Tcc: Psicologia Positiva

18
Trabalho de conclusão do curso de Psicologia Positiva Professor : Fábio Roberto Munhoz dos Santos Aluna: Kátia de Fátima Monteiro

Transcript of Tcc: Psicologia Positiva

Trabalho de conclusão do curso de Psicologia

Positiva

Professor : Fábio Roberto Munhoz dos Santos

Aluna: Kátia de Fátima Monteiro

O que é Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é uma nova ciência que tem como objetivovalorizar e fortalecer as potecialidades humanas em detrimento dapsicologia tradicional e seu olhar no negativo. Foi fundada por MartinSeligman no final dos anos 90, enquanto ele era presidente daAssociação Americana de Psicologia.

Segundo a wikpedia, “A psicologia positiva é um movimento recentedentro da ciência psicológica que visa a fazer com que os psicólogoscontemporâneos adotem "uma visão mais aberta e apreciativa dospotenciais, das motivações e das capacidades humanas" (Fonte:Sheldon & King, 2001, p. 216),[1] enfatizando mais a busca pelafelicidade humana que o estudo das doenças mentais.

De onde veio a Psicologia Positiva

A primeira teoria sobre o tema foi Denominada Teoria da FelicidadeAutentica e tinha por base três aspectos da felicidade:

1. Emoção positiva – a “coisa” pela “coisa”. Escolho o que me faz felize só.

2. Engajamento – Significa entrega total ao que se está fazendo,perdendo, inclusive, a consciência de si mesmo.

3. Sentido – pertencer e servir a algo maior do que si mesmo.

Aprofundando seus estudos, Seligman saiu da Teoria da FelicidadeAutentica para a Teoria do Bem estar.

Teoria do Bem Estar

Segundo Seligmam: “Os elementos do bem-estar são eles próprioscoisas diferentes; não são meras autoavaliações de pensamentos esentimentos de emoção positiva, do quanto se é engajado e de quantosentido se tem na vida, como na teoria original da felicidade autêntica.Portanto, o construto do bem-estar, e não a entidade de satisfação coma vida, é o tema focal da Psicologia Positiva.”

Para ele, a felicidade é uma “coisa” real que pode ser mensurada. Noentanto, o bem estar é o resultado de um processo de construção, querequer, além dos itens citados ( emoção positiva, engajamento esentido), um quarto componente chamado REALIZAÇÃO!

O Grande Foco!

Christopher Peterson, um dos fundadores da Psicologia Positiva assimresume: “ A Psicologia Positiva, trata dos outros”!

Poucas são as coisas que solitariamente trazem ao homem o bem estar.

Assim, esta ciência é um estudo do viver bem consigo e com o outro,trazendo à vida de seu praticante, algumas ferramentas deflorescimento que veremos a seguir.

Alguns pontos do Florescimento Humano

1. Felicidade

2. Fluidez

3. Sentido

4. Amor

5. Gratidão

6. Realização

7. Crescimento/Engajamento

8. Melhores Relacionamentos

Felicidade

Baseada naquilo que escolhemos para nós. O que faz sentido de formapessoal pelo sentimento de plenitude que proporciona, levando aspessoas a buscarem condições necessárias à realização de sua própriafelicidade como uma ESCOLHA .

Para que uma escolha seja feita, necessário se faz o conhecimento daspossibilidades. A Psicologia Positiva tem apontado caminhos por meiode suas inúmeras descobertas sobre o que é possível em termos defelicidade. Tais descobertas tem sua fundamentação no senso comum,nos ensinamentos filosóficos e em algumas tradições religiosas. Deforma geral, quanto mais se pensa sobre o tema de forma específica,mais claro fica o fato que que tão pouco se sabe sobre o que mais sebusca: FELICIDADE!!

Fluidez (Flow)

De acordo com a Wikpédia, Fluxo (do inglês: flow) é um estado mentalde operação em que a pessoa está totalmente imersa no que estáfazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento esucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo MihalyCsikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grandevariedade de campos.

De acordo com Csikszentmihalyi, os componentes de uma experiênciade fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos oscomponentes a seguir caracterizarem o estado de fluxo, não énecessária a presença de todas estas sensações para experienciar oreferido estado:

Componentes do Fluxo (Flow)

• Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).

• Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).

• Perda do sentimento de autoconsciência.

• Sensação de tempo distorcida.

• Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes,podendo ser corrigidos se preciso).

• Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamentesimples ou complicada).

• A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.

• A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.

• Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente "se tornam parte daatividade" que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

Sentido

Trata da busca imanente do ser humano é pela conexão com outrosseres e pela descoberta de um sentido para a vida em si.

A psicologia positiva, com sua visão voltada ao “bom e belo” trouxeuma nova realidade a esta busca levando ao fortalecimento doindivíduo com seus valores, suas forças e suas virtudes maioresemprestando assim um olhar generoso e acolhedor do ser sobre simesmo, sobre outros seres e sobre as possibilidades de construçãoconjunta de uma nova e transformadora realidade.

A felicidade construída, com foco e cuidado qualitativos, levam a umavida com mais sentido e conexão.

