Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

10
1ª série Ensino Médio 1 LÍNGUA ESTRANGEIRA Unidade 1 Este bimestre tem como objevo apresentar ao aluno o gênero entrevista que poderá ser ofe- recido em diferentes suportes: jornal, revista, rádio ou televisão. É importante salientar para o aluno que é uma caracterísca deste gênero a presença de locutor e interlocutor como agentes principais do gênero, cuja nalidade é a obtenção de informações e/ou o reconhecimento de opiniões. Entrevista É importante que o aluno observe o gênero entrevista como uma forma de interação que se estabelece entre locutor e interlocutor em diferentes mídias. Portanto, faz-se necessário expor os alunos a estes diferentes meios, mostrando como usar os recursos lingüíscos adequados na elaboração de perguntas e respostas, que são caracteríscas do gênero. Compreensão escrita e oral Primeiro Módulo Avaliação Compreender as parcularidades do gênero (formas de reportar uma fala, formulação de perguntas, graus de polidez, pos de respostas). Compreender a alternância nas posições de interactantes avos do gênero em estudo. Podem-se selecionar entrevistas e explorar as formas de reportar uma fala, a formulação de per- guntas, os pos de respostas e a alternância nas posições de locutor e interlocutor. No caso da compreensão oral, ulizar algum vídeo de entrevista e explorar os mesmos elementos destacados para a compreensão escrita. Dependendo do assunto e da pessoa entrevistada, é possível fazer propor avidades interdiscipli- nares (Ver sugestões abaixo). Links com fontes do gênero Língua Espanhola • hp://veja.abril.com.br/211009/mundo-140-caracteres-p-19.shtml Entrevista realizada com o criador do Twier (uma ferramenta de comunicação muito usada pelos jovens), publicada na Revista Veja, em 22 de outubro de 2009). Tema 1 Conexões com Habilidades e Competências Sugestões de avidades Material de apoio ao aluno Apresentação Foco 2º Bimestre

Transcript of Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

Page 1: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

1ª série − Ensino Médio

1

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Unidade 1

Este bimestre tem como objeti vo apresentar ao aluno o gênero entrevista que poderá ser ofe-recido em diferentes suportes: jornal, revista, rádio ou televisão. É importante salientar para o aluno que é uma característi ca deste gênero a presença de locutor e interlocutor como agentes principais do gênero, cuja fi nalidade é a obtenção de informações e/ou o reconhecimento de opiniões.

Entrevista

É importante que o aluno observe o gênero entrevista como uma forma de interação que se estabelece entre locutor e interlocutor em diferentes mídias. Portanto, faz-se necessário expor os alunos a estes diferentes meios, mostrando como usar os recursos lingüísti cos adequados na elaboração de perguntas e respostas, que são característi cas do gênero.

Compreensão escrita e oral

Primeiro Módulo

Avaliação

• Compreender as parti cularidades do gênero (formas de reportar uma fala, formulação de perguntas, graus de polidez, ti pos de respostas).

• Compreender a alternância nas posições de interactantes ati vos do gênero em estudo.

Podem-se selecionar entrevistas e explorar as formas de reportar uma fala, a formulação de per-guntas, os ti pos de respostas e a alternância nas posições de locutor e interlocutor.

No caso da compreensão oral, uti lizar algum vídeo de entrevista e explorar os mesmos elementos destacados para a compreensão escrita.

Dependendo do assunto e da pessoa entrevistada, é possível fazer propor ati vidades interdiscipli-nares (Ver sugestões abaixo).

Links com fontes do gênero

Língua Espanhola

• htt p://veja.abril.com.br/211009/mundo-140-caracteres-p-19.shtml

Entrevista realizada com o criador do Twitt er (uma ferramenta de comunicação muito usada pelos jovens), publicada na Revista Veja, em 22 de outubro de 2009).

Tema 1

Conexões com Habilidades e Competências

Sugestões de ati vidades

Material de apoio ao aluno

Apresentação

Foco

2º Bimestre

Page 2: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

2

1ª série − Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA

• htt p://www.revistateen.com

O site apresenta a Revista Teen, mais voltada ao público adolescente, que contem entrevis-tas com arti stas diversos.

