Motivação - Clima Organizacional

Post on 18-Dec-2014

17.234 views 5 download

description

Slides sobre o tema motivação sob o enfoque de clima organizacional, apresentado por mim e os colegas Hévila Ruas e Edgar Oliveira.

Transcript of Motivação - Clima Organizacional

Competência: Gestão de Pessoas IICompetência: Gestão de Pessoas II

Docente: Luana FariasDocente: Luana Farias

Motivação Motivação

Motivação envolve sentimentos de realização e de Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestados por reconhecimento profissional, manifestados por meio de exercícios das tarefas e atividades que meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho (Ribeiro, 1994).trabalho (Ribeiro, 1994).

MotivaçãoMotivação

A motivação humana é constante, infinita, A motivação humana é constante, infinita, flutuante e complexa (Bergamini, 1997).flutuante e complexa (Bergamini, 1997).

MotivaçãoMotivação

É o que impulsiona as pessoas a prosseguirem de É o que impulsiona as pessoas a prosseguirem de forma satisfatória em sua jornada de trabalho, o forma satisfatória em sua jornada de trabalho, o que isto implica na qualidade de vida das pessoas e que isto implica na qualidade de vida das pessoas e na sobrevivência de empresas e empregado.na sobrevivência de empresas e empregado.

(Claret, 1998).(Claret, 1998).

Motivação: O MITOMotivação: O MITO

““A crença de que uma pessoa possa - literalmente - A crença de que uma pessoa possa - literalmente - motivar outra.” motivar outra.”

““Crença de que a pessoa é motivada como Crença de que a pessoa é motivada como resultado da satisfação.” resultado da satisfação.”

Motivação: O MITOMotivação: O MITO

““Crença de que aquilo que motiva o Crença de que aquilo que motiva o comportamento seja também aquilo que determina comportamento seja também aquilo que determina sua direção.”sua direção.”

““Crença de que a motivação seja o catalisador que Crença de que a motivação seja o catalisador que induz comportamentos positivos.” induz comportamentos positivos.”

Motivação: O MITOMotivação: O MITO

““Crença de que fatores de motivação e fatores de Crença de que fatores de motivação e fatores de satisfação  sejam a mesma coisa.” satisfação  sejam a mesma coisa.”

Forças MotivacionaisForças Motivacionais

São produto do ambiente cultural que afeta a São produto do ambiente cultural que afeta a maneira pela qual a pessoa encara seu trabalho e maneira pela qual a pessoa encara seu trabalho e sua vida. sua vida.

Motivação para a RealizaçãoMotivação para a Realização

Onde a realização é mais importante do que Onde a realização é mais importante do que alguma recompensa que possa acompanhá-la alguma recompensa que possa acompanhá-la (Lessa, 1999).(Lessa, 1999).

Motivação por AfiliaçãoMotivação por Afiliação

É um impulso para o relacionamento com pessoas É um impulso para o relacionamento com pessoas em bases sociais (Bergamini, 1997). em bases sociais (Bergamini, 1997).

Motivação para a CompetênciaMotivação para a Competência

É um impulso para fazer um trabalho de alta É um impulso para fazer um trabalho de alta qualidade. qualidade.

Motivação para o PoderMotivação para o Poder

É o impulso para influenciar pessoas e mudar situa-É o impulso para influenciar pessoas e mudar situa-

ções. Criam impacto nas organizações e assumem ções. Criam impacto nas organizações e assumem os riscos de criá-los (Coda, 1905). os riscos de criá-los (Coda, 1905).

Tipos de motivação pelo poder: Tipos de motivação pelo poder:

Necessidade de Poder InstitucionalNecessidade de Poder Institucional

Necessidade de Poder Pessoal Necessidade de Poder Pessoal

A motivação ExtrínsecaA motivação Extrínseca

Em termos de comportamento organizacional, Em termos de comportamento organizacional, alguns estudos propõem que o interesse dos alguns estudos propõem que o interesse dos funcionários pelas recompensas externas tem funcionários pelas recompensas externas tem grande poder para determinar um desempenho grande poder para determinar um desempenho satisfatório.satisfatório.

A Motivação IntrínsecaA Motivação Intrínseca

É uma força que se encontra no interior de cada É uma força que se encontra no interior de cada pes- soa e que pode estar ligada a um desejo. Esta pes- soa e que pode estar ligada a um desejo. Esta força é vista como um impulso que leva os seres força é vista como um impulso que leva os seres vivos à ação.vivos à ação.

Ciclo natural de motivação usado Ciclo natural de motivação usado nas Organizaçõesnas Organizações

Primeiros passos no estudo da Primeiros passos no estudo da motivaçãomotivação

O estudo da motivação humana diz respeito O estudo da motivação humana diz respeito à descoberta do porquê de as pessoas se à descoberta do porquê de as pessoas se movimentarem e de qual fonte de energia que estão movimentarem e de qual fonte de energia que estão usando para tanto. usando para tanto.

Skinner – administrador. Administrar resume-Skinner – administrador. Administrar resume-se, neste caso, em punir ou premiar aqueles que se, neste caso, em punir ou premiar aqueles que trabalham quando isso se fizer necessário. trabalham quando isso se fizer necessário.

