Revista Frota & Mercado

78

description

Terceira Edição - Fevereiro/Março/Abril 2013

Transcript of Revista Frota & Mercado

Editorial

A Revista Frota&Mercado é uma publicação trimestral da

C & G 12 - Comunicação e Marketing S/C Ltda.

Telefone (PABX):(11) 3873-1525

Fax: (11) 3801-2195

Atendimento (11) 4063-6617

[email protected]

Diretor Responsável - Editor Rodrigo Antonio Rosso

ReportagemMarcelo Rio

Marketing

Jackeline Oliveira

RedaçãoBeatriz Martins

DiagramaçãoRodrigo Martins www.quack.art.br

SiteRobson Lopes

www.studiotoro.com

Depto. ComercialNataliane PaivaPaulo BrandãoMarco Gouveia

AdministraçãoVanessa Mucelini

CirculaçãoJosé Faustino

Tiragem10 mil exemplares

Redação e ComercialCaixa Postal: 60.113

CEP 05033-970 São Paulo - SP

É permitida a reprodução de qualquer artigo ou matéria publicada na Revista

FROTA&MERCADO, desde que sejacitada a fonte.

Diretor/EditorRodrigo Antonio Rosso

2013: o ano começoufavorável para os frotistas !!!

S aíram os números de vendas e de produção do setor auto-mobilístico, comparativos do primeiro trimestre, entre 2012 e 2013. A produção nacional de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) aumentou no período de janeiro a

março de 2013, segundo a ANFAVEA. Foram produzidos nesses primeiros três meses do ano 827,7 mil veículos. O que representa um aumento de 12,1% sobre o mesmo período do ano passado.

Porém, o que chama atenção é que, mesmo produzindo mais, as vendas estão praticamente estagnadas, ou seja, a produção subiu, mas as vendas continuam praticamente nos mesmos patamares que em 2012, nesse período inicial de 2013. Isso aponta que, a comercialização de automóveis, ou seja, o nosso mercado, está estável. Mesmo com um aumento pequeno no volume vendido em relação ao ano passado, o percentual é mínimo, cerca de 1,5 %. O que mesmo assim nos faz otimistas !

Para se ter uma ideia, o setor fechou esse trimestre com 830,5 mil veículos emplacados no Brasil, o que aponta um crescimento de 1,5 % em relação ao desempenho do setor no primeiro trimestre de 2012. Mas é inegável que a expectativa do varejo para 2013 era maior, uma vez que temos que levar em conta, além da redução da alíquota do IPI que foi mantida até o final do ano, que o mercado oferece hoje uma gama muito grande de novidades e lançamentos de todas as marcas.

Diante disso, com essa verdadeira “guerra” travada no varejo em busca da melhoria e incremento das vendas, e não com tanto sucesso assim, como mostram os números comparativos entre 2012 e 2013, os olhares das montadoras e das suas concessionárias vem cada vez mais se voltando para as chamadas “Vendas Diretas”... e é aí onde entramos nós, os FROTISTAS.

Com esse cenário do mercado, as Vendas à Frotistas passam cada vez mais a ter importância e rentabilidade para as montadoras e as conces-sionárias. Isso significa um bom momento para negociar os descontos com as montadoras e aproveitar para renovar suas Frotas.

Nós da Revista Frota & Mercado acreditamos num crescimento do segmento de Vendas Diretas para 2013. Hoje este mercado representa 26% do total de emplacamento (2012) e em 2013 deve fechar com 27,5% deste total.

O ano começou bem para os frotistas e é hora de avaliar e negociar. Vamos aproveitar bem este momento para fazermos bons negócios !

“E o Senhor te guiará continuamente, e fartará

a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus

ossos; e serás como um jardim regado, e como um

manancial, cujas águas nunca faltam.”

Isaías 58:11

Índice

Entrevista 05Alberto Andrade

Sustentabilidade 07Gasolina passará a ter 25% de Etanol

Gerenciamento 11Os pneus da sua frota

Acontecendo 18Conheça o Inovar-Auto

Investimentos 22Nissan inaugura fábricano Rio de Janeiro em 2014

Perfil 24 ALD Automotive

Oficina 27 Mão de obra qualificada

Motos 33

Dados Montadoras 35

Ficha Técnica 41

Tabela Frota&Mercado 57

Ranking Depreciação 77

Veículos Emplacados 78

18

07

05

11

2724

33

4 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Alberto Andrade é hoje um nome de destaque no segmento auto-motivo. Aos 45 anos, o executivo paulistano, formado em Ciências

Econômicas pelo Mackenzie, acumula uma vasta experiência na Volkswagen: são 22 anos no setor de vendas da empresa, sendo que os dois últimos têm sido dedicados à área de Vendas Corporativas. Em entrevista exclusiva à Revista Frota & Mercado, o profis-sional falou sobre o sucesso da montadora em 2012 e os objetivos para 2013.

Revista Frota & Mercado - O ano de 2012 foi sensacional para Volkswagen do Brasil. Conte-nos um pouco sobre esse feito.

Alberto Andrade - A Volkswagen do Brasil terminou o ano de 2012 com o maior volume em vendas já registrado em toda a sua história no país – a montadora alemã completou 60 anos no território brasileiro em 23 de março de 2013. Foram 768.395 unidades vendidas de janeiro a dezembro de 2012, um crescimento de 10 % sobre 2011. Esse resultado assegurou à marca, 21,1 % de participação no mercado de au-tomóveis e comerciais leves, registrando uma evolução de 0,7 ponto percentual em relação a 2011.

O gerente executivo de

Vendas Corporativas da

Volkswagen do Brasil

fala do ano histórico da

montadora no país e os

planos para 2013

Alberto Andrade

Entrevista

5Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

lide ainda mais a sua posição de liderança no mercado brasileiro, enfatizando assim a alta qualidade de nossos veículos.

RF&M - Em relação às vendas ao governo, pode citar algumas feitas recentemente ?

Alberto Andrade - A Volkswagen do Brasil também tem uma atenção especial com as vendas ao governo. Recentemen-te, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Departamento de Trânsito (DETRAN) adquiriram lotes com modelos SpaceFox e Voyage. No Paraná, também fornecemos os modelos Amarok e Gol para a PM, Exército e Instituto Ambiental do estado.

RF&M - Num setor cada vez mais competitivo, quais os diferenciais que a Volkswagen do Brasil apresenta para seguir forte no mercado ?

Alberto Andrade - A Volkswagen con-

Em 2012, a área passou por uma reestruturação com o objetivo de automatizar mais os processos,

reposicionar-se perante o mercado corporativo, consolidar o portfólio de produtos e garantir a excelência em

atendimento às concessionárias.

RF&M - Em relação ao setor de ven-das diretas, como foi o ano de 2012 e quais as expectativas para 2013 ?

Alberto Andrade - Em 2012, a área passou por uma reestruturação a fim de automatizar processos, reposicionar-se pe-rante o mercado corporativo, consolidar o portfólio de produtos e garantir a excelên-cia em atendimento às concessionárias. As mudanças trouxeram resultados: foram mais de 235 mil unidades vendidas e uma participação de 27 % no mercado de Vendas Corporativas, que somou 862 mil unidades no ano passado. Os objetivos da área de Vendas Corporativas para 2013 são totalmente voltados à consolidação da liderança em satisfação do cliente, qualida-de na obtenção de resultados financeiros sustentáveis e na manutenção da Volkswa-gen do Brasil como melhor empregadora.

RF&M - Como funciona a área de Vendas Corporativas da Volkswagen do Brasil ? Qual sua estrutura e quan-tas pessoas atuam nela ?

Alberto Andrade - Com uma equipe formada por aproximadamente 45 colabo-radores, a área de Vendas Corporativas da Volkswagen do Brasil é responsável pelas vendas a clientes especiais, tais como: pequenas e médias empresas, grandes frotas, locadoras de veículos, taxistas, por-tadores de necessidades especiais (PNE), governo, produtores rurais, entre outros.

RF&M - Qual a im-portância do setor fro-tista para a Volkswagen do Brasil ?

Alberto Andrade - O segmento de Vendas Cor-porativas representa uma fatia considerável do volu-me obtido pela Volkswa-gen no mercado nacional. Em 2012, a área passou por uma reestruturação com o objetivo de auto-matizar mais os processos, reposicionar-se perante o mercado corporativo, consolidar o portfó-lio de produtos e garantir a excelência em atendimento às concessionárias. Quanto às grandes vendas, sabemos que elas são importantes para que a Volkswagen conso-

ta atualmente com 22 modelos em seu portfólio de veículos à venda no Brasil, participando dos segmentos mais compe-titivos do mercado nacional. Com o foco em inovação tecnológica, sustentabilidade e qualidade, o acervo da Volkswagen é um dos mais completos do país, com veículos equivalentes a preços entre R$ 30 mil e R$ 300 mil. Além da ampla gama de pro-dutos, a Volkswagen oferece a maior rede de concessionárias do Brasil, com mais de 620 estrategicamente distribuídas. Isso faz com que a marca tenha um excelente serviço de Pós-Vendas, o que está direta-mente atrelado à satisfação e a confiança do cliente junto à marca Volkswagen.

RF&M - A notícia de que a Volkswa-gen trabalha na sucessora da Kombi, procede? Em caso afirmativo, expli-que, por favor.

Alberto Andrade - A Kombi continua em produção normalmente na fábrica da Anchieta e mantém um bom desempe-nho de vendas dentro do segmento de veículos comerciais leves.

RF&M - O Gol segue como o carro mais vendido no Brasil. No setor de Vendas Corporativas, quais os veícu-los mais requisitados ?

Alberto Andrade - Também temos o Gol G4 e o Novo Gol como os líderes em vendas no segmento de Vendas Corpora-

tivas, seguidos pelo Fox.

RF&M - Com a proximi-dade de eventos, como a Copa do Mundo e as Olim-píadas, você acredita que haverá um aquecimento no mercado de Vendas Corpo-rativas ?

Alberto Andrade - Es-tamos certos de que deve ocorrer um incremento nas vendas, principalmente para o segmento de traslados, en-tre aeroportos e hotéis, onde o maior impacto deverá ser

para pequenas Vans de transporte de passageiros, e a Volkswagen, através de seu portfólio, está pronta para atender da melhor forma possível a essa demanda de mercado.

6 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Sustentabilidade

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou, no co-meço deste ano, que em maio a mistura do Etanol Anidro na

gasolina passará de 20 % para 25 %. A intenção era que essa mudança ocorresse em junho, mas devido ao aumento nos preços dos combustíveis, a má repercussão gerada e a necessidade de assegurar o abastecimento adequado em todo o territó-rio brasileiro, decidiu-se antecipar a medida.

A expectativa é que os valores nas bom-bas parem de subir, mas o principal impacto será no meio ambiente, que receberá me-nos poluentes, uma vez que o Etanol é uma alternativa mais sustentável.

A gasolina já chegou a ser misturada com 25% de Etanol, porém, em outubro 2011, o governo reduziu a porcentagem para 20 % devido à queda na safra de cana-de--açúcar em razão de uma colheita abaixo do esperado no centro-sul, e também por investimentos insuficientes nos canaviais. No ano passado, foi cogitada a volta para 25 %, entretanto, os 22 bilhões de litros de Etanol não dariam conta da demanda. Já este ano, a expectativa é que a safra seja maior e chegue a 27 bilhões de litros, o que seria suficiente para abastecer o mercado.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM), Alísio Vaz,

Gasolina passará a ter 25% de Etanol

Adriano Pires, Sócio-fundador e Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Alísio Vaz, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de

Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM).

enxergou de maneira positiva a mudança de 20 % para 25 % do Etanol na gasolina. “O Brasil vem importando muita gasoli-na. Com a mistura, reduzirá a importação e ainda ajudará no aumento da safra de cana-de-açúcar nos próximos anos. Outro ponto muito importante é que essa altera-ção facilita a logística, pois a diminuição da importação deixará de sobrecarregar nossos portos e, na questão da distribuição do Eta-nol, ela será muito mais fácil, já que o temos espalhado por vários centros”, comenta.

O Sócio-fundador e Diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, acredita que o aumento na mistura de Etanol na gasolina veio em uma hora

Foto

. Ada

m T

avar

es

7Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

Flavio Dantas, Diretor Comercial da Ipiranga

excelente. Com mais de 30 anos na área de energia, o Doutor em Economia Industrial pela Universidade Paris XIII (1987), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (1983) e Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), opina sobre o tema: “a Petrobras teve um grande prejuízo em 2012 e isso foi em razão do controle dos preços dos combustíveis, que ficaram muito defasados em relação ao mercado internacional. Com o aumento dos preços e principalmente o aumento do Etanol na gasolina, a tendência é que os resultados negativos pelo menos

diminuam. Essa alteração de 20 % para 25 % será boa também, porque além de im-portarmos menos, o setor de cana-de-açúcar será beneficiado, os produtores poderão au-mentar a produção e isso gerará empregos no setor”, diz Pires, que tem apenas um receio: de que a alteração ocorra por curto prazo. “Espero que não seja apenas por um breve período, visando diminuir os prejuízos de caixa da Petrobras, e os gargalos logísticos da importação e distribuição. É preciso que o governo fixe em 25 % para que o setor sinta confiança e, principalmente, que o projeto do Etanol, um combustível mais limpo, volte a ganhar força, algo que deixou de ocorrer há vários anos”, destaca.

O Diretor Comercial da Ipiranga, Flavio Dantas, afirma que a empresa também vê como positivo o aumento de 20 % para 25 % de Etanol na gasolina. “Ela é bené-fica para a economia do país, pois com o aumento da adição do Etanol haverá menor importação de gasolina que contribui na balança comercial e temos ainda a questão ambiental, já que ocorrerá uma significativa redução das emissões de poluentes”, lem-bra o executivo.

A questão ambiental também é desta-cada por Pires: “há estudos que mostram que muitas mortes podem ser evitadas com uma mistura maior de Etanol na gasolina. O Etanol é um combustível mais limpo e renovável, temos que torcer para que dessa vez o governo não abandone a ideia de

investir num biocombustível, algo que foi tão comentado, mas que esfriou nos últi-mos anos por falta de políticas públicas que invistam em seu crescimento sustentado”.

Com o anúncio da alteração de 20 % para 25 % de Etanol na gasolina, muitos proprietários de veículos passaram a ques-tionar se não seria melhor mudar de vez para o álcool, já que a gasolina não teria o mesmo rendimento em termos de qui-lômetro por litro após a mudança, bem como causaria a perda de potência. Sobre isso, Alísio, do SINDICOM, comenta: “o carro não perde potência, ao contrário, ele ganha. O que pode ocorrer é uma perda de rendimento por Km rodado, mas isso é compensado pelo fato de estar usando um combustível menos poluente e que ainda ajudará a nossa economia”, destaca.

Adriano Pires (CBIE), concorda com Alí-sio. “A gasolina dá mais quilômetros, mas temos que pensar no ganho ambiental e no número de empregos que essa mudança trará”, ressalta o diretor.

Quanto ao processo para fazer o acrésci-mo, Alísio explica que não demanda muito trabalho ou tecnologia: “as distribuidoras ad-quirem os dois combustíveis e no próprio ca-minhão é feita a mistura de 25 % de Etanol Anidro. Existem aparelhos que medem para ver se está correto e depois são enviados para os postos, sem que haja necessidade dos mesmos passarem por qualquer tipo de alteração em tanques”, afirma o presidente do SINDICOM. Dantas, da Ipiranga, também afirma que a mudança não demandará mui-to esforço. “Será uma troca simples. A legis-lação contempla um limite máximo de 25 % de adição e todos os veículos já estão mapeados para isso”.

10 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Gerenciamento

Cada vez mais, gestores, fabricantes e distribuidores se empenham para que os pneus tenham uma vida útil maior, gerando assim, menos custos para as empresas.

Os pneus representam o segundo maior custo ope-racional de uma frota. Exatamente por isso, as empresas pos-suem gestores específicos para controlar os gastos e otimizar o desempenho. Além disso, gradativamente, distribuidoras e fabricantes de pneus criam soluções e auxiliam os frotistas para que possam aproveitar melhor seus produtos e não encurtar a vida útil desse item tão importante e essencial para os veículos e para o custo da frota.

Treinamento dos funcionários aumenta vida útil dos pneus e

reduz gastos

Cuidados simples, como montar e desmontar um pneu, até pontos cruciais, como alinhamento, balanceamento e ca-libragem, geram um impacto considerá-vel na planilha de custos. Apesar disso, muitos prejuízos são causados pela falta de funcionários treinados. “Pode parecer brincadeira, mas ainda tem muita gente que monta ou desmonta pneus de uma

Os pneus da sua frota

Alex Silva, Gerente de Serviços Linha Pesada da DPaschoal

11Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

forma totalmente equivocada, usando ferramentas inapropriadas, como a velha marreta. Os motoristas e gestores também precisam estar atentos à manutenção pre-ventiva dos pneus para que não passem os prazos do alinhamento, balanceamen-to, rodízio e também a calibragem, que precisa ser feita com pneu frio”, explica o Gerente de Serviços Linha Pesada da DPaschoal, Alex Silva.

Na questão dos prazos para fazer a ma-nutenção preventiva, o Gerente Regional da Della Via Pneus, Rubens Soares, explica que isso depende de alguns fatores: “No caso do rodízio, 10 mil Km é uma marca interessante, mas há também quem opte

Eles sabem da responsabilidade e para isso foram preparados. Os gestores estão sempre informados sobre quando serão realizados os vários tipos de manutenção preventiva. Há casos de a cada 5 mil Km, outros de a cada 10 mil Km”, explica o coordenador administrativo de frotas da Bayer, Marcio Camargo.

O Gerente nacional de Transportes/EHS da Souza Cruz, Elfio de Carvalho Neto, também destaca a importância de oferecer treinamento aos motoristas: “Todo ano, nossos condutores passam por um treina-mento de direção defensiva com foco em segurança e aproveitamos este momento para conscientizar nossos colaboradores sobre as formas de direção econômica, calibragem, análise, balanceamento e ali-nhamento dos pneus. Temos, nos grandes centros, um suporte dos profissionais da Michelin, que é nossa fornecedora de pneus, onde a equipe realiza diversas

Marcio Camargo, coordenador administrativo de frotas da Bayer

Elfio de Carvalho Neto, Gerente nacional de Transportes/EHS da Souza Cruz

Marcos Aoki, Gerente Geral de Vendas Comercial da Bridgestone

Rubens Soares, Gerente Regionalda Della Via Pneus

por aguardar a data programada para fazer toda a manutenção. Sobre a questão do alinhamento, muitas empresas já têm isso programado, mas é importante, após uma longa viagem, realizar uma análise para ve-rificar se está tudo bem. Já a calibragem, o ideal é a cada 5 mil Km ou semanalmente, alerta Soares.

Como quem fica mais tempo rodando com os pneus são os motoristas, para as empresas é importante que eles sejam treinados, a fim de ajudar a aumentar a vida útil do produto. “Todos os motoristas que entram na nossa empresa passam por treinamento oral e de pista. É ensi-nado como dirigir em diversas situações.

12 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

A questão do gerenciamento dos pneus é algo capaz de trazer tanta preocupação aos frotistas, que novas soluções sempre aparecem no mercado. Uma delas é o chip ele-trônico criado pela Bridgestone, que após ser acoplado ao pneu e por meio de rádio frequência, fornece uma série de informações, como identificação numérica, marca, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de reforma do produto.

Segundo Aoki, gerente da empresa, com o chip, o frotista consegue ter um raio-x completo e tem acesso à informa-ções que, a olho nu, seriam difíceis de identificar e levariam muito tempo. “Outro ponto importante, é que com esse chip acaba o risco de um pneu ser subtraído no meio de uma viagem, pois se ocorrer uma troca será possível descobrir imediatamente”, garante.

Ainda segundo o gerente, com o chip é possível ter um controle patrimonial dos produtos utilizados e, em conjunto com outras ferramentas de gestão, também monitorar a profundidade dos sulcos, a necessidade de troca ou rodízio, o tempo de vida útil, a necessidade de calibragem, entre ou-tros itens. Este conjunto de fatores, quando mantido dentro das especificações corretas, promove ganho no consumo de combustível e de desempenho do motor, contribuindo com a redução na emissão de poluentes.

A tecnologia é composta por um chip e por uma leito-ra que recebe dados via sinais de rádio frequência e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth, organizando-os em um banco de dados. Considerando uma frota composta por cerca de 500 pneus montados, o investimento inicial total da solução é de, aproximadamente R$ 10 mil.

Chip acoplado ao pneuauxilia frotistas !

checagens e se houver algum problema de desgaste do pro-duto fora do padrão, ela comunica o ocorrido para tomada de ação”, conta Carvalho.

Sobre a questão do rodízio, ele explica: “um ponto importan-te para garantir a segurança são as manutenções intermediárias na frota para avaliação de diversos componentes, como pastilha de freios, suspensão, óleo etc. Também analisamos a questão do rodízio, pois o pneu é um item de extrema importância neste quesito”.

Fabricantes e distribuidoresauxiliam na gestão dos pneus

Conscientes da importância dos custos dos pneus para uma empresa, fabricantes e grandes distribuidores criam canais para estreitar a comunicação com gestores de frotas, visando trocar informações através de consultorias e atendimento pós-venda. “Nossa forma de trabalhar não pensa em apenas vender, mas sim fazer um trabalho de consultoria, explicando como cuidar do pneu novo e também após ser reformado. Procuramos saber porque o produto saiu do mercado, fazer análises, entender quais foram os fatores para sempre buscarmos inovações tecnológicas. A Bridgestone tem uma preocupação tão grande em auxiliar o frotista, que criou um chip que ajuda muito no controle dos pneus” (ver box), afirma o Gerente Geral de Vendas Comercial da Bridgestone, Marcos Aoki.

Soares, da Della Via Pneus, também fala da importância de ter um canal de comunicação com os clientes: “realizamos uma consultoria técnica e isso é muito importante para os dois lados. Pelo lado dos frotistas, porque recebem várias dicas que ajudarão a aumentar a vida útil dos pneus e do nosso porque podemos saber quais foram os resultados que eles estão obtendo para,

13Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

em cima disso, reforçarmos o trabalho de pós-vendas. Esse modelo traz confiança que vai gerar a fidelização do cliente”, garante Soares.

A DPaschoal também investe em programas e cursos, como Serviço de Aprendizagem e Formação à Frotas (SAFF) que procura transmitir informações, além de capacitar pro-fissionais a aprimorarem a visão de economia através da utilização correta dos recursos operacionais, seja na apli-cação, manutenção adequada dos pneus e veículos, ou na orientação e formação dos motoristas. Com mais de 670 clientes atendidos todos os meses, o SAFF já analisou mais de 4,5 milhões de pneus e treinou mais de 130 mil motoristas e borracheiros de empresas dos mais variados segmentos. Outro serviço oferecido pela rede é o de Gestão de Frotas DPaschoal, que tem como direcionamento frotas de veículos pesados, voltando-se a prestação de serviços (consultoria, treinamento, controle de pneus, borracharia, alinhamento, balanceamento etc) dentro das instalações do cliente através de equipe gerenciada por loja DPaschoal da mesma região ou cidade. O objetivo é oferecer soluções e orientações específicas e customizadas na área de geren-ciamento de pneus.

Vale a pena manterestoque de pneus ?

No passado, várias empresas costumavam ter grandes estoques de pneus. Um dos motivos era que, com a inflação alta, aproveitar uma promoção ou realizar uma boa negocia-ção resultaria numa bela economia. Mas, com a estabilização econômica e fatores como, por exemplo, depender da mão de obra para gerir com todos os cuidados necessários e, dependendo da frota, ter vários locais adequados para ar-mazenagem dos pneus, tornou-se inviável, pelo menos para a maioria das empresas, trabalhar com estoque de pneus.

A Souza Cruz tem uma frota de 3.200 veículos, sendo 1.500 vans, 250 caminhões e o restante de veículos leves. Carvalho Neto explica o porquê não é interessante ter um grande estoque de pneus: “temos apenas três ou quatro jogos em cada unidade para uma questão emergencial. O que fazemos são as compras programadas, pois temos um controle de quanto precisaremos para cada mês, focado na questão da quilometragem, e realizamos as compras com

a fornecedora que atende nossa demanda em 48 horas após o pedido feito. É muito mais prático e econômico, pois fazer um grande estoque gera um custo alto e é desnecessário”, explica o gerente.

Camargo, da Bayer, aponta que, no caso da empresa em que atua, não é interessante ter estoques, pois os 2.300 veículos dela circulam por todo país, o que tornaria inviável ter vários locais para estocar pneus ou ter que mandar buscar as peças numa central, por exemplo. “Temos um estoque pequeno para dois, três carros. Se os veículos ficassem todos aqui, até poderíamos ter um estoque médio, mas nessa situação, o melhor é comprar próximo ao local onde os veículos estão, mas para isso, sempre realizamos pelo menos três ou quatro orçamentos”, afirma.

Algumas empresas ainda optam por ter pneus em estoque. Nesse caso, é importante seguir as dicas de especialistas como Soares, da Della Via Pneus. “O primeiro ponto importante é a questão do local onde os pneus ficarão estocados. Precisa ser escuro, seco, limpo e sem qualquer tipo de produto químico. Se for deixar em pilhas, o ideal é que sejam no máximo de 8, isso nos que têm câmara. No caso dos sem câmara, o correto é deixá-los em prateleiras, ou no que chamamos de gaiolas, e na posição vertical. É importante que o pneu não tenha contato com o solo. Deixá-los jogados no chão ou em grandes pilhas certamente resultará em danos e, consequentemente, em pre-juízos”, alerta o executivo.

Aoki, da Bridgestone, também dá dicas para estocar os pneus: “quando não forem ficar armazenados por tanto tempo, podem até ficar em pilhas. É interessante perguntar ao fabricante ou distribuidor quantos ele recomenda. Agora, se for um estoque para médio ou longo prazo, o ideal é que fiquem na vertical e em prateleiras, e de vez em quando fazer um giro neles, colocando a parte que estava em cima para baixo”, recomenda.

Outro cuidado muito importante que o gestor precisa ter é na questão do transporte dos pneus. Geralmente, as distribuidoras fazem a entrega e os funcionários são treinados para carregar e descarregar os produtos, mas quando os pneus são levados pela

16 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

própria empresa, seja de uma loja ou para filiais, é necessário se atentar a alguns pontos. “O caminhão que irá fazer o transporte não pode ter em seu baú, acabamento com pontas, mesmo que pequenas, pois isso pode perfurar os pneus. Também é preciso prestar atenção para que eles não fiquem soltos nem muito pressionados, porque pode ocasionar danos. Na hora de carregar e descarregar, o ideal é que usem um elevador, mas se não tiverem, que usem rampas, jamais jogar o pneu no chão”, explica Silva, da DPaschoal.

Os maiores vilões no consumo de pneus

Aoki, da Bridgestone, afirma que se alguém quiser decorar as iniciais dos maiores ladrões na quilometragem do pneu, basta pegar as 5 primeiras letras do alfabeto, veja porque:

A - ALINHAMENTO INCORRETO: reduz a quilometragem em até 25% e é um dos problemas mais frequentes, provocados em geral pela falta de paralelismo entre as rodas (normalmente dianteiras) de um mesmo eixo. O desalinhamento das rodas ou eixos do veículo afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal.

B - BALANCEAMENTO INCORRETO: também reduz a vida útil em 20%, pois provoca a incidência de maior peso do con-junto pneumático sobre uma determinada porção da banda de rodagem. O desbalanceamento pode ser estático, provocando repetidos impactos (choques) da banda de rodagem no sentido vertical, que por sua vez, causam violentas oscilações verticais que dificultam a dirigibilidade e comprometem a estabilidade do veículo. O desbalanceamento pode ser também dinâmico, provocando oscilações transversais que resultam em vibrações na direção. Qualquer que seja a forma de desbalanceamento, se não corrigida em tempo, os pneus sofrerão desgastes irregulares nas bandas de rodagem, prejudicando a sua vida útil.

C - CONTROLE DE PRESSÃO INADEQUADO: deixar de realizar a verificação da calibragem com a periodicidade ne-cessária, que seria ao menos uma vez por semana, resulta em perda de mais 25% na quilometragem. Isso ocorre porque a pressão acima da recomendada, em função da carga trans-portada e do tamanho do pneu, provoca o desgaste acelerado do centro da banda de rodagem, enquanto a pressão abaixo da recomendada provoca o desgaste acelerado das suas ex-tremidades, área chamada de ombros. Além do desperdício de borracha, as pressões inadequadas influenciam no maior consumo de combustível, na deficiência do poder de frena-gem e estabilidade do veículo, na fadiga precoce da carcaça (estrutura) do pneu e podem, ainda, prejudicar o conforto do motorista.

D - DESENHO DE BANDA INADEQUADO: cada posição de rodagem, além de suportar a carga e permitir o deslocamento do veículo, tem uma função específica. No caso dos caminhões, por exemplo, os pneus dianteiros têm a função de conduzir o veículo para as direções desejadas, favorecendo as curvas e manobras. Os pneus de tração têm a responsabilidade de transmitir a força e potência do motor, resultando na melhor produtividade do veículo. Os pneus de eixos livres, do truck e da carreta, têm o compromisso de minimizar o arraste durante as manobras. Por isso, existem diferentes desenhos de banda, um para cada tipo de posição de rodagem, e a escolha incorreta pode reduzir a quilometragem em até 40%.

E - EMPARELHAMENTO INADEQUADO: ocorre quando no mesmo eixo é colocado um pneu novo e outro reforma-do, ou pneus de diferentes dimensões. O emparelhamento também não será correto quando se colocar para rodar juntos pneus com construções diferentes, como radiais e diagonais, ou mesmo com diferentes marcas e modelos. Aqui o motorista perde mais 25% de quilometragem.

17Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

Em vigor desde 1º de janeiro, o Inovar-Auto - Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veí-culos Automotores, ainda gera muitas dúvidas

para o setor automotivo. Foram meses de debates e mudanças para que o projeto finalmente saísse do papel e fosse colocado em prática.

As dúvidas já começam na questão dos números de leis e artigos. Muitas pessoas ficam confusas quando ouvem falar em MP 563, Lei 12.715 e depois Decreto 7.819, achando que são leis ou pontos diferentes. Na verdade, a Medida Provisória Nº 563/2012 (arts. 31 a 35), a qual fora regulamentada pelo Decreto 7.716/12, foi mais tarde convertida na Lei Nº 12.715/12, regi-mentada pelo Decreto 7.819/12, que entrou em vigor em 01 de Janeiro de 2013, com validade até 2017. Em linhas sucintas, todas elas resultaram no Inovar-Auto, que é parte integrante da política “Brasil Maior”.

A política industrial automotiva adotada pelo go-verno federal para o período 2013-2017 - o Inovar--Auto - estimula o investimento privado em inovação e desenvolvimento tecnológico, inclusive na área de economicidade de combustíveis, reduzindo o IPI para a produção local com insumos e autopeças produzidas no Brasil e no Mercosul. As empresas que aderirem ao programa terão direito à redução de 30 pontos per-centuais do IPI. Como exemplo, tomemos o imposto do automóvel 1.0: sua alíquota é de 37%. Para as empresas que aderirem ao Inovar-Auto, dando cum-primento a suas metas, o IPI é, desde 01/01/2013, de 7%. As corporações que investirem em inovação e eficiência dos veículos poderão obter redução de até outros dois pontos percentuais adicionais de IPI.

Desde que passou a vigorar, quase 40 organiza-ções foram habilitadas: as categorias de fabricantes já instaladas, investidores (novos entrantes) e importa-dores, incluindo todos os filiados à ANFAVEA. O prazo

Conheça o Inovar-Auto

Novo regime automotivo

passa a vigorar. E apesar das

dúvidas que ainda persistem, a

expectativa é que o setor tenha

um forte desenvolvimento

nos próximos anos

Acontecendo

18 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

para a habilitação foi até 31 de março, mas o governo estuda prorrogá-lo até maio.

A ANFAVEA declarou que o Inovar-Auto será importante para atrair investimentos no setor de inovação, com engenharia de veículos e manufatura, compras de peças e insumos de pro-dução. “Estão previstos, no âmbito das empresas associadas à ANFAVEA, investimentos em ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos produtos. Um montante de mais de R$ 60 bilhões, dos quais R$ 14 bilhões se referem ao cum-primento de metas de inovação do Inovar-Auto. O programa, por sua definição, induz investimentos em produção no país”, declarou a associação.

Em 2012, ANFAVEA e Ministério da Fazenda realizaram al-gumas reuniões para tratar do novo programa. A Associação Automotiva explica o porquê: “a ANFAVEA tem longa tradição de diálogo permanente com o governo federal em suas variadas faces e nesta oportunidade do Inovar-Auto não foi diferente; o projeto vem na agenda desde 2010, e deu-se a oportunidade, em 2012, de ser adotado pelo governo federal. Todos os mais diver-sos aspectos do programa foram e são intensamente debatidos”.

Enquanto diversos pontos do programa ainda eram discuti-dos, surgiram declarações dentro do setor automotivo de que o novo regime seria protecionista. O governo respondeu, então, que 11 montadoras estudavam instalar fábricas no Brasil para se beneficiarem com as novas regras do setor. Jacobo Alvarez, Diretor Executivo na F. Iniciativas Brasil (empresa especialista em gestão de incentivos fiscais para P&D, que atua há mais de 20 anos nesse setor e está presente na Espanha, França, Portugal, Brasil, Canadá e Chile) dá sua opinião sobre esse debate: “o Brasil, segundo dados consolidados pela ANFAVEA, aparece como um dos países com maior frota em circulação, estando à frente da China e Coreia do Sul, e atrás dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. Tal fato permite identificar o mercado existente no país. Desse modo, é necessário fomentar a produção interna através de políticas como o Programa Inovar-Auto, permitindo que o Brasil alcance patamares de competitividade mais elevados comparativamente a outros países. Assim, acreditamos que o resultado advindo da implementação desta oportunidade seja visível no incremento das importações, não apenas devido às empresas que só comercializam no país e que também podem

usufruir do Programa, mas também, e mais significativamente, no aumento das exportações, este sim, apresentando um ganho mais efetivo na economia brasileira. Cabe destacar a crescente impor-tância dos países em desenvolvimento enquanto produtores e consumidores de veículos. A China, por exemplo, é atualmente o principal produtor e consumidor de veículos automotores e, no entanto, ainda não possui destaque com relação a sua frota em circulação. O Brasil, possuindo uma das maiores frotas mundiais e já constando entre os principais produtores, poderá se beneficiar de todo um mercado que já existe e que tende a se expandir com a aquisição de novos veículos com preços menores, devido à redução do IPI”, afirma Alvarez.

Sobre as dúvidas que ainda pairam no setor automotivo, a ANFAVEA acredita que são normais, mas que em breve serão sanadas. “Definidas as linhas gerais do Inovar-Auto, como sempre, é necessário legislar sobre as questões operacionais, que são por natureza de ordem técnica, que é a etapa agora em execução. É natural que um programa complexo e de tantas metas, en-volvendo muitos agentes econômicos, faça surgir dúvidas aqui ou ali, que com a maturação vão sendo superadas”, comenta o diretor executivo.

Alvarez, da F. Iniciativas Brasil, também acredita que em breve as dúvidas deixarão de povoar o segmento automotivo e acredita que um grande momento está surgindo neste mercado. “A revo-lução automotiva no Brasil está iniciando uma nova etapa. Devido a isso, é normal que algumas dúvidas estejam surgindo, visto que o novo regime é bastante recente e algumas das metodologias do seu funcionamento não estão totalmente definidas. No entanto, acreditamos que isso não será impeditivo para que as empresas usufruam, na sua totalidade, dos benefícios desta oportunidade, desde que consigam cumprir os seus requisitos. Na prática, as automotivas irão adquirir um crédito presumido de IPI. Este valor é obtido através de um cálculo utilizando os dispêndios de, por exemplo, pesquisa e desenvolvimento multiplicados por um fator que a lei traz, ou seja, quanto maior forem os dispêndios em P&D, engenharia e tecnologia indústria básica ou capacitação de fornecedores, maior será o crédito presumido acumulado. Este servirá para o abatimento do IPI na venda dos veículos. É importante ressaltar que o Decreto 7.819/12 traz um limite para utilização do benefício presumido em 30% e o excedente poderá ser utilizado nos meses posteriores. Apesar dessas incertezas, achamos que esta oportunidade é de extrema importância para o setor automotivo no Brasil, pois o seu impacto poderá alterar a cultura desse setor no país”, diz Jacobo.

