A Comarca, n.º 341 (15 de julho de 2009)

download A Comarca, n.º 341 (15 de julho de 2009)

of 20

Transcript of A Comarca, n.º 341 (15 de julho de 2009)

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    1/20

    2009.07.15

    0,60 Euros(IVAINCLUIDO)

    " a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra" a expresso da nossa terra"

    PUBLICAESPERIDICAS

    TAXA PAGAPORTUGAL

    CCE TAVEIRODE00552006MPC

    AUTORIZADO A CIRCULAREM INVLUCRO FECHADODE PLSTICO OU PAPEL

    PODE ABRIR-SE PARAVERIFICAO POSTAL

    Fundador: Maral Pires-Teixeira * Director: Henrique Pires-Teixeira * Director-Adjunto: Valdemar Alves

    SEDE E ADMINISTRAO:Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, 41 3260 - 420 Figueir dos VinhosTelef.: 236 553 669 Fax : 236 553 692 E-MAIL:[email protected]

    CASTANHEIRA DE PERA * FIGUEIR DOS VINHOS * PEDRGO GRANDE

    PORTEPAGO

    N.34115 DE JULHO2009

    Ano XXXII2. SRIEBimensal

    Pg. 8

    Pgs. 8 e 9

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    2/20

    2009.07.152 PGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOISPGINA DOIS

    Josezito era meu vizinho e amigo, um pouco mais novo do que eu. Era ummenino magrinho (talvez a doena oatormentasse...) e de boa ndole, por isso, era acarinhado pelos seus ami-guinhos. Vivia com os seus avs, j vel-hinhos. O av era sapateiro, homem ma-gro, baixo, com cabelos compridos, j brancos e raros. A sua dedicao espe-cial estava centrada na astronomia. Osvizinhos j no estranhavam de o ver passar noites janela, estudando oscus. Tirava apontamentos, que eramo seu orgulho, rabiscando-os num pa- pel amarelecido tornado-os, assim, umguia precioso para as suas teorias e pre-vises. Tinha por hbito aconselhar osvizinhos em relao a sementeiras ououtros aspectos agrcolas, para os tem- pos mais prximos. A miudagem tinha-lhe respeito. Por vezes andava zangado,talvez por no ter meios para se aplicar mais no seu sonho ou, simplesmente, por no ser compreendido, na pocaem que vivia. Em tantas pocas, no

    R ZESMARIA ELVIRA PIRES-TEIXEIRA

    O barril do Josezitohouve grandes gnios vindos de fam-lias humildes que no foram compreen-didos? Teria sido este av um dessesseres infortunados?

    Contudo, o sr. Simo era um conserva-dor. Um dia, ralhou comigo e com asminhas amigas por os nossos vestidosno chegarem bem aos tornozelos. Ter-amos uns 6 a 8 anos. Enfim, o seu racio-cnio estaria todo virado para o espaoe acabava por se desligar do tempo emque vivia. Poderia ser considerado umhomem de viso astral e longnqua masmope em relao ao mundo terreno esua evoluo natural de mentalidades.

    O Josezito tinha muito respeito eorgulho nos seus avs, cumprindo assuas ordens a rigor. Um dia, fomos osdois fonte do cimo da vila buscar guafresquinha para o jantar. Eu levava um jarro de vidro e ele, um barril, j velho eescuro pelo tempo. No regresso, repareique ele tinha dificuldade em carregar o barril e sugeri que trocssemos. Masque azar o meu quando, passados al-

    O SOL PERGUNTOU O sol perguntou lua, porque que ela no se ia deitar

    cedo. E a lua respondeu ao sol que no tinha sono: a mvida acrescentou.

    - Tambm quem que fazia o meu trabalho!?- Eu no avanou o sol que j fao bem a minha parte e

    os outros do outro lado, tambm no passam sem a minha pre- bem verdade continuou a lua - tu de um lado e eu do o

    l temos que olhar por todo o mundo. Por toda esta gente. Asempre o fizemos e sempre o teremos que fazer.

    - Sim, sempre cuidmos de todos eles e eles sempre a barae a queixarem-se, como se eu pudesse estar em todo o lamesmo tempo e como se tivesse um boto que regulassecomo muito bem eles querem, sempre quiseram e sempre hquerer.

    - , so quase todos uns mal-agradecidos e esto cada vezMelhor do que ningum, o sol e a lua sabem da nossa hist

    vem o que c vai e do que sempre se c passou.E esto preocupados demais e por ns! E pelos noss

    temem sobretudo pela continuao vertiginosa das noasneiras. Sim, temem sobretudo pelo futuro da vida no pla pela qual eles todos os dias e desde sempre trabalha bem, sem falhas e com toda a

    compreenso. Jos Porvinho

    POR VEZESPor vezes, No me entendem muito bem.... Nem eu a mim prprio!

    Por vezes,Tambm me fao de desentendido. da melhor convenincia e sinal de inteligncia.

    Por vezes,Porque que eu no sou mais inteligente!

    Jos Porvinho

    PECADOApetecia-me trazer-vos flores.Queria emprestar-vos msicaGostaria mesmo de vos dar prendas.Adoraria trocar cumplicidades.Desejaria embaciar-vos o olhar com a minha fala.Ainda sonho, fazer-vos tambm sonhar!E despejar todo o meu desejo!E pecar... pecar!E apesar de todos os preconceitos e constrangimentos;Reincidir, reincidir... no pecado!!!

    COMPOSIESE ABSTRACES

    guns metros, fiquei com a asa na mo eo resto feito em cacos!

    Pobre Josezito! Que grande desgraa!Desatou aos gritos como se tivesse per-dido o seu maior bem ou, mesmo, comose o mundo inteiro fosse ruir.

    As pessoas crescidas que tinham assis-tido desataram a rir-se impiedosamente j que no souberam interpretar o dramadaquele menino. O barril, mesmo velho efeio, fazia parte do seu pequeno mundo eera objecto da sua liberdade. Com ele, te-ria argumentos para sair de casa e dar umavoltinha at fonte. Eu, triste e chorandotambm, fui andando atrs dele. Algumde uma janela me repreendia no tinhasque pegar no barril. Mas eu fi-lo com boa inteno. Se no fosse o azar euteria praticado uma boa aco...

    Talvez as crianas alcancem maislonge: so puras e com sentimentos dehumanidade mais apurados. De qual-quer das formas ficou um espinho naminha conscincia: fiz sofrer muito omeu amiguinho.

    99.0 FMTel.: 236 486 500

    RDIO TRINGU

    SADESADE

    Linha SADE 24 - 800 24 24 24

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    3/20

    2009.07.15 3REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    INICIATIVAPRAIA DAS ROCAS/ A COMARCA

    Actualize j a sua assinatura anuale poupe at 48%*

    Se j a tem actualizada at Agostode 2010, pea o respectivo

    reembolso**

    * Este Vero, ao actualizar a sua assinatura de AComarca, poupa at 48%(percentagem referente aovalor de uma entrada naPraia das Rocasrelativamente assinaturamais baixa de AComarca), j que receberum convite para qualquer dia da semana naqueleempreendimento;** se tem a sua assinaturapaga at Agosto 2010 (oumais) pea o seu convitena Sede dA Comarca

    Postal de Figueir o tema do II Con-curso de Fotografia, cujas inscries estoabertas at ao dia 31 de Agosto na Casa Mu-nicipal da Juventude em Figueir dos Vinhos.

    Os interessados devero entregar os seustrabalhos pessoalmente naquele local, ou en-

    via-los por correio para a Cmara Municipal,at ao ltimo dia de Agosto.O Concurso de Fotografia Postal de Fi-

    gueir tem como objectivo final a edio deuma coleco de postais com fotografiasseleccionadas pelo jri.

    Ao vencedor do Concurso de FotografiaPostal de Figueir ser dada a possibilida-de da edio em livro, tipo brochura, at 20 pginas com fotos do vencedor alusivas aoconcelho de Figueir dos Vinhos e umaseco de 4 fotos com temas escolha dovencedor. Este livro ter uma primeira edioat 150 exemplares.

    O regulamento e ficha de inscrio estodisponveis na Casa Municipal da Juventudeou em www.cm-figueirodosvinhos.pt.

    A organizao da iniciativa cabe CmaraMunicipal de Figueir dos Vinhos.

    POSTAL DE

    FIGUEIR TEMADE 2 CONCURSODE FOTOGRAFIA

    FIGUEIR DOS VINHOS

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    4/20

    2009.07.154 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    Realizou-se no Concelho dePampilhosa da Serra, no passa-

    do fim-de-semana de 4 e 5 deJulho, a II Prova do WaypointTrail Challenge 2009.

    O Waypoint Trail Challenge um evento Turstico-desportivoque permite juntar na perfeioduas reas muito especficas: aorganizao de eventos tursti-cos de aventura e as novas te-cnologias ligadas navegao.Este evento tem a particularidadede no obrigar os concorrentesa efectuarem um trajecto obriga-trio, mas antes dar-lhes afaculdade dos mesmos escolhe-rem a sua estratgia para conse-guirem acumular o maior nmerode pontos possvel, tendo comoreferncias um roadbook fotogr-

    fico dos pontos a descobrir eque se encontram assinaladosnum mapa.

    Os cerca de 50 concorrentesdesta II Prova, comearam a che-gar Vila de Pampilhosa da Serra por volta das 11h30 do dia 4, inici-ando a Prova pelas 15h30, vindoa terminar a mesma em frente aosPaos do Concelho, entre as 12h30 e as 13h00 do dia seguinte.

    Segundo a Organizao, estaII Prova do Waypoint Trail Chal-lenge foi um sucesso quer emnmero de participantes, quer no empenhamento e colabora-o que a Autarquia proporcio-nou para que a mesma fosse um

    PAMPILHO

    DE LISBOA

    CONCELHO REPR

    II PROVA DO WAYPOINT TRAIL CHALLPAMPILHOSA DA SERRA

    O Municpio de Pampilhosa daSerra homenageia pelo segundoano consecutivo os avs do con-celho. Assim de 20 a 24 de Julho,os idosos podero contar com umleque de ofertas socioculturais ede lazer dirigidas populao sni-or, como forma de valorizar e desta-car o seu importante papel na soci-edade.

    O primeiro dia deste evento con-tar com uma Aco de Formaointitulada Estimular o Optimismona terceira Idade, e que se destinaaos agentes que directamente inter-vm com a populao idosa, nosentido de enriquecer a sua forma-o, sendo trabalhadas ferramen-tas para apoiar a prtica profissio-nal. Esta Formao conta com umn. mximo de 30 participantes para permitir uma maior qualidade na in-teraco e participao activa dosintervenientes. De referir que a ac-o ser dinamizada pelo projectoRenascer do Clube do Optimismo.

    A Animao Musical tem tambmuma tnica importante nesta come-morao, pois tem vindo a decorrer durante todo o ms de Julho, umciclo de animaes que percorrertodos os Lares e Centros de Diado Concelho, e que tm estado aser muito bem acolhidas pelosdestinatrios, cuja ltima sessoocorrer, no dia 23 de Julho.

    O policiamento de proximidade um programa da GNR de alerta para perigos como evitar as burlas,roubos, entre outros perigos, e quearrancar nesta semana, encon-trando-se agendadas as primeirassesses em Dornelas do Zzere ePampilhosa da Serra para os dias21 e 23 de Julho respectivamente,estando previstas mais sesses

    que se estendero at Agosto, nu-ma lgica de chegar populaode forma prxima e descentralizada.

    O espao Internet mais um dosequipamentos que estar dispon-vel para os avs, bem como a sua participao activa pela dinamiza-o da hora do conto e oficina deculinria para as crianas partici- pantes no programa de temposlivres Julho em Aco um ms deDiverso.

    A semana culminar com arealizao de um Torneio de Sueca,no dia 24 de Julho e que ser aberto comunidade, contando com a participao de avs e netos numconvvio inter-geracional salutar.

    II SEMANA DOSAVS

    PAMPILHOSAHOMENAGEIA

    AVS DOCONCELHO

    sucesso, o que levou a que seja j ponderado pela Organizaoque no prximo ano se realizemais uma etapa desta Provaem Pampilhosa da Serra.