Amor

Esta, sem dúvidas é uma das virtudes sublimes do ser humano.Segundo o Via Institute, o amor deve ser compreendido da seguinteforma:

“Em sua forma mais desenvolvida, o amor ocorre de forma recíprocadentro de uma relação com outra pessoa. Representa uma posturacognitiva, comportamental e emocional voltada para o outro que tomatrês formas prototípicas. Amor pais-filho, amor filho-pais e amorromântico. Assim, esta força inclui amor romântico e amizade, o amorentre pais e filhos, relações de aconselhamento e os vínculosemocionais entre membros de equipes, colegas de trabalho, etc. Oamor é sinalizado pela troca de ajuda, consolo e aceitação. Envolvesentimentos positivos fortes, compromisso e até mesmo sacrifício”.

Segundo Seligman, deixa ser amor aquele que não é recíproco!

Gratidão

A mais sublime e transformadora das virtudes. Quando praticada, levanaturalmente, ao reconhecimento do bom e do belo em todos osdetalhes da vida.

Tem-se por pratica sugerida, o caderno da gratidão ou ainda diário dastrês graças, nos quais, todos os dias anota-se três acontecimentos dodia pelos quais se dá graça.

Tal prática é transformadora e provoca benefícios incontáveis. LouiseHay, diz que “a gratidão abre as portas do universo”.

Realização

Ter objetivos claros e metas específicas, ainda que pequenos, provocauma mudança positiva na auto estima levando o indivíduo a passoscada vez maiores . Olhar para o já vivido e tomar consciência do que seconseguiu, provoca sentimento de realização e sucesso, dando impulsoe animo à construção de um futuro mais esperançoso.

Assim, ao colocar sobre si um olhar diferente e trabalhar com base naschamadas forças e virtudes, o ser humano passa a experimentar,naturalmente, um sentimento de realização e plenitude. Menos peso,mais plenitude. Foco no belo e bom trazendo ainda mais desseselementos/sentimentos à vida diária.

Crescimento/Engajamento

A vida com comprometimento e engajada exemplifica as pessoas queutilizam as suas forças com o objetivo de atingir objetivos que sãosignificativos para elas. Pessoas assim, conseguem encontrar afelicidade partindo de um conjunto de características interiores,desafiando suas forças pessoais.

Um desportista radical, por exemplo, sofre dores às quais supera emnome de conseguir alcançar seu objetivo. E, durante a execução de taisatividades, sente dor ou prazer e pode alcançar o estado total defluidez/flow. Ao final o que prevalece é o sentimento gratificante deMISSÃO CUMPRIDA.

Melhores Relacionamentos

O ser humano nasceu para relacionar-se, física, mental eemocionalmente com outros seres humanos. Estar em uma rede derelacionamentos ativa traz de forma natural e automática, a melhoraimediata da sensação de bem estar. Relacionamentos sadios ajudam namanutenção e equilíbrio da vida humana.

Uma relação assim se faz com o tempo. É uma construção passo-a-passo, que deve ser cuidada, preservada e honrada, mantendo ocuidado de cuidar do equilíbrio, da escuta ativa, do compartilhamento,e do desejo comum de do trabalhar a favor do fortalecimento desserelacionamento.

Conclusão

Durante o curso, já comecei a praticar nos meus relacionamentos osaprendizados conduzindo as pessoas a minha volta na busca deconhecer suas forças positivas e, por estímulo a essas forças e virtudes,provocar um despertamento para o melhor delas mesmas.

Elogiando, acolhendo, ouvindo e aprendendo.

Menos julgamento e mais compreensão e atitude compassiva. Useitambém esse olhar para comigo mesma e me senti mais em paz erenovada.

Sei que estou no primeiro passo. No entanto sei também que esteprimeiro passo me levou para mais perto de onde quero chegar.

Continuação...

O melhor ainda é saber que minha ação arrebanha, dia a dia mais emais pessoas para caminharem ao meu lado. Isso me deixa feliz, grata econsciente de quem eu sou.

Deixo aqui como um até logo, uma citação que para mim, foilibertadora: Brené Brown, em seu livro A arte da imperfeição, cita umacanção de Leonard Cohem, onde existe um verso que diz: "Há umarachadura em tudo. É assim que a Luz entra. "E complementa: "...Nossas imperfeições não são insuficiências; elas são lembretes de queestamos todos juntos nesta jornada. Imperfeitos, mas JUNTOS."

Referências

• SELIGMAN, M.E.P. Florescer [recurso eletrônico]: uma nova compreensão sobre a naturezada felicidade e do bem-estar. Tradução de Cristina Paixão Lopes. Rio de Janeiro: Objetiva,2011.

• ______________; Felicidade autêntica [recurso eletrônico]: Usando a nova PsicologiaPositiva para a realização permanente. Tradução de Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva,2002.

• Material didático do curso

• http://www2.uol.com.br/vyaestelar/psicologia_positiva_felicidade.htm

• http://asboasnovas.com/gente/psicologia-positiva-aponta-um-novo-caminho-na-busca-pela-felicidade

• http://www.jrmcoaching.com.br/blog/psicologia-positiva-modelo-perma-martin-seligman/

• https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_positiva