INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

36
JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 1

Transcript of INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

Page 1: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 1

Page 2: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio_PEGGASUS.pdf 1 3/26/12 11:34 AM

Page 3: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 3

EDITORIAL

JAÉCIO [email protected]

@infoemrevista

Em junho de 2006 tivemos uma reu-nião com Fernando Farias, da Work Infor-mática. Na ocasião havia deixado a revista Deguste e fiquei em dúvida quanto ao que fazer. Foi quando Fernando sugeriu voltar a escrever sobre informática, como fiz em 1995 editando o Poti Informática, suplemen-to do primeiro domingo de cada mês, tercei-rizado ao Diário de Natal, juntamente com Marcos Aurélio de Sá, do Jornal de Hoje.

Achei interesante a idéia e sai da Work com mil pensamentos. Fui conver-sar com Marcelo Antunes, da Terceirize, e criamos a Informática em Revista. O pri-meiro anunciante foi a própria Work, com um anúncio de 2/3 de página, na vertical. Depois surgiram, Maquip, Miranda Com-putaçao, Infosoft, Natal Soft (hoje Pegga-sus), Senac, Tec-soft, Engemática, Texas, Natal Computer, entre outros.

A partir do primeiro número (julho de 2006) a New System incorporou-se ao projeto e tornou-se parceiro, criando e mantendo o site informaticaemrevista.com.br dentro do padrão de moderni-dade exigido pelos veiculos de comu-nicação. No ano seguinte reeditamos o Prêmio Destaques do Mercado – Informá-tica que chega a sétima edição, contando com a primeira em 1995. Trabalho árduo, num mercado altamente competitivo mas acesso a mídia.

Nesse período incentivamos o re-torno da ANEINFO com Afrânio Miranda na presidência, estimulamos a instalação do capítulo RN da Assespro, dirigida por George Bulhões e acompanhamos a fun-dação do sindicato da categoria, o Setirn, com a presidência de Adriano Motta.

Quando o Sebrae precisou criar um órgão para incentivar o segmento da tec-nologia da informação e comunicação, a Informática em Revista esteve presente na reunião que originou o Protic, sob a coordenação de Carlos von Sohsten, hoje Secretário da Prefeitura do Natal.

O mercado potiguar de informática mudou muito nesses últimos seis anos. O crescimento da indústria do software, a implantação do Metrópole Digital, a expansão dos cursos técnicos profissio-nalizantes como o Senac, Senai, IT Cursos, IRFN, Lógica Treinamentos, CEPRN em muito colaborou para a formação de pro-fissionais para o mercado, ávido de mão--de-obra especializada, que se prepara para a mobilidade tecnológica visando suprir a necessidade exigida ao controle de informações visando a Copa de 2014.

Quando definimos editar a Informá-tica em Revista, assumimos o dever de escrever a história da informática no Rio Grande do Norte numa publicação única, sem igual no nordeste, dirigida a um públi-co interessado em conhecer as inovações e desvendar os caminhos da informática, como as mídias sociais, o uso dos equipa-mentos, e através de artigos dos mais qua-lificados profissionais, mostrar toda essa parafernália que move o mundo moderno.Esse é nosso compromisso.

Que Deus nos abençoe, sempre!

Até julho, na edição do 6º aniversário.

CompromissosINFORMÁTICA EM REVISTA E PRÊMIO DESTAQUES DO MERCADO – INFORMÁTICA são marcas de Jaécio de Oliveira Carlos - MECNPJ 10.693.613/0001-05 – I.Municipal 171.294-2Rua das Orquídeas, 765 – Conj. MirassolCapim Macio – CEP.59078-170 – Natal/RNFones: (84) 3206.1756 / 9444.6831 (Claro)8863-3963 (OI) / 9617.1305 (TIM - iPhone)

DIRETOR / EDITORJAéCIO DE OlIVEIRA [email protected]@[email protected]

ADRIANO [email protected]ÊNIO ARAÚ[email protected] [email protected] DA SIlVA [email protected] [email protected] [email protected] gAlVã[email protected] [email protected] gUIMARã[email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

FOTOSINFORMÁTICA EM REVISTA / ROSI NASCIMENTO

DESIgNER gRÁFICOHenriette Cortez e Maurifran Galvão CAPABORA COMUNICAÇÃO/JOSIANE [email protected]

MANUTENçãO DO SITENEw [email protected]

ASSESSORIA JURíDICADr. Pedro Ribeiro – OAB/RN [email protected]

IMPRESSãO

PROJETO gRÁFICO E DIAgRAMAçãO (84) 3086.4815 [email protected] www.facarn.com

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio_PEGGASUS.pdf 1 3/26/12 11:34 AM

Quando definimos editar a Informática em Revista, assumimos o dever de escrever a história da informática no Rio Grande do Norte.

Page 4: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

4 INFORMÁTICAEMREVISTA |JUNHO/2012

E-MAIl DOS lEITORES

Estou enviando para a sua apreciação uma matéria de minha autoria, cujo tema é “tecnologia da informação e comunicação: seus impactos e desafios”. Caso atenda às suas espectativas, manifesto interesse em vê-la em sua conceituada publicação, Informática em Revista. Eu fui durante al-guns anos Diretor do Curso de Sistemas de Informação da UnP. Atualmente sou Ana-lista Judiciário do TRE-RN e chefe da Seção de Publicações Eletrônicas, responsável por projetos relacionados à Intranet e In-ternet da Justiça Eleitoral do Estado.

Osmar Fernandes [email protected]

R-Seu artigo está publicado nesta edição. Grato pela colaboração.

**************** *************************No twitter:

Giann Oliveira @giann_oliveira Parabens, a Informática em Revista com certeza é a melhor revista em seu segmen-to RT @Infoemrevista: http://pic.twitter.com/97n9LtVI

**************** ************************* Parabens pela Informática em Revista. Agradecemos receber a partir desta data, no formato pdf. Sendo possível enviem to-das as edições, as anteriores também. So-mos da Recortes. Publicaçoes em formato digital, pdf www.recortes.cv Gostaríamos de publicar, divulgar e disponibilizar a vos-sa revista de informática no nosso portal, gratuitamente.

Francisco Martins [email protected]

R-Grato pela oportunidade de expandir cada vez mais a leitura da nossa Informática em Revista.

**************** *************************Pela matéria que li na edição de maio (70) sobre Mobilidade em Natal, se o Sebrae, a Fecomércio e a Fiern não se aliarem aos projetos da Copa exigindo as OS (ordem

de serviço) para iniciar as obras, Natal terá somente a Arena das Dunas e o Aeroporto de São Gonçalo, sem acesso do público.

Francisco Dantas de [email protected]

**************** *************************Coincidiram os artigos de consumerização escritos por Manoel Veras e Lorscheider Santiago na edição passada. Achei os dois, excelentes comentários. O foco da Infor-mática em Revista em pessoas, profissio-nais que fazem, é muito acertado. Valorizar nossos profissionais é uma boa atitude.

Anderson de [email protected]

R-Interessante dois profissionais pensarem no mesmo tema. Um mora em fortaleza, Lorscheider e outro, na cidade do Porto, Por-tugal, Manoel Veras.

**************** ************************* Vamos nos inscrever na nova categoria do Prêmio Destaques do Mercado – Informá-tica 2012: Help Desk. Nosso atendimento aos clientes está em alto nível e vamos bri-gar para ganhar mais esse troféu.

Flávio [email protected]

R-Já recebemos a inscrição da Tec-soft para a categoria Help Desk. Grato pela atenção e participação. **************** ************************* Ficamos muito satisfeitos com o desta-que da nossa empresa na edição de maio da Informática em Revista. Ganhamos também um baner no informaticaemre-vista.com.br o que dá mais visibilidade a nossa empresa.

Kinara Falcã[email protected]

R-Costumo dizer que, somente quem tem bons produtos, deve anunciar para que as pessoas que não são clientes, conheçam.

**************************************** Tenho acompanhado o @infoemrevista no Twitter. Porque vc não cria um twitter com seu nome próprio?

Sonia [email protected]

R-Eu tinha o @jaeciocarlos mas preferi di-vulgar mais o meu trabalho que é a Infor-mática em Revista. As pessoas sabem que ao seguir @infoemrevista estão me seguin-do. Estamos nos preparando para criar uma página no Facebook, em breve.

****************************************Somente os que se inscreverem no Prêmio Destaques do Mercado – Informática 2012 que serão colocados para votação? Podem empresas de fora do Estado participar?

Abimael [email protected]

R-Além das empresas e profissionais inscri-tos iremos colocar candidatos nas 20 cate-gorias, mesmo sem eles se inscreverem, de acordo com o que a comissão da premiação achar. Não pode empresas que não sejam instaladas no RN participarem.

****************************************Não sou da área da informática, mas gosto do assunto e fico atualizado com a Informática em Revista que re-cebo, pois sou assinante. Como posso participar dos jantares de vocês?

Nilson Farias de [email protected]

R-Essas reuniões mensais começaram em 2007 com almoço e desde 2008 passou a ser jantar, pois o espaço à noite é maior. Você pode participar e é uma ótima oportunida-de de conhecer os profissionais que fazem a informática no RN.Desde 2009 (Nov) que o fazemos na Churrascaria Sal e Brasa.

