Atividade de fixação - Albertina Alves

74
Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social TELETRABALHO DE ARTES BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021 TURMA/ANO: 8º ano - PROFESSOR (A): Paula de Filippis PEDAGOGA: Márcia Antônia Atividade de fixação: 1) Observe as imagens e identifique qual é o tipo de harmonia que ela representa: A A imagem (A)representa uma: a.Policromia b.Isocromia c.Monocromia B A imagem (B)representa uma: a.Policromia b.Isocromia c.Monocromia

Transcript of Atividade de fixação - Albertina Alves

Page 1: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTES

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano - PROFESSOR (A): Paula de Filippis

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Atividade de fixação:

1) Observe as imagens e identifique qual é o tipo de harmonia que ela representa:

A

A imagem (A)representa uma:

a.Policromia

b.Isocromia

c.Monocromia

B

A imagem (B)representa uma:

a.Policromia

b.Isocromia

c.Monocromia

Page 2: Atividade de fixação - Albertina Alves

C

A imagem(C) representa uma:

a.Policromia

b.Isocromia

c.Monocromia

2) Utilize a POLICROMIA no desenho abaixo:

Faça a atividade em uma folha A4 (folha de papel ofício) ou em caderno de Artes (se você tiver).

Não esqueça de colocar seu nome, ano e turma.

Page 3: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTES

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 13 - 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano - PROFESSOR (A): Paula de Filippis

PEDAGOGA: Márcia Antônia

SIMETRIA e ASSIMETRIA - Artes Visuais

O que é Simetria:

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas.

A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática.

A simetria matemática, por exemplo, consiste na regra da disposição de duas figuras idênticas que se correspondam ponto a ponto.

No campo estético, a simetria é a responsável por proporcionar harmonia a uma imagem, e consequentemente, a sua beleza. Quanto mais simétrico for um objeto ou figura, mais belo tende a ser considerado.

Simetria perfeita A simetria perfeita é quando uma determinada figura, quando dividida em duas partes, possui os dois lados exatamente iguais.

Simetria bilateral A simetria bilateral é comumente utilizada no meio ambiente para classificar os seres vivos.

Este tipo de simetria classifica as figuras, seres ou objetos quando apresentam apenas um único eixo de simetria.

Em oposição a simetria bilateral está a chamada simetria radial, quando o objeto, por exemplo, apresenta vários eixos de simetria. Normalmente, são figuras redondas (Mandalas, por exemplo)

Simetria e assimetria Simetria e assimetria são palavra antônimas, ou seja, possuem significados completamente distintos.

A simetria consiste na conformidade e correspondência entre posição, forma, medida em relação a um eixo e outras características harmoniosas entre duas ou mais partes.

A assimetria, por sua vez, seria a ausência da simetria, ou seja, quando não há esta correspondência entre as partes, sendo desproporcionais ou não harmoniosas.

Page 4: Atividade de fixação - Albertina Alves

Veja agora exemplos de simetria BILATERAL (REAL), RADIAL E ASSIMETRIA:

Assistam ao vídeo do link :https://youtu.be/scrnZA_bwWQ (Simetria e assimetria – Desenhando com Thiago)

ATIVIDADE:

Faça três (03) desenhos nos quadros abaixo, sendo:

Figura 1: Simetria Radial Figura 2: Simetria Real Figura 3:Assimetria

Dica: Utilize linhas de eixo, como nos exemplos acima

Faça a atividade em uma folha A4 (folha de papel ofício) ou em caderno de Artes (se você tiver).

Não esqueça de colocar seu nome, ano e turma.

Page 5: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTES

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 14 - 1º TURNO - DATA: 28/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano - PROFESSOR (A): Paula de Filippis

PEDAGOGA: Márcia Antônia

SIMETRIA - APLICAÇÃO

Atividade 1: Vamos trabalhar a simetria de uma forma diferente, completando o desenho. Utilize o

quadriculado para sua orientação e veja como você poderá formar desenhos simétricos com facilidade.

Page 6: Atividade de fixação - Albertina Alves

Atividade 2: Faça o mesmo no desenho abaixo, a fim de que forme uma figura simétrica.

Faça a atividade em uma folha A4 (folha de papel ofício) ou em caderno de Artes (se você tiver).

Não esqueça de colocar seu nome, ano e turma.

Page 7: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N° 04 – ATIVIDADE N°12 – 1º TURNO – DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8° ANO - PROFESSOR: ALBERTO

PEDAGOGA: MÁRCIA

Alternativas energéticas O sol é a fonte primária de energia na Terra, fundamental para a existência da maioria das fontes e modalidades de energia do planeta. Podemos considerar o sol como uma fonte inesgotável de energia, já que, de acordo com estudos científicos, o sol continuará existindo pelos próximos 4,5 bilhões de anos. No entanto, não se pode dizer o mesmo sobre os combustíveis fósseis ou minerais, pois a exploração indiscriminada acarretará o seu esgotamento. Por isso, esses recursos são chamados de recursos naturais não renováveis. Os combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, são provenientes da decomposição e fossilização de materiais orgânicos (animais e vegetais ) que ocorreram ao longo de milhões de anos. Os combustíveis que precisam de um ciclo de reposição de energia em intervalos de tempo bem menores, como o bioetanol, proveniente da cana ou da madeira, e o biodiesel, proveniente de plantas oleaginosas, são classificados como recursos naturais renováveis. O caráter ‘’renovável’’ está associado ao tempo necessário para a produção de recursos considerando seu uso contínuo. A lenha, por exemplo, é um produto da biomassa considerado renovável somente quando o ritmo de extração está em equilíbrio com o de reflorestamento. Caso contrário, ela perde seu caráter de renovabilidade, colocando em risco a sobrevivência das florestas. A civilização moderna tem como base um alto consumo de energia. Pense nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações, que dependem de processos e de equipamentos em que se utilizam várias formas de energia. Atualmente, a maior parte da energia empregada nas sociedades industrializadas provém de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo. Os combustíveis fósseis se esgotarão em um futuro relativamente próximo; sua duração depende de como forem utilizados e economizados. Enquanto isso, a humanidade precisa pesquisar formas alternativas de produção de energia. Grande parte dos problemas socioeconômicos e ambientais está relacionada com a exploração e utilização de fontes de energia. Podem ser citados os seguintes exemplos: aquecimento global, provocando aumento da temperatura média anual da Terra, com possíveis alterações climáticas e elevação dos níveis dos mares e oceanos; poluição atmosférica em geral, ocasionando chuva ácida e inversão térmica; destruição da flora e da fauna; contaminação do solo, da água e do ar e destruição da camada de ozônio.

Page 8: Atividade de fixação - Albertina Alves

Cientistas do mundo todo discutem a gravidade dos impactos ambientais relacionados com as fontes de energia. O emprego de fontes não renováveis (como o petróleo e seus derivados, gás natural, carvão mineral e urânio) está associado a maiores riscos ambientais, tanto locais como globais. Os países desenvolvidos e em desenvolvimento estão à procura de fontes alternativas de energia mais limpas que os recursos fósseis não renováveis. Porém, nenhuma fonte de energia é totalmente limpa. Energia limpa é a energia proveniente de recursos naturais renováveis e de processos que não poluem ou poluem muito pouco o ambiente, de modo que o próprio ambiente possa se recuperar do efeito causado. De forma geral, pode-se dizer que o consumo e a produção de energia limpa liberam uma quantidade de gases e resíduos que não contribuem para o aquecimento global. Por causa do consumo exagerado, estima-se que, em breve, as reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural irão se esgotar. Por essa razão, começam a ser significativas as vantagens competitivas dos países com capacidade de produção e uso de energia proveniente de fontes renováveis. A produção de combustíveis renováveis, como o álcool etílico (etanol), o biodiesel e o gás natural (metano) constituem alternativas viáveis para suprir parte da demanda energética. O Brasil foi o primeiro pais a utilizar em larga escala o etanol (obtido da fermentação da cana-de-açúcar) como combustível de automóveis; atualmente incentiva-se o uso do biodiesel, extraído principalmente do dendê e da mamona, como substituto do diesel obtido do petróleo. Uma das alternativas energéticas ainda em desenvolvimento é o aproveitamento de energia solar, que pode ser transformada em energia elétrica e acumulada, ou mesmo utilizada diretamente para o aquecimento da água. Ainda em fase de estudos no Brasil, mas já amplamente utilizado em outros países como EUA, Alemanha e Dinamarca, seguidos pela Índia e Espanha, está o aproveitamento da energia eólica ( energia dos ventos ), uma promissora perspectiva para substituir fontes de energia que têm impactos negativos para o ambiente. A energia nuclear é uma alternativa energética muito comentada nos tempos atuais. Essa forma de energia é obtida pelo emprego de substâncias denominadas ‘’combustíveis nucleares’’, cujos núcleos atômicos são desintegrados nos reatores de fissão nuclear, nas usinas nucleares. Esse tipo de tecnologia tem se mostrado arriscado: diversos acidentes já ocorreram e não se sabe o que fazer com o ‘’lixo radioativo’’, extremamente perigoso, produzido pelas usinas nucleares. Esses riscos têm levado inúmeros países a deixar de investir nesse tipo de alternativa energética. A principal vantagem das usinas nucleares é poluir menos a atmosfera, uma vez que não utilizam combustíveis fósseis. O lixo nuclear produzido pelas usinas nucleares é altamente radioativo e precisa ser acondicionado e isolado por centenas de anos. Em algumas regiões dos Estados Unidos, o lixo radioativo é embalado em tambores de ferro, recoberto por uma camada de concreto e lançado em minas abandonadas ou em sítios geológicos apropriados. A energia eólica é uma fonte viável de energia que custa menos que a energia nuclear e praticamente não provoca poluição ambiental. Ela é considerada ideal para muitas pessoas, porém, existem ambientalistas que discordam dela e estão combatendo a instalação de novas turbinas eólicas: Eles mencionam a mortalidade de pássaros pelas turbinas como efeito colateral inaceitável dessa energia. As usinas eólicas transformam a energia cinética

Page 9: Atividade de fixação - Albertina Alves

do movimento de massas atmosféricas em energia elétrica. Um campo repleto de gigantescos ‘’cata-ventos’’ tem o mesmo princípio das turbinas nas demais usinas. O vento, ao atravessá-los, movimenta suas pás e a energia cinética é transformada em energia elétrica. Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário que os ventos tenham uma velocidade mínima de 7 a 8m/s a uma altura de 50 metros. Mais uma vez, o sol participa indiretamente por meio da criação do movimento de massas de ar. As usinas hidrelétricas transformam a energia mecânica da água represada em energia elétrica. Tais usinas são instaladas em rios de grande vazão, abastecidos pelo ciclo da água, portanto, esta fonte de energia também depende da energia solar. Quando a água represada cai pelas tubulações, faz girar turbinas acopladas a um gerador que produz energia elétrica. Essa é uma fonte de energia praticamente inesgotável, mas seu funcionamento depende de um volume mínimo de água represada. Para se manter uma grande usina hidrelétrica é necessária a construção de uma grande represa. Para isso, em alguns casos, é preciso inundar regiões férteis, o que geralmente ocasiona a destruição da fauna e flora locais, além de eventuais problemas sociais para as populações ribeirinhas. Devido ao custo baixo de implementação, se comparado ao de outras usinas e ao grande potencial hídrico do Brasil, as usinas hidrelétricas são as maiores responsáveis pela geração de energia elétrica no país. O grande desafio da humanidade, neste século XXI, é modificar o antigo conceito desenvolvimentista de progresso, substituindo-o pelo de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentado. Precisamos avaliar bem o impacto que cada um de nós causa ao ambiente, em relação aos recursos que utilizamos e à destinação do lixo que produzimos. Só assim poderemos amenizar nosso impacto sobre o ambiente e garantir um local habitável para as gerações futuras. Responda as seguintes questões: 1-Diferencie recursos naturais não renováveis de recursos naturais renováveis. 2-Quais são os principais problemas ambientais citados no texto? 3-Caracterize a energia limpa. 4-Cite exemplos de combustíveis renováveis. 5-Qual é a principal vantagem das usinas nucleares? 6-Por que as usinas hidrelétricas são as maiores responsáveis pela geração de energia elétrica no Brasil? 7-De que forma poderemos amenizar nosso impacto sobre o ambiente?

