Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC:...

8
Em pauta Informativo da Associação Comercial da Ceasa – MG – Ano 12 – nº 142 – junho de 2017 COMERCIANTE UNIDO. ABASTECIMENTO FORTE. página 5 COMISSÃO DE RDC: TRANSPARÊNCIA PARA GERIR AS DESPESAS COMUNS DO ENTREPOSTO Participantes elogiam iniciativa da ACCeasa em promover cursos dentro do entreposto. Cursos de capacitação página 3 Evento destaca a importância do trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na CeasaMinas. página 6 Café com Oração Associados avaliam benefícios oferecidos pela ACCeasa no Posto de Saúde. página 7 A voz do mercado

Transcript of Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC:...

Page 1: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

Em pautaInformativo da Associação Comercial da Ceasa – MG – Ano 12 – nº 142 – junho de 2017

COMERCIANTE UNIDO. ABASTECIMENTO FORTE.

página 5

COMISSÃO DE RDC: TRANSPARÊNCIA PARA GERIR AS DESPESAS COMUNS DO ENTREPOSTO

Participantes elogiam iniciativa da ACCeasa em promover cursos

dentro do entreposto.

Cursos de capacitação

página 3

Evento destaca a importância do trabalho da Polícia Militar e do Corpo

de Bombeiros na CeasaMinas.

página 6

Café com OraçãoAssociados avaliam benefícios

oferecidos pela ACCeasa no Posto de Saúde.

página 7

A voz do mercado

Page 2: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

2

palavra da diretoria

Diretoria ExecutivaEmílio Brandi – Diretor-presidente

Laerte Gestich – Vice-presidente

Luíz Fernando C. Campos – Diretor Financeiro

Márcio Ferreira – Diretor Administrativo

Rodrigo J. S. Ribeiro – Diretor Social

Informativo da Associação Comercial da Ceasa - MG - ACCeasa

ACCeasa em Pauta

Conselho FiscalEfetivos: José Cabral; Márcio Antunes; Márcio Oliveira

Suplentes: Ricardo Amorim; Adélio Braga; Rosemendes Lima

Conselho de AdministraçãoPresidente:

Caio Dias Gomide

Vice-Presidente:

Virgílio Villefort

Assessoria de Imprensa e Planejamento Gráfico: Galpão 33 – Comunicação e Marketing

Av. Brasil, 248, cj. 215, Santa Efigênia

Tel: (31) 2535-5533

Jornalista Responsável: Percília Soares - Mtb 5.187

Impressão: Rede Editora Gráfica

Tiragem: 5.000 exemplares

Rod. BR 040 - Km 688 - Ed. ACCeasa

Bairro Guanabara - Contagem - MG - Cep: 32.145-900

(31) 3394-1155 - WhatsApp: (31) 98738-7525

[email protected]

fb.com/acceasamg - acceasa.com.br

Diante dos imen-sos problemas que nós comerciantes enfrentamos neste entreposto, parece heresia falar em evolução, cresci-mento e sucesso da ACCeasa. Mas

é exatamente disso que vou falar e, acredito, que com bons argumentos.

Ao longo dos anos a participação e a influência da nossa associação na definição dos caminhos a serem seguidos pela CeasaMinas cresceram exponencialmente.

Podemos citar, por exemplo, os contratos de 20 anos que vigoram

atualmente, o Regimento de Mercado, a gestão da RDC, o Projeto Logístico, entre outros. A ACCeasa é hoje saudá-vel e eficiente sob qualquer ângulo de análise, e conquistou o respeito, a con-fiança e a participação dos comerciantes associados ou não.

Mas, para além das conquistas, acho ainda mais importante res-saltar a maneira como chegamos a elas. Diante do mar de lama em que se transformou a nossa política na-cional, é motivo de muito orgulho saber que alcançamos nossos obje-tivos sem nunca abrir mão da ética, honestidade e transparência. A forma como avançamos nos presenteou com a autoridade moral de que des-frutamos hoje e, ouso dizer, que esta

autoridade é consequência e causa da nossa conduta.

A nossa atual posição nos traz uma responsabilidade ainda maior que é continuar avançando sem cair na tentação do caminho fácil. Só vamos conseguir efetivamente melhorar a nossa Ceasa se persistirmos no curso que seguimos até agora.

