INFO ACI 66 MARÇO 2013

12
+ E mais: ACI realiza parceria com CECOMPI e promove palestra com empresas incubadas - Pág. 10 9912225495/2008-DR/SPI Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Ano VII | Nº 66 | Março 2013 São José dos Campos, expectativa econômica – Pág. 8 e 9 Espaço Gastronômico Conheça a história do recém inaugurado bar e restaurante Empório São José – Pág. 11 Mulheres Empreendedoras Lara Dias e Jucimara de Souza contam como é ser empresária – Pág. 5 Entrevista Entrevista especial com Arno Roismann – Pág. 3

description

Informativo Impresso da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos

Transcript of INFO ACI 66 MARÇO 2013

Page 1: INFO ACI 66 MARÇO 2013

+ E mais: ACI realiza parceria com CECOMPI e promove palestra com empresas incubadas - Pág. 10

9912225495/2008-DR/SPI

Informativo Mensal da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Ano VII | Nº 66 | Março 2013

São José dos Campos, expectativa econômica – Pág. 8 e 9

Espaço GastronômicoConheça a história do recéminaugurado bar e restaurante EmpórioSão José – Pág. 11

Mulheres EmpreendedorasLara Dias e Jucimara de Souza contamcomo é ser empresária – Pág. 5

EntrevistaEntrevista especial comArno Roismann – Pág. 3

Page 2: INFO ACI 66 MARÇO 2013

PG 02 | Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI |Março 2013

Cacomex propõe projeto de intercâmbioe estágio técnico entre Brasil e EuropaPalavra do

Presidente

ExpedienteInformativo Mensal da Associação Comercial

e Industrial de São José dos Campos(12) 3904-4000

CNPJ 60.179.769/0001-40

Jornalista Resp.: Bianca Totti MTB 31.410Textos e Fotos: Código BR Comunicação

Capa e Diagramação:M&R Propaganda & Marketing

Impressão: Jac EditoraTiragem: 2.500 exemplares

Comentários e Sugestões:[email protected]

Rua Francisco Paes, 56 - CentroSão José dos Campos - SP

www.acisjc.com.br

A época de fim de ano nos leva a formular votos de felicidade, de sucesso, de alegria, de paz e tudo mais . I sso tem um poder extraordinário de atrair o bem, de preparar o nosso espírito para o construtivo, para fortalecer a nossa solidariedade e para nos ajudarmos mutuamente. Essas atitudes nos aproximam de Deus.

O ano começa efetivamente depois do Carnaval. Agora é mão na massa, é construir um ano vitorioso maior e melhor que o excelente ano passado. Dentro do Planejamento Estratégico de cada um de nós, alguns cuidados devem ser tomados para a eliminação de obstáculos, de empecilhos, até de mau olhados ou urucubacas. Então, eu começo e cada um acrescenta uma listinha do que não queremos: redução do lucro; diminuição das vendas; aumento de impostos; chuva desastrosa; gol contra; bagunça sindical que para a Dutra e inferniza nossas vidas; reeleição dos Zés Sarneys & Cia.; inflação e infração; som estupidamente alto, música de má qualidade; ficar doente; pneu furado; cerveja quente; cobrança; enterro; discurso longo; vendedor insistente; falta de t e m p o p a r a c o n t i n u a r enumerando...

O que não queremos

Felipe Cury

Câmara de Comércio Exterior do Vale do Paraíba, órgão criado pela ACI, em parceria com a empresa DNA Desenvolvimento de

N e g ó c i o s e A s s e s s o r i a (www.dna.eng.br), assinou em outubro de 2012 um acordo de cooperação com o objetivo de qualificar e internacionalizar empresas e a mão de obra do Vale do Paraíba.

Primeiramente a Cacomex disponibilizará aos universitários da região a oportunidade de fazer um estágio fora do país, de seis meses a um ano. Os destinos disponíveis serão países que facilitam a realização de estágios técnicos e administrativos, sendo atualmente: Alemanha, Áustria e Suíça.

O projeto objetiva colaborar com o c r e s c i m e n t o d a R e g i ã o Metropolitana do Vale do Paraíba, beneficiando universitários e empresas na busca de qualificação profissional e intercâmbio cultural.