Page 10: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N° 04- ATIVIDADE N°13 - 1° TURNO - DATA: 21/06/21

TURMA/ANO: 8° ANO - PROFESSOR: ALBERTO

PEDAGOGA: MÁRCIA

Tipos de reprodução dos seres vivos A reprodução é uma característica dos seres vivos. Esse processo pode acontecer por meio de diferentes estratégias. Reprodução é o processo pelo qual os seres vivos originam novos indivíduos. Na reprodução assexuada, um único indivíduo origina descendentes geneticamente iguais a ele. Na reprodução sexuada, ocorre a união de duas células sexuais, que na maioria dos casos provêm de indivíduos diferentes, para a formação de um novo indivíduo. Os principais tipos de reprodução assexuada são os seguintes: divisão binária, brotamento, fragmentação e estaquia. Bactérias, protozoários e alguns animais e plantas se reproduzem assexuadamente. Bactérias e protozoários duplicam seus materiais genéticos e se dividem, gerando células geneticamente iguais. Esse tipo de reprodução que ocorre em bactérias e protozoários é denominado divisão binária ou cissiparidade. A reprodução assexuada, em geral, é mais simples que a reprodução sexuada, pois não necessita de dois indivíduos para ser realizada, o que é uma vantagem em muitas situações. A velocidade de reprodução em bactérias é elevada em condições favoráveis. A maioria das bactérias pode se reproduzir em menos de 30 minutos. As bactérias formadas através da divisão binária são geneticamente iguais. No entanto, há processos que ocorrem em bactérias que promovem a variabilidade genética. Por exemplo, as bactérias podem trocar material genético umas com as outras no processo de conjugação. Nesse processo, as bactérias ficam unidas durante um período de tempo. Posteriormente, ocorre a transferência de material genético de uma bactéria para outra. Portanto, o processo de conjugação é uma forma de aumentar a variabilidade genética entre as bactérias. Animais como a hidra ou a esponja formam brotos, que, ao se separarem do corpo do genitor, dão origem a novos indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor. Esse tipo de reprodução que ocorre em hidras e esponjas é denominado brotamento. Alguns animais têm grande capacidade de regeneração e, quando fragmentados, podem reconstituir suas partes formando novos indivíduos. Esse tipo de reprodução é denominado fragmentação e ocorre algumas vezes em estrela-do-mar, planárias e outros animais. Em algumas plantas, o processo de reprodução pode ocorrer através do método denominado estaquia. No método de estaquia, um pedaço de caule é retirado da planta adulta e pode ser plantado diretamente no solo ou deixado por um período mergulhado em água, até formar raízes, momento em que a planta é transplantada para o solo. Os novos indivíduos originados por meio dessa técnica são geneticamente idênticos à planta original.

Page 11: Atividade de fixação - Albertina Alves

E em alguns grupos de plantas, até mesmo uma folha separada da planta original, em condições adequadas, pode originar assexuadamente novos indivíduos. Na reprodução sexuada, ocorre a combinação de material genético de duas células reprodutivas, os gametas. Em muitas espécies, essas células reprodutivas provêm de dois indivíduos diferentes. A maioria das espécies que realizam reprodução sexuada tem dois sexos: machos e fêmeas. Na reprodução humana, por exemplo, o gameta feminino (ovócito) se une ao gameta masculino (espermatozóide), formando a primeira célula do novo ser humano. Essa célula chama-se zigoto. Em geral, os machos possuem os menores gametas que podem se locomover. Os indivíduos que têm os maiores gametas, geralmente incapazes de se locomover, são as fêmeas. Tanto a reprodução assexuada como a reprodução sexuada proporcionam a perpetuação da espécie. No entanto, diferentemente da reprodução assexuada, que dá origem a indivíduos geneticamente idênticos ao genitor, a reprodução sexuada promove a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população. Isso se dá porque os descendentes originados pela reprodução sexuada são geneticamente diferentes dos pais, uma vez que sua formação é fruto da união de duas células (gametas) diferentes. Essa variação genética na população constitui uma vantagem, pois aumenta as chances de haver indivíduos capazes de sobreviver e de se adaptar às diferentes condições ambientais, transmitindo suas características aos descendentes e, portanto, possibilitando a manutenção da espécie. A variabilidade genética, que resulta na diversidade de organismos na espécie, é vantajosa sob a perspectiva evolutiva. O ambiente em que vivem os organismos de uma espécie não é homogêneo e, além disso, está em constante transformação. Por isso, a existência de organismos com características diferentes aumenta a chance de que algum deles consiga sobreviver a uma mudança ambiental e se reproduzir, dando continuidade à espécie. A evolução dos seres vivos ocorre por meio do contínuo processo de seleção natural de indivíduos portadores de características genéticas favoráveis do ponto de vista adaptativo, aumentando a chance de esses indivíduos deixarem descendentes com essas características vantajosas. As características genéticas favoráveis podem contribuir para a adaptação de um indivíduo a um ambiente em transformação. Responda as seguintes questões: 1-Quais são os principais tipos de reprodução assexuada? 2-Descreva sobre a reprodução das bactérias. 3-Qual a importância do processo de conjugação? 4-O que é zigoto? 5-Por que a variação genética na população constitui uma vantagem? 6-Por que é importante a existência de organismos com características diferentes? 7-Qual a importância de possuir características genéticas favoráveis?

Page 12: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N° 04 - ATIVIDADE N° 14 - 1° TURNO - DATA: 28/06/21

TURMA/ANO: 8° ANO - PROFESSOR: ALBERTO

PEDAGOGA: MÁRCIA

Mudanças hormonais durante a puberdade Desde o nascimento, o ser humano apresenta características sexuais externas e internas. As características sexuais externas são chamadas características sexuais primárias. O período de transição entre a infância e a vida adulta é chamado de adolescência. A entrada na adolescência ocorre de maneira lenta e gradual, variando muito entre as pessoas, e não tem um tempo determinado para começar ou terminar. É uma fase geralmente caracterizada por dúvidas e conflitos. Durante a adolescência ocorrem mudanças físicas e fisiológicas, responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos do sistema genital e pelo aparecimento de diferenças mais acentuadas entre os sexos, as chamadas características sexuais secundárias, que caracterizam a puberdade. A puberdade indica que o organismo em breve estará apto para a reprodução. É uma fase da adolescência que se manifesta de maneira diferente nos meninos e nas meninas. O seu início pode variar muito de uma pessoa para outra, podendo ocorrer, em média, entre os 9 e 15 anos para o sexo feminino e entre 10 e os 14 anos para o sexo masculino. A puberdade está diretamente associada à produção de determinados hormônios, que são substâncias químicas produzidas por alguns órgãos do corpo humano, que podem inibir ou induzir a atividade de outros órgãos. Isso quer dizer que os hormônios são substâncias reguladoras do crescimento, do metabolismo, da reprodução e do desenvolvimento do corpo humano. Os hormônios são produzidos em órgãos chamados glândulas endócrinas e são liberados na corrente sanguínea, por onde circularão até chegar às regiões do corpo onde terão efeito. O conjunto das glândulas constitui o sistema endócrino. O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, é responsável pela manutenção do equilíbrio interno do corpo e atua coordenando e controlando diversas funções do organismo. Além disso, o sistema endócrino é responsável pela regulação de processos como crescimento, desenvolvimento e metabolismo. As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, as glândulas tireóideas, as glândulas paratireóideas, as suprarrenais, o timo, pâncreas, os ovários e os testículos. No organismo feminino, as glândulas do sistema genital, ou seja, os ovários, passam a produzir os hormônios sexuais, principalmente o estrógeno e a progesterona, sob o estimulo de hormônios liberados pela hipófise. O estrógeno e a progesterona são hormônios que favorecem o aparecimento das características sexuais secundárias.

Page 13: Atividade de fixação - Albertina Alves

As principais características sexuais secundárias femininas que são desenvolvidas sob a influência do estrógeno e da progesterona são as seguintes: acúmulo de gordura nas regiões das nádegas, das coxas e dos quadris, que ficam mais arredondadas; desenvolvimento das mamas; alargamento dos ossos da bacia. As alterações hormonais provocam muitas mudanças no metabolismo, ou seja, nas reações químicas que ocorrem no corpo. Na puberdade, é comum a menina transpirar mais devido ao aumento de atividade das glândulas sudoríparas. A pele pode ficar mais oleosa, pelo aumento da atividade das glândulas sebáceas, e frequentemente surgem cravos e espinhas. A acne, popularmente chamada de cravos e espinhas, é resultado da maior liberação de uma substância oleosa, secretada pelas glândulas sebáceas, que se mistura com células mortas da pele e fecha os poros. Essa mistura pode ser invadida por microrganismos, que provocam inflamações. A oscilação na liberação de hormônios durante a puberdade favorece ao aparecimento da acne. Um dos momentos mais marcantes da puberdade feminina é a primeira menstruação, chamada menarca. A menstruação caracteriza-se pela eliminação da parte do tecido de revestimento interno do útero, que estava preparado para uma possível gravidez. No organismo masculino, os hormônios produzidos pela hipófise estimulam os testículos a produzir hormônios sexuais, principalmente a testosterona. Esse hormônio é o responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas, como: alargamento dos ombros e do tórax; desenvolvimento do pênis e dos testículos; surgimento de pelos em várias regiões do corpo, como nas axilas, no peito, nos braços, nas pernas, na região pubiana e no rosto. É na puberdade que o menino começa a produzir e liberar o sêmen. A mistura de diversos tipos de líquido e de espermatozóides constitui o sêmen. Outra mudança que ocorre nos meninos no período da puberdade é o engrossamento das pregas vocais, tornando a voz mais grave. As alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade podem causar o desenvolvimento de mamas nos meninos. A esse desenvolvimento acentuado das mamas dá-se o nome de ginecomastia e acontece em aproximadamente 40% dos homens. Entretanto, na maioria dos casos, não há motivos para preocupação. Além de muito comum na população masculina, o aumento das mamas é geralmente temporário e não interfere no desenvolvimento e na virilidade. Responda as seguintes questões: 1-O que são hormônios? 2-Como são denominados os órgãos que produzem hormônios? 3-Quais as principais funções do sistema endócrino? 4- Cite exemplos de glândulas do sistema endócrino. 5- Qual é o fator que favorece ao aparecimento da acne? 6- Quais as funções do hormônio testosterona? 7- O que é ginecomastia?

