Homilética etecam

31
Homilética Introdução A necessidade de compartilhar aquilo que aprendemos Como vamos partilhar? Aqui entra a necessidade do estudo da homilética, pois é a mesma que vai ensinar o estudante da Bíblia à partilhar com o seu próximo aquilo que aprendeu. A homilética é uma disciplina da teologia prática que munirá o estudante ou o pregador das técnicas necessárias para uma melhor exposição das ricas verdades encontradas na palavra de Deus. Objetivos da disciplina: Fazer o aluno entender: as definições do termo homilética A sua história A sua importancia Bem como os elementos indispensáveis para uma boa homilética; Classificações e elementos que integram o sermão; Ensinar o aluno a construir na prática pelo menos um sermão; Mostrar a figura do pregador e suas dificuldades comuns na expo do sermão; Dá algumas diretrizes para pregadores e ensinadores iniciantes;

description

Aula de Homilética ministrada pelo pastor Raimundo Nonato

Transcript of Homilética etecam

Page 1: Homilética etecam

Homilética

Introdução

A necessidade de compartilhar aquilo que aprendemos

Como vamos partilhar? Aqui entra a necessidade do estudo da homilética, pois é a mesma que vai ensinar o estudante da Bíblia à partilhar com o seu próximo aquilo que aprendeu.

A homilética é uma disciplina da teologia prática que munirá o estudante ou o pregador das técnicas necessárias para uma melhor exposição das ricas verdades encontradas na palavra de Deus.

Objetivos da disciplina:Fazer o aluno entender:as definições do termo homiléticaA sua históriaA sua importanciaBem como os elementos indispensáveis para uma boa homilética;Classificações e elementos que integram o sermão;Ensinar o aluno a construir na prática pelo menos um sermão;Mostrar a figura do pregador e suas dificuldades comuns na expo do sermão;Dá algumas diretrizes para pregadores e ensinadores iniciantes;

Page 2: Homilética etecam

Teologia Exegética: estuda os textos originais da Bíblia;1º

Teologia Histórica: estuda o desenvolvimento histórico das doutrinas

Teologia bíblica: estuda a teologia do AT e NT;

Teologia sistemática: Estuda as ramificações da teologia, ou seja, as doutrinas fundamentais da Bíblia

Teologia prática: estuda as metodologias usadas no estudo, interpretação e exposição da Bíblia

Page 3: Homilética etecam
Page 4: Homilética etecam
Page 5: Homilética etecam
Page 6: Homilética etecam
Page 7: Homilética etecam

Cinco termos que são relacionados à homilética:

PREGAÇÃO Ato de pregar a palavra de Deus. Pregação é o ato de pregar a palavra de Deus. Pregador (aquele que prega), vem do latim, “prae” e “dicare” anunciar, publicar. Apalavra grega correspondente a pregador é “Keryx”, arauto, isto é, aquele que tem uma mensagem (Kerygma) do reino de Deus, uma boa notícia, uma boa-nova – evangelho, “evangelion”. A vida do pregador deve intimamente ligada à: Deus Comunhão Conversão

Palavra Pecador/ouvinte pregador/técnica

O pregador deve viver uma vida de comunhão com Deus por meio da leitura da palavra e de uma vida de oração, a fim de receber a inspiração, iluminação e revelação. Ao receber a mensagem a transmite ao ouvinte levando-o a uma verdadeira conversão a Deus. Baseando-se em três passagens da vida de Pedro o pregador deve ser:1 – Aquele que esteve com Jesus - Atos 4:132 – Aquele que fala como Jesus – Mateus 26:733 – Aquele que fala de Jesus – Atos 40:10

Page 8: Homilética etecam

A proclamação do evangelho é trazer as Boas Novas da Salvação. Apresentar ao público Jesus Cristo, seus ensinamentos e seu propósito, para isso, é preciso que o mensageiro tenha uma identificação completa com Cristo. Conhecer a Cristo de forma especial é além de ser convertido Ter certeza de uma chamada (missão) específica para o ministério da palavra o que só é possível a aquele que “esteve com Jesus”. Características de um pregador sob o ponto de vista espiritual e técnico

A palavra de Deus afirma que a fé vem pela pregação da palavra e a pregação pela palavra de Cristo”. Rm 10:17. Entretanto, a falta de preparo adequado do pregador, falta de unidade corporal no sermão, falta de vivência real do pregador na fé cristã, falta de aplicação prática às necessidades existentes na igreja, falta de equilíbrio na seleção de textos bíblicos e a falta de um bom planejamento ministerial trazem dificuldades na proclamação da palavra.

Espiritual Técnico

Chamado para obra (ordenança) (Mt 28.19) Dom da palavra (Rm 12. 6-8)

Conhecer Deus (Atos 4.13) Conhecimento da palavra (II Tm 2.15)

Ter uma mensagem (Atos 5.20) Manejo da palavra (II Tm 2.15)

Unção (2 Rs 2.9) Guardar a palavra no coração (Sl 119.11)

Autoridade/ousadia (Mc 1.21) Instrumento (II Tm 2:15)

Page 9: Homilética etecam
Page 10: Homilética etecam
Page 11: Homilética etecam
Page 12: Homilética etecam

A origem da linguagem Deus vendo que não era bom que Adão estivesse sozinho criou Eva, pois queria que o homem se socializasse. Daí vê a gradação com que possivelmente o Senhor viabilizou isso: primeiro dotou o homem com a capacidade de comunicar-se por meio da linguagem   Para estudar a homilética como uma ciência, arte e técnica de elaborar e expor o sermão precisa-se fazer primeiramente uma análise da linguagem. A linguagem como veículo de comunicação pode ser expressa de quatro maneiras:

