Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

3
Nasceu em 11 de Março de 1962, em Penamacor, é licenciado em Relações Internacionais e frequenta o Mes- trado em Ciência Política. Casado, com dois filhos, é docente universitário. Desde muito cedo começou a ter uma actividade cívica e política. Primeiro, em Penamacor, como director de um jornal local, “A Verdade de Penamacor”, e promotor de iniciativas locais sobre cultura e participação cívica. Mais tarde, foi dirigente associativo no ISCTE e assumiu o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Ju- ventude, de 1985 a 1990. Destaque ainda para o cargo pioneiro para um português, de Presidente do Fórum da Juventude das Comunidades Europeias, de 1989 a 1993. A nível político e partidário, desde muito cedo, que tem ligações ao Partido Socialista. Um percurso que já vai em 31 anos. Primeiro na Juventude Socialista, onde desempenhou o cargo de Secretário-Geral de 1990 a 1994. Foi dirigente local, regional e nacional. Desde militante de base até Coordenador da Comissão Permanente do PS. Neste percurso, destaca-se ainda ter sido Director do Gabinete de Estudos do PS. Na Assembleia da República, António José Seguro já assumiu o cargo líder parlamentar do Grupo Parlamen- tar do PS, presidente de várias comissões e liderou o processo de Reforma do funcionamento da Assembleia da República. Entre 2006 e 2011, foi Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e Pre- sidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia. António José Seguro esteve também no Parlamento Europeu. Foi deputado de 1999 a 2001, onde desempenhou vários cargos, entre os quais se destaca o de Vice-Presidente do Grupo do Partido Socialista Europeu e Co- relator do Relatório do Parlamento Europeu sobre o Tratado de Nice e o Futuro da União Europeia. A sua passagem no Parlamento Europeu foi interrompida para regressar a funções governativas. Já tinha sido Se- cretário de Estado da Juventude e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 2001, António Guterres convidou-o para o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro. «Quero arejar o PS, quero abri-lo à sociedade.» António José Seguro na apresentação da sua candidatura à liderança do Partido Socialista António José Martins Seguro - Secretário-Geral do Partido Socialista SECÇÃO DE ODIVELAS O XVII con- gress o na- 2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6 SECÇÃO DE ODIVELAS 2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6 Eleito no XVIII Congresso Nacional em Braga

description

Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

Transcript of Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

Page 1: Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

Nasceu em 11 de Março de 1962, em Penamacor, é licenciado em Relações Internacionais e frequenta o Mes-trado em Ciência Política. Casado, com dois filhos, é docente universitário.

Desde muito cedo começou a ter uma actividade cívica e política. Primeiro, em Penamacor, como director de um jornal local, “A Verdade de Penamacor”, e promotor de iniciativas locais sobre cultura e participação cívica. Mais tarde, foi dirigente associativo no ISCTE e assumiu o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Ju-ventude, de 1985 a 1990. Destaque ainda para o cargo pioneiro para um português, de Presidente do Fórum da Juventude das Comunidades Europeias, de 1989 a 1993.

A nível político e partidário, desde muito cedo, que tem ligações ao Partido Socialista. Um percurso que já vai em 31 anos. Primeiro na Juventude Socialista, onde desempenhou o cargo de Secretário-Geral de 1990 a 1994. Foi dirigente local, regional e nacional. Desde militante de base até Coordenador da Comissão Permanente do PS. Neste percurso, destaca-se ainda ter sido Director do Gabinete de Estudos do PS.

Na Assembleia da República, António José Seguro já assumiu o cargo líder parlamentar do Grupo Parlamen-tar do PS, presidente de várias comissões e liderou o processo de Reforma do funcionamento da Assembleia da República. Entre 2006 e 2011, foi Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e Pre-sidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia.

António José Seguro esteve também no Parlamento Europeu. Foi deputado de 1999 a 2001, onde desempenhou vários cargos, entre os quais se destaca o de Vice-Presidente do Grupo do Partido Socialista Europeu e Co-relator do Relatório do Parlamento Europeu sobre o Tratado de Nice e o Futuro da União Europeia.

A sua passagem no Parlamento Europeu foi interrompida para regressar a funções governativas. Já tinha sido Se-cretário de Estado da Juventude e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 2001, António Guterres convidou-o para o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.

«Quero arejar o PS, quero abri-lo à sociedade.»