Page 14: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BLOCO N° 04 - ATIVIDADE Nº 12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8° e 9° ANO PROFESSORA: ANA CRISTINA DE ABREU MAZZONI

PEDAGOGA: MÁRCIA

HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C. Naquele

período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o

mais homenageado. Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a

amizade e integração entre os povos.

O único esporte, até a décima terceira competição, era a corrida. No quinto século antes de

Cristo, já eram dez modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de

dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo.

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896. Os 285

atletas de 13 países disputaram provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo,

ciclismo, natação e tênis.

Com frequência o termo Olimpíada é usado para nomear o evento dos jogos olímpicos.

Tecnicamente, olimpíadas corresponde ao período de quatro anos compreendido entre uma

edição e outra dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos ocorrem de quatro em quatro anos e conta com a participação de atletas de

quase todos os países do mundo. Os vencedores das competições sobem ao pódio e recebem

diplomas e medalhas, ou seja, para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a

de prata e para o terceiro a de bronze.

A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro

obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de

bronze. Depois, segue-se o hastear das bandeiras das nações dos vencedores e ouve-se o hino

nacional do 1º classificado.

SÍMBOLOS DAS OLIMPÍADAS

A bandeira olímpica é o principal símbolo das olimpíadas da era moderna. Ela é composta por

um conjunto de anéis com o mesmo tamanho, cada qual com uma cor e que se apresentam

entrelaçados numa bandeira de cor branca.

O conjunto de anéis olímpicos representa os continentes unidos pelo esporte. A bandeira foi

Page 15: Atividade de fixação - Albertina Alves

criada pelo francês Pierre de Frédy (1863-1937).

Assim, da esquerda para a direita, de cima para baixo, os anéis são:

Azul – Europa

Preto - África

Vermelho - América

Amarelo - Ásia

Verde – Oceania

A escolha das cores decorre da frequência com que elas constam das bandeiras nacionais de

cada continente.

Responda as seguintes perguntas:

1) Como se deu a origem dos Jogos Olímpicos?

2) Inicialmente qual era o único esporte dos Jogos Olímpicos?

3) Com o passar dos anos, muitos esportes foram sendo inseridos nos Jogos Olímpicos. Quantas

e quais modalidades esportivas eram disputadas? Dessas modalidades, têm alguma que você

não conhece? Qual?

4) Pesquise em casa e escreva um pouco sobre como era realizado os seguintes esportes:

a) PANCRÁCIO

b) CORRIDA DE BIGA

4) Explique o termo Olimpíada.

5) Os Jogos Olímpicos ocorrem de quanto em quanto tempo?

6) Explique sobre o anel Olímpico.

7) Faça o desenho do anel Olímpico com suas respectivas cores e escreva dentro de cada um o

seu significado.

Page 16: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BLOCO N° 04 - ATIVIDADE Nº 13 - 1º TURNO - DATA: 21 /06/2021

TURMA/ANO: 8° e 9° ANO PROFESSORA: ANA CRISTINA DE ABREU MAZZONI

PEDAGOGA: MÁRCIA

HISTÓRIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Em 1948, Ludwig Guttman organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da

Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado em Stoke

Mandeville, na Inglaterra. Quatro anos mais tarde, competidores da Holanda uniram-se aos Jogos

e assim nasceu um movimento internacional. Este fez com que jogos no estilo olímpico, para

atletas com deficiência, fossem organizados pela primeira vez em Roma, em 1960

Em Toronto, 16 anos depois, foram adicionados na competição outros grupos de pessoas com

deficiência. A partir daí, surgiu a ideia de fundir estes diferentes grupos em um grande torneio

esportivo internacional. Naquele mesmo ano, 1976, a Suécia organizou os primeiros Jogos

Paralímpicos de Inverno.

Hoje, as Paralimpíadas são eventos de esporte de alto rendimento para atletas com deficiência.

Apesar disso, elas enfatizam mais as conquistas do que as deficiências de seus participantes. O

movimento tem crescido de maneira significante desde os primeiros dias. 400 atletas participaram

dos Jogos de Roma, em 1960. Nos Jogos de Pequim, em 2008, foram 3.951 participantes de 146

países.

Os Jogos Paralímpicos têm sido sempre realizados no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Desde a

Paralimpíada de Seul, em 1988, também têm sido sediados no mesmo local. Em 19 de junho de

2001, foi assinado um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico

Internacional (IPC) que assegura esta prática para o futuro.

Símbolos Paralímpicos

Os atuais símbolos dos Jogos Paralímpicos, os Agitos são em três cores: azul, vermelho e verde,

que circulam um único ponto em um campo branco. O agito (que significa Me movimento em

latim) é o simbolo do movimento em uma crescente assimétrica, criada pela agência de

publicidade Scholz & Friends e aprovada pelo IPC em Abril de 2003.

Page 17: Atividade de fixação - Albertina Alves

As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de

todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do

IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-

los competir. A forma também simboliza a visão paralímpica de "Permitir que atletas Paralímpicos

alcancem a excelência no esporte para inspirar o mundo".

Apesar de ter sido criado em 2003, não houve tempo para os "Agitos" serem utilizados nas

Paralimpiadas de 2004. Apenas na passagem da bandeira de Atenas para Pequim, é que o

símbolo recém criado apareceu pela primeira vez nas Paralimpiadas.

Curiosidade sobre os jogos Paralímpicos

Em 2011, com a intenção de unificar a terminologia, o Comitê Paralímpico Internacional

determinou que os Comitê Paralímpicos Nacionais (NPCs, em inglês) adotassem o termo

paralímpico em vez paraolímpico – assim assemelhando-se ao termo em inglês “paralympic”.

Desta maneira, os sete países de língua portuguesa acataram e alteraram a referência.

Assim, Comitê Paralímpico Brasileiro, Jogos Paralímpicos e Paralimpíadas compõem a

padronização que utilizamos para o termo

Responda as seguintes perguntas:

1) Como surgiu as Paralimpíadas?

2) O que são as Paralímpiadas hoje? Quando são realizadas?

3) Quais os atuais símbolos dos Jogos Paralímpicos? Qual o seu significado? O que as cores

representam?

4) Qual é a visão paralímpica relacionada aos símbolos Paralímpicos.

5) Recrie os símbolos dos Jogos Paralímpicos a partir das informações que você obteve nas

respostas anteriores. Use sua criatividade!

6) Explique o porque da alteração do nome de Paraolimpíadas para Paralímpiadas.

Page 18: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

BLOCO N° 04 - ATIVIDADE Nº 14 - 1º TURNO - DATA: 28/06/2021

TURMA/ANO: 8° e 9° ANO PROFESSORA: ANA CRISTINA DE ABREU MAZZONI

PEDAGOGA: MÁRCIA

OLIMPÍADAS

1) Qual país sediará as Olimpíadas? Quando acontecerão os Jogos Olímpicos?

2) Quantos esportes farão parte das Olimpíadas? Quais esportes foram incluídos ao hall

de competições das Olimpíadas? Escreva sobre cada um deles.

3) Como é o emblema das Olimpíadas? Qual a mensagem escolhida para a 32° edição

dos Jogos Olímpicos?

4) Qual a mascote das Olimpíadas? Qual o nome e o que ela significa?

5) O que é o espírito olímpico? Quais as características que o compõe?

6) Qual o objetivo do espírito olímpico?

7) Em sua opinião, qual a importância em se manter o espírito olímpico?

8) Faça uma pesquisa e descubra diferentes situações onde o espírito olímpico esteve

presente nas Olímpiadas anteriores.

Page 19: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE JUNHO

BLOCO Nº04 – ATIVIDADE Nº 12 – 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: O mundo dividido em continentes.

Objetivo das atividades que estudaremos em junho: Nesse mês de junho iremos estudar que o planeta terra

é constituido por países, povos, culturas e paisagens muito diferentes. Apesar de tamanha diversidade, há países que

são agrupados em regiões por apresentarem características naturais, culturais, econômicas e sociais semelhates. Esses

agrupamentos foram estabelecidos, em grande parte, com base nos contextos político e econômico predominantes no

cenário mundial, em diferentes épocas. Vamos lá?!

Você sabe qual é a origem dos contintentes?

Vamos compreender com mais detalhes.

A atual distribuição e configuração dos continentes é resultado da fragmentação de uma gigantesca massa de

terra que existiu há aproximadamente 225 milhões de anos, chamada Pangeia, palavra grega que significa “toda a

Terra”. O processo de fragmentação e afastamento de terras da Pangeia foi originado pelos movimentos das placas

tectônicas sobre o manto terrestre, que está em constante atividade (tectonismo).

Page 20: Atividade de fixação - Albertina Alves

Do ponto de vista geológico, os continentes são grandes porções de terra emersas (que não estão cobertas por

água), limitadas pelas águas de oceanos e mares. Considerando este critério físico, a África, a Ásia e a Europa não são

continentes distintos, pois formam uma única massa de terras emersas, denominada bloco tríplice, que podemos

observar no mapa 2. Porém, quando consideramos aspectos relacionados à ocupação do território, observando as

características históricas e culturais que permitem abordar cada região do planeta como um conjunto, podemos

considerar a África, a Ásia e a Europa como continentes diferentes, como observamos no mapa 1.

Observe os mapas atentamente.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: A teoria da deriva continental e o que é a Pangeia.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=VmYLlST-xw0

- Após ler texto e mapas, responda:

1. Em 1556, o cartógrafo Abraham Ortelius já sugeria que os continentes estiveram, em outra época, interligados em

uma só porção continental. Tal suposição, séculos mais tarde, originou a Teoria da Deriva Continental. O que fez o

elaborador de mapas chegar a essa conclusão foi:

a) a forma com que alguns continentes parecem se encaixar (como a costa leste brasileira com a costa oeste da África).

b) o fato de que as espécies expostas em seus mapas eram as mesmas em diversas regiões do mundo conhecido na

época.

c) o sonho dos cartógrafos de todo mundo colonial em descobrir cada vez mais novas terras.

d) o fato de as feições dos continentes aparentar que esses passaram por bruscos movimentos causados por

deslocamentos repentinos.

Page 21: Atividade de fixação - Albertina Alves

2. Pesquisadores afirmam que há cerca de 300 milhões de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando,

portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente.

a) Eurásia

b) Pangeia

c) Laurasia

d) Gondwana

3. Os mapas 1 e 2 representam diferentes regionalizações do mundo? Explique.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

4. Há cerca de 200 milhões de anos, o atual território brasileiro fazia parte de qual bloco continental?

_______________________________________________________________________________________________

5. A fragmentação do Gondwana deu origem a quais continentes? _________________________________________

6. A fragmentação do Laurásia deu origem a quais continentes? ___________________________________________

7. Faça uma pesquisa sobre o país com maior números de mortes pelo Coronavirus em cada continente. Para sua

pesquisa, você deve pegar notícias atuais, ou seja, de março de 2021 até hoje.