Encerrando, prezados comercian-tes, é preciso aumentar ainda mais a sua participação e cobrança para que continuemos sendo referência para o mercado e o nosso país.

Um abraço.

ASSOCIADOS DA ACCEASA TÊM BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS NO POSTO DE SAÚDE!

Agora, associados e seus dependentes contam com atendimento gratuito em vários procedimentos realizados no Posto de Saúde da ACCeasa.

Consulte os procedimentos que podem ser oferecidos gratuitamente.

ClínicaOdontológica

(31) 3393-7669 (31) 3394-3812 (31) 98893-0164

ClínicaMédica

Fisioterapia

REABILITTARE

Outras informações: (31) 3394-1155

Márcio FerreiraDiretor Administrativo da ACCeasa

Ética

Page 3: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

3

educação

Cursos de capacitação oferecidos pela ACCeasa recebem grande adesão do mercado“Foi um sucesso!” Assim a auxiliar técni-co-administrativo do Centro de Educação Profissional (Uniceasa) definiu o último curso promovido pela ACCeasa, realizado na Minasbolsa, nos dias 29 e 30 de maio. O curso, que abordou o tema “Identifi-cação e Eliminação de Desperdícios nas Empresas”, contou com a participação de 31 funcionários de empresas que atuam na CeasaMinas.

Este é um projeto da ACCeasa, em par-ceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) e o Centro de Educação Profissional da CeasaMinas (Uniceasa), e tem como objetivo o desenvol-vimento de habilidades e competências de empresários e sua equipe, como forma de tor-ná-los mais inovadores e criativos, levando o que aprendem para as atividades do dia a dia.

As aulas são ministradas por uma equi-pe de consultores especializados e os te-mas apresentados são definidos de acordo com a demanda das empresas que atuam na CeasaMinas.

O curso“Identificação e Eliminação de Desperdícios nas Empresas”, realizado nos dias 29 e 30 de maio, teve a participação de 31 funcionários do entreposto.

“Achei excelente esta iniciativa da ACCeasa pois os cursos são realizados na Ceasa e não precisamos nos deslocar. O professor tem um conhecimento muito bom e foi possível absorver bastante as questões relacionadas a custos. A dire-ção que nos deu foi muito boa. Para os próximos cursos recomendo temas como logística, recebimento de mercadoria e perecíveis. Para quem trabalha na Ceasa vai ajudar muito!”

“O conhecimen-to é a principal ferramenta para que os profissio-nais e empresá-rios prossigam na sua carreira e consigam cresci-

mento dentro das organizações. O curso “Análise de Custos e Formação de Preço de Venda” é extremamente importante. Precisamos ter o máximo de informa-ções possíveis e nos prepararmos para um mercado competitivo. Considero excelente a iniciativa da ACCeasa de fomentar e estimular os cursos de ca-pacitação. Os custos são atrativos e a comodidade de sua realização dentro da Ceasa evita os grandes deslocamentos que precisaríamos realizar, economizan-do nosso tempo.”

“O curso foi muito bom! Tivemos a oportunidade de aperfeiçoar nosso co-nhecimento, conhecer as novidades, atentar para as mudanças, melhorar o trato empresarial, para buscar melhor desempenho nas tarefas executadas. Considero muito positiva a realização de cursos de capacitação na Ceasa. Com estes cursos de qualificação dos seus colaboradores próximos ao local de trabalho, as empresas poderão uti-lizar esses recursos para avaliar suas ações, corrigir falhas, aperfeiçoar sua atuação no mercado e trazer novidades para o segmento”.

O primeiro curso, ministrado pelo professor do sistema FIEMG/CIEMG, Eduardo Furtado, foi realizado no mês de abril, com o tema “Análise de custos e formação de preço de venda”.

Marlúcia Gil de Moura e Raphael Madureira Soares Costa (Cerealista Nova Safra) elogiam iniciativa e apoiam continuidade do projeto da ACCeasa.

Avaliação

MARLÚCIA GIL DE MOURA – Cerealista Nova Safra Ltda.