Page 5: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

Acompanhamos há vários dias a grande repercussão que houve no caso envolvendo a publicação de fotografias íntimas da famosa atriz Carolina Dieck-mann. Segundo a Polícia, ela clicou em um link enviado para o seu email e foi ví-tima de uma invasão que possibilitou aos malfeitores o controle total do seu siste-ma operacional – MacOs da Apple, neste caso, e com isso a obtenção de arquivos e informações inadvertidamente.

Um clique indevido é suficiente para fazer de você a nova Carolina Dieckmann. Portanto, clicou, dan-çou. Em fevereiro de 2012 adianta-mos este assunto na Informática em Revista com o artigo entitulado “Cli-cou, Dançou” que vamos reproduzir aqui as partes mais importantes, atualizando inclusive o seu conteú-do. Observe que se os funcionários do Google e o Pentágono foram vítimas do clique indevido, por que você e a Carol não podem ser?

Em janeiro desse ano (2010), nos deparamos com um caso de invasão aos computadores corpo-rativos na sede da Google. Segundo sites especializados em Segurança da Informação, pelo menos outras trinta grandes empresas, dos EUA, inclusive o Pentágono, também fo-ram vítimas do mesmo ataque, de-nominado “Operação Aurora” pelos seus autores. Consequentemente você deve ter se perguntado: “Será que Eu e minha empresa também estamos vulneráveis?”. Minha resposta é: “Sim! Você e sua empre-sa estão vulneráveis a este e muitos ou-tros tipos de ataque! ”No caso do Google, crackers (malfeitores) chineses enviaram

e-mails para seus funcionários e demais empresas, estimulando os destinatários a clicarem em links disfarçados ou abrir ar-quivos supostamente verdadeiros.

No entanto, os links direcionavam para web sites que continham códigos maliciosos e exploravam uma vulnerabi-lidade desconhecida no Internet Explorer da Microsoft, que em seguida ao caso, se tornar público, tratou de lançar a atuali-zação de correção. Porém, mesmo com a

correção da Microsoft para esse problema, as empresas continuam muito vulneráveis, pois ainda que invistam em ferramentas de antivírus, correções de sistemas, fi-rewalls, criptografia, dentre outros com-ponentes de segurança, o usuário é muitas vezes deixado no último plano do investi-mento, e é aí que mora o perigo. Usuário

desinformado ou mal-intencionado, pode causar grandes prejuízos.

No caso do Google, o usuário que cli-cou no link (assim como a CarolDieckman) teve papel determinante no sucesso da “Operação Aurora”. Se não o tivesse feito, os ataques poderiam não ter tido sucesso e os autores desses ataques estariam bus-cando outros meios de obter sucesso em seu feito. Porém, mesmo o Google que se destaca por ter uma equipe compos-

ta dos melhores profissionais do mercado e por adotar uma política de conscientização, não conseguiu ficar livre de usuários descuidados.

Todos os usuários de internet, empresariais e domésticos, devem ter a postura mais conservadora possível diante do computador. Jamais clicar em links que não fo-ram solicitados ou que pareçam estranho ou então abrir arquivos que não forem solicitados, mesmo que o remetente seja conhecido. Na verdade, devem adotar uma postura defensiva e estar o tem-po todo prestando atenção e des-confiando de tudo – mensagens instantâneas, e-mails, convites, anexos, orkut, twitter, facebook, dentre outros.

São muitos os ataques lança-dos sobre nós diariamente através

destes mecanismos. Uma vez invadida a estação do usuário, esta servirá como porta de entrada e de saída contra você, sua empresa, residência, etc. Os prejuízos, você leitor, pode calculcar. Dessa manei-ra, recomendo muito cuidado ao navegar pois tudo que o malfeitor quer é o famoso “clique” do usuário. Clicou, dançou!

RODRIGO JORGEESPECIALISTA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

@rodrigojorge | [email protected]

Você e Carolina DieckmanClicou, Dançou!

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 5

Page 6: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

6 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

NEGÓCIOS

Após o seu lançamento no II Encon-tro nacional de redes e centrais de negó-cios, realizado pelo Sebrae em parceria com a New System, nos dias 9 e 10 de novembro de 2011, o SINC – Sistema de Integração de Centrais, superou todas as expectativas tendo uma grande aceita-ção no mercado.

Devido a sua facilidade de uso e vasta gama de funcionalidades, o SINC

mostrou-se uma ferramenta indispensá-vel para as centrais de negócios, conse-guindo assim a adesão de sete centrais de negócios distribuídas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, num período de apenas três meses.

Além disso, o SINC foi destaque em uma revista de circulação nacional foca-da para centrais de negócios, onde foram apresentadas suas características e benefí-

cios. Atualmente encontra-se em implan-tação em centrais de vários segmentos tais como:farmácias, material de construção, supermercados e informática.

É importante ressaltar que a abran-gência do sistema é bem maior do que parece, pois cada central de negócios é composta por várias empresas vinculadas a elas, o que representa um total de mais de 150 empresas beneficiadas. Recentemente o Sebrae do Ceará, realizou um evento para o qual foram convidadas várias centrais de negócios, onde compareceram onze ges-tores representando mais de 320 empresas.

Apesar do sucesso alcançado, a New System está desenvolvendo novos recursos para o sistema, que serão disponibilizados em breve. A empresa planeja ainda criar no-vas soluções para atender outras necessida-des identificadas junto aos seus clientes.

SINCSucesso Comprovado

Edgar, Wilton, Juliana e Mouritz da New System

Cedida

Page 7: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 7

ATUALIZAÇÃO

A Faxex realizou no período de 17 a 30 de maio o Curso de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, voltado para profissionais e estudantes da área de pro-gramação. O público-alvo do curso foi for-

mado por pessoas que desejam conhecer e criar programas para celulares e Tablets com sistema operacional Android.

Com carga horária de 30 horas o curso foi ministrado pelo professor Ber-

nardo Ferreira. Segundo Kleber Fernan-des, coordenador do CST em Redes de Computadores e CST em Gestão de TI, a intenção é abrir mais turmas do módulo básico e avançado para o segundo se-mestre letivo. “Recebemos profissionais de várias empresas de Natal e a procura por novas turmas em horários diferen-ciados continua crescendo. Pretende-mos ofertar os módulos básico e avança-do”, afirma prof. Kleber.

As próximas turmas assistirão as aulas num dos três novos laboratórios de informática da FACEX, equipados com equipamentos da Lenovo de alto poder de processamento e armazena-mento. Um investimento de cerca de 260 mil reais em infraestrutura para me-lhor atender os alunos. Mais informa-ções pelo e-mail: [email protected].

Facex forma profissionais em programação Android

Ilustração

Page 8: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

8 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

OSMAR FERNANDESPROFESSOR DA [email protected]

ARTIGO

Tecnologia da informação e comunicação: impactos e desafios

O avanço da tecnologia da informa-ção nos últimos tempos tem sido respon-sável por inúmeras mudanças em nosso estilo de vida. A forma como atualmente trabalhamos, aprendemos ou nos diverti-mos possui características que não exis-tiam há bem poucos anos.

Mudanças ainda mais abrangentes estão surgindo decorrentes da convergên-cia entre a informática e os recentes avan-ços na área de comunicação. Estamos pre-senciando o surgimento de uma geração que nasce totalmente conectada e habi-tuada a trocar informações sem fronteiras geográficas ou sociais. Graças aos tablets e smartphones, as pessoas agora podem permanecer conectadas mesmo longe dos computadores, ampliando ainda mais o leque de possíveis interações.

Empresas e políticos também estão se adaptando aos novos tempos, utili-zando a tecnologia cada vez mais para se aproximar de seus públicos-alvo. Adotan-

do uma estratégia visionária, por exem-plo, Barack Obama se tornou o primeiro político a utilizar canais sociais na Internet para manter um elo de proximidade, pelo menos virtual, com os seus eleitores. A es-tratégia deu tão certo que segue copiada pelos principais políticos da atualidade.

Neste cenário de mudanças, até o Go-verno se modernizou. O eGov (Governo eletrônico) representa a adoção de moder-nas técnicas de informação e comunicação com o propósito de aproximar o Governo de seus cidadãos. O poder Judiciário bra-sileiro, por exemplo, passou a adotar em diversos Tribunais o Processo Virtual Eletrô-nico, permitindo aos operadores do Direito atuarem à distância, sem o uso de papel, em todas as fases de um processo judicial.

Além disso, o Brasil saiu à frente dos outros países ao adotar um sistema ele-trônico de votação, que concentra, de forma segura, todas as fases do processo eleitoral, do registro de candidaturas à

apuração de resultados.No entanto, ainda há muito para

se melhorar, principalmente nos órgãos públicos. Infelizmente ainda existem ad-ministradores que não enxergam o po-tencial da área de informática de suas or-ganizações, relegando-a a um papel de natureza secundária. Essa miopia muitas vezes inibe o surgimento de soluções criativas, fragilizando, quase sempre, a própria instituição.