Após pesquisar, preencha a tabela abaixo sobre sua pesquisa.

Sobre o continente Americano, pesquise sobre a ocorrência do coronavirus nas três Américas.

OBSERVAÇÃO: A pesquisa deverá ser feita pela intenet e você deve citar a fonte que você buscou a informação, ou

seja, o nome do jornal ou site. Caso você não tenha acesso à internet, faça somente o que você teve acesso pelos

jornais disponível na programação dos canais de televisão.

Continente País Números de mortes

pelo Coronavírus

Fonte da pesquisa Data da notícia, ou

seja, a data da fonte

da pesquisa.

Bons estudos!

Page 22: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE JUNHO

BLOCO Nº04 – ATIVIDADE Nº 13 – 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: Estado, Nação e Estado-Nação.

Objetivo: Compreender o papel do Estado na organização da sociedade mundial. Vamos lá?

Mas, afinal, você sabe o que é o Estado? Qual sua função? Existe nação sem Estado?

Os continentes estão divididos em países, separados uns dos outros por limites, que podem até ser naturais,

como um rio ou uma serra, mas que são estabelecidos pelos seres humanos. A maioria dos países são Estados

soberanos que exercem o controle sobre um território delimitado, politicamente independente, com governo e leis

próprias. O Estado também exerce o controle das forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem

interna.

Nação e Estado-nação

A nação ou povo é um grupo humano cujos membros têm a mesma origem e se identificam por meio de uma

identidade cultural própria, como língua, religião, costumes, valores e tradições.

Uma nação pode existir sem o Estado. Contudo, o Estado não existe sem uma nação. O Estado-nação é,

portanto, uma instituição que organiza e regula variados aspectos da vida em sociedade. Essa instituição constitui a

base política, militar, legislativa, jurídica, econômica e constitucional de diferentes povos espalhados pelo mundo.

Há nações sem Estado em diferentes regiões do mundo, como os chechenos, os bascos, os catalães e os

ciganos, na Europa; e os curdos, os palestinos e os tibetanos, na Ásia. Por outro lado, há Estados multinacionais,

onde vivem mais de uma nação, como é o caso da Federação Russa, que apresenta territórios historicamente habitados

por povos de diferentes origens, culturas e tradições. Também há nações que se espalham por mais de um Estado.

No Estado-nação, principalmente nos multinacionais, é cada vez mais crescente o nacionalismo, conjunto de

sentimentos e ideais políticos que considera a nação à qual pertence a mais importante, melhor, com mais direitos ou

superior a outras nações. O nacionalismo também é expresso pelo desejo de afirmação de uma nação bem como pela

conquista da soberania. Em alguns casos, o nacionalismo resulta em xenofobia, racismo e intolerância, podendo

provocar conflitos entre nações.

Page 23: Atividade de fixação - Albertina Alves

O que é:

Xenofobia: aversão aos estrangeiros.

Racismo: discriminação a um grupo social ou étnico baseada no conceito de que existe um grupo superior aos demais.

Intolerância: atitude hostil e ausência de disposição para a aceitação de diferenças de opiniões, de orientações

religiosas e de gênero, de cultura e de natureza política.

Nações sem Estado

Nações sem Estado são grupos sociais que apresentam características culturais, linguísticas, religiosas e

históricas diferentes do grupo que governa um Estado-nação.

Esses grupos lutam para preservar tradições e características que os diferenciam do restante da população dos

países onde vivem. Em alguns casos, as nações sem Estado reivindicam o direito de governar os territórios que

ocupam de acordo com suas próprias leis e seus princípios, o que, muitas vezes, gera conflitos.

Os curdos são a maior nação sem Estado do mundo, com população estimada entre 28 e 36 milhões de

pessoas. Eles lutam por sua independência política e pela criação do Curdistão, uma área de aproximadamente 500

000 km², que envol veria partes dos territórios da Turquia, da Síria, do Iraque e do Irã. Como nenhum dos países está

disposto a ceder parte do seu território em favor do Estado curdo, a luta pela autonomia desse povo vem sendo

combatida de maneira violenta.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: Estado sem nação.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=0fFgApKCIGM

Após ler o texto e imagem acima, reponda:

Observe a imagem para responder as questões 1 e 2.

1. Quais são os limites que podem ser percebidos no planeta Terra quando visto por uma imagem de satélite?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

2. Por que os limites entre os territórios dos países não aparecem na imagem acima? Em que tipos de representações

cartográfcas esses limites costumam ser traçados?

_______________________________________________________________________________________________

Page 24: Atividade de fixação - Albertina Alves

3. “Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si,

compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre

outros.”

Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?

a) Estado

b) povo

c) território

d) nação

_______________________________________________________________________________________

4. O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como identidade e sensação de

pertencimento, possui uma variedade de análises, com enfoques e características distintas. A respeito da concepção

de nação, assinale a alternativa incorreta:

a) Nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país ou, até mesmo, a um território, podendo haver, então,

muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.

b) Dentro do território espanhol existem várias nações, como a nação basca, catalã, navarra, andaluz e galega.

c) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do

Oriente Médio.

d) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, não almejam o

reconhecimento de territórios. Historicamente foram construindo uma trajetória de identificação e pertencimento ao

Estado que os acolheu.

_________________________________________________________________________________________

5. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:

I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.

II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o

espaço em análise.

III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para

todas as análises espaciais, sociais e territoriais.

IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações

de soberania e poder.

Estão corretas as alternativas:

a) I, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I e III.

d) Todas as alternativas.

6. Em sua opinião, o Brasil pode ser considerado um Estado multinacional?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

7. No Brasil existe xenofobia? Explique.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Page 25: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE JUNHO

BLOCO Nº04 – ATIVIDADE Nº 14 – 1º TURNO - DATA: 28/06/2021

TURMA/ANO: 8º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: Regionalização do espaço geográfico mundial no contexto do século XIX.

Objetivo: Compreender alguns termos usados para regionalizar o espaço mundial, ou seja, diferentes formas

de citar uma parte de algum território do mundo. Vamos lá?!

Mas, afinal, como estava regionalizado o mundo no século XIX? Vamos compreender!

Leia os títulos das notícias.

Você conhece o signifcado das expressões destacadas nas manchetes?

Há diferentes formas de regionalizar o espaço mundial. É possível dividi-lo em regiões, que são definidas

como um conjunto de áreas que apresentam características semelhantes que as distinguem e identificam quando

comparadas a outras áreas.

Existem diversos critérios para regionalizar o espaço geográfico, como tipos de clima, renda da população,

idiomas falados, grupos étnicos, entre outros. A escolha do critério depende do assunto que se pretende estudar ou

observar.

O estudo por regiões pode ajudar a compreender como um fenômeno se distribui no espaço ou estudar

características comuns de determinada área, sendo muito utilizado por órgãos governamentais, institutos de pesquisa,

universidades etc. com o objetivo de orientar o planejamento de políticas públicas e divulgar dados e informações.

É importante destacar que a região não é homogênea em relação a todos os aspectos. Ao estudarmos o espaço

Page 26: Atividade de fixação - Albertina Alves

geográfico por meio das regiões, podem ocorrer algumas generalizações, sendo desconsideradas certas

particularidades.

Regionalizações do Espaço Mundial

As regionalizações mundiais baseadas em critérios políticos e socioeconômicos sofrem mu danças de acordo

com a dinâmica do espaço geográfico mundial em cada época.

Imperialismo e regionalização

A política mundial do século XIX e meados do século XX foi caracterizada pela existência de vários centros

de poder ou potências mundiais. Por essa razão, dizemos que nesse período prevaleceu uma ordem mundial

multipolar.

Potência mundial: Estado-nação ou instituição nacional que se destaca no cenário internacional em razão de sua

força política, econômica, militar, tecnológica e cultural.

Ordem mundial: equilíbrio político, econômico, diplomático e militar temporário entre Estado-nações. É definida

pela presença de um ou mais Estados hegemônicos no cenário mundial; por esse motivo, tem duração variada.

Com a crescente industrialização, as potências mundiais passaram a buscar mercados externos para escoar

produtos e obter matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Para atingir esses objetivos, passaram a se apoiar, a partir do século XIX, no imperialismo, política

caracterizada pela expansão territorial, cultural, econômica e ideológica sobre territórios e nações com recursos

naturais de grande valor econômico.

Cabe destacar que no século XVI os europeus já haviam realizado feito semelhante ao investir sobre as terras

do continente americano, apoiados no colonialismo. No contexto do imperialismo, os argumentos utilizados para

justificar a dominação territorial e o controle político na África, Ásia e Oceania eram bastante semelhantes aos do

período colonial, por isso também é chamado neocolonialismo.

A regionalização do espaço mundial no imperialismo, vigente entre os séculos XIX e as primeiras décadas

do século XX, caracterizou-se pela divisão em países centrais e países periféricos, levando em conta sua capacidade

econômica e a influência política e militar exercidas no espaço mundial.

Os países centrais constituíam pequeno número de Estados com economia baseada na indústria e na

exportação de produtos industrializados. Além disso, exerciam forte dominação econômica, tecnológica, financeira e

militar sobre os países periféricos. Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Rússia e Japão

integravam esse grupo.

Os países periféricos apresentavam economias baseadas na agropecuária, na exportação de produtos

primários (matérias-primas e produtos agropecuários) e caracterizadas por uma forte dependência econômica e

tecnológica em relação aos países centrais. Índia, Egito, Angola, Brasil, México e outros países latino-america nos,

asiáticos e africanos integravam esse grupo.

Observe o mapa.

Page 27: Atividade de fixação - Albertina Alves

Divisão Internacional do Trabalho

A regionalização do mundo em centro e periferia, no contexto do imperialismo, está relacionada à Divisão

Internacional do Trabalho (DIT). A função dos países periféricos era fornecer aos países centrais produtos

primários e deles comprar produtos industrializados e obter empréstimos e capitais. Nessa relação desigual, os países

periféricos eram prejudicados no comércio internacional, pois vendiam produtos que tinham menor valor que os

produtos industrializados que adquiriam.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: A conquista territorial da África pelos Europeus.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=l24GYIIP8hw

Após ler o texto, imagem e mapa acima, reponda:

1. Sobre o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e marque a única

afirmativa falsa.

I. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as

regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.

II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem

relação com outros espaços.

III. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que

não se caia em generalizações erradas ou exageradas.

Page 28: Atividade de fixação - Albertina Alves

2. Durante o Imperialismo (1845 – 1945), a regionalização do espaço mundial agrupava os países de acordo com sua

capacidade econômica e a influência política e militar que exerciam no cenário mundial. Desse modo, o mundo estava

regionalizado em:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)

b) Metrópoles e Colônias

c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo

d) Países Centrais e Países Periféricos

3. Regionalizar o espaço significa agrupar áreas com características semelhantes.

a) Quais são as vantagens e a importância de se regionalizar o espaço?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

b) Quais os vários critérios que podemos usar na regionalização de um determinado espaço?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

4. Os países representados na legenda do mapa fazem parte de quais continentes?

________________________________________________________________________________________

5. Qual foi o país que conquistou mais colônias na África e na Ásia no contexto do imperialismo?

_________________________________________________________________________________________

6. Identifque as colônias alemãs na África no período representado.

________________________________________________________________________________________

7. Qual era a situação da Oceania?

_______________________________________________________________________________________

Bons estudos!