Língua Inglesa

• htt p://archive.hsd401.org/tyee/Index_fi les/CBAs/TYPES_QUESTIONS[1].pdf

O trabalho traz a caracterização de perguntas, com exemplos e usos. Existe a opção de ter o texto traduzido.

• htt p://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/general/sixminute/2012/03/120315_6min_english_exti nct_men.shtml

BBC Learning English, o site da BBC voltado para o ensino de língua inglesa tem links com entrevistas das quais esta sobre a exti nção do homem em PDF e arquivo de som.A entrevista, com script em PDF, htt p://wsdownload.bbc.co.uk/learningenglish/pdf/2012/03/120315180216_120315_6min_english_exti nct_men.pdf é produzida pela BBC Language Learning e pode ser empregada integralmente em sala de aula.

• htt p://www.interviewmagazine.com

O site da revista Interview Magazine, onde é possível encontrar entrevistas com diversas personalidades de áreas do entretenimento como música e moda.

• htt p://archive.hsd401.org/tyee/Index_fi les/CBAs/TYPES_QUESTIONS[1].pdf

O trabalho traz a caracterização de perguntas, com exemplos e usos. Existe a opção de ter o texto traduzido.

1. O livro do 2º ano da coleção Prime faz uma análise do gênero em forma de exercício que po-derá ser uti lizada pelo professor em turmas de 1º ano (Unit 5, p. 79). Ainda no mesmo livro, o professor pode encontrar uma entrevista com ati vidades sobre a mesma (Unit 7, p. 100).

2. O livro do 2º ano da coleção Globtrekker apresenta o gênero em forma de ati vidade de listening no suporte rádio. Esta ati vidade pode ser trabalhada com alunos do 1º ano (Unit 5, p. 72)

3. O livro do 1º ano da coleção On Stage apresenta o gênero como ati vidade de speaking. A parti r desta ati vidade, o livro sugere duas ati vidades de writi ng com o mesmo gênero sendo que uma no suporte e-mail (Unit 5, p. 76).

4. A série Take Over uti liza as entrevistas no volume 2, em ati vidades de listening propostas como consolidação dos temas das unidades, sem trabalhar o gênero em si: Unit 2, p. 124, Unit 3, p.125 e Unit 7, p. 127.

5. Em English for All, é apresentada uma entrevista no livro do 1º ano, Unit 7, p. 74, como ati vi-dade de listening, para reforço da unidade. Já no volume 2 o gênero é usado nas unidades 1 (p. 12) e 5 (p. 58), também como listening. Contudo, o foco é busca de informações e não as característi cas do gênero.

Tal escolha caberá à organização das escolas em parti cular e, como o gênero é bem amplo, a in-terdisciplinaridade neste bimestre pode se realizar com qualquer área, pois é possível buscar as personalidades em destaque nos diversos setores da sociedade e pessoas comuns que tenham expressado suas opiniões a respeito dos temas trabalhados nas demais disciplinas. Entretanto, sem desejar ferir a autonomia pedagógica da U.E., a equipe sugere algumas possíveis ati vidades:

Biologia = Com o foco Metabolismo central: o corpo gasta energia, buscar entrevistas com refe-rentes à saúde e nutrição, através dos buscadores da internet,usando a LE em questão.

Educação Física = O eixo Ati vidade rítmica e expressiva: entrevistas com profi ssionais da ati vidade fí sica, também permiti ndo a aproximação com Biologia.

Conexão com livro PNLD

Interdisciplinaridade

Page 3: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

3

LÍNGUA ESTRANGEIRA 1ª série − Ensino Médio

Filosofi a = Mito e Filosofi a: montar entrevistas fi ctí cias com fi lósofos ou personagens da mito-logia. Pode-se consultar o site a seguir: htt p://sites.google.com/site/virtualphilosophy0/home/interviewing-the-philosophers

Geografi a = A dinâmica climáti ca e os biomas – entrevistas com organizações como WWF para enriquecer o debate.