A Cacomex será a entidade responsáve l pe lo conta to e disseminação das oportunidades dentro das empresas e instituições de ensino superior da região e a DNA será responsável pela intermediação entre os perfis aprovados no processo seletivo e as empresas estrangeiras conveniadas.

O processo seletivo será dividido em três fases:

Fase 1: análise do currículo pela Câmara de Comércio Exterior do Vale do Paraíba;

Fase 2: entrevista individual com os perfis aprovados na fase 1, realizada tanto pela Cacomex quanto pela DNA;

Fase 3: encaminhamento dos perfis aprovados na fase 2 para as empresas estrangeiras contratantes.

Os pré-requisitos necessários para quem tem interesse em participar são:

Inglês ou alemão em nível avançado;

E s t a r r e g u l a r m e n t e matriculado em uma instituição de ensino superior.

O projeto desenvolvido também poderá ser implementado por empresas do Vale que estejam interessadas em receber estagiários do exterior. Os pedidos deverão ser encaminhados à Câmara de Comércio Exterior do Vale do Paraíba, localizada em São José dos Campos na rua Francisco Paes, 56, Centro (Sede da ACI).

A

INFORMAÇÕES E VALORESEmail: [email protected]

Telefone 3904-4014

Page 3: INFO ACI 66 MARÇO 2013

comerciantes locais se juntassem para levantar fundos para a construção e para serem fiadores da obra. O prédio foi construído na Rua Francisco Paes, onde até hoje é a sede da entidade. Eu fui um desses fiadores e me orgulho de ter participado desse processo.

ACI – Qual é a principal diferença entre a ACI dos anos 60 e a ACI de hoje?

A r n o – A n t i g a m e n t e o s comerciantes tinham contato e conversavam entre si sobre os problemas do comércio municipal. Nós nos dividíamos em grupos que ficavam responsáveis por setores e isso não só colaborava com a atuação da ACI como agilizava o atendimento às necessidades dos comerciantes.

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013 | PG 03

m uma entrevista dada à ACI, Arno Roismann conta um pouco de sua história de vida e como participou dos princípios da consolidação da

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos. Ele frequentou a ACI por aproximadamente 10 anos e chegou a fazer parte do conselho de atuação.

Nascido em Erechim, Rio Grande do Sul, Arno mudou-se para Jacareí em 1952 com os pais, Abrão Roismann e Berta Roismann, e mais quatro irmãos. Seis anos depois de instalada, a família f i cou a ten ta às perspec t ivas econômicas da região e avaliou que São José dos Campos crescia cada vez mais, além de apresentar grande potencial de progresso, com grandes empresas se instalando na cidade, gerando empregos e renda. Em 58 decidiram mudar para São José e investir no ramo de móveis. Abrão Roismann comprou a loja de móveis do Sr. Israel Diamante, localizada na Praça Cônego Lima, e abriu o próprio negócio, chamando Rei dos Móveis, que é administrado pelo filho Arno Roismann, nosso entrevistado.

ACI – Como foi para você administrar os negócios da família?

Arno – Eu trabalho no comércio desde os 16 anos e assumi a Rei dos Móveis em São José dos Campos quando tinha apenas 23 anos, mas com total dedicação. Em 62 nós já conseguimos comprar uma nova propriedade na rua 15 de Novembro, que abrigava na época a Rádio Clube da cidade. Meu pai sempre adorou São José e nós voltamos para Jacareí apenas em 1983, quando uma outra

Um pouco de história

E

loja que estávamos construindo na Rui Barbosa ficou pronta e vimos a necessidade de dedicarmo-nos a ela. Desde a criação da primeira loja nós procuramos sempre servir bem e com qualidade.

ACI – Quais são as lembranças que tem do início da ACI e como p a r t i c i p o u d o p r o c e s s o d e consolidação?

Arno – Lembro-me de quando a sede da ACI ficava localizada na Sebastião Humel e tinha apenas quatro metros de fachada. Nós comerciantes achávamos o local muito acanhado para a importância que a ACI já assumia na cidade. Com o Tuffy Simão como presidente a ACI ganhou uma nova sede e foi preciso que alguns

Nascido em Erechim, Rio Grande do Sul, Arno Roismann mudou-se para Jacareí em 1952com os pais, Abrão Roismann e Berta Roismann, e mais quatro irmãos.

