Maio 2013 - (in)Formando

4
PORTO ALEGRE, MAIO 2013 - ANO 5 - 13ª EDIÇÃO www.tjrs.jus.br/memorial Projeto Formando Gerações capacitou professores a fazer filmes Carlos Gerbase realizou curso no Palácio da Justiça PÁGINA 3 Em parceria com o Memorial do Judiciário, o professor e diretor de cinema Carlos Gerbase ministrou o curso Primeiro Filme em 20/4, no Palácio da Justiça. A atividade capacitou professores de escolas públicas e privadas, dos mais variados rincões do Rio Grande do Sul para a produção de curtas metragens. O objetivo foi ensinar técnicas de roteiro e detalhes da lingua- gem cinematográfica, além de estimular o uso do audiovisu- al como ferramenta de ensino e forma de expressão. Os filmes que serão produzidos pe- los alunos dos professores concor- rerão ao Prêmio FALA - Formando Adolescentes na Luta Antiviolên- cia, integrante do projeto Forman- do Gerações, do Memorial e da Corregedoria-Geral da Justiça. Escola da Restinga foi a primeira em 2013 PÁGINA 2 O projeto é bem estruturado, diz Professora PÁGINA 2

description

Informativo do projeto FORMANDO GERAÇÕES do Memorial do Judiciário e da Corregedoria-Geral da Justiça

Transcript of Maio 2013 - (in)Formando

Page 1: Maio 2013 - (in)Formando

PORTO ALEGRE, MAIO 2013 - ANO 5 - 13ª EDIÇÃO www.tjrs.jus.br/memorial

Projeto Formando Gerações capacitou professores a fazer fi lmes

Carlos Gerbase realizou curso no Palácio da Justiça

PÁGINA 3

Em parceria com o Memorial do Judiciário, o professor e diretor de cinema Carlos Gerbase ministrou o curso Primeiro Filme em 20/4, no Palácio da Justiça.

A atividade capacitou professores de escolas públicas e privadas, dos mais variados rincões do Rio Grande do Sul para a produção de curtas metragens.

O objetivo foi ensinar técnicas de roteiro e detalhes da lingua-gem cinematográfi ca, além de estimular o uso do audiovisu-al como ferramenta de ensino e forma de expressão.

Os fi lmes que serão produzidos pe-los alunos dos professores concor-rerão ao Prêmio FALA - Formando Adolescentes na Luta Antiviolên-cia, integrante do projeto Forman-do Gerações, do Memorial e da Corregedoria-Geral da Justiça.

Escola da Restinga foi a primeira em 2013PÁGINA 2

O projeto é bem estruturado, diz ProfessoraPÁGINA 2

Page 2: Maio 2013 - (in)Formando

EditorialO (in)formando é distribuído junto à rede escolar

do Rio Grande do Sul, promovendo a integração da comunidade escolar – professores, crianças e jovens, com a Justiça do nosso Estado. Faz parte da missão do Memorial do Judiciário ser uma estrutura dinâmi-ca e interativa, evitando a condição de espaço es-tanque apenas para a guarda de documentação e de acervo de objetos com valor histórico.

Como princípio, o Memorial age de forma constru-tiva, respeitando o entorno comunitário, com o papel de formador da cidadania. O Formando Gerações aproveita da experiência dos próprios alunos – promo-vendo a oportunidade de se conhecerem melhor, propi-ciando condições do exercício da própria subjetividade.

Na visita ao Memorial, utiliza-se a atividade de se desenvolver a simulação de um Tribunal do Júri, para possibilitar que o argumento, o conhecimento, constru-am um novo saber.

Caro Professor: aproveite a oportunidade para levar seus alunos ao Palácio da Justiça. As atividades propostas dentro do Projeto certamente viabilizarão uma melhor aprendizagem no ambiente escolar e po-sicionamento construtivo da criança e do jovem frente à realidade.

Esta edição noticia a participação do Professor Carlos Gerbase no projeto. Cineasta de primeiro time do nosso país, Gerbase capacitou professores no pro-jeto Primeiro Filme. Os mestres estão com a missão de levar aos alunos de suas escolas a possibilidade de expressarem-se via vídeo ou pequenos fi lmes. E muito mais.

Veja como contactar a Equipe do Memorial na página 4.

Participando pela primeira vez do Formando Gerações em abril de 2013, a professora Dulde Sant´Anna Rodrigues de LIma Pellin, da Escola Estadual Vila Jardim Renascença, de Porto Alegre, afi rmou que: o projeto está bem estruturado e é im-portante; as crianças e os jovens precisam ter conta-to com a Justiça - precisam saber que os atos geram consequências, que a vida em sociedade precisa de regras e também que em comunidades pequenas, como a nossa, a gente tem que começar a fazer este tipo de trabalho com as crianças desde pequeno.

Pretendemos participar do Prêmio FALA com um trabalho tão ousado e bonito que vocês queiram deixar exposto aqui para sempre, concluiu.

Palavra do Professor

Gabriel FerrariColégio João XXIII

Espaço do Aluno

Escola da Restinga foi a primeira em 2013Agende a sua escola !

A Escola Municipal Carlos Pessoa de Brum, de Porto Alegre, com a turma de 50 alunos da 6ª série, foi a pri-meira a participar do Projeto Formando

Gerações em 2013. Ao fi nal da atividade proposta de simular um Tribunal do Júri, o Juiz-Corregedor Roberto Carvalho Fraga esclareceu diversas dúvidas das crianças. Depois dela, outras escolas já compa-receram ao Palácio da Justiça. O Juiz-Corregedor José Ricardo de Bem Sanhudo também já colaborou no Formando Gerações deste ano.