Outro grande desafio consiste em aprender a lidar com a zona de conforto decorrente de uma ação pontual bem--sucedida. Em muitos casos, a falta de uma visão clara de futuro pode fazer com que a instituição se acomode e perca terreno frente à concorrência. A Sony, inventora do walkman, perdeu a liderança do mer-cado de música digital para a Apple sim-plesmente por não coordenar suas ações em torno de uma solução completa de en-tretenimento, como fez Steve Jobs com o lançamento do iPod, a interface FireWire, o software iTunes e a loja iTunes Store.

Estes são pontos importantes. En-tretanto, a meu ver, o grande desafio que se impõe às instituições atuais é conseguir desenvolver e manter ges-tores de tecnologia capazes de inspi-rar suas equipes, guiando-os por um caminho de desenvolvimento criativo. Gestores burocráticos, inseguros ou ex-cessivamente arraigados a instrumentos de controle, simplesmente impedem o desenvolvimento criativo de seus co-mandados, prejudicando e limitando in-diretamente toda a organização.

Foco é necessário, e espaço para criação também. No segmento tecnoló-gico, quem não inova, decepciona.

Page 9: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012
Page 10: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

10 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

EDUCAÇÃO

Aconteceu no último sábado de maio, 26, o treinamento ministrado pelo empresário Williman Souza Oliveira, exe-cutivo da WSO, para os professores da CE-PRN – Curso Técnico Profissionalizante do Rio Grande do Norte, entidade dirigida pelo professor Klebson Roberto que ad-quiriu uma Lousa Interativa para a escola.

As Lousas |Interativa são o que de mais moderno existe para uso em salas de aula, com a facilidade de integração pro-fessor x aluno, utilizando as mais moder-nas técnicas de processos áudio visuais.

O desempenho preciso e intuitivo sensível ao toque em um pacote sofistica-do e elegante com a tela interativa Smart Board é sem dúvida um sistema de cola-boração completo, de ponta, que apre-senta um imagens de alta definição e em 3D. A Lousa é um painel de controle dis-creto e com uma bandeja de canetas mul-tiuso mantendo o legado do professor de além de poder escrever com a ponta dos dedos, escreve com a caneta sem tinta, projetado para complementar espaços de trabalho, avançados.

É totalmente integrado à tecnologia DVIT (Digital Vision Touch) e ao software

Smart Meeting Pro, que permite escrever em tinta digital sobre aplicativos padrão usados diariamente em salas de aula, reu-niões, e outros eventos.

Em Natal o representante da Smart Board é a WSO Multimídia que há muito vem divulgando e vendendo essa precio-sidade tão importante nas escolas, facul-dades, universidades e empresas de mé-dio e grandes portes.

Na ocasião os professores tiraram dúvidas e aprenderam como trabalhar com a Lousa Interativa da Smart Board, A Smart faz questão que o cliente saiba utilizar a ferramenta em sua plenitude.

Assim, ele cresce e o aluno enriquece seus conhecimentos. “Foi muito impor-tante comprar essa tecnologia. Nós que ministramos aulas de Ciências, Radiologia Médica, Enfermagem, Saúde Bucal, Análi-ses Clínicas e Informática, não podíamos esperar mais. Chegou a hora. Agora esta-mos bem aparelhados” – comenta Kleb-son Roberto, diretor da escola.

“Ao vendermos o equipamento da Smart Board, como a Lousa Interativa, por exemplo, oferecemos aos nossos clientes um treinamento para os professores, pois sem o conhecimento deles, nada pode funcionar bem” – afirma Williman.

WSO treina professores sobre Lousa Interativa

Page 11: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

O Senac acaba de lançar uma nova turma do curso de Edição de Vídeo e Ani-mação, com previsão de início neste mês de junho, na Unidade Alecrim. A capa-citação é destinada para quem atua no mercado audiovisual, busca aprimorar os conhecimentos na área ou quer co-nhecer o universo de edição de vídeos.

Com duração de cerca de três me-ses, o curso foi o primeiro no estado a oferecer carga horária de 240h. Durante a formação, os alunos desenvolverão ha-bilidades em edição e aplicação de efei-tos e animação através dos programas AfterEfects e Adobe Premiere. Apren-dem ainda sobre edição de imagem Bit-map, com o Photoshop, e de áudio, com o Adobe Soundboot.

O programa do curso também aborda o funcionamento da ilustração

vetorial por meio do Illustrator e pro-dução de DVD, utilizando-se o Adobe Encore DVD. Além disso, compõe o con-teúdo a aplicação das normas e leis que regulamentam a área, como aquelas re-ferentes à conduta ética e aos direitos autorais e patentes.

O profissional capacitado pelo Senac tem certificação reconhecida em âmbito nacional. Após a conclu-são do curso, os participantes estarão aptos para executarem atividades de pós-produção; tratamento em áudio e finalização para os mais diversos dispositivos eletrônicos; bem como desenvolvimento de animação gráfi-ca, dentre outras.

Mias informações sobre o curso podem ter obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e no site www.rn.senac.br.

Serviço:Local: Senac Alecrim (Av. Alexandrino de Alencar, 556, Alecrim, Natal)Pré-requisitos: Ensino médio incomple-to, curso de Windows ou conhecimento equivalente. Idade mínima de 17 anos.Carga horária: 240h Aulas: De segunda à sexta, das 18h20 às 22h30.Investimento: R$ 1.280,00 (variadas op-ções de pagamento)

Senac lança novo curso de Editor de Vídeo e Animação

PUBLICIDADE

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 11

Page 12: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

12 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Vai-se o tempo em que o encanto das palavras era a forma única de produ-zir o sentimento da paixão. Hoje e, com certeza, sempre haverá novas descober-tas com fins de oferecer a quem se ama o mimo da presença mais querida e do ca-rinho mais desejado. Talvez o ingrediente cibernético, com tantos recursos tecnoló-gicos, tenha criado a fórmula de – mesmo sob o efeito da distância – trazer ou levar os dardos flamejantes das manifestações bem cheias do querer mais intenso.

Nesse compasso, a felicidade que – no pensar aristotélico – é a ação do espírito que manifesta a virtude, torna-se também o termômetro capaz de mensurar a dimen-são das sensações mais íntimas. E, é bem provável que – aos sermos relicários des-sas gemas de paixão, os deuses da infomar é façam emergir as sereias da tecnologia para a execução dos cantos encantadores, tornando-nos náufragos nos oceanos que mensuravelmente nos fascinam.

É inevitável o quedamento diante desse cortejo apelativo!

A expressão mais caliente, antes re-servada ao pé do ouvido em forma de sussurro, agora chega recheada de emo-ticons e outros artifícios virtuais capazes de mexer com a sensibilidade mais aflo-rada e despertar a mais desaquecida! O

tempo, então, passa a ser uma testemu-nha sempre viva das necessidades de que todos são partícipes.

Namorados e namorandos fazem da interação cibernética a ponte pela qual passam as ações de completa entrega e recíproca expectativa. Quando o mundo espera tanto amor entre as pessoas que se encontram pelas avenidas da vida, internautas do mundo inteiro viajam e cruzam as ondas da comunicação virtual, formando túneis de passagem pelo cora-ção de quem está do outro lado.

Seria esse o fim da intimidade física e o despertar para o aconchego dos interlovers modernos? As declarações de amor ganharam uma nova dimensão e chegaram ao patamar da virtualidade ou é impressão de muitos?

Vamos, nessa marcha de tendências, contemplando – como protagonistas que espec-tadores de tantas mudanças – as novas formas de viver o amor, a paixão, a busca e o entrosamen-to; tendo como cupido o com-putador ou suas instâncias em versões mais avançadas. Amar será uma reinvenção dos que já morderam a maçã e, deixando-a

mordida simbolizaram a ação da ousadia que promove amores e desamores; o que se faz ou se desfaz nas linhas e entreli-nhas da linguagem internáutica.

O Amor está no ar! A poesia, o cora-ção, as confissões de tantos sentimentos escondidos ou revelados são a promessa de que a paixão continua viva! Quando ninguém mais se lembrar de dizer “Eu te amo”, é provável que não haja mais ra-zão para viver, e muito menos para teclar qualquer expressão de sentimento. En-tão, permita-se naufragar sob o efeito de tantos encantos, mas sobreviva!

Sereias tecnológicasSILVIO NASCIMENTOPROFESSOR DE PORTUGUÊ[email protected]

pídi

o Jú

nior

Page 13: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012
Page 14: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

14 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

CEPRN completa oito anos no ensino técnico profissionalizante

O Centro de Ensino Profissionalizante do RN – CEPRN é uma instituição de en-sino técnico formadora de profissionais. Tem como finalidade principal capacitar e/ou habilitar profissionais da área da saúde, seguindo seus princípios de responsabili-dade social, dignidade e profissionalismo.

O CEPRN vem procurando, ao longo dos anos, aprimorar e adequar seus cur-sos às inovações educacionais. Além do prazer pela qualidade, acompanha a evo-lução da ciência e da tecnologia, manten-do cursos profissionalizantes em vários níveis, cumprindo às exigências dos Sis-temas de Ensino e da Saúde aos quais se encontra vinculada.

