Projeto - No dia a dia com as Funções Afim e Quadrática

Post on 13-Apr-2017

34.175 views 1 download

Transcript of Projeto - No dia a dia com as Funções Afim e Quadrática

Integrantes:Alexandre Silva – Campo Grande

Caio Sérgio – Angra dos ReisFábio Xavier – Campo Grande

Fellipe Verdini – Angra dos ReisWilliam Canellas – Campo Grande

Julho/2008

I.                   JUSTIFICATIVAEntender as relações entre as diversas grandezas

que nos são apresentadas no dia a dia;

Relacioná-las com o estudo de funções, em particular as funções afim e quadrática;

Proporcionar ao educando, construir o seu conhecimento de forma ampla, utilizando-se de novas tecnologias associadas a práticas construtivistas para uma melhor compreensão do seu cotidiano;

Interpretação de tabelas e gráficos que são amplamente utilizados nos meios de comunicação gerando informação que deve ser trabalhada para se transformar em conhecimento.

II.                ENFOQUE PEDAGÓGICO

A linha pedagógica a ser adotada será a construtivista e pós-construtivista, onde o aluno é o elemento chave no processo de construção de conhecimento, pois todas as tarefas serão desenvolvidas a partir da interação professor-aluno e aluno-aluno, e trabalho cooperativo que é um facilitador na construção de novos conhecimentos. O ambiente de trabalho será adaptado com a intenção de torná-lo estimulador para as atividades de matemática, de forma que o aluno seja sempre o centro de todo o trabalho desenvolvido.

O professor neste espaço de trabalho assume o papel de orientador das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos dando aos mesmos subsídios para a realização das atividades. Desta maneira aluno e professor irão compartilhar todas as dificuldades surgidas e juntos procurarão uma melhor forma de superá-las.

III.             TEMA CENTRALA escolha do tema central funções afim e quadrática se deu

devido à grande importância desse assunto dentro do contexto matemático e que possui uma grande variedade de aplicações a outras áreas do conhecimento humano. Mas, destacamos que o presente projeto pode ser perfeitamente estendido a outros tipos de funções que poderão compor este projeto a partir das pesquisas realizadas.

Pela observação de padrões, generalizações e representações gráficas, conceito de funções será construído pelo aluno sem um formalismo exagerado, para que em seguida a representação algébrica das funções seja apresentada ao aluno. 

Tabelas e gráficos serão utilizados como forma de facilitar a observação de padrões, mudanças de comportamento das variáveis, pois o cotidiano do aluno está cercado de gráficos e tabelas, que devem ser analisados e interpretados a todo o momento.

IV.             TEMA DE APOIO Grandezas diretamente proporcionais e

inversamente proporcionais;

Variável dependente e independente;

Par ordenado, plano cartesiano e produto cartesiano

Estes são alguns  temas que poderemos utilizar sem que sejam aqui definidos, pois serão considerados como pré-requisito.

V.                OBJETIVOS GERAISEstudar a relação entre grandezas por meio

de expressões algébricas, tabelas e gráficos. Utilizando-se de ambientes computacionais e algumas de suas ferramentas, proporcionando ao aluno uma visão mais ampla do tema funções, de forma contextualizada e também a sua relação com outras áreas do conhecimento proporcionando ao aluno uma apresentação diferenciada das possibilidades de utilização dos recursos computacionais.

VI.             OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender o que é função, identificar suas

variáveis e sua lei de formação; Determinar e utilizar a lei de formação para

construir a tabela de valores da função; Escrever a lei de formação a partir da tabela de

uma função; Analisar e interpretar gráficos, obtendo a partir

deles informações sobre a função que representam;

Construir gráficos de funções, afim e quadrática, com auxilio de softwares livres como Winplot e Geogebra;

Pesquisar sobre as aplicações do tema funções; Valorizar do trabalho cooperativo.

VII.          PÚBLICO ALVO Ensino Fundamental – 9º ano

Podendo ser explorado de forma mais intensa a contextualização, ou seja, as aplicações de funções.

Ensino Médio – 1º, 2º e 3º anos

Mais voltado para as atividades com a utilização de recursos tecnológicos.

VIII.       DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

O projeto contempla a área de Ciências da Natureza e Tecnologias, em particular a Matemática, na qual o trabalho será desenvolvido.

IX.             ETAPAS Inicialmente os alunos serão instigados por

problemas que tratem de informações gráficas e as relações existentes entre as diferentes grandezas apresentadas;

Em seguida, será disponibilizado o acesso dos alunos ao laboratório para que iniciem suas pesquisas para a elaboração do material que deverá ser divulgado utilizando-se dos recursos computacionais;

Por fim, o processo de avaliação será continuo, ou seja, durante todas as etapas do desenvolvimento do projeto, o professor orientador fará verificações qualitativas e quantitativas ao término do trabalho.

X.          ESTRATÉGIAS DE REALIZAÇÃO Em um primeiro momento as atividades serão realizadas em

sala de aula com a turma divida em grupos. Situações problema serão propostas e cada grupo vai expor sua solução oralmente para depois haver um registro escrito. A turma terá um tempo determinado pelo professor para resolver o primeiro problema proposto. (construção de tabelas a partir da observação de um mapa da região metropolitana do Rio de Janeiro e um gráfico para coleta de informações). Algumas questões serão levantadas pelo o professor e os grupos irão registrando suas respostas.