O Diretor Executivo da F. Iniciativas Brasil afirma que o Inovar--Auto tem uma política para atrair investimentos no setor em inovação, engenharia de veículos e manufatura, compras de peças e insumos de produção no Brasil e região. “Para as em-presas poderem usufruir do Inovar-Auto, será necessário que as montadoras realizem atividades de, por exemplo, capacitação de fornecedores de peças Regionais (Brasil, Mercosul e México), ou P&D, de modo a cumprirem os requisitos. Devido a essa necessidade, fatalmente os investimentos realizados nas corpo-rações nacionais pelas automotivas serão cada vez maiores, até porque os percentuais de execução sofrem incremento de ano para ano”, alerta.

Jacobo Alvarez, Diretor Executivo na F. Iniciativas Brasil

19Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

Como fica o setor de autopeças ?

No setor de autopeças, as dúvidas também existem. Afinal de contas, o segmento será beneficiado? Alvarez explica: “a lei beneficia diretamente apenas as automotivas que produzem veículos, as que comercializam e as que têm projetos de investimento no país. No entanto, a lei refere que as automotivas deverão investir em Pesquisa e Desenvolvimento, Etapas Fabris, Engenharia e Tecnologia Industrial Básica e Capacitação de Fornecedores, segundo certos percentuais que aumentarão gradativamente até 2017. Devido a essas necessidades, as empresas de auto-peças serão beneficiadas indiretamente com o Inovar-Auto, visto que as automotivas investirão muito nessas tipologias de atividades, portanto, nos seus fornecedores, de modo que seja possível cumprir os percentuais exigidos pelo pro-grama. Diante disso podemos concluir que os fornecedores regionais (Brasil, Mercosul e México) de autopeças terão um maior investimento tecnológico, permitindo também um aumento de competitividade frente a outros mercados”, esclarece.

A ANFAVEA também comentou sobre o segmento de au-topeças dentro do Inovar-Auto. “O setor de autopeças é um elo essencial para o fortalecimento da produção local. Há, por natureza própria do Inovar-Auto, o estímulo à indústria brasileira de autopartes, o que não impede que o relevante segmento das partes, peças e conjuntos venha a contar com outros estímulos em harmonia com o programa. O que se pretende é o desenvolvimento e expansão da cadeia automotiva como um todo, não somente das montadoras”.

Na opinião da ANFAVEA, os prazos para os cumprimentos das metas exigidas pelo novo regime, para o aprimora-mento dos automóveis, são razoáveis. “Para um setor que trabalha com investimentos a médio e longo prazos, dada a dimensão da cadeia produtiva, de maturação não imediata, gradual e acumulada, tem-se que o período de tempo do Inovar-Auto, previsto para 5 anos, é satisfatoriamente ade-quado”, diz a entidade.

Alvarez também comenta sobre os prazos exigidos pelo Inovar-Auto: “não há um impeditivo da utilização do progra-ma devido aos prazos exigidos para a execução dos requisi-

tos, até porque ele teve o cuidado de instituir parâmetros de exigência gradativos. Ou seja, iniciou com valores de exigência de cumprimento menores, sendo, por exemplo, a condição para 2013 de P&D ser de 0,15% da Receita Bruta de Venda; apresentando para médio e longo prazo outros requisitos, esses mais exigentes, a condição para 2017 de P&D é de 0,50% da Receita Bruta de Venda. Assim as empresas têm tempo gradativo para se adaptarem as necessidades do Inovar Auto, não sendo tão intrusiva a entrada desta oportunidade no Brasil”.

Otimismo

A ANFAVEA apresenta números otimistas em relação ao futuro do setor automotivo no Brasil e também ao surgi-mento de novas fábricas ao país. “Viemos acompanhando no período recente comunicados sobre novos investimentos, novas fábricas e também novos ‘players’, tanto na área de autopeças como de fabricantes de veículos. O mercado auto-motivo brasileiro é promissor, podendo chegar a 6 milhões de veículos/ano por volta de 2020. E é considerando essa perspectiva que as empresas estão programando seus in-vestimentos para os próximos anos”, afirma a associação.

Alvarez afirma que a F. Iniciativas Brasil vê com grande otimismo a chegada do Programa Inovar-Auto, uma vez que, segundo ele, os veículos terão um ganho de qualidade quase que obrigatório, pois será necessário, por exemplo, implementar soluções de segurança para os freios ABS e airbags; reduzir também a emissão de gases poluentes e paralelamente o consumo de combustível, devido à po-lítica de eficiência energética. Assim será possível que as montadoras alcancem os padrões europeus nos veículos produzidos/comercializados no Brasil. “Ainda referente à questão de melhoria de qualidade, salienta-se a necessidade das Automotivas desenvolverem trabalhos de parceria com a indústria das autopeças, de modo a ser possível entregar componentes com o nível de qualidade exigido, o que pos-sibilita que essas empresas também incrementem o padrão em seus produtos e processos. Ou seja, existe uma situação de ‘ganha-ganha’ para toda a cadeia automotiva”, explica o diretor executivo da empresa.

Job: 335266 -- Empresa: Burti -- Arquivo: 335266-05748-21x28-EMPRESAS-FROTA_pag001.pdfRegistro: 113151 -- Data: 16:32:43 28/03/2013

20 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Job: 335266 -- Empresa: Burti -- Arquivo: 335266-05748-21x28-EMPRESAS-FROTA_pag001.pdfRegistro: 113151 -- Data: 16:32:43 28/03/2013

Investimento

22 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Confiando cada vez mais em seu poder de expansão no Brasil, a Nissan está a aproxima-damente um ano de entregar uma nova fábrica na cidade de Resende, região oeste do estado

do Rio de Janeiro. Em 2011, a montadora anunciou que faria um investimento de R$ 2,6 bilhões na construção do espaço e, desde então, vem trabalhando para que a produção de veículos comece no primeiro semestre de 2014, com a montagem do modelo “March”. Com a fábrica, serão gerados até 4 mil empregos diretos e indiretos, considerando os fornecedores que se instalarão aos arredores.

Segundo o Diretor de Marketing da Nissan, Murilo Moreno, a cidade de Resende foi escolhida por conta de sua proximidade com os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, bem como pela disponibilidade para início da produção em curto espaço de tempo e do fácil acesso à mão de obra qualificada e fornecedores. Além disso, sua localização favorece o acesso dos produtos aos principais mercados de automóveis do país.

Para contar com o auxílio qualificado citado por More-no, a Nissan, em parceria com o Senai de Resende/RJ, criou um curso para formar operadores de produção. O objetivo é recrutar mais de mil pessoas e capacitá-las para a profissão, visando preencher o quadro de funcionários do novo espaço da montadora.

Moreno explica os principais objetivos da Nissan ao investir na construção de uma nova planta no país: “essa nova fábrica da Nissan representa mais um passo importante na estratégia da marca nos mercados que integram o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), grupo de países que vem demonstrando, nos últimos anos, rápido crescimento. De acordo com o nosso plano estratégico de médio prazo, anunciado em junho de 2011, e que recebeu o nome de ‘Nissan Power 88’, a meta é tornar a Nissan a marca asiática líder da indústria automotiva no Brasil, atingindo, pelo menos 5% de participação de mercado até 2016. Além disso, o Brasil tem se mostra-do o motor que impulsiona o crescimento do mercado latino-americano e, com a construção de uma nova fábrica, esperamos dar a nossa contribuição para o ce-nário econômico brasileiro e sua indústria automotiva no século 21”, afirma.

Mesmo após a inauguração da fábrica da montadora

Montadora japonesa vem confirmando crescimento no país e investe em nova fábrica na cidade de Resende/RJ

em Resende/RJ, a unidade de São José dos Pinhais/PR, que faz parte da aliança Renault-Nissan, seguirá produzindo os modelos: Nissan Livina, Grand Livina, X-Gear e Frontier.

Sobre o desempenho no último ano e as expecta-tivas para este, Moreno comenta: “para nós, 2012 foi um marco histórico. Pelo terceiro ano consecutivo, a Nissan foi a marca que mais cresceu no país. Em 2012 também superamos, pela primeira vez, a marca de 100 mil unidades vendidas, o que representou um aumento de 56 % sobre o volume comercializado em 2011. Em 2013, os volumes de vendas do mercado brasileiro de automóveis devem ficar estáveis ou com pequena alta no Brasil. Esta previsão é influenciada por conta da volta do IPI aos níveis normais, com o possível fim da redução temporária”.

Em relação ao futuro, Moreno explica que a Nissan tem grande confiança na consolidação do mercado brasileiro. “O Brasil está entre os quatro maiores merca-dos automobilísticos do mundo, além de estar em um momento de expansão, de acordo com nossas previsões. É por isso que temos uma estratégia de consolidação e crescimento no mercado brasileiro, que envolve a construção de uma nova fábrica, patrocínio dos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e o aumento da nossa gama de modelos. Para se ter uma ideia, nos próximos três anos lançaremos 8 novos modelos no Brasil e ampliaremos a nossa da rede de concessionárias, passando dos atuais 159, para 240 pontos”.

Nissan inaugura fábrica no Rio de Janeiro em 2014

Murilo Moreno, Diretor de Marketing da Nissan

23Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

Com experiência de mais de meio século em terceirização e gestão de frotas em vários países, a Ald Automotive é, sem dúvida, uma referência mundial para o setor. Em 2005, a

empresa chegou ao Brasil com a missão de desbravar um mercado que começava a crescer lentamente. Oito anos depois, a corporação comemora a sua consolida-ção por aqui e segue confiante de que ainda há muito para conquistar.

Atualmente, a ALD Automotive está alocada em 37 países diretamente, e em outros dois através da parceria global com o grupo norte-americano Wheels. Ao todo, a empresa gerencia mais de 1.210.000 ve-ículos e conta com 3.700 colaboradores. Na Europa, a organização possui números impressionantes: são mais de 120 mil automóveis gerenciados na Alemanha, quase 100 mil na Itália e perto de 280 mil na França.

ALD AutomotiveA história da tradicional empresa terceirizadora e gestora de frotas que, após avaliar o mercado brasileiro, decidiu se instalar no país,

e 8 anos depois, já tem muito que comemorar

Perfil

A corporação faz parte do grupo financeiro francês Société Générale Corporate & Investment Banking, que está no Brasil desde 1967 (ver box).

Há 8 anos, quando a ALD Automotive decidiu se instalar no país, o mercado de terceirização e gestão de frotas sina-lizou que começaria a optar por um modelo, considerado por especialistas, como mais assertivo. Mesmo assim, os negócios foram e ainda são desafiadores, já que boa parte das empresas brasileiras, ainda continuam optando por ter frota própria. “O grupo começou a olhar para fora da Europa e após avaliar com calma, concluiu que o Brasil tinha um bom potencial. Começamos aqui praticamente do zero, tínhamos apenas quatro funcionários, mas aí pesou muito a tradição da ALD Automotive, aliada à busca constante de soluções modernas e eficientes para os clientes. Isso nos levou a fazer os primeiros contratos e, desde então, passamos a ter um crescimento anual de 15 a 20 %. Tínhamos 1.500 veículos, depois 3.500, 6 mil, 7 mil, 10 mil e hoje, gerenciamos mais de 12 mil veículos leves e utilitários, atendendo sempre ao setor corporativo. Temos aproximadamente 240 clientes, contamos com mais de 100 funcionários e, além de São Paulo, estamos presentes com nossas filiais no Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG e Curitiba/PR”, afirma o diretor comercial da empresa, Alexandre Valadão.

Entrar num mercado disputado, como o da terceirização e gestão de frotas, e ainda conseguir se sobressair, é algo

que demanda trabalho. Valadão explica os bons resultados da ALD Automotive: “esse mercado está amadurecendo e cada vez mais quer qualidade e aí ele vê o nosso grupo como sinônimo de solidez financeira, afinal de contas, a ALD Automotive existe desde 1946. Hoje, nós compramos nossos carros à vista. Para quem é do segmento, sabe que isso tem uma importância grande. Outro ponto a ser destacado é que nós temos como marca a prestação de uma consultoria muito forte, capaz de orientar os clientes antes e durante o contrato, por isso, buscamos entender qual a demanda específica de cada um desses clientes para oferecer o melhor e depois acompanhar a evolução da frota”, ressalta.

Segundo Valadão, para oferecer soluções eficientes na gestão de frotas, dois pontos são de extrema importância para a ALD Automotive: a capacitação da área operacional e os investimentos constantes em TI - Tecnologia da Informa-ção. “Independente da área, todos os nossos funcionários passam por treinamentos específicos visando prestar um atendimento técnico ao cliente. Na questão de TI, possuímos uma infraestrutura de grande porte. Fazemos constantes upgrades, temos planos de contingências, estamos linkados com a matriz e fazemos backups diários. Esse cuidado em oferecer o melhor, nos permitiu conquistar o ISO 9001 por três vezes consecutivas, algo muito difícil”, destaca.

O serviço de gestão de frota oferecido pela ALD Auto-motive permite ao cliente contar com diversos serviços agregados, sendo que alguns são opcionais. “Geralmente a empresa que nos procura decide contar com o pacote completo que disponibilizamos, que inclui dentre outras coisas, a gestão de todos os documentos, manutenção preventiva, corretiva e por desgastes, assistência 24 horas, serviço de carro reserva, seguros... enfim, todo um conjunto que facilita a gestão e permite que esse cliente tenha uma previsibilidade maior de quanto gastará”, comenta o diretor da ALD. Caso uma corporação opte por manter sua frota própria, pode também contratar esse pacote de serviços apenas para gerenciar seus veículos.

A maior parte dos clientes da ALD Automotive no Brasil está na região sudeste, mas como muitas dessas empresas têm filiais em outras regiões, os veículos administrados pelo grupo acabam rodando por todo país, o que, segundo Valadão, não é problema, já que a maneira de gerir as frotas aliada aos prestadores de serviço que a sua empresa possui, dispensam a necessidade de estar presente fisicamente em todos os locais.

Os diversos órgãos públicos que vêm aderindo à terceiri-zação de suas frotas são muito disputados pelas empresas terceirizadoras, mas de acordo com Valadão, apesar de im-portante, esse ainda não é o principal foco da ALD no Brasil. “Há um vasto mercado a ser conquistado no setor privado. Estima-se que apenas 10 % das frotas corporativas sejam terceirizadas, então, tem campo aí para a gente trabalhar, argumentar, visando mostrar os benefícios que esse modelo e os nossos serviços proporcionam. Temos como clientes empresas internacionais muito conhecidas e queremos

A Ald Automotive é um braço do Grupo Société Générale Corporate & Investment Banking, que há mais de 40 anos está no Brasil. Acompanhe seu histórico:

1967 - Grupo Société Générale abre seu primeiro escritório de representação no Brasil1981 - Grupo Société Générale adquire 24 % do Banco Sogeral1985 - A participação do Grupo Société Générale no Banco Sogeral sobe para 45 %1989 - Banco Sogeral se transforma em “Banco Múltiplo”1999 - Grupo Société Générale detém 100 % do Banco Sogeral 2001 - Banco Sogeral S/A muda seu nome para Banco Société Générale Brasil S/A 2005 - Expansão de serviços através da ALD Automotive2006/2007 - Aquisição de 70 % do Banco Pecúnia2007 - Aquisição do Banco Cacique e abertura de escritório no Rio de Janeiro 2008 - Abertura da filial do SG Equipment Finance no Brasil2010 - Compra de 30% do Banco Pecúnia

Histórico no Brasil do Grupo Société Générale Corporate & Investment

Banking

ampliar ainda mais essa lista. Certamente teremos pretensões de oferecer nossos serviços e soluções ao setor público, mas por hora, o privado é nosso principal foco”, afirma.

Em relação à situação oportuna que o Brasil atravessa nos últimos anos, Valadão diz que isso é importante para o setor de terceirização, mas não influi tão decisivamente. “Exatamente pelo fato de grande parte das frotas corporativas não serem terceiriza-das, a situação econômica não é o fator determinante, mas sim, a capacidade de mostrarmos às empresas que a terceirização é um grande negócio. Claro que é ótimo que Brasil se desenvolva e apareça mais no cenário internacional. Logo teremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas que serão importantes, não apenas pelos eventos em si, mas pelo efeito multiplicador de atrair para cá novas empresas, aumentando assim o já amplo leque a ser trabalhado no nosso setor”, comenta o diretor.

Quanto ao ano de 2013, a ALD está bem animada, como expressa Valadão: “o ano começou bem, temos certeza de que vamos seguir forte essa tendência de crescimento. Fizemos algumas renovações importantes e o otimismo está se confirmando. Seguiremos essa linha, de disputar o mercado com um foco na qualidade. Sabemos que preço também é importante, mas enxergamos o aspecto qua-litativo como primordial e é por isso que temos clientes que, após 24, 48 meses, renovam com a ALD, pois percebem que o valor agregado dos nossos serviços é excelente”.

26 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Num passado não tão distante, era comum en-contrarmos oficinas mecânicas de todos os por-tes, em todas as partes das cidades. Cursos de formação profissional na área de mecânica de

automóveis eram disputados pelos jovens que pretendiam ingressar no mercado de trabalho, numa profissão que ofere-cia uma garantia de colocação ou a oportunidade da abertura de um próprio negócio. Hoje, essas vagas sobram nas escolas técnicas e algumas até já aboliram os cursos por falta de interessados na profissão.

Os chamados “mecânicos de confiança” eram comuns nos bairros. E as empresas que mantém suas frotas, muitas delas tinham oficinas próprias ou mantinham parcerias e contratos, com certa facilidade até, com oficinas espalhadas por todo território nacional para atender suas necessidades. As concessionárias, braços das montadoras, orgulhavam-se dos profissionais gabaritados e treinados nas fábricas, e de suas oficinas quase que perfeitas na prestação de serviço de qualidade e bom atendimento.

Hoje a realidade é bem outra. As concessionárias e redes de oficinas sofrem com a escassez de mão de obra, seja ela especializada ou não. Oficinas menores dificilmente encon-tram profissionais gabaritados para atuar em seus quadros. Os tais “mecânicos de confiança”, que cada um tinha o seu, praticamente desapareceram, seja pela falta de especializa-ção perante o avanço tecnológico da indústria automobilística, ou também pela falta da cada dia mais rara, mão de obra. Infelizmente, hoje são comuns oficinas mecânicas fechando suas portas em todo o Brasil, seja pela falta de clientela – que hoje recorrem cada vez mais aos serviços das redes conces-sionárias e de grandes redes, sejam frotistas ou particulares – ou seja pela falta de profissionais preparados para atuar nesse mercado cada dia mais tecnificado.

cada vez mais rara e disputada pelas oficinas

Por que a mão de obrase tornou escassa ?

Quando o então presidente Fernando Collor de Mello declarou, no começo de seu mandato, em 1990, que os carros fabricados em nosso País eram carroças, se comparadas aos importados, muita gente ficou irritada. Na época, havia menos modelos dis-poníveis e poucas fábricas de automóveis no Brasil. Esses fatores tornavam mais fácil para os empresários do ramo, tocarem suas oficinas ou contratar um mecânico qualificado em qualquer parte do território nacional. A tecnologia disponível nos automóveis da época, comercializados no Brasil, era de certa forma, muito simples.

Os anos passaram, o mercado abriu as portas para novas montadoras e modelos que, por sua vez, modernizaram-se numa velocidade enorme, principalmente nos itens eletroeletrônicos, computadores de bordo, sistemas de freio inteligentes, dispositivos hidráulicos etc... Fezendo com que o top de linha de hoje, seja o defasado de amanhã, numa rapidez difícil de se acompanhar, princi-palmente para aqueles profissionais e oficinas mais tradicionalistas.

As montadoras que já estavam por aqui também evoluíram mui-to na qualidade de seus veículos e na oferta de modelos. Dentro desse novo cenário, muitos mecânicos se viram completamente despreparados para diagnosticar e fazer reparos. Surge, então, a necessidade de buscar uma mão de obra mais qualificada ou de treinar aqueles que já estavam atuando nas oficinas.

Outro fator, foi a facilidade de acesso ao ensino superior pela qual o Brasil passou nos últimos anos. Isso também influencia e muito na escolha da profissão pelos novos profissionais que ingressam no mercado de trabalho. A maioria dos jovens, optam por formação em ensino superior, deixando os cursos técnicos de lado. Permitindo a eles que atuem na área, mas sem ter que botar a “mão na massa”.

Parcerias de empresas do setor com escolas profissionalizantes

“tentam” amenizar o problema

Notando que a falta de mão de obra qualificada no setor é um problema sério, as grandes redes de concessionárias, montadoras e oficinas de alto padrão, decidiram se unir com escolas profissionali-zantes para poder, não só contar com os alunos após o término dos cursos, mas também para auxiliar a complementar a formação deles, adequando-os ao que precisam. Um exemplo é a rede de oficinas autorizadas Bosch, que mantém parcerias com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em algumas capitais, como Goiânia/GO e Recife/PE, além de ter um centro de treinamento para qualificação de mecânicos em Campinas/SP. “A escassez da mão de obra é algo preocupante, por isso a Bosch tem focado na

Mão de obra qualificada

Oficina

27Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

de um veículo não é a mesma feita há 20 anos. Formando o profissional dentro de casa, ele assimila mais rapidamente os valores da empresa e são reconhecidos com um plano de carreira. A seleção dos candidatos é feita pelo Centro de Assistên-cia e Motivação de Pessoas (CAMP Oeste), uma organização não governamental com a qual a Auto Sueco São Paulo tem parce-ria. Com investimento que realizamos, os jovens recebem um salário mínimo, além de benefícios como seguro de vida, vale--transporte, cesta básica, refeição e convê-nio médico. Passam por treinamento nos laboratórios da corporação e também por aulas de português, matemática e noções de cidadania na ONG. Como contrapartida, os candidatos precisam estar matriculados no Ensino Médio. O curso de capacitação profissional do Projeto Jovem Mecânico forma profissionais em Mecânica Diesel Básica, com uma carga horária completa de 1.776 horas, divididas entre as discipli-nas Metrologia, Motor, Transmissão, Freios, 5S, Ferramentas da Qualidade, Processos e Padrões Volvo, Garantia e Segurança no Trabalho”, afirma o diretor-superintendente da Auto Sueco São Paulo, Mario Oliveira.

O superintendente de Desenvolvimento Organizacional da Rodobens Negócios e Soluções, Anderson Cleyton da Silva, afirma que a empresa também faz parcerias com o SENAI em algumas capitais para ajudar no treinamento dos futuros profissionais. “Temos sempre que buscar o melhor e

importância de capacitar profissionais que possam terminar o curso e estarem aptos para trabalhar numa das oficinas que leva a nossa bandeira. Além das parcerias e do centro de treinamento que possuímos, te-mos um site que proporciona treinamentos e atualizações para aqueles que atuam no segmento automotivo”, explica Daniel Ânge-lo, Chefe do Conceito de Oficinas da Divisão Automotive Aftermarket da Bosch.

Quem também está apostando nas par-cerias para encontrar futuros profissionais aptos a atender a nova demanda é a Auto Sueco São Paulo, concessionária de cami-nhões e ônibus da Volvo. “Para minimizar essa dificuldade e diminuir a falta de mão de obra qualificada, investimos R$ 300 mil por ano na formação de jovens, oferecendo um plano de carreira aos alunos do Proje-to Jovem Mecânico (PROJOVEM), criado por causa da falta de pessoas do ramo capacitadas no mercado. Com a evolução tecnológica dos caminhões, a manutenção

Mario Oliveira, diretor-superintendente da Auto Sueco São Paulo

Anderson Cleyton da Silva, superintendente de Desenvolvimento Organizacional da

Rodobens Negócios e Soluções

Fábio Rocha , diretor/professor da Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo

para isso é importante que toda grande organização ajude na capacitação de novos profissionais, por isso, damos treinamento completo e dividimos a formação dos es-tagiários em 6: eles começam aprendendo da mecânica básica e vão passando por diversas etapas, como a de técnico de diag-nóstico, entre outros”, conta Silva.

30 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

O diretor/professor da Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo, Fábio Rocha, explica o porquê o segmento de reparos automotivos está encontrando dificuldades para obter mão de obra qualificada: “A inovação tecnológica constante exige que os profissionais do setor sejam qualificados e estejam permanen-temente se atualizando. Essa condição, sem dúvida, restringe o recrutamento de pessoas com esse perfil para as oficinas. Com o mercado aquecido, naturalmente os profissionais melhor pre-parados são absorvidos. Vale destacar, no entanto, que somente nesta Unidade, com a orientação da Diretoria Regional do SENAI-SP para a constante ampliação das atividades, são emitidos cerca de 15.000 certificados por ano em cursos no segmento automotivo. Praticamente todos os alunos que concluem os cursos, de Apren-dizagem Industrial, Técnico e Superior, saem empregados. Por se tratar de uma formação completa, as empresas da cadeia auto-motiva demonstram grande interesse por eles. Já para os cursos de Formação Inicial e Continuada, cerca de 25% dos jovens estão desempregados e buscam a primeira oportunidade de emprego ou uma requalificação”, afirma o diretor/professor.

Carlos Biekarck, diretor de pós-vendas do Grupo Sinal, (que atua na comercialização e assistência técnica de veículos das marcas: Fiat, Ford, Honda, Nissan, Hyundai e Renault), afirma que a escas-sez de mão de obra qualificada passou a ser sentida com mais força nos últimos 4 anos. Ele também destaca a importância das parcerias das escolas profissionalizantes com as grandes empresas do setor automotivo: “trata-se de uma iniciativa muito interessan-te, porque as escolas mais tradicionais têm um excelente nível e as montadoras e as empresas ainda completam o treinamento focando em pontos específicos que necessitam. Aumentou o número de bons profissionais, mas ainda está difícil para algumas redes encontrarem essa mão de obra, pois o setor automotivo e o número de concessionárias cresceram consideravelmente no Brasil”, lembra Bierkarck.

O diretor/professor do SENAI, Fábio Rocha, explica quais são os cursos mais relevantes na atualidade: “os cursos de oferta re-gular ‘gratuitos’, de longa duração, naturalmente possuem grande procura. Atualmente o SENAI-SP oferece cursos que vão desde o nível básico, para qualificação do Mecânico Automobilístico, nível médio, para qualificação do Técnico em Manutenção Automotiva e nível superior, para qualificação do Tecnólogo em Sistemas Au-tomotivos. Visto a necessidade de formação a curto prazo, na linha de serviços educacionais de Formação Inicial e Continuada, existe

uma grande necessidade de profissionais com qualificação básica, que já possibilita as pessoas a ingressar no mercado de trabalho. Assim, cursos como Mecânico de Motor Ciclo Diesel (160 horas), Mecânico de Motor Ciclo Otto (160 horas) e Eletricista Automotivo (160 horas) são os mais procurados. Vale observar que o SENAI, por meio de convênios, atende também a rede de concessioná-rias autorizadas das montadoras, além da oferta de cursos para profissionais da rede de reparação independente. Neste caso, a maioria dos cursos são realizados com o objetivo de atualizá-los nas novas tecnologias”, diz Rocha.

A necessidade de atualizar e manter o profissional

Ao contrário de algumas décadas, quando bastava aprender o ofício de mecânico para “entender tudo”, nos últimos anos, a necessidade do profissional se atualizar constantemente se tornou obrigatória. Outro problema que o segmento enfrenta é a disputa mais do que acirrada pelos bons profissionais que são assediados rotineiramente por montadoras, concessionárias e oficinas. “Anu-almente, nossos funcionários passam por atualizações, realizam cursos para ver o que há de novo, e fazem esse ‘upgrade’ frequente. Isso é fundamental para que os serviços continuem sendo reali-zados com qualidade total. Sobre a questão do assédio a quem está empregado, isso existe e muito. Eu diria que atualmente é um grande desafio não perder um bom profissional. Para isso, temos que ter um bom plano de carreira, oferecer bons ganhos, mostrar que ele está numa grande e sólida empresa, pois não dá para perdê-lo depois de termos investido tanto em sua formação e atualização. Só para ter uma ideia, chegamos a gastar de R$ 40 a R$ 50 mil de treinamento com esse profissional”, afirma Anderson, da Rodobens.

José Luis Moda, proprietário da oficina Prudência, que tem a bandeira da Bosch Car Service, também destaca a importância de reter o profissional bem qualificado: “encontrar alguém que atenda ao que precisamos está difícil. A maioria está bem empregada, por isso, depois que encontramos, temos que dar condições para que ele fique e aí passamos a oferecer boas condições de trabalho, um

José Luis Moda, proprietário da oficina Prudência

31Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

salário justo, ter ferramentas e equipamentos de qualidade, além dos cursos de atualização. Existe um programa chamado ‘Super Profissionais Bosch’ que dá treinamento constante e, também, trazemos instrutores qualificados para realizarem palestras. Isso é bom tanto para a oficina quanto para os fun-cionários, que se sentem motivados”, ressalta Moda.

Segundo Oliveira, a Auto Sueco São Paulo incentiva a cons-tante atualização de seus profissionais com cursos como a Formação de Mecânicos à Distância, feita pela FENABRAVE; cursos de Mecânica e Tecnologia oferecidos pela Volvo; parti-cipação de equipes no Vista, um projeto de formação contínua com competições internacionais de conhecimentos técnicas da Volvo e programas como “Training on the job”.

Leva tempo para formar

um bom profissional

O diretor/professor Rocha explica quanto tempo é necessá-rio para formar um bom profissional: “segundo a CBO - Classifi-cação Brasileira de Ocupações, a carga horária mínima do curso para proporcionar uma qualificação básica é de 160 horas. Os cursos de formação (longa duração) que o SENAI oferece são de 1.200 a 1.600 horas. Além do estudo, é necessário, segundo a CBO, a experiência prática de 2 anos no desempenho das atribuições para a plena formação do profissional”.

A mudança no perfil do profissional

Os novos profissionais que estão chegando às oficinas, ou aqueles que já estavam, mas se atualizaram, apresentam um perfil diferente ao que tradicionalmente se estava acostumado a ver. “Esse pessoal que está se qualificando tem uma forma bem diferente do mecânico antigo, pois possuem um ótimo domínio da parte eletrônica e se expressam muito bem. Eu costumo brincar que hoje os técnicos passam mais tempo no computador do que com a mão na graxa, isso porque as exigências nos serviços mudaram e eles também”, ressalta o diretor/professor do SENAI.

José Moda, da Prudência Car Service, também fala da mu-

dança no perfil do profissional: “eles são mais comunicativos com os clientes. Não que antes não fossem, mas hoje eles sabem falar com mais precisão sobre os problemas encon-trados, passam dicas etc. Outra coisa que mudou foi aquela imagem de que o mecânico tinha que ser um cara forte. Isso não existe mais, há oficinas que já contratam mulheres para trabalhar, pois a maioria dos serviços não demandam mais força”, comenta o empresário.

Por falar em mão de obra feminina, a Rodobens já viabilizou essa prática na oficina da concessionária de Salvador/BA, onde mensalmente passam mais de 450 caminhões. O local conta com duas mulheres, uma funcionária efetiva e uma estagiária, contratadas por meio da parceria com o SENAI. “Já temos relatos positivos de clientes indicando melhora no atendimento e na rapidez do serviço prestado”, afirma Anderson.

Tecnologia exige que oficinas adquiram novos equipamentos

Além de toda qualificação dos profissionais, as oficinas precisam adquirir novos equipamentos para realizar uma série de funções. “Hoje a oficina precisa ter um scanner, que, para exemplificar, seria uma entrevista com o médico, na qual o paciente vai apontar tudo o que tem; também são necessá-rios aparelhos modernos para alinhamento, balanceamento, analisador para inspeção, equipamento para conserto de ar--condicionado e para teste de freios ABS etc. É importante ter dois ou mais elevadores, além, claro, de computadores”, afirma Ângelo, da Bosch.

Oliveira, da Auto Sueco, também destaca os equipamentos que as oficinas precisam ter: “em primeiro lugar, um compu-tador. Hoje a maioria dos diagnósticos e reparos são feitos remotamente, via sensores de computador. Além disso, o desenvolvimento tecnológico nos possibilitou instalar equipa-mentos técnicos e eletrônicos para a reparação de cabines de caminhões danificadas ou acidentadas, por exemplo.”

O futuro das pequenas oficinas

Por tudo que foi apontado, fica claro que o segmento de reparos está passando por uma grande revolução e a tendên-cia é que ela prossiga por muito tempo. Com isso, surge a dúvida: qual será o futuro das pequenas oficinas espalhadas pelo Brasil, em cidades menores, bairros e até nas estradas ? Muitos apostam que elas deixarão de existir, já outros acreditam que ficarão fadadas a pequenos reparos. O diretor/professor do SENAI, comenta: “naturalmente, as oficinas que não se modernizam tendem, com o tempo, a apresentar dificuldades para se manter no mercado, lembrando que, além da atualiza-ção dos profissionais, é necessário também investimentos na renovação de equipamentos e a implantação de uma gestão eficaz do negócio. O acompanhamento da constante inova-ção tecnológica realmente é um desafio para as oficinas, mas também representa uma oportunidade para que as empresas de reparação se desenvolvam e ocupem posição de destaque no mercado”.

32 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

Yamaha Xvs 950 Midnight Star é o modelo Custommais vendido do ano de 2012

Yamaha lança nova Factor segunda geração 2014

Em março passado, chegou ao mercado a nova Yamaha Factor Segunda Geração 2014. Totalmente reestilizado, o modelo 2014 cha-ma atenção por suas formas arrojadas e con-vida a uma experiência mais esportiva. As novas cores apresentam matizes sofisticadas com tons sólidos e metálicos. Entre as novida-des de design, se destacam o novo conjunto de tanque e tomada de ar mais robusto,

O raio mínimo de giro - 2100 mm, o cáster, o trial e as suspensões oferecem impecável ciclística e manobrabilidade. O carburador da nova Factor Segunda Geração 2014 tem acionamento a vácuo, sensor TPS e sensor de posição do acelerador, que auxilia no avanço preciso do sistema de ignição, o que permite economia sem perda de eficiência, que só é possível graças a esta tecnologia desenvolvida pela Yamaha.

Com design inspirado em carros esportivos da década de trinta e tecnologia atual, o mode-lo vendeu 1142 unidades em 2012, quase o dobro em relação ao segundo tipo da catego-ria. Este ano, o modelo vem disponível nas co-res preta (R$ 30.050) e prata (R$ 31.050) O compacto motor, V-2 a 60 graus, oito válvulas, OHC de 942 cc, refrigerado a ar, desenvolve 53,6 cv a 6.000 RPM e é totalmente novo. O propulsor trabalha quase “quadrado”, com curso e diâmetro de 85.0 mm x 83.0 mm. O chassi berço duplo em aço foi projetado para ter pouco peso, o que foi obtido com o projeto de uma estrutura que oferece diferentes graus de rigidez em segmentos distintos. O quadro é especialmente rígido em torno da área prin-cipal da tubulação central, assim a rigidez da torção é ajustada em um nível relativamente mais baixo a fim de proporcionar um grau de resistência de acordo com as características de manipulação.

A XVS 950 Midnight Star leva uma roda em liga de 18 polegadas calçada com pneu de 130/70 x 18 63H na dianteira, enquanto na traseira tem um conjunto 170/70B x 16

esportivo e com melhor encaixe às pernas melhorando ainda mais a ergonomia. A trasei-ra ganhou um desenho mais afilado, fugindo do padrão atual da categoria que prioriza formas quadradas. O painel com mostrador em branco está mais moderno, bem como os novos paralamas com visual mais angu-loso e o novo escapamento completamen-te reformulado. Disponível nas versões K1, lançamento e versão de entrada, K, E e ED, a nova Factor Segunda Geração 2014, tem o consagrado e confiável motor em quatro tempos monocilíndrico SOHC, (Single Over Head Camshaft), leve e compacto, refrigerado a ar, de 124cc, que desenvolve 10,2 cv a 7800 r.p.m e entrega 1.0 kgf.m a 6.000 r.p.m de torque. O câmbio de cinco velocidades proporciona trocas macias e precisas.

Mesmo oferecendo dimensões avanta-jadas, a nova Factor apresenta menor peso entre os modelos de até 150 cilindradas e, em conjunto com o quadro do tipo Diamante, a menor distância entre eixos (1290 mm).