Page 29: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE HISTÓRIA

BLOCO DE JUNHO - ATIVIDADE Nº 12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8° ANO PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Tendo como base a explicação do professor e a vídeo aula no link abaixo

sobre a Inconfidência Mineira, responda as questões.

VIDEO AULA https://www.youtube.com/watch?v=u5FioqeFuVY

1- Explique o que era o quinto e a casa de fundição.

2- O que estava ocorrendo com a produção de ouro em Minas na segunda metade do

século XVIII?

3- Explique qual é a relação existente entre a bandeira de Minas Gerais, a Inconfidência

Mineira e o pensamento iluminista.

4- Explique o que era “a derrama” que tanto atemorizava os mineiros em 1789.

5- Quem eram os inconfidentes mineiros? A qual classe eles pertenciam?

6- O que os inconfidentes mineiros pretendiam fazer?

7- Explique o razão da inconfidência mineira não ter dado certo e o que ocorreu com os

inconfidentes, em especial ao conhecido como Tiradentes.

Page 30: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE HISTÓRIA

BLOCO DE JUNHO - ATIVIDADE Nº 13 - 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8° ANO PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

VIDEO AULA REVOLUÇÃO FRANCESA PARTE 1

https://www.youtube.com/watch?v=rlmhBsXUXwA

VIDEO AULA REVOLUÇÃO FRANCESA PARTE 2

https://www.youtube.com/watch?v=9Ic7f_ER-2U

Baseando-se na explicação do professor e na vídeo-aulas acima,

responda as questões seguintes.

1- Qual era o sistema de governo da França e da maioria dos países da Europa no

ano de 1789 quando estourou a revolução francesa?

Page 31: Atividade de fixação - Albertina Alves

2- Quem legitimava o poder do rei nessa época?

3- Quais ideias serviram de inspiração para a Revolução Francesa?

4- Como estava a situação da França e do povo francês pouco antes da revolução?

5- Quem eram os sans-culot?

6- Explique o que foi a tomada da bastilha e o que ela representava.

7- Das alternativas abaixo marque a única afirmativa ERRADA referente a

revolução francesa.

a) Foi uma revolução que derrubou a monarquia na França e enfraqueceu o

poder da nobreza em toda a Europa.

b) Foi uma revolução que concentrou mais poder nas mãos do rei e da igreja.

c) O Lema da revolução francesa era Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

d) Após a revolução francesa Napoleão Bonaparte se tornou o poderoso

governante da França, porém Napoleão não era de origem nobre, mas um

brilhante governante e estrategista militar.

Page 32: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE HISTÓRIA

BLOCO DE JUNHO - ATIVIDADE Nº 14 - 1º TURNO - DATA: 28/06 2021

TURMA/ANO: 8° ANO PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Tendo como base o texto e também a vídeoaula no link abaixo, responda as questões sobre a Revolução Francesa.

TEXTO:

A Revolução Francesa foi uma revolução inspirada pelas ideias iluministas cujo lema era Liberdade, Igualdade e fraternidade. Foi uma revolução comandada pela burguesia (empresários donos dos meios de produção) que derrubou o absolutismo monárquico na França tirando o poder do rei, dos nobres e da igreja. Ela teve início em 1789 quando os pobres da cidade de Paris conhecidos como sans-culottes, incitados pelos burgueses tomaram e destruíram a bastilha, um castelo prisão onde o rei prendia as pessoas que lhe deviam impostos.

A burguesia francesa era dividida em dois grupos, que na assembleia da revolução centravam-se em lados diferentes, a direita os girondinos (burgueses muito ricos e mais conservadores que não queriam dar muitos direitos ao povo) e a esquerda os jacobinos ( burgueses de classe média que queriam radicalizar a revolução, fazer reforma agrária e dar mais direitos ao povo). Em um primeiro momento os girondinos assumiram o comando da revolução limitando o poder do rei, mas sem fazer grandes transformações ou melhorias na vida do povo, assim os sans-culottes colocara os jacobinos no comando da revolução e a França virou uma república, o povo passou a ter mais direitos, o rei foi morto na guilhotina, as grandes propriedades de terra dos nobres e da igreja foram divididas e distribuídas entre os camponeses pobres acabando com a fome no país. Porém com o tempo líder dos jacobinos Maximilien de Robespierre ficou paranoico e mandou para guilhotina centenas de pessoas que ele acreditava serem inimigas da revolução, até que ele mesmo foi preso e guilhotinado e os girondinos voltaram ao poder. Quando voltaram ao comando da revolução, os girondinos tiveram muita dificuldade para governar, até que em 1799 o brilhante estrategista Napoleão Bonaparte foi eleito cônsul (mesmo que presidente) da França, o país prosperou e o período revolucionário chegou ao fim.

O início da Revolução Francesa em 1789 marca o fim da idade moderna (onde o rei, a igreja e os nobres estavam no poder) e do início da idade contemporânea (dias de hoje, onde a burguesia está no poder).

VIDEOAULA: https://www.youtube.com/watch?v=_46qYt8cETc

Page 33: Atividade de fixação - Albertina Alves

1- A imagem acima retrata o marco inicial da revolução francesa. Explique que fato é esse e quando ocorreu.

2- Explique qual foi o lema da Revolução Francesa e qual classe usou esse lema para manipular o povo durante a revolução.

3- A burguesia francesa era dividida em dois grupos distintos que em momentos diferentes comandaram a revolução. Quem são eles?

4-Explique o que aconteceu quando os jacobinos fizeram uma reforma agrária dividindo e distribuindo as grandes propriedades de terra dos nobres e da igreja com os camponeses pobres.

5- Qual foi a classe que chegou ao poder após a Revolução Francesa?

6-Qual fato marcou o fim do período revolucionário na França?

7- O ano do início da Revolução Francesa 1789 se tornou um marco na história do mundo. Explique isso.

Page 34: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS

BLOCO Nº 4 - ATIVIDADE Nº12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMAS DO 8°ANO PROFESSOR : MARCOS PEDAGOGA:MÁRCIA

PROFESSIONS

BRICKLAYER- PEDREIRO

ELECTRICIAN- ELETRICISTA

CABINET-MAKER- MARCINEIRO

PAINTER- PINTOR

CARPENTER – CAPINTEIRO

MECHANIC- MECÂNICO

WAITER- GARÇON

WAITRESS- GARÇONETE

BAKER- PADEIRO

WEAVER- TECELÃO

BUTCHER- AÇOUGUEIRO

DRESSMAKER- COSTUREIRA

PLUMBER- ENCANADOR

TRAIN DRIVER- MAQUINISTA

CHARWOMAN-DONA DE CASA

HOUSEMAID- EMPREGADA

Page 35: Atividade de fixação - Albertina Alves

STREET SWEEPER- GARI

MAILMAN- CARTEIRO

Identifique as profissões nos desenhos abaixo e escreva em Inglês.

______________________________ ________________________________

________________________ ________________________________________

__________________________ _____________________________

Page 36: Atividade de fixação - Albertina Alves

_______________________ ______________________________

Nas frases abaixo tente identificar a profissão, a qual a frase refere e escreva em Inglês :

a) Eles fazem pão e bolos, normalmente trabalham em uma

padaria.____________________________________

b) Uma pessoa que ajuda a construir casas usando

tijolos.___________________________________________

c) Uma pessoa que trabalha com carne. Eles cortam a carne e vendem em um

açougue_______________________________________________

d) Uma pessoa que faz coisas com madeira, incluindo casas e

móveis.______________________________________________

e) Uma pessoa que trabalha com circuitos

elétricos.________________________________________________

f) Uma pessoa que repara máquinas, especialmente motores de

carro.____________________________________________________

g) Uma pessoa que pinta quadros ou o interior e exterior de construções/

prédios._______________________________________________________

Page 37: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS

BLOCO N°4-ATIVIDADE N°13- 1°TURNO- DATA:21/06/2021

TURMAS DO 8°ANO PROFESSOR:MARCOS PEDAGOGA: MÁRCIA

WHEN AND WHERE

Toda história ocorre em um lugar: país, cidade, casa, campo ou quarto.

Toda história ocorre em um espaço de tempo: ontem, semana passada, um ano atrás, dez anos atrás, hoje.

Leia os parágrafos a seguir e determine quando e onde cada história ocorreu.

Paragraph 1

Last night was very cold. Mom made tea and the whole family stayed at home. Nobody wanted to leave the house. All we wanted to do was to drink tea and get under the blankets.

VOCABULARY LIST

night = noite

cold = frio

tea = chá

blanket = cobertor

When did the story take place?________________________________

Where did the story take place? ________________________________

Paragraph 2

Last December we went to visit my grandparents in Bahia. We went before Christmas and took many presents for every person in the family. My cousin got a bag filled with candy, my brother got a ball, and I got new shoes.

VOCABULARY LIST

present = presente

bag = sacola

candy = balas

filled = cheio de

ball = bola

shoes = sapatos

When did the story take place? ________________________________

Where did the story take place? ________________________________

Page 38: Atividade de fixação - Albertina Alves

SETTING

O cenário (setting) informa onde e quando ocorreu a história que está sendo contada.

Há tantas diferentes possibilidades de cenários. Cada cenário pode ser descrito de várias formas, pois muito depende do ponto de vista do narrador que o descreve e do leitor que tenta visualizar o que lê.

O cenário pode ser descrito por meio dos sentidos. O que se vê nele? Como ele pode ser descrito? Cheira-se alguma coisa? Ouve-se alguma coisa? Que tipo de sentimentos inspira?

see hear smell taste touch

Leia os parágrafos abaixo e responda às questões relacionadas aos cenários descritos.

Paragraph 3

It was a beautiful spring day. The smell of the roses was in the air. Flowers were everywhere, making the streets look colorful. If you would listen closely, you would be able to hear the bees flying around.

VOCABULARY LIST

spring = primavera roses = rosas

air = ar flowers = flores

street = rua colorful = colorido

bees = abelhas flying = voando

Describe the day.

____________________________________________________________

How did it smell?

____________________________________________________________

Were there any sounds?

____________________________________________________________

What could you see?

____________________________________________________________

Page 39: Atividade de fixação - Albertina Alves

Paragraph 4

It was Christmas morning. We were really hoping for snow and we were happy to see that it was snowing. You could taste my mother’s cooking in the air. The whole house smelled like turkey and cookies. Downstairs, I could hear my sister singing Christmas songs.

VOCABULARY LIST

Christmas = Natal snow = neve

snowing = nevando turkey = peru

cookie = biscoito song = música

Describe the day.

____________________________________________________________

How did it smell?

____________________________________________________________

What could you taste?

____________________________________________________________

Were there any sounds?

____________________________________________________________

What could you see?