Agora você pode solicitar uma consultagratuita (1º consulta) para conhecer melhoro mercado de licitações na região do Valedo Paraíba. Veja como participar, entre emcontato e agende: (12) 3904.4050

ACILicitações

Page 4: INFO ACI 66 MARÇO 2013

mrc

om

unic

acoes.c

om

.br

Reajuste das mensalidadesA ACI informa aos seus

associados que a partir do mês de abril as mensalidades serão atualizadas de acordo com os índices oficiais de inflação. O reajuste acontece em virtude de a última atualização ter sido feita em abril de 2011, além de que os custos operacionais e administrativos da

ACI foram afetados pela inflação do período.

A atualização dos valores está prevista no Estatuto Social de nossa entidade e foi amplamente discutida em reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo, tendo sido aprovada em ambas por unanimidade.

Data do reajuste: Abril 2013

ReferênciaValores

Propostos

Autônomos e Liberais

01 a 10

11 a 30

31 a 100

101 a 300

Acima de 301

22,00

45,00

66,00

98,00

150,00

225,00

Page 5: INFO ACI 66 MARÇO 2013

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013 | PG 05

Espaço da Mulher Empreendedora

Lara Dias Machado | Proprietária do salão Espaço Beleza Sara Machado

ara Dias Machado, não fundou o Espaço Beleza Sara Machado, mas é com a mesma dedicação, talvez até um pouco maior, que a empresária

de 27 anos coordena e dá continuidade ao trabalho herdado da mãe, mulher apaixonada pelo que fazia, atuante na área há mais de 30 anos e profissional renomada com cursos internacionais.

Lara participou de todo o processo inicial de abertura do negócio em 2009 e nesta época atuava como psicóloga em uma clínica para reabilitação de dependentes químicos. Após a morte da mãe, no final do ano passado, a família reuniu-se e decidiu que o salão permaneceria aberto e que Lara seria a pessoa certa para assumir o trabalho que a mãe desenvolvia, apoiada pela irmã Érika. Quando se tornou gestora do negócio, Lara renovou sua equipe de trabalho, hoje composta por manicures, podólogas, cabeleireiras, auxiliares, recepcionista, designer de sobrancelhas e esteticista e maquiadora. “Hoje nós

“Planejar e conhecer omercado de atuação é extremamente

importante...”

Jucimara de Souza |

ascida em São José dos Campos, Jucimara é formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Gestão E s t r a t é g i c a d a

Qualidade, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia. Hoje, além de estar a frente da SouzAraujo, atua como professora universitária da ETEP faculdades nas áreas de RH, Qualidade, E m p r e e n d e d o r i s m o e G e s t ã o Organizacional.

A primogênita de três filhos conta que já trabalhou com um pouco de t u d o , d e s d e i n f o r m á t i c a a minhocultura, ranicultura, professora de inglês, educadora, consultora, dentre outros. Foram esses trabalhos que lhe deram experiência para em 2007 assumir o cargo de facilitadora na Escola SENAI Santos Dumont em São José dos Campos e na mesma época fundar, ao lado do cunhado Marcelo F. Araujo, a empresa SouzAraujo Treinamento e Consultoria

NSócia e proprietária da empresa SouzAraujo Treinamento e Consultoria Empresarial

“...estou me realizando mesmocomo consultora.

É fascinante poder auxiliaroutras empresas e ver o quanto

elas se transformam”

Empresarial, localizada na Rua Berna, nº271, Jardim Augusta. “Sempre fui empreendedora, já tive

área rural, na área da educação, mas estou me realizando mesmo como consultora. É fascinante poder auxiliar outras empresas e ver o quanto elas se transformam”, conta Jucimara.