Tem compromisso com a cidada-nia e a consolidação de valores éticos, sociais, culturais e profissionais. E esse compromisso direciona o desenvolvi-mento e a prática de seu projeto institu-cional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece, entre eles Radiologia Médica, segurança no Trabalho, Técnico em Saúde Bucal, Enfermagem, Análises Clínicas e Informática Básica.

Acreditando na força transformado-ra da ciência e nas avançadas tecnologias para a realização das potencialidades hu-manas, O CEPRN assumiu um compromis-so social com o desenvolvimento susten-tável do Rio Grande do Norte e da Região.

A instituição é, atualmente, a maior referência no estado do Rio Grande do Norte em ensino de qualidade na área da Radiologia Técnica e Saúde e Segurança no Trabalho. Destacando-se como a única Instituição de Ensino em oferecer cursos de aperfeiçoamentos nas modalidades de To-mografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Mamografia e Extensão em imobilização Ortopédica.

As unidades de Natal, Mossoró e Caicó atuam para melhor atender as necessida-des dos que tem interesse em ingressar na profissão do futuro e garantir a qualificação dos profissionais que já atuam nas áreas.

O Centro cumpre as exigências dos padrões de qualidade, através de contra-tação de novos professores qualificados, adequação das suas instalações para a pra-ticidade dos seus currículos e desenvolvi-mento das práticas específicas.

“Somos hoje uma instituição de me-lhor avaliação e trabalho no segmento Curso Técnico Profissionalizante” – admite Klebson Roberto, diretor.

TREINAMENTO

As unidades de Natal, Mossoró e Caicó atuam para melhor atender as necessidades.

Klebson Roberto, diretor geral

Page 15: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

As transformações que eu vi no EMC World 2012

No final do mês passado, estive em Las Vegas para participar do EMC World 2012. Como principal fabricante na área de dados e tecnologia de gerenciamen-to de informações, a EMC utiliza seu en-contro anual de clientes e parceiros como uma oportunidade de reunir os principais executivos de TI para discutir e refletir so-bre tendências tecnológicas importantes. Esse ano, assim como em 2011, mais uma vez se falou muito em Big Data, computa-ção em nuvem e virtualização.

O que mudou foi a abordagem, mui-to menos baseada em suposições e muito mais centrada na realidade. O tema para esse ano foi “Transformar a TI, os negó-cios e a si mesmo”, que destaca como a tecnologia de hoje está afetando não só o modo como os negócios são executados, mas também as pessoas que se relacio-nam com essa tecnologia.

E do recorde de 42 lançamentos em apenas 90 minutos, que vão de novos produtos, atualizações e mudança de li-nhas de alguns produtos, o que mais me chamou a atenção foi como será cada vez mais rápida e acelerada a evolução da adoção de tecnologia de armazenamen-to em estado sólido “Flash”. É impressio-nante o impacto desta tecnologia para a indústria de armazenamento e como ela está se adaptando para Cloud e Big Data.

O que se viu no EMC World foi a tec-nologia Flash sendo abordada de manei-ra ampla, com vários casos de uso e apli-cações. Flash como memória cache, Flash como camada de alto desempenho de volumes de discos virtualizadas (automa-ted storage tiering), Flash como cache em servidores (server-based flash).

A EMC mostrou uma visão de futu-ro em uma sessão batizada de “Área 51”. 2 novas plataformas de armazenamento em estado sólido foram apresentadas para clientes e parceiros. O primeiro, de-nominado “Project Thunder” já havia sido delineado quando a EMC apresentou o primeiro produto do “Project Lightning”, a controladora de armazenamento Flash para servidores VFCache. “Thunder” é um sistema 100% Flash para armazena-mento externo de servidores, que deverá permitir um uso maior desta tecnologia ultrapassando os limites internos dos ser-vidores. Hoje, as tecnologias de armaze-namento Flash para servidores são limi-tadas pela disponibilidade de “slots” PCI/PCIe na placa mãe e, como estes servi-dores estão cada vez mais consolidados, “Thunder” oferecerá o recurso também externamente.

Mas a EMC também mostrou o futu-ro do armazenamento Flash com a nova plataforma XtremeIO, uma aquisição re-cente e que implementa armazenamento 100% Flash em rede e com arquitetura es-calável horizontalmente, muito parecido com o conceito do Isilon.

Marcelo Dantas, Gerente de TI dos Supermercados Nordestão, esteve co-migo no EMC World e se encantou com a grandeza do evento. Cliente da EMC há mais de 3 anos, Marcelo pôde experi-mentar no “Hands On Labs” alguns novos lançamentos que respondem a alguns dos desafios de TI do Nordestão. “Impres-sionante o tamanho, qualidade e organi-zação do evento. Além disso, o Hands On Lab, as sessões técnicas e as palestras fo-ram bastante produtivas. Pude melhorar

minha visão e tirar dúvidas de soluções que estavam em vista.”, ressaltou Dantas.

Outro que encontrei e pude con-versar foi Rodrigo Gazzaneo, Gerente de vSpecialists da EMC na América La-tina. Para ele, o grande ponto abordado no evento foi a transformação do perfil do profissional de TI. “Em tempos de mudanças, em tempos de Cloud e Big Data, em tempos que o modelo atual de gestão de TI precisa ser substituído, é fundamental para o profissional TI se equipar com o conhecimento necessá-rio para a TI como serviço, a TI da Era da Nuvem”, afirmou Gazzaneo.

A EMC enfatizou bastante em inves-timentos em capacitação de clientes e parceiros em seu amplo portfólio de ar-mazenamento de dados, backup, virtua-lização e gerenciamento. O caminho da EMC é facilitar para que os clientes pos-sam tirar vantagens da migração para a computação em nuvem o mais rapida-mente. A ideia é sair da discussão de mo-delo e da necessidade de adoção para discutir as transformações necessárias e como elas podem ocorrer para maximi-zar sua TI, seus negócios e seus talentos.

ARTIGO

LUIZ GUIMARÃESARqUITETO DE SOLUÇõES DA ALIANÇA TI

[email protected]

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 15

A EMC também mostrou o futuro do armazenamento Flash com a nova plataforma XtremeIO.

Page 16: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

ASTÊNIO ARAúJOPRES. DA INOVAI [email protected]

– Vocês possuem excesso de normatiza-ção. Há um manual de regras e procedi-mentos com mais de 2.000 páginas. É que contratamos uma consultoria an-tes de você, que fez este trabalho, disse o proprietário.– Entendo, disse Simplorim. E as pessoas conhecem as normas que estão escritas? – Acredito que sim, replicou o proprietário.– Você sabia que há uma norma proibin-do o uso de máquina de datilografia com mais de 3 carbonos? Vocês ainda usam máquinas de datilografia? E papel carbo-no ainda existe?– Isto eu não tinha conhecimento, res-pondeu o proprietário.– Fiz uma pesquisa e a grande maioria dos seus funcionários, incluindo os ge-rentes, não conhecem as suas normas.

As suas normas, aliás, tem sido usadas muito fortemente na base. São imposi-ções aplicadas aos trabalhadores do ní-veis hierárquicos mais baixos. A turma de cima não segue. Ao longo dos anos vocês foram burocratizando para não ter que punir. A vossa cultura acredita que é melhor prevenir do que remediar, e isto é verdade em partes. Funciona na vida prática, quando é sempre melhor prevenir uma doença do que ter que curá-la. Mas, no que se refere as leis, o mesmo não ocorre.– A cultura brasileira é deste jeito. Nós criamos uma quantidade enorme de re-gras para que alguém possa abrir uma empresa. E os bandidos continuam abrin-do empresas. Estas regras somente pu-nem os cidadãos de bem que querem

abrir uma empresa e perdem até três meses para fazê-lo. Em outros países isto pode ser feito em dois dias.– Todos os países subdesenvolvidos são excessivamente regulamentados; e os países desenvolvidos não. Veja os Estados Unidos: a constituição deles tem poucos artigos. Eles punem para não ter que regulamentar. Nós faze-mos o contrário.– E o mesmo acontece com a sua empre-sa. Excesso de regras e pouca praticidade. Elimine as regras e crie um novo código de procedimentos com poucas, e apli-cáveis, regras. Faça-as de conhecimento de todos. Isto os libertará e é a base para qualquer evolução. O sucesso será uma consequência disto. – Pense a respeito.

16 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

EXCESSO DE ORDEM?A empresa encontrara o caos. Os resultados despencaram. Sim-plorim foi chamado às pressas para socorrer. Fez uma auditoria de diagnóstico e concluiu:

Page 17: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 17

MANOEL VERASCONSULTOR E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

[email protected]

CIO não precisa entender de TI!Faz dez anos que o jargão que mais

ecoa na área de TI (Tecnologia da Infor-mação) das organizações e fora dela é que o CIO precisa ser um homem de ne-gócio ! Sim, mas o que é mesmo ser um homem de negócio? Ser mais um homem de negócio? Esta cheio de homem de ne-gócio por aí que não possui a menor base em matemática, computação ou mesmo em sistemas de informação. Este homem de negócio vai continuar tomando deci-são em TI? Vai complicar.