____________________________________________________________

RESPONDA EM INGLÊS OS TEXTOS ABAIXO:

1) Today is a beautiful day. I am spending the day at the park. I brought a ball and a towel. I am playing soccer with my friends. I love the park.

VOCABULARY LIST

beautiful = lindo

day = dia

park = parque

towel = toalha

soccer = futebol

love = amo

When did the story take place?________________________________

Where did the story take place? ________________________________

Page 40: Atividade de fixação - Albertina Alves

2) I was born 12 years ago in São Paulo. My parents used to work there. We lived in a house and had a dog. I really don’t remember living in São Paulo because I was just a baby.

VOCABULARY LIST

born = nascer

work = trabalhar

baby = bebê

When did the story take place?________________________________

Where did the story take place? ________________________________

3) It was a cold and wet night. It was raining and you could smell the wet grass. It was so silent that you could hear the raindrops hit the roof. Every sound was making me scared. I thought I heard a ghost, but it was just the cat walking around.

VOCABULARY LIST

cold = frio/a wet = molhado/a

night = noite rain = chuva

raindrops = gotas de chuva grass = grama

silent = silencioso/a roof = teto

scared = com medo ghost = fantasma

Describe the night.

____________________________________________________________

How did the place smell?

____________________________________________________________

What could the narrator hear?

____________________________________________________________

How did it make the narrator feel?

____________________________________________________________

Page 41: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS BLOCO N°4-ATIVIDADE N°14- 1°TURNO- DATA:28/06/2021

TURMAS DO 8°ANO PROFESSOR:MARCOS PEDAGOGA: MÁRCIA

MAIN IDEA O tema (main idea) é o elemento principal de uma história. Leia os parágrafos abaixo e tente identificar o tema. Escolha a opção que melhor descreve o tema central de cada parágrafo.

Paragraph 1

Alberto is eleven. He spends all Saturday taking food to the homeless. Instead of playing with his friends, he spends his free time helping others.

VOCABULARY LIST

homeless = desabrigado/a free time = tempo livre

to help = ajudar

______ Alberto does not like to play with his friends.

______ Alberto does not have any friends.

______ Alberto cares about helping others.

______ Alberto is eleven.

Paragraph 2

Penguins are birds. They swim, but cannot fly. Penguins must swim fast to escape from whales and other animals that might hurt them. Penguins live in the cold weather. You may see them if you visit Antarctica.

VOCABULARY LIST

penguin = pinguim to swim = nadar

to fly = voar fast = rápido/a

to escape = escapar whale = baleia

to hurt = machucar special = especial to attack = atacar

______ Penguins can’t fly.

______ What are penguins and how they live.

______ Penguins are sometimes attacked by whales.

______ Penguins live in Antarctica.

Page 42: Atividade de fixação - Albertina Alves

CHARACTER

O personagem (character) é um dos elementos fundamentais da história. Toda história deve ter, no mínimo, um personagem. A maioria das histórias tem vários.

Os personagens são geralmente pessoas, mas podem ser seres imaginários (como fantasmas ou bruxas) ou animais (o Pato Donald, o Mickey Mouse).

Leia os parágrafos abaixo e responda às seguintes perguntas:

Paragraph 3

Smoky was the cutest dog in the whole world. He would protect other dogs and children. Smoky was always waiting for me when I got home from school. He loved to eat meat and hated taking baths.

VOCABULARY LIST

cute = fofo whole = inteiro world = mundo to wait = esperar

bath = banho

Who is the character?

___________________________________________________________

How is the character described?

___________________________________________________________

What did he like to do?

___________________________________________________________

What did he hate?

___________________________________________________________

Page 43: Atividade de fixação - Albertina Alves

A- MARQUE UM X NA OPÇÃO QUE INDICA A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO.

1)To become a doctor you need to study to get into a university. You need to study to pass the classes. Once you are a doctor you need to study all the time. There are always new discoveries and new information to read about.

VOCABULARY LIST

to become = se tornar doctor = médico/a

university = universidade to pass = passar

classes = aulas ou matérias new = novo/a

discovery = descoberta information = informação

______ To pass classes it is important to study.

______ You need to study a lot to be a doctor.

______ In Medicine there are always new discoveries.

______ If you want to be a doctor, you need to pass your classes.

2) David plays soccer every Saturday at the park and watches soccer matches every Sunday on television. If there is a party at the same time as a soccer match, David prefers not to go to the party and watch the game instead.

VOCABULARY LIST

soccer match = jogo de futebol television = televisão

to prefer = preferir

______ David wants to be a soccer player when he grows up.

______ David does not like parties.

______ David loves soccer.

______ David plays soccer.

Page 44: Atividade de fixação - Albertina Alves

B- RESPONDA AS QUESTÕES EM INGLÊS.

3) Renata is a very sweet and fun girl. She has blue eyes and red hair. She loves to act and sing. Renata is performing in the school play. She hopes to be in a movie when she grows up.

VOCABULARY LIST

sweet = doce fun = divertido/a

hair = cabelo to act = atuar

to sing = cantar perform = atuar

play = peça to hope = ter esperança

movie = filme grow up = crescer

Who is the character?

___________________________________________________________

What are some of the physical qualities of the character?

___________________________________________________________

How is her personality?

___________________________________________________________

What does she like to do?

___________________________________________________________

What does she want to do when she grows up?

___________________________________________________________

Page 45: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº12 - 1º TURNO - DATA:14/06/2021

TURMA/ANO: 8ºA-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

PEDAGOGA: MÁRCIA

O açúcar Ferreira Gullar O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim. Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale. Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem aos vinte e sete anos plantaram e colheram a cana que viria a ser o açúcar. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.

Page 46: Atividade de fixação - Albertina Alves

1) Assinale os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na boca”: ( ) se desmancha ( ) se esparrama ( ) se acaba ( ) se dilui

2) Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto: ( ) Aquela sobremesa estava amarga. ( ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga. ( ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.

3) Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto: ( ) Realizamos uma dura tarefa. ( ) O móvel era feito de madeira muito dura. ( ) O seu jeito duro afasta as pessoas.

4) Reescreva a frase “homens de vida amarga e dura produziram este açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.

5) A que tipo de açúcar o eu-lírico está se referindo? ( ) ao açúcar mascavo ( ) ao açúcar refinado ( ) a qualquer tipo de açúcar

6) A que elementos o açúcar é comparado?

7) Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar.

8) Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?

9) Por que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga?

10) Escreva com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir.

Page 47: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº13 - 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8ºA-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

PEDAGOGA: MÁRCIA

A etiqueta nas redes sociais

Ryana Gonçalves

Ultimamente, temos passado mais tempo no convívio social cibernético do que no convívio social pessoal. Aqui adivinhamos emoções, não há toque, não há olhares silenciosos cheios de significados, não há presença, não há corpo. Há apenas o teclado, o mouse, a tela, o curtir, o compartilhar, o tweetar, retweetar, participar, excluir, bloquear, responder, perguntar.

Apesar de serem espaços sociais diferentes, igualmente vale a etiqueta que aprendemos em casa antes de sair para o mundo.

Todos têm suas manias, receios, ideias, caráter, costumes e essa coisa toda, mas todos devem ser, acima de tudo, RESPEITADOS. Assim como tem aquele cara que nunca posta nada, existe a menina que se expõe demais. Pra ela, pode não ser exagero, mas pros outros sim. Vale o mesmo para caso inverso, existem pessoas sem noção de ambos os sexos, ignorem as estatísticas. Não tem essa de mulher trai menos, homem é mais cafajeste. Aqui é todo mundo igual. Junta a quantidade de gente sem noção, de puritanos, de revolucionários, revoltados, ignorantes e ignorados. Cada um tem algo a dizer, sempre.

Na realidade, o chato começa quando um começa a reclamar de tal coisa, daí aparece o fulano reclamando do que o sicrano tá reclamando, e aí um monte de gente começa a reclamar dos dois que estão reclamando, e uns começam a reclamar dos outros, e daí já aparecem outros status reclamando… e eu estou reclamando dessa gente que como eu só reclama e não faz nada.

Vamos trocar ideias? Porque reclamar não acrescenta em nada, só desabafa e daqui a pouco o vazio do desabafo vira mais reclamação, chateação e falta do que fazer.

Mas daí aparece um ser reclamando daquele que posta algo produtivo, que reclama daquele que não posta algo produtivo, segue reclamando, e assim por diante.

Ah, a etiqueta das redes sociais! Que coisa complicada de se entender. Quanto mais a gente tenta colaborar, parece que mais piora. Pedir perguntas no Ask não significa se expor totalmente, compartilhar no Facebook não significa que concorda plena e totalmente com o que está escrito (todos têm o direito de achar legal, simplesmente), curtir não significa “dar em cima” e assim por diante. Temos que entender que assim como temos nossas preferências quanto à comida, e manias quanto as nossas coisas, também tem pessoas com suas particularidades, e ter uma rede social não significa mostrar sua intimidade para o mundo. Ninguém é obrigado a nada.

Page 48: Atividade de fixação - Albertina Alves

E sabe o que é uma boa etiqueta, um comportamento muito refinado? Educação. Sim, aprecia-se a boa educação, o respeito, a igualdade. Isso faz falta. Assim como faz falta um bom diálogo frente-a-frente e sair pra dar uma pedalada num dia de sol pra entorpecer o corpo de vitamina D. Pense nisso! Disponível em: http://thefirstimpressionsofme.blogspot.com.br/

1) O texto classifica-se em: ( ) narrativo ( ) argumentativo ( ) informativo ( ) descritivo

2) A autora usa a expressão de lugar “aqui” para fazer referência a quê? 3) No primeiro parágrafo, separe os elementos e ações que são distinguidas para cada ambiente social. 4) Por que a palavra “respeitados” foi escrita de forma diferente? 5) Qual é o problema apresentado no texto? 6) O que a autora propõe como forma de amenizar esse problema? 7) Apesar da argumentação se desenvolver acerca das redes sociais, no fim do texto a autora revela sua opinião sobre a importância de nos desprendermos do mundo virtual. O que ela sugere? 8) Elabore um comentário sobre o conteúdo. Lembre-se de que o gênero textual comentário serve para expormos uma curta análise de um determinado assunto, permitindo que manifestemos a nossa opinião, concordando ou discordando. 9) Você já se sentiu incomodado ao ler algo desagradável nas redes sociais? Ou já postou algo e depois se arrependeu? 10) Observe a charge. Escreva de que forma é possível relacioná-la ao tema do texto.

Page 49: Atividade de fixação - Albertina Alves
Page 50: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº14 - 1º TURNO - DATA: 28/06/2021

TURMA/ANO: 8ºA-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

PEDAGOGA: MÁRCIA

Transitividade X Intransitividade verbal Enquanto a transitividade do verbo indica a necessidade de completar o seu sentido com complementos, a intransitividade verbal indica que os verbos têm sentido completo.

Intransitividade verbal Assim, sozinhos, os verbos intransitivos conseguem transmitir a informação sobre o sujeito.Isso não quer dizer que uma oração cujo verbo seja intransitivo tenha obrigatoriamente que acabar nesse verbo, mas se acabasse no verbo a oração seria compreensível.

É que muitas vezes, com os exemplos dados de verbos intransitivos, os alunos acabam concluindo que não há mais nada depois dele, e quando há, descartam logo a possibilidade da intransitividade.