Num segundo momento, os alunos utilizarão o laboratório de informática para construção de tabelas e gráfico utilizando os aplicativos tais como editores de texto e planilhas eletrônicas. Para os alunos que não tenham um conhecimento prévio sobre a utilização destas ferramentas será disponibilizado um tutorial para auxiliá-los no desenvolvimento das atividades.

O professor neste momento, caso seja necessário, reagrupará a turma de forma que todos os grupos participem desta atividade. (solução, outras situações problema, análise de gráfico, coleta de informações no gráfico para as respostas das questões levantadas). Será utilizado também neste momento o programa livre Winplot ou Geogebra para uma melhor análise e construção dos gráficos e soluções de algumas questões sugeridas aos grupos.

Em um terceiro momento os alunos serão levados a pesquisar, elaborar e divulgar o material produzido utilizando-se de algumas ferramentas da web 2.0 que serão explicitadas, no item recursos tecnológicos, sempre sob o olhar atento do professor que estará mediando as discussões entre os grupos de trabalho e orientando sobre os pontos mais relevantes do tema e também sobre as dúvidas que surgirão no decorrer do projeto.

XI.             DEFINIÇÃO DE PAPÉIS

De acordo com as aptidões individuais, os alunos serão conduzidos a apresentar um líder para o grupo, que possa interagir de forma mais eficaz com os outros integrantes. Também deverão ser delegadas as responsabilidades de cada um e apresentada a forma de trabalho cooperativo, onde o grupo só terá sucesso se todos os integrantes forem colaborativos.

XII.          RECURSOS TECNOLÓGICOS Será necessário um laboratório de informática equipado

acesso a internet e com os softwares Winplot e Geogebra.

Utilizaremos editores de texto, planilhas eletrônicas e apresentações em slides para elaboração e divulgação de tabelas e gráficos com o auxílio do compartilhamento de arquivos. Escolhemos estes aplicativos, por terem uma grande aceitação pelo público alvo do trabalho e pela sua disponibilidade na web 2.0.

Outro aplicativo que utilizaremos será o Winplot e Geogebra, pois são aplicativos que apresentam uma riqueza de conteúdo, uma fácil utilização e a gratuidade.

O material acima poderá ser construído de forma colaborativa através de wikis ou compartilhamento de arquivos no Google Doc’s e ainda a confecção de um blog para dúvidas, curiosidades, sugestões e apresentações de novas atividades contextualizadas sobre o tema de funções.

XIII. SITES E BIBLIOGRAFIA DE APOIO

Basicamente, o projeto será desenvolvido com base nas pesquisas realizadas em sites de busca, pois algumas ferramentas como Winplot e Geogebra já deverão estar disponíveis no laboratório de informática.

Links Úteis:http://www.google.com.br/http://www.4shared.com/http://www.slideshare.net/http://www.youtube.com/

XIV.       COLETA DE DADOSApós a realização das pesquisas, os alunos serão

conduzidos a realizar um filtro das informações, verificando a relevância dos dados e como estes se adéquam ao estudo de funções.

Por exemplo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na Internet sobre as formas  de cobrança das tarifas de táxi (bandeiras), se há diferença no valor da tarifa na utilização dos serviços ou diferença entre tarifas de outros municípios ou até estados, para poder analisar estas informações e construir uma atividade sobre ela como gráficos, tabelas e suscitar questões que envolvam outras disciplinas.

Em fim, pesquisar sobre as aplicações do tema funções no nosso cotidiano e apresentar as descobertas.

XV.          SELEÇÃO DO MATERIAL

Após a filtragem dos dados recolhidos com a pesquisa os grupos definirão a metodologia que será adotada para o desenvolvimento do trabalho, ou seja, que materiais serão produzidos com tais informações e como eles serão compartilhados e divulgados. Neste processo deverão ser escolhidas ferramentas da web 2.0 para desenvolvimento, elaboração e divulgação do projeto.

XVI.       PROJETO GRÁFICO

Serão tratados diferentes tipos de gráficos e a forma como as informações são dispostas e o modo de interpretá-las. Dentre eles podemos destacar gráficos cartesianos, de barras e pizza.

Para isto, serão utilizadas ferramentas de edição colaborativa, como planilhas, apresentações de slides, gráficos a partir de softwares como Winplot ou Geogebra.

XVII.    MEIOS PARA A EXECUÇÃO Materiais áudios-visuais;

Textos;

Tabelas;

Gráficos;

Apresentações,

Planilhas.

XVIII. CRONOGRAMA

O tempo para a integralização do projeto deverá ser de três semanas, podendo ser estendido a no máximo cinco semanas, sendo a primeira para pesquisa e coleta de dados; a segunda, para o tratamento das informações e elaboração de material para a apresentação; e na terceira a culminância do projeto com a apresentação e divulgação do material elaborado.

XIX.       AVALIAÇÃO

A avaliação será qualitativa durante o desenvolvimento do projeto e quantitativa na sua conclusão.

Destacando sempre os pontos fortes, para que se possa corrigir determinadas deficiências que por ventura apareçam durante o desenvolvimento do projeto.