MARCO TÚLIO C. DE FREITAS – Laticínios Luce ALTINO EUSTÁQUIO LEANDRO – Planeta Comércio Distribuição

Próximo Curso: GESTÃO DE ESTOQUE

E INVENTÁRIO

UNICEASA Prédio da Minasbolsa – CeasaMinas

Inscreva sua equipe e garanta mais conhecimento e produtividade para o seu negócio.

(Fernanda – CIEMG)

(ACCeasa)

26 e 27 de junhoData:

De 17h15 às 21h15Horário:

Local:

(31) 3333-9296

(31) 3394-1155

“O curso foi excelente. Transmitiu novos conhecimentos e o material oferecido foi relevante para os estudos. As trocas de ex-periências entre os colegas de turma e o pro-fessor foram de grande valia para as nossas atividades na empresa. Acho que foi uma grande iniciativa da ACCeasa em investir em cursos, pois os mesmos auxiliam no aperfeiçoamento profissional. Os cursos de capacitação são de grande importância para todos, pois os assuntos tratados são atuais e importantes para a prática de trabalho.”

BÁRBARA SOUSA DE LIMA – Planeta Comércio Distribuição

“O curso foi ótimo. Já fiz outros cursos pela Nova Safra e este foi um dos mais produtivos. O professor foi muito claro nos temas apresentados e nos deixou com a certeza de que a Nova Safra está no cami-nho certo. O curso veio confirmar o nosso método de trabalho, pois as questões dis-cutidas foram as que praticamos na em-presa. Acho que esta parceria da ACCeasa com a FIEMG/CIEMG e a UNICEASA deve ser mantida. Os cursos são uma exce-lente oportunidade, também, de troca de experiências com profissionais que atuam em outros segmentos da Ceasa.”

RAPHAEL MADUREIRA SOARES COSTA – Cerealista Nova Safra Ltda.

Page 4: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

4

Relatório Financeiro ACCeasa – Abril/2017

ACCeasa

Balanço Financeiro RDC Abril/2017

RDC

SALDO ANTERIOR

T.A. Recebida

RDC Recebida

TOTAL RECEITAS

Tarifas Públicas

Serviços

Pessoal

Materiais

Convênios

Financeiros

Investimentos

2.399.770,59TOTAL DESPESAS

1.251.840,67SALDO FINAL

1.442.944,19

172.611,41

2.036.055,66

3.651.611,26

404.681,57

1.143.883,28

416.039,91

24.836,33

53.761,99

356.567,51

–10.04 - Comodato de Espaço

69.830,0010.01 - Mensalidades de Associados

RECE

ITAS

RECE

ITAS

DESP

ESAS

DESP

ESAS

–10.06 - Receitas Creche Escola (Mensalidade)

–10.02 - Receitas Centro Administrativo

–10.07 - Receita Creche Escola (Repasse)

–10.08 - Receita Posto Médico (Convênio)

53.742,7410.09 - Receita Centro Social (Convênio)

3.401,4211 - Receitas Financeiras

–10.10 - Doações Recebidas

–12 - Outras Receitas Operacionais

–10.11 - Dev. Mensalidade Recebida Duplicidade

–13 - Outras Receitas Não Operacionais

–10.03 - Receita Área de Lazer

123.572,74TOTAL

3.401,42TOTAL

29.354,6014 - Despesas Administrativas

21.611,5415 - Serviços Prestados Pessoa Jurídica

50,0016 - Serviços Prestados Pessoa Física

6.238,3117 - Impostos, Taxas e Contribuições

751,7018 - Despesas Manutenção e Conservação

11.558,1019 - Outras Despesas Operacionais

240,8020 - Despesas Financeiras

–21 - Despesas Não Operacionais

69.805,05TOTAL DESPESAS

57.169,11SUPERÁVIT

mercado Cemig

O Instituto CeasaMinas, mantenedor do Prodal Banco de Alimentos tem um novo site que traz novidades sobre o trabalho do Prodal. A página destaca medidas que estão sendo implantadas para o seu melhor funcio-namento, como agendamento de doações de produtos e incentivo ao voluntariado.

Fundado em 2002, o Prodal doou, neste ano, 414 mil quilos de produtos não comer-cializáveis mas próprios ao consumo. Os produtos geralmente são doados por lojistas e produtores que trabalham dentro do prin-cipal entreposto de Contagem (MG), o mais diversificado do país, localizado na Grande Belo Horizonte. Estes alimentos já perderam seu valor comercial, mas ainda estão aptos para consumo humano.