História = Período entre Guerras: CRISE ECONÔMICA E SOCIAL E NAZI-FASCISMO – Montar entre-vistas sobre as opiniões de colegas e professores sobre os refl exos do tema na atualidade.

Língua Portuguesa e Literatura = POESIA NO BARROCO/ TIRINHA E CHARGE – Adaptar uma entre-vista para o formato de uma ti rinha ou vice-versa.

Sociologia = Cultura e diversidade – comparar entrevistas de pessoas de mesma profi ssão ou épo-ca que parti cipe de ambientes linguísti co/culturais diferentes, por exemplo, um cantor brasileiro e outro americano, uma entrevista da atualidade e outra de revistas anti gas ou ainda entrevistas com pessoas de ambientes culturais diferentes sobre um mesmo tema.

No caso da compreensão oral, podem-se selecionar algumas das ati vidades de livros didáti cos di-ferentes do adotado pela escola (sugeridos acima) e propor questões centradas nas informações principais. O objeti vo deve ser esti mular situações como as que o aluno tem em língua materna: o assunto principal, a opinião dos entrevistados/entrevistadores etc.

No caso da compreensão escrita, pode-se seguir a linha das avaliações externas e trabalhar a compreensão de leitura do gênero. Embora a área de LE ainda não faça parte das avaliações externas, cabe começar a apresentar questões como as do ENEM ou propor questões similares, como a seguir.

Língua Espanhola

1. Leia a entrevista realizada pela rede BBC en español ao ator que imortalizou os personagens El Chavo del Ocho e o Chapulín. Por meio da leitura, você é capaz de se informar, se diverti r e, acima de tudo, aprender. Depois, responda a questão abaixo.

“Chespirito” responde a los lectores

¿Por qué todos o la mayoría de sus personajes empiezan con la letra Ch? Chavo, Chilin-drina, Chapulín, Chespirito, Chómpiras...

Primero fue casual. Me pusieron como apodo genérico Chespirito, por un productor y director de cine que le gustaron mis libretos y decía que yo era un Shakespeare en chiquito. Entonces me decían Shakespirito. Yo lo castellanicé Chespirito y después por casualidad hice personajes como el doctor Chapatí n. El Chapulín colorado buscando una palabra autóctona y Chapulín es del Náhuatl, el idioma de los aztecas. Luego, el Chavo porque de España llegaron los chavalos, los niños. Y cuando me di cuenta de la coincidencia, seguí poniéndoles a los demás igual. Chaparrón Bonaparte, el Chómpiras, la Chimoltrufi a, la Chilindrina, el Chipote Chillón, las pasti llas de Chiquitolina, en fi n todo lo que podía yo.

¿Cuáles eran sus libros preferidos cuando era niño y tenía afi ción por la lectura?

Bueno esa pregunta no podría contestarla. Yo tuve un montón de libros favoritos, pero no puedo decirle uno.

¿Cómo era la casa donde se crió Roberto Gómez Bolaños?

Era una casa clase media. A mi me gustaba mucho. La había hecho mi mamá con mu-chos esfuerzos, pero inmediatamente que murió mi papá faltaron todos los recursos del mundo, y bajamos de la clase media a la sub, sub, sub media o baja o mediana. De cualquier manera mi infancia con mi mamá y mis hermanos, la considero super feliz. Nunca tuve una bicicleta pero siempre tuve una pelota.

Sugestão de avaliação

Page 4: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

4

1ª série − Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA

¿A qué edad tuvo entonces una bicicleta?

Todavía la estoy esperando. Nunca he tenido una.

Tuvo siempre acceso a las pelotas y ¿Usted es un gran fanáti co del fútbol?

Sí. Se me está quitando un poquito, porque estoy encontrando en el deporte super internacional que es el fútbol, una propaganda involuntaria pero al fi nal propaganda de la corrupción, de la violencia. Ya no hay manera de esconder eso y se comunica en todo el mundo, entonces ya no me atrae esa falta de deporti vismo que hay. El fair play ya no existe en ningún lado. Ya no hay un solo futbolista que no trate de engañar al árbitro. En fi n, con todo esto se me quitó el gusto.