    Como sempre o Municpiode Pampilhosa da Serra no poderia deixar de se associar

    a mais esta actividade, de-monstrando o seu empenha-mento na colaborao doseventos levados a cabo noConcelho, agradecendo atodos quanto contriburam para o xito alcanado nesteevento.

    PAMPILHOSENSE PREPARA NOVA APRESENTAO A 11 DE AGOSTO

    Pampilhosa da Serra na CIC 200

    O Municpio de Pampilhosa da Serra marcou tammais uma vez presena na Feira Comercial e IndustCoimbra, com um stand inovador, no qual os mvisitantes puderam apreciar as potencialidades daConcelho. O objectivo principal desta participadivulgar o Concelho de Pampilhosa da Serra e a rique o mesmo possui, nomeadamente no que respeTurismo, Floresta, Gastronomia e ao Artesanato

    O espao recebeu ainda a visita no dia 28 de Junho ado Projecto Trilhos, um encontro inter-geracional defilhos vindos de Pampilhosa da Serra.

    A Feira decorreu de 27 de Junho a 5 de Julho.

    O Municpio de Pampilhosa da Serra marcou maivez presena na Feira Internacional de ArtesanatLisboa com um stand inovador, onde a dinmica e a potencialidades foram conhecidas e reconhecidas porquantos visitaram o nosso espao. A Feira decorreu de Junho a 5 de Julho.

    O artesanato de Pampilhosa da Serra esteve muitrepresentado pelos nossos artesos, o Xisto, o Linharranjos florais foram o trao marcante da nossa prnesta edio.

    Os ritmos serranos marcaram presena atravcolectividades presentes: Rancho Folclrico de Pampda Serra, Rancho Folclrico da Casa do Concelho, RFolclrico de Dornelas do Zzere e Grupo Musical Fnidade Pampilhosense, tendo sido evidente o sucesenvolvimento dos visitantes durante as suas actua

    De salientar que a Feira Internacional de Artesesteve presente na RTP1 no programa PortugaFronteiras, com trs artesos representativos do etendo para tal convidado este Municpio para estar prno referido programa da RTP1 com um arteso.

    Para finalizar, registar uma palavra de apreo aos mPampilhosenses que visitaram o aquele espao. Foi evo seu orgulho e satisfao pelo nvel, qualidade e exceda representao do seu concelho. Mais uma vPampilhosa da Serra afirmou-se pela positiva.

    O GD Pampilho-sense j est a orga-nizar a temporada de2009/2010.

    A apresentao daequipa serrana aosseus adeptos estagendada para 11 deAgosto, data que co-incide com a inaugu-

    rao do EstdioMunicipal de Pam- pilhosa da Serra.

    A nvel de contra-taes esto j asse-gurados quatro re-foros, mas podemsurgir mais nas pr-ximas semanas.

    Segundo apurmos, a direc-o serrana tem se desdobradoem esforos para garantir maisum ou dois jogadores, atenuan-do as vrias sadas que a equipasofreu em relao a temporadatransacta. O treinador CarlosAlegre mantm-se no comandoda equipa e tem, praticamente, a

    pr-poca definida.Os trabalhos iniciam-se no

    dia 17 de Agosto estando jagendados os seguintes jo-gos de preparao:

    Dia 23 Agosto:III TorneioJorge Abrantes com a parti-cipao de Pampilhosense,Sertanense, U. Coimbra e No-gueirense.

    . 30 Agosto:Pampilhosense guias Moradal(17:00h no EstdioMunicipal dePamp. Serra)

    . 6 de Setembro:guias Moradal Pampi lhosense(17:00h Campo do

    Ventoso noEstreito). 12 de Setem-

    bro: Pampilho-sense Lousa-nense (18:30hEstdio MunicipalPamp. Serra)

    . 13 de Setembro:Pampilhosense Vit. Ser-nache (17:00h EstdioMunicipal Pamp. Serra)

    . 16 de Setembro:Pam- pilhosense Oleiros (20:00hEstdio Municipal Pamp.Serra)

    Fonte:http://dpampilhosense.blogs.sapo.pt

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    5/20

    2009.07.15 5REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    FERNANDOMARTELO

    ADVOGADO

    Rua Dr. Manuel Simes Barreiros, 15 - 1.Tel. 236 552 329 / Tlm: 918 233 205

    - 3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    Rua Luis Quaresma, 8 - 1.Tel. 236 552 286FIGUEIR DOS VINHOS

    EDUARDOFERNANDESADVOGADO

    Praa Jos Antnio Pimenta, n 9 - 1. A.Telf./Fax: 236 551 533 * 3260 - 409 FIGUEIR DOS VIN

    ADVOGADOS

    Antnio BahiaTlm: 96 647 02 99

    Amndio AntuneTlm: 96 647 02 97

    Um novo estudo dondice Concelhiode Qualidade deVida dosmunicpios doContinente, daUniversidade daBeira Interior,divulgadorecentemente,concluiu quePedrgo Grandesubiu 61 lugaresno ranking nacional. A maiorsubida no distritode Leiria e das

    maissignificativas anivel nacional.

    Esta melhoria de 61 posies deve,segundo o Presidente da Cmara,Joo Marques, ser atribuida ao es-foro para colmatar as dificuldadesinerentes a um concelho onde praticamente no existem serviosdesconcentrados do Estado, quecriam muito emprego, mais impostose, consequentemente, melhor nvel devida. Apesar disso, o autarca diz queo concelho tem conseguido captar investimento privado, da a aposta nacriao de uma nova zona industrial ena ampliao da existente.

    De acordo com o estudo de 2009,nenhum municpio do distrito deLeiria conseguiu alcanar os 30 primeiros lugares e a maioria desceude posio no ranking nacional. Nazar embora mantenha a posioda edio anterior (33.o lugar), agorao concelho do distrito que melhor qualidade de vida proporciona aosseus habitantes, seguida da MarinhaGrande (36 lugar) e Caldas da Rainha,que tambm registou uma descida(41 lugar).

    bidos, Alcobaa, Ourm, Ansioe Pedrgo Grande foram os nicosmunicpios que subiram de qualidadede vida, com os concelhos obidoensee pedroguense a registar a maior subida.

    No oposto, e a par da MarinhaGrande e Caldas da Rainha, desceramde qualidade de vida os concelhos

    RANKING DA Q

    CONCELHO SU

    PEDRGO GRAND

    de Leiria, Batalha, Peniche, Casheira de Pera, Porto de Ms, B barral, Pombal, Figueir dos VinhAlvaizere.

    Castanheira de Pera, Porto de e Alvaizere foram os concelhosmais desceram na tabela, ondcapital de Leiria, a cidade do desceu quatro posies em relao estudo anterior.

    Ainda assim, Castanheira de Po concelho da comarca que apreso melhor ndice Concelhio de Qlidade de Vida, sendo a 10 do dis

    e 103 do Pas.Em termos nacionais, oranking liderado por Lisboa, seguindAlbufeira, enquanto Nazar apaem 33 lugar, o mesmo que tinha2007, num total de 278 municpio

    Entre os 50 melhores concelhoPas, e relativamente ao distritLeiria, surgem ainda Caldas da Rabidos, Leiria e Alcobaa.

    Segundo aquele estudo,municpio do distrito com pqualidade Alvaizere.

    Uma classificao que segutendncia nacional, com os autdo trabalho a conclurem que o vai a duas velocidades: uma, de europeu, a que correm os concedo litoral e do Algarve e outra ase desloca a grande maioria concelhos do interior Norte, CenAlentejo.

    A Pinhais do Zzere Associao para o Desenvolvimento, entidade

    acreditada pela Direco-Geral doEmprego e das Relaes de Trabalho- D.G.E.R.T., tem vindo a proporcionar populao da sua rea de interven-o, um vasto leque de cursos deformao em diferentes reas.

    De entre outras intervenes emfase de execuo, nomeadamente nofomento do empreendedorismo de ba-se empresarial, no apoio criao deempresas, no apoio consultoria for-mativa proporcionada aos empreen-dedores quer na fase de criao daempresa, quer na fase da sua conso-lidao no mercado, foi tambm apro-vada a Candidatura atravs do POPH(Programa Operacional do PotencialHumano Eixo II Tipologia 2.3 Formaes Modulares Certificadas),estando agendado at Julho de 2010,um volume de formao de 15 000Horas nas reas de Hotelaria e Res-taurao, da Produo Agrcola eAnimal e de Artesanato.

    Higiene e Segurana Alimentar foia 1. Aco a dar o arranque Forma-o em 19.12.2008, na Pampilhosa daSerra e depois disso j se efectuaram2 aces em Pedrgo Grande, estan-do agendadas para prximo, idnticasaces em Castanheira da Pra eFigueir dos Vinhos. No passado dia09.07.2009, aconteceu o encerramen-to de mais uma Aco, tendo no mbi-to desta candidatura, sido j formadas57 pessoas.

    Assim, tendo tambm como objec-tivo a promoo do desenvolvimentosocioeconmico e cultural da regio,

    de uma forma integrada, atravs doaproveitamento e rendibilizao dosseus recursos endgenos, promoven-do a participao e integrao dacomunidade, esta Associao infor-

    ma que estas abertas inscries paraos interessados que pretendam enri-quecer o seu conhecimento numa dasreas aprovadas.

    Tnia de Jesus / Estgiaria

    O Plano de Pormenor da Vale deGis foi recentemente aprovado emreunio da Cmara Municipal dePedrgo Grande pela maioria social-democrata, com os votos do Presiden-te da Cmara Municipal, Dr. Joo Mar-ques e dos Vereadores Jos Graa eDr. Jos Miguel Baro. O Vereador socialista, Eng. Joo Coelho votoucontra, ainda que estando de acordo

    com a criao de uma rea de recreio elazer, envolvendo: parque de campis-mo, cais de ancoragem, parque verde ehotel. No entanto, discorda da cons-

    MAIORIA APROVA PLANO DE PORMENOR DDEPUTADO SOCIALISTA VOTA CONTRA...

    truo de uma rea residencial.O Vale do Zzere tem uma beleza

    natural constituindo um vector dife-renciador na nossa oferta turstica e,como tal, deve ser conservado e va-lorizado em termos futuros. Esta obra,a ser apoiada por fundos comunit-rios, deve constituir-se em projectoncora para o turismo e dinamizador para o repovoamento das nossas al-

    deias. De passo a passo podemoscomprometer a natureza e o patrim-nio natural, como alis, aconteceucom a orla Algarvia considerou.

    J o Presidente Joo Marques, sali-entou que estes equipamentos tu-rsticos e ora aprovados constam doPlano de Ordenamento da Albufeirado Cabril, mandado elaborar peloGoverno da Repblica, atravs doMinistrio do Ambiente/INAG.

    Referiu ainda, que aquando da ela- borao desse Plano de Pormenor asquestes ambientais foram devida-

    mente acauteladas, conforme parece-res da ARH-Lisboa Vale do Tejo,CCDRC e Ministrio do Ambiente/ICN.

    ASSOCIAO OFERECE CURSOS DE FPINHAIS DO ZZERE

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    6/20

    2009.07.156 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    FERNANDO MANATAADVOGADO- Telm.: 917277096

    Rua Dr. Manuel Simes Barreiros, N 60 - R/C. 3260 - 424 FIGUEIR DOS VINHOSTelf./Fax: 236 551 095

    ANA LCIA MANATAADVOGADA- Telm.: 912724959

    Tlm: 917 198 927 * Telf.: 236 553 470Rua Dr. Antnio Jos de Almeida, n 12 - 1. Esq.3260 - 420 FIGUEIR DOS VINHOS

    AGRADECIMENT

    ZELINDA DA CONCEIO R

    Sua filha, genro, netas erestante famlia na impos-sibilidade de o fazerempessoalmente, como eraseu desejo, vm por estemeio agradecer a todosaqueles que se incorpo-raram no funeral do seuente querido ou que dealguma forma manifesta-ram o seu pesar.