Vita SopaEsse programa desidrata hortigranjeiros, que podem ser consumidos na forma de sopa após a adição de macarrão e proteína de soja. Com a desidratação, o prazo de validade desses

Errata – ACCeasa informa alteração no valor do desconto na tarifa da Cemig referentes aos meses de janeiro a março de 2017.

produtos passa a ser de um ano. Quando estão in natura, esse prazo não é maior do que poucos dias. Aumentando sua validade, o Prodal espera fazer o alimento chegar a co-munidades carentes que moram em cidades mais afastadas de Belo Horizonte.

Instituto CeasaMinas lança novo site e traz novidades

Desconto de ICMS/Abril

Pelo site o público fica sabendo como contribuir para o programa, além de outras informações relacionadas à segurança alimentar. No menu Institucional do site da CeasaMinas, clique em “Instituto CeasaMinas”.

INFORMAÇÕES

JANEIROOnde se lê R$ 399.547,47, leia-se R$ 412.468,33

FEVEREIROOnde se lê R$ 507.436,12, leia-se R$ 394.481,43

MARÇOOnde se lê R$ 901.595,59, leia-se R$ 428.246,73

R$ 2.565.238,42

Planilha de Desconto do ICMS

Valor total do reembolso

ABRIL

VALOR TOTAL A SER REEMBOLSADO

R$ 428.246,73

R$ 548.288,45

Page 5: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

5

Comissão de RDC: planejamento para redução de custoscondomínio

Reunião mensal da Comissão de RDC

Uma prestação de contas ampla e transpa-rente, além da definição de tarifas justas que propiciam a viabilidade do mercado. Esta é a linha de atuação da Comissão de Rateio das Despesas Comuns (RDC), representada por membros da ACCeasa e CeasaMinas, que tem como objetivo acompanhar os lançamentos das despesas comuns, racionalizar esses custos e, também, melhorar a qualidade dos serviços.

Destacando a importância do trabalho que vem sendo realizado, o diretor finan-ceiro da ACCeasa e membro da Comissão, Luiz Fernando C. Campos, explica que a co-missão de RDC representa a garantia para o mercado de transparência e cumprimen-to do Regimento de Rateio das Despesas Comuns (RDC): “Este regimento, cuja ela-boração foi foco principal desta comissão, é o manual que norteia nossas decisões e direciona nosso trabalho”.

Atualização – O Regimento da RDC foi atua-lizado por uma comissão mista da ACCeasa/CeasaMinas e aprovado pela CeasaMinas em abril de 2016. De acordo com o diretor administrativo da ACCeasa e também mem-bro da comissão de RDC, Márcio Ferreira, a atualização se fez necessária para permitir o bom gerenciamento das receitas e despesas das áreas de uso comum do entreposto, tendo em vista que o primeiro Regimento da RDC, foi redigido em 2003, quando foi assinado o Acordo Tarifário. “O novo regimento de-fine com bastante clareza as despesas com manutenção que são realmente de respon-sabilidade dos comerciantes da Ceasa. Com a definição destas novas regras, além de fa-cilitar e otimizar o trabalho da comissão, o novo regimento torna mais justo o rateio das despesas comuns”.

Planejamento – Luiz Fernando explica que a comissão se preocupa em manter mecanismos para acompanhamento das despesas para que as futuras comissões, em

Márcio Ferreira destaca que os resultados positivos obtidos pela Comissão de RDC se devem, principalmente, à relação de respei-to e confiança que existe entre os represen-tantes da ACCeasa e da CeasaMinas: “Os representantes da CeasaMinas, nesta comis-são, atuam de forma a possibilitar que todas as questões sejam definidas em conjunto, ouvindo as ponderações da ACCeasa”.

A afirmação é compartilhada pelo diretor financeiro da CeasaMinas, Juliano Maquiaveli Cardoso. O diretor explica que, a partir de 2016, quando iniciou seu traba-lho na comissão, houve uma mudança em seu formato. “Começamos a tratar todas as despesas que eram pagas pela RDC em conjunto, e a oferecer uma posição melhor para quem paga a conta, o comerciante”.