75H. As rodas de pouco peso e esportivi-dade complementam o projeto. Para uma frenagem progressiva e eficiente na dianteira, foi adotado um freio a disco com 320 mm de diâmetro e dois pistões, que foi aperfei-çoado com o estudo da forma do manete, diâmetro do cilindro mestre e taxa de ex-pansão da mangueira e peso. Na traseira, a XVS 950 Midnight Star é equipada com um

freio a disco de 298 mm de diâmetro. O painel de instrumentos de grande diâmetro é acomodado sobre o tanque de combustível em estilo clássico, com todas as informações necessárias. Velocímetro análogo, seis luzes espia e uma janela da exposição multifun-cional do LCD com um hodômetro, dois trip, fuel trip e relógio operado por um interruptor no punho direito.

Motos

33Frota & MercadoFevereiro/Março/Abrill 2013

No último dia 23 de março, a Da-fra Motos abriu as portas da nova ITVA Lapa, considerada por ter um conceito diferente de concessionária. Estabelecer um patamar superior de atendimento em vendas e, especialmente, pós-venda são os grandes objetivos da marca para 2013. “Com a inauguração da nova ITVA Lapa buscamos dar mais um passo em direção ao aprimoramento de nosso atendimento aos consumidores, ofere-cendo produtos de qualidade e serviços com excelência e rapidez. Estamos tra-balhando intensamente para dar todo o suporte em treinamento técnico aos concessionários e peças de reposição”, explica Emerson Campos, gerente nacio-nal de pós-venda da Dafra. “Essa será a primeira de muitas novas concessioná-

Dafra apresenta novo conceitode concessionária em São Paulo/SP

rias que teremos em breve. Certamente buscaremos levar esse novo conceito ao restante de nossa rede”. A nova revenda, localizada na rua Clélia nº 440, na zona oeste da capital paulista, possui mais de 600 m2, área exclusiva para a linha de bicicletas elétricas Dafra e um box expresso para atendimento de revisões periódicas. “Fizemos um grande investi-mento em infraestrutura e também para o treinamento de nossas equipes de vendas e pós-vendas. Nosso objetivo é nos tornarmos referência entre as con-cessionárias de nossa rede”, afirma Paulo Alexandre B. Esteves, gerente-geral das concessionárias ITVA Dafra.

Alinhada com a campanha da fábrica, a nova ITVA Lapa coloca à disposição dos consumidores unidades para test--drive de modelos da linha Dafra e, em parceria com a MV Agusta Intercar, tam-bém terá uma superesportiva F4 para experimentação.

Riva Cargo: segmento de motofrete

A nova Dafra Riva Cargo traz de fábrica todos os itens da versão Street, como rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e outros específicos desenvolvidos pela empresa para atender a resolução 356/10 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para motofrete: protetor para pernas, suporte para baú e antena protetora. Com preço público sugerido de R$ 5.490, a nova Riva Cargo alia o design moderno, bonito e diferente do que há hoje à disposição do consumidor, com uma mecânica confiável e durável. Itens fundamentais para atender plena-mente um segmento tão importante quanto o de motofrete. O design do conjunto óptico frontal é atual e discreto, com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem, sendo um dos mais completos da categoria. Possui conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria. Além disso, a Riva Cargo conta com diver-sos componentes nacionais, como chassi – que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabili-dade em manobras urbanas –, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros. O modelo conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft) monocilíndrico, quatro tempos e arrefe-cido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agre-gado ao sistema de transmissão de 5 velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.

Paulo Alexandre B. Esteves, gerente-geral das concessionárias ITVA Dafra

34 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abrill 2013

35Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Audi

BWM

Citroën

Endereço

Audi Brasil Distribuidora de Veículos LTDA

Rua Verbo Divino, 1.547 - 2º Andar - Chácara Santo Antônio

São Paulo/SP

CEP: 04719-002

Tel. 11 3041-2834

www.audi.com.br

Endereço

BMW Group Brasil

Avenida Major Sylvio de M. Padilha - 5.200, 1º Andar.

America Business Park Edifício Dallas.

São Paulo/SP

CEP: 05693-000

Tel. 11 5504-0400

www.bmw.com.br

Endereço

Citroën do Brasil

Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito, 779, 7˚ andar - Santo Amaro

São Paulo/SP

CEP: 04753-080

www.citroen.com.br

Vendas Diretas

Wagner Rodrigues

Tel. 11 3041-2836

Cel. 11 9 9963-2693

E-mail: [email protected] / [email protected]

Presidente

Leandro Scatena Radomile

Gerente de Vendas

Thiago Lemes

Tel. 11 3041-2899

Cel. 11 9 7680-2673

E-mail: [email protected]

Gerente Regional de Vendas

Renato Fabrini

Tel. 11 5504-0400

E-mail: [email protected]

Coordenador de Vendas Corporativas e Especiais

Felipe Carvalho

Tel. 11 5504-0400

E-mail: [email protected]

Gerente Geral Vendas Corporativas

João Paulo Toscano

Vendas Corporativas - Regiões Sudeste e Centro-Oeste

Luciano Santos

E-mail: [email protected]

Vendas Corporativas - Regiões Sul e Grande SP

Fabrice Clerc Renaud

E-mail: [email protected]

Vendas Corporativas - Regiões Norte e Nordeste

Sidnei Pomaro

E-mail: [email protected]

Dados Montadoras

36 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Fiat

Ford

Endereço

Fiat Automóveis S.A

Rodovia Fernão Dias, BR 381 - KM 429 - Betim

Minas Gerais/MG

CEP: 32530-000

Tel. 31 2123-2111

www.fiat.com.br

Endereço

Ford Motor Company Brasil

Avenida do Taboão, 899 - Rudge Ramos

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09655-900

Tel. 11 4174-3900

www.ford.com.br

Diretor de Vendas Diretas

Paulo Eduardo Sorge

Gerente de Vendas Diretas

Paulo Goddard

Marketing Vendas Diretas

Graziela Kamei

Tel. 31 2123-6653

E-mail: [email protected]

Key Account Vendas Diretas (Regionais:

Belo Horizonte, Brasília, Campinas e

São Paulo)

Dárcio Pinto

E-mail: [email protected]

Gerente Nacional de Vendas

Maurício Miyake

Supervisora Nacional de Vendas

Raquel Ribeiro

Key Account Vendas Diretas (Regionais:

Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de

Janeiro)

Sylvio Brito

E-mail: [email protected]

Diretor Veículos Comerciais

Antônio Sérgio

Gerente de Veículos Comerciais

Cláudio Tieppo

Vendas de Veículos Comerciais

Ronaldo Lago

E-mail: [email protected]

GM

Endereço

General Motors do Brasil LTDA

Avenida Goiás, 1.805

São Caetano do Sul/SP

CEP: 09550-900

www.chevrolet.com.br

Gerente Divisional Vendas Diretas (São

Paulo Capital, Minas Gerais, Centro Oeste

e Tocantins)

Alex Dias

E-mail: [email protected]

Gerente Divisional Vendas Diretas (São

Paulo Interior, Região Sul)

Fernando Mejuto

E-mail: [email protected]

Gerente Divisional Vendas Diretas (Rio de

Janeiro, Espirito Santo, Região Nordeste e

Região Norte)

César Toledo

E-mail: [email protected]

Gerente Regional Vendas Diretas -

Táxi / PcD

Marcos Saraiva

E-mail: [email protected]

Gerente Regional Vendas Diretas -

Governo

Jean Tezzon

E-mail: [email protected]

37Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Endereço

Kia Motors do Brasil

Avenida Francisco Ernesto Fávero, 662 - Jardim Rancho Grande

Itú/SP

CEP: 13309-290

Tel. 0800 7711 011 / 4024-8000

www.kiamotors.com.br

Endereço

Hyundai Motor Brasil

Avenida das Nações Unidas, 14.171 - 21º Andar - Torre Crystal

Vila Gertrudes - São Paulo/SP

CEP: 04794-000

www.hyundai.com

Presidente

José Luiz Gandini

Diretor de Vendas

Ary Jorge Ribeiro

Tel. 11 4024-8022

E-mail: [email protected]

Diretor de Pós Venda

José Vital Nogueira

Tel. 11 4024-8000

E-mail: [email protected]

Gerente de Vendas

Cláudio Tivirolli Giusti

Tel. 11 5186-7632

Cel. 11 9 6904-8753

E-mail: [email protected]

Endereço

Honda Automóveis do Brasil LTDA

Rua Doutor José Áureo Bustamante, 377 - Santo Amaro

São Paulo/SP

CEP: 04710-090

www.honda.com.br

Superior Vendas Especiais

Ricardo Rodrigues da Silva

Tel. 11 5576-5330

E-mail: [email protected]

Honda

Kia

Hyundai

38 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

`

Endereço:

Mercedes-Benz do Brasil LTDA

Avenida Alfred Jurzykowski, 562.

São Bernardo do Campo/SP.

CEP: 09680-900

www.mercedes-benz.com.br

Endereço

MMC Automotores do Brasil LTDA

Avenida das Nações Unidas, 19.847 - Vila Almeida

São Paulo/SP

CEP 04795-100

[email protected]

www.mitsubishimotors.com.br

Vendas Especiais Automóveis

Rodrigo Soares

Tel. 11 4173-6545

E-mail: [email protected]

Diretor Comercial

Fernando Matarazzo

Gerente de Vendas ao Governo e Frotistas

Valdir Marques de Souza

Tel. 11 5694-2820

E-mail: [email protected] / [email protected]

Endereço

Nissan do Brasil Automóveis LTDA

Rua Acre, 15 - Centro

Rio de Janeiro/RJ

CEP: 20081-000

www.nissan.com.br

Gerente de Vendas Diretas

Carlos Araújo

Tel. 11 2184-9423

Cel. 11 9 8122-0893

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas - Região Sul/

Sudeste (SP, PR, SC, RS)

Igor Santigo

Tel. 11 2184-8367

Cel. 11 9 8458-9734

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Região

Norte/Nordeste (DF, RJ, MG e demais

estados)

José Salles

Tel. 11 2184-8070

Cel. 11 9 8664-4997

E-mail : [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Região

Centro-oeste (RJ, BH, MS e Interior de SP)

Ricardo Ervedeira

Tel. 11 2184-8073

Cel. 11 9 5286-0004

E-mail: [email protected]

Mitsubishi

Nissan

Mercedes-Benz

39Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Endereço:

Renault do Brasil S/A

Rua Fidêncio Ramos, 223 - 9º andar - Edifício Palladio

Vila Olímpia. São Paulo/SP

CEP: 04551-010

Tel. 11 2184-8300

[email protected]

www.renault.com.br

Renault

Endereço

Peugeot Citroën do Brasil Automóveis LTDA

Rua Engenheiro Francisco Pitta Brito, 779 - Santo Amaro

São Paulo/SP

CEP 04753-080

www.peugeot.com.br

Diretor de Vendas Corporativas

Gustavo Walch

Cel. 11 9 9467-9604

E-mail: [email protected]

Coordenador Regional de Vendas

Corporativas - Sudeste (SP)

Fábio Zago

Cel. 11 9 9965-3243

E-mail: [email protected]

Coordenador Regional de Vendas

Corporativas - Sudeste (RJ, MG e ES)

Mário Monjardim

Cel. 11 9 9467-9604

E-mail: [email protected]

Diretor de Vendas a Empresas

Alexandre Souza de Oliveira

Tel. 11 2184-8302

E-mail: [email protected]

Gerente Vendas a Empresas

Attila Fleury

Cel. 11 9 6082-7654

E-mail: [email protected]

Consultor de Marketing – Direção Vendas a Empresas

Mario Paziani

Cel. 11 8371-4006

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas a Empresas - Grandes Contas, Locadoras

Adrian Boquetti

Cel. 11 9 8799-2192

E-mail: [email protected]

Coordenadora Regional de Vendas

Corporativas - Sul

Daniela Arteze

Cel. 11 9 9768-5965

E-mail: [email protected]

Coordenador Regional de Vendas

Corporativas (N, NE e CO)

Eduardo de Almeida

Cel. 11 9 7291-1943

E-mail: [email protected]

Consultora de Frota de Proximidade

R2B (Capital SP)

Edvânia Simões

Cel. 11 9 8335-2071

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota de Proximidade

R2C (Interior SP)

Marcelo Nadaletti

Cel. 11 9 8515-3531

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota de Proximidade R3 e

R4 (RJ, MG e ES) / (Centro Oeste e Norte)

Jonathas Costa

Cel. 21 8145-5015

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota de Proximidade

R3/4 (Nordeste)

Eduardo Uchyama

Cel. 81 9602-2739

E-mail: [email protected]

Consultor de Pós Vendas Grandes

contas, Locadoras e Governo

Leandro Baeza

Cel. 11 8515-3474

E-mail: [email protected]

Peugeot

Consultor de Vendas a Empresas -

Grandes Contas, Locadoras

Paulo F. Figueiredo

Cel. 11 9 8372-2392

E-mail: [email protected]

Consultora Vendas a Empresas -

Grandes Contas, Locadoras

Lílian Volponi

Cel. 11 9 8369-8529

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas a Empresas -

Governo

Paulo Mesquita

Cel. 11 9 8172-0301

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota de Proximidade R1A

(Paraná e Florianópolis)

Edílson Santos

Cel. 41 9945-3222

E-mail: [email protected]

Consultor de Frota de Proximidade R1B

(Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina)

Maiquel Vargas

Cel. 41 9729-5400

E-mail: [email protected]

Consultora de Frota de Proximidade

R2A (Capital SP e Litoral)

Daniele Gomes

Cel. 11 9 8598-9314

E-mail: [email protected]

40 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Endereço

Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores LTDA

Via Anchieta - KM 23,5, CPI 1271 - Demarchi

São Bernardo do Campo/SP

CEP: 09823-901

Tel. 11 4347-2977

Fax. 11 4347-5735

www.vw.com.br

Endereço

Avenida das Nações Unidas, 12.901

Torre Oeste, 14º/15º Andar - Brooklin

São Paulo/SP

CEP: 04578-000

Tel. 11 5502-9100

[email protected]

www.toyota.com.br

Gerente Nacional de Vendas

Vladimir Centurião

Gerente Nacional de Vendas Diretas

Horácio Pinto

E-mail: [email protected]

Gerente de Operações de Campo e Vendas

Diretas

Rubens de Oliveira

Tel. 11 5502-9114

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Grandes Contas

Murilo Golfetti

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Regional

Sul e SP interior

Walter Merlo

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Regional

SP Capital

Carlos Vicuna

E-mail: [email protected]

Consultor de Vendas Diretas – Regional

N/NE/C

Ricardo Ribeiro

E-mail: [email protected]

Gerente Executivo de

Vendas Corporativas

Alberto Andrade

Tel. 11 4347-4567

E-mail:

[email protected]

Supervisor Divisão Sul e Governo

Fábio Campos

Tel. 11 4346-6744

E-mail:

[email protected]

Gerente de Operações

Daniel Proença

Tel. 11 4347-5151

E-mail:

[email protected]

Supervisor Divisão Norte

Fábio Ayudarte

Tel. 11 4347-5263

E-mail:

[email protected]

Toyota

VW

www.frotaemercado.com.br

Para receber a revista,faça seucadastrono site

Ficha Técnica

41Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

A1 SPORTBACK ATTRACTION

1.4 TFSI

1.390 cm³

122 / 5.000

200 / 1.500 - 4.000

S tronic de 7 velocidades

1.225 Kg

270 L

Mc Pherson

ABS

Hidráulica

215 / 45 R16

203 km/h

AUDI

A4 LIMO ATTRACTION

2.0 TFSI

1.984 cm³

180 / 4.000 - 6.000

320 / 1.500 - 3.900

Multitronic 8 velocidades

1.465 Kg

480 L

Multilink

ABS

Hidráulica

225 / 50 R17

226 km/h

Q3 ATTRACTION

2.0 TFSI

1.984 cm³

170 / 4.300 - 6.200

280 / 1.700 - 4.200

S tronic de 7 velocidades

1.510 Kg

460 L

Mc Pherson

ABS

Hidráulica

235 / 55 R17

212 km/h

www.frotaemercado.com.br

LeIA e CONSuLTe

42 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

BMW X1 SDRIve20I

NC

1.997 cm³

135 (184) / 5000 - 6250

270 / 1.250 - 4500

Manual de 6 marchas.

Opcional: Automático de 8 marchas com

Steptronic.

1.510 - 1.585 Kg

NC

NC

Discos de freio ventilados.

Assistida (Tipo Pinhão e Cremalheira)

225 / 45 R18

205 (220) km/h

BMW

Motor

Cilindradas

Potência Máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

BMW Z4 SDRIve30I

NC

2.996 cm³

190 (258) / 6.600

310 / 228 - 2.600

Automático Esportivo

NC

180 - 310 L

Dianteira: Eixo com suporte de haste dupla

com caster deslocado; raio de rolagem

de direção levemente positivo; compen-

sação de forças laterais e antimergulho.

Traseira: Independente; eixo centralmente

guiado; molas e amortecedores separados;

antirrebaixamento e antimergulho.

A disco.

EPS Electric Power Steering (ABS, DSC, DTC,

ADB)

225 / 45 R17

250 km/h

Motor

Cilindradas

Potência Máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

BMW 320I eFFICIeNT DYNAMICS eDITION

NC

1.598 cm³

125 (170) / 4.800

250 / 1.500

Manual com 6 marchas.

1.390 Kg / 1.465 Kg

480 L

Dianteira: Duplo conjunto cross-strut

de alumínio com cambagem deslocada,

pequeno raio positivo de rodagem, com-

pensação de força transversal, anti-dive.

Traseira: Multi-link leve com cinco braços de

construção leve.

Dianteiros: Freio a disco com pin-

ça oscilante de pistão único.

Traseiros: Freio a disco com pinça oscilante

de pistão único.

Eletromecânica de pinhão e cremalheira

(EPS).

Opcional: Função Servotronic, Direção Espor-

tiva Variável.

205 / 60 R 16

230 km/h

BMW M135I

NC

2.979 cm³

235 (320) / 5.800

450 / 1.250 - 5.000

Manual de 6 marchas.

Opcional: 8 marchas automático com Step-

tronic.

1.430 Kg / 1.505 Kg

360 - 1.200 L

Dianteira: Duplo conjunto cross-strut de

alumínio com elastocinemática específica para

a série M.

Traseira: Multi-link leve com 5 braços de aço

com mancal duplo elástico.

Dianteiros: Freios a disco com pin-

ça oscilante com quatro pistões.

Traseiros: Freios a disco com pinça oscilante

com dois pistões.

Direção Eletromecânica (EPS), Esterçamento

Esportivo Variável.

225 / 40 R 18 245 / 35 R 18

250 km/h

BMW Z4 SDRIve23I

NC

2.497 cm³

150 (204) / 6.400

250 / 184 - 2.750

Manual de 6 velocidades.

NC

180 - 310 L

Dianteira: Eixo com suporte de haste dupla

com caster deslocado; raio de rolagem de

direção levemente positivo; compensação de

forças laterais e antimergulho.

Traseira: Independente; eixo centralmente

guiado; molas e amortecedores separados;

antirrebaixamento e antimergulho.

A disco.

EPS Electric Power Steering (ABS, DSC, DTC,

ADB)

225 / 45 R17

242 km/h

43Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

AIRCROSS GLX BvM

VTi 120

1.587 cm³

115 / 6000 (G)

122 / 5800 (A)

15,5 / 4000 (G)

16,4 / 4000 (A)

Mecânico de 5 marchas.

1.320 Kg

403 L

Dianteira: Tipo Mac Pherson. Independentes,

com molas helicoidais, amortecedores

hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.

Traseira: Travessa deformável, braços

oscilantes, molas helicoidais, amortecedores

hidráulicos telescópicos e barras

estabilizadoras.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica, vazão variavél.

205 / 60 R16

NC

C4 HATCH GLX

1.6

1.587 cm³

110 (81) / 5600 (G)

113 (83) / 5600 (A)

(142) 4000 (G)

(155) 4000 (A)

Mecânico de 5 marchas.

1.200 Kg

320 L

Dianteira: Rodas independentes, eixo

tipo McPherson com braços inferiores

triangulares, molas helicoidais, amortecedores

hidráulicos e barra estabilizadora.

Traseira: Rodas independentes, eixo traseiro

com braços estendidos, travessa deformável,

molas helicoidais, amortecedores hidráulicos

e barra estabilizadora.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Discos.

Elétro-Hidráulica Progressiva.

205 / 55 R16

NC

NOvO C3 ORIGINe

1.5i BVM

1.449 cm³

89 (65,5) / 5.500 (G)

93 (68,4) / 5.500 (A)

13,5 (132) / 3.000 (G) 1

4,2 (140) / 3.000 (A)

Mecânico de 5 marchas.

1.081 Kg

300 L

Dianteira: Tipo Pseudo McPherson.

Independente, molas helicoidais,

amortecedores hidráulicos telescópicos e

barra estabilizadora.

Traseira: Travessa deformável, molas

helicoidais, amortecedores hidráulicos

telescópicos e barra estabilizadora.

Dianteiros: Discos sólidos.

Traseiros: Tambor.

Elétrica com Assistência Variável.

195 / 60 R15 (Fuel Saver)

NC

C4 PALLAS GLX BvM

2.0

1.997 cm³

143 (103) 6000 (G)

151 (109) / 6000 (A)

(200) 4000 (G)

(212) 4000 (A)

Mecânico de 5 marchas.

1.372 Kg

580 L

Dianteira: Rodas independentes, eixo

tipo McPherson com braços inferiores

triangulares, molas helicoidais, amortecedores

hidráulicos e barra estabilizadora.

Traseira: Rodas independentes, eixo traseiro

com braços estendidos, travessa deformável,

molas helicoidais, amortecedores hidráulicos

e barra estabilizadora.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Discos.

Elétro-Hidráulica Progressiva.

215 / 55 R16

NC

C3 PICASSO GL

1.5

1.449 cm³

89 / 5500 (G)

93 / 5500 (A)

13,4 / 3000 (G)

14,2 / 3000 (A)

Mecânico de 5 marchas.

1.248 Kg

403 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

com molas helicoidais, barra estabilizadora

e amortecedores pressurizados.

Traseira: Travessa deformável, com molas

helicoidais, amortecedores pressurizados e

barra estabilizadora.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Tambor

Hidráulica

195 / 60 R15

NC

CITROËN

44 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

v

FIAT

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

PuNTO ATTRACTIve 1.4

1.4

1.368 cm³

85 / 5.750 (G)

88 / 5.750 (E)

12,4 / 3.500 (G)

12,5 / 3.500 (E)

5 à frente e uma à ré.

1.141 Kg

280 L

Dianteira: MacPherson com rodas indepen-

dentes, braços oscilantes em aço estampado

fixados ao subchassi, com barra estabilizadora.

Traseira: com rodas semi-independentes,

travessa de torção de seção aberta.

Hidráulico com comando a pedal com ABS.

Dianteiros: A disco ventilado (Ø

de 257 mm) com pinça flutuante.

Traseiros: A tambor (Ø de 203 mm) com sapa-

tas autocentrantes e regulagem automática

de jogo.

Hidráulica, com pinhão e cremalheira.

185 / 60 R15

168 km/h (G) e 170 km/h (E)

PuNTO SPORTING 1.8 16v e.TORQ

1.8

1.747 cm³

130 / 5.250 (G)

132 / 5.250 (E)

18,4 / 4.500 (G)

18,9 / 4.500 (E)

5 à frente e uma à ré.

1.222 Kg

280 L

Dianteira: MacPherson com rodas indepen-

dentes, braços oscilantes em aço estampado

fixados ao subchassi, com barra estabilizadora.

Traseira: Com rodas semi-independentes,

travessa de torção de seção aberta.

Hidráulico com comando a pedal com ABS.

Dianteiros: A disco ventilado (Ø

de 257 mm) com pinça flutuante.

Traseiros: A tambor (Ø de 228 mm) com

sapata autocentrante e regulagem automática

de jogo.

Hidráulica, com pinhão e cremalheira.

195 / 55 R16

190 km/h (G) ou 193 km/h (E)

PuNTO eSSeNCe 1.6 16v e. TORQ

1.6

1.598 cm³

115 / 5.500 (G)

117 / 5.500 (E)

16,2 / 4.500 (G)

16,8 / 4.500 (E)

5 à frente e uma à ré.

1.210 Kg

280 L

Dianteira: MacPherson com rodas indepen-

dentes, braços oscilantes em aço estampado

fixados ao subchassi, com barra estabilizadora.

Traseira: Com rodas semi-independentes,

travessa de torção de seção aberta.

Hidráulico com comando a pedal com ABS.

Dianteiros: A disco ventilado (Ø

de 257 mm) com pinça flutuante.

Traseiros: A tambor (Ø de 203 mm) com

sapata autocentrante e regulagem automática

de jogo.

Hidráulica, com pinhão e cremalheira.

195 / 60 R15

181 km/h (G) e 184 km/h (E)

PuNTO 1.4 T-JeT

1.4

1.368 cm³

152 / 5.500

21,1 (2.250) / 4.500

5 à frente e uma à ré.

1.263 Kg

275 L

Dianteira: MacPherson com rodas indepen-

dentes, braços oscilantes em aço estampado

fixados ao subchassi, com barra estabilizadora.

Traseira: Com rodas semi-independentes,

travessa de torção de seção aberta e barra

estabilizadora.

Hidráulico com comando a pedal e ABS.

Dianteiros: A disco ventilado (Ø

de 284 mm) com pinça flutuante.

Traseiros: A disco rígido (Ø de 251 mm) com

pinça flutuante.

Hidráulica, com pinhão e cremalheira.

205 / 50 R17

203 km/h

PuNTO eSSeNCe 1.6 16v e.TORQ DuALOGIC

1.6

1.598, cm³

115 / 5.500 (G)

117 / 5.500 (E)

16,2 / 4.500 (G)

16,8 / 4.500 (E)

5 à frente e uma à ré.

1.217kg

280 L

Dianteira: MacPherson com rodas indepen-

dentes, braços oscilantes em aço estampado

fixados ao subchassi, com barra estabilizadora.

Traseira: Com rodas semi-independentes,

travessa de torção de seção aberta.

Hidráulico com comando a pedal com ABS.

Dianteiros: A disco ventilado (Ø

de 257 mm) com pinça flutuante.

Traseiros: A tambor (Ø de 203 mm) com

sapata autocentrante e regulagem automática

de jogo.

Hidráulica, com pinhão e cremalheira.

195 / 60 R15

181 km/h (G) e 184 km/h (E)

45Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

FIeSTA ROCAM SeDAN 1.6L FLeX

Rocam 1.6L 8V Flex

1.598 cm³

101,2 / 5.500 (G)

106,6 / 5.500 (A)

14,5 / 4.250 (G)

15,3 /4.250 (A)

Manual

1.098 Kg

491 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson.

Traseira: Eixo auto-estabilizante, tipo Twist

Beam.

Dianteiros: A disco.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica

175 / 65 R14

NC

NOvA FORD RANGeR CABINe DuPLA XL 4X4 2.2L

2.2 L Duratorq TDCi (Puma) Diesel

2.198 cm³

125 / 3700

33,7 (300)/ 1750 - 2300

Manual mecânico.

2.075kg

1.180 L

Dianteira: Independente, com molas helicoi-

dais e barra estabilizadora.

Traseira: Eixo rígido, com feixe de molas

longitudinais.

Freio de serviço hidráulico, assistido a vácuo,

com cilindro mestre operando em dois cir-

cuitos independentes. Freio a disco ventilado

nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.

Válvula sensível à carga / ABS / EBD.

Direção do tipo rosca sem fim e rolete, assis-

tida hidràulicamente.

255 / 70 R16

NC

FIeSTA ROCAM HATCH 1.6 FLeX

Rocam 1.6 L 8V Flex

1.598 cm³

101,2 / 5.500 (G)

106,6 / 5.500 (A)

14,5 / 4.250 (G)

15,3 / 4.250 (A)

Manual

1.084 Kg

270 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson.

Traseira: Eixo auto-estabilizante, tipo Twist

Beam.

Dianteiros: A disco.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica

175 / 65 R14

NC

NOvO FOCuS 5P SeDAN 2.0 FLeX

2.0 L Duratec 16V Flex

1.999 cm³

143 / 6.250 (G)

148 / 6.250 (A)

184 / 4.250 (G)

191 / 5.250 (A)

Automático sequencial de quatro velocidades.

1.345 Kg

526 L

Dianteira: Independente, do tipo McPherson,

com braços inferiores, bucha hidráulica e

barra estabilizadora.

Traseira: Independente, do tipo Multilink, com

braço de controle e barra estabilizadora.

Hidráulico, equipado com freio a disco e

sistema anti-blocante (ABS com EBD e CBC)

nas quatro rodas.

Eletro-hidráulica

205 / 55 R16

NC

FORD

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

NOvO FOCuS 5P HATCH 1.6L 16v FLeX

1.6 L Sigma 16V Flex

1.596 cm³

109,3 / 6.250 (G)

115,6 / 5.500 (A)

151 / 4.250 (G)

160 / 4.250 (A)

Manual de cinco transmissões.

1.290 Kg

328 L

Dianteira: Independente, do tipo

McPherson, com braços inferiores,

bucha hidráulica e barra estabilizadora.

Traseira: Independente, do tipo Multilink, com

braço de controle e barra estabilizadora.

Dianteiros: Hidráulico, equipado com freio a

disco.

Traseiros: Tambor. ABS com EBD, CBC e freio

a disco como opcional.

Hidráulica

205 / 55 R16

NC

46 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

CHEVROLET

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

CeLTA LT 1.0 vHC-e 04 PORTAS

1.0

NC

77 / 6400 (G)

78 /6400 (A)

9,5 / 5200 (G)

9,7 / 5200 (A)

Manual: 5 velocidades.

890 Kg

260 L

Dianteira: independente, tipo McPherson,

amortecedor telescópico pressurizado

encapsulado.

Traseira: Semi-independente por eixo de tor-

ção, amortecedor telescópico pressurizado.

Hidráulico, com duplo circuito distribuído em

diagonal.

Dianteiros: Disco com caliper flutuante.

Traseiros: Sistema de freio a tambor.

Mecânica ou Hidráulica.

165 / 70 R13

NC

S10 FLeX LTZ

2.4

NC

141 / 5.200 (G)

147 / 5.200 (E)

22,3 / 2800 (G)

24,1 / 2800 (E)

Manual: 5 velocidades.

1.825 Kg

NC

Dianteira: Independente com braços arti-

culados, molas helicoidais, barra estabili-

zadora e amortecedores telesc. hidráulicos

pressurizados.

Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de

2 estágios e amortecedores telescópicos

hidráulicos pressurizados.

Hidráulico, com duplo circuito em paralelo.

Sistema de freios anti-blocante, ABS nas

rodas traseiras e dianteiras.

Dianteiros: A disco com caliper flutuante.

Traseiros: Sistema de tambor.

Hidráulica. Pinhão e Cremalheira.

245 / 70 R16 ou 255 / 65 R17

NC

CHevROLeT CLASSIC LS 1.0 vHC-e

1.0

NC

77 / 6400 (G)

78 / 6400 (A)

9,5 / 5200 (G)

9,7 / 5200 (A)

Manual: 5 velocidades.

905 Kg

390 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

barra estabelizadora, amortec. telescópicos

hidráulicos pressurizados.

Traseira: Molas helicoidais tipo "barril" pro-

gressivas, amortec. telescópicos hidráulicos

pressurizados.

Auxiliar à vácuo, duplo circuito hidráulico,

válvula equalizadora de frenagem.

Dianteiros: a disco, sólido.

Traseiros: a tambor.

Mecânica

165 / 70 R13

NC

CHevROLeT ONIX 1.4L LTZ

1.4

NC

98 / 6000 (G)

106 / 6000 (E)

13,0 / 4800 (G)

13,9 / 4800 (E)

Manual: 5 velocidades.

1.067 Kg

280 L

Dianteira: Independente tipo "McPherson".

Barra estabilizadora ligada a haste tensora, mo-

las helicoidais com carga lateral linear, amorte-

cedor telescópico pressurizado estrutural.

Traseira: Semi independente, com eixo torção,

sem barra estabilizadora, mola helicoidal

com constante elástica linear e amortecedor

telescópico pressurizado.

Hidráulico, com duplo circuito distribuído em

diagonal.

Dianteiros: A disco ventilado.

Traseiros: A tambor.

Hidráulica

185 / 65 R15

NC

MONTANA LS

1.4 Econoflex

NC

97 / 6000 (G)

102 / 6000 (A)

13,2 / 3200 (G)

13,5 / 3200 (A)

Manual: 5 velocidades.

1.092 Kg

NC

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

amortec. telescópicos hidráulicos pressuriza-

dos. Traseira: Molas helicoidais tipo "barril"

progressivas, amortec. telescópicos hidráuli-

cos pressurizados.

Hidráulico, com duplo circuito distribuído em

diagonal.

Dianteiros: Freio a disco com caliper flutuan-

te. Traseiros: Freio a tambor.

Mecânica ou Hidráulica.

185 / 60 R15 ou 175 / 70 R14

NC

47Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

HONDA

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

HONDA CIvIC LXR

2.0

NC

150 / 6300 (G)

155 / 6300 (E)

19,3 / 4700 (G)

19,5 / 4800 (E)

Automático: 5 velocidades com Shift Hold

Control (Mais trocas de marcha no volante)

1.690 Kg

449 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Multi-link.

Freios a disco nas quatro rodas com ABS

(Anti-lock Brake System) e EBD (Eletronic

Brake Distribution)

Direção com assistência elétrica progressiva

- EPS.

205 / 55 R16

NC

NOvO HONDA FIT LX

1.4

NC

101 / 6.000

13 / 4.800

NC

1.470 / 1.500 Kg

384 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Barra de torção.

NC

NC

175 / 65 R15

NC

HONDA CIvIC eXR

2.0

NC

150 / 6300 (G)

155 / 6300 (E)

19,3 / 4700 (G)

19,5 / 4800 (E)

Automático: 5 velocidades com Shift Hold

Control (Mais trocas de marcha no volante)

1.720 Kg

449 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Multi-link.

Freios a disco nas quatro rodas com ABS

(Anti-lock Brake System) e EBD (Eletronic

Brake Distribution)

Direção com assistência elétrica progressiva

- EPS.

205 / 55 R16

NC

NOvO HONDA CITY eX

1.5

NC

115 / 6000 (G)

116 / 6000 (A)

14,8 / 4800

NC

1.569 Kg

506 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Barra de torção.

NC

NC

185 / 55 R16

NC

NOvO HONDA FIT DX

1.4

NC

101 / 6.000

13 / 4.800

NC

1.470 Kg

384 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Barra de torção.

NC

NC

175 / 65 R15

NC

48 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

HB20 1.0 COMFORT 12 v

1.0 12V

998 cm³

75 / 6.200 (G)

80 / 6.200 (A)

9,4 / 4.500 (G)

10,2 / 4.500 (A)

Manual: 5 marchas.

953 Kg

300 L

Dianteira: McPherson, dependência da roda

independente.

Traseira: Eixo de torção.

Dianteiros: Disco Ventilado.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica

175 / 70 R14

160 km/h

I30 1.6 CRDI 110 Cv

1.6 (crdi)

NC

110 / 4.000 (G)

26,5 / 2.750 (G)

NC

1.245 Kg

378 L

Dianteira: Independente do tipo Mc Pherson e

amortecedores a gás.

Traseira: Barra de torção e amortecedores a

gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás.

Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Discos ventilados na frente e discos sólidos

atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem

de emergência e controle de frenagem em

curvas.

NC

215 / 55 R16

185 km/h

HB20 1.6 COMFORT STYLe

1.6 (16 v)

1.591 cm³

122 / 6000 (G)

128 / 6000 (A)

16 / 5000 (G)

16,5 / 5000 (A)

Manual: 5 marchas.

1.000 Kg

300 L

Dianteira: McPherson, dependência da roda

independente.

Traseira: Eixo de torção.

Dianteiros: Disco Ventilado

Traseiro: Tambor

Hidráulica

175 / 70 R14

188 km/h

veRACRuZ GLS 3.8 4WD AuT

3.8

3.778 cm³

270 / 6.000

36,2 (355) / 4.500

Automático: 6 marchas.

1.965 Kg

1.133 L

Dianteira: Tipo McPherson.

Traseira: Tipo multi-link com molas helicoi-

dais e amortecedores pressurizados a gás

de dupla ação. Sistema autonivelante (Self

Levelizer).

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Tipo pinhão e cremalheira. Assistência

hidráulica progressiva.