    Tratou Agncia Funerria Nogueira & Pina, lda

    Nasceu: 13.04.1921 * Faleceu: 10.07.2009Cast. de Pera / Leiria

    CABEA NA LUA, PS NA TERRAUMA TERTLIA A PROPSITO DO LIVRO INCONF

    Da esquerda para a direita: Dr. Henrique Pires Teixeira, Director do Jornal AComarca; Dr. Bernardo Campos, da CCDR-Centro; Eng. Rui Silva, Presidente daCmara Municipal de Figueir dos Vinhos e Jos Porvinho

    A Biblioteca Municipal deFigueir dos Vinhos serviu de

    palco, no dia 6 de Junho, a umatertlia destinada a reflectir sobre o mundo rural nos nos-sos dias, tendo como pano defundo o livro lanado o ano passado, Inconfidncias, donosso colaborador, Eng. JosPais, que o assina sob o pseu-dnimo de Z Porvinho. Atertlia foi presidida pelo Eng.Rui Silva, presidente do munic- pio figueiroense, e teve comoconvidado de honra, com a in-cumbncia de fazer a apresen-tao do livro e, a partir dele,aludir ao tema em reflexo, oDr. Bernardo Campos, profe-ssor universitrio e quadro su- perior da CCDR C. Presentesna mesa estavam ainda o Eng.Jos Pais, autor do livro e o di-rector deste jornal. O Dr. Ber-nardo Campos, na catalogaodo livro, e apesar do subttuloe de os textos estarem dispos-tos por datas sucessivas, dis-cordou que o mesmo pudesseser visto como um dirio, queentendia como algo mais inti-mista. Preferiu situ-lo alguresentre a crnica e a geografiasentimental e surpreendeu aabordagem de seis vectores principais: as questes ligadas natureza, que atravessam to-do o livro; um percurso sobreas tradies, fazendo refern-cias a vrias; a noo da crticadas polticas e dos costumes;a ideia da necessidade dooutro, de olhar e partilhar como outro; as questes ligadasao ordenamento do territrio,especialmente as relativas floresta; e finalmente uma ho-menagem ao feminino. Foi umadissecao das inquietaes

    do autor do livro, que perpas-sam nas suas pginas.

    Isto de resto foi logo de segui-da confirmado pela interven-o do Eng. Jos Pais, que com poesia e paixo falou das suas preocupaes com o ambientee com a floresta, ou no fosseele engenheiro florestal. Dir-se-ia que o verde que o rodeiae o cho que percorre, preenc-hem as suas nucleares preocu- paes cvicas e profissionais, percebendo-se que retira da suaactividade, no o produto des-gastado de uma contrariedadeentediante, mas um prazer ldi-co. E so fonte inspiradora dasua veia potica. E isso quadrana perfeio com o lema quedefende de andar na rua coma cabea na lua mas os ps naterra. Ele sonha com muitas

    solues na defesa da florestae da economia rural, e imaginaum novo ordenamento territori-al e um ambiente mais prezado,mas no se queda pelo sonho, porque sugere respostas prti-cas e realizveis. E desesperacom a pssima estratgia dasescolhas das polticas pblicasnum pas como o nosso com amaior biodiversidade da Euro- pa, defendendo a floresta e oturismo deveriam ser reas deaposta de Portugal.

    Tributar os prdiosrsticos como modo de

    valorizar a terraDepois das exposies feitas

    seguiu-se um debate muito ani-

    mado entre os presentes, ten-do-se destacado, pela corageme pelo surpreendente, uma pro- posta do Dr. Varandas, susten-tando a reavaliao dos pr-dios rsticos como forma deos valorizar e levar os respec-tivos proprietrios a repensa-rem a sua relao com as suas propriedades. Com esse passo, promover-se-ia a animao domercado dos prdios rsticos, j que impulsionaria as tran-saces, ao mesmo tempo quefavoreceria as receitas das au-tarquias.

    Esta proposta no foi con-sensual, mas teve o condo dedespertar para um problemaque permanece irresolvel, ouseja, o da falta de dimenso dos prdios rsticos para permitir economias rentveis.

    Um grupo de militantes socia-listas do distrito de Leiria queremque o secretrio de Estado da Pro-teco Civil, Jos Miguel Medei-ros, seja o nmero um da lista doPS por Leiria nas prximas Elei-es Legislativas, agendadas parao dia 27 de Setembro. Na listadefendida por este grupo de not-veis, a Vice-Presidente da Autar-quia de Castanheira de PeraAnaPaula Neves (na foto), um dosnomes apontados.

    Esta proposta, subscrita por Jlio Henriques, ex-governador civil de Leiria, Fernando Lopes, presidente da Cmara de Castan-heira de Pera, Joo Salgueiro, presidente da Cmara de Porto deMs, e Fernando Gonalves,director do Centro Distrital deSegurana Social, foi entregue aosecretrio geral do PS, JosScrates.

    Os proponentes defendem queo segundo lugar da lista deve ser ocupado por Joo Paulo Pedrosa, presidente da Federao Distritaldo PS, seguindo-se Diogo Coelho

    NOTVEIS D

    QUEREM AN

    SOCIALISTAS ULTIM

    - Notveis do PS querem Analistas por Leiria e Jos Miguel

    (Juventude Socialista), OsvaCastro (deputado), Odete J(deputada), Jorge Sobral (ex-asor do governador civil CaAndr), Ana Elisa (directorCentro de Formao de LeiLdia Semio (responsveaco social do CRSS de PortMs) e Ana Paula Neves (v presidente da Cmara de Casheira de Pera).

    CASTANHEIRA DE PERA INAUGURA ES inaugurado no prximo dia 23 de

    Julho o Espao Registos em Castanheirade Pera, instalado na Rua dos BombeirosVoluntrios.

    Com a abertura deste espao, a popula-o de Castanheira de Pera passa a ter acesso

    aos servios de registo civil, predial ecomercial num nico espao, evitandodeslocaes s diferentes conservatrias.

    Alm disso, o Espao Registos tam- bm inclui os balces nicos de Docu-mento nico automvel, Carto de Cida-

    do, Balco das Heranas e Divrcioscom partilha; Casa Pronta, Marca na Horae Empresa na Hora. Dentro de pouco tem- po estaro tambm disponveis os bal-ces Sucursal na Hora e Associao naHora.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    7/20

    2009.07.15 7REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    FAX 213 951 052 Rua da Estrela 61/65 * 1200-668E-MAIL: [email protected] SITE: www.jotelar.c

    BUSCA AUTOMTICA213 920 560

    73 anos aoServio daHotelaria

    ELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOSELECTRODOMSTICOS

    PRAA DO AREEIRO, 6 D/E Tel.: 218 483 311 1000 - 159 LISBOA

    2loja

    PARQUE PRIVATIVO - CLIENTESR. BERNARDIM RIBEIRO, 93 - A

    1150 - 070 LISBOA

    R. CONDE REDONDO, N 62 A/BTel.: 213 561 147 (4 linhas)

    1100 - 108 LISBO AFax: 213 150 963

    1lojaEsplanada eParque de

    Estacionamento

    - Tel. 236 553 258 -3260 FIGUEIR DOS VINHOS

    RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"RETIRO "O FIGUEIRAS"

    M a r

    i s c o s e P e t i s c o s

    CASTANHEIRA DEPS recandidata actua Cmara Municipal

    O PS vai recandidatar Cmara Municipal de Cas-tanheira de Pera o actual presidente da autarquia,Fernando Lopes, com o ob- jectivo de renovar a maioriaabsoluta.

    O nosso objectivo gan-har novamente a CmaraMunicipal, disse FernandoLopes. O candidato socia-lista justificou a sua recan-didatura como um impera-tivo de conscincia, de ticae de responsabilidade,num momento em que a au-tarquia, declarada em dese-quilbrio financeiro, est aser objecto de um plano dereequilbrio.

    Entendemos que se fo-mos ns a iniciar o plano,devemos ser ns a tentar cumpri-lo, explicou o candsublinhando que este um dos seus desgnios. Porlado, Fernando Lopes considerou que o executivo tem ode continuar o projecto que iniciou h quatro anos.

    Consideramos que este projecto tem de ter continuiestamos em melhores condies para o fazer, decacrescentando, o facto de estarem em curso os apoios do de Referncia Estratgico Nacional (QREN).

    Como prioridades, o candidato apontou a educa polticas que propiciem melhor qualidade de vida e fix pessoas. Consolidar a oferta turstica, de que a Praia dafoi o pontap de sada, outro dos objectivos da recandique no se limita a um projecto partidrio.

    um projecto para o concelho, salientou o cabea dCom 50 anos, Fernando Lopes foi eleito vereador em

    ano em que o PS conquistou, com maioria absoluta, a auao PSD e que sempre manteve desde essa data. At 200mulou o lugar de vereador com o cargo de vice-presidemunicpio, ano em que concorreu como cabea de lista e a dar a vitria ao PS.

    O PS tem actualmente trs dos cinco vereadores na CMunicipal de Castanheira de Pera, enquanto o PSD condois eleitos. O concelho tem 3.321 eleitores.

    O cabea de lista do PSD autarquia o actual presideJunta de Freguesia de Coentral, Pedro Graa.

    ACREDITO QUE SURPREENDI PECERCA DE 1200 PESSOAS AVALIZAM RECANDIDATU

    Rui Silva recandidata-se pelo Partido Social-democrata ao cargo depresidente de Cmarade Figueir.

    No almoo de apresen-tao pblica realizado no passado dia 28 de Junhono Pavilho Gimno-desportivo de Figueirdos Vinhos estiveram cer-ca de 1200 pessoas, umleque alargado de amigose apoiantes, desde verea-dores, a presidentes decmara (Pedrgo Gran-de, Ansio, Alvaizere,Pampilhosa da Serra, Pe-nela), o vice-presidente daFigueira da Foz, passan-do pelos deputados da

    Assembleia da Repblica,Oflia Moleiro e Feliciano Barrei-ras Duarte e vrios candidatos aautarquias do distrito de Leiria.

    Jos Fidalgo, presidente daComisso Poltica Concelhia doPSD iniciou os discursos paraafirmar a humildade de quem sedevota nobre misso de prosse-guir na defesa e prossecuo doideal social-democrata, na certezade estarmos a desempenhar um papel profcuo e relevante no progresso de uma terra e de umaregio, da que os critrios deexigncia por que nos regemos noPSD obrigam-nos a apresentar aoPas, os melhores em cada muni-cpio e em cada freguesia, privile-giando sempre a competncia, ahonestidade e a credibilidade,considerando, por isso que a re-candidatura do Presidente EngRui Silva a escolha natural e en-quadra-se no perfil pretendido:conhece profundamente o Con-celho de Figueir dos Vinhos, uma pessoa credvel e honesta,tem viso estratgica; tem capaci-dade e esprito de equipa, temexperincia autrquica e tem acompetncia para o cargo. Recon-hecemos o trabalho realizado, adedicao e o empenho de quetem dado provas, enquanto lder de uma equipa com resultados vi-sveis no progresso do Concelho,desenhando projectos, criandoobra e projectando o futuro.

    Jos Fidalgo afirmou, ainda queesta Comisso Poltica preten-deu com a recandidatura do Pre-sidente Eng Rui Silva dar um

    sinal claro de aprovao dotrabalho realizado neste mandatoe de renovao da confiana paraatingir o objectivo de ganhar as prximas Eleies Autrquicascom um resultado melhor e maisalargado, mas, deixou tambmcriticas, desde a tomada de posseque muita gente est de olho naCmara Municipal. Vemos por amuitos treinadores de bancada.Profissionais do palpite e dacrtica destrutiva que no olham ameios para denegrir o trabalho dosoutros, seja por ignorncia, invejaou despeito. Dizer isto afirmar de uma forma muito clara o quantonos distanciamos de um popu-lismo balofo e sem credibilidade.Podemos, l fora, ouvir dizer mui-ta coisa sobre estes trs anos emeio. Mas, h uma coisa que po-demos com segurana dizer: queFigueir mudou e vai continuar amudar - para concluir afirmando,se no fosse o Presidente Rui Sil-va no tnhamos em Figueir o In-termarch e o Mini Preo, o pri-meiro parque elico do Concelho,a requalificao da Rua Dr. Ma-nuel Simes Barreiros e da antigaPraa de Txis, a Av. 24 de Junho,a rectificao daquelequelho a quechamaram Rua Maral Pires Tei-xeira, abertura da Av. do Polo deFormao no Cabeo ao Bairro Te-filo Braga, a pista de Pesca Des- portiva no Poeiro. Se no fosse oPresidente Rui Silva, as cinco Fre-guesias do Concelho - Bairradas,Arega, Aguda, Figueir e Campelono tinham recebido neste manda-

    to cerca de um milho de Euros para as suas actividades.