De acordo com Juliano Maquiaveli, nesta comissão, o lojista é consultado e participa da montagem do orçamento. “Com a participação dos representantes da ACCeasa, juntamente com representantes da CeasaMinas, começamos a criar uma via de duas mãos. Este orçamento está sendo levado à risca”. O diretor acrescenta que foram criados critérios de forma a dar garantia para que os resultados sejam posi-tivos. “Discutimos o que contratar, como por exemplo, na questão do contrato com a empresa de limpeza, que teve o valor redu-zido com a mudança da cobrança que ante-riormente era feita por posto de trabalho e passou a ser realizada por metro quadrado”.

Juliano Maquiaveli destaca que a co-missão conseguiu fazer uma redução con-siderável no valor da RDC. “Ainda temos muito a melhorar, mas estamos fazendo um esforço conjunto para reduzir despesas que automaticamente influenciam no cus-to da RDC”. Sobre as perspectivas de me-lhoria, o diretor afirma que o orçamento foi melhorado e está sendo acompanhado pelos membros da RDC. “Esperamos, em 2018, melhorar mais no modal dos contra-tos terceirizados. Precisamos aguardar que os contratos atuais sejam encerrados para que sejam modificados”.

Voz para o comerciante – Juliano Maquiaveli informa que, neste momento de crise no país, a prioridade foi baixar o valor do con- domínio. “Esta é uma grande ajuda. Saímos de uma tarifa de R$ 17,24/m², em 2015, e hoje trabalhamos com o valor de R$ 11,75/m². Nosso objetivo é abrir as portas para que o lojista tenha voz ativa. Guardadas as devidas particularidades de um contrato de concessão, quem paga a conta deve ser ouvido. Hoje, eles têm voz. Algumas divergências são tratadas com respeito e ponderações, em prol da me-lhoria do condomínio. Bom serviço com melhor custo – este é o nosso intuito”.

gestões posteriores, continuem seguindo o Regimento da RDC. De acordo com o diretor, todas as despesas pagas no âmbito de RDC são objeto de orçamento prévio aprovado em comissão. “Este é o primeiro mecanismo de controle. Em seguida, todas as despesas e receitas da RDC são acompanhadas detalha-damente (por centro de resultado e natureza financeira) por um funcionário da ACCeasa, que identifica desvios entre orçado e realiza-do, checando documentos, caso necessário, (aos quais temos total e irrestrito acesso)”. O diretor explica que este trabalho é sempre supervisionado por um dos membros indica-dos pela ACCeasa. “As despesas e receitas realizadas são duplamente checadas”.

Segundo Luiz Fernando, o cumprimento do Regimento de RDC e o respeito às despe-sas ali discriminadas pelos membros da RDC (CeasaMinas e ACCeasa) são as garantias necessárias para que a comissão continue evoluindo. “Como os resultados são divul-gados sempre em nosso informativo, damos ao nosso associado a chance de ser mais um vigilante e atuante neste desafio de termos uma RDC mais justa para todos”.

Valor da tarifa – O valor referente ao Rateio de Despesas Comuns (RDC), equivalente ao condomínio pago pelos concessionários do entreposto de Contagem, é o menor en-tre as principais centrais de abastecimento do país. A comparação é feita com base em levantamento realizado, em novembro de 2016, junto à presidência da CeasaMinas. No entreposto de Contagem, o valor por metro quadrado de R$ 12,65 (nov/2016) fica abaixo de valores das Ceasas de Santa Catarina (R$ 16,17); Espírito Santo (R$ 18,27); Grande Rio (R$ 19,5); Uberlândia (R$ 20); Governador Valadares (R$ 20,00); Caratinga (R$ 20,00); Bahia (R$ 24,8); Campinas (R$ 30,00) e Paraná (R$ 30,27).

Luiz Fernando destaca que este resultado é, reconhecidamente, um avanço e uma vitó-ria, que só foram obtidos graças a um traba-lho conjunto entre CeasaMinas e ACCeasa no âmbito da comissão: “O resultado se deve ao alinhamento dos objetivos, definição das despesas amparadas pela RDC, orçamento, acompanhamento constante e discussão democrática de temas relevantes”. O diretor enfatiza, no entanto, que a comissão ainda não está satisfeita com o valor pago. “Apesar de termos uma das menores tarifas do país, ainda não estamos satisfeitos com este valor e com o retorno que proporcionamos com este recurso. Temos muito a evoluir!”