245 / 60 R18

215 km/h

HB20 PReMIuM 1.6 16v

1.6 16V Automático

1.592 cm³

122 / 6.000 (G)

129 / 6.000 (A)

16 / 5.000 (G)

16,5 / 5.000 (A)

Automático: 4 marchas.

1.028 Kg

301 L

Dianteira: McPherson, dependência da roda

independente.

Traseira: Eixo de torção, dependência da roda

independente.

Dianteiros: Disco Ventilado.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica

185 / 60 R16

177 km/h

HyUNDAI

49Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

KIA

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

BONGO K2500

D4CB 2.5 L Turbodiesel Intercooler

2.497 cm³

130,5 / 3.800

26 / 1.500

Manual - 6 marchas sincronizadas.

1.862 Kg

NC

Dianteira: Independente, com barras de torção,

barra estabilizadora e amortecedores a gás.

Traseira: Eixo rígido com feixe de molas

semielípticas e amortecedores a gás.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Tambor.

Hidráulica, pinhão e cremalheira.

195 R15 - 8PR

NC

www.frotaemercado.com.br

PARA ReCeBeR A NeWSLeTTeR,Se CADASTRe NO SITe

50 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

B 200 TuRBO

NC

1.595 cm³

156 / 5.300

250 / 1.250 - 4.000

7G - DCT

1.425 Kg

488 L

NC

NC

NC

205 / 55 R16

220 km/h

C 200 TuRBO AvANTGARDe

NC

1.796 cm³

184 / 5.250

270 / 1.800 - 4.600

7G TRONIC PLUS

1.505 Kg

475 L

NC

NC

NC

225 / 45 R17 - 245 / 40 R17

235 km/h

B 200 TuRBO SPORT

NC

1.595 cm³

156 / 5.300

250 / 1.250 - 4.000

7G - DCT

1.425 Kg

488 L

NC

NC

NC

225 / 40 R18

220 km/h

e 250 TuRBO SPORT

NC

1.796 cm³

204 / 5.500

310 / 2.000 - 4.300

7G TRONIC PLUS

1.650 Kg

540 L

NC

NC

NC

245 / 40 R18 - 265 / 35 R18

240 km/h

C 180 TuRBO

NC

1.595 cm³

156 / 5.300

250 / 1.250 - 4.000

7G TRONIC PLUS

1.485 Kg

475 L

NC

NC

NC

225 / 45 R17 - 245 / 40 R17

223 km/h

MERCEDES BENZ

51Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

MITSUBISHI

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

PAJeRO DAKAR HD

NC

3.200 cm³

170 / 3.500

35,0 / 2.000

Manual de 5 marchas.

NC

NC

Dianteira: Independente, braços triangulares

duplos, amortecedores hidráulicos, molas

helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira: 3-link, amortecedores hidráulicos,

molas helicoidais e barra estabilizadora.

ABS com EBD.

NC

235 / 70 R16

245 / 70 R16 e 265 / 65 R17 (Opcional)

NC

L200 TRITON GL

NC

3.200 cm³

170 / 3.500

35,0 / 2.000

Manual de 5 marchas.

NC

NC

NC

ABS com EBD (versão com airbag e ABS).

NC

225 / 75 R16

NC

SIGA A RevISTA FROTA&MeRCADO NO FACeBOOK

facebook.com/frotaemercado

52 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

NISSAN

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

LIvINA

1.6 16V Bicombustível

1.598 cm³

104 / 5.750 (G)

108 / 5.750 (E)

14,9 / 3.750 (G)

15,3 / 3.750 (E)

Manual, 5 marchas. Tração dianteira.

1.159 kg

449 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson com

barra estabilizadora.

Traseira: Eixo de torção com barra estabiliza-

dora e molas helicoidais.

Dianteiros: Discos ventilados com 260 mm de

diâmetro.

Traseiros: Tambores com 203 mm de diâmetro.

Elétrica com assistência variável.

185 / 65 R15

183 km/h

TIIDA

1.8 16V Bicombustível

1.798 cm³

125 / 5.200 (G)

126 / 5.200 (E)

17,5 / 4.800 (G)

17,5 / 4.800 (E)

Manual: 6 marchas, tração dianteira.

Automático: 4 marchas, com função overdrive,

tração dianteira.

1.247 kg / 1.260 kg

289 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson com

barra estabilizadora.

Traseira: Eixo de torção com barra estabiliza-

dora e molas helicoidais.

Dianteiros: Discos ventilados.

Traseiros: Tambores.

Elétrica com assistência variável.

195 / 55 R15

NC

LIvINA

1.8 16V Bicombustível

1.798 cm³

125 / 5.200 (G)

126 / 5.200 (E)

17,5 / 4.800 (G)

17,5 / 4.800 (E)

Automático - 4 marchas, com função overdri-

ve. Tração dianteira.

1.183 kg

449 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson com

barra estabilizadora.

Traseira: Eixo de torção com barra estabiliza-

dora e molas helicoidais.

Dianteiros: Discos ventilados com 260 mm de

diâmetro.

Traseiros:Tambores com 203 mm de diâmetro.

Elétrica com assistência variável.

185 / 65 R15

182 km/h

FRONTIeR

2.5L 16V Turbo Diesel

2.488 cm³

Tração 4x2: 163 / 3.600

Tração 4x4: 190 / 3.600

Tração 4x2: 41,09 / 2.000

Tração 4x4: 41,09 / 2.000

Manual: 5 ou 6 marchas.

Automático: 5 marchas.

2.910 - 3.010 kg / 3.015 - 3.030 kg

1.015 - 1.030 kg / 1.000 - 1005 kg

Dianteira: Independente, tipo double-wish-

bone.

Traseira: Eixo rígido e molas semi-elíptica.

Dianteiros: Discos ventilados, com ABS e EBD.

Traseiros: Tambores, com ABS e EBD.

Hidráulica

255 / 70 R16

NC

GRAND LIvINA

1.8 16V Bicombustível

1.798 cm³

125 / 5.200 (G)

126 / 5.200 (E)

17,5 / 4.800 (G)

17,5 / 4.800 (E)

Manual: 5 marchas, tração dianteira. Automá-

tico: 4 marchas, com função overdrive, tração

dianteira.

1.293 Kg / 1.306 kg

123 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson com

barra estabilizadora.

Traseira: Eixo de torção com barra estabiliza-

dora e molas helicoidais.

Dianteiros: Discos ventilados com 260 mm de

diâmetro.

Traseiros: Tambores com 203 mm de diâmetro.

Elétrica com assistência variável.

185/65 R15

NC

53Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

BOXeR FuRGÃO CuRTO 330 2.3 HDI L6

2.3

2.287 cm³

127 / 3600

32,6 / 1800

Manual (5 frente e 1 ré)

1.760 Kg

NC

Dianteira: Mc Pherson com rodas inde-

pendentes, braços oscilantes inferiores a

geometria triangular, barra estabilizadora e

molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido tubular com molas

longitudinais.

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Com pinhão e cremalheira com assistência

hidráulica .

205 / 70 R15

156 km/h

BOX FuRGÃO LONGO 350 LH 2.3 HDI L6 C/

TeTO eLevADO

2.3

2.287 cm³

127 / 3600

32,6 / 1800

Manual (5 frente e 1 ré)

1.960 Kg

NC

Dianteira: Mc Pherson com rodas inde-

pendentes, braços oscilantes inferiores a

geometria triangular, barra estabilizadora e

molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido tubular com molas

longitudinais.

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Com pinhão e cremalheira com assistência

hidráulica .

205 / 75 R 16

150 km/h

BOXeR FuRGÃO MÉDIO 330 2.3 HDI L6

2.3

2.287 cm³

127 / 3600

32,6 / 1800

Manual (5 frente e 1 ré)

1.770 Kg

NC

Dianteira: Mc Pherson com rodas inde-

pendentes, braços oscilantes inferiores a

geometria triangular, barra estabilizadora e

molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido tubular com molas

longitudinais.

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Com pinhão e cremalheira com assistência

hidráulica .

205 / 70 R15

156 km/h

BOXeR MINIBuS 2.3 HDI L6 16 LuGAReS

2.3

2.287 cm³

127,0 / 3600

32,6 / 1800

Manual ( 5 frente e 1 ré )

2.100 Kg

NC

Dianteira: Mc Pherson com rodas inde-

pendentes, braços oscilantes inferiores a

geometria triangular, barra estabilizadora e

molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido tubular com molas

longitudinais.

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Com pinhão e cremalheira com assistência

hidráulica.

205 / 70 R15

156 km/h

BOXeR FuRGÃO MÉDIO 350 MH 2.3 HDI L6 C/

TeTO eLevADO

2.3

2.287 cm³

127 / 3600

32,6 / 1800

Manual (5 frente e 1 ré)

1.880 Kg

NC

Dianteira: Mc Pherson com rodas inde-

pendentes, braços oscilantes inferiores a

geometria triangular, barra estabilizadora e

molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido tubular com molas

longitudinais.

Dianteiros: Discos Ventilados.

Traseiros: Discos Sólidos.

Com pinhão e cremalheira com assistência

hidráulica .

205 / 75 R 16

150 km/h

PEUGEOT

54 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

DuSTeR DYNAMIQue 1.6

1.6 - 16V MT / Hi-flex

1.598 cm³

110 / 5.750 (G)

115 / 5.750 (E)

15,1 / 3.750 (G)

15,5 / 3.750 (E)

Manual: 5 velocidades e marcha à ré.

1.258 Kg

475 L

Dianteira: Tipo McPerson, triângulos inferio-

res, amortecedores hidráulicos telescópicos e

molas helicoidais.

Traseira: Semi-independente com barra esta-

bilizadora, molas helicoidais e amortecedores

hidráulicos telescópicos verticais.

Dois circuitos em “X”, de acionamento hidráu-

lico. Dianteiros: com discos ventilados de 269

mm de diâmetro.

Traseiros: com tambores de 229 mm de

diâmetro.

Hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m.

Aro 16.

163 km/h (G) e 165 km/h (E)

FLueNCe DYNAMIQue CvT

2.0 - 16V CVT/ Hi-flex

1.997 cm³

140 / 6.000 (G)

143 / 6.000 (E)

19,9 / 3.750 (G) / 20,3 / 3.750 (E)

CVT X-Tronic, com opção de trocas sequen-

ciais de 6 marchas.

1.369 kg

530 L

Dianteira: Tipo McPherson, com braço inferior

triangular, barra estabilizadora, molas

helicoidais e amortecedores hidráulicos

telescópicos.

Traseira: Eixo soldado em “H” de deformação

programada, molas helicoidais, barra estali-

zadora integrada e amortecedores hidráulicos

telescópicos.

Sistema ABS com auxílio de frenagem de urgên-

cia – AFU – e distribuição eletrônica de frenagem

– EBD. Dianteiros: discos ventilados de 280 mm

de diâmetro. Traseiros: discos sólidos de 260 mm

de diâmetro.

Elétrica com Assistência Variável e diâmetro

de giro de 11,1 m.

205 / 60 R16

200 km/h

LOGAN eXPReSSION 1.0

1.0 16V Hi-Flex

998 cm3

76 / 5.850 (G)

77 / 5.850 (A)

9,9 / 4.350 (G)

10,1 / 4.350 (A)

Mecânico: 5 velocidades e marcha à ré.

1.025 Kg

510 L

Dianteira: Tipo McPherson, triângulos inferio-

res, amortecedores hidráulicos telescópicos

com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira: Rodas semi-independentes, molas

helicoidais e amortecedores hidráulicos teles-

cópicos verticais com barra estabilizadora.

Dianteiros: com disco sólido de 259 mm de

diâmetro.

Traseiros: com tambores de 203mm de

diâmetro.

Mecânica ou hidráulica (conforme versão),

diâmetro giro 10,5 m.

185 / 65 R15

160 km/h (G) e 161 km/h (A)

KANGOO eXPReSS

1.6 16V Transversal

1.598 cm³

95 / 5.000 (G)

98,3 / 5.000 (A)

15,1 / 3.750 (G) / 15,3 / 3.750 (A)

Mecânico: 5 velocidades e marcha à ré.

1.075 Kg

2.800 L

“Dianteira: Tipo McPherson, com triângulo

inferior, amortecedores hidráulicos telescópi-

cos com molas helicoidais e rodas

independentes.

Traseira: Rodas independentes, braços

arrastados, duas barras de torção transver-

sais e amortecedores hidráulicos telescópicos

inclinados.

Duplo circuito em “X”Dianteiros: discos

ventilados com 259 mm de diâmetro.

Traseiros: tambores com 228,6 mm de

diâmetro.

Mecânica ou hidráulica (opcional), diâmetro

de giro 10,5 m.

165 / 70 R14

159 km/h (G) e 161 km/h (A)

SANDeRO eXPReSSION 1.6

1.6 8V Hi-Torque

1.598 cm3

98 / 5.250 (G)

106 / 5.250 (A)

14,5 / 2.850 (G)

15,5 / 2.850 (A)

Mecânico: 5 velocidades e marcha à ré.

1.055 kg

320 L

Dianteira: Tipo McPherson, triângulos inferio-

res, amortecedor hidráulico, telescópicos com

molas helicoidais.

Traseira: Rodas semi-independentes, molas

helicoidais, amortecedores hidráulicos, teles-

cópicos verticais com barra estabilizadora.

Dianteiros: com disco sólido de 259 mm de

diâmetro.

Traseiros: com tambores de 203mm de

diâmetro.

Mecânica ou hidráulica (conforme versão),

diâmetro giro 10,5 m.

185 / 70 R14

177 km/h (G) e 179 km/h (A)

RENAULT

55Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

COROLLA GLI AT

1.8 16V DUAL VVTI FFV

1.800 cm³

144 / 6.000

18,6 / 4.800

4 AT Super ECT

1.255 Kg

470 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Eixo de Torção.

ABS com EBD

Eletro-assistida Progressiva (EPS)

205 / 55 R16

NC

Suv SW4 4X4 SRv AT

3.0 16V Turbo Diesel

3.000 cm³

171 / 3.600

35 / 1.400

5 AT + Reduzida

2.025 Kg

580 L

Dianteira: Independente, braços duplos

triangulares.

Traseira: 4 LINK.

ABS, EBD e BAS

Hidráulica

265 / 65 R17

NC

COROLLA XeI AT

2.0 16V DUAL VVTI FFV

2.000 cm³

153 / 5.800

20,7 / 4.800

4 AT Super ECT com Paddle Shift

1.285 Kg

470 L

Dianteira: McPherson.

Traseira: Eixo de Torção.

ABS com EBD

Eletro-assistida Progressiva (EPS)

205 / 55 R16

NC

HILuX CD 4X4 MT

3.0 16V Turbo Diesel

3.000 cm³

171 / 3.600

35 / 1.400

5 MT + Reduzida

1.925 Kg

1.010 L

Dianteira: Independente, braços duplos

triangulares.

Traseira: Eixo rígido com feixe de molas.

ABS com LSPV

Hidráulica

265 / 70 R16

NC

TOyOTA

www.frotaemercado.com.br

PARA ReCeBeR A RevISTA,FAçA Seu CADASTRO

NO SITe

56 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

VOLKSWAGEN

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

Motor

Cilindradas

Potência máxima

(CV/RPM)

Torque (KGFM/RPM)

Câmbio

Peso

Volume / Porta-malas

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Velocidade Máxima

NOvO GOL 1.0 TOTAL FLeX

1.0

999 cm³

53 (72) / 5.250 (G)

56 (76) / 5.250 (E)

95 (9,7) / 3.850 (G) / 104 (10,6) / 3.850 (E)

Manual: Cinco marchas à frente, acionamento

por cabos.

947 Kg

285 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

com braços triangulares transversais, molas

helicoidais, amortecedores pressurizados e

barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro (em

veículos com direção hidráulica). Traseira: In-

terdependente, com braços longitudinais, molas

helicoidais e amortecedores pressurizados.”

Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio

a vácuo (ABS opcional). Dianteiros: Disco ventila-

do, diâmetro de 239 mm (com direção mecânica)

ou 256 mm (com direção hidráulica). Traseiros:

Tambor, diâmetro 180 mm (com direção mecâni-

ca) ou 200 mm (com direção hidráulica).

Sistema Pinhão e Cremalheira.

Opcional: Assistência Hidráulica.

175 / 70 R14

163 km/h (G) e 165 km/h (E).

FOX 1.6 vHT TOTAL FLeX 4 PORTAS

1.6

1.598 cm³

74 (101) / 5250 (G)

76 (104) / 5250 (E)

151 (15,4) / 2500 (G) / 153 (15,6) / 2500 (E)

Manual: Cinco marchas à frente, acionamento

por cabos.

1.046 Kg

260 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson, com

braços triangulares transversais, molas helicoi-

dais, amortecedores hidráulicos e pressuri-

zados e barra estabilizadora diâmetro 19mm.

Traseira: Interdependente com braços longi-

tudinais, molas helicoidais e amortecedores

hidráulicos e pressurizados.

Duplo circuito hidráulico em diagonal,

servofreio a vácuo. ABS opcional. Diantei-

ros: A disco ventilado, diâmetro de 256 mm.

Traseiros: A tambor, diâmetro de 200 mm.

Sistema Pinhão e cremalheira, com assistên-

cia hidraúlica.

195 / 55 R15

183 km/h (G) e 184 km/h (E)

NOvO GOL 1.6 TOTAL FLeX

1.6

1.598 cm³

74 (101) / 5.250 (G)

76 (104) / 5.250 (E)

151 (15,4) / 2.500 (G) / 153 (15,6) / 2.500 (E)

Manual: Cinco marchas à frente, acionamento

por cabos.”

961 Kg

285 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

com braços triangulares transversais, molas

helicoidais, amortecedores pressurizados e

barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro.

Traseira: Interdependente, com braços longi-

tudinais, molas helicoidais e amortecedores

pressurizados.

Duplo circuito hidráulico em diagonal, servo-

freio a vácuo (ABS opcional).

Dianteiros: Disco de freio ventilado, diâmetro

de 256 mm.

Traseiros: Tambor, diâmetro de 200 mm.

Sistema Pinhão e Cremalheira.

Opcional: Assistência Hidráulica.

175 / 70 R14 - 195 / 55 R15

188 Km/h (G) e 190 Km/h (E)

AMAROK Se 2.0L TDI 4MOTION SeLeCIONÁveL

2.0

1.968 cm³

132 (180) / 4.000 (D)

400 (40,8) / 1.500

Manual: Seis marchas à frente, acionamento

por cabos.

1.921 Kg

1.814 L

Dianteira: Suspensão independente,

braço duplo transversal. Mola helicoidal.

Traseira: Eixo Rígido, Mola de lâminas.

ABS "off-road", BAS, EBC e EBD. Dianteiros:

Disco de freio ventilado, diâmetro de 303mm.

Traseiros: Tambor de freio com regulagem

autom, diâmetro de 295mm.

Hidráulica Pura

205 / C R16

183 km/h

NOvO vOYAGe 1.0 TOTAL FLeX

1.0

999 cm³

53 (72) / 5.250 (G)

56 (76) / 5.250 (E)

95 (9,7) / 3.850 (G) / 104 (10,6) / 3.850 (E)

Manual: Cinco marchas à frente, acionamento

por cabos.

974 Kg

480 L

Dianteira: Independente, tipo McPherson,

com braços triangulares transversais, molas

helicoidais, amortecedores pressurizados e

barra estabilizadora de 19 mm de diâmetro (em

veículos com direção hidráulica). Traseira: In-

terdependente, com braços longitudinais, molas

helicoidais e amortecedores pressurizados.

Duplo circuito hidráulico em diagonal,

servofreio a vácuo (ABS opcional). Dianteiros:

Disco ventilado, diâmetro de 239 mm (com

direção mecânica) ou 256 mm (com direção

hidráulica). Traseiros: Tambor de freio com

regulagem autom, diâmetro de 200 mm.

Sistema Pinhão e Cremalheira.

Opcional: Assistência Hidráulica.

175 / 70 R14

165 km/h (G) e 167 km/h (E)

57Frota & Mercado

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

Fevereiro/Março/Abril 2013

AUDI

A1 1.4 TFSI 122 cv S Tronic 3p 95.282 94.160 83.607 76.934 - - -

A1 2.0 TFSI Quattro 256cv 3p - 202.612 - - - - - A1 SPORT 1.4 TFSI 185 cv 3p S-Tronic 117.393 111.766 105.700 - - - - A1 Sportback Attraction 1.4 TFSI 122cv S-Tronic - 98.214 - - - - - A1 Sportback 1.4 TFSI 185cv 5p S-Tronic - 114.555 - - - - - A3 Sport 2.0 16 v TFSI S Tronic 108.461 108.405 92.702 86.552 81.708 - - A3 Sportback 2.0 16v TFSI Mec. 106.225 - - 95.795 87.352 77.498 67.220

A3 Sportback 2.0 16v TFSI S-Tronic 123.895 121.530 109.462 103.185 89.672 81.388 69.599 A4 2.0 16v TFSI 183/180cv Multitronic 140.830 131.816 116.889 106.802 96.407 89.269 - A4 2.0 16v TFSI 200/214cv Multitronic 167.453 - - 125.911 108.485 94.719 68.539 A4 2.0 16V TFSI Quattro Stronic - 178.706 A4 2.0 Attration Multitronic - 128.900 A4 2.0 Avant TFSI 183/180cv Multitronic 151.757 143.933 122.974 109.352 98.992 93.236 - A4 2.0 Avant TFSI 200/214cv Multitronic 178.381 133.900 - 138.745 110.070 97.411 78.179 A4 2.0 Avant 16V TFSI Quattro Stronic - 184.400 A4 3.2 FSI 24v 269cv Quattro Tiptronic 240.787 240.360 193.219 170.695 149.386 123.958 - A4 3.2 FSI Avant 24v Quattro S-Tronic 248.329 215.079 204.245 184.022 177.140 138.850 - A5 3.2 FSI V6 269cv Quattro Tiptroni 254.322 247.125 - 202.227 160.989 - - A5 Cabriolet 2.0 TFSI Quattro Stronic 238.531 233.968 203.748 - - - - A5 Coupê 2.0 TFSI Quattro Stronic 212.187 208.800 181.788 - - - - A5 Sportb 2.0 16v TFSI Quattro S-Tronic 203.582 191.575 176.917 - - - - A5 Sportback 2.0 16v TFSI 180cv Multi. 167.310 167.200 140.891 - - - - A5 Sportback 2.0 16v TFSI 211cv Multi. 181.085 - - 156.805 140.278 - - A6 3.0 Avant TB FSI V6 Quattro Tip. 5p - 322.896 281.089 213.115 187.700 162.917 - A6 3.0 TB FSI V6 Quattro Tiptronic - 304.194 257.303 198.678 163.422 142.348 - A6 Allroad Quattro Stronic - 354.900 - - - - - A7 3.0 V6 Sportback S tronic Quattro - 375.754 - - - - - A8 4.2 FSI 32V - 568.362 - - - - - A8 Long 6.3 FSI W12 - 645.622 - - - - -

BMW

116iA 1.6 TB 16V 136cv 5p 100.556 96.798 86.205 - - - -

118iA 2.0 16V 136cv 3p 92.807 95.430 81.340 74.209 22.765 - - 118iA 2.0 16V 136cv 5p 115.527 108.738 100.103 52.117 48.227 - - 118iA Full 1.6 TB 16V 170cv 5p 150.166 125.911 129.333 - - - - 118iA Urban/Sport 1.6 TB 16V 170cv 5p 120.895 116.942 102.191 - - - - 120i 2.0 16V 150cv / 156cv 5p - - - - - 73.369 67.830 120iA 2.0 16V 150cv/156cv 5p - - 104.796 95.250 84.232 75.320 70.556

120iA Cabrio 2.0 16v 156cv 2p 177.783 170.421 158.058 143.041 133.690 117.313 - 125i Full 2.0 218cv - 152.733 - - - - - 130iA 3.0 24V 265cv 5p 171.410 170.476 145.981 126.472 117.698 113.176 96.330 135iA Coupé 3.0 24v 306cv 198.876 201.196 178.402 164.913 151.799 136.900 - 318iA 2.0 16V 136cv 5p 104.698 105.079 91.729 - - - - 320 iA 124.478 125.881 107.701 96.056 88.452 83.818 75.580 320iA 2.0 Turbo 16V 184cv 4p - 143.867 - - - - - 320iA Modern/Sport TB 2.0 16V 184cv 4p - 147.400 - - - - - 325iA 164.834 162.944 133.730 123.909 117.900 106.044 92.272 328iA 2.0 TB 16V 4p 172.278 172.458 146.300 - - - - 328iA Luxury/Modern 2.0 TB 16V 4p 217.400 213.985 183.702 - - - - 328iA Plus 2.0 TB 16V 245cv 4p - 209.281 - - - - - 328iA Sport 2.0 16V 245cv 4p - 190.148 - - - - - 335iA 3.0 24V 306 cv 280.078 267.610 236.632 201.442 175.360 163.873 129.006 335iA Cabriolet 3.0 24V 306cv - - 272.334 237.063 226.325 209.939 182.629 335iA Sport 3.0 24V 306cv 4p - 288.658 - - - - - 528iA 2.0 Turbo 16V 245cv 4p 258.735 240.126 220.985 - - - - 535iA 3.0 24cv 306cv Bi-Turbo 297.925 292.065 251.827 230.700 180.572 - - 535iA GT 3.0 306cv Bi-Turbo 300.999 305.731 260.246 245.042 - - - 550iA 4.4 32V 407 cv Bi-Turbo 417.883 412.150 369.432 324.919 210.994 - - 640i Gran Coupe - 339.950 - - - - - 650Ci Cabriolet 4.4 407 cv Bi-Turbo 515.789 540.272 460.305 - - - - 650Ci Cabriolet 4.8 v8 32V 360cv - - 428.944 - - - - 650iA 4.4 407 cv Bi-Turbo 521.944 537.556 452.278 - - - -

A Revista Frota & Mercado traz uma Tabela de Preços de automóveis completa, baseada na média dos preços praticados no mercado em todo Brasil. Nossa redação busca e pesquisa os preços pela Internet, levanta junto às montadoras, tabelas publicadas em jornais e revistas especializadas, tira a média entre todas as fontes e formata uma Tabela única, própria, divulgada à cada edição, servindo de fonte e referência para nossos leitores do setor frotista.

Tabela Frota&Mercado

Preços médios de automóveis

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

58 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

BMW

650i Coupé - 483.575 - - - - - 750iA 460.567 505.804 419.819 380.547 332.134 308.725 222.273 750iLA 4.4 ActiveHybrid 7 518.156 544.111 425.132 406.723 - - - 760iL 6.0 V12 445cv/544cv - - 453.441 423.355 376.364 - 349.564 M1 Coupê 3.0 24V 340cv 268.948 298.834 228.431 219.370 - - - M1 Sport - 171.400 - - - - - M3 Coupê 4.0 32V 369.119 418.631 322.648 - 267.705 257.289 208.936 M3 Sedan 4.0 32V 363.838 404.784 314.041 289.895 259.798 250.894 205.114 M5 4.4 560cv Bi-Turbo Aut. - 556.895 - - - - - M7 Sport - 569.950 - - - - - MX6 - 577.700 - - - - - X1 Sdrive 18i 2.0 16V 4x2 Aut. 128.778 122.091 109.558 101.065 - - - X1 Sdrive 20i 2.0 Turbo 16V 184cv Aut. 141.663 137.965 122.841 - - - - X1 Xdrive 28i 2.0 Turbo 16V 4x4 Aut. 168.480 174.899 148.450 - - - - X1 Xdrive 28i 3.0 Turbo 24V 4x4 Aut. 191.543 176.427 164.164 151.136 140.981 - - X3 Xdrive 28i 2.0 Turbo 245cv Aut. - 243.333 - - - - - X3 Xdrive 28i 3.0 258cv 244.952 239.871 213.749 193.182 - - - X3 Xdrive 35i 3.0 306cv Bi-Turbo 320.019 303.264 266.127 246.994 - - - X5 m 4.4 4x4 v8 32v 555CV Bi-Turbo Aut. 429.659 455.791 390.754 365.231 309.997 - - X5 Xdrive 35i 3.0 306cv Bi-Turbo 341.095 336.578 267.986 246.269 - - - X5 Xdrive 50i 4.4 407cv Bi-Turbo 374.501 374.585 316.930 301.636 - - - X5 Xdrive 50i Security 4.4 Bi-Turbo 443.121 453.399 - 378.022 - - - X6 M 4.4 4X4 V8 32V 555cv Bi-Turbo Aut. 571.333 524.612 451.587 397.494 354.178 - - X6 Xdrive 35i 3.0 306cv Bi-Turbo 419.589 366.581 345.051 327.193 275.310 257.128 164.293 X6 Xdrive 50i 4.4 407cv Bi-Turbo 474.392 439.501 389.335 368.164 308.037 267.967 258.560 Z4 Roadster Sdrive 20i 2.0 16V 2p Aut - 223.856 - - - - - Z4 Roadster sDrive 23i 2.5 24V 204cv 2p 224.819 229.839 202.758 191.921 174.922 - - Z4 Roadster sDrive 35i 3.0 24V 306cv 2p 330.566 358.637 280.287 264.713 220.482 202.660 -

CHANA

Cargo 1.0 8V 53cv (Pick-up) 25.861 23.822 22.338 20.390 17.992 14.903 13.170

Cargo CD 1.0 8V 53cv (Pick-up) 31.142 29.419 25.485 23.607 22.545 21.548 18.478 Cargo CE 1.0 8V 53cv (Pick-up) 29.423 28.878 24.421 22.747 20.170 17.337 16.378

CHERY

CIELO 1.6 16V 119cv 5p 42.919 43.256 36.177 33.309 30.089 - -

CIELO Sedan 1.6 16V 119cv 5p 43.256 Face 1.3 16V/1.3 16V Flex.Mec. 29.945 30.036 25.737 23.873 22.441 - - QQ 1.1 16V 68cv 5p 23.836 23.984 20.597 19.217 - - - S-18 1.3 16V Flex Mec. 5p 31.358 31.615 27.214 25.709 - - - Tiggo 2.0 16V 135cv 5p 51.641 51.990 44.670 40.780 38.078 36.584 -

CHRYSLER

300 C 3.6 V6 286cv Aut. 182.036 171.840 163.574 - - - -

PT Cruiser Classic 2.4 16V 143 cv 4p - - - - - 38.828 36.206 TOWN & COUNTRY 3.8 V6 Aut./ 3.6 V6 Aut. - 190.300 163.671 138.422 124.042 108.043 96.605 TOWN & COUNTRY Touring 3.6 V6 Aut. 154.670 170.040 132.942 - - - -

CITROEN

AIRCROSS Exclusive 1.6 Flex 16V 5p Aut. 67.012 61.739 55.127 52.682 - - -

AIRCROSS Exclusive 1.6 Flex 16V 5p Mec. 63.264 60.374 52.398 49.550 - - - AIRCROSS GLX 1.6 Flex 16V 5p Aut. 59.648 57.592 50.075 47.447 - - - AIRCROSS GLX 1.6 Flex 16V 5p Mec. 55.103 55.108 47.448 45.788 - - - C3 Excl. 1.6 Vti Flex Start 16 V 5p Aut. - 57.900 - - - - - C3 Excl. 1.6 Vti Flex Start 16 V 5p Mec. - 53.387 - - - - - C3 Excl./Excl.Solar/Sonora 1.6 Flex Aut. 45.838 49.379 40.999 36.268 34.472 32.094 27.551 C3 Exclus/excl.Solaris 1.6 Flex 16V Mec. - 51.240 - 32.013 30.812 29.026 25.324 C3 Exclusive 1.4 Flex 8V 5p 38.769 37.440 32.216 30.460 28.955 27.010 23.808 C3 GLX 1.4/ GLX Sonora 1.4 Flex 8V 5p 35.220 34.865 30.458 28.348 26.087 24.914 22.703 C3 GLX 1.6/1.6 Flex 16V 5p - - - - 31.461 27.178 24.564 C3 Picasso Exclusive 1.6 Flex 16V 5p Aut. 61.952 58.104 50.212 - - - - C3 Picasso Exclusive 1.6 Flex 16V 5p Mec 58.240 56.245 43.884 - - - - C3 Picasso GL 1.5 Flex 8V Mec. - 46.391 - - - - - C3 Picasso GL 1.6 Flex 16V 5p Mec 40.519 39.639 36.018 - - - - C3 Picasso GLX 1.6 Flex 16V 5p Aut. 55.669 54.687 44.221 - - - - C3 Picasso GLX 1.6 Flex 16V 5p Mec. 50.011 52.995 42.135 - - - - C3 1.5 8V Flex Origine 93/89cv 39.900 41.077 - - - - - C3 1.5 8V Flex Tendance 93/89cv 43.990 44.321 - - - - - C3 1.6 16V Flex Exclusive 122/115cv 53.900 51.940 - - - - - C3 1.5 Flex Picasso GL 93/89cv 45.080 47.022 - - - - - C3 1.5 Flex Picasso GLX 93/89cv 47.490 48.675 - - - - - C3 XTR 1.4 Flex 8V 5p 37.672 35.710 34.733 31.325 29.656 26.968 25.829 C3 XTR 1.6 Flex 16V 5p - - - 33.589 30.239 28.064 26.170 C4 Excl./Excl.Solar 2.0 Flex 16V/Mec. 59.223 58.115 49.116 47.474 42.251 40.645 - C4 Excl.2.0/2.0 Solaris Flex 16V 5p Aut. 66.909 65.876 55.207 52.975 43.973 41.025 -

MODELO

59Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008CITROEN

C4 GLX 1.6 Flex 16V 5p Mec. 52.160 50.393 44.081 40.130 37.709 36.339 - C4 GLX 2.0 Flex 16V 5p Aut. 59.343 58.086 49.437 44.823 40.674 38.867 - C4 PAL.Excl.(Tech) 2.0/2.0 Flex Aut. 68.891 64.465 55.811 53.382 44.406 40.032 35.230 C4 PALLAS Exclusive 2.0/2.0 Flex 16V Mec. - - - - 42.405 38.376 34.239 C4 PALLAS GLX 2.0/2.0 Flex Aut. 62.631 60.780 50.223 47.509 40.616 37.688 34.909 C4 PALLAS GLX 2.0/2.0 Flex 16V Mec. 59.657 58.988 46.608 42.768 39.555 36.530 32.423 C4 Picasso 2.0 16V 143cv Aut. 88.323 83.671 70.067 63.828 60.937 53.458 - C4 Picasso Grand 2.0 16V 143cv Aut. 93.525 93.951 75.430 69.546 65.353 57.856 50.586 C4 Picasso La Luna 2.0 16V aut. - 86.200 - - - - - C4 2.0 Flex Excl.Sport 151/ 143cv 54.990 57.330 - - - - - C4 2.0 Flex Excl.Solaris 151/ 143cv 56.490 56.490 - - - - - C4 2.0 Flex Excl.Sp.Aut 151/ 143cv 62.820 63.278 - - - - - C4 VTR 2.0 16V 143cv - - - - - 40.037 33.455 C5 Exclusive 2.0 16V 4p Aut. 99.583 99.705 86.424 77.835 70.644 62.392 51.217 C5 Tourer Exclusive 2.0 16V 5p Aut. 104.291 105.487 91.482 83.949 76.593 73.597 68.546 DS3 1.6 Turbo 16V 3p Mec. 81.887 80.339 73.617 - - - - DS5 1.6 16V THP - 126.237 - - - - - Jumper 2.3 16Lug. TB Diesel 86.642 89.221 73.059 61.309 58.240 - - Jumper 2.3 Furgão TB Diesel - 77.390 56.710 50.985 48.110 - - Jumper 2.3 Vetrato Exc. 16/Lug.TB Diesel 99.458 96.344 - 81.690 - - - Jumper 2.3 Vetrato TB Diesel 78.554 79.037 69.330 52.625 - - - Xsara Picasso Exc./Etoile 2.0 16V Mec. - - - - 41.147 36.074 32.081 Xsara Picasso Exclus.1.6/1.6 Flex 16V 48.886 46.009 40.929 38.990 37.373 33.194 29.539 Xsara Picasso Exclusive 2.0 16V Aut. - - - 47.544 40.724 36.520 32.366 Xsara Picasso GLX/Brasil/Etoile 2.0 Mec. - - - - 35.508 30.907 29.179 Xsara Picasso GLX 1.6/1.6 Flex 16V 46.753 45.105 40.611 37.861 33.354 30.359 28.675 Xsara Picasso GLX 2.0 16V Aut. - - - - 37.586 35.769 30.615

