WHEELSde R$ 159,90 por

ÕNIBUS deR$ 24,99por PATINS

COMPLETOa partir de

TRICICLO 3 em 1

SUPER PROMOÇÃO

BONECOFULECO DACOPA 2014 apartir de

BARBIE apartir de

HOT WHEELSpack com 5apenas

R$ 99,90R$ 49,99

R$ 89,90

R$ 119,90

R$ 129,90R$ 19,99

R$ 99,99

R$ 299,99R$ 49,90

R$ 49,99

R$ 26,99

Page 16: CULTURARTEEN 128 - dezembro 2013

O IN

FOR

MA

TIVO

OFIC

IAL D

A JU

VE

NTU

DE

DE

MA

RIC

Á w

ww

.culturarteen.comDEZEM

BRO 2013 - A 08

COM A PRESENÇA DE PAPAI NOEL - VENHA TIRAR SUA FOTO COM ELE