A empresa SouzAraujo oferece ao mercado todos os serviços típicos de uma consultoria empresarial e atua como parceira do SENAI, CECOMPI, ACI, Prefeitura SJC, dentre outros. “A principal atividade desenvolvida pela SouzAraujo atualmente é o diagnóstico AMO (Aval iação Modular de Organizações) que é uma ferramenta que auxilia o consultor a entender a empresa e diagnosticá-la em todos os seus aspectos. Esse diagnóstico foi desenvolvido em parceira com o ITA”, afirmou a empresária.

Divorciada, mãe e prestes a ser avó, Jucimara é exemplo de dedicação e acredita que todas as mulheres já nascem empreendedoras. “Acredite em você, segure-se nas mãos de Deus e nada impedirá seu sucesso. Obstáculos existem para serem vencidos”.

atendemos todas as necessidades dos nossos clientes e mantivemos a qualidade do nosso trabalho, oferecendo novos serviços como estética e depilação, além dos carros chefes que são cabelo, maquiagem, manicure e podologia”,

conta a empresária.A empreendedora afirma ainda que

planeja muitas mudanças para o negócio neste ano, com produtos diferenciados no mercado, inovação na linha de esmaltes e talvez até a construção de um Day Spa nos fundos da propriedade. Animada ela deixa seu conselho a outras mulheres que também querem abrir ou gerir o próprio negócio. “Planejar e conhecer o mercado de atuação é extremamente importante. Além disso, é preciso ter bons parceiros tanto para a divulgação como para o fornecimento de produtos. Economize um ano antes de abrir o próprio negócio, pois será necessário para questões jurídicas perante a Junta Comercial, Prefeitura, Receita Federal, Bombeiros e Seguradora, se for o caso. Mesmo trabalhando duro o retorno acontece a médio e longo prazo, nunca é imediato. E, acima de tudo, seja honesto, ofereça um produto ou serviço de qualidade, inves t indo na capac i tação dos funcionários”, contou Lara.

O salão fica localizado na Av. Dr. Adhemar de Barros, nº 1423, Vila Ema.

L

Page 6: INFO ACI 66 MARÇO 2013

PG 06 | Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013

Em novembro do ano passado a ACI realizou uma pesquisa de satisfação com os associados para que opinassem sobre a atuação da entidade em 2012 e apontassem quais são os cursos, palestras e eventos que gostariam de participar ao longo deste ano.

A pesquisa detectou o nível de satisfação dos associados com os produtos

e serviços oferecidos pela ACI e os resultados foram utilizados como base para a elaboração do planejamento de 2013.

P a r a a g e r e n t e administrativa da entidade, Renata Aulísio, os resultados a p r e s e n t a d o s p e l o l e v a n t a m e n t o s e r ã o imprescindíveis para a melhora no serviço oferecido. “Essa pesquisa aconteceu

e m u m m o m e n t o oportuno, pois estamos passando por diversas mudanças organizacionais. Com ela nós poderemos nortear e viabilizar com maior precisão as diretrizes do ano e identificar as necessidades dos nossos associados para que as ações realizadas sejam mais assertivas e otimize recursos”, afirmou Renata.

Page 7: INFO ACI 66 MARÇO 2013

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013 | PG 07

Conheça os resultados da pesquisa:aplicação dos questionários foi realizada nas zonas sul, central, oeste, leste e norte de São José os Campos, com 111 associados de ramos diversos, sendo divididos em 50% do comércio, 32% prestadores de serviços, 11% da

indústria e 7% de profissionais liberais.Inicialmente foram questionados sobre o

motivo de se associaram à ACI e 32% responderam que associaram-se em razão do relacionamento e divulgação da marca, 18% afirmaram buscar usufruir dos eventos da ACI e do serviço de SCPC, 9% bucavam pelo suporte comercial, 6% se interessaram pelos convênios médicos e outros 14% por motivos diversos.

Os entrevistados também apontaram qual é o papel da ACI para aqueles que utilizam seus serviços. Os mais apontados foram: realização de pesquisas e fornecimentos de dados para o setor do comércio; representar os comerciantes perante o poder público e oferecer serviços de consultoria para os estabelecimentos comerciais.

Os entrevistados também apontaram qual é o papel da ACI para aqueles que utilizam seus serviços. Os mais apontados foram: realização de pesquisas e fornecimentos de dados para o setor do comércio; representar os comerciantes perante o poder público e o fe rece r se rv iços de consu l to r i a pa ra os estabelecimentos comerciais.