DODGE

Durango Citatel 3.6 24V 4x4 Aut. - 201.457 - - - - -

Durango Crew 3.6 24V 4x4 Aut. - 184.300 - - - - - JOURNEY RT 3.6 V6 Aut. 129.140 119.850 106.260 - - - - JOURNEY RT 2.7 V6 185cv Aut. 107.095 119.900 - 91.017 80.209 - - JOURNEY SXT 2.7 V6 185cv Aut. - 109.900 - - 69.299 62.831 - JOURNEY SXT 3.6 V6 Aut. 116.333 110.555 96.479 - - - - Ram 2500 5.9 24V CD 4X4 Diesel - 149.900 - - - 107.814 102.146 Ram 2500 H.DUTY 5.9 SLT TDI CS 4X4 Diesel - - - - - 89.665 84.790 Ram 2500 LARAMIE SLT 6.7 TDI CD 4X4 Diesel 186.497 184.945 143.182 - - - -

EFFA

M-100 1.0 8v 5p 26.323 26.086 22.904 21.613 17.986 17.009 15.525

Plutus 3.2 8V 4x2 CD Turbo Diesel 65.815 67.687 56.850 54.888 - - - Start Picape CD 1.0 8V 5P 31.559 33.985 27.307 17.176 - - - Start Picape L 1.0 8V 3p 28.341 30.390 25.839 24.934 - - - Start Van 1.0 8V 4p 29.108 34.541 26.538 25.633 - - - ULC FURGÃO 1.0 8V 5p 27.802 - - 22.798 18.874 17.523 16.751 ULC PICAPE 1.0 8V 2p 20.398 19.867 18.575 17.364 16.069 14.539 12.226 ULC PICAPE CD 1.0 8V 4p 26.428 26.783 24.100 22.740 - - - ULC PICAPE Longa 1.0 8V 2p 21.930 22.098 20.319 19.433 17.848 - - ULC PICAPE Longa Baú 1.0 8V 2p 25.153 - - 21.972 - - - ULC VAN 1.0 8V 5p 25.976 26.671 - 22.478 20.641 18.450 17.176

FIAT

500 Cabri/ 500 BY GUCCI 1.4 16V Aut. - 60.336 - - - - -

500 Cult 1.4 Flex 8V EVO Dualogic 44.163 44.141 38.409 - - - - 500 Cult 1.4 Flex 8V EVO Mec. 41.283 42.112 36.193 - - - - 500 Louge Air 1.4 16V Aut. 53.164 52.392 46.161 - - - - 500 Lounge 1.4 16V 100cv Mec. 46.730 - - - 41.182 - - 500 Lounge 1.4 16V 100cv Dualogic 53.424 52.558 46.466 - 42.575 - - 500 Sport Air 1.4 16V Aut. 51.115 51.679 45.386 - - - - 500 Sport Air 1.4 16V Mec. 47.327 48.705 41.324 - - - - Brava ELX 1.6 16V 4p - - - - - - - Brava HGT 1.8 mpi 16V 4p - - - - - - - Brava SX 1.6 16V 4p - - - - - - - Bravo Absolut 1.8 Flex 16V 5p 55.064 54.309 50.121 46.963 - - - Bravo Absolute Duologic 1.8 Flex 16V 5p 61.736 59.405 54.439 51.963 - - - Bravo Essence 1.8 Flex 16V 5p 53.663 53.671 46.153 44.074 - - - Bravo Essence Dualogic 1.8 Flex 16V 5p 55.496 55.477 49.457 47.241 - - - Bravo T-JET 1.4 16V Turbo 5p 66.856 67.009 56.620 - - - - Bravo Sporting 1.8 16V Flex 132/130cv 58.140 58.121 - - - - - Bravo Sporting 1.8 Dualogic Flex 16V 5p - 59.969 - - - - - Doblo 1.4 mpi Fire Flex 8V 4p - - - 41.554 38.225 - - Doblo Cargo 1.4 mpi Fire Flex 8V 3p 40.829 41.076 35.374 33.530 28.018 - - Doblo Cargo 1.8 mpi Flex 45.648 45.960 39.697 35.806 30.350 28.839 27.759 Doblo Adv/Adv Tryon/locker 1.8 Flex. 59.877 60.940 52.812 50.191 47.753 40.700 38.790

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

60 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

FIAT

Doblo Adv. XINGU 1.8 Flex 16V 5p - 62.083 - - - - - Doblo Adv. XINGU LOCKER 1.8 Flex 16V 5p - 63.325 - - - - - Doblo Attractive 1.4 Fire Flex 8V 5p 51.272 52.237 44.715 - - - - Doblo ELX 1.4 mpi Fire Flex 8V 4p - 52.050 - 41.650 39.799 - - Doblo ELX 1.8 mpi 8V Flex - - - - 39.667 36.085 33.564 Doblo Essence 1.8 Flex 16V 5p 56.683 57.948 49.064 - - - - Doblo HLX 1.8 mpi Flex 5p - - - 43.512 41.448 37.400 34.160 Ducato Cargo Curto 2.3 ME Diesel 71.942 76.080 57.766 50.308 46.022 - - Ducato Cargo Longo 2.3 ME Diesel 76.775 80.363 62.361 57.537 52.749 - - Ducato Combinato 2.3 ME Diesel 75.183 76.051 65.139 62.524 58.440 - - Ducato Maxi. Curta 2.3 T.Alto ME Diesel 81.133 84.210 62.558 54.152 50.569 - - Ducato Maxi.Long. 2.3 T.Alto ME Diesel 82.507 86.662 67.784 60.029 54.604 - - Ducato Minibus 2.3 ME Diesel 88.560 91.151 70.081 65.553 58.982 - - Ducato Minibus 2.3 T.Alto ME Diesel 97.883 99.725 84.988 75.757 72.668 - - Ducato Minibus 2.8 Turbo Diesel - - - - - 62.762 56.397 Ducato Multi Long.2.3 T.Alto ME Diesel 82.759 86.752 70.102 63.686 57.016 - - Fiorino Furg.1.5/1.3/1.3 Fire/1.3 F.Flex 36.204 37.392 30.175 26.483 25.209 23.661 20.758 Freemont 2.4 16V 5p Aut. 85.831 90.292 73.987 - - - - Freemont Emon. 2.4 16V 5 lug. 85.190 85.684 - - - - - Freemont Prec.. 2.4 16V 7 lug. 89.990 89.220 - - - - - Grand Siena Attrac 1.4 EVO F.Flex 8V 36.000 36.270 31.283 - - - - Grand Siena Es.1.6 16V Flex 117/115cv 40.420 40.462 - - - - - Grand Siena Es.1.6 16V DL.Flex 117/115cv 42.770 43.060 - - - - - Grand Siena 1.4 Tetrafuel Flex 88/85cv 44.830 44.749 - - - - - Idea Adv./Adv.Lock Dualogic 1.8 Flex 5p 52.292 53.109 46.070 43.351 39.683 - - Idea Advent./Adv.Locker 1.8 mpi Flex 5p 51.062 50.854 45.070 42.445 38.618 35.418 30.575 Idea Attractive 1.4 Fire Flex 8V 5p 42.624 41.947 37.432 36.172 - - - Idea ELX 1.4 mpi Fire Flex 8V 5p - - - - 29.470 27.227 25.538 Idea Essence 1.6 Flex 16V 5p 45.078 45.030 38.944 36.976 - - - Idea Essence Dualogic 1.6 Flex 16V 5p 46.811 46.930 40.047 37.477 - - - Idea HLX 1.8 mpi Flex 8V 5p - - - - 32.340 30.578 27.076 Idea Sporting 1.8 Flex 16V 5p 51.340 51.298 46.385 42.819 - - - Idea Sporting Dualogic 1.8 Flex 16V 5p 52.986 52.612 48.326 45.546 - - - Linea 1.9/HLX 1.9/1.8 Flex 16V 4p - - - 38.626 35.195 32.789 - Linea 1.9/HLX 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p - - - 42.665 38.929 34.081 - Linea Absolute 1.9/1.8 Flex Dualogic 4p 62.332 61.608 52.888 45.989 41.476 37.583 - Linea Essence 1.8 Flex 16V 4p 52.356 51.847 44.723 - - - - Linea Essence Duologic 1.8 Flex 16V 4p 55.206 57.186 46.872 - - - - Linea LX 1.9/1.8 Flex 16V 4p - - - 36.888 35.074 - - Linea LX 1.9/1.8 Flex 16V Duologic 4p - - - 40.765 36.844 - - Linea T-Jet 1.4 16V Turbo 4p 64.607 64.066 56.125 51.186 44.304 40.485 - Palio 1.0 Celebr. Economy F.Flex 8V 2p 25.397 23.071 22.232 21.494 20.736 20.082 - Palio 1.0 Celebr.Economy F.Flex 8V 4p 27.011 24.522 23.231 22.499 21.684 20.875 - Palio 1.0 Economy Fire Flex 8V 2p 23.835 23.471 20.997 20.322 19.465 - - Palio 1.0 Economy Fire Flex 8V 4p 25.568 25.285 22.592 21.721 20.975 - - Palio 1.0/Trofeo 1.0 Fire/Fire Flex 2p - - - - - 18.974 17.603 Palio 1.0/Trofeo 1.0 Fire/Fire Flex 4p - - - - - 19.921 19.065 Palio 1.8R mpi Flex 8V 4p - - - - 32.716 31.589 26.946 Palio Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V 5p 29.380 29.168 25.806 - - - - Palio Attractive 1.4 EVO Fire Flex 8V 5p 33.834 33.607 29.077 28.024 - - - Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 2p - - - - - 19.888 18.939 Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4p - - - - - 20.286 19.292 Palio ELX 1.0 mpi Fire/Fire Flex 8V 4p 26.860 - - 24.619 23.647 22.616 21.529 Palio ELX 1.0/1.0 Fire Flex 8V 2p - - - 22.154 21.236 20.408 19.136 Palio ELX 1.4 mpi Fire Flex 8V 4p - - - - 26.234 24.224 22.693 Palio Essence 1.6 Flex 16V 5p 37.321 36.598 30.264 29.219 - - - Palio Essence Dualogic 1.6 Flex 16V 5p 39.762 39.127 32.368 30.888 - - - Palio EX 1.0 mpi Fire/Fire Flex 8V 2p - - - - - - 17.543 Palio Sport. Interlagos 1.6 Flex 16V - 41.629 - - - - - Palio Sport. Interlagos Dual. 1.6 Flex 16V - 46.419 - - - - - Palio Sporting 1.6 Flex 16V 5p 39.680 38.877 32.665 - - - - Palio Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V 5p 41.543 41.125 34.246 - - - - Palio W.Adv.Loc Ital.Dual.1.8 Flex 16V 51.432 51.350 45.717 - - - - Palio Week.Adv.Italia 1.8 Flex 16V 47.652 46.799 42.385 - - - - Palio Week.Adv.Duologic 1.8 Flex 52.763 48.614 41.412 - - - - Palio Week. Adv/Adv Tryon 1.8 mpi Flex 50.507 44.734 43.244 38.985 - - 29.779 Palio Week.Attractive 1.4 Fire Flex 8V 41.904 41.134 35.624 33.946 - - - Palio Week. Lock Italia 1.8 Flex 16V - 52.010 - - - - - Palio Week.Adv Ital.Dual 1.8 Flex 16V 53.300 53.234 46.085 - - - - Palio Week.Adv.Lock Dual.1.8 Flex 52.844 53.566 45.273 41.805 38.023 - - Palio Week.Adventure Locker 1.8 Flex 52.658 51.683 45.693 41.673 37.036 34.809 - Palio Week. ELX 1.4 mpi Fire Flex 8V - - - - 29.607 27.839 25.279 Palio Week.HLX 1.8 mpi Flex 4p - - - - - - 24.997 Palio Week.Trekking 1.4 Fire Flex 8V - - - 32.216 31.168 29.725 - Palio Week.trekking 1.6 Flex 16V 5p 43.700 43.581 35.612 34.202 - - -

MODELO

61Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008FIAT

Punto ELX 1.4 Fire Flex 8V 5p - - - 31.131 29.498 28.144 25.997 Punto 1.4 Fire Flex 8V 5p - - - 29.341 28.320 26.539 25.091 Punto Attractive 1.4 Fire Flex 8V 5p 39.140 38.403 33.694 32.084 - - - Punto Attractive Italia 1.4 F.Flex 8V 5p 39.735 36.570 34.930 - - - - Punto Essence 1.6 Flex 16V 5p 41.947 41.414 36.232 34.851 - - - Punto Essence 1.8 Flex 16V 5p 43.114 42.637 37.129 35.489 - - - Punto Essence Dualogic 1.6 Flex 16V 5p 44.601 43.804 38.163 36.422 - - - Punto Essence Dualogic 1.8 Flex 16V 5p 45.807 45.401 39.139 36.789 - - - Punto HLX 1.8 Flex 8V 5p - - - - 33.025 30.409 28.073 Punto Sporting 1.8 Flex 8V / 16V 5p 47.470 46.399 41.401 39.585 36.411 34.861 30.885 Punto Sporting Dualogic 1.8 Flex 16V 5p 49.855 48.990 43.665 41.821 - - - Punto T-Jet 1.4 16V Turbo 5p 57.857 55.570 51.009 47.288 44.636 40.739 - Siena 1.0/EX 1.0 mpi Fire/Fire Flex 8V 26.223 25.274 24.623 23.655 22.800 21.668 20.481 Siena Attractive 1.0 Fire Flex 8V 4p - - - 23.996 - - - Siena Attractive 1.4 Fire Flex 8V 4p - - - 31.276 - - - Siena Celebration 1.0 Fire Flex 8V 4p 26.990 26.488 24.830 23.953 23.028 22.094 20.849 Siena EL 1.0 mpi Fire Flex 8V 4p 29.694 28.540 26.439 25.557 24.433 - - Siena EL 1.4 mpi Fire Flex 8v 4p 31.681 31.319 28.024 27.117 - - - Siena EL Celeb.1.0 mpi Fire Flex 8V 4p 31.537 28.713 27.218 26.188 25.428 - - Siena EL Celeb.1.4 mpi Fire Flex 8V 4p 33.927 30.600 28.788 27.807 - - - Siena ELX 1.0 mpi Fire/Fire Flex 8V 4p - - - - 26.537 24.984 21.706 Siena ELX 1.4 mpi Fire Flex 8V 4p - - - - 28.339 26.153 24.498 Siena Essence 1.6 Flex 16V 4p 36.508 37.308 33.439 32.120 - - - Siena Essence Dualogic 1.6 Flex 16V 4p 38.734 40.485 34.842 33.628 - - - Siena HLX 1.8 mpi Flex 8V 4p - - - - 29.016 26.790 24.162 Siena Sporting 1.6 Flex 16V 4p - - - 32.728 - - - Siena Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V 4p - - - 35.570 - - - Siena Tetrafuel 1.4 mpi Fire Flex 8V 4p 39.327 37.265 35.614 32.843 31.235 27.678 25.270 Stilo 1.8 Attractive Flex 8V 5p - - - 33.374 31.086 - - Stilo 1.8 SP Flex 8V 5p - - - 35.671 33.414 31.044 28.336 Stilo 1.8 Sporting Flex 8V 5p - - - 44.422 39.941 37.906 36.378 Stilo 1.8/1.8 Connect Flex 8V 5p - - - 31.949 30.637 29.541 27.786 Stilo 2.4 Abarth 20V 167cv 5p - - - - - 48.739 44.178 Stilo Dualogic 1.8 BlackMotion Flex 8V - - - 45.568 43.240 40.336 - Stilo Dualogic 1.8 Flex 8V 5p - - - 36.047 33.986 32.559 30.550 Stilo Dualogic 1.8 SP Flex 8V 5p - - - 43.140 38.197 35.002 31.717 Stilo Dualogic 1.8 Sporting Flex 8V 5p - - - 44.928 40.201 38.294 36.937 Stilo Duologic 1.8 Attractive Flex 8V 5p - - - 38.234 35.558 - - Strada 1.4 mpi Fire Flex 8V CE 33.585 34.145 30.460 28.632 27.634 26.612 24.130 Strada 1.4 mpi Fire Flex 8V CS 29.545 29.455 26.333 24.705 23.485 22.346 20.933 Strada Adv.1.8 16V Dualogic Flex CD 52.999 51.758 45.405 - - - - Strada Adv.1.8 16V Locker Dualo.Flex CD 54.255 53.467 47.551 - - - - Strada Adv/adv Tryon 1.8 mpi Flex 8V CE - - - - - - 27.374 Strada Adventure 1.8/1.8 Locker Flex CE 46.882 46.925 40.762 37.632 35.524 33.491 - Strada Adventure 1.8/1.8 locker Flex CD 51.115 51.669 44.086 40.390 38.788 - - Strada Celeb.1.4 mpi Fire Flex 8V CE 34.084 33.885 29.171 27.057 - - - Strada Celeb.1.4 mpi Fire Flex 8V CS 30.964 30.388 26.938 25.720 - - - Strada Trekking 1.4 mpi Fire Flex 8V CE 37.565 38.794 32.876 30.654 29.614 27.223 25.021 Strada Trekking 1.4 mpi Fire Flex 8v CS - 36.255 - - - - - Strada Trekking 1.6 16V Flex CD - 44.951 - - - - - Strada Trekking 1.6 16V Flex CE - 42.562 - - - - - Strada Trekking 1.6 16V Flex CS - 38.150 - - - - - Strada Trekking 1.8 mpi Flex 8V CE - - - - 31.524 28.469 26.212 Strada Sporting 1.8 Flex 16V CE 40.504 40.010 37.106 35.382 - - - Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CD 38.529 39.622 34.083 32.962 31.946 - - Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CE 35.594 33.872 31.133 29.792 27.770 - - Strada Working 1.4 mpi Fire Flex 8V CS 32.227 31.210 28.368 26.945 25.671 - - Strada Working Celeb.1.4 Fire Flex 8V CD 38.985 37.001 34.601 - - - - Strada Working Celeb.1.4 Fire Flex 8V CE - 36.873 - - - - - Strada Working Celeb.1.4 Fire Flex 8V CS - 33.713 - - - - - Uno Attract Celeb.1.4 EVO F.Flex 8V 2p 28.156 29.182 25.044 - - - - Uno Attract Celeb.1.4 EVO F.Flex 8V 4p 29.240 30.050 26.703 25.662 - - - Uno Attractive 1.4 EVO Fire Flex 8V 2p 27.373 27.780 24.789 - - - - Uno Attractive 1.4 EVO Fire Flex 8V 4p 28.472 29.443 26.032 24.808 - - - Uno Economy 1.4 EVO Fire Flex 8V 2p 28.052 27.072 23.151 - - - - Uno Economy 1.4 EVO Fire Flex 8V 4p 29.660 29.020 24.650 - - - - Uno Economy Celeb.1.4 EVO F.Flex 8V 2p 28.727 25.997 24.103 - - - - Uno Economy Celeb.1.4 EVO F.Flex 8V 4p 31.329 28.942 25.335 - - - - Uno Furgão 1.3 mpi Fire/Fire Flex 8V 24.972 24.470 20.648 19.722 18.388 15.149 14.103 Uno Mille 1.0 Fire/F.Flex/Economy 2p 21.927 21.452 18.709 18.321 17.273 16.252 15.345 Uno Mille 1.0 Fire/F.Flex/Economy 4p 23.901 23.237 20.580 19.668 18.659 17.844 16.532 Uno Mille Celeb.Way Econ.1.0 F.Flex 2p 25.030 22.721 20.506 19.455 18.633 17.408 - Uno Mille Celeb.Way Econ.1.0 F.Flex 4p 26.775 23.380 21.598 20.489 19.780 18.547 - Uno Mille Celeb./Celeb.Econ 1.0 F.Flex 2p 24.603 21.525 19.962 19.111 17.989 17.235 16.431 Uno Mille Celeb/Celeb.Econ 1.0 F.Flex 4p 26.327 23.546 21.408 20.374 19.666 18.388 17.968

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

62 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

FIAT

Uno Mille Way Eco.Xingu 1.0 F.Flex 8V 5p - 26.259 - - - - - Uno Mille Way Economy 1.0 F.Flex 2p 23.187 21.877 19.907 19.203 17.981 17.019 - Uno Mille Way Economy 1.0 F.Flex 4p 24.824 23.752 21.060 20.325 19.137 17.892 - Uno Sport. Interlagos 1.4 EVO F.Flex 8v - 36.834 - - - - - Uno Sporting 1.4 EVO Fire Flex 8V 2p 31.366 30.802 28.844 - - - - Uno Sporting 1.4 EVO Fire Flex 8V 4p 34.782 33.001 30.180 28.448 - - - Uno Vivace 1.0 EVO Fire Flex 8V 2p 25.668 25.314 22.315 - - - - Uno Vivace 1.0 EVO Fire Flex 8V 4p 27.371 27.142 24.170 23.394 - - - Uno Vivace Celeb.1.0 EVO F.Flex 8V 2p 26.631 25.349 23.128 - - - - Uno Vivace Celeb. 1.0 EVO F.Flex 8V 4p 29.271 26.820 25.096 24.276 - - - Uno Way 1.0 EVO Fire Flex 8V 2p 27.395 25.318 23.732 - - - - Uno Way 1.0 EVO Fire Flex 8V 4p 28.452 28.063 25.018 24.065 - - - Uno Way 1.4 EVO Fire Flex 8V 2p 30.075 29.153 26.245 - - - - Uno Way 1.4 EVO Fire Flex 8V 4p 33.060 32.017 29.039 27.470 - - - Uno Way Celeb. 1.0 EVO Fire Flex 8V 2p 26.843 27.250 24.178 - - - - Uno Way Celeb.1.0 EVO Fire Flex 8V 4p 30.054 27.065 26.508 25.233 - - - Uno Way Celeb.1.4 EVO Fire Flex 8V 2p 30.344 29.650 27.043 - - - - Uno Way Celeb.1.4 EVO Fire Flex 8V 4p 34.490 31.840 28.693 27.152 - - - Uno Way Xingu 1.0 EVO F.Flex 8V 5p - 31.775 - - - - - Uno Way Xingu 1.4 EVO F.Flex 8V 5p - 34.935 - - - - -

FORD

Courier 1.6 L/1.6 Flex 31.351 31.460 28.121 24.764 23.172 20.944 19.275

Courier Van 1.6/1.6 Flex 8V (carga) 34.455 32.990 27.303 25.668 23.633 21.572 20.490 Courier XL/XL-RS 1.6/XL 1.6 Flex 37.982 39.491 33.708 27.244 25.485 23.628 21.777 EcoSport 4WD 2.0/2.0 Flex 16V 5p 58.327 61.086 50.599 45.822 42.023 39.819 36.058 EcoSport Freestyle 1.6 16V Flex 5p 62.487 58.466 52.777 - - - - EcoSport 2.0 Flex Freestyle 147/141cv 62.490 63.109 - - - - - EcoSport 1.6 Flex S 115/110cv 53.490 54.036 - - - - - EcoSport 1.6 Flex SE 115/110cv 56.490 56.820 - - - - - EcoSport SE 2.0 16V Flex 5p Aut. - 63.309 - - - - - EcoSport Titanium 1.6 16V Flex 5p - 60.318 - - - - - EcoSport 2.0 Flex Titanium 147/141cv 70.190 65.901 - - - - - EcoSport Titanium 2.0 16V Flex 5p Aut. - 70.969 - - - - - EcoSport 2.0 Flex SE PowerShift - 64.960 - - - - - EcoSport 2.0 Flex Titanium PowerShift - 72.680 - - - - - EcoSport XL 1.6 /1.6 Flex 8V 5p 44.244 41.401 38.504 36.104 34.035 32.035 29.505 EcoSport XLS 1.6/1.6 Flex 8V 5p 47.841 45.780 41.019 38.539 36.350 34.651 32.353 EcoSport XLS 2.0/2.0 Flex 16V 5p Aut. 51.093 50.310 45.506 42.309 39.936 35.914 34.303 EcoSport XLT 1.6/1.6 Flex 8V 5p 49.591 46.697 44.163 41.347 38.360 34.148 32.238 EcoSport XLT 2.0/2.0 Flex 16V 5p Aut. 51.800 51.400 47.098 43.989 41.776 38.636 35.795 EcoSport XLT 2.0/2.0 Flex 16V 5p Mec 50.456 46.906 45.708 42.724 40.361 37.375 35.512 EcoSport XLT Freestyle 1.6 Flex 8V 5p 49.318 48.895 44.573 42.182 38.953 35.432 33.755 EcoSport XLT Freestyle 2.0 Flex 16V 5p 56.009 58.410 48.848 44.714 42.426 38.357 - Edge Limited 3.5 V6 24V AWD Aut. 151.139 136.264 127.228 118.099 100.900 - - Edge Limited 3.5 V6 24V FWD Aut. 142.111 131.054 121.880 - - - - Edge SEL 3.5 V6 24V FWD Aut. 125.119 124.551 107.131 - - - - Edge SEL 3.5 V6 24V AWD Aut. 134.223 133.414 120.181 108.769 95.885 78.932 - F-250 F-Milha CD 3.9 TB Diesel 173.707 - - 159.773 149.543 - - F-250 TropiCab CE 3.9 TB Diesel 125.627 122.457 107.758 103.036 89.782 75.829 67.753 F-250 Tropicampo CD 3.9 TB Diesel 133.143 - - 121.477 101.473 87.109 77.483 F-250 Tropicampo Executive 3.9 TB Diesel 152.981 157.828 141.464 136.415 - - - F-250 Tropiclassic 3.9 TB Diesel 135.237 - - 123.683 101.851 88.449 84.323 F-250 Tropivan Executive 3.9 TB Diesel 160.817 - - 147.432 122.100 112.419 90.981 F-250 Tropivan/Tropi.Plus 3.9 TB-Diesel 148.709 - - 127.856 120.011 104.791 89.898 F-250 XL 3.9 4X2 Diesel - - - 69.159 62.984 61.066 58.878 F-250 XL 3.9 4X4 TB Diesel - - - 70.237 65.934 63.104 60.881 F-250 XL 3.9 CD TB Diesel - - - 72.882 69.742 65.594 62.961 F-250 XLT 3.9 4X2 Diesel TB 85.343 - - 78.298 75.625 72.671 69.982 F-250 XLT 3.9 4X4 CD TB Diesel 115.496 - - 108.024 101.605 98.516 93.448 F-250 XLT 3.9 4X4 TB Diesel 100.466 - - 92.679 87.092 82.586 79.336 Fiesta 1.0 8V Flex 5p 27.477 25.997 24.476 23.642 22.660 20.957 19.538 Fiesta 1.6 8V Flex 5p 34.014 31.256 28.909 27.848 25.816 23.696 22.236 Fiesta SE 1.6 16V Flex 5p 46.313 43.659 40.257 38.726 - - - Fiesta Sed. 1.6 8V Flex 4p 35.539 32.359 30.605 29.238 27.161 24.604 23.738 Fiesta Sedan 1.0 8V Flex 4p 30.931 28.567 27.350 26.148 24.662 23.257 21.997 Fiesta Sedan SE 1.6 16V Flex 4p 48.941 43.970 41.687 40.149 - - - Fiesta Trail 1.0 8V Flex 5p - - - - 24.778 23.781 22.628 Fiesta Trail 1.6 8V Flex 5p - - - - 26.496 25.197 24.250 Focus 1.6/1.6 Flex 8V/16V 5p 50.706 46.215 44.325 42.616 40.342 27.909 24.531 Focus 2.0 16V/2.0 16V Flex 5p 56.332 51.258 47.944 45.082 42.462 36.206 25.777 Focus 2.0 16V/2.0 16V Flex 5p Aut. 60.716 54.325 52.693 46.555 44.185 39.397 27.994 Focus Ghia 2.0 16V/2.0 16V Flex 5p Aut. - - - 51.985 47.893 42.427 29.747 Focus Ghia Sed.2.0 16V/2.0 16V Flex 4p - - - 47.824 43.408 41.385 29.066 Focus Ghia Sed.2.0 16V/2.0 16V Flex Aut. - - - 52.955 48.499 42.704 30.090

MODELO

63Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008FORD

Focus Ghia XR 2.0/Ghia 2.0 16V Flex 5p - - - 47.052 43.127 40.233 27.999 Focus Sedan 1.6/1.6 Flex 8V/16V 4p 52.012 46.467 44.621 42.754 40.696 29.166 24.793 Focus Sedan 2.0 16V/2.0 16V Flex 4p 57.156 52.102 49.126 45.997 44.114 37.536 26.426 Focus Sedan 2.0 16V/2.0 16V Flex 4p Aut. 61.704 58.757 53.375 47.124 45.391 38.661 31.365 Focus Sedan Titanium 2.0 16V Flex Aut. 68.915 62.210 58.536 55.925 - - - Focus Titanium 2.0 16V Flex 5p Aut. 67.662 63.140 58.373 54.903 49.998 - - Focus Titanium 2.0 16V Flex 5p Mec 63.913 58.114 53.085 49.083 - - - Fusion Hybrid 2.5 16V 193cv Aut. 128.272 127.828 108.768 93.957 85.305 - - Fusion SEL 2.3 16V 162cv Aut. - - - - - 43.203 38.984 Fusion SEL 2.5 16V 173cv Aut. 79.157 75.343 70.143 64.813 58.065 - - Fusion SEL 3.0 V6 24V 243cv Aut. 86.790 80.567 75.187 71.661 - - - Fusion SEL 3.0 V6 AWD 24V 243cv Aut. 99.008 98.250 86.695 79.411 63.699 - - Fusion Titanium 2.0 GTDI Ecobo. Awd Aut - 109.797 - - - - - KA 1.0 8V/1.0 8V ST Flex 3p 23.813 22.940 21.240 20.405 19.174 18.533 17.640 KA 1.0 TECNO 8V Flex 3p 25.636 - - 22.379 20.737 20.091 18.376 KA 1.6 8V Flex 3p 30.606 - - 24.023 23.292 21.079 19.955 KA 1.6 TECNO 8V Flex 3p 30.809 - - 25.955 28.318 24.021 - KA GL 1.0i Zetec Rocam - - - - - - 18.060 KA Sport 1.6 8V Flex 3p 33.346 29.356 27.543 - - - - Mustang GT V8 215.112 195.567 183.717 169.795 162.611 150.016 138.883 Mustang GT V8 Conversivel 242.108 220.287 207.427 198.690 187.768 175.109 165.255 Ranger Limited 2.3 150cv CD 75.385 68.897 63.797 58.081 52.845 - - Ranger Limited 2.5 16V 4x2 CD - 78.562 - - - - - Ranger Limited 3.0 PSE 4X4 CD TB Diesel 96.041 92.558 85.235 80.099 75.074 64.170 58.184 Ranger Limited 3.2 20V 4x4 CD Aut. Dies. - 121.331 - - - - - Ranger tropivan XLT 2.3 16V 150cv 96.557 - - 83.898 81.338 - - Ranger Tropivan XLT 3.0 PSE 4X2 TB Diesel 105.946 - - 92.621 85.260 - - Ranger Tropivan XLT 3.0 PSE 4X4 TB Diesel 111.722 - - 95.863 91.442 - - Ranger XL 2.3 16V 137cv 4x2 CD Repower 49.087 48.857 44.325 40.338 35.469 32.046 30.677 Ranger XL 2.3 16V 137cv 4x2 CS Repower 39.085 38.128 35.098 32.549 31.115 30.084 28.456 Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4x2 CD Diesel 69.306 65.231 59.081 55.724 51.061 47.396 43.949 Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4x2 CS TB Diesel 59.331 58.789 51.549 46.178 43.259 41.577 40.206 Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4x4 CD TB Diesel 82.740 77.567 71.679 61.177 58.778 52.249 49.382 Ranger XL 3.0 PSE 163cv 4X4 CS TB Diesel 65.820 60.238 57.646 53.116 48.757 46.992 41.282 Ranger XLS 2.3 16V 145cv/150cv 4x2 CD 57.499 53.874 49.299 47.519 45.522 41.478 35.534 Ranger CD 2.5 4x2 Flex XLS 173cv 67.600 64.680 - - - - - Ranger CD 2.5 4x2 Flex XLT 173cv 75.500 74.100 - - - - - Ranger CS 2.5 4x2 Flex XLS 173cv 61.900 62.500 - - - - - Ranger XLS 2.3 16V 145cv/150cv 4x2 CS 49.999 46.012 42.566 40.471 38.390 35.603 32.869 Ranger XLS 2.5 16V 4x2 CD 70.925 60.856 - - - - - Ranger XLS 2.5 16V 4x2 CS 65.263 55.760 - - - - - Ranger XLS 3.0 PSE 163cv 4x2 CD TB Diesel 80.049 74.475 69.413 63.094 57.542 54.108 51.527 Ranger XLS 3.0 PSE 163cv 4x2 CS TB Diesel 65.158 62.589 57.031 52.401 48.182 45.000 42.010 Ranger XLS 3.0 PSE 163cv 4x4 CD TB Diesel 88.085 83.569 77.223 69.057 64.543 55.865 53.528 Ranger XLS 3.2 20V 4x4 CD Diesel 110.050 96.066 - - - - - Ranger XLS 3.2 20V 4x4 CS Diesel 99.860 88.908 - - - - - Ranger XLS Sport 2.3 16V 150cv CS 52.971 51.952 47.240 43.423 41.122 35.745 33.523 Ranger XLT 2.3 16V 150cv CD Repower. 64.909 60.896 56.726 52.274 48.654 43.732 40.998 Ranger XLT 2.5 16V 4x2 CD 81.850 72.010 - - - - - Ranger XLT 3.0 PSE 163cv 4x2 CD TB Diesel 82.162 80.561 70.319 63.926 60.056 54.985 51.994 Ranger XLT 3.0 PSE 163cv 4x4 CD TB Diesel 86.405 85.478 74.635 68.720 64.733 58.875 55.281 Ranger XLT 3.2 20V 4x4 CD Diesel 121.780 107.950 - - - - - Ranger XLT 3.2 20V 4x4 CD Diesel Aut. 129.600 114.379 - - - - - Ranger CD 3.2 4x4 Diesel XLT 200cv 114.900 114.600 - - - - - Ranger CD 3.2 4x4 Diesel XLS 200cv 98.000 106.175 - - - - - Ranger CD 3.2 4x4 Diesel Limited 200cv 134.000 127.725 - - - - - Transit Chassi 2.2 TDCI Diesel 83.013 80.891 74.525 - - - - Transit Chassi 2.4 TDCI Diesel 75.947 - - 63.104 61.145 51.387 - Transit Furgão 2.2 TDCI Longa Diesel 96.366 87.400 81.583 - - - - Transit Furgão 2.4 TDCI Longo Jumbo Diesel 91.117 84.850 79.155 - - - - Transit Furgão 3330 2.4 TDCI Curto Diesel 75.957 - - 64.539 62.154 51.985 - Transit Van 3550 2.2 TDCI 14/16Lug.Diesel 91.790 91.145 89.193 70.100 63.999 61.867 - Transit Van 3550 2.4 TDCI 14lug. Diesel 95.342 - - 81.973 76.627 72.336 -

GM - CHEVROLET

Agile LT 1.4 MPFI 8V Flex Power 5p 36.363 34.789 32.018 30.664 29.655 - -

Agile LTZ 1.4 MPFI 8V Flex Power 5p 40.318 35.987 34.194 32.487 30.683 - - Agile Easytronic 1.4 8V FlexPower 5p 43.643 39.123 - - - - - Agile LTZ Wi-Fi 1.4 8V Ecconoflex 5p 37.640 36.890 34.433 - - - - Astra Advant.2.0 MPFI 8V Flex P.5p Aut 40.526 - - 37.107 32.794 31.423 28.493 Astra Advant.2.0 MPFI 8V Flex P. 5p 37.635 - - 33.939 31.181 29.530 26.946 Astra Elegance 2.0 MPFI Flex P. 8V 5p - - - - - 31.018 29.683 Astra S. Sport 2.0 Flex P. 5p/Sport 2.03p - - - - - - 36.362 Astra Sed.Adv.2.0 8V MPFI Flex.P 4p 37.419 - - 33.679 29.234 27.833 26.010 Astra Sed.Adv. 2.0 8V MPFI Flex.P Aut. 40.363 - - 35.971 32.623 30.749 26.453