    Paulo Grinaldi, Presidente daJSD Figueiroense tambm usouda palavra para enfatizar a con-fiana que o partido, onde se incluia J, tem em Rui Silva e para oelogiar, chegando mesmo a afirmar que o Presidente Rui Silva fezmais nestes 3 anos e meio que oanterior Executivo em 16!

    Presente nesta cerimnia estevetambm Pedro Passos Coelho,figura nacional do partido laranja,que veio falar na nova esperanaque nasceu com as eleies Eu-ropeias e que demonstraram que possvel ao partido ganhar eleiese em especial nos dois actoseleitorais que se vo seguir.. Per-cebemos que o pas est prximode fazer uma mudana - dissePedro Paos Coelho que apro-veitou para fazer duras criticas aoGoverno Socialista, em particular Auto-estrada rosa. Terminoudesejando a Rui Silva um bommandato.

    J o candidato Rui Silva confes-sou que tem recebido muitosapelos de gente de todas as idades,de todos os extractos sociais emesmo dos diversos quadrantes polticos, que no o fascnio pelo poder que me move mas simo meu desempenho ser feito emfuno dos anseios, das aspiraese dos sonhos de quem me delegouessa responsabilidade.

    Certo de que contribuiu paraque os figueiroenses se sentissemmais felizes disse-se de consci-

    ncia tranquila. Rui Silva fez,depois, um balano da actividadedesenvolvida nestes trs anos emeio, aproveitando para lembrar as grandes bandeiras por si levan-tadas h quatro anos como sendoa descentralizao real e efectivacom a distribuio de mais de ummilho de euros pelas cinco fre-guesias, entre outros j enumera-dos, nomeadamente na interven-o de Jos Fidalgo. A rea socialobteve especial ateno nesteexecutivo.

    Depois de enumerar as grandese pequenas obras concludas,falou tambm de outras em execu-o, ou projectadas e prontas acomear, agora que comeam achegar os dinheiros do QREN. Ocandidato no esqueceu a equipaque o ajudou e dirigiu-lhes pala-vras de gratido e reconhecimen-to em especial a lvaro Gonal-ves, amigo e profissional pelaluta, envolvimento e solidarieda-de incondicional demonstradas.

    Antes de terminar, Rui Silva prometeu continuar a trabalhar de forma sria, humilde, transpa-rente, rigorosa, ouvindo opiniese sugestes. A minha poltica, e sempre ser uma poltica de proximidade - afirmou.

    No que respeita aos candidatoss juntas de freguesia, por Figuei-r dos Vinhos concorre Felipe Sil-va, em Arega o candidato Manu-el Teixeira, em Aguda, SrgioHiplito; em Campelo, VitalinoEnriques e, pelas Bairradas, Car-los Martins.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    8/20

    2009.07.158 REGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CAST ..... PERAPERAPERAPERAPERA

    TEMPO DE NOS PREPARARMOS PACASTANHEIRENSES DE MOS DADAS - LITERALMENTE!

    As comemoraes do 95

    Aniversrio do Dia doConcelho de Castanheirade Pera, ainda quereduzidas a apenas umdia, voltaram - e noestamos a cair num lugarcomum - a deixar bemvincado o orgulhocastanheirense e umaauto-estima bem em alta.Este ano, emborareduzidas ao Sbado - dia4 e Dia do Concelho - adata comeou a serassinalada Sexta-feira,dia 3 de Julho noite,com a abertura dasTasquinhas e um Baile naPraa do Forum.No Dia do Concelhohouve um prestigianteprograma de celebraes:Inauguraes - de obras ede exposies, SessoSolene, cerimniasreligiosas, almoopopular, musica popularcom concertinas,espectculo com AdelaideFerreira e baile.E foi com um sorriso deesperana, f no futuro e- literalmente - de mosdadas que oscastanheirensesfestejararam mais umaniversrio de elevao aconcelho.

    A Sesso Solene realizada noDia do Concelho, teve este ano,novamente, a presidi-la o Gover-nador Civil de Leiria, Prof. Dr.Paiva de Carvalho. Realce, ainda, para a presena do Vice-Presidenteda Autarquia de Figueir dos Vin-hos, (Dr. lvaro Gonalves); doex-Deputado e actual Provedor doINATEL, Kalids Barreto; do ex-Deputado, ex-Presidente da Au-tarquia Castanheirense e ex-Go-vernador Civil de Leiria, JlioHenriques os presidentes dasJuntas de Freguesia do Coentral(Pedro Graa) e de Castanheira dePera (Joo Rodrigues), e elementosda Assembleia Municipal, daAssociao das Casas Regionaisem Lisboa ali representada por uma delegao composta por v-rios elementos de vrias casasconcelhias - entre elas a de Castan-heira de Pera em Lisboa, entremuitos outros que lotaram o Salo Nobre.

    As intervenes dos Autarcascastanheirenses - Conceio Soa-res, Presidente da AssembleiaMunicipal e Fernando Lopes,

    Presidente da Autarquia - sempremuito aguardas pelo primor da suaelaborao, constituram autnti-cos hinos. Foram duas interven-es espectaculares que o prprioGovernador Civil no se cansoude elogiar. A interveno de Con-ceio Soares terminaria com ummomento inesperado quando aAutarca quebrou o protocolo e pediu para que todos os presentesse levantassem e, de p e de mosdadas, cantassem em unssonouma cano castanheirense. Boni-to... e de arrepiar

    A Presidente da AssembleiaMunicipal, Prof. So Soares foia primeira a intervir. Uma inter-veno que nos apetecia - semel-hana da do Prof. Fernando Lopes- aqui reproduzir na integra.H homens que lutam um dia,e so bons;H outros que lutam um ano, eso melhores;H aqueles que lutam muitosanos, e so muito bons;Porm h os que lutam toda avidaEstes so os imprescindveis

    Foi com esta citao de algumque Conceio Soares comeou asua interveno, para comple-mentar logo de seguida afirmando, sem dvida, desta fibra, queso feitos os Castanheirenses.

    E, continuou afirmando olhan-do nossa volta, nas paredes quenos acolhem, podemos contem- plar os que traaram os destinosdo nosso concelho. Num tempo,escolheram os caminhos a seguir. Nem sempre foram escolhas f-ceis, nem sempre foram aplaudi-dos por todos os Castanheiren-ses, mas todos eles, acredito, escol-heram, pensando no crescimentoda nossa terra. O sucesso conse-gue-se com deciso, confiana e persistncia, no com desnimo,indeciso e lamrias. E o povo deCastanheira sabe disso muito bem,

    e por essa razo, que o trabalhosempre norteou o seu trajecto.

    Mais frente, Conceio Soaresconsiderou ser este um tempoem que necessrio unirmo-nosde novo, no apenas para estarmos juntos, mas principalmente, parafazermos algo em conjunto.

    fcil, culpar a crise ou a inefi-ccia dos polticos, para a situaoem que nos encontramos, maisfcil encolher os ombros e dizer que no podemos fazer nada.Mas, no desta fibra que feitoum Castanheirense verdadeiro, ser conformista nunca fez parte donosso catlogo de valores.

    H 95 anos - lembrou Con-ceio Soares - o deputado Sr.Bissaya Barreto Rosa, aquando dasesso inaugural do nosso con-celho, afirmou que Tendo nsvencido a primeira parte da nossa jornada em prol do progresso danossa terra, no podemos arrumar as armas e dormir sobre os lourosda vitria. Com o mesmo ardor ecom a mesma f, devemos trabal-har sem sossego e sem descanso para o engrandecimento e felicida-de do nosso concelho.

    Unio, valores, fibra doscastanheirenses, foram a tnicada interveno da Presidente daAssembleia Municipal, mas tam- bm de estimulo e esperana, preciso dar resposta aos pro- blemas que no dia-a-dia nos afli-gem; mas s um esforo colectivo,sem desnimos e visando o bemcomum, pondo de lado interesses pessoais e partidrios, nos levara bom porto. Sempre fomosuma gente determinada, que sem- pre soube, perante a adversidade,arregaar as mangas e utilizar asmos, no para atirar pedras aosoutros, mas para construir solu-es. A nossa histria local,quando se referir a ns, continuara faz-lo com o orgulho de algumque nos viu vencer - afirmou.

    De seguida, usou da palavra oPresidente Fernando Lopes, paramais uma interveno que prendeutodos os presentes - e que enchiamo Salo Nobre - atentamente da primeira ltima palavra.

    Reflexo, homenagem, reconhe-cimento e agradecimento, esperan-a e um perfeito conhecimento doque se pretende para castanheirae qual o rumo, foram as tnicas dainterveno do Autarca queafirmou Castanheira de Peracomemora hoje o seu 95 aniver-srio, uma data importante e dereferncia para o nosso concelho.Um dia propcio a reflectirmossobre o presente, conscientes queo mais importante prepararmoso futuro mas sem, contudo,esquecer o passado.

    Vem pois, a propsito recordar todos os castanheirenses passadose presentes que se dedicaram causa pblica e ao concelho. Por tudo o que fizeram em prol da co-munidade, presto-lhes a merecidahomenagem recordando-os comrespeito e admirao pelos seusfeitos.

    Assumamos pois, este momen-to de comemorao como ummomento de capital importncia,que deve suscitar participao detodos, contribuir para uma reflexosobre os desafios que se nos colo-cam nos prximos anos e que, nos, nos habilite a formar um olhar sobre o futuro, mas tambm seassuma como um momento privi-legiado de incentivo e passagemde testemunho para as geraesmais novas. Assumamos estemomento de comemorao comoum momento privilegiado dereforo de unidade concelhia e afir-mao da continuidade enquantounidade territorial e institucional.

    Mas assumamos, tambm, estemomento de comemorao comoum momento singular para olhar-mos para ns com honestidade,

    verdade e conscincia. esta a melhor homenagem

    que se pode fazer a todos aquelesque, ao longo dos tempos, deramo seu contributo para acontecer Castanheira.

    esta a forma mais objectivade ligarmos o passado com ofuturo e expressarmos nossaadmirao pelos homens que, em1914, deram incio a esta caminha-da a que ns, modestamente,damos continuidade.

    Para alm da reflexo que estesdias sempre implicam, no nos parece muito prprio enumerar todas as obras feitas ou sequer aquelas que gostaramos de ter realizado.

    Temos, no entanto, plena cons-cincia que nem tudo tem corridoda forma como mais gostaramos,de que no foi possvel fazer tudo,mas tambm temos conscincia deque, em alguns casos, supermosem muito aquilo a que nos propu-semos.

    No podemos fazer esta avalia-o tendo apenas em linha deconta a obra fsica. Temos que falar das pessoas, da educao, da in-cluso social, da cultura, da satis-fao das necessidades bsicas etambm dos interesses regionais.

    Neste domnio, esquecendo olimite estreito das nossas frontei-ras municipais, nossa obrigaolembrar as lutas travadas em favor de uma regio mais coesa e maissolidria, em defesa das aspiraesda regio do Pinhal Interior Nortee das suas aspiraes em termosde acessibilidades que, ainda que justas e merecidas, comeam a ser postas em causa por meras op-es de poltica partidria, duvi-dosas. pois, o momento indica-do para, perdoem-me o termo,convidar todos os colegas autarcasda regio, fazendo tbua rasa dasdivergncias partidrias nacionais,a solidarizarem-se connosco na

    defesa, intransigente, das no

    populaes. um direito, msobretudo, um dever.Fernando Lopes, falou de

    da obras fsicas a inaugurar etras feitas durante o seu mandconsiderando, no entanto, colocando sempre as pessoalinha da frente das nossas pre paes, elegemos a qualidadvida e a promoo da auto-esde todos os cidados como ra primeira da nossa aco.

    Para o Autarca, CastanheirPera enfrenta hoje importantdecisivos desafios que impvencer. Conseguir uma part pao efectiva dos muncipegesto dos interesses do conc pois, tarefa prioritria da qno devemos abdicar. Urge papostar na formao dos cidaincutindo-lhes sentido da ressabilidade.

    o tempo da transformamas tambm o tempo da otunidade e da consciencializa um tempo que no se compacom preguia ou dependnciatemtica. o tempo de nos prrarmos, decisivamente, parfuturo, um futuro gerador de otunidades potenciadoras de inativas inovadoras e criativas por isso mesmo que pensar tanheira jamais poder signifcrepitar lgrimas. Ao invs, designificar festejar amanhs, rvfrondosas com razes profunque ajudmos a plantar e que dia regamos com jorros de erana. , precisamente, por que necessrio comemorar Ctanheira com a coragem de afroos seus problemas e com a cono de que, unidos, temos a ccidade de ultrapassar as difidades que se nos deparam. A tanheira que queremos comemdeve ser aquela em que ningespera que as coisas mudemsi, mas onde todos devem scomo dever seu melhorar a sedade em que se inseremconcluiu o Autarca.