AQuanto aos eventos promovidos ou apoiados pela

ACI, os associados sugeriram novos temas para 2013 com o objetivo de adquirirem mais conhecimento relacionado ao atendimento, vendas, marketing, planejamento estratégico, empreendedorismo, entre outros.

Com base nestes levantamentos, o planejamento para o primeiro semestre de 2013 da ACI envolve eventos gratuitos como Cafés com Empresários abordando os temas 'atendimento' e 'empreendedorismo', a Bússola Empresarial com os temas 'marketing', 'gestão da produção e da qualidade', 'planejamento estratégico', 'liderança e motivação', 'gestão de RH' e 'noções de contabilidade'. Serão oferecidos também as Rodadas de Negócios, Encontros Empresariais e participação nas feiras 'Mídias do Vale' e 'Logisvale'. Além disso, no primeiro semestre serão promovidas campanhas para o mês das mulheres e sobre certificação digital.

O lançamento da Câmara do Comércio Exterior (Cacomex), também no primeiro semestre do ano, incentivará ainda a participação de empresas de pequeno

e médio porte no mercado internacional, importando e exportando mercadorias. A Câmara, que nascerá na base da Associação Comercia l e Industrial de São José dos Campos, será utilizada por toda a RMVale.

Todos os cursos, palestras e eventos serão divulgados no site i n s t i t u c i o n a l d a A C I , Newsletter, Facebook, Info e mídias espontâneas.

Outros

Empreendedorismo

Qualidade

Finanças

Liderança

Promoção de Vendas

Gestão de Recursos Humanos

Motivacional

Marketing de Relacionamento

Responsabilidade Social

Contabilidade

Atendimento

Planejamento Estratégico

7

48

41

32

40

55

36

39

55

24

25

70

52

Outros

Realizar pesquisas e fornecer dados sobre o setor

Organizar promoções de vendas conjuntas nas datas comemorativas

Oferecer benefícios como convênio médico, odontológico etc.

Firmar convênicos com outras instituições parceiras

Promover integração entre os empresários do comércio e serviços

Oferecer serviços de consultoria para estabelecimentos comerciais

Realizar eventos para o setor

Treinar mão de obra para o comércio e serviços

Representar os comerciantes perante o poder público

12%

81%

61%

62%

63%

73%

78%

72%

62%

79%

Page 8: INFO ACI 66 MARÇO 2013

PG 08 | Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013

São Josédos Campos,expectativaseconômicas

para opróximo ano

“É importante ressaltar que a indústriaaeroespacial, além de ser a quinta maior

indústria exportadora do país, tambémocupa a mesma posição no que se refere

ao pagamento de salários, portanto aimportância econômica deste setor paraa cidade é de extrema relevância. Assim

como o automotivo, que é o segundomaior empregador no município”

Jair Capatti Jr., delegado do ConselhoRegional de Economia no Vale do Paraíba e Litoral Norte

economista e

Ao analisarmos a s i t u a ç ã o e c o n ô m i c a d o comércio e da indústria nacional, observamos que

apesar do Índice de Situação Atual continuar crescendo, o Índice de Confiança do Comércio (ICom), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas em fevereiro de 2013, continua em queda. O responsável por esta queda é apontado como sendo o Índice de Expectativas, que está menor em relação ao ano anterior.

Parte dos problemas que levam os comerciantes e industriários a terem menores expectativas nas vendas e rendimentos são as sazonalidades econômicas, pois o final de 2012 representou um período de crescimento nas vendas, mas os p r ó x i m o s m e s e s p o d e m representar uma redução.

Para entender melhor como foram os resultados dos últimos anos na economia joseense e como será 2013, convidamos o economista Jair Capatti Jr., delegado do Conselho Regional

de Economia no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Ele explica que nos últimos anos a cidade adquiriu um incentivo à indústria de base tecnológica muito forte, mas esse setor gera poucos empregos, embora sejam de alta capacitação técnica. Esta é uma área que gera um expressivo crescimento e c o n ô m i c o , a p a r t i r d o desenvolvimento de produtos e processos que promovem a elevação do grau tecnológico com ganhos de produtividade, mas a longo prazo.