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

64 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

GM - CHEVROLET

Astra Sed.Eleg.2.0 MPFI Flex.P 8V 4p - - - - - 30.910 29.064 Camaro SS 6.2 V8 16V 406cv 197.230 182.578 178.890 171.763 148.241 - - Captiva Sport AWD 3.0 V6 24V 268cv 4x4 99.172 91.895 86.389 83.088 - - - Captiva Sport AWD 3.6 V6 24V 261cv 4x4 - - - - 69.488 63.774 59.398 Captiva Sport FWD 2.4 16V 171/185cv 4x2 86.643 83.989 77.495 71.079 64.046 56.127 - Captiva Sport FWD 3.0 V6 24V 268cv 4x2 89.156 87.891 82.193 77.254 - - - Captiva Sport FWD 3.6 V6 24V 261cv 4x2 - - - - 67.463 63.276 55.449 Celta Life/LS 1.0 MPFI 8V Flex P. 3p 23.829 21.105 20.573 19.458 18.631 18.053 16.837 Celta Life/LS 1.0 MPFI 8V Flex P. 5p 25.198 23.651 21.871 20.961 19.881 18.986 18.092 Celta Spirit 1.0 MPFI 8V Flex P. 3p - - - 21.576 20.092 18.429 17.377 Celta Spirit/LT 1.0 MPFI 8V Flex.P 5p 27.137 24.332 23.932 22.523 20.900 19.492 18.422 Celta Super 1.0 MPFI 8V Flex P. 3p - - - - - 18.680 17.596 Celta Super 1.0 MPFI 8V Flex P. 5p - - - - - 19.620 18.520 Classic/Classic LS 1.0 VHC Flex P. 4p 27.290 24.989 23.331 22.396 20.281 - - Cobalt LS 1.4 8V Flex P. 4p 38.318 33.989 31.820 15.239 - - - Cobalt LT 1.4 8V Flex P. 4p 41.409 37.101 34.348 - - - - Cobalt LT 1.8 8V Econo.Flex 4p Aut. 46.690 42.638 - - - - - Cobalt LT 1.8 8V Econo.Flex 4p Mec. 43.665 39.402 - - - - - Cobalt LTZ 1.4 8V Flex P. 4p 44.701 40.163 38.625 - - - - Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Aut. 49.990 46.008 - - - - - Cobalt LTZ 1.8 8V Econo.Flex 4p Mec. 47.338 42.986 - - - - - Corsa Hat.Joy 1.0/1.0 Flex P. 8V 5p - - - - - 21.486 19.899 Corsa Hat.Maxx 1.0/1.0 Flex P.8V 5p - - - - - 21.968 21.018 Corsa Hat.Maxx 1.4 8V Econoflex 5p 30.270 28.997 27.400 25.648 24.603 23.287 22.142 Corsa Hat.Premiun 1.4 8V Econoflex 5p - - - - 25.499 24.231 22.447 Corsa Sed.Class.Life 1.0/1.0 Flex P. - - - - - 19.814 18.761 Corsa Sed.Class.Spirit 1.0/1.0 Flex P. - - - - - 20.538 19.364 Corsa Sed.Class.Super 1.0/1.0 Flex P. - - - - - 21.898 20.455 Corsa Sed.Maxx 1.4 8V econoflex 4p - - - - 26.308 23.934 22.961 Corsa Sed.Premium 1.4 8V Econoflex 4p 30.367 29.273 27.526 26.537 25.445 24.218 23.232 Corvette 5.7/6.0 6.2 Conv. 318.800 292.567 281.089 269.840 254.672 241.579 232.995 Corvette 5.7/6.0 6.2 Targa 280.900 253.784 247.654 233.689 222.561 212.955 205.087 Cruze HB Sport6 LT 1.8 16V Flex P 5p Aut. 65.622 60.655 56.488 - - - - Cruze HB Sport6 LT 1.8 16V Flex P. 5p Mec. 60.554 57.152 51.193 - - - - Cruze HB Sport6 LTZ 1.8 16V Flex P. 5p Aut. 74.581 70.323 64.165 - - - - Cruze HB Sport6 LTZ 1.8 16V Flex.P 5p Mec 72.441 62.981 62.245 - - - - Cruze LT 1.8 16V Flex P. 4p Aut. 65.199 63.567 58.668 - - - - Cruze LT 1.8 16V Flex P. 4p Mec. 61.712 57.352 53.870 - - - - Cruze LTZ 1.8 16V Flex P. 4p Aut. 74.037 70.321 65.650 - - - - Malibu LTZ 2.4 16V 171cv 4p 104.662 99.900 81.156 68.118 60.695 - - Meriva Collection 1.4 8V Econoflex 5p 42.015 40.253 37.946 - - - - Meriva Express Easytronic 1.8 Flex P. 41.508 39.568 36.524 34.116 31.781 29.981 - Meriva Joy 1.4 MPFI 8V Econoflex 5p 38.761 36.863 34.483 32.867 30.102 27.311 - Meriva Joy 1.8 MPFI 8V Flex P. - - - - - - 26.155 Meriva Maxx 1.4 MPFI 8V Econoflex 5p 39.888 38.975 36.790 34.384 31.961 30.282 - Meriva Maxx 1.8 MPFI 8V Flex P. - - - - - - 27.728 Meriva Prem.Easytronic 1.8 Flex P. 46.140 43.998 39.756 36.930 33.257 31.836 29.483 Meriva SS Eaytronic 1.8 Flex P. 5p - - - 33.805 32.291 30.981 - Montana Sport 1.8 MPFI Flex P. 8V - - - - 29.274 27.511 26.357 Montana 1.4 8V Conquest Econoflex 2p - - - - 24.775 23.747 22.477 Montana LS 1.4 Economy 8V Econoflex 2p 33.451 30.890 29.672 27.405 - - - Montana LS Combo 1.4 8V Econoflex 2p 40.990 36.212 - - - - - Montana Sport 1.4 Econoflex 8V 2p 41.441 37.562 36.846 33.119 30.482 - - Omega CD/Fittipald 3.6 V6 24V 4p 130.416 120.122 111.266 95.273 - 68.512 63.962 Onix Hatch LS 1.0 8V Flex Power 5p Mec. 31.228 27.718 - - - - - Onix Hatch LT 1.0 8V Flex Power 5p Mec. 34.140 29.959 - - - - - Onix Hatch LT 1.4 8V Flex Power 5p Mec. 35.290 32.986 - - - - - Onix Hatch LTZ 1.4 8V Flex Power 5p Mec. 41.990 36.801 - - - - - Prisma Sed.Maxx/LT 1.4 8V Econof.4p 30.332 29.282 27.198 24.910 23.544 22.742 20.688 Prisma Sed.Joy 1.4 8V Econof.4p - - - - 22.958 21.417 20.321 Prisma Sed.Joy/LS 1.0 8V Flex P.4p 27.099 26.230 24.337 22.631 21.507 20.735 - Prisma Sed.Maxx 1.0 8V Flex P. 4p - - - - 22.398 21.081 - Spin LT 1.8 8V Econo.Flex 5p Aut. 106/108cv 49.590 46.652 - - - - - Spin LT 1.8 8V Econo.Flex 5p Mec. 106/108cv 46.319 42.030 - - - - - Spin LTZ 1.8 8V Econo.Flex 5p Aut. 106/108cv 55.990 49.399 - - - - - Spin LTZ 1.8 8V Econo.Flex 5p Mec. 106/108cv 53.365 46.609 - - - - - S10 CS 2.4 Flex 4x2 LT 60.000 59.978 - - - - - S10 CD 2.8 4x2 Diesel LT 180cv 95.675 94.032 - - - - - S10 Blazer Advant.2.4/2.4 MPFI Flex.P 53.019 - - 47.557 37.883 36.521 34.716 S10 P-UP Advant.2.4/2.4 MPFI Flex P.CD 55.170 50.584 48.459 46.586 43.861 40.234 37.685 S10 P-UP Advant.2.4 MPFI Flex P. CS 46.046 41.956 40.814 39.359 37.743 36.393 - S10 CD 2.4 Flex 4x2 LS 147/141cv 65.493 63.682 - - - - - S10 CD 2.4 Flex 4x2 LT 147/141cv 70.127 66.762 - - - - - S10 P-UP Colina 2.8 TDI 4x2/4x4 CD Diesel 78.975 71.364 68.028 63.895 58.961 55.533 53.864 S10 P-UP Colina 2.8 TDI 4X2/4X4 CS Diesel 70.012 68.421 63.357 49.698 53.753 50.073 44.170

MODELO

65Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008GM - CHEVROLET

S10 P-UP Executive 2.4 MPFI Flex P. CD 64.625 60.569 57.653 54.695 51.223 44.993 - S10 P-UP Tomado 2.8 TDI 4x2/4x4 CD Diesel - - - 67.566 61.913 60.091 58.032 S10 Pick-up Exec.2.8 4x2 CD TB Int Diesel 88.746 82.654 79.517 70.252 67.781 60.984 58.059 S10 Pick-up Exec.2.8 4x4 CD TB Int.Diesel 94.378 90.231 86.617 79.058 71.649 67.747 61.070 S10 Pick-up LS 2.4 F.Power 4x2 CD 65.525 58.088 - - - - - S10 Pick-up LS 2.4 F.Power 4x2 CS 57.425 50.780 - - - - - S10 Pick-up LS 2.8 TDI 4x2 CD Dies. Mec 91.050 80.994 - - - - - S10 Pick-up LS 2.8 TDI 4x2 CS Dies. Mec 79.908 71.443 - - - - - S10 Pick-up LS 2.8 TDI 4x4 CD Dies. Mec 94.594 86.341 - - - - - S10 Pick-up LS 2.8 TDI 4x4 CS Diesel 82.787 70.096 - - - - - S10 Pick-up LT 2.4 F.Power 4x2 CS 60.533 51.407 - - - - - S10 Pick-up LT 2.8 TDI 4x2 CD Diesel 96.287 83.869 - - - - - S10 Pick-up LT 2.8 TDI 4x2 CD Diesel Aut 100.888 91.030 - - - - - S10 Pick-up LT 2.8 TDI 4x4 CD Diesel 106.587 96.644 - - - - - S10 Pick-up LT 2.8 TDI 4x4 CD Diesel Aut 110.337 100.205 - - - - - S10 Pick-up LTZ 2.4 Flex P. 4x2 CD 81.858 66.857 64.036 - - - - S10 Pick-up LTZ 2.8 TDI 4x2 CD Dies. Mec 109.970 95.352 - - - - - S10 Pick-up LTZ 2.8 TDI 4x2 CD Diesel Aut. 113.004 102.567 89.682 - - - - S10 Pick-up LTZ 2.8 TDI 4x4 CD Dies. Aut 131.487 115.219 106.925 - - - - S10 CD 2.8 4X2 Diesel LS 180cv 89.823 74.460 - - - - - S10 Pick-up Rodeio 2.4 MPFI Flex P.CD 53.508 51.564 49.054 44.574 - - - S10 Pick-up Rodeio 2.8 TDI 4x2 CD Diesel 75.607 - - 68.194 - - - S10 Pick-up Rodeio 2.8 TDI 4x4 CD Diesel 78.964 - - 71.354 - - - Sonic HB LT 1.6 16V Flex P. 5p Mec. 47.529 43.685 41.825 - - - - Sonic HB LT 1.6 16V Flex P. 5p Aut. 51.038 50.236 48.067 - - - - Sonic HB LTZ 1.6 16V Flex P. 5p Mec 49.959 45.879 43.945 - - - - Sonic HB LTZ 1.6 16V Flex P. 5p Aut 54.900 50.710 48.919 - - - - Sonic Sed.LTZ 1.6 16V Flex P. 4p Aut. 56.934 52.236 50.540 - - - - Sonic Sed.LTZ 1.6 16V Flex P.4p Mec 52.485 48.567 46.755 - - - - Sonic Sed. LT 1.6 16V Flex Power 4p Aut. 54.021 49.915 - - - - - Sonic Sed.LT 1.6 16V Flex P.4p Mec 50.352 46.888 44.332 - - - - Suburban 5.7/6.5 V8 53. V8 241.582 228.567 220.902 193.754 179.454 171.968 163.616 Tracker 2.0 16V 128cv MPFI 4x4 5p - - - - - 35.753 34.400 TrailBlazer LTZ 2.8 CTDI Diesel Aut. 174.830 150.889 - - - - - TrailBlazer LTZ 3.6 V6 WT Aut. 145.821 132.309 - - - - - Vectra Elegan.2.0 MPFI 8V FlexPower Aut. 46.753 - - 43.317 41.032 36.550 34.063 Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut. 48.348 - - 44.525 - - - Vectra Elegan.2.0 MPFI 8V FlexPower Mec. 44.078 - - 40.229 37.602 34.921 31.096 Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut. 54.695 - - 50.852 46.492 38.676 36.362 Vectra elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut. - - - - - 43.305 36.636 Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut. 45.105 - - 41.208 38.085 34.719 32.762 Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec. 40.488 - - 36.303 32.617 31.251 29.749 Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut. 46.412 - - 42.744 39.614 34.282 33.595 Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec. 43.707 - - 39.997 36.399 32.457 30.833 Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut. 49.760 - - 45.886 43.383 37.384 35.875 Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec. 45.819 - - 42.618 39.626 33.759 32.432 Zafira Collection 2.0 FlexPower 8V Aut. 67.408 63.525 59.700 - - - - Zafira Comfort 2.0 MPFI FlexPower 8V 5p 51.673 48.639 45.042 42.330 40.638 37.781 33.723 Zafira Eleg.2.0 MPFI FlexPower 8V 5p Aut. 60.587 57.896 53.691 49.839 44.811 27.613 35.731 Zafira Elegance 2.0 MPFI FlexPower 8V 5p - - - - 44.122 38.808 35.778 Zafira Elite 2.0 MPFI FlexPower 8V Aut. 61.229 59.267 55.815 52.030 46.480 44.012 40.121 Zafira elite 2.0 MPFI FlexPower 8V 5p - - - 45.904 43.937 40.056 37.967 Zafira Express.2.0 MPFI FlexPower 5p Aut. 55.802 54.561 51.581 44.730 41.573 38.436 34.691

HAFEI

Towner Furgão 1.0 8V 48cv 5p 27.501 27.112 25.106 23.012 19.952 18.990 17.597

Towner Jr.Pick-up 1.0 8V 48cv CD 4p 26.770 25.678 24.499 22.453 20.947 - - Towner Jr.Pick-up 1.0 8V 48cv CS 2p 22.061 20.987 19.995 18.352 17.352 - - Towner Jr.Pick-up Baú 1.0 8V 48cv 2p 28.743 27.567 25.689 23.339 - - - Towner Jr.Pick-up Baú 1.0 8V 48cv CD 4p 28.722 - - 25.321 - - - Towner Passageiro 1.0 8V 48cv 7L 5p 28.773 27.567 25.815 23.820 22.678 20.586 - Towner Pick-up 1.0 8V 48cv 2p 25.271 23.245 22.838 21.729 19.607 18.047 - Towner Pick-up Baú 1.0 8V 48cv 2p 30.181 27.658 26.613 24.721 - - -

HONDA

Accord Sedan EX 2.0 16V 156cv Aut. 98.303 89.631 82.569 74.893 70.286 - -

Accord Sedan EX 3.5 V6 24V 135.433 130.458 119.445 96.212 86.495 72.099 65.085 City Sedan DX 1.5 Flex 16V Aut. 49.421 48.652 45.225 43.760 - - - City Sedan DX 1.5 Flex 16V Mec. 48.703 44.986 43.405 41.398 - - - City Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Aut. 61.850 57.961 52.739 48.486 45.115 - - City Sedan EX 1.5 Flex 16V 4p Mec. 55.870 51.691 49.879 45.988 42.709 - - City Sedan EXL 1.5 Flex 16V 4p Aut. 61.301 40.896 56.381 54.108 49.908 - - City Sedan EXL 1.5 Flex 16V 4p Mec. - - - 48.336 46.518 - - City Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Aut. 57.011 49.847 47.489 45.741 43.093 - - City Sedan LX 1.5 Flex 16V 4p Mec. 53.414 46.574 44.403 42.773 40.082 - -

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

66 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

HONDA

Civic Sedan LXL/LXL SE 1.8 Flex 16V Aut. 70.006 63.451 61.598 56.098 52.900 - - Civic Sedan LXL/LXL SE 1.8 Flex 16V Mec. 66.497 60.625 57.231 50.890 48.116 - - Civic Sedan EXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p - 73.369 68.590 58.869 54.399 51.118 43.647 Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p - 59.964 57.604 54.165 48.960 45.568 41.253 Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p 62.900 55.970 54.690 50.109 45.329 41.392 38.432 Civic Sedan SI 2.0 16V 192cv 4p 82.922 - - 76.323 68.665 63.068 54.041 CR-V EXL 2.0 16V 4WD Aut. 110.042 97.600 92.437 79.026 71.073 65.082 59.210 CR- V LX 2.0 16V 2WD Aut. 92.852 85.417 79.475 75.275 65.369 61.209 56.692 CR-V LX 2.0 16V 2WD Mec. 84.460 83.920 74.824 - - - - Fit DX 1.4 Flex 16V 5p Aut. 48.180 47.930 43.927 42.597 - - - Fit DX 1.4 Flex 16V 5p Mec. 46.958 43.597 31.198 39.655 - - - Fit EX/S 1.5/EX 1.5 Flex 16V 5p Aut. 60.792 56.368 52.845 50.166 46.005 43.123 32.611 Fit EX/S 1.5/EX 1.5 Flex 16V 5p Mec 57.241 53.652 47.751 46.152 42.124 39.818 30.197 Fit EXL 1.5 Flex 16V 5p Aut. 62.732 57.123 54.720 53.002 47.500 44.849 - Fit EXL 1.5 Flex 16V 5p Mec - 51.637 48.458 46.229 42.483 40.407 - Fit LX 1.4/1.4 Flex 8V/16V 5p Aut. 54.349 50.354 46.306 43.885 41.352 38.307 30.523 Fit LX 1.4/1.4 Flex 8V/16V 5p Mec. 50.823 47.230 44.157 41.661 38.721 37.232 27.655 Fit LXL 1.4/1.4 Flex 8V/16V 5p Aut. 54.358 51.568 48.552 46.162 43.082 38.721 31.913 Fit LXL 1.4/1.4 Flex 8V/16V 5p Mec. 51.356 49.567 46.324 43.716 40.617 39.144 29.381 Fit Twist 1.5 Flex 16V 5p Aut. 60.580 55.196 Fit Twist 1.5 Flex 16V 5p Mec. 57.333 52.520

HYUNDAI

Azera 3.0 V6 24V 4p Aut. 127.023 111.687 103.188 - - - -

Azera GLS 3.3 V6 24V 4p Aut. 73.568 - - 64.825 54.915 47.769 44.346 Elantra GLS 1.8 16V Aut. 83.609 75.063 73.220 - - - - Elantra GLS 1.8 16V Mec. 72.637 65.451 63.640 - - - - Equus 4.6 V8 32V 366cv 4p Aut. 320.544 298.567 291.250 - - - - Genesis 3.8 V6 24V 290cv 4p Aut. 219.667 197.125 176.792 - - - - HB20 1.0 12V Confort 80cv 34.616 31.745 - - - - - HB20 1.0 12V Confort Style 80cv 37.995 34.280 - - - - - HB20 Confort 1.6 Flex 16V Mec. 39.335 36.065 - - - - - HB20 Confort 1.6 Flex 16V Aut. 45.877 41.348 - - - - - HB20 1.6 16V Confort Style 128/122cv 47.295 43.698 - - - - - HB20 1.6 16V Premium 128/122cv Aut. 47.995 43.326 - - - - - HB20 Premium 1.6 Flex Mec. 45.315 40.844 - - - - - HR 2.5 TCI Diesel (RS/RD) 64.000 55.986 50.861 47.671 45.202 43.628 41.775 i30 1.6 16V Flex 5p Aut. 80.100 71.200 - - - - - i30 2.0 16V 145cv 5p Aut. 58.314 54.904 52.291 48.399 45.484 - - i30 2.0 16V 145cv 5p Mec. 51.621 49.875 47.433 45.703 42.563 - - i30cw 2.0 16V 145cv Aut. 5p 64.127 61.850 57.985 52.638 - - - i30cw 2.0 16V 145cv Mec 5p 53.286 48.561 46.862 44.079 - - - ix35 2.0 16V 170cv 2WD Mec. 81.246 75.421 73.973 71.119 - - - ix35 2.0 16V 170cv 2WD/4WD Aut. 90.433 85.147 83.144 78.082 - - - ix35 2.0 16V 2WD Flex Aut. 107.652 96.150 82.944 - - - - ix35 2.0 16V 2WD Flex Mec. 84.389 80.067 74.046 - - - - Santa Fe GLS 2.4 Tiptronic 97.116 89.965 84.189 - - - - Santa Fe GLS 2.7 V6 4x4 Tiptronic - - - 80.919 70.570 65.819 61.882 Santa Fe GLS 3.5 V6 4x4 Tiptronic 112.041 103.256 93.879 85.659 - - - Sonata 2.4 16V 182cv 4p Aut. 98.095 87.324 83.237 77.051 - - - Tucson 2.0 16V Aut. 65.600 60.602 56.865 54.690 49.460 46.038 43.164 Tucson 2.0 16V Flex Aut. 67.550 60.738 - - - - - Tucson 2.0 16V Mec. 62.344 55.914 54.047 51.141 45.652 43.068 41.347 Tucson 2.7 MPFI 24V 175cv Aut. - - - - 55.909 51.224 46.603 Tucson GL 2.0 16V Mec. 145cv 63.250 51.484 - - - - - Tucson GLS 2.0 16V Aut.145cv 64.900 58.783 - - - - - Veloster 1.6 16V 140cv Aut. 83.450 73.564 72.957 - - - - VeraCruz GLS 3.8 4WD Aut. 136.333 128.120 121.950 109.408 91.644 81.657 75.943

JAC

J2 1.4 16V 5p Mec. 32.567 29.382 - - - - -

J3 1.4 16V 5p Mec 36.391 31.128 29.519 28.056 26.876 - - J3 Brasil 1.4 16V 5p Mec. 36.832 33.852 30.648 - - - - J3 Turin Sedan 1.4 16V 4p Mec. 38.695 33.987 31.207 29.808 - - - J3 Turin Sedan Brasil 1.4 16V 4p Mec. 39.435 36.392 31.553 - - - - J5 Sedan 1.5 16V 4p Mec. 49.672 43.250 41.850 - - - - J6 2.0 16V 5p Mec 53.557 52.895 46.232 42.812 - - -

JEEP

Cherokee Limited 3.7 4x4 V6 12V Aut. 122.355 114.900 100.779 93.850 83.845 71.901 -

Cherokee Sport 3.7 4x4 V6 12V Aut. 115.234 109.900 92.114 - 74.746 70.253 66.691 Compass Sport 2.0 16V 156cv 5p 94.255 89.900 77.188 - - - - Grand Cherokee Laredo 3.6 4x4 V6 Aut 174.508 159.900 154.607 137.026 - - - Grand Cherokee Limited 3.0 TB Dies. Aut - 203.566 - - 130.307 112.149 - Grand Cherokee Limited 3.6 4x4 V6 Aut 198.129 179.900 173.573 145.603 - - -

MODELO

67Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008JEEP

Wrangler Sport 3.6 V6 284cv 2p 140.344 136.521 110.759 - - - - Wrangler Sport 3.6 V6 284cv 4p 139.586 126.547 119.750 - - - - Wrangler Sport 3.8 V6 199cv 103.731 - - 92.089 88.103 78.691 75.290 Wrangler Unlimited Sport 3.6 284cv - 149.900 - - - - - Wrangler Unlimited SAHARA 3.8 V6 199cv 2p 92.414 - - 80.321 - - - Wrangler Unlimited SAHARA 3.8 V6 199cv 4p 105.146 - - 95.898 - - - Wrangler Unlimited Sport 3.8 V6 199cv 123.974 - - 112.205 102.543 98.284 -

JINBEI

Topic Escolar L2.2 8V/2.0 16V 4p 50.037 48.630 46.991 45.084 41.564 38.922 -

Topic Escolar SL 2.2 8V/2.0 16V 4p 58.780 53.851 52.474 48.591 46.101 41.943 - Topic Furgão L 2.2 8V/2.0 16V 4p 48.175 46.352 42.396 40.356 33.514 28.525 - Topic Van L 2.2 8V/2.0 16V 4p 50.439 47.127 46.405 44.870 41.338 35.158 - Topic Van Lon./Gran Topic SL 57.005 50.984 49.982 - - - - Topic Van SL 2.2 8V/2.0 16V 4p 56.233 50.325 48.780 47.084 45.458 41.483 38.368 Topic Van STD 2.0 16V 4p 46.820 44.496 40.570 38.787 - - -

KIA MOTORS

Bongo K-2500 2.5 4x2 TB Diesel 62.529 57.631 51.900 49.123 46.249 42.108 39.987

Bongo K-2700 2.7 4x2 / 4x4 Diesel 62.876 58.967 55.823 52.902 47.166 42.469 40.347 Bongo K-2700 2.7 4x4 CD Diesel 72.172 69.587 66.059 63.425 59.508 56.245 46.972 Cadenza EX 3.5 V6 24V 290cv Aut. 121.697 118.369 110.120 102.506 - - - Careans EX 2.0 16V Aut. 75.741 65.741 62.541 60.149 51.059 44.862 - Carnival EX 3.5 V6 24V 276cv Aut. 132.055 120.638 118.091 107.401 - - - Carnival EX 3.8 V6 24V 242cv Aut. - 119.800 - 104.293 92.823 87.002 75.488 Cerato 1.6 16V Aut. 64.023 58.963 56.283 50.782 46.072 35.357 31.695 Cerato 1.6 16V Mec. 55.163 50.321 48.433 45.923 42.219 32.392 28.566 Cerato Koup 2.0 16V Aut. 82.403 76.238 72.328 64.531 - - - Mohave EX 3.0 V6 24V 250cv TB Diesel Aut. 190.992 170.698 156.796 134.296 121.366 109.059 102.649 Mohave EX 3.8 V6 24V 275cv 4x4 Aut. 149.391 142.700 129.701 111.985 94.559 90.782 - Mohave EX 4.6 V8 32V 340cv 4x4 Aut. 154.464 142.568 133.278 119.288 109.308 91.665 - Optima 2.4 16V 180cv Aut. 109.837 98.957 - - - - - Picanto EX 1.1/1.0/1.0 Flex Aut. 45.884 41.635 37.393 32.601 29.241 26.541 25.392 Picanto EX 1.1/1.0/1.0 Flex Mec. 40.937 36.301 33.092 28.582 26.302 23.819 22.726 Sorento 2.4 16V 174cv 4x2 Aut. 103.737 95.610 89.790 64.963 - - - Sorento 2.4 16V 174cv 4x4 Aut. 119.487 104.400 101.494 91.948 - - - Sorento 3.5 V6 24V 278cv 4x2 Aut. 120.139 111.780 107.076 100.086 - - - Sorento 3.5 V6 24V 278cv 4x4 Aut. 129.724 120.367 112.126 104.243 - - - Sorento EX 2.5 140/170cv 4x4 Aut.Diesel - - - - - 81.128 72.724 Soul 1.6/1.6 16V Flex Aut. 68.816 61.897 58.064 54.289 49.385 - - Soul 1.6/1.6 16V Flex Mec. 62.910 59.782 53.005 48.516 45.051 38.715 - Sportage EX 2.0 16V 142cv - - - - 51.200 47.331 45.507 Sportage EX 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut. 109.877 104.250 97.902 90.122 - - - Sportage LX 2.0 16V 142cv 5p - - - - 47.334 44.786 42.230 Sportage LX 2.0 16V/2.0 16V Flex Aut. 92.610 87.639 80.324 76.915 - - - Sportage LX 2.0 16V/2.0 16V Flex Mec. 88.251 81.320 78.641 75.808 - - -

LAND ROVER

Defender 110 2.4 122cv T.Diesel 122.504 - - 109.811 104.747 99.668 94.149

Defender 110 RAW 2.4 122cv T.Diesel 135.280 - - 113.471 - - - Defender 130 TDI CD Diesel 107.506 - - 86.780 83.626 74.611 67.507 Defender 90 2.4 122cv T.Diesel 121.582 - - 111.076 100.929 97.067 89.461 Defender 90 Raw 2.4 122cv T.Diesel 133.319 - - 110.315 - - - Discovery4 B&W 3.0 4x4 Td.V6 Diesel Aut. 215.242 - - 166.917 - - - Discovery4 HSE 3.0 4x4 TDV6 Diesel Aut. 319.772 285.626 268.755 216.297 203.863 - - Discovery4 HSE 5.0 4x4 Aut. 298.394 246.631 238.086 211.140 194.285 - - Discovery4 S 2.7 4x4 TDV6 Diesel Aut. 190.651 - - 176.819 167.001 - - Discovery4 S 3.0 4x4 TDV6 Diesel Aut. 241.310 215.988 212.115 - - - - Discovery4 SE 3.0 4x4 TDV6 Diesel Aut. 266.568 233.174 226.242 203.763 192.796 - - Freelander2 Dymanique 2.2 SD4 T.Diesel 168.808 161.600 152.566 - - - - Freelander2 HSE 2.2 SD4 190cv T.Diesel 197.619 181.800 177.435 166.589 - - - Freelander2 I6 HSE 3.2 232cv Aut. 5p 193.485 179.000 162.631 134.842 114.841 93.205 82.564 Freelander2 I6 LE Sport 3.2 232cv Aut.5p 132.023 - - 116.365 - - - Freelander2 I6 S 3.2 232cv Aut.5p 143.057 134.230 122.480 111.522 90.588 75.441 71.121 Freelander2 I6 S Sport 3.2 232cv Aut.5p - - - 92.426 87.874 - - Freelander2 I6 SE 3.2 232cv Aut.5p 161.330 151.050 143.183 115.200 98.508 84.968 78.895 Freelander2 S2.2 SD4 190cv T.diesel 152.362 145.896 136.507 123.255 - - - Freelander2 SE 2.2 SD4 190cv T.Diesel 167.447 156.367 151.296 135.302 - - - Ranger R.Evoque Dynamic 2.0 Aut. 3p 207.133 190.458 185.721 - - - - Range R. Evoque Dymanic 2.0 Aut. 5p 200.650 191.023 181.902 - - - - Ranger R.Evoque Dynamic Tech 2.0 Aut. 3p 253.033 233.578 230.815 - - - - Range R.Evoque Dynaminc Tech 2.0 Aut. 5p 247.944 231.236 227.750 - - - - Range R.Evoque Prestige 2.0 Aut. 5p 196.622 181.630 175.956 - - - - Range R.Evoque Prestige Tech 2.0 Aut.5p 244.778 230.235 220.417 - - - -

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

68 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

LAND ROVER

Range R.Evoque Pure 2.0 Aut. 5p 173.978 162.589 160.121 - - - - Range R.Evoque Pure 2.0 Aut. 3p 176.478 163.748 161.988 - - - - Range Rover Evoque Pure Tech 2.0 Aut. 5p 182.000 161.041 - - - - - Range Rover Sport HSE 3.0 TD V6 Diesel 368.778 326.112 307.488 312.226 242.518 - - Range Rover Sport HSE Superchar 5.0 V8 432.214 370.203 324.381 294.867 93.329 - Range Rover Sport SE 3.0 4x4 TD V6 Diesel 326.297 296.358 277.282 258.739 233.155 - - Range Rover Sport SE 3.6 TD V8 272cv Diesel - - - 240.831 230.383 195.320 183.711 Range Rover Vogue 4.4 TD V8 Diesel Aut. 465.677 399.688 416.650 372.586 - - - Range Rover Vogue SE Superchar 5.0 V8 436.310 381.685 355.014 313.313 - -

LEXUS

CT200h 1.8 16V Bibrid Aut. 149.000 134.268 - - - - -

CT200h F-Sport 1.8 16V Hibrid Aut. 165.000 150.101 - - - - - ES-350 3.5 24V 284cv 214.997 198.631 181.220 172.836 164.107 152.447 122.050 IS-300 3.0 24V 231cv Aut. 185.000 164.652 155.051 - - - - LS 460 4.6 32V 347cv 475.150 432.150 403.848 385.650 355.703 258.440 248.650 LS-460L 4.6 V8 32V 347 cv Aut. 500.245 455.130 430.569 - - - - RX-350 3.5 24v 277cv Aut. 255.000 223.145 - - - - - RX-350 F-Sport 3.5 24V 277cv Aut. 268.520 237.506 - - - - -

LIFAN

320 Elite 1.3 16v 88CV 5P 28.450 27.121 26.048 25.096 23.073 21.572 -

620 Talent 1.6 16V 106cv 4p 35.999 34.589 32.994 31.762 29.536 28.256 -

MAHINDRA

Pik-up CD 2.2 4x4 (diesel) Mec. 84.327 74.852 - - - - -

Pik-up CS 2.2 4x4 (diesel) Mec. 64.818 58.205 - - - - - Scorpio 2.6 CD TB Diesel CRDe 4x4 74.217 69.527 63.378 52.389 49.230 46.746 - Scorpio 2.6 CS/Chassi TB Diesel CRDe 4x4 62.274 53.698 49.964 42.982 39.988 38.561 35.298 Scorpio GLX Suv 2.6 TB Diesel CRDe 4WD 84.955 75.231 70.096 63.852 54.269 52.232 49.876

MERCEDES-BENZ

C-180 CGI Classic 1.6 TB 16V 156cv Aut. 127.660 116.438 - - - - -

C-180 CGI Classic 1.8 16V 156cv Aut. 123.480 118.637 111.221 102.753 - - - C-180 CGI Coupe 1.8 16V 156cv Aut. 133.787 128.547 121.205 - - - - C-180 CGI Coupe Sport 1.6 TB 16V Aut. 136.660 122.443 - - - - - C-180 CGI Touring 1.8 16V Aut. 138.967 128.754 124.926 - - - - C-180 CGI Touring Sport 1.6 TB Aut. 129.467 115.226 - - - - - C-180 Kompressor Classic 1.6 16V Aut. - - - 92.491 88.340 - - C-200 CGI Advantgarde 1.8 16V 184cv Aut. 154.187 141.398 134.039 121.254 111.358 - - C-200 CGI Sport 1.8 16V 184cv Aut. - - - 147.538 140.232 - - C-200 CGI Touring Avantgarde 1.8 16V Aut. 184.631 153.595 148.576 130.896 125.387 - - C-250 CGI Sport 1.8 16V Aut. 202.125 186.236 172.874 149.303 - - - C-300 Avantgarde 3.0 V6 24V 231cv Aut. - - - 161.275 132.558 - - C-300 Sport 3.0 V6 231cv Aut. 202.988 - - 166.840 142.168 - - C-350 CGI Sport 3.5 306cv Aut. 244.740 231.484 - - - - C-63 AMG 6.2 V8 Aut. 488.679 377.325 295.265 277.351 239.923 198.222 C-63 Coupe AMG 6.2 V8 Aut. 517.973 424.715 - - - - C-63 Coupe AMG Black Series 6.3 V8 Aut. 665.206 587.927 - - - - C-63 Touring AMG 6.2 V8 Aut. 502.552 387.189 305.534 253.860 240.192 214.536 CL-500 5.0/5.5 540.903 - - 381.905 343.502 322.478 310.600 CL-600 6.0/5.5 614.234 - - 441.156 422.581 404.475 348.241 CL-63 AMG 6.2 V8 32V 525cv 539.416 - - 437.518 374.976 339.866 315.705 CL-65 AMG 6.0 V12 612cv Aut. 635.862 - - 535.709 429.809 - - Classe B 180 1.7 116cv Aut. 94.367 - - 74.196 67.855 - - Classe B 200 2.0 Turbo 193cv Aut. 148.343 - - 104.388 73.420 72.669 63.619 Classe R500 L 5.5 V8 388cv Aut. - - - 266.374 249.842 - - CLC 200 Kompressor 1.8 184 cv Aut. - - - 93.364 82.901 73.617 - Classe B 200 CGI 1.6 TB 156cv Aut. 115.900 100.980 - - - - - Classe B 200 CGI 1.6 TB Sport 156cv Aut. 129.900 114.201 - - - - - CLS-350 CGI 3.5 306cv Aut. 363.610 315.939 - - - - CLS-63 AMG 5.5 V8 557cv Aut. 609.803 535.698 492.371 - - - - E-250 CGI Avantagarde 1.8 16V 204cv Aut. 236.998 210.369 197.109 186.943 - - - E-250 CGI Coupe 1.8 16V 204cv Aut. 256.375 234.698 205.901 193.037 - - - E-350 Avant/Avant3Execut.3.5 V6 272cv 319.711 253.426 231.313 207.317 - - E-350 Cabrio 3.5 V6 272cv 2p 331.731 287.588 292.216 265.212 230.177 - - E-350 CGI Avantgarde Sport 3.5 306cv Aut. 298.950 272.369 268.897 - - - - E-350 CGI Executive 3.5 306cv Aut. 326.155 286.324 - - - - E-350 Coupe 3.5 V6 272cv 2p 322.926 274.405 235.433 214.734 - - E-500 Avangarde executive 5.5 V8 388cv 400.072 - - 346.902 282.385 220.917 - E-500 Avant.(blindada)5.0 V8 4p Aut. 348.960 373.302 359.568 287.542 267.836 - E-500 CGI Guard VR 4.7 V8 408cv 4p 434.389 387.201 - - - - E-500 CGI Guard VR 5.5 V8 4p 440.625 387.339 - - - - E-500 Coupe Sport 4.7 V8 408cv Aut.2p 403.901 368.070 - - - - E-63 AMG 5.5 V8 Bi-Turbo Aut. 550.749 512.090 - - - -