Que homem de negócio tomará as decisões de TI? Alguém que vem do marketing? Alguém que vem de RH? Como assim? As decisões de TI ficam cada vez mais complexas mesmo que os padrões tecnológicos continuem a avançar. Sim, a TI de hoje é muito mais complexa do que a TI de dez anos atrás. Ela permeia a organização e esta depende cada vez mais dela. Implica quase sempre em altos investimentos, decisões rápidas e modelos híbridos onde parte das aplicações e da infra-estrutura roda em casa e parte roda na nuvem. Para complicar chegou a con-sumerização! Todo mundo quer aces-sar tudo do smartfone. Redes sociais se proliferam e todos querem acessá-la de dentro das organizações. Tudo isto precisa ser muito bem governado.

Os profissionais de TI nos dias de

hoje lidam com uma infinidade de fer-ramentas de engenharia de software e componentes de infraestrutura que são diretamente impactados pela nuvem. Precisam ser focados , rápidos , treinados e ter visão ampla. Administradores de rede e de banco de dados, por exemplo, precisam entender cada vez mais sobre o trabalho do outro e como os profissionais de software pensam o projeto da aplica-ção, a forma que vão acessar os compo-nentes de rede e de banco de dados, que API estão a utilizar, etc.

Como você CIO vai lidar com este “povo” sem saber o protocolo que se co-

municam? Como você contratará profis-sionais se não entende a linguagem de-les? Como você vai liderar uma equipe só com auto-ajuda? Esqueça. Este modelo está acabando. Com a nuvem tudo será mais complexo. Vai complicar. Não quero dizer que você não terá que entender do negócio. Isto será básico.

Se você é CIO e foi um dia de TI e quer se manter no cargo, terá que voltar a estudar TI. Se você não é de TI terá dificul-dades no futuro. CIOs que entendem esta nova realidade e se preparam terão seu lugar garantido no futuro. Serão homens de negócio e de TI !

CEO COO CIO CFO CTO

Page 18: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

A Ibyte comemora neste mês de ju-nho, um ano de atuação em Natal, no Rio Grande do Norte, e se consolida como opção certa para compras de produtos de informática, entretenimento, áudio e vídeo pelo público local.

Instalada em um moderno espaço no shopping MidWay, a loja aposta no conceito diferenciado que segue os pa-drões mundiais, onde os clientes podem ‘degustar’ todos os produtos oferecidos. Com uma série de serviços e novidades, a

Ibyte se consolida na capital potiguar pelo atendimento personalizado, prestado por seus consultores, preços bastante atrativos e pelo grande mix com mais de três mil produtos, que oferece o que há de mais moderno no mercado da tecnologia.

O gerente de marketing da Ibyte, Nelson Gurgel, enfatiza o desempenho de sucesso da loja no mercado local. “Fomos muito bem acolhidos em Natal e como consequência já somos opção certa para aqueles que querem comprar

tecnologia, sem falar que agregamos um grande peso ao mercado local”, explica.

Sempre com novidades para os consumidores, a Ibyte conquistou a pre-ferência no mercado. Em um ano de atu-ação em Natal, lançou campanhas, ações promocionais de varejo e patrocínio de shows e eventos. Na campanha de lan-çamento da loja, por exemplo, a equipe do Marketing da Ibyte desenvolveu uma ideia muito interessante. A embalagem dos netbooks, fabricados pela Ibyte, e

Ibyte comemora um ano de sucesso em Natal

18 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Page 19: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 19

CAPA

mouse pads estamparam imagens de três paisagens marcantes da cidade po-tiguar. Outras novidades que atraem a atenção do público são as ofertas espe-ciais divulgadas no encarte da loja.

“Com os resultados de sucesso, a projeção para o futuro é expandir nossa atuação em Natal”, afirma o gerente de marketing da Ibyte. O investimento em Natal faz parte de um plano de expansão da empresa pelo Norte e Nordeste.

Inaugurada em 2000, a Ibyte sur-giu como revendedora de produtos de informática e fabricante de computado-res. A empresa apostou na alta tecnolo-gia e expandiu os negócios passando a atuar no setor de varejo.

A Ibyte é a empresa que mais cresce no norte e nordeste na área de venda de produtos de tecnologia, com destaque para a fabricação de desktops, notebooks e netbooks com várias certificações.

Além das 11 lojas de varejo distribu-ídas no norte e nordeste, até o final do ano, mais 3 lojas serão inauguradas.

O crescimento da Ibyte tem reco-nhecimento nacional com a conquista de prêmios importantes no País. Con-correndo com grandes varejistas bra-sileiros, esse ano, a Ibyte conquistou o Prêmio Mérito Lojista 2011, na categoria Empreendedorismo, considerado o Os-car do varejo no Brasil. Ainda em 2011, a

Ibyte conquistou outros Prêmios como Melhores Empresas para Trabalhar, Des-taque Empresarial e Marcas que Eu Gos-to. A pesquisa “Anuário-Data Folha Top Of Mind”, mostrou ainda que a Ibyte é a marca mais lembrada pelos cearenses na categoria “Loja de Informática”. Em novembro do mesmo ano, um dos di-retores da empresa, Pedro Ivo, foi eleito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), o Lojista do Ano e re-cebeu o troféu Iracema, maior comenda do comércio cearense. Em Natal foi ho-menageada pelo Prêmio Destaques do Mercado – Informática 2011, recebendo em solenidade festiva um belíssimo tro-féu, pela instalação da filial.

Como Natal é um das capitais que mais crescem no nordeste. é muito im-

portante para Ibyte fazer parte desse crescimento, oferecendo os melhores serviços e produtos em tecnologia para a população.

A Ibyte é a empresa que mais cresce no norte e nordeste na área de venda de produtos de tecnologia

Rosângela Costa, gerente de vendas Vanessa e Alessandra, caixas

Equipe de vendas: Franciane, Wadson, Rosângela, Wando, Paulo, Demoutiex e Karina

Page 20: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

EXPANSÃO

A Miranda Computação, maior rede de lojas de tecnologia do RN, celebra este ano 25 anos de atuação no mercado potiguar e dentro do plane-jamento das ações comemorativas está a abertura de novas lojas. A novidade irá contemplar a Zona Norte e Zona Sul de Natal, com uma nova unida-de da Miranda no 1º piso do Norte Shopping, com uma extensão de 133m², e outra no Praia Shopping, com 132m². A inauguração das novas unidades está prevista para o mês de agosto.

Segundo o empresário Afrânio Miranda, a nova unidade atende solicitações antigas dos clien-tes da Zona Norte que agora poderão contar com o mesmo mix de produtos variados que a Miran-da oferece com mais comodidade. “As novas lojas oferecerão produtos como computadores, tablets, TV’s, games, smartphones, GPS e acessórios de marcas reconhecidas no mercado mundial como Apple, HP, Microsoft, DELL e Sony”, acrescenta.

Miranda prepara duas novas lojas para Natal

20 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Fotos: divulgação

Page 21: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 21

Page 22: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

22 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Com a publicação do Decreto N° 7.724/2012, regulamentando a Lei de aces-so a informações públicas N° 12.527/2011, a sociedade e seus cidadãos passaram a ter direito a informações dos órgãos públi-cos dos três poderes (Executivo, Legislati-vo eJudiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), incluindo--se os Tribunais e Contas e os Ministérios Públicos. Também devem divulgar infor-mações relativas ao vínculo com o poder público as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de econo-mia mista e “demais entidades controla-das direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios”, bem como entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos diretamente ou por meio de subvenções sociais, contrato de gestão, termo de par-ceria, convênios,acordo, ajustes e outros instrumentos.

No Brasil, nas esferas federal, estadu-al e municipal, em todos os poderes são implementados anualmente diversos pro-jetos de tecnologia da informação, consu-mindo grandes somas de recursos – tem-

po, pessoas, infraestrutura, orçamentários e financeiros. A grande maioria dos pro-jetos são impulsionados por percepções localizadas, visando utilizar as tecnologias da informação e comunicação para dis-ponibilizar melhores serviços, aumentar a eficiência e a transparência.

No entanto, são poucas as evidências de acompanhamento dos projetos pela sociedade, tanto na sua elaboração como na sua execução, para que o cidadão pos-sa saber se oprojeto está no caminho cer-to para atingir seus objetivos iniciais.

Atualmente a sociedade não possuí mecanismos que assegurem uma ava-liação racional e objetiva dos projetos de tecnologia da informação, ficando as poucas avaliações baseadas na subjeti-vidade e no julgamento individual ou na autorização de algum órgão de controle. Essa situação não é saudável para o se-tor de tecnologia da informação, e muito menos para a e-Governança Pública. Daí a necessidade premente que se possa avaliar os projetos de tecnologia da infor-mação e comunicação em suas variadas dimensões, propiciando aos administra-

ADRIANO MOTTACONSULTOR DE [email protected]

Lei de Acesso a Informação:antes de ser obrigação, é oportunidade

dores desses projetos um conjunto de instrumentos que permitam aplicar cor-reções de curso, quando necessário.