    Finalmente, usou da palavGovernador Civil de Leiria, PDr. Paiva de Carvalho, que de parabns a Castanheira de Pe obra que ali tem sido feita; Cfessou-se emocionado semprevisita Castanheira de Pera eorgulho por ali sentir um pucolectivo; rasgou grandes eloaos discursos dos Autarcastanheirenes que antecederasua interveno; realou a focomo os castanheirenses se nem no Dia do Concelho (naluso ao salo Nobre, compmente cheio e com pessoaacompanharem j do lado de fConsiderou estar CastanheirPera no caminho certo, refedo-se estratgia local, consrando neste particular, que o balho tudo vence. Paiva de valho terminou com palavraestmulo e confiana, parafrasdo Obama Sim, Ns conguimos!

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    9/20

    2009.07.15 9REGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CASTREGIO - DIA DO CONCELHO CAST ..... PERAPERAPERAPERAPERA

    Telef.:236 552 360 * 236 552 340 *MAIL:[email protected]

    Todos os quartos c/ Casa de Banho Privativa,Aquecimento Central, TV e Telefone

    Rua Major Neutel de Abreu, 155 * Apartado 1 * 3260 Figueir dos Vinhos

    T O D O

    S o s

    q u a r t o

    s e q u i

    p a d o s

    c o m

    A r C o

    n d i c i o

    n a d o

    Casa do Tempo assinalou Dia doMunicpio de Castanheira de Pera com aabertura de uma sugestiva exposio de pintura, intitulada O Meu Olhar, protagonizada por Fernanda Claro,Manuela Machado e Olga Bento. Foi,sem dvida, uma das mais participadasinauguraes de exposies, em Castan-heira de Pera.

    Embora se encontrem a residir em Lis- boa, as artistas no escondem o orgulhode ter as suas razes no Coentral, emCastanheira de Pera e, no dia em que oConcelho celebra o seu 95 Aniversrio,fizeram tambm questo de se juntar aosdemais castanheirenses com esta expo-sio que sugestivamente intitularam deO Meu Olhar, onde nos guiam por uma exploso de prticas e estilos pict-

    FERNANDA CLARO, MANUELA MACHADO EOLGA BENTO APRESENTAM O MEU OLHAR

    EXPOSIO NA CASA DO TEMPO

    ricos que, entre a diferena e a multiplici-dade, nos levam ao encontro da essnciado belo. o re-quinte da pintura em porcelana, a profundidade da pintura emtela ou o pormenor da pintura em porce-lana, azulejo, faiana e tecido que notabi-liza o trabalho destas artistas e que fazdesta mostra uma ocasio privilegiada para o espectador apreciar obras parti-cularmente apelativas e para se habilitar a ganhar uma das peas que se destinama ser sorteadas a favor de algumas Insti-tuies locais.

    A exposio O Meu Olhar estar patente na Sala de exposies tempo-rrias da Casa do Tempo, de 4 a 28 deJulho, designadamente de Tera aDomingo das 14h00 s 19h00 19h30s 21h30.

    INAUGURAES ASSINALAM DEXPOSIO, MINI CAMPO DE FUTEBOL, PRACET

    INAUGURADA PRACETA 15 DE NOVENTRADA SUL DAS ROCAS EST MAIS BONITA

    Fruto de uma parceria activa, assente nos mais elevados princpios dasolidariedade institucional e respeito mtuo, estabelecida entre a Freguesia deCastanheira de Pera e Cmara Municipal, tem sido possvel levar a cabo vriasintervenes no mbito da qualificao do espao urbano. disso exemplo o arranjourbanstico da entrada sul do Parque Azul, que hoje se inaugura, ao qual, por deliberao camarria, foi decidido dar o nome dePraceta 15 de Novembro.

    Entendemos, assim, ter, desta forma, feito justia e assinalar a nossa gneseadministrativa com a data da fundao da freguesia - Prof. Fernando Lopes.

    INAUGURACAMPO DE

    MAIS CONDIPRTICA DESP

    JARDIM DE INFNCIA INAUGURADUM DIA HISTRICO

    Indiscutvel exemplo das opes que, sem hesitaes, assumimos no incio donosso mandato tambm o novo Jardim de Infncia de Castanheira de Pera. Enten-demos que o dia de hoje constitui um marco importante para o concelho que passaa dispor, agora sim, de um novo estabelecimento de ensino pr-escolar, dotado decondies adequadas s exigncias dos tempos modernos e que em tudo contrastacom o anterior. (...) um espao que, por direito prprio, delas e para elas (crian-as), o espao onde, por direito prprio, elas vo aprender a vida, nica e irrepetvel.

    Um espao em que a infncia no pra de brincar! (...) fazemos justia e proporcio-namos maior igualdade de oportunidades s nossas crianas. - Prof. Fern. Lopes.

    O segundo (relvado), que hoje inguramos, porque constituindo uma nvalncia desportiva, muito contribura a melhoria da prtica desportivaespao urbano. Atravs de uma parcentre o Instituto do Desporto de Pogal, a Federao Portuguesa de Fute o Municpio de Castanheira de Pfoi possvel, num curto espao de t po, criar condies apropriadas e degurana, no s para estimular a prdesportiva, mas tambm torn-la macessvel a todos. - Prof . Fern. Lopes

    RELVADO D

    QUALIDADE!..

    O primeiro (Campo de Futebo11 de Castanheira) recebeu a Cercao FIFA duas estrelas, o mais galardo atribudo para relvados siticos, que atesta uma qualidade supe

    (...) vai ser entregue pelo consrconstrutor.. - Prof . Fern. Lopes.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    10/20

    2009.07.1510 REGIOREGIOREGIOREGIOREGIO

    IDOSOS EM SEGURANTARDE SNIOR EM FIGUEIR

    A Cmara Municipalde Figueir dos Vinhos- atravs do Gabinetede Aco Social - emcolaborao com aGuarda NacionalRepublicana eBombeirosVoluntrios, organizouuma Tarde Sniordirigida a todos osidosos do Concelho(Institucionalizados enoInstitucionalizados)com o objectivo deproporcionar umatarde diferente.

    Esta iniciativa, que decorreu noPavilho Gimnodesportivo, contou coma colaborao da Guarda NacionalRepublicana e dos Bombeiros Volun-trios para uma sesso de esclarecimen-to sobre a temtica Idosos em Segu-rana.

    A seguir sesso de esclarecimento,a Cmara Municipal ofereceu um lanchecom momento musical ao som deacordeo aos cerca de 120 idosos pre-sentes.

    Para alm deste momento ldico,ressalta desta iniciativa a preocupa-oda Cmara Municipal de Figueir dosVinhos com os mais idosos, no s pro- porcionando-lhes iniciativas conjuntasmas essencialmente alertando-os para problemticas com que se podem deparar no dia a dia.

    semelhana de anos anterio-res, entre 20 de Julho e 14 de Agostoir decorrer mais um VivPraia,na Praia Fluvial Ana de Aviz e PraiaFluvial Fragas de S. Simo.

    Esta iniciativa, promovida peloMunicpio de Figueir dos Vinhose pelo Projecto Figuei-r Cons-truir para a incluso, integra umdiverso programa de animao aoar livre com vista promoo equalificao das Praias Fluviais, propondo-se, assim, o aproveita-mento de sinergias locais comgrande qualidade ambiental.

    O VivPraia ir estar duas se-manas em cada praia, sendo que,vai alternando no fim de cada se-mana pela praia fluvial de AldeiaAna de Aviz e pela praia fluvial dasFragas de So Simo.

    Este programa de animao contm

    VIV PRAIAANIMAO NAS PRAIAS FIGUE

    actividades recreativas, desportivase ldico-pedaggicas, entre as quaisse destacam jogos aquticos, escala-da, jogos com GPS, jogos de cordas,atelier de pintura de t-shirts, caaao tesouro entre outros. Na PraiaFluvial Ana de Aviz estar tambm presente uma biblioteca de praia.

    As actividades dirigem-se aos jovens entre os 6 e os 18 anos, eestaro asseguradas por tcnicosdas entidades promotoras e por uma empresa de animao tursti-ca. Autarquia ir, ainda, disponibi-lizar transporte.

    Para mais informaes os inte-ressados podero dirigir-se sededo Projecto Figueir Construir para a Incluso, sedeado no Bair-ro Tefilo Braga n. 45 ou pelo tele-fone 96 1303047 ou em www.cm-figueirodosvinhos.pt

    Mais de 150 atletas marcaram presena nasexta edio do Triatlo do Zzere - PedrgoGrande, realizado na tarde de sbado, 1 deJulho, entre a barragem do Cabril e o centroda vila, com a meta instalada no parque daDevessa, junto Cmara Municipal.

    Vasco Pessoa e Brbara Clemente, ambosdo Halcon/Spiuk/Olmpico de Oeiras,voltaram a competir em Portugal aps participaes internacionais e alcanaram oresultado mais desejado: a vitria.

    Vasco Pessoa, satisfeito com a vitriadestacou a boa organizao da etapa pedroguense, numa modalidade que continuaa crescer muito por causa da atleta VanessaFernandes.

    No escalo feminino, Brbara Clementeconfessou gostar desta etapa por causa dassuas caractersticas e espera ser seleccionada para o Campeonato do Mundo de sub-23,que se vai realizar na Austrlia, para isso ir continuar a trabalhar.

    Repetindo o triunfo do ano passado, o atleta do Olmpico de Oeiras completou oTriatlo de Pedrgo Grande com o tempo de 01h08m01s, sendo nove segundos maisrpido do que Joo Serrano (SR Camarnal), segundo classificado. O ltimo lugar do pdio pertenceu ao jnior Miguel Fernandes (01h08m48s).

    Na competio feminina a oeirense Brbara Clemente garantiu a vitria com otempo de 01h17m27s. Raquel Rocha (Alhandra Sporting Clube), que terminou doisminutos e trs segundos e Joana Marques (01h21m46s), ainda do Olmpico de Oeiras,completaram o pdio.

    Na dcima etapa da Taa de Portugal (competio destinada s equipas), o Halcon/Spiuk/Olmpico de Oeiras saiu vencedor em masculinos (Vasco Pessoa vencedor,Miguel Fernandes terceiro e Jos Estrangeiro quarto) e femininos (Brbara Clementevencedora, Joana Marques terceira e Filomena Gomes 13.).

    Quanto aos restantes lugares do pdio, em masculinos, ficaram as equipas doCompeed-Tri-Oeste e do SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy; em femininos,

    Alhandra Sporting Clube e Compeed-Tri-Oeste.A prova foi disputada na distncia sprint e comeou com 750 metros de natao,seguiram-se 20 quilmetros de ciclismo e finalmente 5 de corrida.

    No final desta prova, Joo Marques, presidente da Cmara Municipal de PedrgoGrande mostrava-se satisfeito com a adeso de participantes e fez um balano positivoda mesma. sempre bom dar a conhecer a nossa terra e as nossas belezas disse oautarca sublinhando assim um dos objectivos cimeiros da autarquia que divulgar turisticamente Pedrgo Grande. Joo Marques lamentou apenas a pouca adeso deespectadores mas pretende que a prova continue a realizar-se no seu concelho.Omesmo balano positivo foi feito por Jos Lus Ferreira, presidente da Federao deTriatlo de Portugal (FTP), que acrescentou que esta prova tem crescendo e umamodalidade com grande incremento em nmero de atletas e na qualidade das suas prestaes. Devido aos objectivos de implementar a prova em todo o territrionacional, o concelho pedroguense continuar a ser uma aposta da federao, agora quea modalidade cresce cerca de 20 por cento ao ano.

    O VI Triatlo do Zzere - Pedrgo Grande foi organizado pela Cmara Municipalde Pedrgo Grande e da Federao de Triatlo de Portugal.