Muito facilmente os alunos identificam "João nasceu", "A planta morreu", "Adormeci" como intransitivos, mas se acrescentamos algo a mais, eles param e ficam pensando…

João nasceu ontem. A planta morreu de sede. Adormeci cedo.

As informações que seguem os verbos intransitivos podem ser classificadas como adjunto adverbial (é o caso de "ontem", "de sede" e "cedo" dos exemplos acima).

Transitividade verbal A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos:

Entregaram a encomenda. Vendo quadros. Segure isto, por favor!

De acordo com o tipo de complemento os verbos são classificados da seguinte forma:

Page 51: Atividade de fixação - Albertina Alves

Verbo transitivo direto (VTD) Verbo que não tem

sentido completo e precisa de um complemento, geralmente introduzido sem preposição, que conclua o quê ou quem. Esse complemento é chamado de objeto direto. Exemplos:

A mesa 3 pediu a carne bem passada. (Pediu o quê? A carne.) Terminei a análise. (Terminei o quê? A análise) Agora sim, entendo meus pais. (Entende quem? Meus pais)

Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento, geralmente introduzido sem preposição, que conclua o quê ou quem. Esse complemento é chamado de objeto direto. Exemplos:

A mesa 3 pediu a carne bem passada. (Pediu o quê? A carne.) Terminei a análise. (Terminei o quê? A análise) Agora sim, entendo meus pais. (Entende quem? Meus pais)

Verbo transitivo indireto (VTI) Verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento que conclua com quem, de quê ou de quem, em quê, para quê ou para quem, por quem. Acompanhado de preposição obrigatória, o complemento desse tipo de verbo é chamado de objeto indireto. Exemplos:

Não acredito no que ele diz. (Não acredito em quê? No que ele diz) Esperei-lhe pacientemente. (Esperei por quem? Por ele/ela) Podemos ir com você? (Ir com quem? Com você)

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) Também chamado de bitransitivo, é o verbo que não tem sentido completo e que precisa de objeto direto e indireto.

Assim, o verbo transitivo direto e indireto precisa de dois complementos, um dos quais sem preposição obrigatória (objeto direto) e outro que exige preposição (objeto indireto).

O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos:

Enviei os postais aos clientes. (Enviei o quê a quem? Os postais aos clientes)

Agradeceu a oportunidade ao chefe. (Agradeceu o quê a quem? A oportunidade ao chefe)

Expus minhas dificuldades ao professor. (Expus o quê a quem? Minhas dificuldades ao professor)

Page 52: Atividade de fixação - Albertina Alves

Questão 1

Classifique os verbos quanto à transitividade.

a) Eu escutei algo. _______________________________________________

b) Pais lamentam o descaso com a educação. _________________________

c) Preciso de carona. _____________________________________________

d) Agradeço a todos a presença. ____________________________________

e) Ao filho o pai chamou. __________________________________________

f) Comprou o vestido para a namorada. _______________________________

Questão 2

Classifique os verbos das orações abaixo em:

( I ) Verbo transitivo direto (II ) Verbo transitivo indireto ( III ) Verbo transitivo direto e indireto (IV ) Verbo intransitivo ( ) Saiu a pé. ( ) Duvido das suas intenções. ( ) Nasceu! ( ) Distribuiu doces para as crianças. ( ) Dormiu cedo.

Questão 3

A análise da transitividade verbal não deve ser feita isoladamente, mas sim de acordo com o texto. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente, ora com objeto direto, ora com objeto indireto. Dessa forma, indique a alternativa INCORRETA: a) Perdoai sempre. (verbo intransitivo)

b) Perdoai as ofensas. (verbo transitivo direto) c) Perdoais aos inimigos. (verbo transitivo indireto) d) Por que sonhas, ó jovem poeta? (verbo transitivo direto) e) Sonhei um sonho estranho. (verbo transitivo direto)

Questão 4

Indique a alternativa em que o verbo é transitivo direto. a) O pai emprestou o carro ao filho. b) O velhinho caiu ontem. c) Queimou todas as provas. d) Acredito nele. e) Sempre obedeceu às regras.

Page 53: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 12 - 1º TURNO - DATA: 14/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano A, B e C PROFESSOR (A): Ana Lúcia Guimarães

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

1°) A balança abaixo está em equilíbrio. Qual é o peso da melancia? Registre a equação e resolva:

2°) Equilibre na balança em um dos pratos cinco pesos iguais desconhecidos mais

quinze quilos. No outro prato equilibre 45 kg e 30 kg. Qual o peso de cada um dos

pesos desconhecidos?

3°) A balança está em equilíbrio. As maçãs são iguais. O valor de cada maçã é .

Representação em equação:

Page 54: Atividade de fixação - Albertina Alves

4°). Observe as balanças. Qual é a equação do 1º grau que cada balança representa?

Qual é o valor de ?

a) b)

5°) Observe as balanças. Qual é a equação do 1º grau que cada balança representa?

Qual é o valor de ?

a) b)

6) Observe as balanças. Qual é a equação do 1º grau que cada balança representa?

Qual é o valor de ?

a) b)

7º) Responda a seguinte pergunta de um professor de uma turma do 8º ano. Represente a equação e resolva:

Page 55: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 13 - 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano A, B e C PROFESSOR (A): Ana Lúcia Guimarães

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

1) Dois garotos, um de 35 kg e outro de 39 kg, equilibram 3 irmãos em uma gangorra. Um dos irmãos pesa 30 kg e os outros dois são gêmeos idênticos, que têm pesos iguais. Quanto pesa cada um dos gêmeos? Represente a equação:

2) Leia com atenção e encontre o número desconhecido. Represente a equação e resolva:

3) Quando Joana entrou em sua sala de aula, a professora estava apagando o quadro

negro, mas ela ainda pôde ver algo escrito, conforme mostra a figura. O número

apagado foi :

Page 56: Atividade de fixação - Albertina Alves

4) Leia atentamente a tirinha abaixo e resolva as atividades.

a) Escreva a equação que corresponde à história do casal de namorados.

b) Resolva a equação.

c) Quantos reais cada um possui?

5) A balança está em equilíbrio. As maçãs são iguais. O valor do saco $ é.

Representação em equação:

6) Observe abaixo a promoção lançada pela lanchonete “Sabor e Cor”.

Neste domingo, a família de Beatriz resolveu aproveitar essa promoção comprando alguns sanduíches e 10 bebidas. O total da conta foi R$ 59,55. O número de sanduíches comprados foi:

A) 4. B) 5. C) 7. D) 9.

Page 57: Atividade de fixação - Albertina Alves

7) A balança está em equilíbrio.

a) Represente a equação:

b) Qual é o valor do bloco x?

Page 58: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº04 - ATIVIDADE Nº 14 - 1º TURNO - DATA: 28/06/2021

TURMA/ANO: 8º ano A, B e C PROFESSOR (A): Ana Lúcia Guimarães

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

1) Para formar duplas, com o objetivo de fazer um trabalho referente a equações do

primeiro grau, a professora Marina decidiu selecionar dois grupos, sendo o primeiro

formado por 4 meninas e o segundo por 4 meninos. A regra é a seguinte: cada menina

sorteia uma equação e cada menino sorteia um número, e a dupla será composta pela

menina que sorteou a equação e pelo menino que sorteou a solução dessa equação.

Os resultados dos sorteios estão apresentados nos quadros a seguir.

Nesse caso, Amanda formará dupla com:

A) Artur .B) Bruno C) Davi. D) Gabriel.

2) Um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo. Quanto pesa um tijolo e meio?

a) Analise as figuras abaixo e resolva o problema sem o uso de equação.

b) Resolva o problema usando equação de 1º grau. (Sugestão: chame de x o

“peso” de um tijolo)

3) Paulo distribuiu 21 figurinhas para três amigos da seguinte forma: Lúcio recebeu 5

figurinhas a menos do que Alberto e Carlos recebeu o dobro de Lúcio. Quantas

figurinhas recebeu cada um? Monte a equação e resolva.

Page 59: Atividade de fixação - Albertina Alves

4) Você conhece essa

charada? O gavião

chega ao pombal e

diz:

— Adeus, minhas 100

pombas! As pombas

responderam em coro:

— 100 pombas não somos nós; com mais dois tantos de nós e com você, meu caro gavião, 100 pássaros

seremos nós. Quantas pombas estavam no pombal?

Legal, né? Mas sabe como solucioná-la? Chame de x o número de pombas, monte sua equação e resolva-a.

5) A equação 2x + 5 = 7 é verdadeira para um único valor numérico, chamado raiz

(solução) da equação. O valor numérico que torna essa expressão verdadeira é:

A) — 6. B) — 1. C) 1. D) 6.

6) Uma empresa, para ser ativa no mercado de importações, necessita de 160 mil

reais como capital inicial. Sabendo disso, Hugo, Leonardo e Ricardo

resolveram constituir uma sociedade. Leonardo entrou na sociedade com 5 mil

reais a mais do que o dobro de Hugo, Ricardo entrou com 5 mil reais a mais do

que triplo de Leonardo. Qual a quantia que Ricardo contribuiu nessa

sociedade?

A) 35 mil reais. B) 60 mil reais. C) 80 mil reais. D) 110 mil reais.

7) A balança ao lado está em equilíbrio.

a) Represente a equação:

b) Qual é o valor do bloco x?

Page 60: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº12 - 1º TURNO - DATA: 07/06/2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Desigualdade no Brasil

“O conceito de desigualdade é um guarda-chuva que compreende diversos

tipos, desde desigualdade de oportunidade até desigualdade de

escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade

econômica, a mais conhecida, é chamada de desigualdade social, dada pela

distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um

cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.”

Quanta fome que há em nosso mundo E também trabalho escravo e infantil Que existe na África e América Central Mas também acontecem aqui no Brasil Quanto dinheiro se dá aos banqueiros Quanto dinheiro se dá ao já rico Algumas migalhas que se dá aos pobres Dizem que prejudica o patrimônio público

Este é o grande mal de nossa população Não sabem que os ricos desviam milhões Enquanto os pobres contam moedinhas

Eu me revolto sempre com esta situação Porque a mídia só vê como boa ação Aquilo que se faz para os almofadinhas

Os textos acima mencionam sobre a desigualdade existente no Brasil. O poema retrata que a desigualdade é a mãe da injustiça, enquanto ela existir, o mundo vai viver em desequilíbrio, onde uns poucos têm muito e muitos têm pouco.

Um poema é uma obra literária geralmente apresentada em versos e estrofes.

Verso é sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e

melódica, correspondente a uma linha do poema. Os versos organizam-se em

Page 61: Atividade de fixação - Albertina Alves

estrofes e estrofe é um agrupamento de versos. Por meio dessa afirmação e de

acordo com os textos acima, organize suas ideias e crie um poema que retrate a

desigualdade existente no Brasil.

Atenção:

Lembre-se dos elementos que compõem um poema;

Faça um poema com cinco estrofes de quatro versos;

Cuidado com as margens;

Observe atentamente a ortografia e pontuação.