¿Cómo fue ese proceso de ser Roberto Gómez Bolaños, un muchacho de un barrio cén-trico de la ciudad de México a ser Chespirito?

En primer lugar, algo que agradezco mucho a Dios es que fue tardío. Como ya dije em-pecé tarde. Y lo agradezco porque ahora es muy fácil ver a cualquier deporti sta joven, o actor y actriz joven, que a los 18 ó 19 años se creen dueños del mundo, porque los elogian, los alaban por todos lados, entonces ni siquiera ti enen la culpa; y eso es dañino por completo. Yo ya había visto subir y caer a mucha gente entonces me cuidé en ese aspecto. Me asombraba desde luego, la popularidad creciente que encontraba yo por todos lados. Me sigue asombrando, me sigue asombrando que me hable la BBC para hacerme una entrevista.

htt p://educacao.uol.com.br/espanhol/entrevista-sinal-de-interrogacao-pronomes-de-tratamento-e-verbos.jhtm

Questão:

Que ti po de discurso é uti lizado nesta entrevista: formal ou informal? Reti re do texto frases que comprovem a sua resposta.

Tuvo siempre acceso a las pelotas… (Uso dos verbos em 3ª pessoa)

¿Usted es un gran fanáti co del fútbol? (Uso do pronome USTED que marca a formalidade em Língua Espanhola).

Comentário: O objeti vo desta questão é identi fi car o ti po de discurso uti lizado em uma entre-vista, que poderá ser formal ou informal, dependendo do grau de inti midade que se tem com o interlocutor.

Língua Inglesa

Texts A and B are excerpts from Ann Hathaway’s interview about “Princess Diaries 2: Royal Enga-gement”. Read them and choose the best answer.

From: htt p://movies.about.com/od/princessdiaries2/Princess_Diaries_2_Royal_Engagement_2004.htm (April 17, 2012).

TEXT A

– How’d you feel about coming back to this character?

– Candidly, initi ally I was very nervous because the idea of doing a fi lm… A lot of sequels are done purely to make money. The idea of doing a fi lm just for that reason really kind of felt icky to me. And that’s not why I started [all this]. I certainly didn’t get into it for the fame or the money, although they are nice perks (laughing). No, so I was nervous. But once we sett led into it and I realized I was working with…I remembered that I was working with incredibly talented people, and I thought about just how happy it was going to make everybody – parti cularly litt le girls – then I felt a lot bett er and more comfortable making it.

Page 5: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

5

LÍNGUA ESTRANGEIRA 1ª série − Ensino Médio

1. Her great worry about the fi lm was:

a. work with talented people

b. the fame she would get

c. the money she could earn

d. produce a sequel just for the money

e. make everybody smile

2. A maior preocupação da atriz sobre o fi lme era:

a. trabalhar com pessoas talentosas

b. a fama que ela alcançaria

c. a fortuna que ganharia

d. produzir uma conti nuação somente pelo dinheiro

e. fazer as pessoas sorrirem

(A questão 2 é a versão em Português da n° 1. O professor pode optar por perguntas em qualquer das línguas dependendo das característi cas do grupo com o qual trabalha.)

Resposta: Letra d.Justi fi cada pelas duas primeiras linhas do texto nas quais a atriz diz ter fi cado nervosa por existi -rem casos de sequências produzidas com o objeti vo exclusivo de ganhar dinheiro; apontando nas linhas que seguem a falta de qualidade dos roteiros e de talento do elenco.

3. Among the adjecti ves used in the text one has a negati ve meaning:

a. nervous (l. 1)

b. Iucky (l. 3)

c. nice (l. 5)

d. talented (l. 7)

e. comfortable (l. 9)

Resposta: Letra b.O vocábulo pode ser traduzido como estranho esquisito desconfortável. Apesar de alguns pode-rem pensar em nervosismo com senti do negati vo, neste caso, em específi co, tal sensação mostra uma preocupação que evitaria que ela se envolvesse em um projeto inadequado a seus critérios; o que revela o lado positi vo de nervous. Os demais adjeti vos transmitem senti dos positi vos em sua essência.