Page 9: INFO ACI 66 MARÇO 2013

comerciante Ivone Bernardes Morais acredita que ainda falta mão de obra q u a l i f i c a d a n o mercado de São José

e avalia positivamente a economia municipal. “Minhas vendas permanecem constantes, mas é preciso ficar atenta às mudanças de mercado e de gestão na cidade para que esse patamar não sofra p e r d a s ” , a f i r m o u a comerciante.

Quanto aos setores a e r o e s p a c i a l e o automotivo, o especialista Jair Capatti afirma que eles sofreram oscilações em razão da crise internacional. “É importante ressaltar que a Indústria Aeroespacial, além de ser a quinta maior indústria exportadora do país, também ocupa a mesma posição no que se refere ao pagamento de salários, portanto a importância econômica deste setor para a cidade é de extrema relevância. Assim com o automotivo, que é o segundo maior empregador no município”, afirmou o economista.

Outro setor que apresentou visível crescimento no último ano foi o de vendas no varejo, demonstrado através da expansão de shopping centers na cidade, formando centros de consumo atrativos e sofist icados em arquitetura e instalações. “Estas expansões do varejo demonstram boa expectativa dos investidores

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | | Março 2013 PG 09

Aneste ramo de negócio. Já a construção civil, que é a que mais emprega em volume, não conseguiu se manter no mesmo patamar no decorrer do último ano em função de mudanças na legislação”, afirmou o especialista.

ACI - Quais setores devem se destacar nos próximos anos?

Jair - Com o olhar nas movimentações do comércio em geral, existe uma tendência de aumento dos negócios relacionados à Copa do Mundo. É de se esperar que os hotéis, bares, restaurantes, comércio e empresas prestadoras de serviços experimentem boas oportunidades de negócios, mas para isso é necessário ter bons preços, processos bem definidos e qualidade de atendimento. Nossa região terá o patamar de negócios alterado para melhor, com mais investimentos, mais infraestrutura e mobilidade que tende a ser integrada.

ACI - O que esperar da economia municipal?

Jair - Boas oportunidades! É o que desponta e o que se espera, mas é preciso planejar de forma consistente, possibilitando a geração de empregos, sem utilizar o

capital de giro do próprio n e g ó c i o p a r a t a i s expansões, mas buscando capital para investimento financiado a longo prazo.

A boa empresa é aquela que pode ser fechada no dia s e g u i n t e , p o i s é administrada a cada passo, c o m v i s ã o n a s oportunidades, no fluxo de ca ixa , com todos os impostos pagos, e com foco nos negócios já existentes.

Os industriários serão cada vez mais exigidos, portanto, é necessário

estarem cada vez mais capacitados para desempenhar suas funções.

ACI - Como a mudança de governo pode influenciar na economia municipal?

J a i r - M u d a n ç a s s ã o importantes pois renovam, arejam e possibil i tam algum tipo de alteração, mas é preciso buscar o m e l h o r s a l d o e c o n ô m i c o -financeiro, visando o melhor resultado social e a recíproca é verdadeira, é necessário olhar o melhor resultado social sem descuidar do resultado econômico-financeiro. Não devem existir espaços para enganos e gerações de passivos sociais, ambientais, culturais, educacionais e outros.

Ivone Bernardes - Comerciante

Page 10: INFO ACI 66 MARÇO 2013

PG 10 | Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013

o início de fevereiro a A C I f e c h o u u m a parceria com o Centro para Competitividade e Inovação do Cone

Leste Paulista (CECOMPI) e proporcionará aos associados u m a a p r e s e n t a ç ã o d o CECOMPI sobre o trabalho que o Centro desenvolve com empresas incubadas, gerando poss íve i s so luções aos comerciantes participantes. Após essa apresentação, o C E C O M P I e a A C I continuarão em contato para futuras atuações em conjunto.