A criação de uma base de conheci-mento de todos os projetos de Tecnolo-gia da Informação e Comunicação - TIC do setor público propiciará o comparti-lhamento das iniciativas, possibilitando uma avaliação preliminar e uma classifi-cação, aumentando a confiança das par-tes interessadas, além de garantir uma maior transparência.

Page 23: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 23

A Aliança TI, em parceria com a EMC, realizou uma série de visitas em faculda-des de tecnologia públicas e privadas do Rio Grande do Norte e da Paraíba para apresentar o EMC Academic Alliance, um programa de colaboração da EMC com universidades do mundo todo, cria-do para suprir as lacunas de habilidades oriundas do crescente volume e comple-xidade dos dados.

Por meio desse programa, a EMC, líder mundial em gerenciamento e armazena-mento de informação, compartilha conhe-cimento com faculdades de tecnologia do mundo todo para que os futuros profissio-nais estejam aptos a lidarem com os desa-fios mais recentes do mercado de TI.

Segundo Eduardo Lima, respon-sável pelo EMC Academic Programs no Brasil, não há custo algum para a institui-ção afiliar-se ao EMC Academic Alliance. “Basta que a faculdade seja credencia-da pelo MEC, inscreva-se no site www.education.emc.com/academicalliance e, a partir de sua aprovação, tenha pelo menos um membro docente qualificado para ministrar um dos quatro cursos ofe-recidos pelo Programa”.

Os cursos estão em sintonia com as necessidades do mercado de tecnologia da informação e oferecem capacitação de mão de obra especializada nas seguintes áreas:

g Information Storage and Managementg Backup Recovery Systems and Archi- tectureg Cloud Infrastructure and Servicesg Data Science and Big Data Analytics

Os módulos são voltados para os conceitos e princípios das tecnologias de armazenamento de informações e não para produtos específicos do fabri-cante e estão diretamente associado ao EMC Proven Professional, um renomado e abrangente programa de certificação e ensino que desenvolve e valida as habilidades necessárias para o planeja-mento, a implementação, o gerencia-mento e o uso de tecnologias de arma-zenamento de informações.

Os cursos também preparam os alu-nos para o exame do EMC Proven Profes-sional Certification. Mediante aprovação nessa avaliação, a formação acadêmica dos alunos é complementada com a

certificação correspondente, proporcio-nando oportunidades únicas de carreira para os futuros graduados e profissio-nais de TI. Até o momento, a Universi-dade Potiguar e a Facex já fizeram sua inscrição no Programa e começam a se preparar para oferecer os cursos do EMC Academic Alliance aos seus alunos.

“Temos interesse em ajudar a implan-tar o programa nas principais faculdades de TI do Rio Grande do Norte e da Paraíba para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e tenhamos profissionais mais preparados para os desafios do mer-cado”, concluiu Airton Minchoni, Gerente de Marketing da Aliança TI.

PARCERIA

Aliança TI e EMC trazem programa de ensino para o RN e PB

Os cursos também preparam os alunos para o exame do EMC Proven Professional Certification.

Page 24: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

Método de identificação em análise de sistemas

A transferência de dados para siste-mas computacionais tem causado diver-sos problemas de segurança, os métodos de segurança nem sempre são eficientes. Por isto iremos apresentar um método de Identificação em Artefatos de análise de Sistemas, para prevenir possíveis vulnerabi-lidades, baseado em artefatos de análise de sistemas. Este método utiliza o processo de Inspecionar Artefatos que é realizado por um Arquiteto de Software, desempenhan-do o papel de um Inspetor de Tarefa.

O Arquiteto de Software, através de um checklist, irá associar essas possíveis vulnerabilidades antes mesmo do software ser desenvolvido, as questões do checklist, serão associadas a uma ou mais vulnerabili-dades descritas no OWASP Top Ten Project.

Para que essa informação seja utiliza-da ao longo do Processo de Desenvolvi-mento de Software e esteja disponível de forma organizada e rápida.

No primeiro momento foi realizada uma pesquisa referente à descoberta de vulnerabilidades no nível de análise, para que se possam estabelecer quais são as vulnerabilidades mais exploradas para as-sociar aos itens do checklist. Este checklist será preenchido por um Arquiteto de Tec-nologia com o objetivo de descobrir possí-veis vulnerabilidades.

Aonde as vulnerabilidades:g A1 – Cross Site Scripting g A2 – Falhas de Injeçãog A3 – Execução Maliciosa de Arquivog A4 – Referência Insegura Direta a objetog A5 – Cross Site Request Forgery (CSRF)g A6 – Vazamento de Informações e Tratamento de erros inapropriadog A7 – Furo de Autenticação e Gerência de Sessãog A8 – Armazenamento criptográfico insegurog A9 – Comunicações g A10 – Falha ao Restringir Acesso À URLsO ChECKLISt terá questões na qual serão associadas uma ou mais Vulnera-bilidades. Exemplo: O Caso de Uso faz upload com algum tipo de arquivo? Se respondida como ‘Sim’, essa tarefa terá as Vulnerabilidades: A2, A3 e A4.

Exemplo 2: O caso de uso faz uso de AJAX? Se respondida como ‘Sim’, essa tarefa terá as Vulnerabilidades: A1, A2, A4, A5 e A10.

As vulnerabilidades que serão estu-dadas e relacionadas são as descritas pela OWASP como Top Ten (2007), cada uma das questões do checklist estará relacio-nada com uma ou mais vulnerabilidades.

Além disso, o arquiteto pode relacio-

nar as vulnerabilidades com exemplos de códigos e testes, para isso, foi criado uma ferramenta para facilitar essa associação de Vulnerabilidades. Considerando que isto deve ser separado por tecnologia, pois a Fábrica trabalha com mais de uma tecnologia Web. Como o processo da Fá-brica de Software tem quatro atividades (inspeção de tarefa, desenvolvimento, inspeção de código fonte e teste), pode ser que se descubram mais vulnerabilida-des e desta forma, existe a necessidade de se incrementar as mesmas.

No processo de Reinspecionar Arte-fatos executado pelo papel de Inspetor de Tarefa, serão respondidas as questões do checklist de segurança que será inse-rido no enquadramento de tarefas, após ser salvo este enquadramento, um com-ponente irá buscar as informações grava-das no banco de dados, que são as infor-mações de quais vulnerabilidades estão associadas a uma tarefa.

As fases do processo de Verificar Ar-tefatos de Análise e Responder Checklist Segurança serão executadas com a visu-alização do Arquiteto de Software nos artefatos de Análise (diagramas UML, pro-tótipos e regras de negócio), com essa vi-sualização o Arquiteto de Software pode responder ao checklist de segurança.

Após serem respondidas as questões e salvas, já estará disponível para o desen-volvedor, testador e inspetor de código fonte, as vulnerabilidades cadastradas na-quela tarefa, conforme Figura 1, aonde as ações em verde, são as ações que descre-vem as alterações que sofrerão as ativida-des por papéis da Fábrica de Software.

Estas informações devem estar dis-postas de forma organizada e rápida. Após o desenvolvimento deste sistema, existe a necessidade de treinar todos os profissionais da Fábrica de Software na utilização do nosso sistema e consequen-temente processo.

DOUGLAS DA SILVA CARVALHOESTUDANTE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/[email protected]

24 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Page 25: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 25

LIVROS

DÉBORAH MASSUDASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

[email protected]

BACULA - FERRAMENtA LIVRE DE BACKUP Editora: Brasportheitor Medrado de Faria208 páginas, R$ 55,00

Modelar, animar são termos muito difundidos atualmente, lar-gamente desenvolvidos com o 3ds Max. A partir de uma interface de trabalho intuitiva o usuário tem condições de criar, modelar e apre-sentar ideias e engenharias, cinema, publicidade, entre outros.

Por isso, este livro foi orga-nizado de forma sequencial, para apresentar diversos passos para o estudo dos comandos do 3ds Max 2011. A estrutura do conte-údo está disponível de forma se-quencial. As explicações passo a passo e a linguagem simples que facilita o aprendizado, tornam este livro uma leitura indispen-sável para o desenvolvimento de projetos. Obra útil tanto para iniciantes quanto para usuários

mais experientes, o livro apresen-ta o 3ds Max e ensina como obter uma utilização produtiva do sof-tware, seja para projetos anima-dos ou estáticos.

Destaca as diversas partes da área de trabalho, ensina como configurar o sistema, desenvol-ver, importar arquivos 3D e 2D de diversos programas diferentes. Mostra como importar um traba-lho do Google SketchUP e rende-rizar usando o MentalRay e ilumi-nação do tipo DayLight.

O autor, Adriano de Oliveira tem amplos conhecimentos de in-formática e especialização em com-putação gráfica aplicada ao design e arquitetura, renderizar, apresentar e projetos para design, arquitetura, modelagens e compor objetos.