António José Seguro na apresentação da sua candidatura à liderança do Partido Socialista

António José Martins Seguro - Secretário-Geral do Partido Socialista

SECÇÃO DE ODIVELAS O XVII

con-gresso na-

2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6

SECÇÃO DE ODIVELAS

2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6

Eleito no XVIII Congresso Nacional em Braga

Page 2: Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

Página 2 SECÇÃO DE ODIVELAS

2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6

UM OLHAR SOBRE FAMÕES

26 de Outubro Decorreu no Pavilhão Polivalente uma Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia de Odivelas . Esta sessão da Assembleia de Freguesia de Odivelas tinha vários pon-tos para discussão entre eles a não realização das festas da cidade em 2011. Já em anterior Assembleia foi solicitado ao Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas que fornecesse uma cópia de toda a docu-

mentação de justificação da não realização das mesmas. O Presidente mais uma vez não forneceu os referi-dos documentos em tempo útil. Tendo ficado marcada uma nova Assembleia de Freguesia extraordinária para o dia 23 de Novembro de 2011.

Grupo criado para estudar reforma sugere encerramento noc-turno ao Metro de Lisboa O estudo foi pedido pelo Governo à administração do Metro de Lisboa e contem-pla o possível encerramento da rede de Metro de Lisboa depois das 23 horas e ainda o encerramento de algumas estações a partir das 21 horas, nomeadamente entre Odivelas e Campo Grande e Colégio Militar e Amadora.

Contactado, o Metro de Lisboa recusou fazer qualquer comentário, no entanto o Diário Económico confir-mou com fonte próxima do processo que o estudo existe.

UM OLHAR SOBRE ODIVELAS

1 de Outubro Em cerimónia pública foi atribuído o alvará de loteamento (Legalização dos bairros) da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) da Freguesia de Famões. Esta AUGI denominada Bairro dos Quatro que integra os Bairros do Trigache Norte, Casal dos Mochos, Sara-magal e S. Sebastião Norte. Estes quatro bairros estavam para legali-zar há mais de 20 anos. Estiveram presentes ao acto a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas Susana Amador o Presidente da Jun-ta de Freguesia de Famões António Rodrigues e Mário Oliveira Presi-

dente da Comissão conjunta da referida AUGI entre outros.

Foi inaugurado recentemente o Centro Comunitário e Paroquial de Famões. Este Centro irá acolher na sua creche cerca de 90 crianças e no seu Centro de Dia cerca de 60 idosos. Este equipamento surge no âmbito do programa PARES criado pelo

(Continua na página 3)

Page 3: Newsletter número 6 da Secção de Odivelas do PS

Página 3 SECÇÃO DE ODIVELAS

2011 — OUTUBRO NEWSLETTER NÚMERO 6

Contactos: PS - Secção de Odivelas Morada: Rua Guilherme Gomes Fernandes, 56 - 2º Esq. 2675-367 ODIVELAS Telemóvel: 967839797, 919228666, 937735664 E-mail: [email protected] ou [email protected] Grupo da Comunicação:

- Ivo Polido - Marcelo Silva

Actividades da Secção e do PS

25 de Outubro

Reunião com militantes no Centro de Exposições de Odivelas no dia 25 de Outubro, onde estiveram presentes na mesa Rui Paulo Figueiredo (Deputado na Assembleia da República pelo Dis-trito de Lisboa), Mário Máximo (Presidente da Comissão Política Concelhia de Odivelas) e Carla Rosinhas (Membro da Assembleia de

Freguesia de Odivelas). Esta reunião consistiu na auscultação aos militantes da Concelhia de Odivelas sobre o sentido de voto no Or-çamento do Estado para 2012. Os militantes presentes que se fizeram ouvir, manifestaram-se no sentido do Partido apresentar alternativas às propostas do governo, nomeadamente nas matérias que estão para além do que foi acordado com o então governo do partido socialista, com os dois partidos que compõem actualmente o governo e a troika . Se estas propostas não obtiverem por parte dos partidos que compõem a coligação do governo qualquer aceitação, en-tão o sentido de voto deverá ser contra. Porém se houver negociação e tiverem cabimento algumas das pro-postas apresentadas pelo Partido Socialista deverá ter como sentido de voto a abstenção.

Unanimidade na Manutenção das actuais freguesias de Odivelas e Famões O secretariado da Secção de Odivelas reunido em 20 de Outubro, relativamente à reforma administrativa do poder local deliberou por unanimidade defender a manutenção das actuais freguesias de Odivelas e Famões.

"O povo é soberano apenas no dia da eleição" (Alfonso) “Infelizes os homens que têm todas as ideias cla-ras.” (Pasteur)

Frases Célebres

Governo Socialista liderado por José Sócrates. Este programa foi criado com o intuito de alargar os equipa-mentos sociais, na área da infância, terceira idade e pessoas com deficiência. O PARES foi exclusivamente financiado com verbas provenientes dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais atribuídos ao Mi-nistério do Trabalho e da Solidariedade Social. Destinou-se a todas as Entidades Promotoras (IPSS ou equipa-radas).

A Câmara Municipal de Odivelas investiu 150 mil euros nesta obra e cedeu o terreno, cujo valor patrimonial é bastante elevado.

A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, esteve presente na inauguração, bem como o Cardeal Patriarca de Lisboa