Agendamento - As visitas podem ser marcadas com a Equipe do Memorial pelas formas de contato descritas na página 4. Há a possibilidade de ônibus, custeado pelo Tribunal de Justiça, buscar os

professores e alunos visitantes, desde que a escola situe-se em Porto Alegre ou na Região Metropolitana.

2012 - Apenas no ano passado, o Memorial recebeu a visita de 814 alunos, de 21 diferentes escolas.Em 2013, o formato de recepção é o mesmo: assistem a um curta-metragem que expõe uma situa-ção de confl ito e depois simulam um Júri, assumindo os papéis de Juiz, Promotor, Advogado, Jornalistas, entre outros, exercitando a capacidade de argumen-tação e o entendimento da existência de regras para o convívio social.

Premiação - O Prêmio FALA – Formando Adolescentes na Luta Antiviolência -, foi entregue em dezembro de 2012 aos alunos e escolas que se destacaram com a apresentação de peças artísticas nas áreas de artes plásticas e cênicas, literatura e música. Como premiação, o Tribunal de Justiça doou computadores para cada estudante e respectiva escola (foto na página 3).

MAIO 20132

Page 3: Maio 2013 - (in)Formando

O instante da comemoração da premiação do Prê-mio FALA 2012: os jovens e a equipe do Memorial, coordenada pelo Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis (ao centro), com as Juízas Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, Cor-regedora, e Márcia Kern Papaleo.

Cena de cinema

Professores de diversas regiões do estado aprenderam a fazer fi lmes de curta-metragem em capacitação ministra-da pelo professor universitário e cineasta Carlos Gerbase. Mestres de Alvorada, Camaquã, Boqueirão do Leão, Alvorada, Eldorado do Sul, Arroio do Sal e inúmeras outra cidades, manifestaram a intenção de levar os ensinamentos aos alunos de suas escolas e a participarem do projeto Formando Gerações, do Memorial do Judiciário.

O evento aproveitou o material e os roteiros próprios do projeto Meu Primeiro Filme. A atividade foi fi nalizada no Museu do Memorial, no térreo do Palácio da Justiça, com a fi lmagem de um curta-me-tragem - O Julgamento de Platão - roteiri-zado pelo próprio Gerbase e ambientado em um Tribunal do Júri. O curta que resul-tou do exercício está linkado na página do Memorial na Internet.

magem no fi nal, achei muito interessante, ele é ótimo como professor.

Os fi lmes que serão produzidos nas escolas, após visitarem o Memorial den-tro do Formando Gerações, poderão concorrer ao Prêmio FALA - Formando Adolescentes na Luta Antiviolência, a ser entregue ao fi nal do ano em cerimônia no Auditório do Palácio da Justiça.

Mais de 6 mil estudantes já partici-param do projeto FORMANDO GERA-ÇÕES desde seu início, em 2004. Entre em contato – participe você também! Veja como contactar na página 4.

Os professores do 5º ano do ensino fundamental ao ensino médio receberam o livro Cinema, Primeiro Filme - Desco-brindo, Fazendo, Pensando, do próprio Gerbase, acompanhado de um DVD com todos os exercícios.

Para o cineasta, o mais importante é que as crianças aprendam, por meio dos professores capacitados, como a lin-guagem audiovisual funciona no cotidia-no. Afi rmou que os jovens não precisam ser meros consumidores, mas também produtores de conteúdos diversos. Ob-servou também que o ensino no Brasil está muito voltado para o lado verbal, enquanto o mundo hoje é muito mais audiovisual. É preciso que esse lado da linguagem seja mais estudado para apu-rar a compreensão crítica dos jovens, completou o diretor de cinema Carlos Gerbase.

A Professora Ângela Cristina Quei-roz, da Escola de Ensino Fundamental Padre Jaeger, de Canoas, gostou muito da atividade. Nas suas palavras: Adorei, achei que foi bem mais do que eu estava esperando. Eu não contava com essa fi l-

Professores recebem capacitação para fi lmes de curta-metragem

Carlos Gerbase ministrou curso para professores

A cerimônia de premiação ocorreu no Palácio da Justiça em 13 de dezembro de 2012.

MAIO 2013 3

Page 4: Maio 2013 - (in)Formando

LABIRINTOAjude a Isadora a encontrar a Justiça

EXPEDIENTE: Memorial do Judiciário - (in)formando maio 2013 - Coordenador: Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis |Assistente Administrativa: Mary Biancamano | Assistente Técnica: Carine Medeiros Trindade | Equipe: Caroline Zuchetti, Daniel Au-gusto Pereira Marcilio, Davi Carboni, João Batista Santafé Aguiar, Letícia Vieira da Silva, Patrícia Spceht Moreira, Roberto Medeiros Soa-res e Vera Maria de Freitas Barcellos | Diagramação: Stephanie Evaldt (Imprensa TJRS) | Revisão: Adriana Arend (Imprensa TJRS)

Jornalista Responsável: João Batista S. Aguiar (DRT 4826/RS) | Impressão: DAG TJ/RS Tiragem: 2500 exemplares

CONTATOSMemorial do Judiciário do RS

Praça Marechal Deodoro, 55 - Térreo - Palácio da Justiça90010-908 Porto Alegre, RS - Brasil

Fone: (51) 3210-7176 Email: [email protected]: memorial_tjrs - Facebook: memorialrgs e memorialjrs

Site: www.tjrs.jus.br/memorial

CONTATOSMemorial do Judiciário do RS

Praça Marechal Deodoro, 55 - Térreo - Palácio da Justiça90010-908 Porto Alegre, RS - Brasil

Fone: (51) 3210-7176 Email: [email protected]: memorial_tjrs - Facebook: memorialrgs e memorialjrs

Site: www.tjrs.jus.br/memorial

MAIO 20134