TEXT B

– You’ve never thought of being anything else?

– I’ve entertained noti ons of diff erent things. I wanted to be president. I wanted to be an orthopedic surgeon. I thought about being a teacher. I thought about being a writer. I thought about being a nun – that was a while ago. A few years, a few years.

Page 6: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

6

1ª série − Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA

4. The answers given by Ann Hathaway show that she:

a. was a normal child

b. was a child with many abiliti es

c. was inclined to the medical profession

d. was inclined to politi cs

e. was inclined to religious life

Resposta: Letra b. A gama de carreiras mencionadas é corriqueira entre crianças e adolescentes quando pensam ou há perguntas sobre seu futuro profi ssional, o que não quer dizer que venham a seguir qualquer delas ou que tenham vocação para exercer tais ati vidades. A opção mais adequada é a que fala ter sido ela uma criança comum.

• HOFFNAGEL, J. C. Entrevista, uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P., MACHADO, A.R., BEZERRA, M.A. (org). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 195.

O livro, inteiramente dedicado ao uso dos gêneros nas ati vidades de ensino em LM e LE, apresenta um estudo sobre as entrevistas e sua aplicação nas aulas..

• htt p://insightspedagogicos.blogspot.com/2011/02/genero-textual-entrevista-e-sua-fun-cao.html.

Este site apresenta de forma resumida o gênero e também algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas.

• htt p://portaldoprofessor.mec.gov.br/fi chaTecnicaAula.html?aula=18638.

Este trabalho apresenta uma proposta didáti ca de tratamento do gênero e sugere vídeos que podem ser uti lizados para trabalhos em sala de aula.

Língua Espanhola

• htt p://educacao.uol.com.br/espanhol/entrevista-sinal-de-interrogacao-pronomes-de-tra-tamento-e-verbos.jhtm.

O site apresenta o gênero entrevista destacando o uso do sinal de interrogação, pronomes de tratamento e verbos.

• htt p://www.abralin.org/revista/RV6N1/08-Candida-Marti ns.pdf.

O arti go trata o gênero entrevista, apresentando seu conceito e aplicação no ensino de português para estrangeiros.

• htt p://www.webarti gos.com/arti gos/genero-entrevista-uma-analise-dos-elementos-nao--verbais-da-conversacao/17094/.

O site apresenta um arti go com o tí tulo Gênero Entrevista: uma análise dos elementos não-verbais da conversação.

• htt p://www.tede.ufsc.br/teses/PLLG0389-D.pdf.

O site apresenta uma monografi a com o tí tulo o gênero entrevista pingue-pongue: reenunciação, enquadramento e valoração do discurso do outro.

• htt p://www.uesc.br/eventos/selipeanais/anais/brunoalveseoutros.pdf.

O site apresenta uma sequência didáti ca sobre o gênero entrevista em sala de aula.

Material de apoio ao professor

Page 7: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

7

LÍNGUA ESTRANGEIRA 1ª série − Ensino Médio

Língua Inglesa

• htt p://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish.

O site da BBC voltado para o ensino de Inglês é repleto de sugestões, ati vidades, vídeos, áudios e exercícios de gramáti ca.

• htt p://www.interviewmagazine.com.

O site traz entrevistas com famosos de várias áreas.

• htt p://www.nati onalgeographic.com/newslett er/?source=NavPhoNewslett er.

A revista Nati onal Geographic apresenta várias entrevistas sobre assuntos relacionados à natureza que podem ser úteis na interdisciplinaridade com Geografi a.

• htt p://www.nati onalgeographic.com/newslett er/?source=NavPhoNewslett er.

A revista Nati onal Geographic apresenta várias entrevistas sobre assuntos relacionados à natureza que podem ser úteis na interdisciplinaridade com Geografi a.

Língua Espanhola

• htt p://www.youtube.com/watch?v=hEDmBHZ6WBU&feature=related.