MODELO

69Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008MERCEDES-BENZ

E-63 AMG 6.2 V8 32V 560.812 410.256 452.273 390.437 326.149 303.375 210.227 E-63 Touring AMG 5.5 V8 Bi-turbo Aut. 625.425 544.447 - - - - E-500 Tour Avant./Eleg. 24V V8 5p Aut. - - - 222.625 - - 135.767 E-63 Touring AMG 6.2 V8 Aut. 586.478 473.131 398.226 351.842 - - G-55 Kompressor AMG 5.5 V8 507cv Aut. 649.667 545.417 443.695 405.316 380.749 - GL-500 5.5 V8 32V 4x4 388cv Aut. 486.311 416.257 387.716 318.058 228.405 216.516 196.013 GLK 300 3.0 V6 24V 4x4 231cv Aut. 210.322 202.020 184.034 161.321 133.409 - - ML-350 3.0 V6 224cv 4x4 Diesel 300.481 - - 255.843 199.780 - - ML-350 Sport CGI 3.5 V6 306cv 4x4 Aut. 336.578 262.958 305.613 - - - - ML-63 AMG 5.5 V8 Bi-Turbo Aut. 653.533 580.043 - - - - ML-63 AMG 6.2 V8 32V 510cv 371.758 - - 369.786 337.495 269.458 239.042 S-400 Hybrid 3.5 V6 279cv Aut. 468.539 - - 399.877 357.332 - - S-500 5.0 474.803 - - 414.617 366.792 271.878 260.255 S-500L 5.0 551.791 - - 424.862 378.381 337.975 304.684 S-600 L/L Classic/Wagon Classic 6.0 555.945 - - 492.481 474.494 372.414 346.159 S-63 AMG 5.5 V8 Bi-Turbo Aut. 796.848 616.888 559.326 309.975 - - - S-63 AMG 6.3 V8 525cv Aut. 557.277 - - 488.359 414.616 355.159 315.734 S-63 AMG L 6.3 V8/5.5 V8 Bi-TB 525cv Aut. 811.778 690.125 619.303 485.047 432.862 377.687 332.137 SL-350 Sport 3.5 V6 316cv 337.937 325.100 - 296.326 276.598 - - SL-500 5.0 e 5.5 / Classic 5.0 437.875 - - 414.882 366.691 273.864 260.759 SL-63 AMG 6.3 V8 525cv Aut. 597.549 - - 466.031 365.988 346.172 - SL-65 AMG 6.0 V12 612cv Aut. 680.323 - - 574.910 498.610 475.262 446.301 SLK-200 Kompressor 16V/200 CGI 16V 261.644 233.045 206.562 165.850 156.197 139.918 127.979 SLK-250 CGI 1.8 16V 204cv Aut. 230.604 201.698 198.226 - - - - SLK-350 3.5 V6/SLK-350 CGI - 254.326 214.282 185.767 154.537 147.358 SLK-55 AMG V8 24V 420.569 392.587 387.987 290.096 255.898 216.395 205.448 SLS-63 AMG 6.2 V8 Aut. 830.567 701.236 697.372 592.896 - - - SLS-63 AMG Roadster 6.2 V8 Aut. 926.879 839.004 - - - - Sprinter 311 Chassi 2.2 Diesel 81.638 72.987 69.452 63.445 57.637 55.954 - Sprinter 311 Furgão Curto 2.2 Diesel 84.334 78.524 75.271 68.598 65.210 60.800 - Sprinter 311 Furgão E.Longo T.Alto Diesel 99.183 87.567 84.497 76.596 70.268 67.719 - Sprinter 311 Furgão Longo 2.2 Diesel 91.894 82.654 80.542 70.464 66.082 62.949 - Sprinter 311 Furgão Teto Alto Diesel 96.833 85.968 82.313 71.555 68.972 66.149 - Sprinter 311 Street Luxo 2.2 16Lug.Diesel 94.650 83.200 82.081 - - - - Sprinter 313 Chassi 2.2 129cv Diesel 79.519 70.587 67.171 63.497 60.826 58.611 55.189 Sprinter 313 Furgão Curto 2.2 129cv Diesel 80.219 71.410 68.086 64.486 61.487 59.544 56.894 Sprinter 313 Furgão Longo 2.2 129cv Diesel 86.796 81.654 75.692 73.308 70.337 61.192 59.059 Sprinter 313 Furgão Longo T.Alto Diesel 96.284 85.874 81.382 77.890 74.889 67.387 64.735 Sprinter 313 Van Exec. 2.2 Mec/S-Aut.Diesel 127.046 104.756 100.155 90.702 84.757 77.116 Sprinter 313 Van Luxo 2.2 129cv 13L Diesel - - - 85.098 82.138 78.704 73.940 Sprinter 313 Van Luxo 2.2 129cv 16L Diesel 121.252 100.701 95.833 90.458 82.957 77.887 Sprinter 313 Van Std.2.2 129cv 13L Diesel - - - 82.995 80.020 77.097 72.944 Sprinter 313 Van Street Luxo 16L.Diesel 113.051 105.897 98.758 94.001 90.024 80.623 74.260 Sprinter 313 Van Street Std.16L Diesel 100.948 86.852 82.507 79.888 72.415 69.469 Sprinter 413 Furgão Longo T.alto Diesel 97.043 83.830 74.611 71.691 69.221 63.144 Sprinter 413 Van Luxo 2.2 16 e 20L Diesel 135.666 116.623 110.620 105.350 92.335 79.161 Sprinter 413-D Chassi Curto/Longo Diesel 82.114 72.244 69.779 67.255 64.747 59.908 57.120 Sprinter 415 Chassi L.2.2 Diesel 79.420 71.205 70.080 - - - - Sprinter 415 Furgão Curto T.B 2.2 Diesel 86.719 79.567 76.926 - - - - Sprinter 415 Furgão E.L T.Alto 2.2 Diesel 102.026 88.987 85.697 - - - - Sprinter 415 Furgão Lon.T.Alto 2.2 Diesel 103.778 93.451 91.996 - - - - Sprinter 415 Furgão Lon.T Ba. 2.2 Diesel 94.300 86.970 84.574 - - - - Sprinter 415 Van Luxo T.A. 2.2 Diesel 127.379 112.639 108.452 - - - - Sprinter 415 Van Luxo T.B. 2.2 Diesel 123.236 107.963 105.956 - - - - Sprinter 415 Van Standard T.A. 2.2 Diesel 121.999 100.812 96.879 - - - - Sprinter 415 Van Standard T.B.2.2 Diesel 117.126 108.958 105.069 - - - - Sprinter 515 Chassi E.L. 2.2 Diesel 90.674 80.210 79.586 - - - - Sprinter 515 Chassi L 2.2 Diesel 84.111 76.234 73.823 - - - - Sprinter 515 Furgão E.L.T.Alto 2.2 Diesel 113.360 88.963 85.637 - - - - Sprinter 515 Van 2.2 Diesel 141.500 126.645 - - - - -

MINI

Cooper 1.6 Aut. 98.611 92.150 88.865 80.348 73.553 64.853 -

Cooper 1.6 Mec. 84.143 73.987 69.405 66.323 63.104 57.376 49.885 Cooper Cabrio 1.6 Aut. 119.548 106.257 105.721 96.090 87.986 53.112 - Cooper Cabrio Jonh Works 1.6 Mec. 147.199 134.585 132.987 119.445 114.801 - - Cooper Cabrio S 1.6 Aut. 153.753 128.968 122.782 117.158 105.448 96.174 60.351 Cooper Clubman 1.6 Aut. 100.494 98.950 90.233 - - - - Cooper Countryman 1.6 Aut. 114.393 104.693 100.627 93.228 - - - Cooper Countryman S 1.6 Aut. 140.534 125.238 118.514 114.341 - - - Cooper Countryman S ALL 4 1.6 Aut. 145.930 141.213 127.380 118.518 - - - Cooper Coupé 1.6 Aut. 130.435 113.435 - - - - Cooper Coupé S 1.6 Aut. 143.872 125.704 124.984 - - - - Cooper Jonh Works 1.6 146.562 127.587 123.005 116.303 101.092 - - Cooper Roadster 1.6 Aut. 132.554 122.269 110.789 - - - -

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

70 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

MINI

Cooper Roadster S 1.6 Aut. 146.820 128.911 124.918 - - - - Cooper S 1.6 Aut. 128.583 112.630 109.606 103.288 88.695 84.642 81.298 Cooper S Clubman 1.6 Aut. 131.828 113.627 98.300 92.273 89.336 57.315 One 1.6 Mec. 79.904 68.871 67.928 64.068 - - - One 1.6 Aut. 85.227 74.698 72.649 - - - -

MITSUBISHI

Airtrek 2.4 16V 163cv/ 136cv 4x4 5p Aut. - - - - - - 43.871

ASK 2.0 16V 160cv Aut. 86.400 81.589 78.413 72.532 - - - ASK 2.0 16V 160cv Mec. 80.860 75.321 71.133 66.768 - - - ASK 2.0 16V 4x4 160cv Aut. 99.772 93.634 87.493 84.434 - - - Eclipse GT 3.8 V6 267cv 137.805 - - 122.870 - 106.513 81.705 L200 GL 2.5 4x4 CD Diesel 79.582 77.697 72.765 65.413 54.054 43.715 41.848 L200 Outdoor GLS 2.5 4x4 CD TDI Diesel 80.854 78.637 74.337 71.101 65.423 58.236 54.422 L200 Outdoor HPE 2.5 4x4 CD T.Diesel Aut. - - - - 68.079 65.474 59.945 L200 Outdoor HPE 2.5 4x4 CD T.Diesel 92.490 - - - - - - L200 Outdoor HPE 2.5 4x4 CD T.Diesel Mec. 83.774 78.412 76.788 72.347 66.511 62.340 57.995 L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel 81.671 77.369 75.622 71.984 66.164 61.172 56.845 L200 Triton GL 3.2 4x4 Diesel 170cv 86.990 - - - - - - L200 Triton 3.2 16V 4x4 Diesel 170cv 101.990 - - - - - - L200 Triton 3.5 V6 Flex Aut. 4x4 205/200cv 104.690 - - - - - - L200 Triton GLS 3.2 CD TB Int.Diesel Mec. 96.411 84.982 78.849 - - - - L200 Triton GLX 3.2 CD TB Int.Diesel Mec. 87.978 76.201 69.398 - - - - L200 Triton HPE 3.2 CD TB Int.Diesel Aut. 121.289 109.230 101.606 97.013 87.850 84.363 81.658 L200 Triton HPE 3.2 CD TB Int.Diesel Mec. 113.083 105.781 96.765 92.695 85.214 77.208 71.844 L200 Triton HPE 3.5 CD V6 24V Flex Aut. 100.590 91.033 83.630 77.025 74.095 71.393 66.726 L200 Triton Savana 3.2 CD TBI Dies. Mec. 113.990 97.534 - - - - - L200 Triton XB 3.2 CD TB Int.Diesel Mec 93.169 80.123 78.241 - - - - Lancer 2.0 16V 160cv Aut. 71.770 66.238 62.764 60.033 - - - Lancer 2.0 16V 160cv Mec 66.790 69.852 58.315 - - - - Lancer Evolution X-2.0 16V 295cv TB Int. 202.477 188.987 185.432 159.470 152.046 - - Lancer GT 2.0 16V 160cv Aut. 84.666 80.230 73.066 67.372 - - - Lancer GT 2.0 16V 4x4 160cv Aut. 96.990 83.207 - - - - - Lancer Sport Ralliart 2.0 16V TB Int. 5p 141.812 131.237 126.771 - 77.664 - - Outlander 2.0 16V 160cv Aut. 99.802 91.333 90.798 - - - - Outlander 2.4 16V 170cv Aut. - - - 81.321 71.762 63.895 - Outlander 3.0/GT 3.0 V6 Aut. 129.168 116.879 110.770 95.558 83.105 75.695 56.697 Pajero Dakar 3.2 16V 4x4 Diesel 165cv 151.990 - - - - - - Pajero Dakar 3.2 4x4 T.I Diesel 5p Aut. 137.983 125.637 116.821 112.737 104.695 84.893 - Pajero Dakar 3.2 4x4 T.I Diesel 5p Mec. 130.904 119.568 101.878 93.664 85.546 81.294 - Pajero Dakar 3.5 4x4 Flex 5p Aut. 134.432 122.471 110.419 100.820 - - - Pajero Dakar HPE 3.2 4x4 T.I Diesel 5p Aut. 155.217 144.689 130.705 125.928 - - - Pajero HPE Full 3.2 4x4 T.I Diesel 5p Aut. 196.573 169.563 157.417 151.715 136.537 122.795 107.471 Pajero HPE Full 3.2 4x4 T.I Diesel 3p Aut. 175.841 156.285 144.117 133.910 129.213 118.754 98.264 Pajero HPE Full 3.8 V6 250cv 3p Aut. 157.456 137.696 125.991 117.539 101.278 87.955 83.542 Pajero HPE Full 3.8 V6 250cv 5p Aut. 178.119 159.322 139.738 125.325 113.046 92.214 88.073 Pajero Sport 3.5 V6 Flex 4x4 Aut. 89.432 - - 79.941 60.053 - - Pajero Sport HPE 2.5 4x4 Diesel Aut. 102.456 - - 88.728 77.296 74.008 69.069 Pajero Sport HPE 2.5 4x4 Diesel Mec 95.420 - - 86.411 73.957 70.102 62.242 Pajero TR4 2.0 Flex 16V 4x2 Aut. 68.656 62.899 55.964 - - - - Pajero TR4 2.0 Flex 16V 4x2 Mec. 64.213 58.631 50.177 - - - - Pajero TR4 2.0/2.0 Flex 16V 4x4 Aut. 74.447 70.888 61.066 58.207 55.914 44.916 41.994 Pajero TR4 2.0/2.0 Flex 16V 4x4 Mec. 65.050 62.622 58.939 55.976 51.969 42.609 38.915 Pajero TR4 GLS 2.0 Flex 16V 4x4 Mec. 61.757 60.798 56.209 53.093 43.285 38.180 36.663

NISSAN

Frontier Le Attack CD 4x4 2.5 TB Diesel Aut. 123.256 108.111 103.527 - - - -

Frontier Le CD 4x4 2.5 TB Diesel Aut. 120.912 106.952 102.567 97.775 88.409 82.999 - Frontier Le CD 4x4 2.5 TB Diesel Mec. 113.713 101.367 94.337 91.026 84.138 80.140 - Frontier SE Attack CD 4x2 2.5 TB Diesel 94.350 85.637 79.970 - - - - Frontier SE Attack CD 4x4 2.5 TB Diesel 102.443 92.875 89.142 - - - - Frontier SE/SE Strik CD 4x2 2.5 TB Diesel 90.939 81.949 78.049 71.139 66.461 - Frontier SE/SE Strik CD 4x4 2.5 TB Diesel 97.342 87.284 83.937 80.233 77.578 - Frontier SE/SE Strik/One CD 4x4 2.8 Diesel - - - - - - 61.554 Frontier SL CD 4x4 2.5 TB Die Aut 126.752 107.665 - - - - - Frontier SV Attack CD 4x2 2.5 TB Diesel 96.510 85.205 - - - - - Frontier SV Attack CD 4x4 2.5 TB Diesel 105.724 94.251 - - - - - Frontier XE CD 4x4 2.5 TB Diesel 95.508 86.121 81.991 74.818 71.982 62.708 - Frontier XE CD 4x2 2.5 TB Diesel 87.928 80.647 76.728 70.224 66.411 61.925 - Frontier XE/XE TIT CD 4x4 2.8 TDI Diesel - - - - - - 51.354 Livina 1.6 16V Flex Fuel 5p 43.274 39.632 36.145 34.163 31.647 - - Livina Grand S 1.8 16V Flex Fuel Mec. 52.224 47.256 43.922 42.417 40.343 - - Livina Grand S 1.8 16V Flex Fuel Aut. - - - 30.216 28.615 - - Livina Grand SL 1.8 16V Flex Fuel Aut. 59.412 52.124 51.640 47.605 43.361 - - Livina Night&Day 1.6 16V Flex Fuel Mec. 45.187 42.969 40.633 36.382 - - -

MODELO

71Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008NISSAN

Livina S 1.6 16V Flex Fuel Mec. 45.594 38.988 37.319 34.838 33.219 - - Livina S 1.8 16V Flex Fuel Aut. - 43.646 - 40.395 36.615 - - Livina SL 1.6 16V Flex Fuel 5p 47.469 44.811 42.333 37.940 35.024 - - Livina SL 1.8 16V Flex Fuel Aut. 52.854 45.989 44.720 42.378 37.278 - - Livina X-Gear SL 1.6 16V Flex Fuel Mec. 48.520 42.305 38.438 35.995 - - Livina X-Gear SL 1.8 16V Flex Fuel Aut. 52.776 48.631 45.365 40.481 38.067 - - March 1.0 16V Flex Fuel 5p 27.660 23.745 23.011 - - - - March Rio 2016 1.0 Flex Fuel 5p 33.511 29.973 - - - - - March Rio 2016 1.6 Flex Fuel 5p 38.426 33.050 - - - - - March S 1.0 16V Flex Fuel 5p 31.321 28.311 25.870 - - - - March S 1.6 16V Flex Fuel 5p 34.687 30.214 24.434 - - - - March SR 1.6 16V Flex Fuel 5p 39.940 34.210 28.260 - - - - March SV 1.6 16V Flex Fuel 36.801 33.645 26.860 - - - - Sentra 2.0/2.0 Flex Fuel 16V Aut. 58.121 49.358 36.779 44.120 39.410 36.366 33.202 Sentra 2.0/2.0 Flex Fuel 16V Mec. 52.885 47.256 44.428 42.842 38.503 35.345 32.799 Sentra S 2.0/2.0 Flex Fuel 16V Aut. 58.794 52.968 45.215 41.455 39.658 34.393 32.160 Sentra S 2.0/2.0 Flex Fuel 16V Mec. 55.874 47.321 48.729 46.865 42.026 36.784 33.381 Sentra SE 2.0 Flex 16V Aut. 63.112 57.182 - - - - - Sentra SL 2.0/2.0 Flex Fuel 16V Aut. 63.417 57.888 53.215 51.089 44.762 40.849 37.742 Sentra SR 2.0 Flex Fuel 16V Aut. 57.632 49.944 - - - - Sentra SR 2.0 Flex Fuel 16V Mec. 55.028 49.706 - - - - Sentra Unique 2.0 Flex Fuel 16V Aut. 63.297 56.827 - - - - Tiida S 1.8/1.8 Flex 16V 124cv Mec. 46.673 43.001 38.733 37.008 34.868 33.413 29.415 Tiida Sedan 1.8 16V Flex Fuel 4p 42.911 38.670 37.217 34.747 - - - Tiida Sedan 1.8 16V Flex Fuel Aut. 4p 48.408 40.517 - - - - - Tiida SL 1.8/1.8 Flex 16V 124cv Aut. 55.471 50.022 47.078 44.686 42.815 38.054 33.968 Tiida SL 1.8/1.8 Flex 16V 124cv Mec. 50.845 46.237 44.764 40.983 37.426 35.436 31.749 Versa S 1.6 16V Flex Fuel Mec. 4p 35.719 32.633 30.961 - - - - Versa SL 1.6 16V Flex Fuel Mec. 4p 42.319 39.988 34.203 - - - - Versa SV 1.6 16V Flex Fuel Mec. 4p 39.155 36.021 32.778 - - - -

PEUGEOT

206 Feline 1.4/1.4 Flex 8V 5p - - - - - - 20.593

206 Pressence 1.4/1.4 Flex 8V 3p - - - - - - 18.755 206 Presence 1.4/1.4 Flex 8V 5p - - - - - - 20.025 206 Sensation 1.4 Flex 8V 3p - - - - 20.689 19.189 18.305 206 Sensation 1.4 Flex 8V 5p - - - - 21.503 20.426 19.515 206 SW Escapade 1.6 16V Flex 5p - - - - - - 23.624 206 SW Feline 1.6/1.6 Flex 16V 5p - - - - - - 22.895 206 SW Presence 1.4/1.4 Flex 8V 5p - - - - - - 20.984 207 Blue Lion 1.4 Flex 8V 5p 31.547 28.585 - - - - - 207 Quiksilver 1.4 Flex 8V 3p 32.327 - - 30.481 27.354 - - 207 Quiksilver 1.4 Flex 8V 5p 36.939 - - 34.243 29.633 - - 207 Quiksilver 1.6 Flex 16V 5p 42.543 38.312 36.500 - - - - 207 Sedan Passion XR Sport 1.4 Flex 8V 4p 38.448 35.677 32.374 29.372 27.579 26.322 - 207 Sedan Passion XR 1.4 Flex 4p 36.043 31.005 30.834 28.288 26.733 25.922 - 207 Sedan Passion XS 1.6 Flex 16V 4p 43.948 37.991 35.542 33.130 28.708 26.595 - 207 Sedan Passion XS 1.6 Flex 16V 4p Aut. 46.552 40.087 39.605 35.790 32.417 29.796 - 207 SW Escapade 1.6 16V Flex 5p 43.808 38.601 35.973 32.732 30.027 27.790 - 207 SW XR 1.4 Flex 8V 5p 36.216 34.123 30.088 28.601 27.440 26.153 - 207 SW XR Sport 1.4 Flex 8V 5p 39.386 35.158 34.045 31.463 27.697 26.439 - 207 SW XS 1.6 Flex 16V 5p Aut. 46.960 40.878 39.185 35.674 32.180 29.198 - 207 X-Line 1.4 Flex 8V 3p 25.775 23.944 23.053 21.311 20.376 - 207 X Line 1.4 Flex 8V 5p 28.578 25.936 24.994 23.961 22.844 - 207 XR 1.4 Flex 8V 3p 31.101 27.366 26.989 25.814 24.656 22.832 - 207 XR 1.4 Flex 8V 5p 33.146 30.264 28.666 26.954 25.891 24.659 - 207 XR Sport 1.4 Flex 8V 5p 32.683 31.377 30.048 28.411 26.952 25.449 - 207 XS 1.6 Flex 16V 5p 40.402 36.064 31.720 28.636 25.731 - 207 XS 1.6 Flex 16V 5p Aut. 43.931 38.990 37.538 34.388 31.047 29.174 - 3008 Allure 1.6 Turbo 16V 5p Aut. 84.359 75.369 73.428 68.314 - - - 3008 Griffe 1.6 Turbo 16V 5p Aut. 96.482 285.644 83.696 77.399 - - - 307 Feline 2.0/2.0 Flex 16V 5p Mec. - - - - 37.208 34.375 29.911 307 Feline/Griff 2.0/Premi.2.0 Flex 16V 54.444 48.637 47.355 42.672 40.159 36.481 30.831 307 Millesim.200 1.6 Flex 16V 5p 43.193 - - 39.666 - - - 307 Presence 2.0 Flex 16V 5p Aut. 48.455 42.527 40.440 36.134 33.321 28.803 307 Sedan Presence 1.6 Flex 16V 4p - 36.614 34.417 31.205 29.273 27.316 307 Sedan Presence 2.0 Flex 16V 5p Aut. - - - 42.325 38.302 33.856 - 307 Sedan Feline/Griff 2.0/2.0 Flex 4p Aut. - - - 44.602 42.136 37.283 32.384 307 Solei/Presence 1.6/1.6 Flex 16V 5p 48.702 44.784 39.740 36.714 35.422 32.704 27.863 308 Active 1.6 Flex 16V 5p mec. 49.965 43.581 - - - - - 308 1.6 16V Flex Active 122/115cv 50.200 - - - - - - 308 Allure 1.6 Flex 16V 5p Mec. 53.252 44.231 41.669 - - - - 308 Allure 2.0 Flex 16V 5p Aut. 61.559 54.560 - - - - - 308 Allure 2.0 Flex 16V 5p Mec. 58.309 48.678 46.365 - - - -

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

72 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

PEUGEOT

308 CC 1.6 Turbo 16V 2p Aut. 132.013 118.664 116.141 - - - - 308 Feline 1.6 Turbo 16V 5p Aut. 74.990 68.025 - - - - - 308 Feline 2.0 Flex 16V 5p Aut. 67.995 59.687 53.855 - - - - 408 Sedan Allure 2.0 Flex 16V 4p Aut. 57.413 48.691 46.506 - - - 408 Sedan Allure 2.0 Flex 16V 4p Mec. 54.977 47.698 45.859 44.221 - - - 408 Sedan Feline 2.0 Flex 16V 4p Aut. 64.385 57.504 54.989 - - - 408 Sedan Griffe 1.6 Turbo 16V 4p Aut. 76.680 65.851 63.150 - - - - 408 Sedan Griffe 2.0 Flex 16V 4p Aut. 72.987 66.328 63.952 48.191 - - - 508 THP 1.6 Turbo 16V 4p Aut. 120.719 106.583 103.974 - - - - Boxer 2.3 Furg. TB Diesel Curto/Médio 71.493 63.555 59.570 57.128 52.562 - - Boxer 2.3 Furg.TB Diesel Méd/Longo/T.Alto 76.720 67.252 63.339 60.262 57.698 - - Boxer 2.3 LH Executive 16L TB Diesel 100.999 92.674 91.999 86.225 - - - Boxer 2.3 Minibus 16L TB Diesel 80.845 72.361 67.361 63.728 59.752 - - Hoggar Escapade 1.6 Flex 16V 2p 40.425 36.642 32.940 30.611 - - Hoggar X-Line 1.4 Flex 8V 2p 31.058 27.881 25.425 23.245 - - - Hoggar XR 1.4 Flex 8V 2p 33.230 32.010 28.645 27.491 25.213 - - Partner Van 1.6 Flex 16V 5p 41.188 35.630 - 34.829 - - - Partner Van Escapade 1.6 Flex 16V 5p 49.073 44.387 41.980 38.998 36.578 - - Partner Furgão 1.6 16V Flex 3p 37.596 35.312 33.879 32.344 29.390 21.574 19.815 RCZ 1.6 Turbo 16V 2p Aut. 131.810 120.631 112.829 - - - -

RENAULT

Clio Authentique 1.0 8V 3p - - - - - - 17.568

Clio Authentique 1.0/1.0 Hi-Power 16V 3p - 24.710 - - - - - Clio Authentique Hi-Flex 1.0 16V 5p - - - - - - 18.045 Clio Campus Hi-Flex 1.0 16V 5p - - - - 20.714 19.082 - Clio Hi-Flex 1.0 16V 3p 23.761 22.641 21.688 19.892 - - - Clio Hi-Flex 1.0 16V 5p 25.544 23.614 22.899 21.568 - - - Clio RL/Yahoo/Authentic.1.0 5p - - - - - - 19.879 Clio Sedan Privilege Hi-Flex 1.6 16V 4p - - - - - 25.420 22.519 Clio RL / JP / Authent 1.0 / 1.0 Hi-Power 5p - 26.403 - - - - - Clio RN / Alizé / Exp. 1.0 / 1.0 Hi-Power 5p - 27.231 - - - - - Duster 1.6 Hi-Flex 16V Mec. 49.052 41.252 38.582 - - - - Duster Dynamic 1.6 Hi-Flex 16V Mec. 55.625 47.022 45.550 - - - - Duster Dynamic 2.0 Hi-Flex 16V Aut. 62.911 54.697 50.197 - - - - Duster Dynamic 2.0 Hi-Flex 16V Mec. 59.326 50.225 47.996 - - - - Duster Dynamic 4x4 2.0 Hi-Flex 16V Mec. 63.141 56.231 50.085 - - - - Duster Expression 1.6 Hi-Flex 16V Mec. 51.608 44.852 39.723 - - - - Duster Techroade 1.6 16V Mec. 56.685 46.920 - - - - - Duster Techroade 2.0 16V Aut. 64.793 53.232 - - - - - Duster Techroade 2.0 16V Mec. 60.420 50.741 - - - - - Duster 1.6 16V Tech Road 4x2 115/110cv 56.800 - - - - - - Duster 2.0 16V Tech Road 4x2 142/138cv 62.150 - - - - - - Fluence Sedan Dynamic 2.0 16V Flex Aut. 64.911 58.365 54.611 52.877 - - - Fluence Sedan Dynamic 2.0 16V Flex Mec. 59.234 53.121 49.874 48.422 - - - Fluence Sedan GT Sport 79.656 71.010 - - - - - Fluence Sedan Privilege 2.0 16V Flex Aut. 73.160 66.798 63.606 58.488 - - - Grand Tour 1.6 16V Flex Dynamic 115/110cv 47.860 - - - - - - Kangoo Authentique Hi-Flex 1.6 16V - - - 32.033 30.239 29.432 27.752 Kangoo Express Sportway 1.6/1.6 Hi-Flex - - - 37.963 35.722 33.838 30.737 Kangoo Express Hi-Flex 1.6 16V 35.453 31.861 29.028 27.983 26.584 24.581 22.779 Logan Authentique Hi-Flex 1.0 16V 4p 26.358 24.501 23.003 22.145 20.868 19.855 18.451 Logan Avantage Hi-Flex 1.0 16V 4p 27.405 23.835 - - - - Logan Express/Exp. UP Hi-Flex 1.0 16V 4p 31.920 29.637 27.478 25.943 22.847 21.638 19.427 Logan Expression Hi-Flex 1.6 16V 4p Aut. 40.649 37.021 34.147 - - - - Logan Expression Hi-Flex 1.6 8V 4p 35.522 32.698 29.907 27.799 24.422 22.986 21.226 Master 2.5 dCi 16V 115cv 13L Diesel - - - 67.987 65.536 60.941 55.870 Master 2.5 dCi 16V 115cv 16L Diesel 90.382 86.321 77.773 72.907 69.786 65.986 63.336 Master 2.5 dCi Chassi 16V 115cv Diesel 64.935 60.301 52.849 50.626 48.879 44.553 42.560 Master 2.5 dCi Escolar 115cv 16/19L Diesel 102.431 91.634 80.594 76.420 73.876 68.728 64.362 Master 2.5 dCi Executivo 115cv 16L Diesel 103.474 92.663 82.067 77.848 74.955 71.958 67.349 Master 2.5 dCi Furgão 115cv Curto Diesel 67.790 61.589 55.886 53.230 51.401 199.305 45.959 Master 2.5 dCi Furgão 115cv Longo Diesel 76.277 70.023 64.607 62.578 60.065 56.457 51.586 Master 2.5 dCi Vitré 115cv Curto Diesel 63.610 56.879 54.963 - - - - Master 2.5 dCi Vitré 115cv Longa Diesel 70.789 65.333 62.270 - - - - Megane Grand Tour Dynam.Hi-Flex 1.6 16V 47.700 44.367 40.704 38.775 36.843 33.694 31.806 Megane Grand Tour Dynamique 2.0 16V Aut. - - - 41.241 39.620 37.108 32.505 Megane Grand Tour Expres.Hi-Flex 1.6 16V - - - 37.831 34.648 32.042 29.653 Megane Sedan Dynamique 2.0 16V aut. - - - 41.150 37.938 33.058 30.517 Megane Sedan Dynamique 2.0 16V Mec. - - - - - 31.053 29.365 Megane Sedan Dynamique Hi-Flex 1.6 16V - - - 37.826 34.710 30.621 28.805 Megane Sedan Expression Hi-Flex 1.6 16V - - - 36.431 31.897 29.130 27.546 Sandero Authentique Hi-Flex 1.0 16V 5p 26.644 26.010 23.086 22.310 21.420 20.421 19.503 Sandero Authentique Hi-Flex 1.6 8V 5p 26.306 - 22.525 21.726 23.153 22.198 20.887 Sandero Expression Hi-Flex 1.0 16V 5p 31.592 30.654 26.690 25.630 24.026 22.757 21.702

MODELO

73Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008RENAULT

Sandero Expression Hi-Flex 1.6 8V 5p 33.390 31.569 28.513 27.011 24.944 23.407 22.324 Sandero GT line Hi-Flex 1.6 16V 4p 36.502 - 28.495 29.350 25.358 23.879 23.039 Sandero GT line Hi-Flex 1.6 8V 5p 39.253 33.687 34.125 30.223 - - - Sandero Privilége Hi-Flex 1.6 16V 5p Aut. 43.846 39.910 37.749 - - - - Sandero Privilége Hi-Flex 1.6 8V 5p 39.859 36.896 34.227 30.584 28.802 26.013 24.038 Sandero Stepway Hi-Flex R.Curl 1.6 16V 5p 40.952 37.968 34.141 31.477 30.410 26.924 24.808 Sandero 1.6 Flex Rip Curl 112/107cv 41.150 - - - - - - Sandero Stepway Hi-Flex 1.6 16V 5p 42.295 39.230 36.588 35.113 33.469 30.850 - Sandero Stepway Hi-Flex 1.6 16V 5p Aut. 47.869 43.201 41.487 - - - - Sandero Stepway Hi-Flex 1.6 8V 5p 44.646 39.211 - - - - - Sandero vibe Hi-Flex 1.6 8V 5p - - - - 27.823 - - Scenic Hi-Flex Express.1.6 16V - - - - 34.487 32.482 29.252 Scenic Privilége Hi-Flex 1.6 16V - - - 36.737 35.754 33.542 - Scenic RT/Auth/Kids Hi-Flex 1.6 16V - - - 34.324 32.057 30.533 42.404 Sceni RXE/Privilége 2.0 16V 5p Mec. - - - - - 30.778 28.947 Symbol Connection Hi-Flex 1.6 8V 4p - - - 29.127 - - - Symbol Expression Hi-Flex 1.6 16V 4p 35.391 32.569 30.826 28.916 27.142 - - Symbol Expression Hi-Flex 1.6 8V 4p - - - 26.687 25.622 24.071 - Symbol Privilége Hi-Flex 1.6 16V 4p 39.797 34.968 33.775 32.208 28.886 26.002 -

SSANGYONG

Actyon 2.0 16V 141CV Diesel 90.890 92.290 83.027 79.590 69.361 66.921 61.165

Actyon 2.3 16V 150cv Aut. 75.033 - - 66.378 57.896 55.851 53.755 Actyon Sports 2.0 16V 141cv Diesel 87.548 89.603 78.912 74.677 68.058 64.099 58.601 Actyon Sports 2.0 16V 155cv Diesel 110.900 94.922 - - - - Korando 2.0 16V T.Diesel Awd Aut. 110.750 99.930 93.884 87.946 - - - Korando 2.0 16V T.Diesel Awd Mec. 96.738 - - 86.717 - - - Kyron 2.0 16V 141cv TDI Diesel Aut. 104.825 103.980 95.035 87.534 80.644 60.550 - Kyron 2.7 20V 165cv TDI Diesel Aut. 116.115 - - 98.467 92.403 79.721 76.143 Rexton II 2.7 20V 165/186cv TDI Diesel Aut. 153.523 151.430 133.236 123.937 104.912 92.289 84.415 Rexton II 3.2 V6 24V 220cv Aut. - - - - 106.461 96.319 88.109