Administração Científica Administração Científica 

Campanhas de premiação Campanhas de premiação 

Uso indiscriminado dos reforços positivos Uso indiscriminado dos reforços positivos 

Hierarquia das necessidades Hierarquia das necessidades segundo Maslowsegundo Maslow

Abraham Maslow apresentou uma teoria da Abraham Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência e que numa hierarquia de importância e influência e que pode ser visualizada como uma pirâmide. pode ser visualizada como uma pirâmide.

Necessidades fisiológicas – Nível mais baixo das Necessidades fisiológicas – Nível mais baixo das necessidades humanas, mas de vital importância, necessidades humanas, mas de vital importância, como necessidade de alimentação, sono, repouso como necessidade de alimentação, sono, repouso etc..etc..

Necessidades de seguranças: Inclui necessidade de Necessidades de seguranças: Inclui necessidade de segurança, busca de proteção contra ameaça ou segurança, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo.privação e fuga do perigo.

Necessidades sociais: Dente as necessidades sociais Necessidades sociais: Dente as necessidades sociais estão a necessidade de associação, participação, estão a necessidade de associação, participação, troca de amizade, afeto e amor. Quando não troca de amizade, afeto e amor. Quando não satisfeitas, o indivíduo torna-se hostil com relação satisfeitas, o indivíduo torna-se hostil com relação às pessoas que o cercam. às pessoas que o cercam.

Necessidade de estima: Necessidades relacionadas Necessidade de estima: Necessidades relacionadas com a maneira como o indivíduo se vê e se avalia. com a maneira como o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem auto-apreciação,Envolvem auto-apreciação, auto-confiança, auto-confiança, prestígio e consideração.prestígio e consideração.

Necessidade de auto-realização: são as mais Necessidade de auto-realização: são as mais elevadas. Estão relacionadas com a realização do elevadas. Estão relacionadas com a realização do próprio potencial do indivíduo. próprio potencial do indivíduo.

Teoria dos dois Fatores de Herzberg  Teoria dos dois Fatores de Herzberg 

Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.em situação de trabalho.

Para ele existem dois fatores que orientam o Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas.comportamento das pessoas.

Fatores higiênicos:Fatores higiênicos:

Estão localizadas no ambiente q rodeia as pessoas. Estão localizadas no ambiente q rodeia as pessoas. Como essas condições são decididas e controladas Como essas condições são decididas e controladas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas.controle das pessoas.

Fatores motivacionais:Fatores motivacionais:

Ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com Ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sobre o controle do que a pessoa executa. Estão sobre o controle do indivíduo pois estão relacionados com aquilo que indivíduo pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha.ele faz e desempenha.

Modelo de Erc Aldefer  Modelo de Erc Aldefer 

Propôs um hierarquia das necessidades em Propôs um hierarquia das necessidades em três níveis: três níveis:

Necessidades de existênciaNecessidades de existência Necessidades de relacionamentoNecessidades de relacionamento Necessidades de crescimentoNecessidades de crescimento

MOTIVAÇÃOMOTIVAÇÃO

XX

CLIMA ORGANIZACIONALCLIMA ORGANIZACIONAL

A Questão Do Ajustamento;A Questão Do Ajustamento;

Problemas De Ajustamento;Problemas De Ajustamento;

O Conceito De Clima Organizacional;O Conceito De Clima Organizacional;

Relação Entre Clima Organizacional e a Relação Entre Clima Organizacional e a Motivação;Motivação;

Clima Favorável X Clima Desfavorável.Clima Favorável X Clima Desfavorável.

QUALIDADE OU PROPRIEDADE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL QUE É PERCEBIDA OU EXPERIMENTADA PELOS MENBROS DA ORGANIZAÇÃO E INFLUENCIA SEU COMPORTAMENTO.

VISÃO SISTÊMICA SOBRE A VISÃO SISTÊMICA SOBRE A MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESMOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

CARACTERÍSTIVAS INDIVIDUAIS

CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

“ “Para se compreender adequadamente a motivação e o Para se compreender adequadamente a motivação e o comportamento do funcionário é necessário que se comportamento do funcionário é necessário que se considere todo o sistema de força que opera sobre o considere todo o sistema de força que opera sobre o mesmo.”mesmo.”

TEORIA MOTIVACIONAL E A TEORIA MOTIVACIONAL E A PRÁTICA NO TRABLAHOPRÁTICA NO TRABLAHO

PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS DE MOTIVAÇÃO, A ORGANIZAÇÃO DEVE PLANEJAR MEDIDAS QUE VÃO DE ENCONTRO ÀS NECESSIDADES DOS TRABALHADORES, TANTO PSICOLÓGICAS QUANTO FÍSICAS.

TEORIAS DOS PROCESSOS

TEORIA DOS CONTEÚTOS

COMO SE ESTÁ MOTIVADO? PORQUE SE ESTÁ MOTIVADO?

x

COMO AS VARIÁVEIS MOBILIZAM O COMPORTAMENTO DO

TRABALHADOR?

EXPECTATIVA: INTERNA OU

EXTERNAVALÊNCIA INSTRUMENTALIDADE

MOTIVAÇÃO

MUITO OBRIGADOMUITO OBRIGADO