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE RDC:

ACCeasa: Márcio Ferreira, Luiz Fernando C. Campos, Mário Tadeu Chaves e Marcos José da Costa Mello.

CeasaMinas: Juliano Maquiaveli, Rosinelia Veloso Coelho, Ronan Siuves Ferreira, Tarcísio Fernandes

Caetano da Silva, Mara Virgínia Ferreira, Elenice Ferreira P. Cruz, Názio Veloso da Silva.

TRABALHO COMPARTILHADO

Page 6: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

6

evento

Café com Oração presta homenagem à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros“Deus reservou esta manhã para que possa-mos estar em sua presença, compartilhan-do momentos de oração e refletindo na sua palavra”. Assim a conselheira da ACCeasa, Maria das Graças Naufel, iniciou a 119ª edição do Café com Oração, que aconteceu no dia 16 de maio, na ACCeasa.

Fotos: rcsfotos.com

O evento contou com a participação de membros do Conselho de Administração e da diretoria executiva da ACCeasa, repre-sentantes da CeasaMinas, autoridades civis e militares, comerciantes e entidades parceiras.

Refletindo sobre o texto bíblico de Isaias (49:23) “Saberás então que eu sou o Senhor,

e que não serão confundidos os que contam comigo”, o padre Gilson de Oliveira falou aos presentes sobre a importância da con-fiança em Deus nos momentos difíceis: “Precisamos perceber que Deus conhece o que estamos passando e está nos dizendo, ‘confia – eu vou mudar a sua história’”.

HOMENAGEM – O evento foi marcado pela ho-menagem da ACCeasa aos profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, entidades parcei-ras que atuam no entreposto. O Comandante e o Subcomandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Flávio Donato da Silva e Major Carlos Eduardo Caetano Itabirano, respectivamen-te; o Comandante e Subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-coronel BM William da Silva Rosa e Major BM Alysson Alexandre Tiago Malta, respetivamente, receberam da diretoria da ACCeasa uma placa de homenagem em reconheci-mento aos relevantes serviços prestados em prol da segurança pública da CeasaMinas.

é bom saber

Dicas de segurançaAtenção comerciante!

Controle de acesso

Colaboração: Sergio Luiz - Empresa de Vigilância Plantão

Ao efetuar qualquer transação bancária (ma-lotes), comunique ao Olho Vivo e à Polícia Militar para ser monitorado e acompanhado.

Conforme acertado pela CeasaMinas, com as entidades representativas do mercado, a partir de 01 de junho apenas pessoas ca-dastradas poderão entrar na CeasaMinas utilizando a portaria da Avenida Severino Ballesteros.

A credencial de funcionários para utili-zação nesta portaria deve ser solicitada pelas empresas à administração da CeasaMinas e será de uso exclusivo do funcionário.

3394-7067 / 3399-3444Olho Vivo Informações:

(31) 3399-3430 (CeasaMinas)3394-1217Pelotão da PM

Atenção!

Identificação é obrigatória na portaria da Avenida Ballesteros

Lei dos carregadores

A lei 12.023/2009, publicada em 07 de agosto de 2009, que dispõe sobre ativi-dades de movimentação de mercadorias (carregadores e chapas), determina que as atividades de movimentação de mercado-rias em geral somente podem ser exercidas por trabalhadores com vínculo empregatí-cio ou em regime de trabalho avulso, com intermediação obrigatória do sindicato dos trabalhadores.

A ACCeasa solicita a atenção de todos os comerciantes para que sejam adotadas todas as medidas necessárias para coibir e prevenir descumprimentos à legislação.

Alerta aos comerciantes

Page 7: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

7

ACCeasa em Pauta

Posto de Saúde: Associados avaliam atendimento e benefícios oferecidos pela ACCeasa

a voz do mercado

É muito bom poder contar com um Posto de Saúde dentro da Ceasa. Assim, podemos marcar o atendimento em dias e horários de acordo com a agenda, sem nos preocuparmos com deslocamento, e ficando menos tempo fora da empresa. Estou muito

satisfeita com o atendimento na Clínica Odontológica Salutaris. Além do atendimento gratuito, para vários procedimentos, oferecido pela ACCeasa, a Dra. Liliane é uma excelente profissional.”

