Relacoes Bioticas

Post on 02-Jul-2015

12.593 views 2 download

description

relacões bióticas e abióticas

Transcript of Relacoes Bioticas

Relações

Bióticas

Relações Bióticas – são as relações que se estabelecem entre os seres vivos nos ecossistemas. Podem ser:

- intra-específicas – quando se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie.

- interespecíficas – quando se estabelecem entre seres vivos de espécies diferentes.

Relações bióticas

-intra específicas

Cooperação (+/+)

Todos seres vivos, da mesma espécies, envolvidos na relação são beneficiados.Geralmente, trabalham todos juntos para um mesmo objectivo.

As térmitas vivem em sociedade.

A volvox é uma colónia de algas verdes constituída por vários indivíduos unicelulares. A maioria dos indivíduos não apresenta qualquer diferenciação (no entanto, há seres vivos da colónia especializados na reprodução).

Competição (-/-)• A competição pode ser

intra-específica ou interespecífica.

• A competição ocorre quando os organismos lutam pelos mesmos recursos. Entre múltiplos motivos pelos quais os organismos competem, podem referir-se o alimento, água ,a luz e o espaço ou mesmo um parceiro para acasalar.

Competição (-/-)• A competição intra-

específica é uma relação entre seres vivos da mesma espécie que lutam por um parceiro para acasalar, por espaço, água,pela luz…

O canibalismo pode ser definido como uma relação que ocorre quando um ser vivo se alimenta de outro da mesma espécie. Por vezes, o objectivo é eliminar os indivíduos menos aptos, por exemplo, provenientes de uma ninhada em que alguns dos filhos nascem defeituosos ou imaturos. Também é frequente, entre alguns insectos e aracnídeos, que as fêmeas se alimentem dos machos, depois do acasalamento. Na espécie humana, quando existe, recebe o nome de antropofagia.

Grilos da espécie “anabrux simplex” praticando o canibalismo.

• “Durante o tão badalado acasalamento dos louva-a-deus o macho transfere para a fêmea um saco com espermatozóides que ela armazena num compartimento especial por onde têm de passar os ovos que são, assim, fecundados. Se o alimento escassear, a fêmea de algumas espécies pode efectivamente devorar a cabeça do macho em pleno acasalamento, ganhando energia para a postura e, ao mesmo tempo, afastando um competidor pelos recursos nutritivos disponíveis no local. Mas nem sempre acontece este acto de canibalismo, podendo os dois parceiros acabar os seus dias tranquilamente até à chegada dos primeiros frios do Outono.”

www.almargem.org

Relações bióticas

interespecíficas

Competição (-/-)

• É uma relação que se desenvolve entre seres vivos de espécies diferentes, que podem lutar por alimento, luz, água…

Mutualismo (+/+)

• É uma relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente. Quando a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência de ambas as espécies só é garantida se permanecerem intimamente ligadas, diz-se que as espécies vivem em simbiose.

Um exemplo de Mutualismo:

• Animais (insectos, aves e mamíferos) e Plantas Angiospermas – muitas angiospérmicas dependem essencialmente de animais para realizar processos como a polinização e a dispersão de sementes. Para isso algumas plantas desenvolveram atributos especiais, que favorecem a atracção dos animais polinizadores, como: presença de pétalas coloridas ou manchas coloridas nas pétalas; glândulas odoríferas; etc...

Os líquenes são associações de seres vivos muito comuns e colonizam diversos meios, mesmo os mais inóspitos.

O exame microscópio destes seres revela que na sua constituição entram numerosos

filamentos incolores de um fungo e uma alga verde. O fungo, para alem de manter certa humidade em redor da alga, absorve a agua e sais minerais, que ficam disponíveis para a alga. Esta elabora matéria orgânica que fica disponível para o fungo. Neste tipo de relação, como o que existe nos líquenes, a entreajuda é tão intensa que nenhum dos seres pode, em regra, viver em separado.

Parasitismo (+/-)

Ectoparasitismo Endoparasitismo

Relação em que um dos seres vivos associados é beneficiado enquanto o outro é prejudicado.

Endoparasitismo

Os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, recebem o nome de endoparasitas.

É o caso das ténias, que podem viver no intestino de vários mamíferos, incluindo o Homem.

Ectoparasitismo

Os parasitas que vivem à superfície do corpo do hospedeiro, como as carraças, denominam-se por ectoparasitas.

...Exemplo de Parasitismo...

A cuscuta, por exemplo, vive sobre outras plantas, retira-lhes, através de sugadouros, o alimento e a água, prejudicando, portanto, o seu hospedeiro...

Regra geral, um parasita não provoca danos ao seu hospedeiro de modo a matá-lo a curto prazo. Causa-lhe, porém, um enfraquecimento progressivo.

Predação (+/-)

Predação – o que é?A predação é uma relação biótica que implica um predador e uma presa. O predador, normalmente, é o membro mais forte e é beneficiado (+) e a presa é o membro mais fraco e é prejudicada (-). A presa é morta para servir de alimento ao predador.

Exemplo

“A drósera é uma planta carnívora com

a possibilidade de se alimentar de

animais (insectos, principalmente) que

são digeridos vivos, à custa das

enzimas digestivas segregadas pelas

suas folhas carnudas.”

Comensalismo (+/0)Interacção entre dois organismos, em que um deles é beneficiado (comensal) e o outronão é prejudicado nem beneficiado (hospedeiro).

Estas aves insectívoras caçam mais insectos voadores, num menor espaço de tempo, quando se encontram perto de grandes animais como este búfalo.

O amensalismo é uma relação interespecífica em que um ser vivo prejudica outro, mas fica indiferente.

Por exemplo, o bolor é um ser vivo que produz substâncias químicas que prejudicam outro ser vivo. O bolor fica indiferente (0), e o outro ser vivo é prejudicado (-).