Educação A Distancia

Post on 12-Dec-2014

3.388 views 0 download

description

 

Transcript of Educação A Distancia

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

O QUE É EAD EAD é a modalidade de educação em que as atividades de

ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora.

EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.

Primeira geração: Ensino por correspondência Segunda geração: Teleducação/Telecursos Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação

do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazernadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade.

HISTÓRICO DA EAD

A Educação a Distância tem origem desde tempos antigos onde cartas comunicando informações científicas inauguraram esta nova arte de ensino. Iniciou-se assim com o estudo por correspondência, através de materiais impressos com tarefas e atividades que eram enviados pelo correio. Em meados da década de 70 surgem as primeiras Universidades Aberta com cursos a distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo. A partir da década de 90 com o surgimento da internet, a educação a distância vem se aprimorando cada vez mais, através de tecnologias que viabilizam mecanismos de comunicação tão eficazes capazes de suprir a distância geográfica entre aluno e professor.

EAD NO MUNDO

No final da Primeira Guerra Mundia, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886:

"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."

O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância.

NÚMEROS DA EAD NO BRASIL

No Brasil, apenas 30% dos municípios dispõem de Ensino Superior. Sobram nada menos que 3.941 cidades onde não há faculdades ou universidades. Além disso, a maior parte das 2.300 IES (Instituições de Ensino Superior) está situada apenas nas grandes capitais e no litoral. Entre a população com 18 a 24 anos, só 10,9% estão matriculados no Ensino Superior

É interessante observar, porém, que a edição 2007 do anuário aponta uma mudança radical na capitalização da EAD no Brasil, colocando o Sul do país na primeira colocação entre as regiões que mais concentram alunos de EAD e, juntamente com a região Centro-Oeste, a que mais cresce em número de estudantes. Para se ter uma idéia, só no ano de 2006, do total de 778. 458 estudantes matriculados em cursos de Educação a Distância em instituições de ensino credenciadas, 258.623 estavam concentrados na região Sul, 243.114 na região Sudeste e 135.998 na Centro-Oeste.

PAPEL DO PROFESSOR EM EAD

Além do exigido de qualquer docente, quer presencial quer a distância, e dependendo dos meios adotados e usados no curso, este professor deve ser capaz de se comunicar bem através dos meios selecionados, funcionando mais como um facilitador da aprendizagem, orientador acadêmico e dinamizador da interação coletiva preparando se para exercer atividades em AED, tendo uma didatica diferenciada para este modelo de ensino e com isso tornar agradavel ao aluno o aprendizado.

COMO É O ALUNO EM EAD

Atualmente, a educação a distância possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos.

CARACTERÍSTICAS DO BOM ALUNO EAD

Desenvolvimento da capacidade de aceitar a diversidade, conviver com as diferenças, estabelecer relações cordiais com a diversidade cultural respeitando-a e tambem deve ser responsavel organizado, determinado para ter exito nas suas atividades.

O ALUNO E O PROFESSOR EM EAD

Assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da aprendizagem atua como "mediador", isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação, não podendo assim, se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funções pedagógicas no que se refere à construção da ambiência de aprendizagem. Esta mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e o educando. O qual, deverá ser auto-disciplinado e auto-motivado, para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem

DIFERENÇAS DA EAD EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PRESENCIAL

Um dos principais aspectos que difere um curso a distância de um curso presencial é a relação tempo x espaço.Em um curso presencial, todos os alunos devem estar reunidos ao mesmo tempo em um mesmo local para a aula. As trocas de experiências e os debates sobre os assuntos propostos pelo professor são feitos frente a frente.Já em um curso a distância, essa necessidade de reunião física não existe ou é reduzida (no caso dos cursos semipresenciais).

QUE É E-LEARNING?

Uma definição simples para e-learning

seria o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias.

COMO AS EMPRESAS ESTÃO USANDO A EAD

Atualmente vem crescendo o numero de empresas que utiliza a EAD, pois encontraram na educação a distância um jeito rápido e barato de treinar e qualificar seus funcionários. Estas são as maiores usuárias dos cursos de educação à distância (EAD), de acordo com levantamento do portal e-Learning Brasil do Micro Power, que identificou 388 organizações que utilizam o sistema no país, 13% a mais que no ano passado. Isso faz do e-Learning um dos segmentos na área de educação continuada com a maior taxa de crescimento, pois atinge quase três milhões de brasileiros.

 VANTAGENS  DA EAD NAS EMPRESAS  As principais vantagens estão ligadas às

facilidades oferecidas. Dentre elas pode-se destacar: - Redução de custos com diárias e

transporte - Possibilidade de turmas com alunos

alocados em diferentes plantas da empresa - Flexibilidade de horários e locais de

estudo - Atendimento personalizado para

esclarecimentos de dúvida

EAD ONTEM HOJE AMANHA????

 DESVANTAGENS  DA EAD NAS EMPRESAS  As principais desvantagens estão relacionadas aos custos

de desenvolvimento, que podem ser relativamente elevados além de:

- A tecnofobia ainda está presente em significativa parcela da população.

- Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos. - Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte

do aluno. - A criação e a preparação do curso on-line é, geralmente,

mais demorada do que a da formação. - O custo de implementação da estrutura para o

desenvolvimento programa de E-learning é alto. - Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de

transmissão de imagens e vídeos.

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO DE CIÊNCIAS JÚRIDICAS,

ECONÔMICAS E SOCIAIS CURSO DE GESTÃO HOSPITALAR  T127 Tiago Lopes de Moura Vitor Hugo Silva dos Santos