Sinais corporais (gestos)Sinais sonoros (fala)Sinais gráficos (escrita)Sinais luminosos (luzes) De todas as formas de expressão da linguagem a que é mais usada na divulgação do evangelho é a linguagem falada. A fala pode ser analisada em quatro aspectos:

BiológicoPsíquicoSocialEspiritual

Page 13: Homilética etecam

O processo de estudo, o aprimoramento dos conhecimentos gerais, e dos bíblicos, envolve três aspectos:

Observação: realiza-se em duas direções:

Para fora: quando colhemos impressões do que se passa ao nosso redor. O pregador deve estar sempre atento ao desenvolvimento da ciência e aos acontecimentos no mundo, para tirar lições e idéias. O hábito de anotar as observações feitas dará ao pregador a oportunidade de enriquecer seus sermões com o resultado de observações feitas em casa, na rua, na igreja e viajando.Para dentro: quando o pregador faz introspecção, isto é, quando examina seus próprios pensamentos e sentimentos, para verificar o que se passa dentro de si mesmo.

2. Consulta: é um método eficaz no aprimoramento dos conhecimentos gerais.Uma palavra, uma idéia, um assunto qualquer, poderá levar-nos a livros de pesquisas.Todo pregador tem por obrigação possuir uma boa biblioteca particular para consultar: livros teológicos, dicionários, enciclopédias, comentários dos livros da Bíblia, geografia e arqueologia bíblica, história geral e da igreja, livros devocionais etc.

3. Discussão: é outra forma de buscar conhecimento.O resultado das observações e consultas pode ser também feito em “estudo em grupo” que é o estudo em cooperação.Quando o pregador não consegue sozinho entender determinado assunto, nada melhor que discuti-lo com outros pregadores. É impossível separar a pregação da devoção.A pobreza espiritual de muitas pregações está em não orar e na falta de meditação na palavra de Deus. É a oração que movimenta toda a maquinaria de um sermão.

Page 14: Homilética etecam

Desenvolve a arte da

expressão

Aprim

ora

o

conh

ecim

ento

Des

envo

lve

o

raci

ocín

ioDesenvolve a vida

espiritual

O quadrilátero homilético

Page 15: Homilética etecam

Elementos indispensáveis para uma boa homilética

A pericia está relacionada com a coleta, escolha e disposição de material. Abrange a

seleção de material disponível para que a organização

Page 16: Homilética etecam

ContextoAplicaçãoAtrativaconvincente

apresentação

Definição corrente

A pregação pode ser definida como a apresentação da palavra de Deus, devidamente contextualizada e aplicada às necessidades dos ouvintes, de maneira atrativa e convincente.

Necessidades dos ouvintes

Culto Devocional = peixesPregação = pães

equilíbrio

Page 17: Homilética etecam
Page 18: Homilética etecam

Classificação quanto à estrutura homilética = quanto à formaO

ser

mão

tem

átic

o é

aque

le

cuja

div

isão

pro

vém

do

assu

nto,

inde

pend

ente

do

text

aquele em que as divisões

principais são derivadas de um

texto constituído de uma breve

porção da Bíblia.

A sua estrutura origina-se de um texto constituído de uma breve porção bíblica, geralmente um único versículo ou dois, ou às vezes até mesmo parte de um versículo. Fixando assim, a atenção dos ouvintes em uma parte das Escrituras.

Page 19: Homilética etecam

Objetivos do sermão

Page 20: Homilética etecam
Page 21: Homilética etecam

Modelos de sermões: temático, textual e expositivo

Sermão temáticoTema: O Evangelho da salvação (Rm 1.16). correto

Introdução Fazer uma análise do que é o evangelho e da sua importancia para a restauração da humanidade.

1.O Evangelho liberta2.O evangelho transforma3.O Evangelho curaConclusãoPromover a necessidade no ouvinte de se render ao evangelho e praticá-lo no dia a dia.

Tema: o poder do evangelho (Rm 1.16). incorreto

Introdução

1.O evangelho liberta2.A cura do cego Bartimeu3.O batismo com o Espírito Santo.

conclusão

Page 22: Homilética etecam

Sermão textual: pode ser elabora sob três perspectiva: natural, analítica e sintética

Page 23: Homilética etecam

Sermão expositivo

Tema: Cristo o Senhor (Cl 1)Introdução: todo este capítulo apresenta o Senhorio de Cristo sobre todas as coisas criadas.

I - Saudação (1-12)1. Saudação inicial de Paulo (1,2);2. Ação de graças de Paulo (3-8);3. Intercessão pelos colossenses (9-12).

II - Cristo, o soberano Senhor (13-23).1. O Senhor da redenção (13,14);2. O Senhor da Criação (15-17);3. O senhor da igreja universal (18-20);4. O Senhor da Igreja local (21-23).

3. Cristo, o Senhor do ministério de Paulo (24-29).1. Um ministério de sofrimento (24);2. Um ministério de serviço constante (25-27);3. Um ministério pastoral (28);4. Um ministério de responsabilidade (29).Conclusão: Cristo conquistou o Senhorio sobre todas as coisas, na sua vitória no calvário.

Page 24: Homilética etecam
Page 25: Homilética etecam
Page 26: Homilética etecam
Page 27: Homilética etecam
Page 28: Homilética etecam
Page 29: Homilética etecam
Page 30: Homilética etecam
Page 31: Homilética etecam