SUBARU

Forester 2.0 4x4 Aut. 91.867 - - 80.208 69.061 61.165 47.705

Forester XT 2.5 16V 4x4 Turbo Aut. 118.814 - - 99.470 90.310 72.297 56.134 Forester XT-S Edition2.5 16V 4x4 TB Aut. 136.429 - - 102.223 - - - Impreza 2.0 16V 160cv Aut. 72.833 - - 65.650 55.960 49.428 45.484 Impreza 2.0 16V 160cv Mec. 69.333 - - 62.656 53.522 43.782 40.294 Impreza SD 2.0 16V 160cv Aut. 76.666 - - 70.863 63.155 55.870 - Impreza SD WRX 2.5 16V TB 4x4 4p 138.836 - - 113.875 88.019 84.487 - Impreza SD WRX STI 2.5 16V TB 4x4 217.644 - - 179.535 - - - Impreza WRX 2.5 16V TB 4x4 5p 126.358 - - 110.728 83.993 79.876 74.518 Impreza WRX STI 2.5 16V TB 4x4 217.417 - - 184.600 139.959 121.352 114.595 Impreza XV 2.0 16V 160cv Aut. 74.777 - - 67.322 - - - Impreza XV 2.0 16V 160cv Mec. 72.451 - - 58.973 - - - Legacy 2.0 16V 160cv Aut. 99.350 - - 86.684 76.593 - - Legacy GT 2.5 16V 280cv Aut. 143.284 - - 110.633 99.624 - - Outback 3.6 H6 SW 280cv Aut. 139.833 - - 124.313 113.414 - - Tribeca 3.6 24V 270cv 5p Aut. 142.233 - - 128.428 115.922 93.288 89.284 XV 2.0 16V 155cv Aut. 113.333 - 102.810 - - - -

SUZUKI

Grand Vitara 2.0 16V 5p Aut. 83.629 77.963 72.807 67.810 62.598 56.436 -

Grand Vitara 2.0 16V 5p Mec. 76.411 69.310 66.002 62.402 60.110 54.017 - Grand Vitara 3.2 24V 4WD 5p Aut. - - - 72.698 69.857 62.385 - Jimny 4S 1.3 16V 47.765 44.267 42.034 - - - - Jimny 4Sport 1.3 16V 61.243 55.698 54.928 - - - - Jimny 4Street 1.3 16V 55.171 51.369 48.561 - - - - Jimny 4Sun 1.3 16V 58.271 - 52.539 - - - - Jimny Wide/Jimny/4All 1.3 16V 54.360 49.999 48.071 45.068 42.246 39.473 - SX4 2.0 16V 145cv 4WD 5p Aut. 66.286 61.367 59.876 55.463 51.971 45.732 42.063 SX4 2.0 16V 145cv 4WD 5p Mec. 61.554 56.680 54.380 50.364 45.249 39.684 37.996

TOYOTA

Camry XLE 3.5 24V Aut. 159.573 136.858 93.308 83.340 76.709 70.192

Corolla Altis 2.0 Flex 16V Aut. 80.763 73.697 69.544 64.411 - - - Corolla Fielder SW 1.8/1.8 Xei Flex Aut. - - - - - - 38.013 Corolla Fielder SW 1.8/1.8 Xei Flex Mec. - - - - - - 34.180 Corolla Gli 1.8 Flex 16V Aut. 64.666 59.678 57.442 53.660 50.185 - - Corolla Gli 1.8 Flex 16V Mec. 61.832 56.897 54.136 51.328 46.755 - - Corolla 2.0 16V XRS Aut. 153/142cv 73.030 - - - - - - Corolla SE-G 1.8/1.8 Flex 16V Aut. - - - - 55.304 52.058 40.578 Corolla Xei 1.8/1.8 Flex 16V Aut. - - - - 51.688 48.318 37.907 Corolla Xei 1.8/1.8 Flex 16V Mec. - - - - 50.087 46.810 35.121 Corolla Xei 2.0 Flex 16V Aut. 70.973 63.897 61.521 57.006 - - -

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

74 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

TOYOTA

Corolla Xli 1.6 16V 110cv Aut. - - - - 48.168 44.710 34.385 Corolla Xli 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 62.577 56.878 52.288 50.558 48.652 45.958 35.765 Corolla Xli 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 58.820 53.417 49.670 47.602 45.353 42.250 33.850 Corolla XRS 2.0 Flex 16V Aut. 75.284 68.025 - - - - - Etios 1.3 16V 90/84cv Mec. 29.990 28.015 - - - - - Etios X 1.3 16V 90/84cv Mec. 33.490 32.001 - - - - - Etios X Sedan 1.5 Flex 16V 4p Mec. 38.131 33.860 - - - - - Etios XLS 1.5 Flex 16V 96/92cv Mec. 42.790 38.189 - - - - - Etios XLS Sedan 1.5 16V 96/92cv Mec. 44.690 39.521 - - - - - Etios XS 1.3 Flex 16V 5p Mec. 39.524 34.896 - - - - - Etios XS Sedan 1.5 Flex 16V 4p Mec. 41.970 36.372 - - - - - Hilux CD 4x4 2.7 16V Flex Mec. 89.510 78.154 - - - - - Hilux CD D4-D 4x2 2.5 16V 102cv TB Diesel 78.795 - - 72.981 70.097 66.862 64.002 Hilux CD D4-D 4x4 2.5 16V 102cv TB Diesel 97.430 82.109 78.150 72.546 69.994 67.133 Hilux CD D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Mec. 104.244 93.102 91.986 - - - - Hilux CD SR 4x2 2.7 16V 2.7 Flex Aut. - 75.397 70.992 - 62.384 - - Hilux CD SR D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel 110.181 97.852 95.925 92.260 85.749 80.576 77.576 Hilux CD SR D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Aut. 114.917 101.631 98.946 - - - - Hilux CD SRV 4x4 2.7 Flex 16V Aut. 99.855 90.006 85.283 - - - - Hilux CD SRV D4-D 4x2 3.0 163cv TDI Diesel 110.170 - - 93.929 86.723 83.285 80.493 Hilux CD SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel 125.644 115.367 111.470 103.273 97.890 88.822 84.425 Hilux CD SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Aut. 134.045 124.781 117.736 111.502 105.289 96.440 88.965 Hilux Chassi D4-D 4x4 2.5 102cv TB Diesel 80.136 67.375 59.351 54.201 52.336 48.688 Hilux Chassi D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Mec. 82.126 75.810 71.510 - - - - Hilux CS D4-D 4x2 2.5 16V 102cv TB Diesel 67.287 - - 59.622 55.108 52.434 49.463 Hilux CS 2.7 Flex SR 4x2 163/158cv 84.920 - - - - - - Hilux CS D4-D 4x4 2.5 16V 102cv TB Diesel 84.721 71.996 67.111 62.202 56.682 54.049 Hilux CS D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Mec. 86.789 77.897 75.167 - - - - Hilux SW4 SR 4x2 2.7/2.7 Flex 16V Aut. - 101.237 93.801 - 86.849 80.456 - Hilux SW4 SR D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Aut. 165.497 151.021 142.542 - - - - Hilux SW4 SRV 4x4 4.0 V6 24V Aut. 160.007 145.449 108.152 95.993 87.446 - Hilux SW4 SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Aut. 178.325 160.888 147.874 141.240 134.507 120.117 106.732 Hilux SW4 SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Diesel Mec. - - - - 104.592 95.514 92.380 Land Cruiser Prado 3.0 4x4 TB Diesel Aut. - - - - - 101.411 97.083 Prius Hybrid 1.8 16V 5p Aut 119.362 105.962 - - - - - RAV4 2.4 4x2 16V 170cv Aut. 109.491 89.161 80.583 - - - RAV4 2.4 4x4 16V 170cv Aut. 121.968 100.131 92.053 77.624 70.481 60.838

VOLVO

C30 2.0 145cv 100.897 89.521 76.533 61.546 51.324 48.511

C30 T-5 2.5 220/230cv Aut. 100.823 - - 91.124 85.920 67.302 60.035 C30 T-5 R-Design 2.5 230cv Aut. 138.369 120.314 97.068 - - - C70 Cabriolet 190.519 - - 129.194 122.850 119.103 114.690 S60 T-4 1.6 180cv 4p 112.689 98.537 90.800 - - - S60 T-5 2.0 240cv 4p 133.011 117.293 110.990 - - - S60 T-60 3.0 304cv AWD 4p 163.232 - - 140.625 - - - S60 T-6 R-Design 3.0 AWD 4p 194.722 173.568 158.050 - - - - V50 T-5 2.5 220cv Aut. - - - 107.053 85.868 77.016 67.048 V60 T-5 R-Design 2.0 5p 144.900 124.847 - - - - - V60 T-5 R-Design 3.0 AWD 4p 199.000 173.959 167.791 - - - - XC 60 2.0 T5 240cv 5p 144.340 132.587 131.963 137.434 - - - XC 60 3.0 AWD 5p 208.175 177.584 138.358 118.605 104.491 - XC 60 R-Design 3.0 304cv AWD 5p 232.175 207.568 193.380 164.381 - - - XC 60 T-5 R-Design 2.0 FWD 5p 171.374 156.321 149.304 - - - - XC 90 3.2 238cv AWD 5p 207.273 183.475 182.377 154.485 116.560 96.519 90.543 XC 90 4.4 V8 315cv AWD 5p - - - 160.310 131.725 123.059 119.061

VW - VOLKSWAGEN

Amarok CD 2.0 16V TDI 4x2 Diesel 89.762 79.521 77.034 74.121 - - -

Amarok CD 2.0 16V TDI 4x4 Diesel 93.219 82.310 79.135 76.203 - - - Amarok CS 2.0 16V TDI 4x2 Diesel 79.168 70.897 66.674 - - - - Amarok CS 2.0 16V TDI 4x4 Diesel 84.770 77.089 73.881 - - - - Amarok Hight CD 2.0 16V TDI 4x4 Diesel Aut. 131.300 120.014 113.480 - - - - Amarok Highline CD 2.0 16V TDI 4x4 Diesel 120.583 108.759 104.764 93.668 - - - Amarok SE CD 2.0 16V TDI 4x4 Diesel 96.092 87.124 83.272 79.495 - - - Amarok Trendline CD 2.0 16V TDI 4x4 Diesel 108.237 97.852 94.167 90.600 - - - Amarok Trendline CD 2.0 TDI 4x4 Dies Aut 118.600 104.680 - - - - - Bora 2.0/2.0 Flex 8V Aut. - - - 43.048 38.146 35.621 32.932 Bora 2.0/2.0 Flex 8V Mec. - - - 40.781 36.965 34.951 31.373 Crossfox 1.6 Mi Total Flex 8V 5p 49.213 44.230 41.358 39.786 35.711 32.412 29.423 Crossfox I Motion 1.6 Mi T. Flex 8V 5p 51.895 46.020 - - - - - EOS Cab.2.0 Turbo FSI Tiptronic 159.858 144.179 128.499 118.662 95.327 86.067 Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 3p 30.685 28.978 27.139 26.127 24.933 - - Fox 1.0 Mi Total Flex 8V 5p 32.672 30.411 28.358 27.006 25.758 - - Fox 1.6 Mi I Motion Total Flex 8V 5p 38.709 35.987 32.816 31.568 30.420 - -

MODELO

75Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

20130Km 2012 2011 2010 2009 2008VW - VOLKSWAGEN

Fox 1.6 Mi Total Flex 8V 5p 36.121 33.578 31.857 30.840 29.451 - - Fox Bluemotion 1.6 Mi Total Flex 3p. 36.784 33.020 - - - - - Fox Bluemotion 1.6 Mi Total Flex 5p. 38.449 34.020 - - - - - Fox City 1.0 Mi/1.0Mi Total Flex 8V 4p - - - - 24.789 23.561 22.054 Fox City 1.0 Mi/1.0Mi Total Flex 8V 3p - - - - 24.065 22.688 20.965 Fox Plus 1.0 Mi/1.0Mi Total Flex 8V 3p - - - - 25.029 24.006 22.718 Fox Plus 1.0 Mi/1.0Mi Total Flex 8V 4p - - - - 26.758 25.262 24.186 Fox Plus 1.6 Mi/1.6 Mi Total Flex 8V 3p - - - - 28.782 26.155 24.880 Fox Plus 1.6 Mi/1.6Mi Total Flex 8V 4p - - - - 29.740 27.518 25.742 Fox Prime 1.6 Mi Total Flex 8V 5p 40.059 38.541 35.491 33.757 32.084 - - Fox Prime I Motion 1.6 Mi T.Flex 8V 5p 44.557 42.185 38.829 37.208 35.491 - - Fox Rock in Rio 1.6 Mi Total Flex 8V 5p 36.764 34.122 - - - - Fox Route 1.0 Mi Total Flex 8V 5p - - - - 27.673 25.314 23.022 Fox Route 1.6 Mi Total Flex 8V 5p - - - - 32.184 29.349 28.196 Fusca 2.0 TSI 16V Aut. 94.012 83.101 - - - - - Fusca 2.0 TSI 16V Mec. 90.415 78.943 - - - - - Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8V 2p 28.495 25.153 - - - - - Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 31.062 27.654 24.647 23.770 22.877 21.952 - Gol(novo) 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p 38.047 34.201 32.285 29.982 27.951 27.071 - Gol (novo) 1.6 Mi Total Flex 8V 2p 33.620 30.102 - - - - - Gol (novo) 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 34.883 31.020 29.108 27.759 26.083 24.484 - Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p - - - - - 24.701 22.610 Gol 1.0 Total Flex 8V 5p (25 anos) 29.517 27.010 - - - - - Gol 1.6 Mi Rallye I Motion T.Flex 8V 4p 43.142 37.258 35.875 34.298 - - - Gol 1.6 Mi Rallye Total Flex 8V 4p 41.482 36.411 35.177 34.012 - 26.470 25.359 Gol 1.8 Mi Power Total Flex 8V 4p - - - - - 26.254 25.082 Gol Black 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 30.913 28.231 26.589 - - - - Gol City(Trend)1.0 Mi Total Flex 8V 2p 24.161 23.528 21.335 20.652 19.844 19.040 17.934 Gol City(Trend)1.0 Mi Total Flex 8V 4p 26.268 23.999 22.926 22.018 21.230 20.475 18.464 Gol City 1.6 Mi Total Flex 8V 4p - - - - - 23.412 21.823 Gol Ecomotion 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 26.606 24.875 22.581 21.537 - - - Gol Ecomotion 1.0 Mi Total Flex 8V 2p 25.114 22.478 21.443 20.663 - - - Gol I Motion 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 35.553 32.784 30.346 29.004 28.082 - - Gol I Motion Power 1.6 Mi T.Flex 8V 4p 41.248 37.897 34.496 33.315 32.228 - - Gol Plus 1.0 Mi Total Flex 2p - - - - - - 18.838 Gol Plus 1.0 Mi Total Flex 4p - - - - - - 22.166 Gol Rock in Rio 1.0 Mi Total Flex 8V 5p 31.229 28.845 - - - - Gol Seleção 1.0 Mi Total Flex 8V 4p - - - 27.797 - - - Golf Black Edition 2.0 Mi T.Flex 8V Tip 61.944 58.524 55.006 51.955 47.731 - - Golf Sportline 2.0 Mi Total F. 8V Tip 59.839 54.999 52.308 48.962 - - - Golf 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 49.836 47.201 43.832 42.188 35.310 35.671 34.070 Golf 2.0 Mi Flex Aut. 55.700 50.230 49.308 46.449 43.895 40.173 36.017 Golf 2.0 Mi Flex Comfortline Aut. - - - - - 47.274 37.543 Golf 2.0 Mi Flex Comfortline Sport - - - - - 38.910 36.161 Golf 2.0 T.Flex Mec.(Black & Silv) - - - 41.718 39.948 36.412 34.902 Golf GT 2.0 Mi T.Flex 8V 4p Tiptronic 66.539 61.231 58.452 55.118 50.778 44.782 - Golf GT 2.0 Mi Total Flex 8V 4p 59.482 55.236 50.055 48.428 46.312 44.321 - Golf Gti 1.8 Mi 180/193cv Turbo 4p Mec. - - - - - 51.842 48.192 Golf Gti 1.8 Mi 180/193cv Turbo 4p Tip. - - - - - 57.809 50.565 Golf Sportline 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 53.835 49.568 48.508 44.123 39.657 36.782 35.346 Jetta 2.0 Total Flex 8V 4p Mec. 63.121 56.888 55.283 53.073 - - - Jetta 2.0 Total Flex 8V 4p Tiptronic 67.905 62.147 60.002 57.597 - - - Jetta 2.0 TSI 16V 4p Tiptronic 85.033 77.840 76.133 73.460 - - - Jetta 2.5 20V 150/170cv Tiptronic - - - 66.671 59.820 50.381 45.771 Jetta Variant 2.5 20V 170cv Tiptronic 86.498 82.597 78.616 74.852 66.644 56.255 50.504 Kombi Escolar 50 anos 1.4 Mi Total Flex 55.481 51.678 46.610 41.897 36.175 31.405 28.197 Kombi Furgão 1.4 Mi Total Flex 8V 43.099 37.897 35.240 32.944 27.678 25.309 22.866 Kombi lotação 1.4 Mi Total Flex 8V 51.729 48.963 43.165 38.699 32.885 30.104 26.544 Kombi Standard 1.4 Mi Total Flex 8V 46.590 41.630 38.000 33.969 29.819 27.008 25.053 New Beetle 2.0 Mi Mec./Aut. - - - - 49.068 45.199 41.256 Parati 1.6 Mi Plus Total Flex 8V 4p - - - - - 25.731 24.743 Parati 1.6 Mi City T.Field Total Flex 40.404 35.874 31.934 29.982 28.343 27.283 26.225 Parati 1.8 Mi T.Field Total Flex 8V 4p - - - - - - 28.339 Parati Surf 1.6 Mi T.Flex 47.557 41.555 35.362 30.996 29.527 28.419 26.410 Parati Titan 1.6 Mi Total Flex 8V 4p - - 29.506 28.513 27.566 26.651 - Passat CC 3.6 V6 FSI 300cv Tiptronic - 188.520 166.608 151.429 134.525 128.820 - Passat Turbo 2.0 FSI/TSI Tiptronic 4p 117.612 106.789 103.759 96.840 72.645 58.808 53.097 Passat Variant Turbo 2.0 FSI Tiptron 5p 123.523 114.700 112.399 104.353 81.565 64.615 59.538 Polo 1.6 E-Flex 8V 5p - 37.250 36.744 34.901 30.421 - - Polo 1.6 Mi/S.Ouro 1.6 Mi Tot.Flex 8V 5p 44.848 41.747 37.552 35.707 31.823 28.663 27.438 Polo Bluemotion 1.6 Total Flex 8V 5p 47.430 42.356 41.531 37.554 35.232 33.140 - Polo GT 2.0 Mi T.Flex 8V 5p 47.924 41.820 38.253 35.100 32.778 - Polo I Motion 1.6 T.Flex 5p 47.275 42.587 39.977 36.540 34.509 - - Polo Sed.Comfort 1.6 Mi T.Flex 8V 52.229 45.111 40.892 37.399 34.815 31.143 28.602

MODELO 20130Km 2012 2011 2010 2009 2008

76 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

VW - VOLKSWAGEN

Polo Sed.Comfort 2.0 Mi T.Flex 8V 4p 54.885 46.789 44.544 42.380 37.464 32.377 29.213 Polo Sed.Comfort I Motion 1.6 T.Flex 4p 53.262 46.110 42.548 40.170 36.527 - - Polo Sedan 1.6 Mi T.Flex 8V 4p 47.056 42.990 37.870 34.767 32.626 29.377 27.608 Polo Sedan I Motion 1.6 T.Flex 4p 48.120 43.268 40.230 38.315 35.339 - - Polo Sportline 1.6 Mi T.Flex 8V 5p 48.468 45.289 41.698 39.153 35.472 31.494 28.651 Polo Sportline 2.0 Mi T.Flex 8V 5p 50.943 45.321 43.857 - - - - Polo Sportline I Motion 1.6 T.Flex 5p 50.261 45.888 42.661 40.517 35.974 - - Saveiro 1.6 Mi T.Flex 8V CE 36.188 33.687 31.058 30.068 29.097 - - Saveiro 1.6 Mi T.Flex 8V 34.093 32.068 29.676 28.696 27.769 - - Saveiro 1.6 Mi City T.Flex 8V - - - - 25.677 23.942 22.887 Saveiro Cab.Est.1.6 Flex 104/101cv 35.410 - - - - - - Saveiro Cross 1.6 Mi T.Flex 8V CE 46.455 43.012 39.572 37.822 34.923 - - Saveiro Surf 1.6 Mi T.Flex 8V - - - - - - 25.728 Saveiro Surf 1.6 MI T.Flex 2p - - - - 30.024 26.702 24.463 Saveiro Titan 1.6 Mi T.Flex 2p - - - - 23.612 22.800 21.154 Saveiro Trooper 1.6 Mi T.Flex 8V 38.246 35.184 33.611 32.523 31.023 - - Saveiro Trooper 1.6 Mi T.Flex 8V CE 42.298 38.745 36.457 34.694 33.340 - - Space Cross 1.6 Mi T.Flex 8V 53.631 49.258 46.102 - - - - Space Cross I Motion 1.6 Mi T.Flex 8V 56.188 49.851 48.208 - - - - Space Fox Sportline 1.6 Mi T.Flex 4p 51.511 46.112 45.169 41.145 35.001 32.411 - Space Fox Trend I Motion 1.6 T.Flex 8V 49.169 45.789 42.420 40.397 - - - SpaceFox 1.6 Trend T.Flex 8V 4p 44.316 42.201 38.782 36.986 31.541 28.926 26.953 SpaceFox Comfortline 1.6 Mi T.Flex 8V 4p - - - - - 29.515 27.940 SpaceFox Sportline I Motion 1.6 T.Flex 53.852 47.298 45.685 43.843 - - - Tiguan 2.0 TSI 16V 200cv Tiptronic 5p 115.910 105.019 104.655 94.319 86.226 80.755 - Touareg 3.6 24V V6 280cv Tiptronic 5p 254.828 229.687 207.073 161.127 113.498 104.301 93.829 Touareg 4.2 32V V8 310cv Tiptronic 5p 307.546 270.369 254.762 220.376 164.996 137.405 128.233 Voyage 1.0 Mi T.Flex 8V 4p 31.015 29.099 27.437 26.166 25.128 24.183 - Voyage 1.6 Mi Total Flex 8V 4p 35.547 32.697 31.145 30.111 28.618 27.638 - Voyage Comfortline 1.6 Mi T.Flex 8V 4p 41.197 38.472 35.228 33.116 30.663 28.851 - Voyage I Motion 1.6 Mi T.Flex 8V 38.441 35.334 31.880 30.746 29.468 - - Voyage I Motion Comfort 1.6 Mi T.Flex 8V 43.931 40.688 36.788 35.447 32.649 - - Voyage I Motion Trend 1.6 Mi T.Flex 8V 38.012 33.890 32.398 31.143 29.295 - - Voyage Trend 1.6 Mi T.Flex 8V 4p 35.331 33.678 30.227 29.091 28.069 26.366 -

Siga a revista frota&mercado no facebook

facebook.com/frotaemercado

77Frota & MercadoFevereiro/Março/Abril 2013

• D

epre

ciaç

ão d

os p

rínc

ipai

s m

odel

os n

ovos

apó

s um

ano

de

uso,

bas

eado

nos

val

ores

com

erci

aliz

ados

na

inte

rnet

.

BWM

BMW X1 -55,1%

CHEVROLET

CAPTIVA 2.4 -49,7%CELTA 2P LS -18,5%CELTA 4P LS -18,5%CELTA 4P LT -18,5%CLASSIC 1.0LS -15,6%COBALT -19,8%CORSA 1.4 HATCH PREMIUM -13,8%CORSA 1.4 SEDAN PREMIUM -15,4%CRUZE -34,4%CRUZE SPORT6 -4,6%MERIVA 1.4 JOY -14,6%MERIVA 1.4 MAXX -15,9%MERIVA 1.8 EXPRESSION -16,4%MERIVA 1.8 PREMIUM -16,9%MONTANA 1,4 SPORT -18,5%PRISMA 1.0 MAXX -14,2%PRISMA 1.4 JOY -13,8%S10 -27,7%SONIC SEDAN -33,9%SPIN -16,5%TRAILBLAZER -6,9%

CITROËN

AIRCROSS -33,5%C3 1.4 EXCLUSIVE -6,2%C3 1.4 GLX -13,2%C3 1.4 XTR -6,2%C3 1.6 EXCLUSIVE AUT 14,8%C4 HATCH 1.6 GLX -16,4%C4 HATCH 2.0 GLX AUT -15,5%C4 PALLAS 2.0 -20,4%C4 PALLAS 2.0 AUT -21,3%XSARA PICASSO 1.6 EXCLUSIVO -17,7%XSARA PICASSO 1.6 GLX -17,9%

FIAT

500 LOUNGE 1.4 -8,7%500 SPORT 1.4 -8,1%BRAVO -9,8%DOBLO ADVENT 1.8 -18,2%DOBLO ATTRACTIVE 1.4 -18,4%DOBLO ESSEN.1.8 -18,6%FREEMONT -26,5%IDEA ADVENT DL 1.8 -1,5%IDEA ADVENT.1.8 -1,7%IDEA ATTRACTIVE 1.4 -15,0%LINEA ABSOLUTE 1.8 -19,2%LINEA ESSENCE 1.8 -19,3%LINEA JET 1.4 -16,7%MILLE ECONOMY 2P 1.0 -1,2%MILLE ECONOMY 4P 1.0 -1,2%MILLE WAY 2P 1.0 -1,4%MILLE WAY 4P 1.0 -1,4%NOVO PALIO 1.0 EVO -5,5%NOVO PALIO 1.4 ELX -5,9%PALIO FIRE ECON 4P 1.0 -13,1%PALIO FIRE ECON.2P 1.0 -13,3%PALIO WEEK 1.4 23,8%PALIO WEEK 1.6 22,7%PUNTO 1.4 ELX -9,3%PUNTO 1.4 JET -16,1%PUNTO 1.8 HLX -9,5%PUNTO 1.8 SPORT -15,0%SIENA 1.0 EL -17,2%SIENA 1.0 FIRE -13,6%SIENA 1.4 EL -17,5%SIENA 1.4 TETRAFUEL -13,8%STRADA 1.4 FIRE CAB.ESTENDIDA -12,7%STRADA 1.4 FIRE CAB.SIMPLES -12,8%STRADA 1.4 TREKKING -12,9%STRADA 1.4 TREKKING CE -12,0%STRADA 1.4 WORKING -13,7%STRADA 1.4 WORKING CD -12,2%

Tabela de Depreciação

MODELO DESV. MODELO MODELO DESV. DESV.FIAT

STRADA 1.4 WORKING CE -12,6%STRADA 1.8 CD -12,7%STRADA 1.8 CE -11,4%

FORD

ECOSPORT 1.6 FREESTYLE -5,8%ECOSPORT 2.0 4WD -13,7%ECOSPORT 2.0 XLS -12,6%ECOSPORT 2.0 XLT -12,7%EDGE -3,5%FIESTA HATCH 1.0 -9,5%FIESTA HATCH 1.6 -9,8%FIESTA SEDAN 1.0 -20,5%FIESTA SEDAN 1.6 -20,8%FOCUS HATCH 2.0 -24,0%FOCUS HATCH 2.0 AUT -24,6%FOCUS SEDAN 2.0 GLX -18,7%FUSION 2.5 SEL -20,8%FUSION 3.0 SEL -20,9%KA 1.0 -19,7%NEW FIESTA HATCH 1.6 TRAIL -15,6%NEW FIESTA SEDAN 1.6 -29,8%RANGER CD XLS 3.0 -9,4%RANGER XLS 3.0 -9,4%TRANSIT -6,3%

HONDA

CITY 1.5 ELX -14,6%CITY 1.5 EX -15,1%CITY 1.5 LX -15,2%CIVIC 1.8 EXS -68,0%CIVIC 1.8 LXS -67,7%CIVIC SI 2.0 -67,9%CR-V 2.0 EXL -18,0%CR-V 2.0 LX -17,9%FIT 1.4 LX -30,3%FIT 1.4 LXL -29,6%FIT 1.5 EX -29,9%FIT 1.5 EXL -30,1%

HYUNDAI

HB20 -15,6%HR -15,2%i30 -18,2%ix35 -7,0%SANTA FÉ -27,6%TUCSON GLS 2.0 AUT -8,4%

JEEP

CHEROKEE -16,9%COMPASS -22,0%

KIA

SPORTAGE -4,8%SORENTO -55,9%

LAND ROVER

FREELANDER -30,0%

MITSUBISHI

ASX -38,5%L200 OUTDOOR HPE 2.5 -24,9%L200 TRITON 3.2 -24,0%L200 TRITON 3.5 -23,7%OUTLANDER -25,4%PAJERO DAKAR 3.2 -29,4%PAJERO TR4 2.0 4x4 -28,5%PAJERO TR4 2.0 GLS -28,9%PAJERO TR4 4X2 MT 2.0 16V -28,6%

NISSAN

FRONTIER CD 2.5 SE -25,1%FRONTIER CD 2.5 XE -25,5%GRAND LIVINA S 1.8 -17,6%GRAND LIVINA SL 1.8 -17,8%LIVINA 1.6 -25,0%LIVINA SL 1.6 -24,7%LIVINA SL 1.6 X-GEAR -24,5%LIVINA SL 1.8 -24,0%

NISSAN

MARCH -11,5%SENTRA 2.0 -19,6%SENTRA S 2.0 -19,9%SENTRA SL 2.0 -19,0%TIIDA S 1.8 -19,1%TIIDA SL 1.8 -18,6%VERSA -20,5%

PEUGEOT

207 4P 1.6 AUT 6,8%207 SEDAN 1.4 XR -16,3%207 SEDAN 1.6 AUT -15,6%207 SEDAN 1.6 XS -16,4%207 SW 1.4 -17,0%207 SW 1.6 AUT -17,0%207 SW 1.6 ESCAPADE -16,9%207 PASSION -16,7%307 HATCH 1.6 PRESENCE -19,0%308 -12,0%PARTNER 1.6

RENAULT

CLIO 2P 1.0 -4,0%CLIO 4P 1.0 -3,7%DUSTER -43,5%GRAND TOUR 1.6 -17,5%KANGOO -44,6%LOGAN 1.0 AUTHENTIQUE -28,9%LOGAN 1.6 EXPRESS -30,2%MASTER -7,7%SANDERO 1.0 -11,8%SANDERO 1.6 -11,6%SANDERO 1.6 AUTHENTIQUE -11,0%SYMBOL 1.6 -16,1%

TOYOTA

COROLLA 1.8 GLI -36,8%COROLLA 1.8 XLI -36,2%HILUX 2.5 TB 4X2 16V -19,7%HILUX CD 3.0 -19,8%HILUX CS -20,1%HILUX SR 4X4 3.0 TB IC 16V -20,3%HILUX SW4 3.0 AUT -31,8%

VOLKSWAGEN

AMAROK -20,5%CROSSFOX 1.6 -9,0%FOX 1.6 I-MOTION -8,0%FOX 1.6 PRIME -8,2%FOX 2P 1.0 -8,9%FOX 4P 1.0 -8,4%FOX 4P 1.6 -9,1%GOL G4 1.0 -19,5%GOL G5 1.6 -19,8%GOL G5 1.6 I-MOTION -20,6%GOL G5 1.6 POWER -20,3%GOLF 1.6 -18,9%GOLF 1.6 SPORTLINE -18,7%GOLF 2.0 -18,0%GOLF 2.0 GT -17,9%JETTA 2.0 CONFORTLINE 24,9%JETTA 2.5 VARIANT 30,0%KOMBI 1.4 1,5%PARATI 1.6 -16,8%PARATI SURF 1.6 -17,3%POLO 1.6 -1,2%POLO BLUEMOTION 1.6 -16,9%POLO SEDAN 1.6 -24,0%POLO SEDAN 2.0 -24,5%POLO SEDAN I-MOTION 1.6 -24,9%SAVEIRO 1.6 -5,5%SAVEIRO CABINE EST. 1.6 -8,8%SPACEFOX -15,8%VOYAGE 1.0 -17,9%VOYAGE 1.6 -17,1%VOYAGE CONFORTLINE 1.6 -17,8%VOYAGE I-MOTION 1.6 -17,0%

78 Frota & Mercado Fevereiro/Março/Abril 2013

Veículos Emplacados

EMPLACADOSMODELO EMPLACADOSMODELO EMPLACADOSMODELO

Número de veículos emplacados por marca.

Período: Janeiro a março 2013

AUDI

A3 77A4 395

CITROEN

C3 8.340C3 AIRCROSS 1.874C3 PICASSO 1.587C4 1.414C4 PALLAS 546C4 PICASSO 385C5 3JUMPER 681XSARA PICASSO 2

CHEVROLET

AGILE 6.972CAPTIVA 664CELTA 19.622CLASSIC 17.725COBALT 12.068CORSA 29CRUZE HB 5.182CRUZE SEDAN 4.784MERIVA 18MONTANA 8.779ONIX 27.128PRISMA 3.223S10 11.001SONIC SEDAN 1.733

KIA

CERATO 1.304PICANTO 1.019SORENTO 374SOUL 410SPORTAGE 1.955

LAND ROVER

DISCOVERY 378FREELANDER 496

MERCEDES BENZ

710 151318 81620 101718 15ACCELO 915 12ATEGO 2425 15AXOR 1933 135CLASSE C 212INDUSCAR APACHE U 101M.BENZ / INDUSCAR APACHE U 598M.BENZ / MPOLO TORINO U 557M POLO PARADISO R 230MPOLO VIALE U 4MPOLO VIAGGIO R 183SPRINTER 311 681SPRINTER 313 23

VOLVO

VM260 6

LIFAN

320 789

MITSUBISHI

ASX 1.572L200 4.088

NISSAN

FRONTIER 3.142LIVINA 1.876MARCH 5.515SENTRA 1.375TIIDA 456TIIDA SEDAN 4VERSA 4.579

PEUGEOT

207 3.973307 4308 2.732408 1.242207 SEDAN 1.819207 SW 54307 SEDAN 117BOXER 641HOGGAR 161PARTNER 139

RENAULT

CLIO 5.068DUSTER 6.443FLUENCE 3.321KANGOO 1.228LOGAN 3.391MASTER 2.197MEGANE GT 167SANDERO 16.155SYMBOL 692

TOYOTA

COROLLA 9.752ETIOS HB 6.442ETIOS SEDAN 4.897HILUX 8.418HILUX SW4 2.454RAV4 26

VOLKSWAGEN

AMAROK 4.986CROSS FOX 2.670FOX 25.802GOL 53.156GOLF 3.022JETTA 3.281JETTA VARIANT 91KOMBI 5.083PARATI 27PASSAT 192POLO 1.748POLO SEDAN 2.595SANTANA 4SAVEIRO 15.906SPACE CROSS 1.158SPACE FOX 3.016TIGUAN 1.452VOYAGE 20.486

HAFEI

TOWNER 321RUIYI 149

HONDA

CITY 7.168CIVIC 8.905CRV 26FIT 8.444

HYUNDAI

AZERA 660ELANTRA 870HB20 29.191HR 1.198I30 2.399IX 35 2.537SANTAFÉ 574SONATA 11TUCSON 3.997VELOSTER 889VERA CRUZ 179

JAC

J3 1.189J3 TURIN 673

IVECO

DAILY 3514 618DAILY 5516 22STRALIS HD570 3

JEEP

CHEROKEE 603

CHANA

FACE 250TIGGO 187

CHERY

QQ 158DODGE

JOURNEY 591

FIAT

500 1.870BRAVO 2.312DOBLO 3.666DUCATO 2.509FIORINO 2.995FREEMONT 778IDEA 4.936LINEA 1.670PALIO 41.600PALIO WEEKEND 3.228PUNTO 10.965SIENA 23.353STRADA 25.408UNO 40.572

FORD

COURIER 1.626ECOSPORT 14.319EDGE 801F-250 3F-350 3F-4000 9FIESTA 20.032FIESTA SEDAN 4.756FOCUS 5.381FOCUS SEDAN 1.386FUSION 1.145KA 9.905NEW FIESTA 1.098RANGER 4.985TRANSIT 399

CHEVROLET

SPIN 7.772VECTRA HATCH 3ZAFIRA 10

MITSUBISHI

LANCER 1.583OUTLANDER 693PAJERO 3.502