    A prxima etapa da Taa de Portugal realiza-se no final do ms, 26 de Julho, emPenacova. A prxima etapa da Taa de Portugal realiza-se no final do ms, 26 deJulho, em Penacova.

    MAIS DE 150 ATLETAS NO

    VI TRIATLO DO ZZERE

    PEDRGO GRANDE

    - Vasco Pessoa e Brbara Clemente vencem em Pedrgo Grande

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    11/20

    2009.07.15 11DESPORDESPORDESPORDESPORDESPOR TTTTTOOOOO

    TUBARO DA DISPROMETIDO... E CUMPRIDO!

    Ricardo Silva - avanado do Pedroguense, o tubardistritais e melhor marcador de todos os campeonatos nana poca 2008/09. Esse feito fez com que tivesse sido mreportagem no Maisfutebol, programa da TVI24, propoum excelente momento. Encontrmos o goleador quQueiroz precisa: chama-se Ricardo Silva e o TubDistrital - ouviu-se. Nas fotos, pormenores da reprealizada no S. Mateus, durante a estreia do relvadoconfirmou Ricardo Silva como goleador-mor dos campportugueses com 60 golos.

    Datas previstas para os incios doscampeonatos Distritais de Leiria

    Segundo o site oficial da AF Leiria, as datas previstas para os inciosdos campeonatos distitais so as seguintes:Diviso de Honra (Seniores)- 20 de SetembroDiviso de Honra (Juniores)- 10 de OutubroDiviso de Honra (Juvenis)- 10 de OutubroDiviso de Honra (Iniciados)- 18 de Outubro

    Segundo o site oficia l da AF.Leiria, a diviso de Honra deveter incio a 20 de Setembro.

    O organismo que tutela ofutebol distrital, no divulgouainda a data da 1distrital, emvirtude de ainda no se saber,qual o nmero de equipas parti-cipantes. Recorde-se que natemporada passada, inscreve-ram-se 33 equipas na 1distrital,o que provocou que a Zona Norte tivesse 17 equipas e aZona Sul 16.

    O mdio Palhais o mais re-

    cente reforo do Pedroguense.O jogador representou na lti-ma poca o Ansio, onde secotou como uma das principaisfiguras. Trata-se de mais um re-foro para a turma que, como javanmos em edies anteri-ores, vai ser comandado por Ricardo Silva (na foto), tcnicoque foi adjunto de Vtor Gatono Sp.Pombal B e de Jorge Ro-lo no Guiense. Como tcnico principal estreou-se no Ansioe na segunda poca como trei-nador principal, conquistou ottulo distrital da 1diviso. Est-a ser a sua terceira poca co-mo treinador principal

    Alm de Palhais, so tambmreforos do Pedroguense, LusFilipe (ex-Sernache), Joo Pal-heira (ex-Fig.Vinhos), Pitu (ex-Jnior do Sp.Pombal), PauloJorge (ex-C.Pera), Andr Silva(ex-Ansio) e Normando (ex-Ave-larense). Fala-se, tambm, no pos-svel regreso de Rabaa que hduas pocas fez furor na segun-da metade do Campeonato daDiviso de Honra, durante aqual, apontou mais de 20 golos pelo Pedroguense. Na poca passada, embora tenha reno-vado pelo Pedroguense, desa- pareceu misteriosamente.

    Realce para o regresso de al-guns jogadores da casa, co-mo so o caso de Joo Palheira,Paulo Jorge e Lus Filipe, osdois primeiros feitos nos es-cales de formao do clube,

    PALHAIS O STIMO REFOROPEDROGUENSE PREPARA POCA

    - ... e fala-se no regresso de Rabaa

    eo ltimo h muito a jogar emPedrgo, apenas interrom- pendo na poca passada.

    No que diz respeito a renova-es, esto j confirmadas asde Sergito, Madeiras, Fbio,Filipe, Chinoca, Edson, LuisAntnio, Dani, Ricardo Silva,Joo Raposo, Hlder Vaz, Poetae Nuno Aguiar.

    No captulo das sadas, real-ce para Tt que, por motivos profissionais, abandona ofutebol. Tambm o guarda-redes Miguel e os defesa Tonie Marco Ferreira saiem, todoscom destino ao Sporting dePombal, se bem que este ltimo para aos 28 anos abraar acarreira de treinador, comoresponsvel pelos jniores pombalenes

    Trio deregressosrefora

    Desportiva deFigueir dos

    VinhosA estabilidade e continui-

    dade, que to bons resulta-dos tem dado, continuam aser a poltica da Desportivade Figueir dos Vinhos.Assim, poder dizer-se quenas ltimas pocas osmelhores reforos so asrenovaes. Ainda assim,esta poca, realce para o

    regresso a casa de Joo Ri- beiro e Estvo (ex-Sp.Pombal) e Fernando Morais(ex-Jnior do Sp. Pombal), osdois ltimos formados nascamadas jovens da Despor-tiva, o primeiro, um jovemque no sendo formadonesta equipa, j defendeudurante dois anos as suascores, antes de rumar equi- pa de Pombal para disoutar os campeonatos nacionais.

    A equipa que continuara ser comandada por Paulo Neves garantiu as perma-nncias de Tendinha, Joel,T Alves, Futre, Joo Pe-dro, Rafael, Z Napoleo,

    Renato, Joo Pais, BrunoRosa, Beto, Paulo Neves eMicael. So promovidos equipa snior, Alexandre,Pedro, Jos Afonso e Lim- pinho. A aquisio de um ponta-de-lana continua aser o principal objectivo,mas sem entrar em loucu-ras como tem sido a polticadeste clube.

    Piturra e Joo Palheira sosadas confirmadas.Banco novo, relvado novo... reforos novos.

    Nova poca preparada a tempo e horas.

    Ricardo Silva, na poca2008/09 ponta de lana do Re-creio Pedroguense, dos distri-

    tais da AF Leiria, marcou nadamais, nada menos do que 60golos nesta poca, sendo omelhor marcador de todos oscampeonatos em Portugal.

    A disputar a 1 Distrital avan-ado pedroguense cedo perce- beu que o seu futebol era deoutro campeonato. Foi, certa-mente, isso que o levou a fazer uma aposta consigo mesmo emcomo alcanaria os 60 golosdurante a poca. Uma apos-ta que lhe veio trazer mais es-timulo e que Ricardo Silva viriaa ganhar mesmo na ltima jor-nada, em casa frente aos Casei-rinhos, num jogo que teve hon-ras de presena de um canalde televiso (TVI24) que veioconfirmar no local, depois dealgumas jornadas antes, ter trazido o jogador ribaltaquando o programa MaisFute- bol da TVI24 transmitiu umapontamento. Na atura, o avan-ado tinha ainda apenas 50golos e reiterou a aposta, agoratambm promessa. Dito e feito.

    Aos 28 anos, Ricardo Silva,o tubaro da distrital como conhecido, uma promessa...cumprida.

    Com as cmaras no estdio,Ricardo Silva, no ltimo jogo docampeonato, assinou os quatrogolos que estavam em falta pa-ra o compromisso assumido.Compromisso que muito cedosofreu complicado revs com aeliminao precoce do RecreioPedroguense na Taa Distrital.

    Para o ano, ao que tudo indi-ca visto j ter renovado, vamoscontinuar a ver o Ricardo Silvaa evoluir com a camisola negrado Recreio, nos campos do dis-trito de Leiria, agora na Honra.

    Promete!

    DIVISO DE HONRA COMEA A 20 SETEMBNA 1 DIVISO AINDA NO SE SABEM QUANTAS EQUIPAS PARTICI

    Segundo conseguimos apu-rar, aps alguma indeciso,Caseirinhos e o Motor Clubevo mesmo participar nos cam-

    peonatos distritais da prximapoca. Por outro lado, estconfirmado o regresso doAtouguiense aos distritais.

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    12/20

    2009.07.1512 PUBPUBPUBPUBPUB ..... OBRIGAOBRIGAOBRIGAOBRIGAOBRIGATRIATRIATRIATRIATRIACARTRIO NOTARIAL DA SERTDE TERESA VALENTINA SANTOS

    JUSTIFICAOCertifico que por escritura de quinze de Julho de dois mil e nove, no Cartrio Notarial da Sert deTeresa Valentina Cristvo Santos, lavrada de folhas cento e quarenta e uma a folhas cento equarenta e cinco verso, do livro de notas para escrituras diversas nmero oitenta e quatro- F, compareceram:ISIDRO LOPES FERNANDES e mulher ALMERINDA DAVID CARVALHO FERNANDES,casados sob o regime da comunho geral de bens, naturais da freguesia e concelho de PedrgoGrande, onde residente habitualmente no lugar de M Grande, E DECLARARAM:Que so donos e legtimos possuidores, com excluso de outrem, dos seguintes prdios:UM - Rstico, sito em Casal, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, composto de pinhal e mato,com a rea de setecentos e trinta metros quadrados, a confrontar do norte e poente com AbertoCarreira, sul com David Henriques e nascente com Etelvino Henriques, inscrito na matriz sob oartigo 1337, no descrito no Registo Predial.DOIS - Rstico, sito em Vale das Abelheiras, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, composto