EStUDO DIRIGIDO DE 3DS MAX 2011Editora: ÉricaAdriano de Oliveira313 páginas, R$ 116,50

Mossoró West Shopping84 3422.7201

Natal Shopping84 3235.8188

Shopping Midway Mall84 3222.4722

O backup consiste na cópia de dadosespecíficos para serem restaurados no caso daperda dos originais. Em se tratando de um serviçorelativo à área da Se-gurança em Tecnologia daInfor-mação, o serviço de back up não poderiafaltar à regra: trata-se um aspecto cujo retorno deinvesti-mento se mostra praticamente impossívelde ser quantificado. Este assunto é amplamenteabor-dado livro, único nacional dedi-cado à parteteórica de backups.

A publicação também traz manuais deinstalação e configu-ração de um sistema decópias de segurança baseado na ferramen-taBacula (software livre). Esta obra aborda tópicoscomo - estra-

tégias de backup (GFS); operação econfiguração de storages (inclu-sive robôs de fita); restauração; comandos do Bacula; duplicação dearquivos; interfaces gráficas; disaster recovery;backup de apli-cações específicas (máquinasvir-tuais, bancos de dados); cópia e migração debackups; scripts an-tes e depois dos trabalhos.

O autor Heitor Medrado é especialistaemGerenciamento(segurança). Trabalha para o Serviço Federal deProcessamento de Da-dos – BA e para o NeocodeSof-tware (Canadá). Possui experiên-cia comoAdmistrador de Redes Windows, Linux, Netware,Gestor de Segurança e Gestor de Servi-ços edeServiçosdeTIProjetos.

Page 26: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

Qualitek ganha prêmio na Itália

RECONHECIMENTO

26 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Bárbara e Rodrigo Jorge

Momento da premiação

Page 27: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

Rodrigo Jorge, diretor executivo da Qualitek Tecnologia, viajou para a Itália a fim de participar da Confere-rência de Parceiros Kaspersky para os Mercados Emergentes, na Sicília, no período de 27 a 31 de Maio.

A convite da Kaspersky, estiveram presentes cerca de cem parceiros da América Latina, África, Ásia, Meio-Oeste e alguns países da Europa.

No evento foram apresentadas as novi-dades e planos da Kaspersky para 2012/2013.

A participação de Eugene Kasper-sky, fundador da empresa, foi o ponto alto nesses cinco dias de trabalho, lazer e premiação, juntamente com os exe-cutivos da Kaspersky, responsáveis pela

empresa Globalmente.Na cerimônia de premiação rea-

lizada na casa onde foi filmado O Po-deroso Chefão e onde nasceu e viveu Dom Corleone, a Qualitek Tecnologia ganhou o Prêmio Rising Star que con-sidera o melhor crescimento e desta-que entre todos os parceiros dos mer-cados emergentes.

A Qualitek Tecnologia também ficou entre os quatro melhores em Qualidade de Suporte e Serviços. “Para mim foi uma surpresa agradável. Prova de que nosso trabalho é de ótima qualidade e estamos crescendo com profissionais que dividem comigo essa premiação recebida aqui na Itália” - comentou Rodrigo Jorge.

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 27

Eugêne Kaspersky e Rodrigo e Jorge na praia Giardini Naxos, Sicilia

Bárbara e Rodrigo Jorge

Cartaz do evento

Foto

s ce

dida

s

Page 28: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

28 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

JANTAR

Tem sido um ponto de encon-tro todos os meses, geralmente na primeira terça-feira, o jantar-adesão na Churrascaria Sal e Brasa, local ide-al para reuniões e eventos. Desde novembro de 2009 tem sido assim, a presença de profissionais de T.I., empresários do ramo de negócios na área da informática e convidados.

Nessa ocasião é lançada a Infor-mática em Revista do mês e a infor-malidade tem sido ponto alto para bate papos, alianças, parcerias nos negócios e o mais importante, fazer amigos e rever outros.

Sempre tem gente nova nos jantares. Há um revezamento natural onde os mais assíduos recebem os “novatos” com satisfação e o prazer de conhecer o trabalho de cada um.

Ponto de encontroA IDEIA DE JUNTAR PESSoAS

NUM bATE PAPo PRoFISSIoNAL, DESCoNTRAIDo E INFoRMAL SURGIU DA NECESSIDADE DE

AMPLIAR AS RELAçõES, FUGINDo UM PoUCo DAS MIDIA SoCIAIS

qUE São DISTANTES, SILEN-CIoSAS, SEPARATISTAS E NADA

SUbSTITUI o PRESENCIAL

Suzana (Sijafnet) e Alan Ricarte (AR Consltoria)

Jantar de maio

Page 29: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 29

ARTIGO

MANOEL JUNIORAssessor Comercial

[email protected]

“o brasil não é um país homogêneo em termos de infraestrutura tecnológica, humana e gerencial. Há diferenças significativas no nível de maturidade e preparo dos empreendedores distribuídos por nosso país. Precisamos promover um verdadeiro Choque de Gestão” (Roberto Dias Duarte).

Nestes tempos em que somos bom-bardeados por um sem fim número de si-glas (NF-e, Sped Fiscal, Sped contábil, EFD Contribuições, PAF-ECF) com origem nas Obrigatoriedades Governamentais impos-tas, avassaladoramente, ao mercado de Contribuintes / Empresas, não estaríamos cometendo nenhum excesso em afirmar que o nível de sucesso de qualquer em-

preendimento atual pode ser definido pela qualidade de organização da Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão de Infraestrutura.

É preciso estar munido das melhores ferramentas para auxiliar o processo da administração e profissionalização de sua empresa, mantendo atualizadas todas as informações que possam lhes auxiliar na tomada de decisões.GEStãO DE PESSOAS – Podemos consi-derar este o mais importante dos Pilares, visto que na atual conjuntura toda e qual-quer empresa necessita ter um profissional que possa conversar igualmente com as Se-cretarias de Fazenda, com a Contabilidade

e com a Softhouse, além de gerir a correta execução dos Processos da Empresa.

É importante ter uma Equipe bem trei-nada, motivada e consciente da importân-cia da qualidade do trabalho que realizam para o sucesso da empresa. Estes profissio-nais precisam ter no mínimo um conheci-mento básico das áreas fiscais, tributárias e contábeis.

Sua Empresa tem esta pessoa?Caso não..., você tem algumas saídas:a TREINE...a CONTRATE...a APRENDA A FAZER..., ou..., radicalmente...a FECHE AS PORTAS!

Page 30: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

30 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

PREMIAÇÃO

Ao acessar o site escolha até 2 entre as 20 categorias e faça a inscrição pessoal nas categorias 03 / 05 / 06 / 07 / 12 / 14 / 17 / 18 / 20 e também para empresa ou instituição nas categorias 01 / 02 / 04 / 08 / 09 / 10 / 11 / 13 / 15 / 16 / 19 até 25 de junho de 2012.

Na edição de julho serão listados todos os candidatos, categoria por categoria e só po-derão votar nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, um e-mail por mês. As edições de agosto, setembro e outubro tra-rão os dois primeiros colocados em cada mês e na de novembro os dois finalistas.

Somente na noite da sole-nidade de entrega do Prêmio Informática 2012, em 22 de novembro, é que serão conhe-cidos os Destaques do Ano, re-sultado da votação exclusiva-mente pela internet.

30 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

01) ASSISTÊNCIA TÉCNICA

02) AUTOMAÇÃO

03) COLUNISTA DE INFORMÁTICA

04) CONSULTORIA EM – TI (EMPRESA)

05) CONSULTORIA EM T. I. (PROFISSIONAL)

06) CONSULTORIA EM VENDAS (GERÊNCIA)

07) CONSULTORIA EM VENDAS

08) CURSO SUPERIOR DE INFORMÁTICA

09) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE

10) DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES

11) DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES

12) EMPRESÁRIO DE INFORMÁTICA

13) HELP DESK (ATENDIMENTO)

14) INSTRUTOR DE INFORMÁTICA

15) LOJA DE INFORMÁTICA (VAREJO)

16) OUTSORCING DE IMPRESSÃO

17) PROFESSOR DE INFORMÁTICA

18) PROFISSIONAL DE T.I.

19) REMANUFATURA DE CARTUCHOS DE IMPRESSÃO

20) TÉCNICO EM ASSISTÊNCIA

CAtEGORIAS DO INFORMÁtICA 2012

troféu em acrílico, 2cm de espessura, criado pelo designer gráfico heyder Macedo

Inscrições terminam no dia 25 de junho

www.informaticaemrevista.com.br/premiacao

Page 31: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 31

Em fevereiro de 2012, o Facebook tinha mais de 845 milhões de usuários ativos, hoje este número com certeza está bem maior, pois o Facebook é a rede social que mais cresce a cada dia, em uma velocidade incomparável.

Pois bem, o Facebook fechou no mês de abril uma parceria muito im-portante para ajudar na segurança dos seus usuários, a parceria foi fei-ta com a Sophos, líder mundial em solução de segurança com produtos Endpoint, sendo o mais famoso de-les, o “Sophos Endpoint Data Protec-tion”, com recursos que contam com

um poderoso eficiente Antivírus, DLP, Controle de Aplicações, Controle de dispositivos USB, Criptografia de dis-cos, Filtro Web, entre outros.

