Gestão da Qualidade

11
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor : Sandro NOMES RA’s Ceciane Pereira Mota 8° A 4997013150 Fernanda Gardênia Gonçalves 7° A 4997010054 Marcos Orelio dos Santos 8° A 1018820414 Paulo Henrique Gonçalves 8° A 3729716679 Poliana Santana Costa 7° A 4997011079 Rosimar Soares da Silva 8° A 2121203921 Ricardo Oliveira Fontenele 7° A 4997004207 Sidnei Pereira Santana 7° A 3767750840

description

 

Transcript of Gestão da Qualidade

Page 1: Gestão da Qualidade

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: Gestão da Qualidade

Professor : Sandro

NOMES RA’s

Ceciane Pereira Mota 8° A 4997013150 Fernanda Gardênia Gonçalves 7° A 4997010054 

Marcos Orelio dos Santos 8° A 1018820414Paulo Henrique Gonçalves 8° A 3729716679

Poliana Santana Costa 7° A 4997011079 Rosimar Soares da Silva 8° A 2121203921 

 Ricardo Oliveira Fontenele 7° A 4997004207  Sidnei Pereira Santana 7° A 3767750840 

 

Page 2: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

INTRODUÇÃO

• Esta segunda etapa será importante para reforçar os conceito sobre processos e para o conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o qual é padronizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e é base de praticamente todos os prêmios nacionais de qualidade.

• Perante o panorama provocador que as empresas vêm enfrentando, quando a concorrência provocada através da globalização, tem possibilitado as organizações de menor porte, alcançar as “maiores do mercado”, onde aparentavam ser inatingíveis tornou-se como medida emergente descobrir ferramentas interessantes e pertinentes, que possa assim continuar a distingui-las diante às demais.

  

Page 3: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

DESENVOLVIMENTO

• O programa 5S tem como finalidade fazer com que a organização crie um ambiente favorável na busca desta melhoria contínua. A base do programa 5S esta firmada nos conceitos dos Sensos de utilização, Organização, Limpeza, Saúde e autodisciplina e se faz necessário para avaliar o programa em uma auditoria.

• Os objetivos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação correta de materiais (utilizar o que é necessário e descartar o desnecessário), organização e limpeza no ambiente de trabalho, melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzir gastos e maximizar a utilização dos recursos disponíveis, reduzir e prevenir acidentes, melhorar o aproveitamento de espaço físico e melhorar também as relações humanas.

Page 4: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

• “S” Denominação em JAPONÊS.• 1º SeiriSorting = Senso de Utilização = Arrumação, Organização, Seleção. Os Benefícios do Senso de Utilização são a liberação de espaços físicos,

reciclagem de recursos escassos na natureza, re-alocação de pessoas que não estejam sendo bem utilizadas, combate ao excesso de burocracia, diminuição de custos e outros.

• 2º SeitonSystematyzng = Senso de Ordenação = Sistematização, Classificação  Os Benefícios do Senso de Ordenação são economia de tempo, diminuição

do cansaço físico e mental por movimentação desnecessária, melhoria do fluxo de pessoas e matérias, rapidez na movimentação e resgate de pessoas em caso de emergência, diminuição do estresse por buscas mal sucedidas.

• “3º SeisouSweeping = Senso de Limpeza = Zelo  Os Benefícios do Senso de limpeza é o Sentimento de bem estar dos

empregados, Sentimento de excelência transmitido aos clientes, prevenção de acidente, qualidade dos produtos, etc.

Page 5: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

• 4º SeiketsuSanitizing = Senso de Asseio = Higiene, Saúde, Integridade.

Os benefícios do senso de saúde e segurança são evidentes por si mesmo, já que os objetivos deste conceito é preservar a vida para que o funcionário possa transformar sua energia física e mental em bens e serviços.

•  5º Shitsuke Self - Disciplining = Senso de Autodisciplina = Educação, Compromisso

Os benefícios do senso de autodisciplina são a percepção no absenteísmo, cumprimento de acordos, iniciativa de auto desenvolvimento pessoal e profissional, iniciativa de identificar e resolver problemas, índice de participação espontânea em equipes de trabalho, etc.

Page 6: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Definição do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

• O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) faz com que as empresas se dilatem, aumentando sua concorrência, através de uma coordenação estruturada que afirma o progresso ininterrupto dos seus produtos e serviços. Uma organização que se apóia a propagar um sistema de gestão envolvido para a qualidade concorda que a seu trajeto deve para por uma nova avaliação, pois precisará colocar em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas trabalham em equipe, um desempenho eficaz na busca dos objetivos e metas estabelecidas pela organização.

• O MEG tem como base um conjunto de excelência, onde expressa conceitos atualizados que se demonstra em estágios encontrados nas organizações, esses fundamentos são depositados em exercício através de oito critérios inperpetrados por uma coerência anteriormente definida.

Page 7: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Definição do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

Fundamentos:

• Pensamento Sistêmico: Compreensão de diversos componentes de uma organização, bem como a organização e o ambiente externo.Aprendizado Organizacional: Melhorias buscadas através de novo patamar de conhecimento para a organização, por meio de avaliação e compartilhamento de experiências.Cultura de Inovação: Ambiente favorável que possa dar oportunidade de novas idéias e criatividade, que gera um diferencial competitivo para a organização.Liderança e Constância de Propósitos: Motivadora, inspiradora, democrática e atuação de forma aberta.

• Orientação por Processos e Informações: Compreender os processos do conjunto das atividades da organização é importante para agregarem valor para as partes interessadas, a tomada de decisões e execução de ações, é baseada na análise do desempenho, e consideradas as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

Page 8: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Definição do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

• Visão de Futuro: É preciso compreender os fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo tanto no curto e no longo prazo.

• Geração de Valor: Resultados alcançados pelo aumento de valor tangível e intangível para todas as partes interessadas.

• Valorização das Pessoas: Dar oportunidade de crescimento para as pessoas se realizarem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento.

Page 9: Gestão da Qualidade

Evolução da Qualidade

Page 10: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Considerações Finais

O desenvolvimento dessa atividade nos mostrou a importância de utilizarmos as ferramentas de gestão, porque através delas conseguimos visualizar os problemas com mais clareza, permitindo que sejamos mais assertivos nas nossas decisões. Porque fazer a melhor escolha significa melhores resultados para a empresa, por exemplo, a redução de custos com qualidade, redução de tempo em retrabalhos, aumento do lucro e satisfação do cliente. É importante observar ainda que existe muitas ferramentas e metodologias tão eficientes quanto o 5S à disposição das empresas, porém, o sucesso dessas ferramentas não está somente na implementação delas, mas, na dedicação e colaboração de cada membro envolvido no projeto. O Modelo de Excelência da Gestão, através de seus fundamentos e critérios, traz para as empresas algumas formas para obter uma gestão de alta qualidade, gerando uma satisfação para seus clientes, para seus colaboradores e para a sociedade de uma forma geral.

Page 11: Gestão da Qualidade

Gestão da Qualidade

Referências Bibliográficas

- Gestão da Qualidade/Pearson Education do Brasil. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

-Entenda o real conceito do 5S. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B4KJIlejzlLlUHBlOFlJT2JxNms/edit?pli=1. Acessado em: 23 setembro. 2014.

- Fundação Nacional da Qualidade (FNA). Disponível em: www.fnq.org.br. Acessado em 23 setembro. 2014.