CAPÍTULO 2 - Psicopedagogia

2
CAPÍTULO 2 O campo epistemológico e a multidimensionalidade do objeto de estudo psicopedagógico. (Objeto de estudo psicopedagógico = o processo de aprendizagem humana. Estudo e reflexão sobre os fatores que facilitam e os que dificultam sua evolução). 1)A multidimensionalidade do objeto de estudo psicopedagógico. As semelhanças e diferenças nas concepções teóricas argentinas e brasileiras. Resposta: A característica multidimensional do objeto de estudo refere-se a uma complexa série de fatores: questões pré-subjetivas (social, linguagem, conformação neurobiológica) e a questões subjetivas (processos de construção do conhecimento e da constituição da subjetividade e a dinâmica afetiva). Teóricos argentinos = o objeto de estudo da psicopedagogia é a aprendizagem com seus problemas. Teóricos brasileiros = o objeto central de estudo é o processo de aprendizagem humana, envolvendo os padrões evolutivos normais e patológicos, levando em consideração a influência do meio (família, escola, sociedade) no desenvolvimento.

Transcript of CAPÍTULO 2 - Psicopedagogia

Page 1: CAPÍTULO 2 - Psicopedagogia

CAPÍTULO 2

O campo epistemológico e a multidimensionalidade do objeto de estudo psicopedagógico.

(Objeto de estudo psicopedagógico = o processo de aprendizagem humana. Estudo e reflexão sobre os fatores que facilitam e os que dificultam sua evolução).

1) A multidimensionalidade do objeto de estudo psicopedagógico. As semelhanças e diferenças nas concepções teóricas argentinas e brasileiras.

Resposta: A característica multidimensional do objeto de estudo refere-se a uma complexa série de fatores: questões pré-subjetivas (social, linguagem, conformação neurobiológica) e a questões subjetivas (processos de construção do conhecimento e da constituição da subjetividade e a dinâmica afetiva).

Teóricos argentinos = o objeto de estudo da psicopedagogia é a aprendizagem com seus problemas.

Teóricos brasileiros = o objeto central de estudo é o processo de aprendizagem humana, envolvendo os padrões evolutivos normais e patológicos, levando em consideração a influência do meio (família, escola, sociedade) no desenvolvimento.

Inicialmente, tanto os teóricos argentinos como os teóricos brasileiros ocupavam-se do tema da aprendizagem, tendo como causa e razão os problemas advindos do processo de aprendizagem. O objeto de estudo era o sujeito que não podia aprender.

Atualmente, cabe a psicopedagogia estudar a aprendizagem humana, como se aprende, como a aprendizagem varia evolutivamente, quais os fatores que a influenciam, como reconhecer, tratar e prevenir as alterações na aprendizagem, entre outras características.