O atendimento em fisioterapia é muito bom, pois o William Cevidanes é um profissional exemplar. O apoio da ACCeasa, que oferece atendimentos gratuitos em algumas seções, é um excelente benefício para todos e é muito bem-vindo.”

O Posto de Saúde da ACCeasa está de Parabéns! O William é um excelente fisioterapeuta e, na Ceasa, precisamos desse atendi-mento, pois trabalhamos com peso e adquirimos várias lesões.”

Faço tratamento dentário na Clínica Salutaris e estou muito satisfeito com o atendimento. Minha filha já foi atendida e minha esposa também vai iniciar um tratamento. O Posto de Saúde da ACCeasa é muito bom para nós, que trabalhamos na Ceasa.”

O atendimento é excelente, devido ao Sr. William ser um grande profissional. Quando necessitei, obtive sucesso com seus trata-mentos. O benefício de gratuidade oferecido pela ACCeasa é muito gratificante para todos os associados.”

O Posto de Saúde da ACCeasa é um espaço dedicado ao atendimento dos associados em clínica médica, odontologia e fisiotera-pia. A Presmet – Medicina e Segurança do Trabalho, a Salutaris – Clínica Odontológica e a Reabilittare – Serviços de Fisioterapia e Engenharia são empresas parceiras da ACCeasa nesse projeto.

Dentre os benefícios oferecidos pela ACCeasa aos seus associados, está a oferta de diversos procedimentos gratuitos reali-zados pelas empresas parceiras que atuam no Posto de Saúde.

A novidade agradou aos associados que elogiam a iniciativa e avaliam o atendimen-to no Posto de Saúde.

CRISTIANA DE A. MANSUR LOPES – MINASFORT

ADÃO DA SILVA E ABELHA – LEGUMES E FRUTAS SILVA E ABELHA LTDA.

MARIA DOMINICA FLORÊNCIO TEIXEIRA – DELLA FRUTA

DURVALINO SILVA NOVAES – DISTRIBUIDORA MONTE CARLO – PAVIMENTO C

RONY CLEDSON PEREIRA COUTINHO – ORGANIZAÇÃO VITRINE DA FRUTA

Page 8: Em pauta - ACCEASA - Associação Comercial da …...ACCeasa em Pauta 5 Comissão de RDC: planejamento para redução de custos condomínio Reunião mensal da Comissão de RDC Uma

ACCeasa em Pauta

abastecimento

CeasaMinas: Qualidade e logística para atender o varejo do estado

A população flutuante na CeasaMinas chega a 70 mil pessoas

por dia. Boa parte vem ao local para trabalhar ou fazer compras.

Supermercados, sacolões, varejões, restaurantes e hotéis formam a

principal clientela do entreposto de Contagem.

São pessoas como Carlos Marques Moreira, do Supermercado

Marques Center, localizado em Diamantina, Minas Gerais, que

vem à CeasaMinas duas vezes por semana. “Aqui encontro quase

tudo, desde a parte de hortifrúti até frios, bebidas, cereais e enlatados

em geral. Nesse momento de crise que estamos vivendo não temos

condições de estocar. Na Ceasa podemos trabalhar com capital de

giro, evitando comprar grandes volumes. Ganhamos com a logística,

pois temos rapidez e agilidade para buscar as mercadorias”.

8

CeasaMinas em números (entreposto de Contagem - 2015)

População flutuante média (pessoa/dia)

População flutuante máxima (pessoa/dia)

Fluxo de veículo sem carga média mês

Fluxo de veículo com carga média mês

Clientes diretos

Clientes indiretos

Área total (m²)

Área construida (m²)

Quantidade comercializada em 2015 (em mil toneladas)

Valor da comercialização em 2015 (em mil R$)

Emrpresas estabelecidas

Produtores rurais ativos

Carregadores e chapas

Empregos diretos

Municípios fornecedores

Municípios compradores

Fonte: ceasaminas.com.br

40.000

70.000

445.000

24.170

40.000

8.500.000

2.286.000

234.488

1.949

3.879.524,00

618

1.978

641

15.000

1.081

500