A função da Sophos nesta parceria é ajudar a proteger os usuários da rede social de links malware ou que levam a sites maliciosos. O Facebook continuará com as suas próprias medidas de segu-rança, porém quando o usuário clicar em um determinado link, o Facebook irá consultar o banco de dados de URLS maliciosas para verificar o sta-tus do endereço e Sophos é quem ali-mentará este banco de dados.

Ao ser detectado um link malicio-so, o usuário será levado para uma pá-gina que oferece a opção de continuar a seu próprio risco, voltar à tela anterior ou obter mais informações sobre o por-quê de o link ser suspeito.

A Sophos oferece gratuitamente um antivírus para usuários de Mac, o “Sophos Mac Home Edition”, disponí-vel em: http://www.sophos.com/en-us/products/free-tools/sophos-antivirus--for-mac-home-edition.aspx

Acompanhe a página do Sophos no Facebook: https://www.facebook.com/SophosSecurity

IVANILDO GALVÃOCONSULTOR DE TECNOLOGIA

[email protected]

ARTIGO

Fecham parceria

Page 32: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

32 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012

Em virtude da coluna do mês pas-sado (Abril/12), alguns leitores me pas-saram e-mails, demonstrando alguma apreensão sobre o assunto e solicitando um pouco mais de esclarecimentos sobre a especulação financeira e qual sua rela-ção com a Bolha imobiliária. Atendendo--os, com carinho, segue:

Bem, em primeiro lugar e resumida-

mente, caro leitor, durante 30 anos o neo-liberalismo estruturou as relações econô-micas e políticas no mundo, baseado em duas premissas principais: a) Reduzir o Estado a sua atuação (pro-porção) mínima e b) A autoregulamentação do Mercado.

Ora, o Estado é o agente transferi-dor de renda no capitalismo através da redistribuição dos impostos arrecada-dos, ou seja, transfere renda do rico para o pobre, quando este Estado, claro, está orientado socialmente. Quando se quer um Estado mínimo, em verdade, está se querendo pagar menos imposto, está se querendo menos transferência de renda e, lógico, está se querendo a financeiri-zação da economia.

O País passa a esquecer de inves-tir em tecnologia, em planejamento de médio e longo prazo. O que vale é o imediatismo dos lucros das ações no mercado, o pagamento de bônus aos executivos, etc. É nesse ponto que o Capital financeiro passa a ser mais im-portante do que o Capital produtivo. Acreditando-se numa autoregulamen-tação do mercado, ela (a financeiriza-ção da economia), na realidade, explo-de abruptamente sem regulamentação alguma. Nesse cenário, a especulação encontra terreno fértil para instalar-se e proliferar-se sem limitações.

Ao contrário do que imaginamos, a especulação é um processo recorren-te e parte constitutiva desse sistema. E de tempos em tempos nele, o Capital busca encontrar um setor da econo-mia para desenvolver a especulação financeira. E, para isso, procuram por

algum motivo novo (sejam ações, ob-jetos de arte, terrenos, etc) que possa tomar conta da “mente financeira” das pessoas, atraindo-as para comprá-los, de forma que os preços destes bens disparem, ou seja, o que for comprado hoje possa valer mais amanhã, obtendo assim a chamada mais-valia.

Para isto, no entanto, é primordial que a especulação se autoalimente e isso, naturalmente, necessita e implica na formação de uma “Bolha”. A “bola da vez” é o mercado imobiliário. Ora, mas o inte-resse dos especuladores pelos imóveis não aparece simplesmente por mágica, ele começa no terreno. Terrenos são bens escassos e, nas áreas mais urbanizadas ou mais elitizadas essa escassez atinge os maiores patamares.

Terrenos não podem ser fabricados, eles são recursos naturais e isso atribui a eles características únicas de cobiça em sua comercialização. E para gerar a renda que se deseja, é necessário valorizá-los enquanto propriedade e comercializá-los pelo maior preço.

No próximo texto, caro leitor, vou esclarecer o que é a mais-valia e o me-canismo utilizado pelos especuladores para a valorização fictícia do preço dos imóveis no mercado.

JARISON MELOCONSULTOR DE [email protected] | @jarisonmelo

ARTIGO

Bolha imobiliária no Brasil: Fato ou Mito? – Parte II

Terrenos não podem ser fabricados, eles são recursos naturais

Page 33: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

ARTIGO

JUNHO/2012 | INFORMÁTICAEMREVISTA 33

GABRIELLA FONSECAJORNALISTA, PÓS-GRADUANDA

EM ESTRATÉGIAS EM MíDIAS [email protected]

As empresas de sucesso na Internet têm como características o arrojo, a cria-tividade e a inovação e, sem dúvida ne-nhuma, a Google faz parte desse seleto grupo. Dentre mais de uma dezena de novos negócios trazidos para o merca-do, alguns desenvolvidos internamente, outros adquiridos de terceiros, a obra do Google que mais chama a atenção é a du-pla AdWords - AdSense.

MAS O qUE SãO E qUAL A DIFEREN-çA ENtRE ELES?

O que é o Google Adwords?É quando os seus anúncios são exibidos no Google. Quando as pessoas pesquisa-rem uma de suas palavras-chave no Goo-gle, seu anúncio poderá ser exibido pró-ximo aos resultados de pesquisa. Agora você anuncia para um público-alvo que já está interessado em você.

a Buscadoresa É automáticoa O dinheiro fica com o Google (ou com parceiros buscadores)

O que é o Google AdSense?

O Google AdSense é um serviço rápido e fácil que permite aos editores de sites de todos os tamanhos veicular anúncios Google discretos e relevantes nas pági-nas de conteúdo de seus sites e ainda ga-

nhar dinheiro. Como os anúncios estão relacionados ao que os usuários procu-ram no seu site, você finalmente terá uma maneira de lucrar com as suas páginas e de melhorar o conteúdo delas.

a Páginas de conteúdoa Depende do usuárioa Google e dono do site dividem

Logo:

* No Google AdSense você coloca os ban-ners no seu site pra ganhar dinheiro (onde você recebe pra divulgar). Ele exibe anún-cios do Google AdWords em sites indivi-duais. O Google paga aos editores da web para que os anúncios sejam exibidos em seus sites, com base nos cliques de usuá-rios, nos anúncios ou nas impressões de anúncios, dependendo do tipo de anúncio.

* No Google AdWords você cria o ban-ner que será colocado no site dos outros (onde você paga pra ser divulgado). Os anúncios aparecerão em páginas de re-sultados de pesquisa relevantes do Goo-gle e em sites de parceiros.

Para quem trabalha com sites, redes sociais, e-commerce e sistemas é funda-mental estar familiarizado com estes ter-mos, estando antenado com as melhores formas de usos, práticas e as novas pos-sibilidades de ganho de lucro. Todos os

dias surgem novas formas de empreen-der e, estando em parceria com o Google, a probabilidade de crescimento é real! Estude, leia e faça a diferença.

A diferença entre eles

Page 34: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

úLTIMA PÁGINA

ESPORTEAFRâNIO MIRANDA, diretor executivo da Miranda

Computação, sempre gostou de correr. Participa da

corrida de São Silvestre, em São Paulo, há muitos anos

e seu grande sonho era promover uma corrida em Na-

tal. Silvana, a diretora de Marketing da empresa, apro-

veitou os 25 anos para promover a Corrida Miranda,

com premiação de 15 mil reais. Foi uma grande festa

que, provavelmente, será repetida em 2013.

GUERRAFoi em clima de confraternização, que aconteceu no

dia 18 de maio, o confronto de Paintball, entre os co-

laboradores da New System. Os participantes se divi-

diram em duas equipes que se enfrentaram na guer-

ra das bolinhas de tinta. O desafio foi tão bem aceito

que estão estudando data para a revanche.

MUDANÇAA Work Informática foi vendida para o grupo Nagem,

que já tem uma loja no Midway Mall, em Natal. A em-

presa de Fernando Oliveira Farias está no mercado há

mais de 15 anos sendo uma das mais importantes do

mercado potiguar. Com a transferência para a Nagem,

a maioria da equipe permanecerá, juntando-se a novos

profissionais de atendimento. “Fizemos um bom negó-

cio. A Nagem é uma das maiores distribuidoras de in-

formática no Brasil e certamente irá contribuir em mui-

to para o crescimento no RN” – comentou Fernando.

MARKETINGAssumiu a gerência de marketing da Facex o profis-sional de T. I. JADSON RODRIGUES, um dos profes-sores do quadro da instituição. As ações de marketing serão acionadas depois que o Diário Oficial da União publicar a aprovação da nova categoria da escola que se chamará UNI-Facex. “Com a entrada de novos cursos e a chegada de equipamentos para, principal-mente, aulas de informática, teremos presença maci-ça na midia” – informou.

34 INFORMÁTICAEMREVISTA | MAIO/2012

Page 35: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012
Page 36: INFORMÁTICA em REVISTA - EDIÇÃO 71 - JUNHO DE 2012

36 INFORMÁTICAEMREVISTA | JUNHO/2012