O CECOMPI atua há mais de 10 anos em São José para incentivar a transformação de conhecimento em negócios e já possui mais de mil empresas parceiras. É responsável pela captação de recursos de apoio às empresas na obtenção de marcas e patentes, convênios internacionais, participação em feiras nacionais e internacionais, rodadas de negócios e missões prospectivas.

Para atender às necessidades das empresas que buscam o CECOMPI, tanto no auxílio ao desenvolvimento de negócios e projetos como para realizar parcerias, a entidade atua em duas frentes de apoio à inovação com a Incubadora de Negócios, que conta com 13 empresas incubadas

NACI realiza parceria com CECOMPI

no CECOMPI e 40 na Rede de Incubadoras do Município, e o APL de Tecnologia da Informação e Comunicação, com 48 empresas associadas.

Incubadora de NegóciosTem o objetivo de manter e

abrigar projetos voltados à inovação.

Atua para que as novas idéias possam se tornar grandes negócios e busca o desenvolvimento de soluções para o aumento da competitividade.

Cluster TICVALE (APL de Tecnologia da Informação e Comunicação)

O principal objetivo é criar um r e l a c i o n a m e n t o e n t r e a s

competências de TI para que seja possível entregar soluções completas ao mercado. O APL busca a sustentabilidade do grupo a partir do acesso a novos mercados por meio de treinamentos, certificações e promoções comerciais, a fim de torná-lo mais competitivo e preparado para aproveitar novas oportunidades.

Além desses dois grupos, o CECOMPI coordena também o j á c o n s o l i d a d o A P L Aeroespacial e de Defesa, as

Galerias do Empreendedor e o Escritório de Fomento a Negócios, que contempla o Centro de Design e Manufatura e a Central de Apoio à Competitividade.

O CECOMPI fica localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos e atende pelo telefone (12) 3 8 7 6 - 7 7 8 0 o u p e l o s i t e www.cecompi.org.br.

“Ferramenta de Interaçãoentre o Poder Público, Privado

e Instituições de Ensino”

“Parcerias de Sucesso”

Aqueça sua marca neste calor!Aqueça sua marca neste calor!

Espaços publicitários nas piscinas do Clube do Campo Santa RitaEspaços publicitários nas piscinas do Clube do Campo Santa Rita

[email protected]

(12) 9713.7333www.saojosedoscampos.com.br/aesj

Page 11: INFO ACI 66 MARÇO 2013

Empório São José

Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013 | PG 11

ecém inaugurado na cidade, o Empório São José pertence ao Grupo Fritz, que nasceu em 1993 com a fundação da cervejaria artesanal alemã

do Fritz, uma das mais antigas do Brasil e iniciada como um hobby pelo mestre-cervejeiro alemão Jörg Franz Schwabe.

A rede conta com seis restaurantes no interior paulista, além do Empório São José, no Centro da cidade. A cerveja do Fritz também é encontrada em vários pontos de venda, como na Rede Mr. Beer e no próprio Empór io São José.

I n g o Schwabe, o caçula dos três f i l h o s d o m e s t r e -cervejeiro e

Rd i r e t o r e x e c u t i v o d o

estabelecimento, apaixonou-se pela arte e conta que o nome Empório São José foi uma homenagem à cidade, pois a famíl ia acredi ta e apoia a revitalização do centro histórico. “A criação do Empório é um novo segmento do grupo Fritz. Nossa ideia é apresentar um lugar onde reunimos o charme antigo com o conforto moderno, oferecendo um novo ponto

d e e n c o n t r o p a r a o s moradores da cidade,

o n d e é p o s s í v e l consumir alimentos

de qualidade e b e b i d a s diferenciadas . Um ambiente familiar e de b o m g o s t o ” , conta Ingo.

O loca l é decorado com

base no charme

antigos que fazem um resgate histórico no local. Ele oferece produtos importados como vinhos, queijos, azeites, massas e ingredientes para cozinha, além das cervejas Fritz e doces.

A implantação do negócio em São José passou por diversas etapas e conta hoje com uma equipe de 33 colaboradores diretos e mais a equipe de suporte. As especialidades da casa são o arrumadinho (carne seca desfiada, acebolada, feijão de corda temperado com manteiga de garrafa, e farinha de mandioca com vinagrete e couve) e o lache Bauru São José. Confira!