Atividade retirada do site educaçãoetransformação.com.br

Bom trabalho!

Page 62: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº13 - 1º TURNO - DATA:14/06 /2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija sua opinião na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A amizade e as redes sociais”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas. TEXTO I

Quem tem amigo... [...] Perder é difícil. No futebol, no totó, no Karaokê, nas disputas mais inocentes. Perder amigo, namorada, perder tempo na vida, é tudo ruim. Mas é preciso aprender a conviver com as perdas profundas, ter certeza de que a vida segue em frente e o amanhã é sempre outro dia. Amigos. Troço muito bacana. Minha avó dizia que quem tem amigo não morre à mingua. E os melhores amigos são aqueles que sabem ficar por perto, mesmo mantendo a distância regulamentar...

PIMENTEL, Luís. 1º de Abril. Belo Horizonte: Dimensão, 2014. P. 47. (Fragmento)

TEXTO II O cérebro comporta no máximo 150 amigos, divididos em grupos. Do peito 5 amigos - São os íntimos, com quem você mais fala - e não hesitaria em ligar de madrugada ou pedir dinheiro emprestado. Para Aristóteles, 5 era o número máximo de amigos verdadeiros. Grupo de empatia 15 amigos - São pessoas bastante importantes para você -se alguma delas morresse amanhã, você ficaria muito triste. Este grupo pode incluir gente do trabalho ou amigos de amigos. Número típico 50 amigos - É o número de amizades mantidas pela maioria das pessoas, e também o tamanho médio dos agrupamentos humanos primitivos (como bandos de caça). Limite 150 amigos - Máximo que o cérebro consegue administrar ao mesmo tempo. São as pessoas cujos nomes, rostos e características você consegue memorizar e acionar caso seja necessário.

Disponível em http://super.abril.com.br/comportamento. Acesso em: 24 ago.2016.

Page 63: Atividade de fixação - Albertina Alves

ENVIE SEU TEXTO PARA O SITE DA ESCOLA

______________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Page 64: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº14 - 1º TURNO - DATA: 21/06/2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

TEXTO MOTIVADOR

Smartphone é o melhor amigo de 49% dos adolescentes

Pesquisa aponta que, deste total, 36% priorizam o aparelho em vez de passar mais tempo com os amigos, a família ou outras pessoas importantes. Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? A maioria dos jovens pertencentes à chamada Geração Z (de 16 a 20 anos) responderá: olhar o smartphone antes de qualquer outra ação. Para ser mais preciso, 49% dos brasileiros nessa faixa etária consideram o smartphone o seu melhor amigo. Desse universo, 36% priorizam o aparelho em vez de passar mais tempo com os amigos de carne e osso, a família ou outras pessoas importantes. Esse cenário traz um alerta à sociedade sobre o limite do uso das tecnologias e no que isso pode ser prejudicial às relações interpessoais, por se tratar de uma geração que já nasceu imersa em um mundo conectado 24 horas por dia. O nível de apego desses jovens ao aparelho móvel foi objeto de um estudo feito pela especialista em comportamento mente-cérebro e na ciência da felicidade pela Universidade de Harvad e psicóloga do departamento de psiquiatria do Hospital Geral de Massachesetts, Nancy Etcoff, em parceria com a Motorola, por meio do estudo Phone Life Balance. A pesquisa ouviu 4.418 usuários de smartphones de quatro países: Brasil, Estados Unidos, França e Índia. Foram investigados os comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do equipamento nas relações com o usuário, com outras pessoas e com o ambiente físico e social. “Essas tecnologias precisam ser vistas como ferramenta para alcançar algo, e não o fim. Ele não pode ser visto como um amigo, mas como uma das formas de alcançar esses amigos”, avaliou a gerente de projetos do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Danielle Andrade. A pesquisadora Nancy Etcoff também identificou nessa pesquisa os três principais comportamentos ligados aos smartphones que impactam as relações interpessoais: metade dos jovens entrevistados (49%) afirmou verificar o celular com mais frequência do que gostaria. No Brasil, esse percentual é de 48%; cerca de um terço (35%) disse passar tempo demais utilizando o smartphone (44% da geração Z). Contraditoriamente, 34% dos jovens acreditam que estariam mais felizes se passassem menos tempo no celular. Entre os adolescentes brasileiros, os números caem um pouco: 33% e 38%, respectivamente.

ARAÚJO, Mirella.

Page 65: Atividade de fixação - Albertina Alves

Disponível em: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/Smartphone-melhor-amigo-

dos-adolescente.aspx. Acesso em: 11 jul. 2018. (Adaptado).

PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura do texto motivador, escreva uma carta de leitor, dirigida ao editor do Portal de notícias, posicionando-se sobre o assunto abordado no Texto: o uso de smartphone pelos adolescentes. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Empregue a norma-padrão da língua portuguesa e outras características do gênero carta de leitor. Características da carta ao leitor 1) Primeiro vem a data em que a carta foi redigida. 2) Em seguida, o vocativo – nesse caso, coloca-se o nome do jornal ou da revista, pois revela a quem ela é dirigida. 3) Segue assim o corpo do texto, contendo todas as informações que se pretende dizer. 4) E por último vem a despedida cordial, juntamente com a assinatura de quem a escreveu.

Page 66: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº15 - 1º TURNO - DATA:28/06 /2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Gênero: crônica narrativa

Tipo textual: narrativo

A crônica é um gênero textual narrativo que tem por base fatos que

acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o

leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as

ações das personagens. O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna

ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas

etárias.

Leia a notícia abaixo e use a situação apresentada para escrever uma

crônica. Seu texto será publicado em um jornal de grande circulação em

Contagem e será lido pelos leitores desse jornal. Sua crônica deve ter como

objetivo levar o leitor a refletir sobre a violência no trânsito e para isso você pode,

se quiser, explorar o humor.

NOTÍCIA

Carro desgovernado subiu na calçada e acertou em cheio um operário que estava

no local. Segundo o condutor estava visivelmente embriagado e desceu do carro

cambaleando. O motorista já acumula 70 multas de trânsito nos últimos 5 anos,

14 delas por dirigir embriagado.

Fatalidade ou falta de responsabilidade?

Redija um texto de no máximo 15 linhas.

Page 67: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

A aula de hoje será uma análise cinematográfica do filme: DIVERTIDAMENTE! Da Disney. Por isso, antes

de responderem as questões da atividade, devem assistir ao filme que se encontra neste link abaixo, é só

clicar e dar o play: https://drive.google.com/file/d/1Mx-kG8_ruUX51u1Z0TSj9IOmcXVREEdt/view

SINOPSE DO FILME:

Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida

quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco.

Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, o Raiva, a

Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja

sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para

fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que

possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Com base no filme assistido e em suas percepções responda em forma de texto as questões a seguir.

Com base no filme assistido e em suas percepções responda em forma de texto as questões a seguir.

No filme, podemos perceber que a Alegria nem sempre é uma coisa boa, porquê? (mínimo 10 linhas) Caso

seja necessário pergunte e converse com seus pais sobre o assunto

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Queridos Alunos. Estamos iniciando hoje a aula de Ensino Religioso. Neste ano, vamos

trabalhar a Inteligência Emocional. Vamos entender mais sobre nós mesmos, através do

autoconhecimento, entender nossas emoções positivas e negativas e aprender mais sobre

nossos limites, desejos, sonhos e sentimentos. Estaremos nessa jornada juntos e podem

contar comigo. Um grande abraço e bom filme.

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº12- 1º TURNO - DATA: 14/04/2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Page 68: Atividade de fixação - Albertina Alves

No filme a Raiva/Ira é descontrolada. Sabemos que não podemos deixar a nossa raiva controlar nossas

atitudes. No entanto, muitas vezes um pouco de raivca se faz necessário para que alguma mudanças

aconteçam. Como a raiva pode ser uma coisa positiva em nossas vidas? Ela serve e pode ajudar no que? O

que pensa sobre isso? (mínimo 06 linhas).

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

_______

Porque o Medo é uma emoção essencial para a nossa sobrevivência? (mínimo 10 linhas)

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

O Nojo é uma das nossas emoções mais primárias, ele nos ajuda principalmente no quê? Pra que serve o

nojo em nossas vidas? Você acha que sentir nojo pode ser uma coisa negativa e positiva? Explique porquê.

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Page 69: Atividade de fixação - Albertina Alves

A Tristeza causa grandes problemas no filme, tanto para os amigos quanto para a Riley. Porém ao final do

filme entendemos do porque a Tristeza ser essencial para as nossas vidas. Logo, diga, o porquê da tristeza

ser uma emoção boa, positiva para as nossas vidas. Qual é a função da tristeza em nós? (mínimo 10 linhas)

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

Page 70: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

Observe essa imagem! Aqui podemos ver que as emoções quando elas se misturam, elas podem criar

novas emoções. Após observar bastante, faça a atividade logo abaixo.

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº13- 1º TURNO - DATA: 21/04/2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Page 71: Atividade de fixação - Albertina Alves

ESCOLHA 6 (SEIS) EMOÇÕES E PROCURE O SIGNIFICADO DELAS NO DICIONÁRIO.

Agora, pense em alguma vez que você sentiu essas emoções e descreva como foi esse dia, o que sentiu,

o que aconteceu...

EMOÇÃO 1 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

EMOÇÃO 2 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

EMOÇÃO 3 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Page 72: Atividade de fixação - Albertina Alves

EMOÇÃO 4 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

EMOÇÃO 5 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

EMOÇÃO 6 ______________________________ (Escreva aqui a primeira emoção que escolheu e e

abaixo o o dia que você a sentiu)

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Page 73: Atividade de fixação - Albertina Alves

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

Responsabilidade: O Ditado Popular do Navio

A palavra responsabilidade está relacionada com a palavra em latim respondere, que significa "responder,

prometer em troca". Desta forma, uma pessoa que seja considerada responsável por uma situação ou por

alguma coisa, terá que responder se alguma coisa corre de forma desastrosa.

Na nossa sociedade a responsabilidade é uma característica muito apreciada e muito procurada,

especialmente no mercado de trabalho, onde um trabalhador responsável é devidamente recompensado

pela sua responsabilidade. Funcionários de empresas que demonstram responsabilidade muitas vezes são

escolhidos para exercerem cargos de liderança (como gerentes de lojas, etc.).

Ser responsável então, basicamente é cumprir com os seus compromissos, sem atrasar, fazendo da melhor

forma possível.

Agora que sabe mais um pouco sobre o que significa Responsabilidade. Vamos ao ditado popular. Em

muitos lugares, é comum dizer a seguinte frase:

“O MUNDO NÃO ESTÁ INTERESSADO NA TEMPESTADE QUE

VOCÊ ENFRENTOU, QUER APENAS SABER SE VOCÊ TROUXE O

NAVIO!”

(Ditado popular chinês)

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº4 - ATIVIDADE Nº14- 1º TURNO - DATA: 28/04/2021

TURMA/ANO: 8º A, B e C - PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Page 74: Atividade de fixação - Albertina Alves

Agora escreva (mínimo 12 linhas) o que essa frase significa, e dê pelo menos um exemplo da sua vida

pessoal ou familiar

1

2

3

4

5

6

7

8

9