O vídeo apresenta uma entrevista do CNN Espanhol ao cantor Luis Miguel.

Língua Inglesa

• htt p://oxforddicti onaries.com/?region=us.

Dicionário em inglês da Oxford University Press.

• www.englishclub.com.

Site de jogos, quizzes e sala de bate-papo.

• htt p://www.voanews.com/learningenglish/theclassroom/home/.

Este site contém diversos arti gos sobre diferentes temas que os alunos podem prati car listening comprehension. Os arti gos vêm acompanhados de textos com arquivos de áudio. Além dos exercícios de listening comprehension, traz também exercícios de gramáti ca e vocabulário.

• htt p://www.efl net.com/vocab/dicti onary/transportati on_1.php.

Este site é um picture dicti onary. Ao se clicar sobre a fi gura, o aluno poderá ouvir a pronúncia da palavra em inglês.

• htt p://www.interviewmagazine.com.

Indicar para pesquisarem mais entrevistas.

• htt p://www.nati onalgeographic.com.

O site da revista Nati onal Geographic traz entrevistas em seus links.

• htt p://www.girlslife.com.

O site da revista para adolescentes Girls Life traz entrevistas com médicos, escritores e vários arti stas teen, abordando temas diversos.

Seção saber mais nossos alunos

Page 8: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

8

1ª série − Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA

A língua em uso

Segundo Módulo

Avaliação

• Reconhecer recursos linguísti cos para elaborar diferentes ti pos de perguntas e possíveis respostas.

• Reconhecer as formas de reportar uma fala: discurso direto, discurso indireto e indireto livre.

A parti r das entrevistas selecionadas, o professor pode explorar os elementos linguísti cos presen-tes no texto. Pode-se trabalhar a parti r de alguns dos aspectos destacados a seguir:

• Formulação de perguntas, incluindo ti pos e fi nalidades (informati vas, para confi rmação, di-reta e indireta).

• Organização de respostas, trabalhando a disti nção entre formal e informal e cobrar a identi -fi cação de formas de um ou outro registro e de sua relevância no gênero em questão.

• O uso dos tempos verbais e sua diferença na formulação de perguntas (principalmente a sintaxe e o uso de auxiliares).

• Introduzir o uso do discurso direto e indireto.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

• Pode-se optar por transformar uma entrevista oral em escrita, i.e., mudar o suporte, respei-tando as normas linguísti cas aprendidas (discurso direto e indireto).

• Formular/selecionar perguntas e/ou respostas para completar uma entrevista.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Unidade 2

Conexões com Habilidades e Competências

Sugestões de ati vidades

Material de apoio ao aluno

Conexão com livro PNLD

Interdisciplinaridade

Sugestão de avaliação

Material de apoio ao professor

Seção saber mais nossos alunos

Page 9: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b

9

LÍNGUA ESTRANGEIRA 1ª série − Ensino Médio

Produção escrita e oral

Terceiro Módulo

Avaliação

• Exercer as funções de locutor e interlocutor em uma entrevista.

• Realizar entrevista oral com alguém da escola (registro formal ou informal).

Neste momento do bimestre, espera-se que o aluno tenha condições de realizar pequenas pro-duções. Cabe lembrar que não se quer que o aluno realize a tarefa em português e o professor se transforme em um tradutor simultâneo. A parti r dos modelos de oralidade e escrita o aluno pode realizar pequenas transformações que podem começar no nível de itens lexicais (substi tuir nomes ou adjeti vos) e chegar ao nível da sentença. Sempre parti ndo do input recebido.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

As ati vidades sugeridas para esse módulo podem servir de avaliação ou outras, baseadas nas sugeridas, podem ser propostas.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Sugestões já apresentadas anteriormente.

Conexões com Habilidades e Competências

Sugestões de ati vidades

Unidade 3

Material de apoio ao aluno

Conexão com livro PNLD

Interdisciplinaridade

Sugestão de avaliação

Material de apoio ao professor

Seção saber mais nossos alunos

Page 10: Lingua Estrangeira Regular Orientacoes Pedagogicas 1s 2b