Sanduíche FerreiraIngredientes: Rosbife Tomate Queijo mussarela derretido Pepino em conserva

Page 12: INFO ACI 66 MARÇO 2013

O

PG 12 | Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos | Info ACI | Março 2013

Parcerias Atenção associadoGoverno do Estado de São Paulo publicou no último dia 28/12/12, o Decreto nº 58.811/2012, instituindo o Programa Espec ia l de Parcelamento - PEP do

ICMS, que dispensa o recolhimento, nos percentuais indicados a seguir, do valor dos juros e das multas punitivas e moratórias na liquidação de débitos fiscais relacionados com o ICM e com o ICMS decorrente de fatos geradores ocorridos até 31 de julho de 2012, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados, desde que o valor do débito, atualizado nos termos da legislação vigente, seja recolhido em moeda. Entre outras condições, resumidamente, pode ser da seguinte forma:

I - em parcela única, com redução de 75% (setenta e cinco por cento) do valor atualizado das multas punitiva e moratória e de 60% (sessenta por cento) do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva;

II - em até 120 (cento e vinte) parcelas mensais e consecutivas, com redução de 50% (cinquenta por cento) do valor atualizado das multas punitiva e moratória e 40% (quarenta por cento) do valor dos juros incidentes sobre o imposto e sobre a multa punitiva, sendo que na liquidação em:

a) até 24 (vinte e quatro) parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 0,64% (sessenta e quatro centésimos por cento) ao mês;

b) 25 (vinte e cinco) a 60 (sessenta) parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 0,80% (oitenta centésimo por cento) ao mês;

c) 61 (sessenta e uma) a 120 (cento e vinte) parcelas, incidirão acréscimos financeiros de 1% (um por cento) ao mês.

Sr. Associado, qualquer dúvida, consulte o referido Decreto ou, se preferir, o contador ou o advogado de sua confiança.

Adem BaftiAdvogado

O Método DeRose proporciona uma melhora significativa da saúde e v i t a l i d a d e , u m s e n s í v e l ap r imoramen to das r e l ações interpessoais. Associados da ACI têm 10% de desconto nas aulas que podem ser em grupo, personal ou com empresas. Av. Barão do Rio Branco, 639. Informações: (12) 3922-1942.

Método DeRose

Agenda MarçoEncontro Empresarial - Cecompi (gratuito e aberto ao público)Dia: 07/03/2013Horário: das 19h às 22hLocal: Auditório da ACIVagas: Primeiras 100 inscrições

Comemoração ao mês da Mulher (gratuito e aberto ao público)Dia: 08/03/2013Horário: A definirLocal: Auditório da ACI

Bússola Empresarial – Atendimento – Ponto de Referência (gratuito e aberto ao público)Dia: 21/03/2013Horário: das 9h às 11hLocal: Auditório ACI

Telefone: (12) 3904-4000Email: [email protected]

Site: www.acisjc.com.br

INSCRIÇÕESAuditório ACI

Rua Francisco Paes, 56 - CentroSão José dos Campos

O Studio Becker Pilates oferece aos associados da ACI uma experiência g r a t u i t a e m d e t e r m i n a d a s modalidades e 10% de desconto no fechamento de um pacote. Aproveite a oportunidade e cuide de você! Informações: (12) 3341-7787.

Studio Becker PilatesA Ponto Laudo oferece aos associados da ACI de 10% a 20% de desconto em serviços de segurança e saúde ocupacional, engenharia elétrica e gestão empresarial. Av. Charles Schneider, 1001 - Conj. 33 - Bloco F, Vi la Edmundo, em Taubaté . Informações: (12) 3633-4242 ou (12) 9773-1929.

Ponto Laudo - Engenharia& Gestão Empresarial

Qualifique-se e destaque-se! Diversos meios de comunicação apontam a falta de mão de obra qualificada para a construção civil. Aproveite a oportunidade para se destacar e faça um curso no Instituto da Construção. Oferecemos descontos de 30% para a s s o c i a d o s , f u n c i o n á r i o s e dependentes da ACI. Informações pelo telefone (12) 3911-2747.

Instituto da Construção