    de pinhal e mato, com a rea de dois mil oitocentos e trinta e cinco metros quadrados, a confrontar do norte com lvaro Correia, sul com Francisco Nunes Fernandes, nascente com Francisco Pirese poente com herdeiros de Alfredo Pires, inscrito na matriz sob o artigo 1348, no descrito noRegisto Predial.TRS - Rstico, sito em Vale da Vila, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, composto de pinhal e mato, com a rea de oitocentos e quarenta metros quadrados, a confrontar do norte comManuel Nunes Fernandes, sul e poente com herdeiros de Antnio Antunes e nascente com herdeirosde Bernardino Antunes, inscrito na matriz sob o artigo 339, no descrito no Registo Predial.QUATRO - Onze vinte avos do prdio rstico, sito em Cabeo da Aguda ou Cabea da Aguda,freguesia e concelho de Pedrgo Grande, composto de pinhal e mato, com a rea de quarenta esete mil oitocentos e sessenta metros quadrados, a confrontar do norte com a ribeira de Pra, sulcom a estrada, nascente com o viso e poente com Etelvino Henriques, inscrito na matriz sob o artigo19254, descrito na Conservatria do Registo Predial de Pedrgo Grande sob o nmero quatro milsetecentos e setenta e dois, sem inscrio em vigor a favor dos justificantes.CINCO - Onze vinte avos do prdio rstico, sito em Meroucinho (Baldio) ou Meroncinhos (Baldio),freguesia e concelho de Pedrgo Grande, composto de pinhal e mato, com a rea de quarenta eoito mil novecentos e sessenta metros quadrados, a confrontar do norte com a Ribeira de Pra, sulcom o viso, nascente com Etelvina Henriques e poente com Fernando Conceio Antunes, inscritona matriz sob o artigo 19256, descrito na Conservatria do Registo Predial de Pedrgo Grande, sobo nmero quatro mil setecentos e sessenta e oito, sem inscrio em vigor a favor dos justificantes.Em relao ao prdio indicado em quarto lugar so comproprietrios com Olinda Nunes de Lourdes,viva, residente habitualmente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,Almerindo Miguel Jesus Luiz, casado com Maria Alice do Carmo Jesus Lus, residente habitualmenteno lugar de Carvalheira Grande, freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande, Nelson MarquesPereira, casado com Maria Manuela Neves Graa Pereira, residente habitualmente na AvenidaDr. Francisco S Carneiro, lote 3, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Leorinda Rosa deJesus Blasco, casada com Jos Marques, residente habitualmente na Estrada de Alcochete, lote 74, primeiro direito, Porto Alto, Samora Correia, Amrico Francisco Esquina, vivo, residentehabitualmente no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande e Aurinda daConceio casada com Jos Francisco Esquina, residente habitualmente no lugar de Casalinho,freguesia e concelho de Pedrgo Grande, titulares de seis vinte avos que ainda no se encontramregistados na referida Conservatria do Registo Predial, Aires Fernandes Esquina, casado comHelena Nunes Lopes, residente habitualmente no lugar de M Grande, freguesia e concelho dePedrgo Grande, titular de um barra quarenta avos que ainda no se encontram registados nareferida Conservatria do Registo Predial, Maria dos Anjos Silva, casada com Joaquim Dias daSilva, residente habitualmente no lugar de M Pequena, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,titular de um barra quarenta avos o qual j se encontra registado na referida Conservatria doRegisto Predial pela inscrio Ap. dois de mil novecentos e noventa e dois barra zero seis barradoze, Irene dos Anjos Marques, viva, residente habitualmente no lugar de Casalinho, freguesia econcelho de Pedrgo Grande, titular de um barra vinte avos o qual j se encontra registado nareferida Conservatria do Registo Predial pela inscrio Ap. quatro de mil novecentos e noventae oito barra doze barra onze e Fernanda da Conceio Lus, viva, residente habitualmente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, titular de um barra vinte avos o qual jse encontra registado na referida Conservatria do Registo Predial pela inscrio Ap. trs de doismil barra onze barra zero sete, tendo possudo essa fraco com nimo de compropriedade, na proporo que detm, verificando-se a existncia de uma situao de composse.Em relao ao prdio indicado em quinto lugar so comproprietrios com Olinda Nunes de Lourdes,viva, residente habitualmente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,Maria Amlia Fernandes, solteira, maior, residente habitualmente na Praceta da Flamenga, nmero25, primeiro esquerdo, Flamenga, Loures, Nelson Marques Pereira, casado com Maria Manuela Neves Graa Pereira, residente habitualmente na Avenida Dr. Francisco S Carneiro, lote 3,freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Leorinda Rosa de Jesus Blasco, casada com JosMarques, residente habitualmente na Estrada de Alcochete, lote 74, primeiro direito, Porto Alto,Samora Correia, Amrico Francis co Esquina, vivo, residente habitualmente no lugar de M Grande,freguesia e concelho de Pedrgo Grande e Aurinda da Conceio casada com Jos FranciscoEsquina, residente habitualmente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,titulares de seis vinte avos que ainda no se encontram registados na referida Conservatria doRegisto Predial, Aires Fernandes Esquina, casado com Helena Nunes Lopes, residente habitualmenteno lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, titular de um barra quarentaavos que ainda no se encontram registados na referida Conservatria do Registo Predial, Mariados Anjos Silva, casada com Joaquim Dias da Silva, residente habitualmente no lugar de MPequena, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, titular de um barra quarenta avos o qual jse encontra registado na referida Conservatria do Registo Predial pela inscrio G-um, Ap. doisde mil novecentos e noventa e dois barra zero seis barra doze, Ramiro dos Anjos Marques, casadocom Graa Maria Vasconcelos dos Santos Taxa, residente habitualmente na Alameda um deMaro, nmero 9, sexto direito, Tomar, titular de um barra vinte avos o qual j se encontra registadona referida Conservatria do Registo Predial pela inscrio G-dois, Ap. seis de mil novecentos enoventa e nove barra zero quatro barra treze e Aires Lus Henriques Graa, casado com RegineJosiane Paulette Gueu Henriques Graa, residente habitualmente em Frana, titular de um barravinte avos o qual j se encontra registado na referida Conservatria do Registo Predial pela inscrioG-trs, Ap. cinco de dois mil e um barra zero um barra dezasseis, tendo possudo essa fraco comnimo de compropriedade, na proporo que detm, verificando-se a existncia de uma situaode composse.Que eles justificantes possuem em nome prprio o prdio referido sob o nmero um, desde milnovecentos e oitenta e cinco, por compra a Mirita da Conceio Fernandes e marido Armnio LopesFernandes, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, cujottulo no dispem.Que eles justificantes possuem em nome prprio o prdio referido sob o nmero dois, desde milnovecentos e oitenta e cinco, por compra a Olinda da Conceio Henriques e marido Jos Pedro,residentes no lugar de Carreira, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, cujo ttulo no dispem.Que eles justificantes possuem em nome prprio o prdio referido sob o nmero trs, desde milnovecentos e oitenta e cinco, por compra a Antnio Coelho e mulher Arminda da Conceio,residentes que foram no lugar de Carreira, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, cujo ttulono dispem.Que eles justificantes possuem em nome prprio os onze barra vinte avos do prdio referido sobo nmero quatro, desde mil novecentos e oitenta e cinco, por compra a Antnio Martins, vivo,residente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Arminda Rosa Pereira,viva, residente no lugar de Casalinho freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Belmira Maria,viva, residente no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Jos AntnioSerra e mulher Maria Rosa Dinis, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho dePedrgo Grande, Mirita da Conceio Fernandes e marido Armnio Lopes Fernandes, residentesno lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Jos Miguel Esteves e mulher Benilde da Piedade, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,Adelino Assuno David e mulher Isaura Piedade David, residentes na Rua Dr. Manuel SimesBarreiros, freguesia e concelho de Figueir dos Vinhos, Armando Fernandes David e mulher MariaAssuno, residentes no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, ManuelFrancisco David e mulher Maria da Piedade, residentes no lugar de Casalinho, freguesia e concelhode Pedrgo Grande e a Francisco Lopes Fernandes e mulher Arminda David Carvalho Fernandes,residentes no lugar de Agria, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, cujo ttulo no dispem.Que eles justificantes possuem em nome prprio o prdio referido sob o nmero cinco, desde milnovecentos e oitenta e cinco, dez barra vinte avos por compra a Antnio Martins, vivo, residenteno lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Arminda Rosa Pereira, viva,residente no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Belmira Maria, viva,residente no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Jos Antnio Serrae mulher Maria Rosa Dinis, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho de PedrgoGrande, Francisco Nunes Fernandes e mulher Otlia da Conceio Fernandes, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, Guiomar da Conceio Henriques,solteira, maior, residente no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,Florinda Jesus Lus dos Santos Costa e marido Vtor dos Santos Costa, residentes na Rua 8 deSetembro, nmero 8 A, Casalinhos de Alfaiata, Silveira, Jos Miguel Esteves e mulher Benilde daPiedade, residentes no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, ArmandoFernandes David e mulher Maria Assuno David, residentes no lugar de Casalinho, freguesia econcelho de Pedrgo Grande e a Jos Piedade David e mulher Zulmira Fernandes da Silva,residentes no lugar de Casalinho, freguesia e concelho de Pedrgo Grande e um barra vinte avos por doao dos pais do justificante marido Manuel Nunes Fernandes e mulher Deonilde MariaLopes, residentes que foram no lugar de M Grande, freguesia e concelho de Pedrgo Grande,cujos ttulos no dispem.Est conforme.Cartrio Notarial da Sert, 15 de Julho de 2009.A COLABORADORA DEVIDAMENTE AUTORIZADA,(Maria Helena Teixeira Marques Xavier)

    N 341 de 2009.07.15

    CARTRIO NOTARIALA CARGO DA NOTRIA ANA PAULA PINTO ALVES

    CERTIDO Nos termos do artigo n. 100 do Cdigo do Notariado, CERTIFICO, PARA EFEITOS DEPUBLICAO, que por escritura lavrada no dia oito de Julho de dois mil e nove, exarada a folhascento e quarenta e cinco e seguintes do livro de notas para escrituras diversas nmero Setenta eCinco-A, deste Cartrio Notarial, sito na Avenida Heris do Ultramar, Galerias Jernimo, Lojatreze, na cidade de Pombal, a cargo da notria, Ana Paula Pinto Alves, os outorgantes:MANUEL JOAQUIM DOS SANTOS, contribuinte nmero 160 357 799, e mulher, MARIA ISABELGONALVES BAIO SANTOS, contribuinte nmero 160 357 802, casados sob o regime dacomunho geral de bens, como declararam, naturais, ele da freguesia de Maas de D. Maria,concelho de Alvaizere, e ela da freguesia de Arega, concelho de Figueir dos Vinhos, residentesna Avenida Dr. Francisco S Carneiro, n. 55, freguesia e concelho de Figueir dos Vinhos,declararam:Que, com excluso de outrem, so donos e legtimos possuidores dos seguintes prdios, situados nafreguesia de Arega, concelho de Figueir dos Vinhos:Um Prdio rstico, sito em Quintal, composto de terra de cultura, vinha com oliveiras e fruteira,com a rea de quatrocentos e sessenta metros quadrados, a confrontar do norte com ManuelSimes Lopes, de sul com caminho, de nascente com Manuel Joaquim dos Santos e de poente comManuel Jos Coelho e outros, inscrito na respectiva matriz, em nome dele, justificante marido, sobo artigo nmero 6175, ainda por descrever na Conservatria do Registo Predial de Figueir dosVinhos.Dois Prdio rstico, sito em Engil, composto de eucaliptal, com a rea de trs mil metrosquadrados, a confrontar do norte com Manuel Nunes Lus, de sul com Eugnio Henriques Feliciano,de nascente com Manuel Nunes Lopes dos Santos e de poente com Antnio Simes, inscrito narespectiva matriz, em nome dele, justificante marido, sob o artigo nmero 6575, ainda por descrever na Conservatria do Registo Predial de Figueir dos Vinhos.Que entraram na posse dos identificados prdios, em datas que j no sabem precisar mas que sesitua por volta do ano de mil novecentos e setenta, atravs de uma doao meramente verbal quedele lhes ajustaram fazer os avs da justificante mulher, Manuel Gonalves e mulher, Ana daConceio, residentes que foram no lugar de Casalinho, dita freguesia de Arega, doao essa queno lhes foi nem agora possvel titul ar por escritura pblica, dado o falecimento dos doadores.Desde a mencionada data tomaram a posse efectiva dos aludidos prdios, tendo vindo desde entoa gozar as utilidades por ele proporcionadas, neles praticando os actos materiais de fruio econservao correspondentes ao direito de propriedade, designadamente, cultivando-os e colhendoos seus frutos, vendendo rvores para corte e avivando as estremas, tudo na convico plena quesempre tiveram e tm de ser de facto proprietrios.Todos estes actos de posse foram, como se disse, praticados pelos justificantes, em nome prprioe pessoalmente, durante mais de vinte anos, sem interrupo e ostensivamente, com o conhecimentoe o acatamento de toda a gente da regio, sendo por isso uma posse pacfica, cont nua e pblica,que conduz aquisio por usucapio, que expressamente invocam, no tendo os justificantes,dado o modo de aquisio, documentos que lhes permitam fazer a prova do seu direito de propriedade plena pelos meios extrajudiciais normais.Pombal, oito de Julho de dois mil e oito.

    A Notria,Ana Paula Pinto Alves N 341 de 2009.07.15

    Tribunal Judicial de Figueir dos VinhosSeco nica

    Av. Jos Malhoa - 3260-402 Figueir dos VinhosTelef: 236552311 Fax: 236552772 Mail: [email protected]

    ANNCIO

    Processo: 155/08.6TBFVN Diviso de Coisa Comum N/Referncia: 48

    Requerente: Armando Frazo Pedrosa Vital e outro(s)Requerido: Herana Ilquida e Indivisa Deixada Por bito de Antnio Dav id Lopes e outro

    ANUNCIA-SE QUE nos autos acima identificados foi designado o dia 30- pelas 11:00 horas, neste Tribunal, para se proceder abertura de propostas, qentregues at esse momento, na Secretaria deste Tribunal, pelos interessados ndo(s) seguinte(s) bem imvel:-IMVEL:- Terreno de mato com duas tanchas e duas frut eiras, sito em Lama rea de 0,143200 HA, a confrontar do Norte com estrada, nascente com Jos Mendes, poente com Manuel Antunes Branco e sul com Etelvino Caetano deinscrito na matriz predial rstica da freguesia de Vila Facaia sob o art. 10739na conservatria sob o n 3790 da freguesia de Vila Facaia, concelho de PGrande, com o VPT para efeitos de IMI:- de Euros 2,17 (dois euros e dezassetee VPT para efeitos de IMT e IS:- de Euros 62,94 (sessenta e dois euros e nquatro cntimos) , pela maior proposta oferecida e melhor valor obtido nos ter sido considerado que o prdio indivisvel.

    Consigna-se que o imvel - prdio rstico, acima descriminado pertena, na de 1/3 (um tero), de cada uma das partes nos autos, a seguir identificadas

    Autores:- Armando Frazo Pedrosa Vital, NIF. 120827212, e esposa Maria Coelho Antnio, casados na comunho geral de bens, residentes em LameiraVila Facaia, 3270 Pedrgo Grande;-1s. Rus:- Herana Ilquida e Indivisa Deixada por bito de Antnio Davi NIF. 117606391, representada por:

    a) Carminda da Conceio Lopes, viva, reformada, resem Lameira Cimeira, Pedrgo Grande, e,

    b) Madalena da Conceio Lopes, divorciada, residenLameira Cimeira, Pedrgo Grande.-

    2s. Rus:- Jos Henriques Mendes, NIF. 168186047, e esposa Lucinda Antnio, casados na comunho de adquiridos, residentes em Lameira CimeFacaia, 3270 Pedrgo Grande.Consigna-se ainda que no existem crditos reclamados; Que a este acto podeos Autores, os Rus e todos os proponentes. Nota: No caso de venda mediante proposta em carta fechada, os proponent juntar sua proposta, como cauo, um cheque visado, ordem da secretaria, nocorrespondente a 20% do valor da proposta apresentada para compra do igarantia bancria no mesmo valor.

    O Juiz de Direito,Dr(a). Pedro Miguel Ferreira Lopes

    O Oficial de Justia,Jos Pinheiro

    Data: 14-07-200

    N 341 de 2009.

    Tribunal Judicial de Figueir dos VinhosSeco nica

    2 ANNCIO

    Processo: 56/1997 Execuo Ordinria N/Referncia: 478

    Exequente: Caixa de Crdito A. Mtuo de Fig. dos VinhosExecutado: Joo Lus da Silva Pires Lopes e outro(s)

    Nos autos acima identificados, correm ditos de 30 dias, contados da data dae ltima publicao do anncio, citando Contitular: Amrico da Silva Vdomiclio: Casal dos Ferreiros, Bairradas, 3260-000 Figueir dos Vinhos, dordenada a penhora do direito pertencente ao executado Maria da Silva nascido(a) em 28-08-1938, freguesia de Figueir dos Vinhos [Figueir dosBI 01639805, Endereo: Aldeia Fundeira - Bairradas, Figueir dos VinhFigueir dos Vinhos, para garantia do pagamento de Euros: 42.406,60 jurosficando esse direito penhorado e ordem destes autos, nos termos do dispos8620 do CPC.Fica ainda notificado(a), de que pode no prazo de 10 dias, fazer as declaraentender quanto ao direito do executado e ao modo de o tomar efectivo.Bem Penhorado:TIPO DE BEM: Outro direitoDESCRIO: Direito herana aberta por bito de Francisco Vitorino e HSilva, falecidos, respectivamente, em 04-06-1981 e 19-12-1981

    PENHORADO A:EXECUTADO: Maria da Silva Vitorino. Documentos de identificao: BI - 0Endereo:Aldeia Fundeira - Bairradas, Figueir dos Vinhos, 3260 Figueir dos Vinh

    O Juiz de Direito, Dr(a). Pedro Miguel Ferreira Lopes

    O Oficial de Justia,Maria Manuela I.S.T. Pereira N 341 de 2009.

    Tribunal Judicial de Figueir dos VinhosSeco nica

    2 ANNCIO

    Processo: 144/1993 Execuo Sumria N/Referncia: 477049

    Exequente: Caixa de Crdito A. Mtuo de Fig. dos VinhosExecutado: Manuel Marques Quelhas Junior e outro(s)

    Nos autos acima identificados foi designado o dia 18-09-2009, pelas 09:30 horas,neste Tribunal, para a abertura de propostas, que sejam entregues at esse momento,na Secretaria deste Tribunal, pelos interessados na compra do(s) bem/bens abaixo

    indicado e por valor igual ou superior ao valor a anunciar:TIPO DE BEM: Outro direitoDESCRIO: Direito aco e herana aberta por bito de Manuel MarquesQuelhas, falecido em 25/01/2003.

    PENHORADO EM: 12-11-2007PENHORADO A:EXECUTADO: Manuel Marques Quelhas Jnior, Documentos de identificao:BI - 4095305, NIF - 153535768. Endereo: Ferrarias, Mas D. Maria, 3250AlvaizereEXECUTADO: Maria Cidalina Lopes, Documentos de identificao: NIF -157825876. Endereo: Mas D. Maria, Ferrarias, 3250 AlvaizereMODALIDADE DA VENDA: Venda medianteproposta em carta fechadaVALOR BASE DA VENDA: Euros 20.000,00VALOR A ANUNCIAR: Euros 14.000,00

    Consigna-se que existem crditos reclamados e que a este acto podem assistir aexequente, os executados e todos os proponentes

    O Juiz de Direito, Dr(a). Pedro Miguel Ferreira Lopes

    O Oficial de Justia,Maria Manuela I.S.T. Pereira

    N 341 de 2009.07.15

    Data: 05-06-2009

    NOTARIADO PORTUGUSCARTRIO NOTARIAL DE FIGUEIR DOS VINHOS

    CERTIFICO, para fins de publicao, que no dia 6 de Julho de 2009, no livro de notas para escrituras diversas nmero seis, deste Cartrio, a folhas trinta e cinco, foi lavradauma escritura de justificao na qual ARMANDO HENRIQUES ASSUNO, e mulher,LAURINDA AUGUSTA SIMES ASSUNO, casados sob o regime da comunhogeral, naturais, ele da freguesia de Aguda, concelho de Figueir dos Vinhos, onderesidem no lugar de Moninhos Fundeiros, e ela da freguesia de Mas de Dona Maria,concelho de Alvaizere, NIF 116.079.258 e 121.345.718, declararam que com exclusode outrem so donos e legtimos possuidores do seguinte prdio, situado na freguesiade Aguda, concelho de Figueir dos Vinhos:RSTICO, sito em Cabea do Mocho, composto por terra de semeadura com cepas,com a rea de cento e trinta metros quadrados,a confrontar do norte e do nascente com Mrio Simes Quintas, do sul com barroca edo poente com herdeiros de Ablio Lopes, inscrito na matriz, em nome de Adriano daConceio Quintas, sob o artigo 21.366, com o valor patrimonial tributrio de Euros51,14, igual ao atribudo;omisso na Conservatria do Registo Predial de Figueir dos Vinhos.Que o citado prdio veio sua posse, por compra verbal feita por volta do ano de milnovecentos e oitenta e seis, ao referido Adriano da Conceio Quintas e mulher Ermelinda Lopes Gomes, residentes no lugar de Casais - Vendas de Maria, citadafreguesia de Mas de D. Maria, tendo entrado de imediato na posse do mesmo, semque, todavia, desse facto, tenham ficado a dispor de ttulo vlido para o seu registo.A verdade, porm, que a partir daquela data possuem, assim, aquele prdio, em nome prprio, h mais de vinte anos, passando a usufru-lo sem a menor oposio de quemquer que seja, desde o seu incio, cultivando-o, colhendo os seus frutos, avivandoestremas, retirando dele todas as utilidades possveis - posse que sempre exerceramsem interrupo e ostensivamente, com o conhecimento da generalidade das pessoasda indicada freguesia, lugares e freguesias vizinhas - traduzida, pois, em actos materiaisde fruio, sendo, por isso, uma posse pacfica, porque adquirida sem violncia, contnua, porque sem interrupo desde o seu incio, pblica, porque do conhecimento dageneralidade das pessoas e de boa - f, porque ignorando no momento do apossamentolesar direito de outrem - pelo que verificados os elementos integradores - o decurso dotempo e uma especial situao jurdica - posse - adquiriram o referido prdio por usucapio, no tendo, todavia, dado o modo de aquisio, documento que lhes permitafazer prova do seu direito de propriedade sobre o mesmo, pelos meios extrajudiciaisnormais.Est conforme.Cartrio Notarial de Figueir dos Vinhos, 6 de Julho de 2009.

    A Notria,Patrcia Isabel Marques Fernandes Figueiredo N 341 de 2009.07.15

    CARTRIO NOTARIAL DE SETBAL SITO NA AV. 22 DE DEZEMBRO NMERONOTRIA: MARIA TERESA MORAIS CARVALHO DE OLIVEIRA

    EXTRACTOCertifico, para efeitos de publicao que no dia um de Julho de dois mil e nove, neste Calavrada uma escritura de justificao, a folhas 53, do livro 194-A, de escrituras diversas

    a) Maria Piedade Ventura da Conceio, e marido Manuel Augusto Figueiredo Casimirocasados mas separados judicialmente de pessoas e bens, naturais respectivamente da frconcelho de Pedrgo Grande, e da freguesia de Maiorca, concelho da Figueira da Foz, rna Rua Lus Teixeira Macedo e Castro, nmero 40, terceiro frente, Setbal; b) Manuel Piedade Ventura da Conceio e mulher Almerinda Conceio Rodrigues Coelhosob o regime da comunho geral de bens, naturais respectivamente da freguesia e conPedrgo Grande, e da freguesia da Graa, concelho de Pedrgo Grande residentes naCombatentes, nmero 9, Bucelas, Loures,c) Deolinda Piedade Ventura da Conceio, divorciada, natural da freguesia e concelho de PGrande, e residente na Rua Major Perestelo da Conceio, nmero 14, terceiro, Setbal, eMartins Roque, divorciado, natural da freguesia de Sar zedas, concelho de Castelo Branco, ena Rua Moinho de Alimo, nmero 5, primeiro direito, Setbal;d) Jos Piedade Ventura da Conceio e mulher Helena Maria Fernandes Pedro, ambosda freguesia e concelho de Pedrgo Grande casados sob o regime da comunho geral e rna Rua F, Quinta do gato Bravo, lote 243, Feij, justificaram a posse de direito de propinvocando a usucapio sobre o seguinte:Uma parcela com rea de setecentos e trinta e dois virgula cinquenta metros quadraconfronta do Norte com Rua e prprios, do Sul e nascente com Viso e prprios, e do poeBarroca e prprios, que se destina a ampliao do prdio composto de rs do cho para hcom quintal, sito em Escalos Fundeiros, freguesia e concelho de Pedrgo Grande, deConservatria do Registo Predial de Pedrgo Grande sob o nmero dez mil oitocentos efreguesia de Pedrgo Grande, inscrito na matriz em nome dos justificantes sob o artigEst conforme.Cartrio Notarial, Av. 22 de Dezembro nmero 21-D em Setbal, 1 de Julho de 2009

    A Notria,Assinatura ilegvel N 341 de 2009

    Data: 15-06-200

  • 8/6/2019 A Comarca, n. 341 (15 de julho de 2009)

    13/20

    2009.07.15 13COLABORAOCOLABORAOCOLABORAOCOLABORAOCOLABORAO

    As esculturas de santos e profetas,que enriquecem os nossos espaosreligiosos, desempenharam durantesculos um papel fundamental na propagao e reforo da f catlica.A sua colocao nas capelas, nasigrejas, nos conventos e nos mostei-ros, nunca foi meramente decorativamas sim profundamente instrutiva,catequizadora, evangelizadora econstrutora de uma dupla identidade,que se interliga e complementa no ho-

    mem que as contempla h mais de milanos:o ser racional - cientfico, e o ser mstico - paradigmtico , ora emequilbrio ora em desequilbrio.

    O Convento do Carmo da Vila deFigueir dos Vinhos detm uma im- portante coleco de esculturas dosculo XVII, que contm e traduzemuma iconografia e simbologia espec-ficas. Nenhuma delas est l por acaso. Todas fazem parte da identida-de do "nosso" Convento, mais preci-samente da "famlia Carmelita", e queas alberga h quase quatro sculos.Contudo, tambm fazem parte da iden-tidade colectiva dos figueiroenses, pela extrema importncia que esse patrimnio representa e que "conta-mina" a sua memria colectiva.

    Nos 3 altares de talha dourada ondese encontram, essas esculturas forame so o amparo dos crentes. Os laivosdourados da sua decorao reflectemauras de luz, tanto da que provem dasamplas janelas abertas do transepto,como das velas de cera que ardiam,trazidas na mo dos fiis ou colocadasem velrios junto aos altares.

    Neste ambiente mstico, juntodestas esttuas que se pedem as gra-as divinas, por exemplo, Virgemcom o Menino ao colo e que repre-senta a Me que pode acolher a spli-ca do filho. As esculturas destessantos so como interlocutores vis-veis entre os fiis e o reino dos cus,com quem se entra em dilogo maisfcilmente. O Homem apazigua-sediante desta presena corprea daescultura religiosa, para at